O tema é reticências

Ciência e tecnologia

A tecnologia e a previsão do tempo

A previsão do tempo é um dos campos de estudo da meteorologia e descreve futuras ocorrências de fenômenos atmosféricos em determinada região.

Nem sempre foi assim. Antes do desenvolvimento de estudos sistemáticos da meteorologia, as previsões do tempo eram baseadas em conhecimentos populares e em observações da natureza. Ainda hoje, saberes são utilizados por muitas pessoas e devem ser respeitados, pois são conhecimentos acumulados e transmitidos de geração a geração e fazem parte da cultura de alguns povos.

Mas para que a previsão do tempo seja cada vez mais precisa, na atualidade, são utilizados equipamentos de elevada tecnologia para coletar, processar, interpretar e divulgar dados. Vamos conhecer como ocorre a previsão do tempo.

1.

Coleta de dados

Atualmente, a previsão do tempo atmosférico é feita pêlo cruzamento de dados, como radiação solar, temperatura do ar, pressão atmosférica, precipitação, umidade do ar, insolação, velocidade e direção dos ventos. dados são obtidos por meio de radares aéreos, marítimos e terrestres, balões atmosféricos, boias e estações meteorológicas que enviam informações aos satélites. satélites, por sua vez, enviam os dados obtidos para os centros de processamento em tempo real.

Ilustração. Uma estrutura com um cata-vento em uma boia no mar. Há um balão com uma estrutura triangular e outra retangular penduradas. Ao fundo, um navio com torres e uma antena.

2.

Processamento de dados

Nos centros de processamento espalhados por todo o mundo, os dados são cruzados e processados por programas avançados, operados em computadores de alta tecnologia.

Ilustração. Duas grande antenas em frente a prédios.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender como é feita a previsão do tempo.
  • Valorizar os conhecimentos populares, como saberes acumulados e expressão cultural.

  • O estudo do tema A tecnologia e a previsão do tempo desenvolve o tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia.
  • Comente que as tecnologias modernas envolvem todas as etapas da previsão do tempo, desde a coleta de dados até o uso das informações pêlas pessoas em seu dia a dia, a fim de saber se vai chover para ir a um passeio ao ar livre ou à praia ou, ainda, para o plantio ou a colheita de alguma lavoura, no caso dos agricultores.
  • Além disso, elas também podem ser usadas para alertar as pessoas sôbre a ocorrência de catástrofes naturais, como a chegada de ciclones ou de tempestades. Com o auxílio dos estudos climáticos, os agricultores podem, por exemplo, organizar a colheita antes da chegada de uma forte chuva ou proteger a lavoura anteriormente a uma geada.
  • Em outros casos, a previsão pode auxiliar na escolha do momento correto para a aplicação de agrotóxicos, já que isso não deve ser feito antes de uma chuva.
  • Explique aos alunos que as informações da previsão do tempo também podem favorecer as tecnologias empregadas na agricultura. Por exemplo, se estiver previsto um longo período sem chuva, o agricultor pode utilizar sistemas de irrigação para as plantas não ficarem sem água.
  • Para complementar os estudos sôbre a previsão do tempo, peça aos alunos que pesquisem em sites ou jornais e acompanhem, durante uma semana, a previsão para o município onde moram e anotem as informações. êles deverão, a cada dia, analisar as condições do tempo para confirmar se a previsão foi acertada ou não. Depois disso, êles poderão conversar em sala, expondo suas opiniões a respeito dela: se é efetiva, se traz resultados consistentes ou se existem muitos erros.

3.

Interpretação dos dados

Os dados processados são interpretados por profissionais especialistas, chamados de meteorologistas, que também fazem a leitura de imagens fornecidas pelos satélites. É por meio da interpretação dos dados e das imagens que se pode prever os comportamentos futuros das condições do tempo.

Ilustração. Um homem sentado em frente a um computador com três telas. Ele observa mapa.

4.

Divulgação das previsões

As tecnologias atuais permitem que as informações sôbre as previsões do tempo atmosférico sejam divulgadas em vários meios de comunicação, como redes de rádio e televisão, e sites na internet. Os avanços tecnológicos também possibilitam que pessoas consultem a previsão do tempo a qualquer momento e em qualquer lugar por meio de um smartphone ou tablet.

Ilustração. Duas pessoas sentadas em frente a uma televisão onde uma mulher está ao lado de um mapa com as previsões do tempo.

Responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Você utiliza a previsão do tempo em seu dia a dia? Por quê?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Que meios de comunicação você utiliza para consultar a previsão do tempo? Com que frequência você faz isso?

Ícone 'Atividade oral'.

3. Leia a afirmação a seguir.

Com toda a tecnologia utilizada para fazer a previsão do tempo, de nada servem as experiências dos mais velhos sôbre êsse assunto.

Por meio do respeito, somos capazes de valorizar e de saber agir de maneira correta em relação às diferentes experiências apresentadas por pessoas mais velhas.

a. Você concorda com essa afirmação? Pense a respeito e converse com seus colegas.

Ícone 'Em grupo'.

4. Junte-se a um colega para pesquisar a previsão do tempo de 15 dias corridos para o município onde vivem. Depois, observem as condições do tempo meteorológico, comparando-as com as previsões feitas para êsse período. Em seguida, verifiquem se a previsão do tempo foi precisa ou se houve mudanças. Por fim, produzam um texto descrevendo as conclusões dessa pesquisa.

Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive-os a comentar seu interêsse pêla previsão do tempo.

2. Resposta pessoal. Incentive a participação de todos.

3. Resposta pessoal. Peça aos alunos que conversem com seus familiares mais velhos sôbre como êles buscavam saber a previsão do tempo antigamente, sem o auxílio das tecnologias. Incentive o diálogo e a valorização tanto das tecnologias atuais quanto da experiência de vida e dos conhecimentos das pessoas mais velhas.

4. Resposta pessoal. Acompanhe a pesquisa da previsão do tempo e as comparações com as observações realizadas pelos alunos. Essa atividade possibilitará distinguir os fenômenos meteorológicos e compreender melhor a tecnologia envolvida na previsão do tempo, além de levar à percepção de que a previsão não é totalmente precisa.


  • Ao trabalhar o conteúdo desta seção, explique aos alunos que as primeiras previsões do tempo eram baseadas apenas nas experiências vividas pelos mais velhos, com base no acúmulo de conhecimentos obtidos com a observação do tempo meteorológico. Assim, analisando um ano e outro, uma estação do ano e outra, era possível prever determinados padrões meteorológicos.
  • Com o tempo, as tecnologias foram substituindo saberes, tornando-se cada vez mais importantes nessas previsões, principalmente por apresentarem acêrtos.
  • Incentive-os a refletir e a exercitar o respeito aos mais velhos. Para isso, exemplifique algumas situações em que devemos considerar as experiências de pessoas mais velhas. A dinâmica de conversa e exposição dos sentimentos e opiniões dos alunos permite o desenvolvimento da Competência geral 6, valorizando a diversidade de saberes e vivências culturais.

Atividade a mais

  • Proponha aos alunos uma atividade de pesquisa acêrca da previsão do tempo dos próximos sete dias, com a finalidade de gravar um vídeo simples simulando uma apresentação de previsão do tempo atmosférico em telejornais.
  • Oriente-os a planejar um cenário parecido com o dos telejornais.
  • dêsse modo, a atividade explora a cultura juvenil, já que a tecnologia é um tipo de material com o qual a maior parte dos alunos tem familiaridade. Além disso, ela possibilita testar limites ao fazer algo novo e expressar gôstos e preferências, bem como trocar experiências e informações.

O clima e a sociedade

As paisagens do lugar onde vivemos são resultado da interdependência entre elementos naturais e elementos culturais. Por exemplo, a fórma do relêvo, dos rios, o clima e a vegetação que existem em determinados lugares influenciam diferentes aspectos dos elementos culturais, como a construção de estradas, pontes, moradias e indústrias. Vamos estudar alguns exemplos disso.

Clima e habitação

Muitas moradias são adaptadas às condições do ambiente onde estão localizadas.

Em regiões de clima muito frio, é comum nevar em grande quantidade nos meses de inverno. Nesses lugares, as casas geralmente são construídas com telhados bem-inclinados a fim de evitar o acúmulo de neve, que pode provocar o desabamento da cobertura e também alterar a temperatura no interior das moradias.

Fotografia. Uma cidade com pequenas casas coloridas parcialmente cobertas por neve. Ao fundo, montanhas rochosas também cobertas por neve.
Moradias com telhado inclinado na Groenlândia, em 2019.

As palafitas

Além das condições climáticas, como variação das chuvas e da temperatura, o regime dos rios na época das cheias e das vazantes interfere na fórma das moradias das populações que vivem em suas margens. Essa população, também chamada ribeirinha, constrói suas casas sôbre palafitas (estacas de madeira), a fim de se prevenir de inundações na época das cheias.

Fotografia. Casas de palafita sobre um rio largo. Ao fundo há árvores. Há um barco ancorado ao lado das casas.
Moradias do tipo palafitas no estado do Amapá, em 2020. No Brasil, as palafitas são muito comuns na região do Pantanal e na Amazônia, onde o nível dos rios varia muito entre a época das cheias e das vazantes.
Respostas e comentários
  • O estudo da interação entre a sociedade e os elementos da natureza contempla a Competência específica de Geografia 3, pois promove a análise dessa interação e o pensamento crítico em relação aos problemas causados pêla ocupação do ser humano no espaço geográfico.
  • Aproveite as fotos apresentadas na página 158 para explorar a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero dois. Para isso, oriente os alunos a observar com atenção as imagens, analisando as modificações nas paisagens provocadas pêla sociedade em diferentes lugares.
  • Comente que, assim como os ribeirinhos, outros povos originários, como os indígenas, os quilombolas e os caiçaras, também modificam as paisagens. Explique-lhes que os caiçaras são povos que têm sua origem no litoral e que vivem da pesca, modificando a paisagem de modo sustentável, já que seu sustento depende da natureza.
  • Comente ainda que os quilombolas também transformam a paisagem de fórma sustentável, utilizando a natureza a seu favor para produzir alimentos e produtos que podem ser comercializados.
  • Ressalte a ligação que os povos originários têm com a natureza e a fórma como êles a manejam. Isso porque tais povos têm a consciência de como o planeta Terra se constitui em um sistema e de que as ações do ser humano interferem na dinâmica dele.

Clima e atividade econômica

As condições climáticas de um lugar, como as variações dos índices de temperatura e de pluviosidade, costumam interferir no desenvolvimento de atividades econômicas, como comércio, turismo e agricultura.

Comércio e turismo

Durante o verão, as pessoas tendem a comprar maior quantidade de aparelhos domésticos, como ventiladores e condicionadores de ar. Já nos meses de inverno, as pessoas precisam usar agasalhos e cobertores para se manterem aquecidas. Nessas estações aumentam, portanto, a produção e a venda de tais produtos.

A combinação do clima com outros elementos naturais e culturais fórma belas paisagens que atraem muitos turistas, ampliando o movimento de hotéis, restaurantes etcétera

Fotografia. Um ônibus com pessoas reunidas ao lado de uma construção. Ao fundo há uma montanha coberta por neve.
Turistas na cidade de , na Suíça, em 2019.
Agricultura

Os tipos de cultivos costumam variar de acôrdo com o clima predominante em cada região do planeta.

Nas zonas intertropicais, por exemplo, onde predominam climas mais quentes, como o tropical e o equatorial, são cultivados produtos como café, cana-de-açúcar, algodão e arroz. Já nas zonas temperadas, onde predominam climas de temperaturas bem mais baixas, como o subtropical e o temperado, destaca-se o cultivo de produtos mais resistentes ao frio, como aveia, trigo, cevada e centeio.

Fotografia. Uma estrutura de irrigação com dutos e canos jorrando água sobre uma área plana de plantio.
Lavoura cultivada com o auxílio de sistema de irrigação, em Israel, em 2021.
Respostas e comentários

Atividade a mais

Solicite aos alunos que façam uma pesquisa sôbre as frutas de temporada e explique-lhes que algumas delas são mais comuns em determinada estação do ano. Peça-lhes que levem as informações pesquisadas para a sala de aula e as compartilhem com os colegas. Ao exporem os resultados, incentive-os a dizer qual é a fruta preferida deles e se ficam ansiosos para que chegue a sua temporada.

Um texto a mais

No estudo que aborda as relações entre a sociedade e o clima, sugerimos a leitura do texto a seguir, que trata das alterações que os seres humanos promovem nos lugares para se adaptar às condições climáticas.

A influência da natureza tanto pode exercer-se através de circuitos mais ou menos longos ou de filtros mais ou menos complexos, como por intermédio de uma série de ricochetes.

Essas ações podem ser provocadas pêlo clima e pêlo complexo biológico dele derivado. Temos em primeiro lugar o caso de adaptação de populações que vivem em regiões de clima muito áspero, muito frio ou muito quente, muito sêco ou muito úmido, nas franjas do ( ). reticências

Assim, as populações das regiões árticas, os esquimós, por exemplo, têm necessidade de habituar-se à longa noite do inverno, a suportar o frio rigoroso e a violência dos ventos, consumindo uma alimentação baseada sobretudo em gorduras e proteínas. Essas populações amarelas demonstram uma resistência bastante extraordinária ao frio (encontrada igualmente entre os nativos da Terra do Fogo, que viviam praticamente nus em meio aos grandes ventos gelados de sua terra). São protegidos por uma camada de gordura e é limitada à função dos poros de sua pele. Seu aparêlhu digestivo é adaptado à digestão das gorduras por êles consumidas em grandes proporções e dotadas de alto teor calórico; também apreciam sobremaneira as vísceras de animais, devido à sua riqueza nutritiva. É notável a sua capacidade de hibernação, o que lhes permite reduzir o ritmo de sua existência durante o período invernal. reticências

, . O espaço geográfico. Rio de Janeiro/São Paulo: Difel, 1978. página 4344.

Nos últimos anos, pesquisas permitiram o melhoramento genético de plantas e o desenvolvimento de técnicas que possibilitaram o cultivo em áreas onde as condições climáticas são menos favoráveis ao desenvolvimento de certos tipos de lavouras.

Clima, sociedade, problemas urbanos e rurais

Em período de chuvas muito intensas, o escoamento superficial das águas pode causar problemas, como deslizamento de terra e enchentes, tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais. problemas se devem a razões naturais e também ao modo como nossa sociedade ocupa o espaço em que vive.

Nas áreas urbanas, os deslizamentos de terra de ordem natural geralmente ocorrem em terrenos muito íngremes, como as encostas de morros. Com as chuvas intensas, o solo fica encharcado, pesado e desliza para as áreas mais baixas.

Muitas vezes, os deslizamentos ocorrem porque a vegetação é retirada e construções são erguidas nesses locais inadequados. Assim, o solo desprotegido encharca mais rapidamente e desaba, carregando porções de terra e construções.

Na época de chuvas, é comum ocorrerem enchentes em áreas urbanas, pois a água não escoa pêlas galerias pluviais por causa do entupimento dos bueiros pêlo lixo jogado nas ruas e da insuficiência de galerias pluviais que não conseguem escoar grandes volumes de água.

Fotografia. Deslizamento de terra na encosta de um morro. Há casas no topo e abaixo, pessoas reunidas. Sobre o morro há lonas e, nas laterais há árvores.
Deslizamento de terra ocorrido na cidade de Santos, São Paulo, em 2020.
Respostas e comentários

Atividade a mais

Para complementar o estudo dêste capítulo, propomos a realização de um trabalho de campo. Para isso, siga as instruções a seguir.

Objetivos

  • Observar intencionalmente a paisagem do lugar em que vivem.
  • Desenvolver as habilidades de observação, análise, descrição e registro.

Materiais

  • caderno para anotações
  • lápis
  • borracha

Desenvolvimento

  • Para realizar qualquer atividade fóra da escola com os alunos, é necessário providenciar com antecedência a escolha do local (área urbana ou rural) e a autorização dos pais ou responsáveis.
  • Durante a atividade, incentive os alunos a observar as relações que possam existir entre o relêvo e a hidrografia do município, o clima e a vegetação local, o relêvo e as construções, o clima e as atividades econômicas, entre outros.
  • Oriente-os a ter um olhar intencional, observando a paisagem com o intuito de responder às seguintes questões.
  1. O relêvo é plano ou acidentado?
  2. Existem moradias próximas? Como elas se caracterizam?
  3. Existe rio ou lago? Como é a ocupação de suas margens?
  4. Existem áreas de matas em seu entôrno?
  5. É possível observar o solo? êle está úmido? É possível verificar por meio da umidade do solo a ocorrência de chuvas?
  6. Como o clima pode ser caracterizado? Temperaturas baixas ou elevadas? Pouca ou muita pluviosidade?
  7. Como a vegetação pode ser caracterizada? É densa ou esparsa? Alguma espécie é predominante?
  • A atividade do trabalho de campo é um momento propício para desenvolver noções introdutórias de prática de pesquisa sôbre observação, tomada de nota e construção de relatórios, uma vez que permite ao aluno identificar problemas e entender relações estabelecidas no momento da observação, analisando-as.
  • Explique aos alunos que as observações feitas durante a etapa de desenvolvimento devem ser anotadas em uma caderneta, trabalhando, assim, a tomada de nota. Explique que essa etapa é muito importante, pois é o momento em que é anotado tudo aquilo que é observado no trabalho de campo.
  • Na sequência, os alunos devem fazer a produção de um relatório, contendo: texto introdutório de apresentação, descrição do que foi observado, conclusão a que chegaram e, se achar interessante, elaboração de um croqui da paisagem observada.

Além disso, nas cidades, muitos terrenos são impermeabilizados com a construção de calçamentos, ruas, casas e edifícios, impedindo a penetração da água no solo e aumentando o fluxo de enxurradas. Estas tendem a se dirigir para as áreas mais baixas do relêvo, agravando a ocorrência de enchentes.

Ícone 'Em grupo'.

Questão 2.

Você já viu notícias de enchentes ou deslizamentos de terra em telejornais, em revistas ou na internet? problemas ocorrem no lugar em que você vive? Quais atitudes preventivas poderiam ser tomadas pêla sociedade para evitá-los ou minimizá-los? Converse com os colegas sôbre como as pessoas são afetadas por problemas.

Já na área rural, a sociedade vem explorando o solo sem os devidos cuidados de conservação, o que tem favorecido seu desgaste e empobrecimento, bem como a intensificação dos processos erosivos.

Com a formação das voçorocas, os solos perdem parte da fertilidade, tornando-se inadequados para a agropecuária, e, muitas vezes, são abandonados e degradados.

Fotografia. Terreno inclinado, coberto por vegetação rasteira com grandes fendas, com alguns arbustos em seu interior.
Voçoroca no município de Ritápolis, Minas Gerais, em 2018.

Algumas medidas podem ser adotadas para evitar a erosão dos solos. Uma delas é a construção de terraços em curvas de nível, denominado terraceamento. Essa técnica ajuda a conter parte do escoamento superficial das águas das chuvas, diminuindo o risco de erosão, e permitindo que terrenos sejam cultivados.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

 [Locutor] A técnica da rotação de cultura como possibilidade de uso do solo  [Locutor] [tom de voz de explicativo em todas as cenas deste áudio] Olá, ouvintes. Neste podcast, falaremos sobre algumas técnicas de agricultura que conservam o solo, um recurso essencial à vida, pois dependemos dele para cultivar alimentos e outros produtos que utilizamos em nosso dia a dia. Essas técnicas são conhecidas como agroecológicas.   [Locutor] O termo agroecologia é usado quando a agricultura prioriza o cuidado com o solo e com o ambiente de forma geral. Isso quer dizer que não são utilizadas, por exemplo, práticas como a aplicação de agrotóxicos nas plantações, que podem contaminar o solo e a água, além do emprego de algumas técnicas que visam conservar os recursos naturais.   [Locutor] Neste podcast, vamos conhecer duas delas: o terraceamento e a rotação de culturas.  [Locutor] Terraceamento é uma técnica usada em terrenos íngremes. Para que a água da chuva não desça o terreno com muita força e leve o solo embora, os agricultores constroem plataformas ou degraus que possuem inclinação e tamanhos variados, conforme a declividade do terreno. Em uma superfície com degraus, chamados de terraços, a água corre com menos velocidade do que em uma ladeira.   [Locutor] Os terraços diminuem a velocidade e a força das águas pluviais, evitando que o escoamento leve consigo camadas do solo e seus nutrientes, fenômeno conhecido como erosão.     [Locutor] O terraceamento é uma técnica muito antiga, utilizada desde civilizações como a Inca, não apenas para preservação do solo, mas também para a ampliação das áreas cultiváveis, uma vez que esses povos habitavam a Cordilheira dos Andes, um local montanhoso e com poucos terrenos planos. Atualmente, a prática de terraços pode ser encontrada em vários lugares do mundo; no entanto, ela é mais utilizada no sul da Ásia, especialmente para o cultivo de arroz.  [Locutor] Os desafios do terraceamento são a necessidade de mão de obra especializada e o estudo minucioso do solo. É necessária a projeção correta dos terraços, de acordo com a declividade do terreno. Um projeto errado pode agravar ainda mais a erosão, ao invés de evitá-la.  [Locutor] Outra prática agrícola que vamos conhecer é a rotação de culturas.  [Locutor] Essa é outra técnica que visa conservar o solo, mas com foco nos nutrientes presentes nesse recurso natural.  [Locutor] Cada espécie vegetal necessita de alguns nutrientes específicos para se desenvolver. Com o passar do tempo, esses nutrientes começam a se esgotar no solo. Para evitar o uso de fertilizantes químicos, que são poluentes, para recompor esses nutrientes, a agroecologia propõe alternar os tipos de plantações ao longo do tempo, em vez de cultivar um mesmo tipo de planta, que precisa sempre dos mesmos nutrientes do solo.   [Locutor] Um exemplo de rotação de culturas é quando o agricultor divide o terreno em quatro partes e planta em cada uma delas um tipo de produto, por exemplo: milho, trigo, cevada e fava. Após a colheita, a área onde foi plantado o milho recebe um plantio de uma nova espécie, como a cevada, que, por sua vez, consumirá tipos ou mesmo quantidades de nutrientes diferentes do cultivo anterior. E assim sucessivamente, nunca plantando o mesmo vegetal no mesmo local de antes.  Com a rotatividade nas culturas, os nutrientes absorvidos serão diferentes. O solo não fica empobrecido, pois há renovação de nutrientes de um período para o outro.  [Locutor] No podcast de hoje conhecemos duas práticas agroecológicas que possibilitam usar o solo de maneira a mantê-lo saudável e produtivo. Essas práticas contribuem para o equilíbrio ambiental enquanto produzimos os alimentos e produtos que precisamos.   [Locutor] Até breve, ouvintes!  [Locutor] Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Incompetech e Freesound. 

Fotografia. Plantação de arroz em degraus em um morro baixo.
Lavoura de arroz cultivada em terraços no Vietnã, em 2021.
Respostas e comentários

Questão 2. Resposta pessoal. Incentive os alunos a dialogar sôbre o assunto. Leve notícias recentes sôbre isso, assim como as soluções encaminhadas para os casos mostrados.

  • Os conteúdos sôbre o manejo do solo e os problemas que ocorrem em razão de sua má utilização incentivam o aprendizado da Competência específica de Geografia 2, pois permitem que os alunos reflitam sôbre técnicas que podem ser exploradas para apropriação do espaço e uso do solo.
  • O estudo do tema Clima, sociedade, problemas urbanos e rurais, apresentado nas páginas 160 e 161, contempla a habilidade ê éfe zero seis gê ê um um ao analisar distintas interações da sociedade com a natureza com base na distribuição dos componentes físico-naturais.
  • As explicações sôbre as técnicas de terraceamento para o cultivo agrícola destacadas nessa página contemplam a habilidade ê éfe zero seis gê ê um zero ao destacá-lo como uma das diferentes fórmas de uso do solo.
  • Na questão 2, explore com os alunos a estratégia de argumentação e ajude-os a perceber o espaço em que vivem. Para isso, pergunte-lhes se onde moram há muita impermeabilização do solo, muitas vias concretadas, muitos prédios e poucas áreas verdes. Instigue-os a pensar que pequenas áreas verdes dentro do quintal de casa já servem de auxílio para o escoamento de água. Explique que parques, áreas verdes e canteiros também podem contribuir para isso.
  • Comente também sôbre a questão das erosões nos espaços rurais e pergunte se algum aluno mora nessas áreas. Em caso positivo, peça-lhe que descreva um pouco da paisagem dêsse local.
  • Auxilie-os a relembrar a importância da cobertura vegetal e a pensar por que ocorrem as erosões.
  • Todos incentivos contribuem para um debate em que os alunos podem desenvolver ações para aprender a lidar com opiniões diferentes, ouvir de maneira respeitosa e dar respostas consistentes.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Cite um exemplo de como o clima pode influenciar no formato das construções das moradias.
  2. De acôrdo com o que você estudou, explique como o clima interfere no desenvolvimento das atividades econômicas.
    1. Comércio.
    2. Agricultura.
    3. Turismo.

Aprofundando os conhecimentos

3. Leia e interprete a situação a seguir.

Seu Pedro vai se mudar para uma vila de ribeirinhos, ou seja, à beira de um rio, onde as casas são todas do tipo palafitas. No entanto, êle achou que não era necessário construir sua casa sôbre palafitas, pois o terreno naquele momento estava sêco e firme.

  • Sabendo que seu Pedro observou o terreno na época das vazantes, ou seja, das sêcas, você o aconselharia a construir a casa como as outras que já existem no lugar? Por quê?

4. Leia os textos e identifique as relações de interdependência entre os elementos naturais e culturais que cada um deles apresenta. Depois, em seu caderno, faça a correspondência correta.

um.

Vegetação e altitude.

dois.

Agricultura e clima.

três.

relêvo e ocupação humana.

  1. O melão é uma fruta que se desenvolve com melhor qualidade em lugares que apresentam clima quente, onde as temperaturas variam entre 25 graus Célsius e 35 graus Célsius. A presença da luz solar também é muito importante para obter sucesso no cultivo dessa fruta.
  2. A edelvais é uma planta que se desenvolve em áreas de altas montanhas. As penugens que a recobrem permitem que essa planta se proteja dos ventos e do frio intenso, característicos dessas áreas.
  3. Os telejornais eventualmente comunicam deslizamentos de terra ocorridos em áreas de encostas nas cidades brasileiras. Os moradores dessas áreas íngremes geralmente têm suas casas destruídas e soterradas pêla terra que desliza morro abaixo.
Respostas e comentários

1. Possível resposta: As moradias podem ser construídas com telhados inclinados, a fim de evitar o acúmulo de neve, em regiões onde neva. Já em áreas sujeitas a alagamentos em épocas de cheias, as casas podem ser construídas sôbre estacadas de madeiras (palafitas), que funcionam como prevenção contra inundações.

2. a), 2. b), 2. c). Respostas nas orientações ao professor.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos se lembraram de que os rios têm um regime de cheias e de vazantes. Sendo assim, o nível e o volume de suas águas podem sofrer alterações, e as casas muito próximas às margens, sem as palafitas, podem ser inundadas na época das cheias. Portanto, o conselho seria de construir a casa como as outras existentes, pois, na cheia do nível do rio, ela submergiria.

4. a) Resposta: dois;

4. b) Resposta: um.

4. c) Resposta: três.

As atividades de 1 a 4 exploram parte da Competência específica de Geografia 3, uma vez que permitem aos alunos fazer uma análise crítica do espaço onde vivem e aplicar seus conhecimentos geográficos na solução de situações-problema.

Respostas

2. a ) Possível resposta: Nos meses mais quentes, por exemplo, as pessoas tendem a consumir maior quantidade de aparelhos domésticos, como ventiladores e condicionadores de ar, o que promove o aumento na produção e na venda dêsses produtos. Já nos períodos mais frios, as pessoas precisam usar agasalhos e roupas mais grossas, aumentando a produção e a venda de casacos, blusas, cobertores etcétera

2. b ) Nas zonas intertropicais, por exemplo, onde predominam climas mais quentes, cultivam-se produtos como café, cana-de-açúcar, algodão e arroz. Já nas regiões localizadas entre os trópicos, onde predominam climas de temperaturas bem mais baixas, destaca-se o cultivo de produtos mais resistentes ao frio, como aveia, trigo, cevada e centeio.

2. c ) O clima e outros elementos naturais e culturais formam belas paisagens que atraem muitos turistas, ampliando o movimento de hotéis, restaurantes etcétera


A atividade 3 oferece uma situação-problema em que os alunos são capazes de explorar a prática da argumentação e a Competência geral 2, que os instiga a pensar e a discutir sôbre como o ser humano se apropria da natureza.

Atividade a mais

Para complementar o estudo, realize a atividade prática que simula o deslizamento de terra em uma encosta ocupada desordenadamente.

Materiais

  • caixa de madeira
  • forro de plástico
  • garrafa plástica de 2 litros
  • tesoura com pontas arredondadas
  • terra
  • sementes de alpiste
  • caixas de fósforos
  • regador
  • Modo de preparo

1. Forre o fundo da caixa com o plástico. córte a garrafa plástica ao meio, no sentido vertical, e coloque na caixa, representando uma canaleta.

2. Encha os dois lados da caixa com terra. Semeie o alpiste em apenas um dos lados. No outro, coloque as caixas de fósforos, simulando algumas habitações. Regue os dois lados da caixa por oito dias.

3. O alpiste que germina em um dos lados da caixa representa a vegetação da encosta, cujas raízes impedem o deslizamento do solo. No lado ocupado pêlas habitações, o solo fica mais sujeito à ocorrência de deslizamentos de terra, por ser impermeabilizado com as construções.