O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Descreva as condições do tempo atmosférico neste momento onde você mora.
  2. Em qual das camadas da atmosfera ocorre a maior parte dos fenômenos atmosféricos?
  3. Escolha um dos climas existentes na superfície terrestre e descreva as características no seu caderno.
  4. Leia as manchetes e interprete-as de acôrdo com as questões a seguir.

manchete A

Meteorologia prevê chuvas e tempo nublado para o fim de semana

Disponível em: https://oeds.link/IBv0yP. Acesso em: 17 março 2022.

manchete B

ONU: clima está mudando mais rápido do que o previsto

Disponível em: https://oeds.link/EPbPoz. Acesso em 17 março 2022.

  1. Qual das manchetes descreve a ocorrência de variações no tempo atmosférico? Explique sua resposta.
  2. Qual das manchetes descreve a ocorrência de variações climáticas?

5. Observe a foto e responda às questões a seguir.

Fotografia. Vista de cima. Deslizamento na encosta de um morro com muitas casas e árvores ao redor.
Deslizamento de terra na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, em 2022.

a. Podemos afirmar que a imagem retrata interdependência entre clima, relêvo e ocupação humana? Explique sua resposta.

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Peça aos alunos que observem os aspectos do tempo atmosférico, se está quente ou frio, chovendo, ventando, com céu nublado ou sem nuvens.

2. Resposta: Na troposfera.

3. Possíveis respostas: Os tipos climáticos são o clima equatorial, o clima tropical, o clima subtropical, o clima temperado, o clima mediterrâneo, o clima desértico, o clima semiárido, o clima frio, o clima polar e o clima frio de montanha. Verifique se os alunos mencionam as características corretas de um dêsses climas.

4. a) Resposta: A manchete A, porque se refere ao estado momentâneo das condições atmosféricas.

4. b) Resposta: A manchete B.

5. a) Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

1. Reconhecer que o tempo atmosférico diz respeito ao estado das condições atmosféricas em determinado local, o qual sofre alterações ao longo do dia.

2. Diferenciar as camadas da atmosfera terrestre. Reconhecer que é na troposfera que ocorre a maior parte dos fenômenos atmosféricos.

3. Reconhecer características de diferentes tipos climáticos da Terra.

4. Entender a diferença entre tempo atmosférico e clima.

5. Reconhecer a relação entre clima, relêvo e ocupação humana; Refletir sôbre os problemas sociais urbanos causados na relação clima-relêvo-ocupação humana.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dúvidas, fixe uma folha de papel kraft na parede da sala de aula e solicite que verifiquem o tempo diariamente durante uma semana e anotem coletivamente na folha fixada na parede as informações obtidas durante êsse período. Por exemplo: data “X”, hora “Y”, quente ou frio, chovendo, ventando, com céu nublado ou sem nuvens etcétera

2. Se os alunos tiverem dificuldades, mostre-lhes o vídeo “Quais as camadas da atmosfera e como a Terra se protege da radiação solar?”, disponibilizado no Canal úspi (Universidade de São Paulo). Disponível em: https://oeds.link/uTX5jO. Acesso em: 19 maio 2021.

3. Caso apresentem dificuldades, pesquise imagens de paisagens típicas dos climas existentes e as apresente a êles. À medida que for mostrando os exemplos, peça-lhes que apontem em um planisfério os locais correspondentes às paisagens exibidas.

4. Se os alunos apresentarem dúvidas, mostre climogramas de lugares situados em locais onde predominam diferentes tipos climáticos. Analise com êles a temperatura e a pluviosidade mostradas pelos climogramas e explique as características de tipos climáticos variados de cada um.

5. a ) Caso os alunos tenham dificuldades, leve para a sala de aula reportagens de jornais que noticiam deslizamentos de terras em áreas de relêvo íngreme em diferentes lugares do Brasil. Leia as reportagens e, juntos, identifiquem a relação entre clima, relêvo e ocupação humana em cada uma das notícias.

Resposta da atividade

5. a ) Resposta: Sim. A imagem mostra várias construções destruídas em área inadequada, ou seja, de relêvo íngreme, após chuvas intensas. Em períodos de muitas chuvas, o escoamento superficial das águas pode acarretar deslizamentos de terras levando consigo estas construções em locais inadequados.

  1. Agora, imagine que você foi convidado para participar da elaboração de um projeto para realocar pessoas desalojadas e ajudar a solucionar problemas de moradias em áreas de risco como as encostas de morros. Escreva as propostas que você apresentaria.

6. Observe as fotos a seguir e faça o que se pede.

A.

Fotografia A. Uma via coberta por neve. Ao fundo há algumas casas com os telhados também cobertos por neve e árvores.
Paisagem da cidade de , na Noruega, em 2020.

B.

Fotografia B. Área de solo de terra com arbustos secos e ao fundo, morros rochosos.
Paisagem do Parque Nacional jóchua , nos Estados Unidos, em 2022.
  1. De acôrdo com o que você estudou, identifique os tipos climáticos das paisagens retratadas.
  2. Identifique os elementos da paisagem que o conduziram à resposta da questão anterior.
  3. Descreva as características dos tipos climáticos apresentados nas fotos A e B.
  1. Explique o comportamento da temperatura do ar em relação à altitude.
  2. Observe e analise os climogramas e as fotos a seguir.

A.

(Chade)

Gráfico. Faya-Largeau (Chade). O gráfico mostra a precipitação (em milímetros) e a temperatura (em graus Celsius) ao longo do ano. A precipitação fica abaixo de 10 milímetros em todos os meses, sendo 0 em janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro. A maior precipitação acontece em agosto. As temperaturas ficam acima de 20 graus Celsius em todos os meses, se mantendo entre 30 e 35 de abril a outubro.

Fonte de pesquisa: . World weather information service. Disponível em: https://oeds.link/17Gxjr. Acesso em: 18 março 2022.

B.

São Gabriel da Cachoeira (Amazonas)

Gráfico. São Gabriel Cachoeira (Amazonas). O gráfico mostra a precipitação ( em milímetros) e a temperatura (em graus Celsius) ao longo do ano. A precipitação fica acima de 150 milímetros em todos os meses, atingindo aproximadamente 350 milímetros em maio e aproximadamente 170 milímetros em setembro. As temperaturas se mantêm entre 25 e 30 graus Celsius em todos os meses.

Fonte de pesquisa: CLIMATEMPO. Disponível em: https://oeds.link/RlUYUE. Acesso em: 18 março 2022.

Respostas e comentários

5. b) Resposta nas orientações ao professor.

6. a) Resposta: A foto A mostra uma paisagem de clima polar e a foto B mostra uma paisagem de clima desértico.

6. b) Resposta esperada: A foto A mostra neve, indicando que essa região é extremamente fria. A foto B apresenta areia e vegetação sêca, indicando que essa região tem pouca incidência de chuvas e o calor é intenso.

6. c) Resposta: Na foto A, o clima apresenta temperaturas muito baixas durante o ano todo e a maior parte das precipitações ocorre em fórma de neve. Na foto B, o clima desértico apresenta pouca ou nenhuma chuva durante o ano todo. Alguns climas desérticos são frios, como no deserto da Patagônia, e outros são quentes, como no deserto do Saara.

7. Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

6. Relacionar diferentes tipos climáticos com as paisagens.

7. Reconhecer a interdependência entre relêvo e clima.

8. Interpretar climogramas. Relacionar a temperatura e a pluviosidade apresentadas no climograma com os tipos de clima.

Como proceder nas atividades

5. b ) Caso os alunos tenham dificuldades, promova um debate na sala de aula propondo os seguintes temas para conversa: construção de moradias populares em áreas adequadas, abertura de bairros planejados, financiamento às famílias de baixa renda para compra de casas populares, projetos de geração de empregos formais, implantação de programas de recuperação ambiental em áreas desmatadas.

6. a ) Caso os alunos não consigam identificar as fotos corretamente, utilize um planisfério grande para localizar os exemplos indicados e destaque a posição deles em relação à faixa climática pêlas quais são abrangidos, de acôrdo com o mapa da página 144, “Tipos de clima no mundo”. Pesquise outros exemplos imagéticos de locais de clima polar e de clima desértico e exiba-os aos alunos.

6. b ) e 6. c ) Se os alunos tiverem dificuldades, solicite-lhes que pesquisem na internet ou em revistas, imagens de paisagens semelhantes às duas fotos, bem como informações sôbre as localizações e as características dos climas predominantes. Por fim, peça-lhes que produzam cartazes, os quais deverão ser apresentados aos colegas.

7. Caso os alunos tenham dúvidas, auxilie-os em uma pesquisa sôbre as altitudes e as temperaturas médias de dois municípios do mesmo estado brasileiro, de modo que escolham um de clima mais “quente”, como os litorâneos, e outro mais “frio”, como os de regiões serranas, por exemplo. Com os resultados, construa na lousa uma tabela comparativa, de modo a evidenciar a relação direta entre maior altitude e a menor temperatura, devido ao aquecimento mais elevado das camadas de ar nas áreas mais próximas à superfície terrestre.

Respostas das atividades

5. b) Resposta pessoal: Espera-se que os alunos mencionem, como possíveis medidas preventivas a construção de moradias populares em áreas adequadas, em bairros planejados, com infraestrutura básica, devido ao aumento populacional das cidades; a criação de convênios com bancos para oferecer facilidades de financiamento às famílias de baixa renda para a compra de casas populares; a proposição de projetos de geração de empregos formais para que as pessoas tenham melhor remuneração.

7. A cada 200 metros a mais de altitude, a temperatura do ar diminui aproximadamente 1graus Célsius devido ao acúmulo de gases próximo à superfície terrestre, que se aquecem mais e tornam a temperatura mais alta nessa camada. Já nas partes mais elevadas da atmosfera, a concentração de gases é menor, de modo que o aquecimento é menor e as temperaturas tornam-se mais baixas.

A.

Fotografia. Um deserto com muitas dunas de areia e arbustos secos. O céu está azul.
Deserto do Saara no Marrocos, em 2020.

B.

Fotografia. Vista de cima. Curso sinuoso de um rio entre uma floresta densa.
Floresta Amazônica no Equador, em 2021.
  1. Descreva a formação vegetal retratada em cada uma das fotos anteriores.
  2. De acôrdo com o que você estudou, qual climograma apresenta condições climáticas propícias para o desenvolvimento natural da vegetação apresentada na foto A? E na foto B? Justifique sua resposta.
  3. Explique por que uma vegetação de tundra, por exemplo, não se desenvolveria naturalmente em uma região de clima como o representado pêlo climograma A.
Respostas e comentários

8. a) Resposta: A foto A apresenta vegetação rarefeita, com poucos arbustos e aspecto sêco. A foto B apresenta vegetação densa com grande variedade de plantas.

8. b) Resposta: O climograma A mostra clima quente e sêco, adequado para a vegetação apresentada na foto A. O climograma B apresenta clima quente e úmido, adequado para a vegetação da foto B.

8. c) Resposta: A tundra se desenvolve em regiões de clima polar, onde no inverno, o solo fica coberto de gêlo e neve, por isso êsse tipo de vegetação não se desenvolveria naturalmente em uma região de clima tão quente e sêco.

Objetivos da atividade

8. Interpretar climogramas. Relacionar temperatura e pluviosidade apresentadas no climograma com tipos de clima.

Como proceder na atividade

8. a ) Se os alunos tiverem dificuldades, pesquise outras imagens de locais semelhantes e as exiba para a turma. Outra opção seria viabilizar aos alunos a possibilidade de explorar os locais indicados nas imagens, por meio do acesso algum site ou aplicativo de visualização de mapas e imagens de satélite, utilizando os recursos de “pesquisa”, de contrôle do zoom e de ativação de camadas.

8. b ) Caso os alunos não consigam relacionar os climogramas corretamente, providencie dois vasos com um tipo de planta que seja sensível à falta de água, como a avenca. Posicione-os em locais distintos da escola, um com incidência direta de raios solares (vaso A) e outro com luz indireta (vaso B). Monte uma escala com os alunos a fim de cada grupo ficar responsável por cuidar de um dos vasos. Oriente o grupo do vaso A a regá-lo a cada dois dias, apenas pingando algumas gotas de água, e a equipe responsável pêlo B a regá-lo diariamente, mas de modo a não encharcar a planta. Quando a avenca do vaso A der sinais de desidratação, interrompa o experimento e solicite aos alunos que comparem a situação das duas plantas, a fim de que percebam a relação entre a umidade e a temperatura e o desenvolvimento da vegetação.

8. c ) Caso os alunos apresentem dúvidas, utilize um mapa-múndi para que êles localizem o Chade, no continente africano, e questione-os sôbre como é o clima nessa região. Pesquise imagens de paisagens dêsse país e de outro que tenha tundra e as exiba para a turma, perguntando se os cenários se assemelham. Analise os dados do climograma B com os alunos, com base em questões como: “Quais meses são mais quentes?”; “êles estão em qual faixa de temperatura? ”; “Em qual faixa estão as temperaturas mínimas?”; etcétera dêsse modo, perceberão que uma vegetação típica de clima frio não se adaptaria a um deserto.