CAPÍTULO 16 Vulcanismo

O vulcanismo acontece quando o magma, proveniente do interior da Terra, é expelido para a superfície por meio de uma erupção vulcânica ou fissuras da crosta terrestre.

êsse fenômeno pode ocasionar, por exemplo, o soterramento de lagos e rios, o surgimento de nova formação rochosa e a devastação da vegetação existente ao redor.

O monte Santa Helena

Em maio de 1980, nos Estados Unidos, o vulcão Santa Helena passou por uma violenta erupção. O impacto da explosão foi tão grande que parte do cume do vulcão foi lançada para o alto, com uma imensa quantidade de lava, cinzas e gases.

Depois da erupção, o Santa Helena ficou aproximadamente 400 metros mais baixo. Os gases da explosão chegaram a 20 quilômetros de altura, e as cinzas espalharam-se por cêrca de 400 quilômetros quadrados.

Os ventos muito fortes e quentes causados pêla explosão derrubaram mais de 10 milhões de árvores. A devastação foi intensificada pêla grande torrente de lama formada pêlo derretimento da neve que recobria o vulcão, que soterrou rios, lagos e florestas.

Fotografia. No primeiro plano, árvores, ao fundo, uma montanha rochosa.
Paisagem do vulcão Santa Helena em foto anterior à data da grande erupção de maio de 1980.
Fotografia. Um vulcão expelindo fumaça.
Paisagem do vulcão Santa Helena em foto de 18 de maio de 1980, após a grande erupção.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer os diferentes tipos de vulcanismo.
  • Identificar áreas de intensa atividade sísmica e vulcanismo ativo no planeta.
  • Verificar que atualmente não há atividades vulcânicas nem grandes terremotos no território brasileiro.

Justificativas

Ao explorar as páginas do capítulo, os alunos conhecerão diferentes tipos de vulcanismo, como erupções e derrames vulcânicos. Por meio dêsse estudo, eles terão a possibilidade de identificar áreas de maiores atividades sísmica e vulcânica no planeta, compreendendo o porquê de elas não ocorrerem no território brasileiro atualmente.


  • Os conteúdos abordados neste capítulo contemplam a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero um, pois incentivam os alunos a pensar sôbre a transformação da paisagem em diferentes tempos, favorecendo também o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 5, comparando a paisagem do vulcão Santa Helena em diferentes tempos, antes e depois de sua erupção.
  • Para complementar o estudo do tema Vulcanismo, abordado nas páginas 191 e 192, sugerimos a leitura do texto a seguir, que trata de uma das mais famosas erupções do Vesúvio, ocorrida há quase dois mil anos.

Tipos de vulcanismos

O vulcanismo normalmente ocorre por meio de erupções ou, então, por derrames de lavas na superfície terrestre. Vamos conhecer cada uma dessas fórmas de atividades vulcânicas.

Erupções vulcânicas

Em algumas áreas de encontro de placas surgem orifícios (aberturas estreitas) na crosta, por meio dos quais o magma da parte superior do manto extravasa até a superfície terrestre, em ocorrências de erupções vulcânicas. Nesse fenômeno, além de lava, podem ser expelidos pedaços de rochas, cinzas e gases gerados pêlo vulcão.

O esquema A e a foto B mostram uma atividade vulcânica, cujo acúmulo das camadas de lava de sucessivas erupções deram origem a montanhas em fórma de cone.

A.

Esquema de erupção

Esquema A. Interior de um vulcão triangular com um túnel vertical levando a lava da base até o topo. Há dois dutos diagonais que saem no corpo da montanha. Ao fundo área plana com vegetação rasteira.

Fonte de pesquisa: TEIXEIRA, Wilson êti áli (organizador). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. página 107, 109.

B.

Fotografia B. Um vulcão rochoso com neve. Ele está expelindo fumaça. Ao redor há mais neve e um carro.
relêvo montanhoso formado por atividade vulcânica na Itália, em 2021.

Derrames vulcânicos

As lavas também podem atingir a superfície por meio de grandes fissuras (rachaduras) existentes na crosta, espalhando-se em extensas camadas sem formar cones. Muitos planaltos levemente ondulados originaram-se de grandes derramamentos de lava, como podemos observar no esquema C e na foto D.

C.

Esquema de derrame

Esquema C. Terreno com extensa elevação ao centro com um corte em toda a extensão do topo, por onde sai lava que vem de um duto na base.

Fonte de pesquisa: TEIXEIRA, Wilson êti áli (organizador). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. página 109.

D.

Fotografia D. Uma plantação em um terreno com inclinação. Há árvores e uma construção ao centro.
Paisagem de relêvo de planalto originado por derrame vulcânico, no município de Londrina, pê érre, em 2021.
Respostas e comentários

Atividade a mais

O texto sôbre a erupção do Vesúvio pode ser aproveitado para a realização de uma atividade complementar. Para isso, providencie fotocópias do texto para os alunos e, após a leitura, peça-lhes que respondam às seguintes questões.

1. Qual fenômeno geológico está sendo abordado no texto?

2. O que aconteceu imediatamente depois da violenta explosão no Vesúvio?

3. De acôrdo com o texto, como ficou a paisagem da cidade de Pompeia após a erupção?

Respostas

1. A erupção de um vulcão.

2. êle entrou em erupção, lançando uma imensa quantidade de poeira, cinzas e pequenos pedaços de rochas que alcançaram mais de 20 quilômetros de altura e caíram em um raio de 15 quilômetros.

3. A paisagem ficou drasticamente modificada, pois a erupção resultou no soterramento da cidade.


As imagens utilizadas nesta página para ilustrar os diferentes tipos de erupções vulcânicas favorecem um trabalho com a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero nove ao apresentar modelos tridimensionais para representar elementos e estruturas da superfície terrestre.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir sôbre a erupção do Vesúvio.

Uma das mais famosas erupções vulcânicas da história ocorreu na manhã de 24 de agosto de 79 Depois de Cristo, no sul da Itália. Nesse dia, o vulcão Vesúvio entrou em atividade, depois de uma violenta explosão, lançando uma imensa quantidade de poeira, cinzas e pequenos pedaços de rochas que alcançaram mais de 20 quilômetros de altura e caíram em um raio de 15 quilômetros.

Sem derramamento de lava nesse momento, a maioria dos 16 mil moradores da cidade refugiou-se em suas casas. Porém, a quantidade de materiais expelidos pêlo vulcão foi tão grande que, em poucas horas, a cidade foi totalmente coberta pêlas cinzas, impedindo a fuga dos moradores. Muitos morreram soterrados ou intoxicados pelos gases exalados após a erupção.

Na manhã do dia 25, o Vesúvio continuou em erupção derramando grande quantidade de lava, que cobriu definitivamente a cidade de Pompeia, um dos mais importantes centros urbanos da região naquela época.

Durante quase .1700 anos, a cidade permaneceu soterrada e esquecida.

Em 1748, quando alguns operários faziam escavações no local, ela foi redescoberta. Desde então, trabalhos de escavação já desenterraram mais da metade das ruínas da cidade.

A erupção do Vesúvio soterrou a cidade de Pompeia e transformou drasticamente a paisagem do lugar. No entanto, o mesmo fenômeno que encobriu Pompeia acabou por conservar, soterrada com a cidade, grande parte das construções, dos móveis, dos utensílios e das obras de arte que revelaram, para a posteridade, aspectos da cultura dos romanos que viviam naquela época.

dêsse modo, a ocorrência de um fenômeno natural, que ocasionou grandes alterações na paisagem, acabou conservando nas ruínas de Pompeia uma parte da história.

Elaborado especialmente para esta obra.

Vulcões e terremotos no mundo

Observe o mapa desta página e verifique a distribuição dos principais vulcões ativos na superfície terrestre. Note a localização das áreas em que as atividades sísmicas (terremotos) ocorrem com mais frequência.

Vulcões e terremotos (2019)

Mapa-múndi. Vulcões e terremotos (2019). 
Atividade sísmica intensa: linha sinuosa na vertical na região central, sul da Europa e grande porção no sul da Ásia e norte da Oceania; faixas estreitas no Oceano Índico e no Oceano Glacial Antártico e em toda a costa oeste da América, com Vulcões e Atividade sísmica muito intensa na faixa costeira. 
Atividade sísmica muito intensa também ocorre no sul da Europa e sudoeste, áreas no sul e faixa leste da Ásia e norte da Oceania. Há vulcões em todas as áreas de atividade sísmica em maior quantidade no leste da Ásia e norte da Ásia. No canto superior direito, rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2070 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 5. edição São Paulo: Moderna, 2019. página 19.

Questão 1.

Compare a distribuição dos vulcões ativos e a área dos terremotos, no planisfério anterior, com o mapa Principais placas tectônicas da página 179. Com base nessa comparação, podemos dizer que existe uma relação entre a distribuição dos vulcões e terremotos e o encontro das placas tectônicas? Escreva sua conclusão no caderno.


Ao comparar as informações dêsses mapas, podemos perceber que a maior parte dos vulcões em atividade e dos terremotos que abalam a crosta terrestre está localizada justamente ao longo das áreas de contato entre as placas tectônicas, tanto nos continentes quanto no fundo dos oceanos.

A concentração dêsses fenômenos nessas regiões ocorre em razão do movimento das placas tectônicas. Nesses lugares, a ocorrência de atividade vulcânica e sísmica é muito frequente.

Respostas e comentários

Questão 1. Possível resposta: As áreas de maior ocorrência de terremotos e de atividade vulcânica localizam-se nas proximidades dos encontros das placas tectônicas.

  • Auxilie os alunos na comparação entre o mapa, que mostra a distribuição dos vulcões e áreas sísmicas, apresentado nesta página, e o mapa da página 179, que mostra a distribuição das placas tectônicas. Se possível, leve para a sala de aula um planisfério para que os alunos possam analisar a distribuição dessas placas.
  • Peça aos alunos que verifiquem o mapa exposto nesta página, no qual é possível verificar que a localização de grande parte dos vulcões está associada a áreas que assinalam os limites entre as placas tectônicas, ou seja, regiões que, mesmo de modo imperceptível, estão em constante movimentação, formando áreas em que as atividades sísmicas (terremotos) ocorrem com mais frequência.
  • Aproveite a análise dos mapas sugerida no questionamento desta página para que os alunos possam estabelecer conclusões sôbre as características tectônicas do território brasileiro. Para isso, peça-lhes que verifiquem a posição geográfica do país em relação aos limites das placas tectônicas. As conclusões obtidas por meio dessa análise serão importantes para o estudo do conteúdo que trata da estabilidade tectônica do nosso território, apresentado nas páginas seguintes. Aproveite êsse momento e explore a prática da argumentação com os alunos.

Algo a mais

  • Nessa aventura, vivida por Djék , os alunos vão conhecer diversas informações sôbre vários lugares do mundo. Entre eles, o Círculo de Fogo, uma região localizada no oceano Pacífico onde se encontra a maior parte dos vulcões ativos do planeta.
  • SOUZA, Flávio de. Djék em resgate no círculo de fogo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.

O tema é reticências

Diversidade cultural

Ícone 'Ciências Humanas em foco'

Os vulcões na visão de diferentes povos

Os vulcões podem ser considerados uma das maiores fôrças da natureza. Milhões de pessoas vivem perto de vulcões ativos em diferentes regiões do planeta.

As atividades vulcânicas sempre encantaram o ser humano e ao mesmo tempo lhe causaram temor. No passado, mitos foram criados por diferentes povos, ao longo do tempo, na tentativa de compreender e explicar fenômenos. Conheça alguns exemplos.

Atualmente, pesquisas científicas fornecem explicações a respeito das atividades vulcânicas. Além disso, elas também reconhecem a exis­tência de alguns sinais de uma erupção vulcânica que pode estar prestes a acontecer. Vazamentos de gás, tremores de terra, emissões de vapor, entre outros indícios, podem ser úteis para prever uma erupção.

Fotografia. Um vulcão expelindo lava e fumaça. Ao redor dele há neve.
Vulcão em erupção na Islândia, em 2021.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Valorizar o respeito à diversidade cultural, religiosa e de opiniões.
  • Compreender que os mitos e as lendas se tornaram explicações populares para os fenômenos naturais.
  • Reconhecer que as lendas e os mitos coexistem com as teorias científicas e devem ser respeitados.
  • Conhecer algumas informações a respeito de mitos sôbre vulcões, oriundos da expressão cultural de diferentes povos.

  • O estudo do tema Os vulcões na visão de diferentes povos, nas páginas 194 e 195, proporciona uma abordagem com o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural. Comente que, ao contrário do conhecimento científico, há sociedades que dão explicações diferentes para os fenômenos que verificam na natureza.
  • O exemplo de lendas apresentadas valoriza a abordagem da cultura africana e indígena. Se possível, aproveite a oportunidade para realizar um trabalho em conjunto com o professor do componente curricular de História, que pode fornecer informações outras lendas africanas e sôbre povos indígenas que vivem no território brasileiro.
  • A leitura e a interpretação desta seção contribuem para a ampliação do repertório cultural dos alunos. Conhecer a diversidade cultural oportuniza a tomada de consciência baseada no respeito, contemplando a Competência geral 6, isto é, valorizando a diversidade de saberes e vivências culturais e servindo como base para ações de exercício da cidadania.

Algumas lendas africanas contam que a região de Virunga, no Léste da República Democrática do Congo, tem seus oito vulcões habitados por espíritos. De acôrdo com essas histórias, as erupções representam batalhas entre eles. Diz-se, ainda, que um espírito furioso foi trancado dentro de um dêsses vulcões por seu rival, que o cobriu com pedras quentes para mantê-lo soterrado.

Os polinésios, povos nativos do Havaí, arquipélago que pertence aos Estados Unidos e que está localizado no oceano Pacífico, acreditavam que o vulcão Kilauea era um dos lares de Pele, a deusa dos vulcões. Até hoje, os habitantes do Havaí depositam oferendas perto da chaminé mais ativa do vulcão.

Segundo eles, a deusa comanda a lava, as tempestades, os incêndios, os ventos, as árvores e os rumores do oceano.

Fotografia. Algumas pessoas reunidas na borda de um vulcão. Elas usam roupas brancas e em frente a elas há uma estrutura com produtos. Há uma mulher que parece acender um incenso acima deles, e ao lado dela, um homem segurando uma sacola com mais produtos.
Pessoas depositando oferendas no vulcão Bromo, na Indonésia, em 2020.

Para os antigos gregos, o vulcão abrigava a oficina de Hefesto, deus do fogo. Nessa oficina eram forjados os famosos raios de Zeus, a divindade suprema do Olimpo. Na mitologia romana, Hefesto era chamado de Vulcano, que deu origem ao nome “vulcão”, na língua latina.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone 'Em grupo'

1. No mundo atual, coexistem os conhecimentos populares, com suas explicações mitológicas e lendárias para os fenômenos naturais, e os conheci­mentos advindos das pesquisas científicas. dêsse modo, é importante valorizarmos tanto os conhecimentos populares quanto aqueles resultantes do desenvolvimento da ciência. Converse com os colegas sôbre essa questão.

Ícone 'Em grupo'

2. Pesquise em jornais, revistas ou na internet, notícias recentes sôbre a ocorrência de erupções vulcânicas ou terremotos e as consequências ocasionadas para as populações. De que modo medidas preventivas ou planos de socorro auxiliaram as pessoas atingidas por fenômenos? Faça um resumo de sua pesquisa no caderno e depois apresente aos colegas.

Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

Na questão 2, é possível desenvolver o pensamento computacional nos alunos. Para isso, proponha-lhes que, seguindo as orientações, façam a pesquisa e a coleta de informações antes de escrever e apresentar o resumo. Oriente-os a seguir este passo a passo: 1. Pesquisa e coleta de textos, notícias e imagens. 2. Classificação e seleção dos dados relevantes que serão aproveitados no texto. 3. Finalização do trabalho com as leituras e a escrita do texto do resumo.

Respostas

1. Resposta pessoal. Valorize o respeito à diversidade cultural, religiosa e de opiniões, promovendo a tolerância.

2. Resposta pessoal. Oriente os alunos, caso haja dúvidas quanto ao desenvolvimento da pesquisa.

A resiliência e a união em meio às catástrofes

A sociedade é constantemente surpreendida por eventos naturais que, embora façam parte da dinâmica da natureza, muitas vezes, têm como consequências verdadeiras catástrofes.

Eventos como a erupção de um vulcão ou terremotos podem afetar diretamente a rotina de milhares de pessoas, causando destruição e morte, principalmente quando ocorrem próximo a áreas muito povoadas.

Em situações como essas, notam-se a resiliência da população e a união das pessoas. Grupos se formam com o intuito de ajudar as vítimas atingidas pêlas catás­trofes e amenizar os problemas pelos quais elas passam.

Exemplos dessa união e resiliência são os grupos de voluntários que se organizam para auxiliar com moradias improvisadas, angariar roupas e alimentos, assim como realizar atendimento médico para os que necessitarem.

A resiliência nos permite ser capazes de nos adaptar a situações adversas e superar desafios do cotidiano, ou seja, é a capacidade de lidar com diferentes sentimentos mantendo tranquilidade e serenidade para resolver problemas.

Fotografia. Homens com uniformes em cores neon, entre escombros. Um deles, ao centro, manuseia um cabo que está presa em uma grua, o restante está reunido à direita. Ao fundo, prédios.
Socorristas e voluntários se uniram para ajudar na remoção dos escombros e no resgate de sobreviventes de um grande terremoto que atingiu parte da Albânia em 2019.

Converse com os colegas sôbre a questão a seguir.

Ícone 'Atividade oral'

Você tem observado situações em que a resiliência e a união das pessoas se faz necessária? Comente com os colegas.

Respostas e comentários

Resposta da atividade do boxe A resiliência e a união em meio às catástrofes nas orientações ao professor.

  • O tema de estudo proposto nesta página contempla a habilidade ê éfe zero seis gê ê um um ao propiciar uma análise das interações entre sociedade e natureza, assim como a Competência específica de Geografia 1.
  • No estudo desta página, ao abordar o tema resiliência, incentive os alunos a refletir a respeito de administrar sentimentos desagradáveis, buscando encontrar fórmas de lidar com eles de maneira construtiva e acreditando no próprio potencial para manejar situações difíceis. Essa abordagem explora aspectos das Competências gerais 8 e 10 ao oferecer aos alunos a possibilidade do autoconhecimento, levando-os a reconhecer as próprias emoções e a agir, pessoal e coletivamente, com autonomia e flexibilidade.
  • Complemente o estudo do tema A resiliência e a união em meio às catástrofes, solicitando aos alunos que citem exemplos de pessoas que se uniram em prol de uma causa ou um objetivo. Oriente-os a pensar em situações ocorridas tanto no bairro quanto na cidade onde moram, como a organização de um mutirão de limpeza na escola ou o combate ao mosquito aédis aêgipiti, responsável pêla transmissão dos vírus da dengue, zíca e da febre chicungunha. Para finalizar, eles poderão produzir um pequeno texto contando o ocorrido e as razões que motivaram as pessoas a se unirem em favor de um mesmo objetivo. Leve-os a refletir sôbre situações em que a união das pessoas fez toda a diferença.
  • Aproveite o tema para abordar que muitas vezes alguns acontecimentos podem mudar nossa rotina e até mesmo a vida. Promova uma conversa sôbre a importância de buscarmos superar as adversidades tendo atitudes de superação e resiliência.

Resposta

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos compreenderam a importância da união das pessoas em prol de um mesmo objetivo.

Brasil: terremotos e atividades vulcânicas

Hoje em dia não há ocorrências de vulcões ativos nem de grandes terremotos no Brasil. O principal fator que explica a inexistência dêsses fenômenos em grande escala em nosso país é a posição do território brasileiro na superfície terrestre.

Se observarmos novamente o mapa da página 179, veremos que o nosso território está localizado bem no centro de uma placa tectônica. Isso significa que êle se encontra em uma região de relativa estabilidade tectônica, pois, como sabemos, as atividades vulcânicas e sísmicas ocorrem, principalmente, nas bordas das placas.

As últimas erupções vulcânicas ocorridas nas terras onde hoje se situa o Brasil datam de alguns milhões de anos atrás, entre o final do Período Terciário e o início do Quaternário. Foram essas erupções que deram origem às ilhas oceânicas de Fernando de Noronha (Pernambuco), Abrolhos (Bahia), Trindade, entre outras. Atividades vulcânicas mais intensas também ocorreram no final da Era Mesozoica, como os derramamentos de lava verificados em Jacupiranga e Serra Negra, no atual estado de São Paulo; Poços de Caldas, no atual estado de Minas Gerais; Itatiaia e Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro. Veja o mapa desta página.

Atividades vulcânicas no Brasil

Mapa. Atividades vulcânicas no Brasil. 
Rocha basáltica: Região central do Amazonas com o Limite impreciso no norte e no sul da área e a indicação: Vulcanismo na bacia Amazônica. Interior da região nordeste com Limite impreciso ao redor de toda a área e com a informação: Vulcanismo na região Nordeste; e oeste da região sudeste, sul da região centro-oeste e oeste da região sul. com a informação: Vulcanismo na bacia do rio Paraná. No Oceano Atlântico, Vulcanismo das ilhas oceânicas: Arquipélago de São Pedro e São Paulo; Arquipélago de Fernando de Noronha; Arquipélago de Abrolhos; Ilha da Trindade. No canto inferior esquerdo, mapa de localização planisfério, destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 420 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: leins, ; AMARAL, Sérgio Estanislau do. Geologia geral. 14. edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003. página 284.

Respostas e comentários

Um texto a mais

Para o estudo do tema, sugerimos a leitura do texto a seguir.

Moradores de ao menos duas cidades nordestinas distantes quase 700 quilômetros foram surpreendidos por pequenos tremores de terra ao longo dêste sábado (19).

reticências Os abalos sísmicos foram de pequena intensidade e não causaram estragos maiores.

Um primeiro sismo foi registrado na região de Curaçá, no norte da Bahia, por volta das 5horas de ontem. A partir dos dados de suas estações sismográficas, o calcula que o tremor de terra atingiu uma magnitude preliminar de 2.1 na escala ríchiter ()

O segundo evento sísmico confirmado pêlo -ú éfe érre êne reticências ocorreu na região de Canindé, no norte cearense, a cêrca de 100 quilômetros de Fortaleza. Por volta de 21horas33, os moradores de Canindé sentiram o tremor de terra que o laboratório potiguar calcula ter atingido 2.4 .

Segundo os especialistas, tremores de baixa intensidade reticências são frequentes, mesmo no Brasil, e reticências a população sequer percebe os abalos causados pêlo contínuo processo de acomodação das rochas que formam a crosta terrestre. reticências

“Tremores reticências ocorrem com uma certa frequência no país, principalmente na região Nordeste, dadas as características locais”, explicou à Agência Brasil o geofísico Eduardo Menezes, do -ú éfe érre êne.

“Normalmente, reticências são causados pêla existência de falhas geológicas. E seus efeitos, principalmente emocionais, são mais sentidos quando os abalos ocorrem próximos a áreas urbanas”, acrescentou o especialista, destacando que, eventualmente, os tremores de pequena intensidade podem causar algum dano estrutural às construções, principalmente caso se repitam em um curto espaço de tempo.

“O grande problema é a repetição em um curto período de tempo, a exemplo do que temos observado em Canindé, onde, só este mês, já registramos seis eventos semelhantes, percebidos pêla população.”

RODRIGUES, Alex. Tremores de terra são sentidos em ao menos três cidades da Bahia, Ceará e Minas Gerais. Agência Brasil, 20 fevereiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/DRKhXp. Acesso em: 5 maio 2022.

As maiores erupções nas terras que hoje formam o território brasileiro ocorreram no Período Cretáceo, entre 120 e 130 milhões de anos atrás, quando o maior derramamento de lava da história cobriu aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados da bacia do rio Paraná (veja mapa na página anterior).

Essas lavas alcançaram a superfície através de imensas fissuras. Houve derrames sucessivos de lavas, originando espessas camadas de rochas que, em certos lugares, atingem mais de .1500 metros de espessura.

Embora esteja em uma região de relativa estabilidade sísmica, o território brasileiro não está livre da ocorrência de terremotos. Vários tremores de terras decorrem de desmoronamentos ou movimentos de blocos rochosos na parte superior da crosta. Alguns dêsses movimentos podem ser provocados pêla ação humana, como a construção de barragens para rejeitos de mineração ou represas de hidrelétricas. Por isso, tremores são, em geral, de baixa intensidade e quase sempre imperceptíveis ao ser humano. Eles são registrados apenas por aparelhos que monitoram constantemente a atividade sísmica em nosso terri­tório, denominados sismógrafos.

Alguns abalos perceptíveis, no entanto, são ocasionados pêla dinâmica de falhas tectônicas existentes no território brasileiro e também por causa da propagação de vibrações causadas por intensos tremores ocorridos na região da cordilheira dos Andes.

Vulcão extinto em Minas Gerais

A cidade mineira de Poços de Caldas está localizada em uma gigantesca cratera de um vulcão extinto.

Fotografia. À esquerda um morro coberto por vegetação. À direita, uma cidade com muitas casas. O céu está azul com algumas nuvens.
Na foto, observe, à esquerda, a borda do antigo vulcão e, à direita, parte do município de Poços de Caldas, Minas Gerais, em 2018, localizado na gigantesca caldeiraglossário do antigo vulcão.
Respostas e comentários

O conteúdo proposto nas páginas 197 e 198 propicia uma abordagem com a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero um, pois incentiva os alunos a pensar sôbre a transformação da paisagem em diferentes tempos, favorecendo o desenvolvimento da Competência geral 1.

Um texto a mais

Complemente o estudo sôbre terremotos e atividades vulcânicas no Brasil, nas páginas 197 e 198, com a leitura do texto a seguir.

No início de maio, três tremores de terra chacoalharam Caruaru, em Pernambuco. Foram abalos de pequenas proporções – o mais intenso atingiu magnitude 3,1, numa escala que vai até 9. reticências

Essa série de tremores soterrou o mito de que o Brasil está livre de terremotos – ocorrem no país em média de 80 a 90 tremores por ano, quase todos com magnitude inferior a 4 – e originou estudos que comprovam que os tremores – ou, como dizem os geólogos, os sismos – mais recentes, ocorridos nos últimos 10 mil anos, interferem na definição de fórmas de relêvo de modo tão intenso quanto os fenômenos climáticos, principalmente chuva e vento, que causam erosão. sismos podem ter sido tão decisivos para a esculturação de serras, planaltos e planícies do país, quanto as intensas variações climáticas da época das glaciações, no período geológico conhecido como Quaternário, iniciado há 1,8 milhão de anos.

reticências

, Ricardo. Escultores da paisagem. Revista Pesquisa fapésp, número 77, julho 2022.

Disponível em: https://oeds.link/TXfkdg. Acesso em: 11 maio 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. As atividades vulcânicas podem ocorrer de duas maneiras diferentes. Escreva no caderno o nome de cada uma delas e explique-as.
  2. Quando ocorreram as últimas erupções vulcânicas nas terras onde hoje se localiza o Brasil? Quais fórmas de relêvo elas formaram?

Aprofundando os conhecimentos

  1. Se um amigo lhe dissesse que vai ocorrer um terremoto de grande magnitude no Brasil ainda este ano, o que você diria a êle para negar essa previsão? Escreva o argumento que você utilizaria.
  2. Escreva as frases, completando-as com o nome das partes do vulcão mostradas na imagem a que elas se referem.

Estrutura de um vulcão

Esquema. Estrutura de um vulcão. Interior de um vulcão com indicações com letras. Letra A, cratera no topo, de onde escorre lava, letra D. Há fumaça acima dela. Na formação do vulcão, letra B, há um duto por onde sobe o magma que está armazenado na parte inferior, letra C.

Fonte de pesquisa: , Djeimes Earth: the definitive visual guide: dórlin , 2007. página 80.

A.

cratera

B.

cone vulcânico

C.

magma

D.

lava

  1. é a abertura existente na parte superior de um vulcão, como o mostrado anteriormente, por onde a lava normalmente é expelida para a superfície terrestre. é a abertura existente na parte superior de um vulcão, como o mostrado anteriormente, por onde a lava normalmente é expelida para a superfície terrestre.
  2. Alguns vulcões, como o mostrado na imagem, têm um . Outros não apresentam êsse formato e as erupções ocorrem por meio de rachaduras profundas na crosta terrestre, por onde as lavas são expelidas.
  3. é uma massa de minerais em estado de fusão em altas temperaturas, localizada no manto terrestre. é uma massa de minerais em estado de fusão em altas temperaturas, localizada no manto terrestre.
  4. é o material do manto terrestre expelido pelos vulcões durante as erupções. Após resfriar, êsse material se solidifica e dá origem a diferentes tipos de rochas.
Respostas e comentários

1. Resposta: Erupções vulcânicas: ocorrem quando o movimento tectônico provoca o surgimento de orifícios em fórma de cone, por onde são expelidos, além de lava, pedaços de rochas, cinzas e gases vulcânicos. Derrames vulcânicos: ocorrem quando a lava alcança a superfície por meio de grandes fissuras na crosta terrestre, espalhando-se por grandes extensões.

2. Resposta: As últimas erupções vulcânicas ocorridas em terras onde hoje é o território brasileiro datam entre o final do Período Terciário e o início do Quaternário. Elas foram responsáveis pêla formação das ilhas oceânicas de Fernando de Noronha, Abrolhos, Trindade, entre outras.

3. Possível resposta: No Brasil não ocorrem grandes terremotos porque nosso território se encontra no centro de uma placa tectônica, região de relativa estabilidade tectônica. A ocorrência de certos terremotos em algumas regiões do nosso país deve-se a desmoronamentos ou movimentos de blocos rochosos na parte superior da crosta.

4. a) Resposta: Cratera.

4. b) Resposta: Cone vulcânico

4. c) Resposta: Magma.

4. d) Resposta: Lava.

  • Ao realizar as atividades 1 a 4, os alunos exercitam conhecimentos sobre as atividades vulcânicas e a forma como esses fenômenos são detectados e medidos, utilizando aprendizados específicos da Geografia. Assim, eles desenvolvem a Competência específica de Geografia 5. O tema abordado também favorece o trabalho com a Competência geral 1, pois os saberes adquiridos auxiliam na compreensão e na explicação de fatos da realidade.
  • Na atividade 3, ao formular e resolver situações usando argumentos científicos, os alunos desenvolvem a Competência geral 2, pois utilizam os conhecimentos adquiridos para analisar criticamente a questão e exercitar a curiosidade intelectual.

Glossário

Caldeira
: fórma com grandes dimensões, originada do afundamento da cratera de um vulcão.
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