O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Quais são as camadas internas da Terra?
  2. Qual é o nome da placa tectônica onde está localizada a América do Sul? E o continente africano?
  3. A Teoria das Placas Tectônicas foi além da Teoria da Deriva Continental, complementando-a. Explique essas teorias com base no que você aprendeu.
  4. Observe a imagem e responda às questões a seguir.
    1. Identifique o movimento representado na ilustração.
    2. Explique as consequências dêsse movimento no relêvo da superfície terrestre.
Ilustração. Dois blocos de terra com setas indicando um movimento de separação. Há um corte em toda a extensão com lava passando por ela. Há mais lava abaixo.

Fonte de pesquisa: prés, frênqui êti áli Para entender a Terra. Tradução: Rualdo Menegat êti áli Pôrto Alegre: búkman, 2006. página 52.

5. Observe a foto que mostra uma área de relêvo deformado por falhas geológicas. Depois, responda às questões.

Fotografia. Morros cobertos por vegetação. Ao fundo há uma área plana.
Paisagem do município de Bom Jardim da Serra, Santa Catarina, em 2021.
  1. Explique como se formam as falhas geológicas.
  2. Diferencie as consequências do processo de deformação por dobramento das consequências do processo de deformação por falhamento.
Respostas e comentários

1. Resposta: Crosta, manto e núcleo.

2. Resposta: A América do Sul está localizada na placa Sul-Americana. O continente africano, na placa Africana.

3. Resposta: A Teoria das Placas Tectônicas comprovou que a crosta terrestre é constituída por grandes placas tectônicas, formadas por continente e oceanos, que se movem sôbre o manto terrestre, diferentemente do que afirmava a Teoria da Deriva Continental, que defendia a movimentação apenas dos continentes.

4. a) Resposta: A imagem mostra o movimento divergente.

4. b) Resposta: O movimento divergente provoca o afastamento das placas tectônicas, dando origem a fendas na crosta, preenchida por magma que extravasa por meio de atividades vulcânicas.

5. a) Resposta: As falhas se formam quando os movimentos das placas provocam fortes pressões horizontais ou verticais sôbre rochas mais rígidas, que se fraturam, ou seja, se rompem e deslizam uma ao lado das outras.

5. b) Resposta: Os dobramentos causam elevações, como dobraduras, no relêvo. Os falhamentos causam quebras das rochas, acarretando fraturas no relêvo. Os dobramentos dão origem a formações montanhosas e as falhas dão origem a escarpas de planaltos, vales e serras.

Objetivos das atividades

1. Reconhecer as três camadas internas da Terra.

2. Identificar as placas tectônicas da América do Sul e da África.

3. Diferenciar a Teoria das Placas Tectônicas da Teoria da Deriva Continental.

4. Identificar o movimento divergente.

5. Descrever o que são formações das falhas geológicas; diferenciar dobramento de falhamento.

Como proceder nas atividades

1. Caso necessite, utilizando papéis coloridos, peça aos alunos que desenhem e recortem círculos concêntricos representando as três camadas internas da Terra e, depois, colem-nos na disposição dessas camadas.

2. Caso os alunos tenham dificuldade, reproduza o mapa das placas tectônicas da página 179 e peça à turma que se organize em duplas, entregando uma cópia para cada dupla. Oriente-os a recortar a imagem de modo a confeccionar um quebra-cabeça e, por fim, solicite a cada dupla que monte sôbre a carteira o seu planisfério.

3. Oriente os alunos a organizar a resposta em etapas, usando a estratégia Brainstorming. Para isso, solicite a eles que mencionem elementos importantes na elaboração da resposta da questão, organizando as informações em formato de um mapa mental.

4. a ) e b ) Caso necessite, utilize uma cartolina para esboçar o contôrno da placa Sul-Americana e do continente americano e da Placa Africana e do continente africano, identificando-os.

Depois, recorte o desenho separando somente as placas e posicione os recortes na lousa, de maneira a encaixar as partes.

Em seguida, solicite a outros dois alunos que segurem as partes e as puxem, ao mesmo tempo e de fórma lenta, separando os recortes (placas tectônicas), a fim de demonstrar o movimento divergente. Pergunte à turma o que representa o espaço que se tornou visível após a separação das placas.

5. Se necessário, disponibilize aos alunos massa de modelar, que deve ser manuseada sôbre uma superfície plana. Em seguida, oriente-os a representar uma formação rochosa, a qual deverá ter como base diferentes camadas sobrepostas, representando as camadas de rocha menos resistentes. Após terminarem de modelar, instrua-os a, utilizando as mãos, apertar as laterais da “maquete” de massa de modelar de modo a causar os dobramentos.

6. Leia a manchete e responda às questões.

Terremoto de magnitude 7,2 atinge o Haiti

Disponível em: https://oeds.link/yXBRxx. Acesso em: 24 março 2022.

  1. A qual fenômeno natural a manchete de jornal se refere?
  2. O fenômeno cita magnitude de 7,2 na Escala ríchiter. Explique o que é essa escala.
  1. De acôrdo com o que você estudou, explique o que é vulcanismo.
  2. As atividades vulcânicas são mais comuns em qual parte das placas tectônicas?
  3. Observe o mapa e responda às questões.

Atividades vulcânicas no Brasil

Mapa. Atividades vulcânicas no Brasil. 
Rocha basáltica: Região central do Amazonas com o Limite impreciso no norte e no sul da área e a indicação: Vulcanismo na bacia Amazônica. Interior da região nordeste com Limite impreciso ao redor de toda a área e com a informação: Vulcanismo na região Nordeste; e oeste da região sudeste, sul da região centro-oeste e oeste da região sul. com a informação: Vulcanismo na bacia do rio Paraná. No Oceano Atlântico, Vulcanismo das ilhas oceânicas: Arquipélago de São Pedro e São Paulo; Arquipélago de Fernando de Noronha; Arquipélago de Abrolhos; Ilha da Trindade. No canto inferior esquerdo, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 510 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: leins, ; AMARAL, Sérgio Estanislau do. Geologia geral. 14. edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003. página 284.

  1. Explique a afirmação: “As atividades vulcânicas fizeram parte do passado geológico das terras onde hoje se situa o Brasil.”.
  2. Onde se concentraram as atividades vulcânicas no território brasileiro?
  3. Atualmente, é possível afirmar que um abalo sísmico de grande proporção pode acontecer no Brasil? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários

6. a) Resposta: A manchete se refere ao fenômeno dos terremotos.

6. b) Resposta: A Escala ríchiter é utilizada para medir a fôrça de um terremoto. Ela registra a quantidade de energia liberada no momento inicial do tremor.

7. Resposta: O vulcanismo ocorre quando o magma proveniente no interior da Terra é lançado para a superfície terrestre por meio de uma erupção vulcânica ou fissuras da crosta terrestre.

8. Resposta: Nas bordas de contato das placas tectônicas, onde existem orifícios na crosta terrestre.

9. a) Resposta: Atualmente não existe vulcanismo no território brasileiro, as últimas atividades vulcânicas ocorridas em terras onde hoje é o Brasil ocorreram entre o final do Período Terciário e o início do Quaternário.

9. b) Resposta: Bacia Amazônica, Região Nordeste, bacia do rio Paraná e no litoral, onde hoje estão os arquipélagos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha e Abrolhos e a ilha da Trindade.

9. c) Resposta: Não. Por conta de a localização do Brasil ser no centro da placa Sul-Americana, nosso país apresenta uma relativa estabilidade tectônica.

Objetivos das atividades

6. Identificar o terremoto como fenômeno natural do planeta Terra; Conhecer a Escala ríchiter.

7. Reconhecer o que é vulcanismo.

8. Reconhecer que grande parte das atividades vulcânicas e dos terremotos concentra-se nas bordas das placas tectônicas.

9. Reconhecer que as últimas atividades vulcânicas ocorridas no território brasileiro datam do final do Período Terciário e o início do Quaternário; identificar no mapa as áreas onde, no passado, aconteceram as principais atividades vulcânicas no Brasil.

Como proceder nas atividades

6. Se os alunos tiverem dúvidas, sugira a eles a realização de uma pesquisa na internet de manchetes sôbre a ocorrência de outros terremotos e peça-lhes que anotem sua classificação segundo a Escala ríchiter, os locais onde ocorreram e os tipos de danos causados. Com base nas respostas, monte uma tabela na lousa, comparando os dados, e utilize um planisfério para localizar os países afetados, chamando a atenção da turma para a coincidência com as áreas de contato de placas.

7. A fim de esclarecer as consequências de uma erupção vulcânica, mostre aos alunos um vídeo relativo a uma erupção ocorrida em 2021, intitulado “Vulcão Kilauea volta a entrar em erupção no Havaí”, o qual foi exibido pêla CNN Novo Dia em 30 de setembro de 2021. Disponível em: https://oeds.link/THjwqS. Acesso em: 11 maio 2022.

8. Caso os alunos tenham dúvidas, providencie um mapa-múndi em preto e branco que represente todas as placas tectônicas. Entregue uma cópia dele para cada aluno e peça a eles que, utilizando giz de cêra vermelho ou caneta hidrográfica de ponta grossa de mesma côr, tracem as áreas de maior ocorrência de vulcanismo e terremotos.

9. Caso os alunos tenham dúvidas, sugira a eles que façam uma pesquisa a respeito dos locais onde ocorreram atividades vulcânicas no Brasil, com a apresentação de exemplos imagéticos dos relevos correspondentes. Na sequência, amplie o mapa “Atividades vulcânicas no Brasil” e fixe-o em uma parede da sala de aula. Disponibilize aos alunos tesoura e cola branca e peça-lhes que fixem sôbre o mapa ampliado, nos locais onde a atividade vulcânica ocorreu, as imagens pesquisadas.