O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
- Quais são as camadas internas da Terra?
- Qual é o nome da placa tectônica onde está localizada a América do Sul? E o continente africano?
- A Teoria das Placas Tectônicas foi além da Teoria da Deriva Continental, complementando-a. Explique essas teorias com base no que você aprendeu.
- Observe a imagem e responda às questões a seguir.
- Identifique o movimento representado na ilustração.
- Explique as consequências dêsse movimento no relêvo da superfície terrestre.
Fonte de pesquisa: prés, frênqui êti áli Para entender a Terra. Tradução: Rualdo Menegat êti áli Pôrto Alegre: búkman, 2006. página 52.
5. Observe a foto que mostra uma área de relêvo deformado por falhas geológicas. Depois, responda às questões.
- Explique como se formam as falhas geológicas.
- Diferencie as consequências do processo de deformação por dobramento das consequências do processo de deformação por falhamento.
Respostas e comentários
1. Resposta: Crosta, manto e núcleo.
2. Resposta: A América do Sul está localizada na placa Sul-Americana. O continente africano, na placa Africana.
3. Resposta: A Teoria das Placas Tectônicas comprovou que a crosta terrestre é constituída por grandes placas tectônicas, formadas por continente e oceanos, que se movem sôbre o manto terrestre, diferentemente do que afirmava a Teoria da Deriva Continental, que defendia a movimentação apenas dos continentes.
4. a) Resposta: A imagem mostra o movimento divergente.
4. b) Resposta: O movimento divergente provoca o afastamento das placas tectônicas, dando origem a fendas na crosta, preenchida por magma que extravasa por meio de atividades vulcânicas.
5. a) Resposta: As falhas se formam quando os movimentos das placas provocam fortes pressões horizontais ou verticais sôbre rochas mais rígidas, que se fraturam, ou seja, se rompem e deslizam uma ao lado das outras.
5. b) Resposta: Os dobramentos causam elevações, como dobraduras, no relêvo. Os falhamentos causam quebras das rochas, acarretando fraturas no relêvo. Os dobramentos dão origem a formações montanhosas e as falhas dão origem a escarpas de planaltos, vales e serras.
Objetivos das atividades
1. Reconhecer as três camadas internas da Terra.
2. Identificar as placas tectônicas da América do Sul e da África.
3. Diferenciar a Teoria das Placas Tectônicas da Teoria da Deriva Continental.
4. Identificar o movimento divergente.
5. Descrever o que são formações das falhas geológicas; diferenciar dobramento de falhamento.
Como proceder nas atividades
1. Caso necessite, utilizando papéis coloridos, peça aos alunos que desenhem e recortem círculos concêntricos representando as três camadas internas da Terra e, depois, colem-nos na disposição dessas camadas.
2. Caso os alunos tenham dificuldade, reproduza o mapa das placas tectônicas da página 179 e peça à turma que se organize em duplas, entregando uma cópia para cada dupla. Oriente-os a recortar a imagem de modo a confeccionar um quebra-cabeça e, por fim, solicite a cada dupla que monte sôbre a carteira o seu planisfério.
3. Oriente os alunos a organizar a resposta em etapas, usando a estratégia Brainstorming. Para isso, solicite a eles que mencionem elementos importantes na elaboração da resposta da questão, organizando as informações em formato de um mapa mental.
4. a ) e b ) Caso necessite, utilize uma cartolina para esboçar o contôrno da placa Sul-Americana e do continente americano e da Placa Africana e do continente africano, identificando-os.
Depois, recorte o desenho separando somente as placas e posicione os recortes na lousa, de maneira a encaixar as partes.
Em seguida, solicite a outros dois alunos que segurem as partes e as puxem, ao mesmo tempo e de fórma lenta, separando os recortes (placas tectônicas), a fim de demonstrar o movimento divergente. Pergunte à turma o que representa o espaço que se tornou visível após a separação das placas.
5. Se necessário, disponibilize aos alunos massa de modelar, que deve ser manuseada sôbre uma superfície plana. Em seguida, oriente-os a representar uma formação rochosa, a qual deverá ter como base diferentes camadas sobrepostas, representando as camadas de rocha menos resistentes. Após terminarem de modelar, instrua-os a, utilizando as mãos, apertar as laterais da “maquete” de massa de modelar de modo a causar os dobramentos.
6. Leia a manchete e responda às questões.
Terremoto de magnitude 7,2 atinge o Haiti
Disponível em: https://oeds.link/yXBRxx. Acesso em: 24 março 2022.
- A qual fenômeno natural a manchete de jornal se refere?
- O fenômeno cita magnitude de 7,2 na Escala ríchiter. Explique o que é essa escala.
- De acôrdo com o que você estudou, explique o que é vulcanismo.
- As atividades vulcânicas são mais comuns em qual parte das placas tectônicas?
- Observe o mapa e responda às questões.
Atividades vulcânicas no Brasil
Fonte de pesquisa: leins, ; AMARAL, Sérgio Estanislau do. Geologia geral. 14. edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003. página 284.
- Explique a afirmação: “As atividades vulcânicas fizeram parte do passado geológico das terras onde hoje se situa o Brasil.”.
- Onde se concentraram as atividades vulcânicas no território brasileiro?
- Atualmente, é possível afirmar que um abalo sísmico de grande proporção pode acontecer no Brasil? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários
6. a) Resposta: A manchete se refere ao fenômeno dos terremotos.
6. b) Resposta: A Escala ríchiter é utilizada para medir a fôrça de um terremoto. Ela registra a quantidade de energia liberada no momento inicial do tremor.
7. Resposta: O vulcanismo ocorre quando o magma proveniente no interior da Terra é lançado para a superfície terrestre por meio de uma erupção vulcânica ou fissuras da crosta terrestre.
8. Resposta: Nas bordas de contato das placas tectônicas, onde existem orifícios na crosta terrestre.
9. a) Resposta: Atualmente não existe vulcanismo no território brasileiro, as últimas atividades vulcânicas ocorridas em terras onde hoje é o Brasil ocorreram entre o final do Período Terciário e o início do Quaternário.
9. b) Resposta: Bacia Amazônica, Região Nordeste, bacia do rio Paraná e no litoral, onde hoje estão os arquipélagos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha e Abrolhos e a ilha da Trindade.
9. c) Resposta: Não. Por conta de a localização do Brasil ser no centro da placa Sul-Americana, nosso país apresenta uma relativa estabilidade tectônica.
Objetivos das atividades
6. Identificar o terremoto como fenômeno natural do planeta Terra; Conhecer a Escala ríchiter.
7. Reconhecer o que é vulcanismo.
8. Reconhecer que grande parte das atividades vulcânicas e dos terremotos concentra-se nas bordas das placas tectônicas.
9. Reconhecer que as últimas atividades vulcânicas ocorridas no território brasileiro datam do final do Período Terciário e o início do Quaternário; identificar no mapa as áreas onde, no passado, aconteceram as principais atividades vulcânicas no Brasil.
Como proceder nas atividades
6. Se os alunos tiverem dúvidas, sugira a eles a realização de uma pesquisa na internet de manchetes sôbre a ocorrência de outros terremotos e peça-lhes que anotem sua classificação segundo a Escala ríchiter, os locais onde ocorreram e os tipos de danos causados. Com base nas respostas, monte uma tabela na lousa, comparando os dados, e utilize um planisfério para localizar os países afetados, chamando a atenção da turma para a coincidência com as áreas de contato de placas.
7. A fim de esclarecer as consequências de uma erupção vulcânica, mostre aos alunos um vídeo relativo a uma erupção ocorrida em 2021, intitulado “Vulcão Kilauea volta a entrar em erupção no Havaí”, o qual foi exibido pêla CNN Novo Dia em 30 de setembro de 2021. Disponível em: https://oeds.link/THjwqS. Acesso em: 11 maio 2022.
8. Caso os alunos tenham dúvidas, providencie um mapa-múndi em preto e branco que represente todas as placas tectônicas. Entregue uma cópia dele para cada aluno e peça a eles que, utilizando giz de cêra vermelho ou caneta hidrográfica de ponta grossa de mesma côr, tracem as áreas de maior ocorrência de vulcanismo e terremotos.
9. Caso os alunos tenham dúvidas, sugira a eles que façam uma pesquisa a respeito dos locais onde ocorreram atividades vulcânicas no Brasil, com a apresentação de exemplos imagéticos dos relevos correspondentes. Na sequência, amplie o mapa “Atividades vulcânicas no Brasil” e fixe-o em uma parede da sala de aula. Disponibilize aos alunos tesoura e cola branca e peça-lhes que fixem sôbre o mapa ampliado, nos locais onde a atividade vulcânica ocorreu, as imagens pesquisadas.