UNIDADE 6 A dinâmica externa da Terra

Fotografia. Formações rochosas irregulares e verticais em solo seco e arenoso. Ao fundo há montanhas.
Paisagem do Parque Goreme, na região da Capadócia, na Turquia, em 2018. êsse relêvo é o resultado da ação erosiva da água e do vento em rochas de origem vulcânicas e calcárias, ao longo de milhões de anos.
Respostas e comentários

A imagem apresentada na página 202 retrata o Parque Goreme, na Capadócia, Turquia. Nessa paisagem, verificamos suas fórmas peculiares de tôrres de calcário, formadas pêla ação do vento, e as rochas ao fundo com várias camadas coloridas. As dinâmicas internas e externas da Terra transformam as paisagens e, por vezes, formam verdadeiras obras de arte, como no caso de rochas esculpidas pêlo vento, nos mais variados formatos.

Por meio do estudo, é possível trabalhar a Competência específica de Geografia 5, pois propicia o estabelecimento de hipóteses e explicações naturais e antrópicas para as transformações na paisagem.

Metodologias ativas

Para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e incentivá-los a refletir sôbre as dinâmicas internas e externas da natureza, que transformam a superfície da Terra, promova a estratégia Papel de um minuto (One minute paper). Obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais deste manual. Para a realização desta atividade, faça a pergunta: “De que modo a dinâmica da natureza, em suas diferentes fórmas, pode provocar alterações nas paisagens terrestres?”. Em seguida, peça aos alunos que anotem as opiniões deles em um pedaço de papel, como uma lista de hipóteses. Na sequência, recolha as respostas, explicando que não precisam ser identificadas. Depois do tempo determinado, leia para os alunos as respostas.

No decorrer do estudo desta unidade, conforme as respostas forem sendo verificadas, oriente os alunos a corrigir os erros, se necessário, ou apenas a confirmar se as opiniões estavam adequadas. Com isso, esta atividade propicia o desenvolvimento da Competência geral 2 da

Mesmo sem percebermos, as paisagens estão em constante transformação. A ação do vento e da água, a variação de temperatura e a atividade dos seres vivos são exemplos de elementos que transformam as paisagens da superfície terrestre ao longo do tempo.

Iniciando a conversa

  1. O que mais lhe chamou a atenção na paisagem da página anterior?
  2. Quais elementos da natureza foram responsáveis pêla formação do relêvo mostrado?
  3. Algumas transformações nas paisagens ocorrem de maneira repentina, outras ocorrem bem lentamente. Na sua opinião, as fórmas de relêvo retratada nessa paisagem foram esculpidas lentamente ou formaram-se rapidamente?

Agora vamos estudar...

  • a dinâmica externa da Terra na transformação das paisagens;
  • que a sociedade transforma as paisagens constantemente;
  • que as paisagens são transformadas em ritmos diferentes;
  • a linha do tempo como possibilidade de representar eventos históricos;
  • a diferença entre tempo geológico e tempo histórico.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Comente com os alunos que o Parque Goreme na região da Capadócia, Turquia, é formado por rochas vulcânicas que sofreram erosão pêla ação das águas e, principalmente, do vento durante milhares de anos, que as esculpiram e deram-lhes as fórmas de tôrres muito singulares, chamadas de chaminés de fadas. Além da ação de elementos naturais, o ser humano transformou várias formações rochosas da região em construções como casas e igrejas.

Algo a mais

  • Apresente aos alunos outras informações sôbre o Parque Goreme na região da Capadócia, visitando o site Dia a Dia Educação.
  • PARANÁ. Dia a Dia Educação. Capadócia Turquia. Disponível em: https://oeds.link/CypgLs. Acesso em: 12 maio 2022.

Respostas

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos citam elementos como as fórmas do relêvo e a disposição das camadas rochosas.

2. Resposta pessoal. Analise se os alunos citam o desgaste causado pêla ação do vento e da água, entre outras respostas, que originou as formações rochosas.

3. Resposta pessoal. Explique aos alunos que as transformações que resultaram na paisagem mostrada na foto ocorreram bem lentamente.

CAPÍTULO 17 A dinâmica externa e as transformações das paisagens

Além da dinâmica interna do planeta, as paisagens são transformadas pêlas atividades do ser humano, de outros animais e ainda pêla ação isolada ou conjunta de outros elementos da natureza, como as plantas, a variação das temperaturas, a ação da água e do vento. agentes são responsáveis pêla dinâmica externa do planeta, atuando no modelado do relêvo terrestre e na transformação das paisagens.

Os principais processos da dinâmica externa do planeta são: o intemperismo, a erosão e a sedimentação.

O intemperismo é o processo de desgaste ou decomposição gradual das rochas da superfície causado por agentes, como a água, o calor do Sol e os ventos, que alteram as propriedades físicas e químicas dos minerais que compõem as rochas. O intemperismo, portanto, pode ser físico ou químico.

O intemperismo físico causa a fragmentação das rochas em pedaços de vários tamanhos ou em partículas, principalmente pêla fôrça, como o crescimento da raiz de uma planta entre as rachaduras das rochas ou ainda a variação contínua de temperatura, fazendo com que as rochas se dilatem e se contraiam sucessivamente, causando fraturas e fragmentação nesses materiais.

Fotografia. Uma árvore em uma fenda de grande rocha. Ao fundo há mais árvores.
Vegetação crescendo entre as fendas das rochas, na cidade de Seul, na Coreia do Sul, em 2020.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Perceber que as paisagens terrestres são continuamente transformadas pêla dinâmica externa do planeta.
  • Identificar as principais características do intemperismo físico e do intemperismo químico.
  • Distinguir erosão causada pêla ação da água, dos ventos e do ser humano.

Justificativas

No decorrer do capítulo, os alunos terão a oportunidade de perceber as transformações que ocorrem na paisagem terrestre por meio de ações do intemperismo, da erosão e da sedimentação, provocados por diversos agentes naturais, como a água, o vento e os animais, favorecendo o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero cinco. Neste estudo, eles verificarão também como o ser humano transforma constantemente as paisagens terrestres, explorando aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê um um.

Os conteúdos abordados são relevantes para que eles percebam a diferença do tempo geológico e histórico, e como as ações do ser humano podem impactar nas transformações das paisagens.

  • Nas páginas 204 e 205, comente com os alunos que os processos de intemperismo, erosão e sedimentação estão interligados, pois a sedimentação acontece depois de ocorrer a erosão, e esta, por sua vez, ocorre quando há a ação do intemperismo. conteúdos estão relacionados com a habilidade ê éfe zero seis gê ê um um da Bê êne cê cê, pois contemplam as interações entre os fenômenos naturais e a ação antrópica. Ou seja, os processos que envolvem a dinâmica externa de transformação das paisagens formam um ciclo em que a ocorrência de um fato é relacionada à de outro em processos complementares.
  • Apresente exemplos de ações naturais e do ser humano que transformam as paisagens de lugares nas proximidades de onde vivem. Destaque os locais em que as transformações foram provocadas pêlas águas das chuvas, dos rios, dos mares, dos ventos e do ser humano. dêsse modo, é possível desenvolver nos alunos um olhar atento em relação às paisagens do lugar em que vivem.

O intemperismo químico age sôbre os componentes químicos formadores das rochas, alterando-os ou dissolvendo-os. A água, por exemplo, age na decomposição química dos minerais presentes nas rochas. Os ácidos provenientes da decomposição da matéria orgânicaglossário também contribuem para a ocorrência do intemperismo químico.

A erosão ocorre depois do intemperismo, quando as rochas já estão decompostas. O processo de erosão consiste no deslocamento das partes decompostas das rochas, chamadas de sedimentosglossário , e também da matéria orgânica. êsse deslocamento pode ser realizado, principalmente, pêlo vento e pêla água. Nas páginas seguintes, vamos conhecer com detalhes os diferentes tipos de erosão.

A sedimentação ocorre após a erosão, quando materiais, como as partículas fragmentadas de rochas e a matéria orgânica, são depositados em áreas mais baixas do relêvo. Após milhares de anos, sucessivas camadas de sedimentos vão sendo compactadas pêla pressão das camadas superiores, dando origem às rochas sedimentares.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Quais agentes externos atuam sôbre as rochas, o solo e o relêvo do lugar onde você vive? Comente suas observações com os colegas.

Fotografia. Área plana com rochas sedimentares arredondadas e cobertas com musgo. Há algumas pessoas entre elas e ao fundo uma grande elevação rochosa com topo plano.
Paisagem de rochas sedimentares formada pêlo processo de sedimentação de materiais provenientes da erosão, na cidade de , na Inglaterra, em 2019.
Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Oriente os alunos a observar se as rochas, o solo ou o relêvo do lugar onde moram passam pêlo intemperismo, a erosão ou a sedimentação. Eles podem observar, por exemplo, se o crescimento da raiz de plantas tem atuado na fragmentação de rochas ou se a ação da água (chuvas, rios) tem atuado no transporte de sedimentos, causando a erosão.

Atividade a mais

  • Para auxiliar no processo de avaliação da aprendizagem, proponha aos alunos a produção de cartazes com imagens e legendas. Oriente-os a levar imagens de paisagens transformadas pêlas ações da natureza ou pêlas ações do ser humano, coletadas na internet, em jornais ou revistas. Reúna essas imagens e analise-as com a turma, identificando os agentes transformadores dessas paisagens. Depois, solicite que produzam legendas explicativas para elas e cole-as em cartolinas, montando os cartazes. Outra opção é organizá-los classificando as paisagens que tenham sido transformadas pêla ação da natureza e as que tenham sido modificadas pêlo ser humano.
  • A atividade proposta é uma oportunidade para desenvolver com os alunos o pensamento computacional. Para isso, oriente-os a organizar as etapas da atividade, incentivando-os a construir um passo a passo do que precisa ser realizado. Depois, ajude-os a selecionar os dados relevantes, podendo usar exemplos de imagens que serviriam para o propósito da atividade. Procure encontrar, identificar ou reconhecer elementos importantes e padrões que auxiliem na realização da atividade.

Formação do solo

O solo está presente na camada superficial da Terra. É sôbre êle que realizamos grande parte das atividades econômicas, principalmente aquelas voltadas para a alimentação das sociedades, como a agricultura e a criação de animais.

O solo é constituído de materiais orgânicos e minerais provenientes do intemperismo físico e químico das rochas. Veja a seguir como ocorre a formação dos solos.

Esquema 1. Bloco de solo com diversas camada. Há nuvens e chuva caindo sobre a superfície. Esquema 2. As camadas estão mais espaçadas e sobre a superfície há plantas nascendo. Acima delas, nuvens e chuva. Esquema 3. Há rochas espaçadas nas primeiras camadas e na superfície, grama, plantas e folhas secas. No céu, sol e nuvens. Esquema 4. Algumas rochas entre as primeiras camadas na superfície, grama, plantas e folhas secas. No céu, Sol, nuvens e chuva.

Fonte de pesquisa: SANTOMAURO, Beatriz. Saber subterrâneo. Nova Escola, São Paulo, Abril, número 218, página 6465, dezembro 2008.

1.

As rochas passam pêlo processo de intemperismo, fragmentando-se e gerando sedimentos.

2.

sedimentos vão se unindo a materiais orgânicos, como restos de animais e plantas, dando origem aos solos.

3.

Em geral, as camadas superiores do solo apresentam maior quantidade de matéria orgânica.

4.

Já as camadas mais profundas do solo têm menor quantidade de matéria orgânica. Nessas camadas as rochas e seus fragmentos são menos alterados.

Representações com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Fotografia. Destaque para uma pessoa segurando uma porção de terra marrom nas mãos.
Solo.
Respostas e comentários

Algo a mais

  • Para maiores informações e esclarecimentos sôbreos solos e seu processo de gênese, leia o artigo e assista ao vídeo disponível no site da Embrapa a respeito da formação dos solos. Nesse artigo, o autor explica o processo de formação dos solos, sua relação com os agentes externos modificadores da paisagem e a relação com os seres humanos.
  • EMBRAPA. Contando Ciência na Web. Disponível em: https://oeds.link/mYSTZv. Acesso em: 12 maio 2022.

Erosão pêla ação das águas

As águas das chuvas, rios, mares e geleiras atuam como importantes agentes de erosão, que também podem ser chamados agentes erosivos. Veja a seguir alguns exemplos.

Água da chuva

Nas épocas de chuvas mais intensas, a água em excesso deixa o solo encharcado e pesado, podendo ocasionar deslizamento de terras e outros materiais, como rochas e vegetação, sobretudo em terrenos de relêvo mais íngreme. Além disso, as enxurradas provocadas pêla maior quantidade e velocidade da água podem carregar parte do solo por onde passam, principalmente quando não há cobertura vegetal.

Água do rio

As águas dos rios atuam na transformação do relêvo e, consequentemente, das paisagens. Em regiões de relêvo plano, essas transformações podem resultar na formação de ilhas e de bancos de areia ao longo do curso dos rios. Isso ocorre por causa da baixa velocidade das águas dêsses rios, que ocasiona a deposição dos sedimentos trazidos por elas.

Outro exemplo de transformação da paisagem pêla ação das águas dos rios é a formação de cânions, nome dado aos vales profundos e relativamente estreitos. vales são cavados pêla ação das águas fluviais, em um processo que pode levar milhares de anos.

Fotografia. Vista aérea. Rio curvo entre cânions rochosos com árvores.
Vista de cânion em , na Turquia, em 2021.
Respostas e comentários

Atividade a mais

Para o início do estudo do tema Erosão pela ação das águas, ressalte com os alunos a ação das águas, explorando o significado da expressão popular: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. dêsse modo é possível conduzir a reflexão a respeito de que, com o tempo, a água consegue realizar transformações na paisagem, mesmo em materiais resistentes, como as rochas. Explique-lhes que essa expressão é popularmente utilizada para demonstrar que a persistência e a dedicação constante a um objetivo, mesmo que simples, são capazes de transformar situações que, aparentemente, seriam impossíveis de serem modificadas.

Água do mar

O impacto das ondas do mar nas rochas que compõem o relêvo litorâneo pode esculpir grandes paredões chamados falésias. As rochas costeiras também são desgastadas pêla água do mar, adquirindo fórmas variadas, como se tivessem sido esculpidas. Os sedimentos originados pêla erosão marinha são depositados nas praias e no fundo do mar.

Fotografia. Uma formação rochosa com vegetação rasteira em frente ao mar.
fórmas de relêvo na paisagem de uma ilha localizada na Irlanda, em 2021.
Geleiras

A ação do gêlo também atua na erosão das rochas da superfície terrestre. A baixa temperatura e a formação do gêlo em meio às fraturas das rochas contribuem para aumentar a quantidade e largura dessas fendas. Além disso, ao se desprender das rochas, em terrenos mais elevados, os blocos de gêlo deslizam para áreas mais baixas, carregando consigo fragmentos rochosos. êsse processo, ao longo do tempo, vai desgastando e esculpindo o relêvo.

Fotografia. Montanha rochosa com neve.
Ação das geleiras nas fórmas de relêvo nos Alpes, Suíça, em 2021.

Erosão pêla ação dos ventos

Os ventos carregam muitas partículas sólidas, como areia, que se choca contra a superfície de montanhas e morros, provocando, lentamente, o desgaste dessas superfícies.

A imagem da próxima página mostra um exemplo de formação rochosa conhecida como arco. Formações como essa resultam principalmente da ação eólica, ou seja, dos ventos, que, ao longo de milhões de anos, foram lançando partículas sôbre a superfície dêsse relêvo, desgastando-o e alterando suas fórmas.

Respostas e comentários
  • Nas páginas 207 e 208, realize com os alunos um exercício de associação entre o ciclo hidrológico e os processos de erosão. Nessa explicação, ressalte a direção tomada pelos rios (do ponto mais alto ao mais baixo) e os efeitos da retirada da cobertura vegetal sôbre o processo erosivo.
  • Ressalte a diferença entre os processos de erosão promovidos pêlo intemperismo físico ou químico das ações antrópicas.

Outro exemplo de como o vento pode provocar mudanças na paisagem é o deslocamento de dunas em áreas litorâneas e em áreas desérticas. Nesses lugares, os ventos sopram de maneira contínua, carregando a areia das dunas de um lugar e depositando-a em outros, dando fórma a novas dunas.

Fotografia. Formação rochosa com um buraco ao centro. No chão, árvores.
fórma de relêvo resultante da ação do vento no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, 2019.

Erosão pêla ação humana

A erosão antrópica é aquela provocada pêla ação humana e que constantemente ocasiona transformações nas paisagens terrestres. Alguns exemplos dêsse tipo de erosão são as escavações feitas para a extração de minérios, como ferro e cobre, o desgaste de morros com a finalidade de construir rodovias, ferrovias ou aeroportos. Os túneis abertos para a construção de estradas também são exemplos de erosão antrópica.

A erosão também pode ser decorrente de outras ações humanas, como a retirada da vegetação natural para a exploração de madeira ou para a expansão das áreas de lavouras e pastagens.

Fotografia. Tratores em uma mina com resíduos e rochas de cor cinza.
Área de exploração de carvão mineral, na Indonésia, em 2021.
Fotografia. Um túnel com uma extensa parede de cimento.
Construção de túnel na Tailândia, em 2021.
Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que o ser humano pode provocar transformações nas paisagens, de modo a conservar os recursos naturais para as gerações futuras, como é o caso dos indígenas. Comente que os indígenas também transformam as paisagens, pois necessitam da natureza para retirar o que precisam para sobreviver, seja por meio do extrativismo, seja pêlas áreas de cultivo e criações. Nesse sentido, eles convivem com a natureza para conservar seu modo de vida. Destaque que a relação que esses povos estabelecem com o meio ambiente é menos predatória e mais sustentável que a da maioria dos não indígenas, o que nos permite aprender muito sôbre sustentabilidade com eles. Ao relacionar a transformação das paisagens por populações originárias, exploram-se os aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero dois.
  • Explique aos alunos que as mudanças provocadas pêlo ser humano nas paisagens não se dão de modo uniforme nem simultâneo, porque são intencionais, ou seja, seguem interêssis e investimentos de recursos. Isso explica, por exemplo, as desigualdades da sociedade que podem ser observadas nas paisagens. Além disso, cada sociedade tem níveis técnicos diferentes, que resultam em interferências desiguais nessas paisagens.
  • Comente com eles que, em uma mesma sociedade, podem coexistir níveis técnicos diferentes, o que resulta nas transformações desiguais. Essa comparação para explicar a intervenção do ser humano na natureza e na transformação das paisagens contempla a Competência específica de Ciências Humanas 3.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Descreva as principais características da dinâmica interna e da dinâmica externa da Terra.
  2. Explique o que é intemperismo, utilizando as palavras a seguir.

• desgaste      • superfície terrestre      • agentes      • rochas     • físico  • químico

  1. Cite um exemplo de erosão pêla ação das águas das chuvas. Explique como essa erosão acontece.
  2. Como são esculpidas as formações rochosas chamadas arcos? Essa formação tem origem de maneira lenta ou repentina?
  3. Explique o que é erosão antrópica. Cite alguns exemplos.

Aprofundando os conhecimentos

6. Em áreas muito frias, a água presente entre as fissuras da rocha congela e se expande, causando ou ampliando a fratura nas rochas e o desprendimento de seus fragmentos. Observe a foto.

Fotografia. Rochas sobrepostas com neve sobre elas.
Camada de gêlo sôbre rochas na Áustria, em 2021.
  1. Identifique o agente natural que ocasionou a transformação da rocha mostrada na imagem. êsse é um agente interno ou externo?
  2. A foto retrata qual tipo de intemperismo: físico ou químico? Explique sua resposta.
Respostas e comentários

1. Resposta: Dinâmica interna: compreende fenômenos provenientes do interior da Terra e que transformam as paisagens da superfície terrestre, como o vulcanismo e os terremotos. Dinâmica externa: corresponde aos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre e que também transformam as paisagens, como a ação do vento e da água, a variação de temperatura, a ação das plantas, do ser humano e de outros animais.

2. Resposta: Resposta pessoal. Verifique se os alunos explicam que o intemperismo é o processo de desgaste gradual das rochas da superfície terrestre causado por agentes, como a água, o calor do Sol e os ventos. O intemperismo pode ser físico ou químico.

3. Resposta: Espera-se que os alunos identifiquem que quando ocorrem chuvas mais intensas, a água em excesso pode se acumular nas partes internas do solo, favorecendo o deslizamento de encostas. Também podem ocorrer enxurradas provocadas pêla quantidade e velocidade da água, que carregam parte do solo por onde passam.

4. Resposta: Espera-se que os alunos observem que as formações chamadas arcos são esculpidas de maneira lenta. As partículas de areia ou poeira são carregadas pelos ventos e se chocam contra a superfície, desgastando-o e alterando suas fórmas.

5. Resposta: Erosão antrópica é realizada pêla ação humana e provoca transformações nas paisagens terrestres. Possível resposta: Escavações realizadas para extração de minérios, desgaste de morros, abertura de túneis, retirada da vegetação, entre outros.

6. a) Resposta: O gêlo. É um agente externo.

6. b) Resposta: Intemperismo físico. A baixa temperatura e a água congelada nas fraturas das rochas contribuem para aumentar a quantidade e a largura das fendas nas rochas.

Aproveite o momento da realização das atividades propostas e verifique se os alunos têm algum tipo de dúvida sôbre os temas abordados durante o capítulo. Caso considere necessário, retome os conteúdos estudados nas unidades anteriores.

Sugestão de avaliação

Solicite aos alunos que pesquisem uma reportagem de jornal que retrate uma ação ou atividade do ser humano que provocou a erosão antrópica. Peça a eles que escrevam uma pequena síntese da reportagem pesquisada. Em seguida, solicite que apresentem aos demais colegas.

Resposta

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos pesquisem uma reportagem relacionada ao tema solicitado e que, em sua produção textual, apresentem as principais informações da reportagem de modo claro, objetivo e coeso.

  • Caso julgue interessante, na atividade 2, proponha aos alunos a construção de um texto coletivo, utilizando juntos as palavras do quadro para explicar o que é intemperismo.
  • A atividade 5 explora aspectos da Competência específica 1 de Geografia, pois permite aos alunos que utilizem conhecimentos geográficos para responder a um questionamento e ainda contribui para eles compreenderem melhor a relação sociedade e natureza.
  • Ao comentar a questão 6, explique o processo de formação de geleiras e relacione com o clima das regiões polares, contemplando assim a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero cinco da Bê êne cê cê.

Glossário

Matéria orgânica
: material originado dos restos de organismos vivos, como vegetais (folhas, raízes, flores, entre outros) e animais.
Voltar para o texto
Sedimento
: partículas sólidas originadas do desgaste de rochas.
Voltar para o texto