CAPÍTULO 18 A sociedade e as mudanças nas paisagens

A sociedade modifica constantemente as paisagens. Veja o exemplo mostrado nas fotos a seguir.

Fotografia em preto e branco. Vista de cima. No primeiro plano, cidade com prédios na orla de uma praia. Ao fundo, morros rochosos e o mar.
Paisagem do bairro e da praia de Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado em 1970.
Fotografia. Vista de cima. Cidade com muitos edifícios ao redor de uma baía. Ao fundo há morros rochosos.
Paisagem do bairro e da praia de Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado em 2020.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Quanto tempo se passou entre as duas fotos?

Questão 2.

O que mudou na paisagem dêsse lugar de uma época para outra? Que elementos se mantiveram? Quais elementos são novos? Descreva no caderno.

Questão 3.

Em sua opinião, quais motivos ocasionaram essas mudanças na cidade do Rio de Janeiro?

Quando identificamos as mudanças ocasionadas nas paisagens, desvendamos também como a sociedade organiza o espaço onde vive, de maneira a atender às necessidades existentes em cada época de sua história. Assim, compreendemos que essas mudanças são provocadas pêlo trabalho do ser humano em sociedade ao longo do tempo. Veja na página seguinte alguns exemplos de situações em que isso ocorre.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Passaram-se 50 anos.

Questão 2. Resposta: Entre as fotos A e B, observa-se que a quantidade de construções aumentou. Alguns prédios, a lagoa e o relêvo não sofreram alterações visíveis na foto, no entanto, algumas casas e árvores foram substituídas por outras construções, em sua maioria prédios altos.

Questão 3. Resposta: Resposta pessoal. Verifique se os alunos mencionam que as transformações podem estar relacionadas ao crescimento da população e da cidade, às mudanças nas atividades econômicas, ao desenvolvimento da tecnologia, aos modos de vida, entre outros motivos.

Objetivos do capítulo

  • Identificar as transformações promovidas pêla sociedade nas paisagens terrestres.
  • Reconhecer a ação do ser humano como agente transformador das paisagens.
  • Compreender que as transformações nas paisagens acontecem em ritmos diferentes.
  • Compreender os efeitos da ocupação urbana desordenada.
  • Reconhecer a importância de documentos históricos para o estudo das paisagens.

Justificativas

Neste capítulo, os alunos terão a oportunidade de aprender acerca das transformações da paisagem promovidas pêla sociedade, o que favorece explorar aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero um.

Terão ainda a possibilidade de perceber que o tempo de modificação das paisagens não ocorre sempre no mesmo ritmo, e que vários fatores podem interferir nesse processo. O aluno usará documentos históricos e imagens para o estudo da paisagem, reconhecendo a contribuição dêsse tipo de material para compreender as transformações nas paisagens.

Além disso, eles estudarão as causas e os problemas de uma ocupação urbana desordenada, e refletirão sôbre temas como segregação espacial, pensando nas origens e possíveis soluções para o problema. êsse estudo possibilita trabalhar parcialmente a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero sete.

Os conteúdos abordados são relevantes, pois os alunos perceberão que as ações provocadas pêlo ser humano nas paisagens geram consequências, por isso, faz-se necessário refletir sôbre o assunto.


  • O trabalho proposto no estudo do tema explora aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero sete ao permitir aos alunos perceber que o crescimento das cidades, como o demostrado na comparação das imagens da página e na abordagem das páginas seguintes, resulta na transformação das paisagens.
  • Sugira aos alunos a realização de uma entrevista com um antigo morador do lugar em que vivem. Assim, eles podem conhecer como era a paisagem dêsse lugar e quais foram as transformações mais importantes que ocorreram nela.

Prédios que eram utilizados para determinada atividade ganham uma nova função, passando por reformas e adaptações. Outros, ainda, podem ser demolidos para dar lugar a novas construções.

As imagens contidas nesta ou em outras páginas do livro foram utilizadas com objetivo exclusivamente didático, sem finalidade de promover marcas ou produtos.

Fotografia. Um casarão com escadas e na porta frontal e muitas janelas.
Antigo prédio que abrigava o presídio do município de Londrina, Paraná, construído na década de 1930. Após ser desativado, passou por restauração e hoje abriga a sêde de uma instituição privada. Atualmente, nesse local, atividades culturais e educacionais são ofertadas à comunidade, como vemos na foto de 2014.

Florestas são devastadas para dar lugar a áreas agrícolas que, por sua vez, podem ser ocupadas, em outras épocas, por loteamentos que darão origem a novos bairros de uma cidade.

Podemos observar a construção de novos bairros da cidade avançando em direção às áreas rurais, antes ocupadas por lavouras ou pastagens.

Fotografia. Vista de cima. Lotes de terreno cobertos por vegetação. Ao redor há quarteirões repletos de casas.
Na foto, observamos casas sendo construídas no município de Sapezal, Mato Grosso, em 2021.

Ruas que no passado eram estritamente residenciais ao longo dos anos se tornam o enderêço de lojas, escritórios, supermercados e outros tipos de estabelecimentos comerciais. Além disso, avenidas são abertas, assim como pontes e viadutos são construídos para melhorar o tráfego urbano e rural.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 4.

Você tem observado mudanças nas paisagens do lugar onde mora? Em sua opinião, por que as pessoas provocam essas transformações?

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que a sociedade organiza o espaço onde vive de acôrdo com as necessidades daquele momento histórico.

  • É possível trabalhar com alguns aspectos de tipologia arquitetônica nas imagens das páginas 211 e 212, relacionando-os com períodos históricos ou atividades econômicas específicas, reforçando a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero um, da Bê êne cê cê. Ressalte a importância da preservação do patrimônio histórico e as mudanças em seu uso.
  • Peça aos alunos que apontem algumas edificações antigas na cidade onde moram e analise se conseguem diferenciá-las das mais modernas, por exemplo.

Atividade a mais

Aproveite a questão 4 e proponha aos alunos a realização de uma pesquisa com entrevista. Uma possibilidade é fazê-la com as pessoas da vizinhança, que moram há muitos anos no bairro, e podem ser convidadas para ir até a escola em dia e horário determinados. Peça aos alunos que façam as seguintes perguntas:

a) Quais foram as principais mudanças observadas na paisagem?

b) Existe alguma mudança que tenha sido mais significativa para você? Poderia explicar o motivo?

c) Existe alguma construção que permanece sem ser transformada na paisagem? Pode ser uma edificação, uma praça, uma rua etcétera

  • Após o desenvolvimento dêsse trabalho, solicite-lhes a produção de um texto com as principais informações obtidas na entrevista.
  • Esta atividade permite desenvolver noções introdutórias de prática de pesquisa em entrevista.
  • Nesse caso, os alunos terão a oportunidade de exercitar a habilidade de organizar o processo da pesquisa por meio da entrevista ao pensar nas questões a serem elaboradas, nas pessoas a serem entrevistadas, na organização dos dados obtidos e na análise, construindo, assim, um resultado.

Caso considere interessante, com as respostas obtidas será possível constituir um mapa de preferências e sentimentos associados aos lugares. Se possível, utilize um mapa-base e faça as anotações com o auxílio dos alunos. êsse mapa pode ser exposto para os demais alunos, profissionais da escolar e para os entrevistados.

A sociedade muda e as paisagens também

Como vimos, as transformações promovidas pêla sociedade são visíveis nas paisagens. Essas transformações estão relacionadas ao crescimento das áreas urbanas, às mudanças nas atividades econômicas, ao desenvolvimento da tecnologia, aos diferentes modos de vida das pessoas, entre outros motivos.

Podemos perceber tais mudanças, por exemplo, no texto e na foto, que tratam do cotidiano da cidade de São Paulo em duas épocas diferentes.

O texto revela o cotidiano pacato das pessoas que viviam em São Paulo na década de 1910, na época uma cidade com aproximadamente 314 mil habitantes. Já a foto da página seguinte mostra características atuais da paisagem dessa mesma cidade, que se tornou o maior centro urbano brasileiro, com aproximadamente 12 milhões de habitantes. Leia o texto e observe a foto na página seguinte.

São Paulo em 1910

Naqueles tempos, a vida em São Paulo era tranquila. Poderia ser ainda mais, não fosse a invasão cada vez maior dos automóveis importados, circulando pêlas ruas da cidade; grossos tubos, situados nas laterais externas dos carros, desprendiam, em violentas explosões, gases e fumaça escura. Estridentes fonfons de buzinas, assustando os distraídos, abriam passagem para alguns deslumbrados motoristas que, em suas desabaladas carreiras, infringiam as regras de trânsito, muitas vezes chegando ao abuso de alcançar mais de 20 quilômetros à hora, velocidade permitida somente nas estradas. fóra êsse detalhe, o do trânsito, a cidade crescia mansamente. Não havia surgido ainda a febre dos edifícios altos; reticências Não existia rádio, e televisão, nem em sonhos. Não se curtia som em aparelhos de alta-fidelidade. Ouvia-se música em gramofones de tromba e manivela. Havia tempo para tudo, ninguém se afobava, ninguém andava depressa. reticências

GATTAI, Zélia. Anarquistas, graças a Deus. Rio de Janeiro: Record, 2000. página 23.

Capa de livro. Ao centro, o título: Anarquistas, graças a Deus. Zélia Gattai. Ao fundo, ilustração de casas, um cachorro ao lado de uma bola, ambos em tons de vermelho e amarelo.
Capa do livro Anarquistas, graças a Deus.
Respostas e comentários
  • Nas páginas 213 a 215, são explorados os aspectos da habilidade  ê éfe zero seis gê ê zero seis, pois com base nos textos e imagens é possível entender como a expansão urbana associada ao processo de industrialização transforma as paisagens. No decorrer do estudo destas páginas, sempre que pertinente, comente com os alunos como as mudanças na sociedade brasileira refletiram nas transformações das paisagens de nosso país, resultando, muitas vezes, em sérios problemas ambientais.
  • Aproveite a oportunidade e realize uma leitura inferencial, levantando questões e reflexões de como seria a “vida tranquila” relatada, o que significa a ideia de que a “cidade crescia mansamente” e o que podemos entender por “ninguém se afobava”.
  • Utilize o texto proposto na página e oriente os alunos a realizar primeiro uma leitura silenciosa. Na sequência, peça-lhes que o leiam em grupo. Se julgar interessante, utilize outras dinâmicas de leitura.

São Paulo em 2021

Fotografia. Vista de cima. Cidade com muitos edifícios e casas, entre elas há algumas árvores.
Paisagem da cidade de São Paulo, ésse pê, em 2021.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 5.

O que podemos perceber sôbre o cotidiano e as paisagens da cidade de São Paulo ao ler o texto e observar a foto?

Por meio do exemplo da cidade de São Paulo, podemos perceber que a realidade da sociedade brasileira mudou muito com o passar do tempo.

Se analisarmos um período maior da história do Brasil, verificaremos outras mudanças importantes na sociedade nos últimos 150 anos e como essas mudanças influenciaram a configuração das paisagens.

Até o final do século dezenove, por exemplo, a agricultura configurava-se como a base da economia brasileira, que produzia, sobretudo, cana-de-açúcar e café, utilizando-se do trabalho de pessoas escravizadas.

Fotografia em preto e branco. Algumas pessoas em uma área plana, espalhando grãos pelo chão com rodos. Ao fundo há morros cobertos por vegetação.
Pessoas escravizadas trabalhando na secagem dos grãos de café em terreiro no Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, em 1882.
Respostas e comentários

Questão 5. Resposta pessoal. Verifique se os alunos reconhecem que o texto e a foto mostram que o cotidiano dessa cidade mudou muito ao longo do século vinte até o início do século vinte e um. De uma cidade pacata no início do século vinte, São Paulo, hoje em dia, é uma grande cidade com paisagens repletas de construções, movimento intenso de veículos, entre outras características.

Algo a mais

  • Exponha fotos que representem características do cotidiano dos moradores da cidade de São Paulo no início do século vinte. Você pode encontrá-las no acervo digital do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.
  • MUSEU da Imigração do Estado de São Paulo. Disponível em: https://oeds.link/EzmN8b. Acesso em: 12 maio 2022.
  • Oriente os alunos a comparar o cotidiano passado e o cotidiano atual dessa cidade.

Já no início do século vinte, a urbanização e a atividade industrial no país ganharam impulso e a principal mão de obra passou a ser de trabalhadores livres, que recebiam salário em troca de sua atividade. Desde então, a economia do país passou a contar não apenas com a agricultura, mas também com a indústria, o comércio e os serviços.

Podemos concluir que, com o passar dos anos, houve muitas mudanças nas atividades econômicas nas fórmas de trabalho, nas tecnologias disponíveis, nos costumes, ou seja, no modo de vida, na maneira como a sociedade se relaciona com a natureza. dêsse modo, podemos afirmar que as transformações promovidas nos lugares são reflexos das mudanças que acontecem na sociedade e, por isso, podem ser observadas nas paisagens.

Fotografia. Pessoas trabalhando em uma linha de produção. Eles estão em pé em frente a uma esteira com produtos. Ao fundo há mais pessoas manuseando caixas.
Linha de produção de alto-falantes automotivos, em Presidente Prudente, São Paulo, em 2019.

Vivendo em área impróprias

     Ao longo do século passado, o Brasil passou por transformações econômicas e sociais muito significativas, como a mecanização do campo e o crescimento industrial nas cidades. Esses e outros fatores desencadearam um processo de urbanização acelerado, no qual muitas pessoas passaram a viver nas cidades, ocupando novos espaços e transformando as paisagens.

Sem o devido planejamento público, parte dessa população instalou-se principalmente nas áreas urbanas mais precárias, até mesmo naquelas inadequadas para habitações, como fundos de vales e encostas de morros.

Fotografia. Casas amontoadas na encosta de um morro coberto por vegetação. Há algumas árvores entre as casas.
Na foto, moradias construídas em áreas impróprias no Espírito Santo, na cidade de Vila Velha, em 2019.
Respostas e comentários

Comente com os alunos que a imagem desta página mostra a ocupação de uma área de encosta. Explique que, geralmente, nesses locais, ao retirar a vegetação para a construção de moradias, por exemplo, o solo torna-se exposto à ação do escoamento das águas das chuvas, podendo causar deslizamentos, levando consigo as construções instaladas no local.

Um texto a mais

O texto a seguir traz mais informações técnicas a respeito de deslizamentos de terra.

Os escorregamentos, também conhecidos como deslizamentos, são processos de movimentos de massa envolvendo materiais que recobrem as superfícies das vertentes ou encostas, tais como solos, rochas e vegetação. Estes processos estão presentes nas regiões montanhosas e serranas em várias partes do mundo, principalmente naquelas onde predominam climas úmidos. No Brasil, são mais frequentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Os movimentos de massa consistem em um importante processo natural que atua na dinâmica das vertentes, fazendo parte da evolução geomorfológica em regiões serranas.

Entretanto, o crescimento da ocupação urbana indiscriminada em áreas desfavoráveis, sem o adequado planejamento do uso do solo e sem a adoção de técnicas adequadas de estabilização, está disseminando a ocorrência de acidentes associados a estes processos, que muitas vezes atingem dimensões de desastres. reticências

TOMINAGA, Lídia Keiko; SANTORO, Jair; AMARAL, Rosangela (organizador). Desastres naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009. página 27. Disponível em: https://oeds.link/Zopmrb. Acesso em: 12 maio 2022.

O tema é reticências

Educação ambiental

Ícone 'Ciências humanas em foco'

Ocupação urbana desordenada

De modo geral, as áreas mais carentes de infraestrutura não propiciam uma boa qualidade de vida à população. Grande parte de seus moradores não tem acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgôto, coleta de lixo, serviço de correio, transporte ou iluminação. Além disso, a ocupação de terrenos muito íngremes contribui para a ocorrência de deslizamentos de terra, colocando em risco a vida dos moradores que vivem nessas áreas.

Observe nas imagens algumas dificuldades e os riscos que os moradores de encostas de morros das áreas mais carentes geralmente vivenciam.

Ilustração. Uma cidade. Da esquerda para direita: letra A, um homem recolhendo água em um rio que passa por um campo aberto, letra B, na margem oposta há lixo amontoado, na sequência, letra C, há casas agrupadas entre antenas e postes com fios. Há uma via entre as casas e à direita, letra D, morro com mais casas e um deslizamento com destroços. Há chuva caindo sobre o morro.

A.

Devido à falta de água tratada e encanada, alguns moradores optam por usar água de nascentes de rios ou pequenos cursos de água próximo de onde vivem. Embora pareça limpa, geralmente essa água não é própria para o consumo, pois pode estar contaminada pêlo despejo de esgôto doméstico e resíduos industriais.

Ilustração A. Destaque para o homem recolhendo água no rio.

B.

Muitos moradores despejam lixo e esgôto doméstico em lugares impróprios, pois não contam com saneamento básico. Esses despejos causam mau cheiro, atraem animais transmissores de doenças, além, é claro, de contaminar a água.

Ilustração B. Destaque para os sacos de lixo amontoados.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer os problemas enfrentados pêlas pessoas que habitam encostas de morros em áreas carentes de infraestrutura.
  • Refletir sôbre a qualidade de vida dos cidadãos que vivem em áreas inadequadas.
  • Debater a questão da falta de moradia adequada para boa parte da população.

  • Nesta seção, o trabalho com o tema contemporâneo transversal Educação ambiental apresenta questões relacionadas à ocupação de áreas de encostas pêla população mais pobre.
  • Leia os textos e as suas respectivas ilustrações com os alunos. Em seguida, peça a eles que analisem os detalhes das imagens, as quais ajudam a compreender as explicações.
  • Incentive o debate entre os alunos em relação à falta de moradias construídas em áreas adequadas no Brasil e incentive-os a levantar hipóteses e fazer inferências sôbre como essa realidade poderia ser modificada em nosso país. Essa atividade contribui para o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 3 e Competência geral 2 da Bê êne cê cê.
  • O conteúdo proposto nas páginas 216 a 217 está relacionado aos componentes curriculares de Geografia e de História. Além disso, exploram-se os aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 6, pois permite refletir a intervenção do ser humano na natureza, propondo ideias e construindo argumentos com base em conhecimentos nos direitos humanos e na consciência socioambiental.

C.

A dificuldade de acesso, devido à inclinação do morro, à ocupação desordenada e à falta de ruas pavimentadas, dificulta a prestação de serviços de transporte e de correio, por exemplo.

Nessas áreas também há o perigo de moradores que arriscam a vida fazendo instalações irregulares para conseguir energia elétrica em suas casas.

Ilustração C. Casas agrupadas entre antenas e postes com fios. Há uma via entre as elas.

D.

Os terrenos mais íngremes e de onde a vegetação é retirada são mais suscetíveis a deslizamentos de terra.

Os deslizamentos acontecem principalmente por causa da retirada de vegetação para a construção de moradias, o que deixa o solo cada vez mais exposto à ação das águas das chuvas, que escoam rapidamente e carregam parte do solo instável. Grandes porções de solo encharcado deslizam encosta abaixo com grandes blocos de rocha, que acabam destruindo e soterrando casas.

Ilustração D. Morro com casas e um deslizamento com destroços. Há chuva caindo sobre o morro.
Ícone 'Atividade oral'.

1. Em sua opinião, as pessoas que vivem nessas áreas de risco têm qualidade de vida? Por quê?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Em sua opinião, o que leva as pessoas a morar em lugares como esses?

Ícone 'Atividade oral'.

3. Podemos afirmar que os deslizamentos de terra estão entre os mais graves problemas que afetam a vida dos moradores de encostas de morros? Justifique sua resposta.

Ícone 'Em grupo'

4. Converse com o professor e com os colegas sôbre os problemas tratados e, juntos, discutam sôbre medidas que o govêrno pode tomar para melhorar a qualidade de vida da população que vive nessas áreas tão carentes.

Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. Resposta pessoal. Possível resposta: Não. Os moradores de encostas de morros passam por uma série de dificuldades, como não ter acesso à água tratada e encanada, à captação de esgôto, à coleta de lixo, ao serviço de correio, ao transporte ou à iluminação.

2. Verifique se os alunos percebem que o principal motivo que leva muitas pessoas a viverem nesses lugares é a falta de recursos financeiros.

3. Sim. Os deslizamentos de terra causam riscos à população que reside em encostas de morros. Muitos moradores podem perder suas casas e até suas vidas, sendo vítimas de soterramento, por exemplo.

4. Resposta pessoal. Sinalizar áreas com risco de deslizamentos de terra e alertar seus moradores, promover financiamentos acessíveis para que pessoas possam construir moradias em outras áreas, desenvolver estratégias que possibilitem a pavimentação de ruas para o acesso a determinados serviços, como transporte, correio e o tratamento de água e esgôto etcétera Oriente os alunos a respeitar a opinião dos colegas da turma.


  • As questões auxiliam no desenvolvimento da prática argumentativa, por isso, durante as atividades, incentive os alunos a expor suas opiniões, incentivando a capacidade de argumentação deles. Os debates em sala de aula são saudáveis e, além de auxiliar na maior compreensão do conteúdo que está sendo ensinado, permite-lhes desenvolver habilidades de relacionamento.
  • Cuide para que os alunos desenvolvam o hábito de saber ouvir e respeitar os outros adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e combate ao bullying.

As paisagens são transformadas em ritmos diferentes

As transformações que a natureza produz nas paisagens terrestres acontecem em ritmos diferentes.

Algumas transformações podem ocorrer de maneira repentina, a exemplo daquelas decorrentes de ações naturais, como a erupção de um vulcão, um terremoto ou a passagem de uma tempestade. Outras transformações naturais podem ocorrer lentamente, em processos que se estendem por milhões de anos. É o caso, por exemplo, da formação e do crescimento de uma floresta ou do desgaste de uma montanha pêla ação das chuvas e dos ventos.

As transformações causadas pêla natureza estão ocorrendo constantemente na superfície do nosso planeta, criando novas fórmas e deixando marcas nas paisagens.

Fotografia. Floresta na encosta de um morro. Há um caminho de terra no primeiro plano.
As florestas levam muitos anos para se formar, como a floresta de pinheiros, conhecidos como coníferas, em Aspen, nos Estados Unidos, em 2019.

O mesmo ocorre com as transformações promovidas pêla ação humana. Nossa sociedade, ao longo de sua história, tem promovido algumas transformações lentas e outras muito rápidas nas paisagens terrestres. Veja os exemplos a seguir.

Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma plantação e despejando a colheita na caçamba de um caminhão que está ao lado.
A colheita de uma lavoura é um exemplo de alteração da paisagem em ritmo rápido, como vemos na foto do município de Pederneiras, São Paulo, em 2020.
Fotografia. Vista de cima. Vias entre vegetação e rios que passam por uma cidade com muitos edifícios.
Muitos anos se passaram para que pudéssemos observar uma paisagem de uma grande cidade, como na cidade de Recife, Pernambuco, em 2020.
Respostas e comentários

Sugestão de avaliação

Antes de iniciar o estudo do tema abordado nesta página, investigue o conhecimento prévio dos alunos a respeito das transformações das paisagens em ritmos diferentes. Para isso, selecione previamente duas reportagens que descrevam transformações de paisagens em ritmos diversos, ou seja, uma de fórma rápida, como por meio de um terremoto, e outra em ritmo lento, como pêla formação de um cânion por um rio em uma região do mundo.

Leia as duas reportagens para os alunos e questione-os a respeito da diferença entre os ritmos de transformação das paisagens.

Resposta

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos diferenciem os ritmos de transformações nas paisagens, ou seja, a reportagem que apresenta transformação em ritmo rápido (terremoto), da reportagem que aborda modificações em ritmo lento (formação do cânion).

Geografia e História

As paisagens nos documentos históricos

Fotos antigas podem ser utilizadas como documentos históricos para reconstituir a história dos lugares e das pessoas. As fotos permitem verificar como eram os elementos de uma paisagem no passado e, se forem comparadas com uma paisagem atual, também possibilitam identificar os elementos remanescentes, isto é, aqueles que restaram. dêsse modo, é possível perceber o que mudou no lugar e o que permaneceu sem transformações. Observe o exemplo a seguir.

Fotografia em preto e branco. Viaduto com um bondinho e algumas pessoas. Abaixo dele há árvores e casas.
A foto foi tirada em 1892 e mostra a paisagem dos arredores do Viaduto do Chá, no centro da cidade de São Paulo, capital do estado.
Fotografia. Viaduto com palmeiras e outras árvores, há pessoas caminhando e ao fundo uma construção ampla com muitas janelas. Ao redor há edifícios. Abaixo, um pátio com uma viatura e árvores.
Nesta foto, de 2019, avistamos os grandes edifícios que compõem a paisagem atual dos arredores do Viaduto do Chá, na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, assim como um maior movimento de pedestres e automóveis.
Respostas e comentários

Um texto a mais

O texto a seguir traz informações interessantes a respeito do trabalho com documentos históricos.

reticências Existem inúmeros livros, cartas, diários, códigos, monumentos e fotografias que ajudam a desvendar os enigmas da humanidade. “Esses vestígios trazem uma riqueza enorme de informações”, diz Jaime Pinsky, que há trinta anos publicou no Brasil uma das primeiras coletâneas de documentos voltadas ao público escolar. “Na maioria dos casos, porém, eles são usados apenas para ilustrar a aula”.

Pinsky acredita que a principal vantagem de ir direto às fontes primárias é que elas estimulam os próprios estudantes a criar um olhar sôbre os fatos livre de qualquer filtragem.

reticências

DIRETO da fonte. Nova Escola, São Paulo, Abril, ano 17, número 150, março 2002. página 38-39.

Algo a mais

  • No site da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, você pode acessar o link Rio: 450 Anos de História e obter diversas informações a respeito das transformações ocorridas nas paisagens do município do Rio de Janeiro.
  • PREFEITURA da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em: https://oeds.link/A6rQNH. Acesso em: 12 maio 2022.

1. Compare as fotos anteriores e descreva, no caderno, as principais transformações que ocorreram nessa paisagem de uma época para a outra.

As fotos antigas não são o único recurso disponível para resgatarmos historicamente as transformações ocorridas na paisagem de um lugar. Podemos recorrer a outros documentos históricos, como pinturas em telas, textos de jornais e de revistas de épocas passadas, filmes e documentários antigos.

O texto a seguir, publicado em um jornal de 21 de novembro de 1888, traz informações sôbre a construção do Viaduto do Chá, em São Paulo.

     Há poucos dias foi iniciado o processo de desapropriação dos edifícios particulares, cujos terrenos são necessários ao viaducto que se trata de construir para ligar a rua Direita à rua do Barão de Itapetininga.

     [...]

     Se o seu immediato effeito hade ser o do facilitar as communicações entre o centro da cidade e os importantes bairros do Chá, Consolação, Santa Cecília e parte de Santa Ephigenia, a principal de suas vantagens, parece-nos, será a de augmentar consideravelmente a área própria para a edificação predial a pequena distância da cidade, pois é sabido quão grande é a falta de casás em suas sercanias e quão elevados são hoje os alugueis.

     [...]

VIADUCTO do Chá. O Estado de sem Paulo, São Paulo, página 2, 21 novembro 1888. Disponível em: https://oeds.link/ixG6dR. Acesso em: 17 março 2022.

  1. Realize a atividade a seguir.
    1. Leve para a sala de aula uma ou mais fotos antigas que retratem a paisagem do lugar onde você vive.
    2. Depois, identifique os lugares mostrados em cada uma das imagens. Com a ajuda do professor, verifique as mudanças ocorridas nos lugares mostrados nas fotos.
    3. Em seguida, elabore no caderno um texto relacionando às mudanças identificadas. Mostre as fotos e leia seu texto para a turma. Depois, com os colegas e o professor, monte um mural com essas informações.
Versão adaptada acessível
  1. Leve para a sala de aula uma ou mais fotos antigas que retratem a paisagem do lugar onde você vive.
  2. Depois, junte-se a um colega e identifiquem os lugares mostrados em cada uma das imagens. Com a ajuda do professor, verifiquem as mudanças ocorridas nos lugares mostrados nas fotos.
  3. Em seguida, elabore um texto relacionando as mudanças identificadas. Mostre as fotos e apresente seu texto para a turma. Depois, com os colegas e o professor, montem um mural com essas informações.
Orientação para acessibilidade

2. a) Professor, professora: Peça aos alunos que solicitem ajuda de seus familiares para obter fotos antigas do lugar onde vivem.

2. b) Professor, professora: Caso julgue necessário, oriente os alunos a descrever os lugares mostrados nas fotos, além de verificar mudanças que ocorreram ao longo do tempo.

2. c) Professor, professora: Proponha uma rodada de apresentações dos textos produzidos e atente para que os alunos sejam respeitosos com todos os colegas durante a dinâmica.

Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. a), 2. b), 2. c). Respostas nas orientações ao professor.

Um texto a mais

Sugerimos a leitura do texto a seguir, que aborda o uso de documentos históricos em sala de aula.

reticências

Os documentos em estado de arquivo familiar não fazem parte da vida de personagens do cenário político ou midiático. Estes documentos podem ser encontrados no interior das mais diversas residências, arquivados em gavetas, em caixas de papelão, esquecidas temporariamente em cima de armários. Encontram-se aí, velhas fotografias amareladas, certidões de nascimento, escrituras de terreno, agendas, cartas, bilhetes confidenciais, carteiras de trabalho. “reticências arquivar a própria vida não é privilégio de homens ilustres (de escritores ou de governantes). Todo indivíduo, em algum momento da sua existência, por uma razão qualquer, se entrega a êsse exercício”.

reticências A pesquisa em ensino de História vem destacando a importância de trabalhar os conteúdos a partir da realidade próxima dos alunos para, posteriormente, buscar conexões com realidade mais ampla.

[...]

GERMINARI, Geyso Dongley. Arquivar a vida: uma possibilidade para o ensino de história. Roteiro, Joaçaba, volume 37, número 1, janeiro/junho 2012. p. 53-54, 62-63. Disponível em: https://oeds.link/XcnNBn. Acesso em: 12 maio 2022.

A atividade 2 proposta nesta página possibilita desenvolver noções introdutórias de prática de pesquisa em análise documental. dêsse modo, quando os alunos levarem para a sala de aula imagens históricas, oriente-os a analisar alguns aspectos. Para norteá-los, faça as seguintes perguntas: “Quais construções estão evidentes nas fotos?”; “Que materiais são usados nas construções?”; “Quais são as funções dos lugares retratados?”; “Atualmente estes lugares existem e apresentam as mesmas funções?”; “Como estão vestidas as pessoas que aparecem nas fotos?”; “Quanto tempo se passou da imagem histórica para a atual?”; “Que mudanças aconteceram no lugar retratado?”.

Respostas

1. É possível analisar a construção de muitos edifícios e uma praça. O trânsito também se modificou devido à quantidade de pessoas e tipo de veículos nas ruas.

2. a ); b ); c ) Proponha uma rodada de apresentações dos textos produzidos e atente para que os alunos sejam respeitosos com todos os colegas durante a dinâmica.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Ao identificarmos as transformações realizadas pêlas pessoas nas paisagens, o que conseguimos desvendar sôbre a sociedade e o espaço onde elas vivem?
  2. Escreva alguns exemplos de como a sociedade modifica as paisagens.
  3. Cite um exemplo de transformação da paisagem do lugar onde você mora. Essa transformação foi causada por elementos da natureza ou pêla ação humana? Explique.

Aprofundando os conhecimentos

4. Os cartuns são desenhos que retratam aspectos do cotidiano das pessoas e comumente transmitem uma mensagem de humor. Observe o cartum desta página.

Cartum em preto e branco. Cidade com edifícios e duas vias em sentidos diferentes repletas de carros parados. Ao lado delas há uma árvore com balão de pensamento, imaginando ela mesma ao lado de gado pastando com casas ao fundo, junto ao céu com nuvens e o sol.

SANTIAGO. Ninguém é de ferro. Pôrto Alegre: L&PM, 1993. página 11.

Agora, responda às questões a seguir.

  1. O que mudou na paisagem do lugar, de acôrdo com as recordações da árvore?
  2. A árvore do cartum é uma marca, ou seja, um vestígio de como era a paisagem do lugar no passado? Explique.
Respostas e comentários

1. Resposta: Conseguimos desvendar que, ao longo do tempo, a sociedade organiza o espaço onde vive para atender às suas necessidades e que tais mudanças são ligadas ao crescimento das áreas urbanas, às atividades econômicas, ao desenvolvimento da tecnologia, aos diferentes modos de vida, entre outros motivos.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem a construção de ruas, moradias, indústrias; reformas de edifícios para serem utilizados em novas funções; desmatamento de áreas com vegetação nativa para dar lugar a áreas agrícolas ou de pastagens, entre outros.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. a) Resposta: As montanhas, os animais, a casa e o descampado foram substituídos por prédios, viadutos e pêlo grande fluxo de veículos.

4. b) Resposta: A árvore mostra-se como um vestígio da paisagem do lugar no passado, porque é o único elemento antigo que permaneceu entre os elementos da paisagem atual.

  • As atividades 1, 2 e 3 contemplam partes das Competências específicas de Geografia 1 e 3, pois permitem aos alunos utilizar conhecimentos do componente curricular de Geografia para entender a interação da sociedade e natureza, fazendo uso de princípios como analogia, diferenciação, distribuição, extensão e localização.
  • A atividade 4 explora aspectos da Competência específica de Geografia 4 e da Competência geral 2 ao explorar o pensamento espacial do aluno, por meio da linguagem iconográfica, e ao recorrer à reflexão e à criatividade para formular ideias sôbre o tema abordado.

Resposta

3. Resposta pessoal. Caso os alunos não encontrem transformações próximas ao lugar onde moram, solicite a eles que pesquisem notícias recentes sôbre modificações da paisagem, como tornados, erupções vulcânicas, construções feitas pêla ação humana etcétera

5. As imagens a seguir retratam a paisagem de um mesmo lugar em épocas diferentes. Observe-as com atenção.

A.

Pintura. Um terreno ao centro, onde há pessoas, carroças e casas, cercado por morros com árvores. Atrás, há dutos em duas colunas de arcos sobrepostas. Ao fundo há morros.
Arcos da Carioca ou Grande aqueduto no Rio de Janeiro, desenhada por William Alexander, em 1792, e gravada por Thomas Medland, em 1806. A obra representa uma vista do aqueduto, também conhecido como Arcos da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, érre jóta, no final do século dezoito e início do século dezenove.

B.

Fotografia em preto e branco. Vista de cima. Muitas casas amontoadas. Entre elas há dutos em duas colunas de arcos sobrepostas. Ao fundo, morro com mais casas.
O Aqueduto da Carioca e o Morro de Santa Teresa, de Vítor Frond, 1858. O artista francês fotografou, em preto e branco, uma vista do aqueduto da Lapa em meados do século dezenove.

C.

Fotografia. Vista de cima. Praça com um jardim com diversas árvores. Ao lado há dutos em duas colunas de arcos sobrepostas. E ao fundo, edifícios.
Vista da região dos Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, érre jóta, em 2019.

Agora, comparando as imagens apresentadas, escreva um texto em seu caderno explicando quais foram as principais transformações ocorridas na paisagem carioca dos Arcos da Lapa, desde o final do século dezoito até o início do século vinte e um.

Respostas e comentários

5. Resposta pessoal. Verifique se os alunos percebem que, no final do século dezoito e início do século dezenove, a paisagem dos arredores dos Arcos da Lapa (imagem a) era basicamente rural, apresentando uma área pouco povoada. Por volta da metade do século dezenove (imagem B), essa paisagem já apresentava muitas construções, com predomínio de casarios e sobrados. Com o passar do tempo, essas construções foram cedendo lugar aos prédios mais altos, que em 2016 (imagem C) caracterizam a paisagem da cidade do Rio de Janeiro, na região dos Arcos da Lapa. Verifique se eles identificam os Arcos da Lapa como elemento remanescente do passado nas paisagens mais recentes.

A questão 5 permite estabelecer a relação espaço-temporal por meio do estudo da Geografia em documentos históricos, lançando mão de conhecimentos oriundos do componente curricular de História.

Atividade a mais

  • Para concluir êsse estudo, sugerimos a realização de um trabalho de campo em que os alunos possam investigar as transformações da paisagem do lugar onde vivem. Convide o professor de História para participar dessa atividade.
  • O trabalho pode ser realizado no entôrno da escola ou no lugar onde os alunos vivem, com o acompanhamento dos pais ou responsáveis.
  • Durante o trabalho de campo, oriente os alunos a observar as transformações que estão acontecendo atualmente nas paisagens do lugar onde vivem, como construção de casas, reforma de edifícios comerciais e modificações na arborização das ruas.
  • Os alunos podem desenhar as transformações que acharem mais interessantes. Para enriquecer êsse trabalho, providencie ou, se possível, peça aos alunos que levem de casa uma câmera fotográfica para retratar alguns dos lugares observados.
  • Na sala de aula, oriente-os a comparar as novas fotos tiradas do lugar onde vivem com as antigas, solicitadas na atividade da página 220. Em seguida, peça-lhes que confeccionem um painel com o tema Os lugares no passado e no presente.