CAPÍTULO 19 As paisagens, a sociedade e o tempo

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

No decorrer da história da humanidade, diferentes povos foram ocupando os continentes e se espalhando pêla superfície terrestre. À medida que novas áreas do planeta foram habitadas, o ser humano foi modificando os elementos naturais das paisagens para construir suas moradias e desenvolver suas atividades. Com isso, os lugares foram perdendo as características originais e muitas paisagens passaram a apresentar uma predominância cada vez maior de elementos culturais.

Paisagens intensamente alteradas

Os lugares que receberam a interferência mais direta da ação humana, onde predominam os elementos culturais, apresentam paisagens intensamente humanizadas, que mostram como a sociedade ocupa e modifica o espaço em que vive.

Todas essas transformações provocadas nas paisagens foram possíveis somente por meio da utilização de técnicas e instrumentos de trabalho, criados e aperfeiçoados pêlo ser humano no decorrer do tempo.

A foto desta página mostra uma paisagem humanizada.

Fotografia. Vista de cima. À esquerda, floresta densa. À direita e ao fundo, cidade com muitas construções.
As paisagens podem ser transformadas para a construção de grandes cidades. É o caso do que ocorreu com a criação e o crescimento de Manaus, Amazonas, vista nesta foto registrada em 2020.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Refletir sôbre a existência de paisagens muito transformadas e outras pouco alteradas.
  • Refletir sôbre a preservação de poucas paisagens ainda não transformadas diretamente pêla ação humana.
  • Exercitar a leitura da linha do tempo.
  • Compreender a diferença entre tempo geológico e tempo histórico.

Justificativas

Neste capítulo, os alunos entenderão que em nosso planeta há paisagens muito transformadas pêla ação do ser humano e outras pouco modificadas diretamente por êle. Este trabalho favorece que a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero cinco seja parcialmente desenvolvida.

Durante os estudos, os alunos poderão perceber que as transformações nas paisagens acontecem tanto no tempo geológico como no histórico, e a linha do tempo é um interessante recurso para melhor entender a passagem deles.

  • Converse com os alunos a fim de investigar seu conhecimento prévio das paisagens pouco e intensamente alteradas existentes na superfície terrestre. Peça-lhes que citem alguns exemplos de paisagens que conhecem, seja pessoalmente, seja pelos meios de comunicação, como , televisão etcétera
  • O conteúdo proposto nas páginas 223 a 228 envolve os componentes curriculares de Geografia e de História. Além disso, explora os aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 3, 5 e 7, pois possibilita identificar e refletir, por meio de imagens gráficas e iconográficas, a intervenção do ser humano na natureza, além de comparar eventos ocorridos em tempos diferentes, mas no mesmo espaço.

Paisagens pouco alteradas pêla sociedade

Apesar de o ser humano ter se apropriado de vastas extensões do planeta, atualmente, ainda restam algumas áreas que não foram modificadas diretamente pêla ação humana.

Em geral, lugares são áreas da superfície terrestre que, devido às suas características naturais, dificultam a ocupação e a fixação humana.

No entanto, muitas dessas áreas acabam recebendo algum tipo de influência humana, mesmo que de fórma indireta, como a poluição gerada nos grandes centros urbanos e que é transportada pêlo vento a grandes distâncias. Veja, a seguir, algumas paisagens do planeta ainda pouco transformadas pêla ação da sociedade.

Fotografia. Vista de cima. Floresta com o curso de um rio sinuoso.
Paisagem da floresta Amazônica no município de Carauari, Amazonas, em 2021.
Fotografia. No primeiro plano, o mar. Ao fundo, formações rochosas cobertas por neve.
Paisagem do arquipélago isvalabard, na Noruega, em 2021.
Fotografia. Deserto com dunas de areia e rastro de um rio raso.
Paisagem de deserto na Namíbia, em 2021.
Respostas e comentários

O estudo das páginas 223 e 224 possibilita abordar aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê um um, pois permite ao aluno perceber, pêla observação de elementos físicos-naturais e culturais das imagens apresentadas, a existência de distintas interações da sociedade com a natureza e o reflexo disso no arranjo espacial das paisagens.

Algo a mais

  • O livro de Milton Santos, Metamorfoses do espaço habitado, apresenta diversas informações a respeito das transformações das paisagens e da construção do espaço geográfico. Entre essas informações está a questão das paisagens pouco alteradas pêla ação humana e das paisagens intensamente modificadas pêla ação das pessoas.
  • SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 2008.
  • Na obra de Lana de Souza Cavalcanti, Geografia, escola e construção de conhecimentos, você terá a oportunidade de conhecer possibilidades de trabalhar conceitos fundamentais da ciência geográfica, entre eles a paisagem.
  • CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

Comparando o tempo geológico e o tempo histórico

Muitas transformações ocorridas na superfície terrestre aconteceram tanto em épocas recentes ou há alguns anos, décadas, séculos e até em épocas remotas, como há centenas de milhões de anos.

Várias delas ocorreram no início da história do nosso planeta, muito antes da existência do ser humano. Desde que se formou, há cêrca de 4,5 bilhões de anos, a Terra passou por várias transformações, resultantes de processos e fenômenos naturais que ocorreram em sua superfície, entre elas o aparecimento e a extinção de espécies vegetais e animais, o surgimento de cadeias montanhosas etcétera

Toda essa história do nosso planeta transcorreu durante um longo período de tempo, chamado tempo geológico.

A história humana teria começado há aproximadamente 2 milhões de anos, quando surgiram os primeiros ancestraisglossário do ser humano, um tempo bastante recente, se comparado ao tempo geológico. Todo êsse período iniciado com o surgimento dos primeiros ancestrais humanos até os dias de hoje é chamado de tempo histórico.

Ilustração. Um dinossauro de corpo alaranjado com uma espécie de chifres ao longo de suas costas.
O surgimento dos dinossauros é um acontecimento relacionado ao tempo geológico. A imagem retrata o kentrossauro, espécie de dinossauro que viveu no planeta entre 160 e 140 milhões de anos atrás.
Pintura. Embarcação a velas, onde há cruzes vermelhas. Há muitas pessoas em seu interior. Ao fundo há outra embarcação.
As explorações marítimas europeias são acontecimentos relacionados ao tempo histórico. A imagem retrata as caravelas portuguesas no período das grandes navegações, entre os séculos quinze e dezesseis.
Respostas e comentários
  • Retome com os alunos o assunto estudado na unidade 2, nas páginas 85 a 88, sôbre a história geológica da Terra. Relembre-os da tabela do tempo geológico, mostrando as eras, os períodos, o tempo transcorrido e os principais eventos geológicos e biológicos ocorridos nesse tempo.
  • Antes de iniciar o estudo com o tema abordado na página 225, pergunte aos alunos o que eles sabem sôbre tempo geológico e histórico.
  • Deixe que apresentem suas ideias livremente para que você investigue o conhecimento prévio deles sôbre o assunto.
  • Na sequência, faça um quadro na lousa com alguns eventos pertencentes ao tempo geológico e outros que se referem ao tempo histó­rico. Depois, peça aos alunos que identifiquem de qual deles cada um faz parte.

Geografia em representações

O tempo geológico e o tempo histórico na linha do tempo

Os principais eventos ocorridos ao longo do tempo geológico e do tempo histórico podem ser representados em uma linha do tempo.

A linha do tempo é uma representação gráfica que apresenta diversos eventos organizados cronologicamente, de acôrdo com o momento em que aconteceram ao longo do tempo. Geralmente, ela é construída na fórma de uma reta com segmentos que indicam a data em que o evento aconteceu.

Cada representação desta página apresenta elementos não proporcionais entre si. côres fantasia.

Linha do tempo, Tempo Geológico. Indicações com letras. Início do período Pré-Cambriano indicado com as letras A, B e C. Período Paleozoico, iniciado há 545 milhões de anos, indicados com as letras D e E. Período Mesozoico, iniciado há 245 milhões de anos, indicado com a letra F.

A.

Quando se formou, há 4,5 bilhões de anos, a Terra era muito quente, semelhante a uma bola de fogo. À medida que o planeta foi esfriando, uma fina camada rochosa foi se formando em sua superfície. Com o esfriamento, grande quantidade de gases e vapores foi liberada do interior da Terra, formando chuvas que deram origem aos primeiros oceanos.

B.

Foi nos oceanos, há cêrca de 3,5 bilhões de anos, que surgiram as primeiras fórmasde vida (bactérias e algas).
Fotografia. Trilobita, de corpo arredondado com antenas em frente e filamentos na parte inferior.
Trilobita.

C.

Os primeiros animais marinhos, como trilobitas e -do-mar, apareceram há aproximadamente 545 milhões de anos.

D.

As primeiras plantas terrestres surgiram há cêrca de 400 milhões de anos.

E.

cêrca de 350 milhões de anos tiveram origem os primeiros anfíbios.
Ilustração. Um anfíbio de quatro patas e corpo achatado e acinzentado, ele está caminhando.
Primeiros anfíbios.

F.

As grandes florestas e os répteis gigantes, como os dinossauros, povoaram a Terra há cêrca de 200 milhões de anos.
Respostas e comentários

Professor, professora: Comente com os alunos que os segmentos da linha do tempo devem ter medidas proporcionais aos períodos de tempo representados. Por exemplo, se o período de 50 anos é representado por um segmento de 1 centímetro, o período de 100 anos deve ser representado por um segmento de 2 centímetros.

Objetivos

  • Representar graficamente o tempo geológico e o histórico da Terra.
  • Diferenciar tempo histórico e tempo geológico.
  • Identificar as principais características do tempo geológico e do tempo histórico.
  • Para trabalhar a seção Geografia em representações, convide os professores dos componentes curriculares de História e Ciências. Se necessário, retomem a linha do tempo geológico apresentada nas páginas 226 e 227, esclarecendo as diferenças entre éons, eras, períodos e épocas.
  • Comente com os alunos que o córte apresentado na linha do tempo na página 226 corresponde a um intervalo maior de tempo que não seria possível representar graficamente.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir, que aborda a diferença entre éons, eras, período e épocas.

Nosso planeta tem 4,54 bilhões de anos. êsse longo intervalo de tempo, chamado de tempo geológico, foi dividido pelos cientistas, para fins de estudo e de entendimento da evolução da Terra, em intervalos menores, chamados unidades cronoestratigráficas: éons, eras, períodos, épocas e idades.

A palavra éon significa um intervalo de tempo muito grande, indeterminado. A história da terra está dividida em quatro éons: Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico.

Com exceção do Hadeano, todos os éons são divididos em eras. Uma era geológica é caracterizada pêlo modo como os continentes e os oceanos se distribuíam e como os seres vivos nela se encontravam.

O período, uma divisão da era, é a unidade fundamental na escala do tempo geológico. Somente as eras do éon Arqueano não são divididas em períodos.

A época é um intervalo menor dentro de um período. Somente os períodos das eras do éon Proterozoico não são divididos em épocas. reticências

BRANCO, Pércio de Moraes. Breve história da Terra. Serviço Geológico do Brasil (cê pê érre ême), 3 dezembro 2016. Disponível em: https://oeds.link/z53iI6. Acesso em: 5 maio 2022.

Cada representação desta página apresenta elementos não proporcionais entre si. côres fantasia.

Linha do tempo, Tempo Geológico. Indicações com letras. Período Mesozoico, indicado com a letra G. Período Cenozoico, iniciado há 66 milhões de anos, assinalado com o início do Tempo histórico, letra H, 2 milhões de anos atrás, letras indicadas l, J e K. Período finalizado no tempo presente.

G.

Os dinossauros desapareceram há cêrca de 70 milhões de anos, mesma época em que surgiram os mamíferos. Algumas grandes cadeias montanhosas começaram a se formar também há cêrca de 70 milhões de anos. Os mamíferos se espalharam pêla superfície terrestre entre 60 e 40 milhões de anos atrás.

Ilustração. Um dinossauro apoiados nas patas traseiras e com as dianteiras curtas. Ele está inclinado com a boca aberta, mostrando as presas.
Dinossauro.

H.

Os primeiros ancestrais do ser humano surgiram há aproximadamente 2 milhões de anos.

Ilustração. Uma figura humana com corpo peludo e braços compridos. Ele está caminhando de perfil.
Ancestral humano.

I.

O ser humano dominou o fogo há cêrca de 200 mil anos.

J.

cêrca de 5 mil anos, o ser humano começou a dominar a escrita.

K.

Nos últimos três mil anos, o ser humano desenvolveu métodos mais avançados de cultivo, como o uso de arado de tração animal. O período em que vivemos atualmente é marcado pelos avanços tecnológicos, pêla existência de grandes cidades e indústrias e pêlo desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte.

Fonte de pesquisa: TEIXEIRA, Wilson êti áli. (organizador). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. página 558559.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Nessa linha do tempo, identifique um evento antigo e outro recente no tempo da natureza e no tempo da sociedade.

Ícone 'Atividade oral'.

2. Observe a linha do tempo e estabeleça outras comparações entre ocorrências nos tempos geológico e histórico.

Respostas e comentários

1 e 2. Respostas nas orientações ao professor

  • As questões propostas nesta página contemplam aspectos das Competências Específicas de Ciências Humanas 5 e 7, pois, ao fazer uso da linha do tempo, o aluno desenvolve o raciocínio espaço-temporal relacionado à duração e sucessão de eventos, assim como possibilita a êle comparar eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados, já que estão trabalhando com o tempo geológico e com o histórico.
  • Aproveite a oportunidade para explicar o tempo geológico, que se refere ao período transcorrido desde a formação do planeta Terra, que é marcado pelos eventos de transformação pelos quais o planeta vem passando.
  • Explique aos alunos que o tempo geológico engloba o tempo histórico e que tanto um quanto o outro continuam transcorrendo até hoje.
  • Certifique-se de que os alunos compreendem que os eventos naturais marcam o tempo geológico e que os promovidos pêlo ser humano são as principais indicações do tempo histórico.

Respostas

1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifiquem a origem dos oceanos como evento antigo e a gênese das grandes cadeias de montanhas como recente em relação ao tempo geológico. Já com relação ao tempo histórico, os alunos podem identificar o surgimento dos primeiros ancestrais humanos como evento antigo e o período marcado pêlo invento do arado como mais recente.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos estabelecem comparações pertinentes. Eles devem comparar eventos do tempo geológico e do histórico, verificando o lapso de tempo que os separa. Oriente-os a estabelecer relações como o surgimento dos primeiros ancestrais humanos e o domínio do fogo (tempo histórico); a formação dos oceanos e o povoamento da Terra pelos répteis gigantes (tempo geológico).

A seguir, veja outro modo de representar a relação entre o tempo geológico e o tempo histórico. Alguns eventos da história geológica da Terra foram registrados comparativamente nos 365 dias do nosso calendário. Observe.

Ilustração. Página de um calendário com os meses dispostos em três colunas e quatro linhas. Há algumas datas destacadas.

Fonte de pesquisa das informações geológicas: TEIXEIRA, Wilson êti áli. (organizador). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. página 558559.

Destaques do calendário. Há 11 datas e uma descrição para cada uma. São elas: 02/01: Formação da Terra. 13/02: Formação das rochas mais antigas da Terra. 03/03: Surgimento das mais antigas formas de vida. 15/11: Aparecimento dos primeiros animais marinhos. 29/11: Expansão das plantas terrestres. 02/12: Início da formação das grandes montanhas. 03/12: Surgimento dos anfíbios. 04/12: Surgimento das grandes florestas. 14/12: Aparecimento dos dinossauros. 26/12: Extinção dos dinossauros. 31/12 : Surgimento dos primeiros humanos.

Anfíbioglossário

Respostas e comentários

Algo a mais

  • Para reforçar o estudo dos temas trabalhados nas páginas 226, 227 e 228, sugerimos que o professor reserve a sala de informática para a exibição da animação Linha do Tempo, disponível para dãunlôud no seguinte enderêço eletrônico:
  • BRASIL. Portal do professor. Linha do tempo. Disponível em: https://oeds.link/YMfGz3. Acesso em: 12 maio 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Explique o que são paisagens humanizadas.
  2. Reescreva, no caderno, os elementos naturais citados a seguir que, no conjunto da paisagem, são considerados elementos culturais.

Área de reflorestamento

Oceano

Cordilheira

Criação de bois em área de pastagem

Lavoura de milho

Flores nativas

  1. Conforme você estudou, ainda restam algumas áreas no planeta que não foram modificadas diretamente pêlo ser humano.
    1. O que tem dificultado a ocupação dessas áreas?
      1. Cite um exemplo de como algumas paisagens do planeta, ainda poucotransformadas pêla ação do ser humano, recebem interferência de miliampér indireta.
  2. Qual é a diferença entre tempo geológico e tempo histórico?

Aprofundando os conhecimentos

  1. Observe a paisagem e depois responda às questões.
    1. Identifique os elementos que compõem a paisagem mostrada na foto.
      1. Essa lavoura, vista como conjunto de pés de milho, pode ser considerada um elemento cultural? Justifique sua resposta.
Fotografia. Uma plantação de milho. Ao fundo, árvores e morros cobertos por vegetação rasteira.
Lavoura de milho no estado de Minas Gerais, em 2020.
Respostas e comentários

1. Resposta: São lugares que passaram pêla interferência direta do ser humano, onde há predominância de elementos culturais.

2. Resposta: Área de reflorestamento, lavoura de milho e criação de bois em área de pastagem.

3. a) Resposta. Suas características naturais dificultam a ocupação e a fixação humana, como elevada altitude, climas severos etcétera

3. b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que por meio da poluição que é gerada nos grandes centros urbanos e transportada pêlo vento a grandes distâncias.

4. Resposta: O período de tempo geológico refere-se a acontecimentos que transcorreram desde a formação da Terra, há cêrca de 4,5 bilhões de anos. Já o tempo histórico se refere aos acontecimentos a partir da existência humana, há aproximadamente 2 milhões de anos.

5. a) Resposta: Uma lavoura formada por muitos pés de milho, vegetação, diferentes fórmas de relêvo e nuvens.

5. b) Resposta: Sim. Porque mesmo sendo composta de muitas plantas, que são elementos criados pêla natureza, no conjunto, ela é o resultado do trabalho do ser humano.

As atividades 1, 2, 3 e 5 contemplam aspectos da Competência específica de Geografia 1 e 2, pois, com base nos conhecimentos geográficos sôbre as paisagens, os alunos refletirão acêrca da interação sociedade e natureza com o propósito de explicar os questionamentos realizados. Além disso, poderão refletir sôbre a importância dos objetos técnicos para a compreensão das fórmas como o ser humano faz uso dos recursos da natureza e altera as paisagens.

Atividade a mais

As atividades sugeridas a seguir podem ser apresentadas aos alunos a fim de complementar seu estudo.

1. A paisagem de uma área de reflorestamento, embora seja repleta de elementos naturais (árvores), pode ser considerada uma paisagem cultural? Justifique a sua resposta.

2. Identifique, nas alternativas a seguir, outros exemplos de paisagens que são compostas de elementos naturais, embora, no conjunto, possam ser consideradas paisagens culturais.

a ) Paisagem de um lago de uma usina hidrelétrica.

b ) Paisagem de uma floresta nativa.

c ) Paisagem de uma lavoura de soja.

d ) Paisagem de um conjunto habitacional.

Respostas

1. Sim, embora seja composta de vários tipos de árvores e outras plantas, que são elementos naturais, uma área de reflorestamento foi produzida pêlo ser humano e, por isso, é considerada paisagem cultural. Nesse caso, as árvores não nasceram naturalmente, foram plantadas.

2. a; c.

Glossário

Ancestral
: indivíduo do qual descendem outros indivíduos, grupos biológicos ou sociais. O mesmo que antecessor ou antepassado.
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Anfíbio
: animal que tem dois períodos de vida: quando nasce, é um animal exclusivamente aquático e, ao se tornar adulto, pode viver na terra, respirando ar atmosférico.
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