O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Faça um desenho que represente cada tipo de intemperismo, conforme listado a seguir.

                                           intemperismo físico intemperismo químico

2. Observe as fotos a seguir, que retratam a praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará, em diferentes épocas.

Fotografia em preto e branco. Praia com a orla repleta de rochas. Acima delas há uma via, casas e palmeiras.
Praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará, em 1952.
Fotografia. Praia com a margem repleta de rochas. Ao fundo há muitos edifícios.
Praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará, em 2020.
  1. Quantos anos se passaram entre os registros das duas imagens e qual foi a principal mudança que ocorreu na paisagem?
  2. Assim como as transformações observadas nas paisagens das fotos, outras paisagens são constantemente modificadas pêlo trabalho das pessoas. Escreva no caderno por que as pessoas provocam essas transformações.
  3. Sabemos que existem dois tempos: o tempo geológico e o tempo histórico. Ao observar as imagens, qual deles se destaca? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Professor, professora: Se necessário, auxilie os alunos na identificação de cada tipo de intemperismo para a produção dos desenhos.

2. a) Resposta pessoal. Passaram-se 68 anos entre as duas fotos registradas. Percebe-se que a principal mudança foi a construção de grandes edifícios que substituíram pequenas casas.

2. b) Resposta pessoal. Espera-se que alunos percebam que as pessoas transformam as paisagens de acôrdo com as necessidades da população naquele momento histórico, como construir casas, asfaltar ruas, produzir áreas de lavouras etcétera

2. c) Resposta pessoal. Nas fotos, é destacado o tempo histórico.

Objetivos das atividades

1. Diferenciar intemperismo físico de intemperismo químico.

2. Identificar as transformações nas paisagens por meio da comparação de fotos; entender que as pessoas transformam as paisagens por vários motivos; identificar a diferença entre tempo histórico e tempo geológico.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos apresentem dificuldades, leve para a sala de aula diversas imagens que retratam intemperismo físico e químico. Distribua as fotos e, com eles, classifiquem as imagens explicando qual tipo elas retratam. Se julgar necessário, construa dois cartazes com o resultado da classificação.

2. a ) e b ) Caso os alunos apresentem dificuldades, faça a leitura da atividade com eles apontando as informações presentes, como as datas nas legendas das imagens, destacando os detalhes da paisagem em cada uma delas e ressaltando o que permaneceu do mesmo modo e o que foi modificado. Pergunte-lhes os motivos que podem ter resultado nessas modificações e permita-lhes expor suas opiniões de modo a respeitar as dos colegas também.

2. c ) Na última questão, caso apresentem dúvidas, mostre-lhes eventos que fazem parte do tempo geológico e outros que integram o tempo histórico. Com os alunos, identifiquem a qual tempo cada evento pertence. Entre os do tempo histórico, coloque tipos de transformações nas paisagens realizadas pêlo trabalho humano.

  1. Explique o significado de:
    1. tempo geológico.
    2. tempo histórico.
  2. Escreva dois eventos que fazem parte do tempo geológico e dois eventos que fazem parte do tempo histórico.
  3. Leia e interprete o texto a seguir. Depois, responda às questões.
Fotografia. Rocha de coloração cinza com manchas brancas.
Rocha de .

Rochas de

Sempre que me sinto velho e um pouco abatido, lanço os olhos para uma pedra que fica no canto de minha escrivaninha. É um fragmento cinza-escuro de uma rocha bem semelhante ao granito, chamada salpicada com partículas de feldspato. Ela provém de uma formação com mais de 4 bilhões de anos e apanhei-a na margem do rio Acasta, nos territórios do noroeste do Canadá. É a rocha mais antiga já encontrada na Terra.

reticências

, carl. O balanço do tempo. National Geographic, São Paulo, Abril, número 17, setembro 2001. página 49.

  1. Identifique no texto os trechos que fazem menção ao tempo geo­lógico e os que fazem menção ao tempo histórico e anote-os.
  2. Com base nas diferenças de escala do tempo geológico e do tempo histórico, explique por que, sempre que o narrador do texto se sente velho, ele olha para o fragmento de rocha que fica sôbre sua escrivaninha.
Respostas e comentários

3. a) Resposta: O tempo geológico se refere ao tempo transcorrido desde a formação da Terra, há cêrca de 4,5 bilhões de anos.

3. b) Resposta: O tempo histórico se refere ao tempo da humanidade, que começou há cêrca de 2 milhões de anos, quando surgiram os primeiros ancestrais do ser humano.

4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos escrevam, por exemplo, que no tempo geológico ocorreram eventos como a separação dos continentes e a ocorrência de glaciações. Já no tempo histórico ocorreram o surgimento dos primeiros ancestrais e as explorações marítimas.

5. a) Resposta: Tempo geológico: “uma formação com mais de 4 bilhões de anos” e “a rocha mais antiga já encontrada na Terra”. Tempo histórico: “Sempre que me sinto velho e um pouco abatido”.

5. b) Resposta: A rocha que o narrador observa surgiu na Terra há aproximadamente 4 bilhões de anos, e os primeiros seres humanos surgiram somente há cêrca de 2 milhões de anos. Assim, o narrador pode se sentir jovem comparando sua idade à da rocha.

Objetivos das atividades

3 e 4. Diferenciar tempo geológico e tempo histórico; Identificar eventos que fazem parte de tempo geológico e outros que dizem respeito ao tempo histórico.

5. Diferenciar tempo histórico de tempo geológico por meio de interpretação de texto; entender que a idade do ser humano faz parte do tempo histórico.

Como proceder nas atividades

3 e 4. Caso os alunos apresentem dificuldades, distribua pequenos papéis contendo em cada um deles um evento histórico, seja pertencente ao tempo geológico ou ao histórico. Em seguida, distribua dois pedaços de papel kraft e desenhe em um uma linha do tempo geológico e no outro uma do tempo histórico. Em cada uma delas, escreva datas para orientação temporal dos alunos. Verifique nas páginas 226 e 227 possíveis datas. Peça-lhes que classifiquem o seu evento histórico nas linhas do tempo desenhadas e localizem aproximadamente a data do evento que recebeu.

5. Caso os alunos tenham produzido as linhas do tempo na atividade anterior, utilize-as para mostrar a distância de tempo existente entre o aparecimento das rochas na Terra (4,5 bilhões de anos atrás) e o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos no planeta (cêrca de 2 milhões de anos atrás). Caso não tenham as produzido, desenhe na lousa uma linha do tempo geológica e outra histórica. Com os alunos, localizem dois eventos citados: aparecimento das primeiras rochas e o surgimento dos seres humanos.