UNIDADE 7 Trabalho e espaço geográfico

Fotografia. Vista de cima. Diversas vias interligadas e retornos em viadutos. Há alguns carros trafegando.
Rodovias em Kyoto, no Japão, em 2020.
Respostas e comentários

Instrua os alunos a fazer a leitura da imagem e da legenda. Comente com eles que a rodovia apresentada é nomeada Via Expressa de e foi inaugurada em 16 de junho de 1963. Ela é tida como a primeira do Japão e representa a principal conexão entre algumas cidades. Se considerar pertinente, convide a turma a analisar as imagens de satélite dessa via utilizando algum site ou aplicativo gratuito de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite que permita identificar as conexões dessa via.

A imagem de abertura retrata a transformação do espaço geográfico por meio do trabalho e do desenvolvimento de técnicas. Peça aos alunos que a analisem, instigando-os a dizer alguns conhecimentos prévios sôbre o conceito. Questione-os a respeito de alguns dos conhecimentos técnicos empregados na construção das rodovias mostradas. Verifique se eles citam exemplos como a utilização de equipamentos de construção de alta tecnologia, materiais resistentes e os conhecimentos de Engenharia e Arquitetura, que viabilizam o desenvolvimento de projetos de estruturas em diferentes fórmas de relêvo, topografias, tipos de solo etcétera

Pergunte aos alunos se conhecem outros exemplos em que o ser humano fez intervenções na natureza, transformando o espaço geográfico a fim de adequá-lo para atender às suas necessidades. Peça a eles que descrevam o exemplo citado, a intenção da transformação realizada e, por fim, de que maneira ela transformou o espaço geográfico.

  • O objetivo dêstes questionamentos é verificar o conhecimento prévio dos alunos sôbre os assuntos que serão abordados ao longo da unidade 7.
  • questionamentos exploram aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis ao abordar as mudanças da paisagem pêlas ações do trabalho humano para o desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

O lugar onde vivemos e aqueles que frequentamos fazem parte do chamado espaço geográfico. O ser humano, ao longo do tempo, vem formando e transformando êsse espaço. A paisagem retratada na foto anterior exemplifica uma das transformações que o ser humano realiza no espaço geográfico a fim de atender às suas necessidades.

Iniciando a conversa

  1. Em sua opinião, com qual finalidade o ser humano transformou a paisagem mostrada na foto? Pense no conhecimento e trabalho despendidos para realizar tais alterações.
  2. Observando atentamente os arredores de onde você vive, conte aos colegas quais aspectos são mais marcantes nesse espaço geográfico.
  3. Você saberia dizer como o lugar onde você mora era há alguns anos? O que mudou?

Agora vamos estudar...

  • a ação do ser humano no espaço geográfico;
  • as transformações que a sociedade realiza no espaço geográfico por meio do trabalho e das técnicas;
  • o desenvolvimento das técnicas ao longo da história;
  • o papel da mulher na sociedade atual;
  • as diferentes atividades econômicas;
  • o espaço geográfico em diferentes escalas.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos citam que a finalidade do ser humano ao construir rodovias é facilitar o deslocamento entre os lugares, reduzindo, por exemplo, tempo e distância. Verifique se compreenderam que o ser humano utilizou os conhecimentos técnicos da Engenharia e da Arquitetura para a realização dessa construção, além de de equipamentos de alta tecnologia e materiais resistentes.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos descrevem os elementos presentes no espaço geográfico, como diferentes tipos de construções, parques, lavouras e criações. Além disso, eles devem incluir na descrição as pessoas e as atividades exercidas por elas, como variados tipos de trabalho.

3. Resposta pessoal. Verifique se as respostas apresentadas pelos alunos estão coerentes com a atividade proposta. Se possível, oriente-os a conversar com algum morador antigo do lugar onde moram, pedindo-lhe que relate como êsse lugar era no passado e o que mudou. Outra possibilidade para verificar as transformações é comparar as características atuais do lugar com fotos antigas, caso tenham acesso a elas.


O conteúdo proposto nas páginas 234 a 239 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. êle explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 3, pois possibilita refletir a respeito da intervenção do ser humano na natureza, com base no trabalho e em conhecimentos adquiridos pêlas sociedades ao longo de sua história.

CAPÍTULO 20 O espaço geográfico

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

Nossos estudos de Geografia nos levaram, até este momento, a conhecer melhor o lugar onde vivemos, suas paisagens e os elementos naturais e culturais que as compõem. Compreendemos também como e por que as paisagens são modificadas no decorrer do tempo geológico e do tempo histórico. O que estudamos até aqui servirá para o entendimento do espaço geográfico, nosso foco de estudo a partir de agora.

Inicialmente, precisamos saber que todo espaço ocupado pêlo ser humano e nos quais êle interfere, de maneira direta ou indireta, individualmente ou em sociedade, é denominado espaço geográfico. Como a socidade age continuamente na transformação dêsse espaço, o que consequentemente se reflete em suas paisagens, podemos dizer que o espaço geográfico é constantemente construído e transformado.

Conheça exemplos de como o ser humano vem construindo o espaço geo­gráfico.

No espaço geográfico, podemos observar as relações que a sociedade mantém com a natureza. Ao retirar a vegetação original, arar o solo, plantar e depois colhêr a produção, os agricultores estão se relacionando com a natureza e transformando-a, construindo, assim, o espaço geográfico.

Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma plantação de soja.
Agricultores utilizando maquinários para trabalhar na colheita de soja em propriedade rural do município de Dourados, Mato Grosso do Sul, em 2021.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Conhecer o que é espaço geográfico.
  • Perceber que o espaço geográfico é construído e transformado constantemente pêlo ser humano por meio do trabalho.
  • Conhecer a definição de trabalho.
  • Perceber que um mesmo tipo de atividade pode ser realizado com técnicas diferentes.

Justificativas

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de estudar o conceito de espaço geográfico e identificar as transformações provocadas pêlo ser humano por meio do trabalho.

Os conteúdos abordados são pertinentes para que os alunos compreendam as relações do ser humano com o espaço em que estão inseridos, percebendo a utilização de diferentes técnicas, mais ou menos avançadas, na construção e na modificação do espaço geográfico ao longo do tempo e em sociedades distintas. Eles também podem reconhecer algumas técnicas que estão inseridas no cotidiano. Neste estudo os alunos poderão explorar as habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê zero sete.


Aproveite a foto desta página para trabalhar com os alunos os planos da paisagem. Explore a imagem e relembre-os do assunto, questionando quais elementos, naturais e culturais, podem ser percebidos em cada um dos planos.

Um texto a mais

Sugerimos a leitura do texto a seguir, que visa aprofundar seus conhecimentos a respeito do conceito de espaço geográfico.

reticências

O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá. reticências

O espaço é hoje um sistema de objetos cada vez mais artificiais, povoado por sistemas de ações igualmente imbuídos de artificialidade e cada vez mais tendentes a fins estranhos ao lugar e aos seus habitantes.

reticências

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. edição São Paulo: Edusp, 2004. página 63.

No espaço geográfico, podemos observar as relações entre as pessoas. Em uma feira livre, por exemplo, os consumidores se relacionam entre si e com vários comerciantes que trabalham nela, assim como com os produtores do espaço rural.

Fotografia. Destaque para uma barraca de feira com legumes e frutas. Há pessoas ao fundo.
Feira livre na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2021.

Podemos observar no espaço geográfico que o ser humano o transforma de acôrdo com suas necessidades. Para se deslocar, por exemplo, constrói ruas, passarelas, rodovias, pontes e túneis.

Fotografia. Um túnel cercado por árvores. Há carros trafegando na via em frente a ele.
Túnel em rodovia da Romênia, em 2021.

As transformações provocadas pêlo ser humano no presente e em épocas passadas estão registradas no espaço geográfico. Nas ruas de muitas cidades, por exemplo, podemos observar a existência de construções bastante antigas ao lado de prédios modernos.

Fotografia. Vista de cima. Casas e prédios nas margens de um rio. Ao fundo há edifícios.
Construções antigas ao lado de edifícios modernos na cidade de Londres, Inglaterra, em 2021.

Questão 1.

Todos os lugares que você conhece e frequenta em seu dia a dia fazem parte do espaço geográfico. Faça, no caderno, um desenho do lugar onde você vive, identificando a maneira como as pessoas utilizam e transformam êsse espaço. Depois de pronto, mostre o seu desenho para os colegas.

Versão adaptada acessível

Questão 1.

Todos os lugares que você conhece e frequenta em seu dia a dia fazem parte do espaço geográfico. Faça uma representação do lugar onde você vive, descrevendo a maneira como as pessoas utilizam e transformam esse espaço. Depois, apresente sua representação para os colegas.

Orientação para acessibilidade

Questão 1. Resposta pessoal. Professor, professora: Verifique se os alunos percebem que o modo como as pessoas utilizam o espaço pode transformá-lo. Alguns exemplos são a construção ou destruição de algum estabelecimento e o plantio de lavouras ou de árvores em parques.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Professor, professora: Verifique se os alunos percebem que o modo como as pessoas utilizam o espaço pode transformá-lo. Alguns exemplos são a construção ou destruição de algum estabelecimento, o plantio de lavouras ou de árvores em parques.

  • A abordagem das páginas 234 a 236 contempla o tema contemporâneo transversal Trabalho apresentado na Bê êne cê cê. Aproveite a oportunidade e converse com os alunos sôbre o comprometimento que envolve o trabalho desenvolvido pêlas pessoas.
  • Comente com os alunos que o trabalho humano está contido em todos os produtos que utilizamos e consumimos em nosso dia a dia. Este livro de Geografia, os computadores, os telefones celulares e vários outros produtos foram elaborados pêlo trabalho de diferentes pessoas.
  • Ao realizar um trabalho, além dos conhecimentos específicos necessários para a elaboração de um produto ou a prestação de um serviço, espera-se que as pessoas tenham também uma conduta de comprometimento. Uma pessoa comprometida é aquela que se esforça para realizar suas atividades, encarando com seriedade o que está fazendo e dando o melhor de si para que tudo seja feito da maneira mais adequada possível. Podemos perceber que uma pessoa é comprometida pêla atenção dedicada às suas tarefas e por sua postura responsável, nos estudos, na prática de algum esporte ou no ambiente de trabalho.
  • O estudo proposto nas páginas 234 e 235 contempla a Competência específica de Ciências Humanas 3, pois explica a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade e como essas ações contribuem para as transformações espacial, social e cultural.
  • Ao realizar a questão 1 da página 235, sugira aos alunos que convidem um adulto que resida com eles para ajudar na confecção do desenho. Se considerar pertinente, em sala de aula, peça-lhes que formem um semicírculo para apresentarem aos colegas o desenho, apontando os espaços e as respectivas transformações. Durante a apresentação, cuide para que os alunos desenvolvam o hábito de respeitar os outros adotando atitudes em prol de uma cultura de paz e combate ao bullying.

Algo a mais

  • Se possível, apresente as grandes construções brasileiras que modificaram o espaço geográfico. Um exemplo é o complexo da Usina Hidrelétrica de Itaipu, que está localizada no Rio Paraná. Para mais informações, acesse o link da Itaipu Binacional.
  • ITAIPU Binacional. Disponível em: https://oeds.link/XZIyCm. Acesso em: 12 maio 2022.

O trabalho e as transformações do espaço geográfico

Nas fotos das páginas anteriores, foi possível identificar alguns dos diversos aspectos que caracterizam o espaço geográfico e as diferentes fórmas como êsse espaço é transformado. Observando essas imagens, também podemos perceber que todas as transformações provocadas no espaço geográfico envolvem o trabalho e as atividades humanas.

Mas o que é trabalho? De maneira geral, podemos dizer que trabalho é qualquer atividade física ou mental que o ser humano realiza para produzir algo que atenda às suas necessidades.

É por meio do trabalho e das atividades que o ser humano estabelece relações com a natureza, organiza-se e se relaciona em sociedade, transformando constantemente o espaço geográfico. Para isso, utiliza instrumentos e ferramentas adequadas à execução de cada tarefa.

Além disso, o trabalho e as atividades humanas levam as pessoas a manterem relações entre si. Em uma escola, por exemplo, podemos notar a existência de relações entre alunos, professores e demais pessoas da comunidade escolar.

Fotografia. Sala de aula com crianças sentadas em carteiras escolares. Ao fundo, uma professora manuseando um objeto e atrás dela, uma lousa. Há bandeirinhas e um balão pendurados no teto.
Crianças durante uma atividade escolar na cidade de Itaparica, Bahia, em 2019.
Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Para complementar o conteúdo desta página sôbre as relações de trabalho entre as pessoas e como o ser humano transforma o espaço geográfico, sugerimos a realização de um trabalho de campo para que os alunos possam analisar diretamente, por meio dele, como se dão a transformação e a apropriação da natureza. Essa atividade pode ser realizada nas imediações da própria escola.
  • Para isso, verifique algumas dicas do que pode ser verificado durante a realização dessa atividade. São elas: > ocupação e transformação do espaço urbano; > construção de edifícios (casas, prédios, estabelecimentos comerciais etcétera); > abertura de ruas e novas avenidas; > abertura de loteamentos; > instalação de indústrias; > ocupação e transformação do espaço rural; > atividades extrativas como pedreiras, olarias, mineradoras etcétera; > cultivo de lavouras ou pastagens; > construção de rodovias, ferrovias, portos etcétera
  • Oriente os alunos a perceber como o ser humano interfere de maneira intensa na natureza. Procure descobrir qual é o mais grave problema ambiental na cidade ou no bairro e, se houver, leve-os a refletir sôbre o fato de que, às vezes, a ação humana acaba provocando graves danos à natureza. Dê-lhes o exemplo da destinação incorreta dos resíduos sólidos, como garrafas e embalagens plásticas, latas, vidros e pneus, que se acumulam, muitas vezes, em terrenos baldios e nas margens de rios, possibilitando a proliferação de vetores transmissores de doenças, como a dengue, a chicungunha e o zíca vírus, além da poluição do ar e dos rios.
  • Peça-lhes que anotem as informações verificadas sôbre o(s) lugar(es) visitado(s). Organize uma mesa redonda em sala de aula para que os alunos troquem as informações obtidas, contando o que analisaram, quais dados foram registrados, o que mais lhes chamou a atenção etcétera Verifique se eles concluíram que o espaço geográfico está em constante transformação e que as pessoas, inclusive eles, são responsáveis por isso, sejam essas transformações positivas ou negativas. Verifique se perceberam quais foram as transformações do espaço geográfico nos lugares e os objetivos do ser humano em intervir na natureza, além das técnicas despendidas para tais transformações, contemplando o desenvolvimento das Competências específicas de Geografia 3 e 6 da Bê êne cê cê.

As técnicas e o espaço geográfico

O ser humano, por meio do trabalho, tem transformado as paisagens da superfície terrestre. Essas transformações deixam marcas nas paisagens, como as construções, as lavouras etcétera A sequência de imagens a seguir ilustra, de maneira esquemática, um exemplo de como essas transformações podem ocorrer.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

[Narrador]  

O trabalho e a transformação das paisagens   

[Personagem 1] 

[tom de voz carinhoso e cuidadoso] 

Pode sentar na janela. A viagem de ônibus é longa e há muito o que ver na estrada.  

[Personagem 2] 

[tom de voz animado]

[Quebra da Disposição de Texto]

Eu gosto muito de viajar na janela! Quanto tempo até chegar no sítio, vovô? 

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

São seis horas de viagem até a rodoviária da cidade. De lá, mais uma hora de carro até o sítio.   

[Personagem 2] 

[tom de voz surpreso e animado]

Sete horas de viagem! Acho que nunca viajei tanto tempo assim. 

[Personagem 1]

[tom de voz amoroso e animado] 

Você vai gostar muito da viagem. Pela janela do ônibus, veremos a paisagem mudando desde a cidade até o sítio.  

[Personagem 2] 

[tom de voz curioso] 

Essa rodoviária é grande...  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo e saudoso] 

Sim, ela está grande, hoje em dia. Foi preciso muito trabalho, e de muita gente, para ela ficar assim. Você sabia que quando eu era jovem não existia nada disso aqui?  

[Personagem 2] 

[tom de voz curioso e animado] 

Não existia? Não existia rodoviária? Onde os ônibus paravam? Os ônibus existiam?

[Personagem 1] 

[tom de voz alegre, sorrindo] 

Sim, os ônibus já existiam. Eles paravam em uma rodoviária menor, em outro lugar. A paisagem era bem diferente. 

[Personagem 2] 

[tom de voz pensativo] 

Paisagem é tudo que a gente vê, não é, vô?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

Sim, é tudo o que a gente vê. Mas também pode ser o que a gente ouve ou sente. A paisagem lá do sítio é bem diferente da cidade. Lá, além de ver mais árvores, sentimos o ar mais fresco e ouvimos outros sons, o que é raro perceber na cidade, como o canto dos pássaros, o barulho do vento nas folhas das árvores e até os grilos na mata...  

[Personagem 2] 

[tom de voz entusiasmado, interrompendo o avô] 

Olha, vô! A gente está entrando em um túnel! É verdade que seus irmãos construíam túneis?  

[Personagem 1] 

[tom de voz saudoso] 

Sim. Os meus dois irmãos trabalhavam na construção de estradas, túneis, pontes. Foi por isso que eles vieram morar na cidade, para trabalhar na construção civil. 

[Personagem 2] 

[tom de voz curioso] 

E o senhor, vô? Não quis vir trabalhar na cidade?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

Eu era mais novo que eles. Eles se casaram, suas esposas vieram trabalhar na cidade. Uma veio para a fábrica, e a outra para ser professora. Eu gostava de ajudar meu pai na lavoura e cuidar dos animais. 

[Personagem 2] 

[tom de voz empolgado] 

Olha, vô, a gente saiu da cidade. Já estamos na estrada. 

[tom de voz curioso] 

O que é lavoura, vô?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

É um tipo de trabalho do campo. É o cultivo de vários tipos de produtos, como plantação de frutas, legumes, verduras... Você vai ver muitas paisagens de plantações. 

[Personagem 2] 

[tom de voz curioso] 

A gente vai ver paisagens com florestas e rios?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

Sim. Vamos ver paisagens com matas e rios, mas o que veremos mais serão paisagens que foram transformadas pelo trabalho humano. Como é o caso das lavouras e das criações de animais. 

[Personagem 2] 

[tom de voz curioso] Que animais tem no sítio?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

Lá criamos galinhas e cabras. 

[Personagem 1] 

[tom de voz pensativo] 

Lembro quando essa estrada era de terra. A gente levava bem mais tempo para chegar no sítio. A paisagem era bem diferente da de agora, com a estrada de asfalto. 

[Personagem 2] 

[tom de voz animado] 

A paisagem do sítio também está diferente de quando o senhor era criança?  

[Personagem 1] 

[tom de voz explicativo] 

Sim. O tempo e o trabalho das pessoas mudam as paisagens. Hoje em dia, no campo onde eu jogava bola com os meus amigos quando eu era criança, construíram uma usina de etanol, que conhecemos como álcool. Ela funciona com a cana-de-açúcar dessas plantações que você está vendo na beira da estrada. 

[Personagem 2] 

[tom de voz surpreso] 

Gosto de viajar porque posso conhecer muitas paisagens diferentes, vô.  

[Personagem 1] 

[tom de voz alegre e carinhoso] 

E eu gosto muito de viajar com você e de ver como as paisagens mudaram com o tempo...  

[Narrador] Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound.   

Ilustração. Curso de um rio entre morros e áreas cobertas por vegetação. Ilustração. Curso de um rio entre morros e áreas com vegetação. À direita, há diversos espaços de plantio e ao centro delas, área com construções. Ilustração. Curso de um rio entre morros e áreas com vegetação. À direita, existem espaços de plantio e duas áreas com construções. Elas estão interligadas por uma estrada que ultrapassa o rio por meio de uma ponte. Ilustração. Curso de um rio, em suas margens, uma cidade com muitas construções. Ao fundo e sobre o morro ao centro, há áreas de plantio.

Esquema elaborado pelos autores.

Todas essas transformações se tornaram possíveis à medida que o ser humano foi aperfeiçoando e desenvolvendo novas técnicas e novos instrumentos de trabalho.

A utilização de instrumentos em diversas atividades mostra as condições técnicas de uma sociedade. Por exemplo, existem sociedades que detêm o domínio de técnicas altamente sofisticadas, enquanto outras dispõem de técnicas menos avançadas. O domínio dessas técnicas depende diretamente das necessidades, dos recursos disponíveis e dos conhecimentos que cada sociedade acumula no decorrer de sua história.

Respostas e comentários
  • Para introduzir o tema As técnicas e o espaço geográfico, organize a turma em um semicírculo e instrua os alunos a analisar as figuras ilustradas e a conversar com os colegas sôbre o que perceberam durante essa análise. Em seguida, peça-lhes que citem as mudanças ocorridas em cada uma das figuras e expliquem o porquê dessas transformações. Se necessário, utilize as respostas dadas para construir um mapa mental na lousa.
  • Se considerar pertinente, peça aos alunos que pensem em paisagens que conhecem e que sofreram transformações de fórma gradual. Depois, instrua-os a, em uma folha de papel sulfite, fazer uma sequência de desenhos que representem as mudanças nessa paisagem. Oriente-os a desenvolver a atividade criando um contexto e elaborando uma história em quadrinhos, explorando, assim, aspectos da cultura juvenil com a turma.

Atividade a mais

  • Após trabalhar as mudanças do espaço geográfico por meio das técnicas do trabalho, peça-lhes que façam uma pesquisa utilizando fotos de um mesmo espaço em anos distintos. A seguir, as instruções para a realização da atividade.            1º passo: Divida a turma em grupos.            2º passo: Defina o espaço geográfico para cada grupo.            3º passo: Peça-lhes que levem uma foto de antes e depois que as técnicas do trabalho humano foram inseridas.            4º passo: Questione como era o espaço antes e após as ações humanas. Por exemplo: “êsse espaço faz parte da área urbana ou da área rural?”; “Quais são os trabalhos desenvolvidos nesse espaço?”; “O trabalho causou algum dano ambiental? Se sim, quais foram danos?”; “Quais técnicas foram utilizadas para a realização dêsse trabalho?”.
  • O objetivo desta atividade é compreender que o espaço geográfico é construído e transformado pêlo ser humano por meio do trabalho, de acôrdo com as necessidades e os recursos disponíveis em determinado tempo. Esta atividade contempla a Competência específica de Ciências Humanas 5 da Bê êne cê cê, promovendo a análise de eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço.

As técnicas e a construção do espaço geográfico

Desde as épocas mais remotas da história, o ser humano vem acumulando conhecimentos, desenvolvendo e aprimorando continuamente suas técnicas o que permitiu explorar e transformar a natureza, alterando o espaço geográfico de maneira cada vez mais intensa. As imagens desta página e da página seguinte exemplificam isso.

Representações sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

1.

Os primeiros ancestrais da espécie humana surgiram há cêrca de 2 milhões de anos em algumas regiões da África, de onde se espalharam, posteriormente, para os demais continentes. Eles viviam em pequenos grupos nômades, caçavam e coletavam alimentos e se abrigavam em cavernas. Desenvolveram as primeiras técnicas em razão da capacidade de manipular objetos com certa precisão. Fabricavam artefatos pontiagudos, feitos com ossos de animais e pedras, usados para caçar e cortar galhos e raízes de plantas. Com essas técnicas, o ser humano tinha uma capacidade bastante limitada de intervir na natureza e, por isso, provocava alterações insignificantes no espaço onde vivia.

Pintura. Pessoa nua abaixada entre plantas batendo pedras. Atrás dela há árvores.

2.

cêrca de 200 mil anos, o ser humano já dominava a técnica de produzir fogo esfregando gravetos secos uns nos outros. Com o fogo, êle pôde se proteger do frio, adaptando-se melhor às condições ambientais, cozinhar os alimentos e se proteger dos animais. Nessa época, o ser humano já dominava outras técnicas, produzia suas roupas com peles de animais, fabricava lanças e flechas, entre outros instrumentos de caça. Também construía cabanas para se abrigar usando pedras, peles de animais, galhos e folhas. avanços nas técnicas utilizadas ampliaram a interferência humana na natureza, transformando de modo mais significativo o espaço ao seu redor.

Pintura. Duas pessoas erguendo lanças. Elas estão sentados ao redor de uma fogueira. Ao lado delas há estacas com as pontas unidas.
Respostas e comentários

Um texto a mais

Sugerimos a leitura do texto a seguir, que visa contribuir para aprofundar seus conhecimentos a respeito da arqueologia.

A Arqueologia é considerada ainda hoje por muitos uma disciplina auxiliar da História, mas no século vinte ganhou státus próprio, com metodologia e teorias criadas para si, caracterizando-se como uma ciência que se torna cada dia mais independente. Para alguns, ela é a ciência que estuda os documentos materiais, ou seja, os vestígios da cultura material dos povos do passado. Dessa fórma, apresenta-se como uma disciplina que pode ser utilizada para auxiliar o estudo de qualquer época da história, visto que todas as sociedades deixam vestígios materiais em fórma de habitações, utensílios, arte e mesmo lixo. Porém, usualmente, o mais importante campo de atuação dos arqueólogos são as culturas que não desenvolveram a escrita, ou cuja escrita não foi preservada pêlo tempo. Nesse caso, na impossibilidade de serem desenvolvidos estudos de História baseados nos documentos escritos, a Arqueologia se torna a ciência predominante na busca de explicações e conhecimento sôbre o passado.

Geralmente, o campo de estudo da Arqueologia é dividido em dois grandes blocos:

Arqueologia Pré-histórica e Arqueologia Histórica. Enquanto o primeiro campo se dedica a estudar povos e períodos em que a escrita não existia, o segundo diz respeito à pesquisa arqueológica realizada sôbre qualquer sociedade, em qualquer período histórico, que possua escrita.

reticências

SILVA, Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2. edição São Paulo: Contexto, 2006. página 23.

3.

Há aproximadamente 11 mil anos, o ser humano desenvolveu as primeiras técnicas de produção agrícola e de criação de animais. A partir de então, começou a produzir seus alimentos e a fiar seus tecidos e deixou de se deslocar de um lugar para outro para caçar ou coletar plantas. Nas áreas em que passou a se fixar, houve aumento populacional, formaram-se pequenos povoados que, mais tarde, deram origem às primeiras cidades. êsse novo modo de vida exigiu o desenvolvimento de novas atividades, que estimularam o surgimento de muitas ferramentas de trabalho, como arados, foices e enxadas, utilizadas na agricultura. Com o desenvolvimento dessas técnicas, o ser humano passou a provocar cada vez mais interferência na natureza, modificando de maneira mais intensa o espaço geográfico.

Pintura. Pessoas trabalhando em um campo aberto. Um deles está cortando lenha, outro carrega sacos presos em uma estaca que está sobre seus ombros, outro conduz dois bois. Existe um animal assando sobre uma fogueira, ao fundo há uma casa de madeira e tocos de árvores cortadas. Em frente um pequeno muro, há uma criança correndo e uma mulher sentada com um tecido. Atrás dela há uma plantação.

4.

Em nenhuma outra época da história o ser humano alcançou um desenvolvimento técnico tão expressivo e abrangente como o ocorrido nos últimos 200 anos. Com o domínio de variadas técnicas, o ser humano ergueu grandes cidades e construiu indústrias. êsse processo de urbanização e industrialização transformou intensamente o espaço geográfico. Além disso, desenvolveu os mais avançados meios de transporte e de comunicação, substituiu extensas áreas de florestas por lavouras e pastagens e explorou as mais diversas fontes de energia, como o carvão e o petróleo.

O domínio dessas técnicas deu ao ser humano a possibilidade de intervir de maneira muito mais intensa na natureza, transformando profundamente o espaço geográfico.

Pintura. Um avião passando pela encosta de um morro que está repleto de construções.

Estas ilustrações são representações artísticas produzidas com base em: PALMER, Douglas. Evolução, a história da vida. São Paulo: Larrússi do Brasil, 2009. página 221243.

Respostas e comentários

Algo a mais

  • Comente com os alunos que, por meio dos vestígios arqueológicos, é possível saber como viviam os povos do passado, quais eram seus hábitos diários, ou seja, como se alimentavam, de que maneira se vestiam, quais eram suas tradições, crenças, entre outros costumes. Para saber mais, acesse o site:
  • fundãn. Disponível em: https://oeds.link/5UAmn3. Acesso em: 12 maio 2022.

  • Amplie o estudo dêste tema solicitando aos alunos a construção de uma linha do tempo. Sugerimos que esta atividade seja realizada em conjunto com o componente curricular de História, o que propicia desenvolver um trabalho integrado, que pode ser realizado na própria sala de aula, de acôrdo com as indicações a seguir.
  • Para representar a linha do tempo, trace na lousa uma reta com 4 metros de comprimento. Cada metro dela, partindo do ponto inicial à direita (que representa o presente), corresponderá a 2 500 anos. dêsse modo, a linha do tempo poderá representar alguns dos principais eventos da humanidade ocorridos nos últimos 10 mil anos, destacados nas páginas 238 e 239.

A sociedade e sua relação com a natureza

Nos últimos séculos, os avanços tecnológicos conseguiram alcançar as mais diferentes paisagens da superfície terrestre.

Extensas áreas de deserto transformadas em áreas cultiváveis, densos aglomerados urbanos e enormes construções, frutos de importantes obras de engenharia moderna, são alguns exemplos.

Fotografia. Vias com carros e palmeiras. Ao fundo, edifícios altos.
Paisagem urbana de Cingapura, em 2022.
Fotografia. Estrutura de metal com rodas irrigando uma vasta plantação.
Paisagem agrícola com uso de irrigação em , na França, em 2021.

Ao longo do tempo, a sociedade passou a interferir mais na natureza, sobretudo em razão do modo de vida urbano, que passou a predominar no planeta.

A expansão das áreas urbanas e o aumento populacional intensificaram a prática do consumo, exigindo, assim, maior utilização dos recursos naturais. A água, o solo e as formações vegetais passaram a ser explorados mais intensamente, visando atender à demanda de consumo da população.

Respostas e comentários

Ao trabalhar o texto desta página, indague os alunos sôbre a importância da natureza para o ser humano e como ela vem sendo devastada para que, por meio do trabalho e das técnicas, o ser humano consiga transformá-la para atender às suas necessidades. Questione-os a respeito das mudanças que ocorreram no município para que se adequasse à vida da população. Ao trabalhar as mudanças da natureza pêla intervenção humana estará contemplando a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero sete da Bê êne cê cê.

Diferentes técnicas no dia a dia

Um mesmo tipo de atividade pode ser realizado com técnicas muito diferentes.

Na agricultura, muitas lavouras são cultivadas com o emprêgo de técnicas tradicionais ou rudimentares, por exemplo, o plantio e a colheita manuais, com o uso de instrumentos simples, como enxada e tração animal. Outras lavouras, no entanto, são cultivadas com técnicas mais avançadas de preparo do solo, cultivo e colheita. Também empregam tecnologia no uso de maquinários modernos, sistemas de irrigação, fertilizantes, inseticidas etcétera Veja os exemplos nas imagens desta página.

Fotografia. Um homem preparando a terra com um arado, uma ferramenta que um cavalo puxa e um homem conduz. Ao fundo há árvores e morros.
Agricultor utilizando um arado movido por tração animal na Rússia, em 2021.
Fotografia. Um arado acoplado em um trator com rodas grandes. Ao fundo há árvores.
Agricultor utilizando arado mecânico nos Estados Unidos, em 2021.

Com base nesses exemplos, podemos dizer que, do ponto de vista do aumento da produção e da produtividade agrícolaglossário , as técnicas modernas são mais eficazes que as tradicionais ou rudimentares. Mas, se levarmos em consideração os impactos ambientais causados por essas atividades, podemos dizer que as técnicas rudimentares que alteram a natureza em escala menor, como aquelas que não utilizam agrotóxicos em grandes quantidades, são mais compatíveis com a conservação do meio ambiente.

Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Para enriquecer o tema estudado, proponha a atividade a seguir sôbre o uso de técnicas modernas na pecuária.
  • Assim, peça aos alunos que formem grupos de três colegas para pesquisar em livros, revistas e na internet técnicas atuais e modernas, como a inseminação artificial, usadas na criação de animais, como os bovinos, ovinos e suínos. Solicite que procurem conhecer como funcionam essas técnicas e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Depois, peça aos alunos que exponham o trabalho para os colegas de turma. Solicite que complementem essa apresentação expondo suas opiniões a respeito dos diversos aspectos que essas técnicas proporcionam ao meio ambiente, sejam negativos, sejam positivos.

Comente com os alunos que, além da atividade agrícola, outras atividades econômicas são realizadas com diferentes tipos de técnicas, como a fabricação de calçados, de roupas, de alimentos etcétera

O tema é reticências

Vida familiar e social

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

O papel da mulher na atualidade

Nas décadas passadas, o trabalho feminino era relacionado apenas às tarefas domésticas e aos cuidados com a família, principalmente com os filhos. Isso ocorria porque a sociedade sempre considerou que a função natural da mulher se restringia aos papéis de mãe e espôsa, ou seja, de cuidadora. Com isso, a participação das mulheres no mercado de trabalho formalglossário era bastante dificultada.

Entretanto, várias conquistas foram obtidas pêlas mulheres, na sociedade brasileira, a partir de meados do século vinte. Veja as informações a seguir de acôrdo com o í bê gê É.

Mesmo com a crescente participação no mercado de trabalho e das mudanças relacionadas ao seu papel na sociedade, ainda hoje muitas mulheres enfrentam resistência ao reconhecimento de seus direitos e são vítimas de violência doméstica e familiar.

As mulheres somaram 44% das pessoas que trabalhavam no Brasil em 2019, em empregos formais.

Ilustração. Uma mulher em pé segurando notas de dinheiro. Ao fundo há área gramada e edifícios.

Em 2019, 48% das moradias eram chefiadas por mulheres.

Ilustração. Uma mulher sentada à mesa com duas crianças. Há pratos e uma jarra de suco sobre a mesa. Ao fundo, há uma janela.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender o papel da mulher brasileira na atualidade, como sua inserção nas tomadas de decisão e no mercado de trabalho.
  • Conhecer as várias conquistas que as mulheres obtiveram na sociedade brasileira a partir de meados do século vinte.
  • Perceber que, embora a participação da mulher no mercado de trabalho tenha aumentado, ainda hoje ela enfrenta resistência ao reconhecimento de seus direitos.
  • Constatar que muitas mulheres são vítimas de violência doméstica e familiar.

  • Nesta seção é tratada a crescente participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças relacionadas ao seu papel na sociedade atual. Também contempla as Competências gerais 7 e 9 da Bê êne cê cê pois promove o respeito e a valorização da diversidade de indivíduos, defendendo suas ideias por meio do diálogo.
  • O conteúdo proposto nas páginas 242 a 243 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. êle explora aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 2 e 6 ao possibilitar a reflexão a respeito do mundo social levando em consideração as variações de significado no tempo e no espaço e, assim, construir argumentos com base em conhecimentos das Ciências Humanas para defender opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos.
  • Essa abordagem auxilia o desenvolvimento dos temas contemporâneos transversais Vida familiar e social e Educação em direitos humanos.
  • Comente com os alunos que, para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher, foi criada a Lei Maria da Penha, em 2006. Ela estabelece que todo caso de violência doméstica e familiar é crime e deve ser denunciado. A pena prevista é a detenção de três meses a três anos, podendo variar dependendo de cada situação.
  • Apresente aos alunos a Lei Maria da Penha, explicando sua importância e perguntando o que conhecem sôbre ela. Aproveite a oportunidade para trabalhar noções introdutórias de práticas de pesquisa ao explorar a análise documental. Oriente-os a ler outras informações a respeito dessa lei e chame a atenção deles para os motivos de sua criação e o impacto que ela tem na sociedade atual. Auxilie-os a analisar se a natureza do texto é médica, jurídica ou teológica e a verificar a fonte dessa lei.

Em 2017, as mulheres ocupavam 75% da mão de obra empregada nas áreas de educação, saúde e assistência social. Do total de pessoas empregadas na área de comércio e reparação de veículos, em 2017, as mulheres somavam 43%.

As mulheres representaram 57% do total de pessoas que concluiu o ensino superior em 2019. Além disso, muitas mulheres que trabalham fóra de casa enfrentam dupla jornada, pois também assumem os afazeres domésticos e o cuidado com os filhos.

Ilustração. Quatro mulheres caminhando enfileiradas. Elas sobem uma rua. Uma delas usa um capacete e outra uma bengala. Em frente a elas há arbustos.

Fonte de pesquisa: A inserção das mulheres no mercado de trabalho: 3º trimestres de 2019 e de 2020. Dieese. Disponível em: https://oeds.link/Kkl8Ff. Acesso em: 17 maio. 2022.

Responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. De acôrdo com as informações do texto, o que tem ocorrido com a participação das mulheres no mercado de trabalho com o passar do tempo?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Em sua opinião, as mulheres ainda sofrem preconceitos? Caso a resposta seja positiva, de que maneira podemos perceber êsse preconceito na sociedade atualmente?

Ícone 'Em grupo'
  1. Promovam uma reflexão sôbre êsse tema na escola. Para isso, elaborem uma campanha de conscientização sôbre a importância da igualdade de gêneros. Definam os seguintes itens.
    1. Nome da campanha.
    2. Frases informativas e de conscientização.           Organizem essas informações em cartazes e, depois de finalizados, colem-nos em locais adequados da escola.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

  • A atividade 2 favorece a análise e a exposição de opiniões sôbre o tema abordado, além de incentivar os alunos a respeitar opiniões distintas, desenvolvendo aspectos relacionados à habilidade de argumentação.
  • A atividade 3 viabiliza o pensamento computacional ao incentivar os alunos a identificar e a organizar informações, seguindo orientações, com a finalidade de conscientização de outros indivíduos. Outra possibilidade para esta atividade é organizá-los em grupos e solicitar a eles que produzam um vídeo curto abordando o tema estudado. Permita-lhes decidir como construir o roteiro e qual formato de vídeo utilizar, explorando, dessa maneira, aspectos da cultura juvenil, contemplando as Competências gerais 4 e 5 e a Competência específica de Ciências Humanas 7 da Bê êne cê cê, pois os alunos vão conhecer e desenvolver outras linguagens com o auxílio de tecnologias digitais.
  • Para complementar a resposta da questão 2, comente que muitas mulheres recebem salários menores em relação aos dos homens com quem trabalham e ocupam o mesmo cargo, o que caracteriza desigualdade salarial em decorrência do gênero, devido às necessidades que elas têm de se afastar do trabalho por licença-maternidade, ausentar-se para cuidar dos filhos que adoecem, entre outras razões.

Respostas

1. A participação das mulheres no mercado de trabalho tem aumentado com o passar do tempo. Cada vez mais elas têm desenvolvido um papel importante na sociedade brasileira.

2. Resposta pessoal. Destaque a importância do respeito pêla diversidade de opiniões e pêla argumentação coerente com base na reflexão. Esteja atento para questionar e problematizar posicionamentos radicais ou preconceituosos, além de levar os alunos ao exercício da tolerância. Comente com eles que, geralmente, o preconceito ocorre com mulheres que exercem, por exemplo, função de cuidadora, enfermeira e, até mesmo, professora. Leve-os a refletir que manifestações preconceituosas como essa não têm origem instintiva, ou seja, são culturalmente construídas pêla sociedade.

3. Resposta pessoal. Durante as discussões, faça anotações na lousa, auxiliando os alunos na revisão de seus pontos de vista.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou no decorrer desta unidade, escreva alguns exemplos de como as ações do ser humano constroem e alteram o espaço geográfico.
  2. Dê exemplos de fórmas de trabalho que estão diretamente relacionadas ao seu dia a dia.
  3. Qual a relação entre trabalho e transformação do espaço geográfico?

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe atentamente as fotos.

Fotografia. Vista de cima. Uma ponte sobre um rio largo. Ao redor dele há árvores.
Ponte para passagem de trem na Finlândia, em 2021.
Fotografia. Uma barragem em um rio. Há áreas gramadas nas laterais.
Usina hidrelétrica no município de Buritama, São Paulo, em 2021.
  1. Descreva as principais transformações provocadas na natureza pêlo ser humano e que podem ser observadas em cada uma das paisagens mostradas nas imagens.
  2. O ser humano transforma o espaço onde vive para suprir suas mais diversas necessidades. Explique para qual finalidade o ser humano transformou cada uma das paisagens mostradas anteriormente.
Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Os alunos podem citar exemplos como a transformação do espaço geográfico para formação de lavouras, para montar uma feira livre, construção de um túnel, construções de prédios em diferentes épocas, além de exemplos das proximidades de onde vivem, como a formação de um novo bairro e a construção de uma quadra de esportes.

2. Resposta: Possível resposta: O trabalho realizado pelos pais ou por outras pessoas de sua família, a necessidade do trabalho de outras pessoas para que eles consumam produtos como pão, leite, roupas, calçados, serviços como fornecimento de água e de energia ou coleta de lixo etcétera

3. Resposta: As transformações no espaço geográfico são realizadas pêlo ser humano e ocorrem por meio do trabalho e das atividades humanas.

4. a) Resposta: Verifique se os alunos identificaram as principais transformações promovidas em cada paisagem. A – retirada da vegetação e construção de uma ponte sôbre um rio; B – construção de barragem no curso do rio para instalação de usina hidrelétrica.

4. b) Resposta: A – Para melhorar a infraestrutura de transportes e facilitar o acesso aos lugares; B – Com a finalidade de gerar energia elétrica.

  • Corrija as questões com todos os alunos. Peça-lhes que expressem suas opiniões e façam perguntas quando houver dúvidas. Realizar essa correção com eles é uma fórma de organizar as ideias e sanar suas curiosidades.
  • Essa é uma oportunidade para investigar se os alunos apresentam dúvidas sôbre o conteúdo estudado e para avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
  • As atividades desenvolvidas nesta página abordam os aspectos das Competências específicas de Geografia 1, 2 e 3 e da Competência específica de Ciências Humanas 3, visto que possibilitam aos alunos perceber e expor ideias a respeito da relação do ser humano com a natureza, reconhecendo elementos técnicos e promovendo exercícios de analogia, diferenciação, distribuição e localização.

5. Com base em estudos sôbre vestígios humanos antigos, como fragmentos de cerâmicas, ruínas de construções, pinturas em rochas, restos de fogueiras e utensílios, tem sido possível saber de que maneira viveram os povos que habitavam a Terra no passado. estudos nos possibilitam descobrir como nossos ancestrais ocupavam e transformavam o espaço geográfico.           Grande parte das informações que os arqueólogosglossário descobrem a respeito dos povos do passado é obtida por meio de escavações em sítios arqueológicosglossário .           No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (ifãn) identificou aproximadamente 19 mil sítios arqueológicos espalhados por todas as regiões do país. Vários dêsses sítios estão localizados no Parque Nacional da Serra da Capivara.

  1. Pesquise sôbre o Parque Nacional da Serra da Capivara. Nessa pesquisa, procure:
    • a localização do parque no Brasil;
    • os sítios arqueológicos encontrados no parque;
    • as pinturas rupestres existentes nos sítios arqueológicos;
    • a preservação do parque.
  1. Elabore um texto resumindo as informações encontradas na pesquisa, leve para a aula e compartilhe com os colegas. Conheça o resultado das pesquisas deles também.
  2. Converse com os colegas sôbre a importância dos sítios arqueológicos e também de sua preservação, tendo como exemplo o parque pesquisado.
Fotografia. Pinturas rupestres em uma rocha irregular. Há figuras de animais quadrúpedes e traços verticais paralelos.
Pinturas em rocha no Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, Piauí, em 2021.
Respostas e comentários

5. a) Resposta: Espera-se que os alunos apresentem em suas pesquisas informações sôbre a localização do parque na porção sudeste do Piauí, que concentra uma grande quantidade de sítios arqueológicos. Podem apresentar imagens de pinturas rupestres obtidas na internet e informações sôbre a obrigatoriedade legal de sua preservação.

5. b) Resposta: Espera-se que os alunos apresentem em seus textos as informações obtidas na pesquisa, como localização, principais sítios arqueológicos, tipos de pinturas e estado de conservação ou preservação do parque.

5. c) Resposta: Verifique durante a conversa se os alunos compreenderam a importância dos sítios arqueológicos e de sua preservação.

  • Na atividade 5, os alunos terão a oportunidade de explorar o pensamento computacional ao organizar e selecionar informações para o desenvolvimento da pesquisa com base no roteiro disponibilizado na descrição da atividade.
  • A atividade 5 aborda também os aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 3, da Competência específica de Geografia 5 e das Competências gerais 2 e 7 da Bê êne cê cê ao incentivar os alunos a fazer uma pesquisa com base em conhecimentos científicos para compreender, refletir e explicar as ações humanas verificadas no sítio arqueológico.

Sugestão de avaliação

Solicite aos alunos que produzam um texto explicativo da relação entre o ser humano e o espaço geográfico. Para isso, eles devem utilizar as palavras apresentadas no quadro a seguir. Caso considere interessante, produza um texto coletivo com os alunos.

Ser humano – trabalho – técnicas – natureza – espaço geográfico

Resposta

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos produzam um texto claro, objetivo e coeso que apresente a ideia de que o ser humano, ao utilizar técnicas por meio do trabalho, transforma constantemente a natureza e produz o espaço geográfico.

Glossário

Produtividade agrícola
: aumento da produção em uma área de cultivo decorrente da utilização de técnicas sofisticadas, como adubos, fertilizantes, máquinas etcétera, independentemente do aumento da área cultivada.
Voltar para o texto
Trabalho formal
: trabalho realizado de acôrdo com a legislação trabalhista vigente, com registro na carteira profissional.
Voltar para o texto
Arqueólogo
: cientista que estuda vestígios humanos muito antigos.
Voltar para o texto
Sítio arqueológico
: lugar onde se encontram vestígios de ocupação humana.
Voltar para o texto