CAPÍTULO 21 O trabalho e as atividades econômicas

O trabalho de produzir alimentos, calçados, roupas e outros produtos e serviços de que necessitamos demanda a realização de diferentes tarefas. Essas tarefas, ligadas à produção e distribuição de mercadorias e à prestação de serviços, compõem as atividades econômicas.

As atividades econômicas são classificadas em três setores: primário, secundário e terciário.

  • Setor primário: agrupa atividades do extrativismo (mineral, vegetal e animal), da agricultura e da pecuária.
  • Setor secundário: reúne variadas áreas das atividades industriais.
  • Setor terciário: abrange as atividades do comércio e de serviços (saúde, educação, saneamento básico, transportes, administração pública, entre outras).

Os setores da economia encontram-se interligados. Conheça um exemplo na agricultura.

Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma vasta plantação e despejando o conteúdo em um trator que segue ao lado dela.
Colheita mecanizada de soja em Girov, na Romênia, em 2021.
Ilustração. Uma mulher de cabelos escuros e colete em meio a uma plantação.
Os agricultores utilizam o conhecimento de técnicos agrícolas e de agrônomos, que fornecem orientações técnicas sôbre as lavouras, o solo e o contrôle de pragas.
Ilustração. Um homem de fones de ouvido manuseando uma alavanca em um trator.
O trabalho dos agricultores depende de instrumentos, tratores, implementos agrícolasglossário , adubos e fertilizantes fabricados pelos operários das indústrias.
Ilustração. Uma homem sentado em frente a um monitor com a figura do mapa do Brasil.
Muitos agricultores necessitam dos serviços dos meteorologistas, que fornecem informações sôbre as condições do tempo.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Classificar as atividades econômicas em três setores: primário, secundário e terciário.
  • Identificar as principais características do extrativismo, da agricultura, da pecuária, da indústria, do comércio e da prestação de serviços.
  • Reconhecer que os estudos geográficos podem ser realizados em diferentes escalas de análise.

Justificativas

Neste capítulo, os alunos conhecerão as características que definem as atividades econômicas e as respectivas classificações, temas oportunos que viabilizam o conhecimento deles acêrca do trabalho desenvolvido em cada setor e da implicação dessas atividades no dia a dia. Assim, eles terão outra perspectiva sôbre as atividades econômicas que conhecem e estão presentes na própria realidade.


  • Ao abordar o tema O trabalho e as atividades econômicas, aproveite para explorar com os alunos o tema contemporâneo transversal Direitos da criança e do adolescente. Explique a eles que em nosso país o trabalho infantil é proibido por lei. Comente que a Constituição Brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente protegem as crianças dêsse tipo de trabalho. Promova uma conversa a respeito dos possíveis problemas causados à vida das crianças que trabalham, como saúde prejudicada, evasão escolar, falta de tempo para brincar etcétera
  • Explique aos alunos que a educação é um direito de todas as crianças e de todos os adolescentes e que o ato de brincar é necessário para o desenvolvimento físico e emocional deles. Ao abordar reflexões como essa, os alunos são motivados a reconhecer seus direitos e deveres como cidadãos.

Extrativismo

Por meio do extrativismo, o ser humano retira diferentes recursos diretamente da natureza.

Conheça os três tipos de extrativismo: mineral, animal e vegetal.

Extrativismo mineral

Nesse tipo de extrativismo é realizada a extração de produtos de origem mineral, como o minério de ferro, ­cobre, chumbo, ouro, carvão mineral, petróleo e sal. Os produtos derivados do extrativismo mineral normalmente são utilizados como matéria-primaglossário nas indústrias ou, então, como fonte de energia. A extração mineral pode ocorrer tanto no continente quanto no mar.

Fotografia. Amontoados de sal paralelos em uma área plana. Ao fundo há pessoas trabalhando.
Extração de sal em uma salina na Tailândia, em 2019.

Extrativismo animal

O extrativismo animal consiste na pesca e na caça de animais, o que proporciona ao ser humano obter produtos como carne e óleos, utilizados como fonte de alimentação ou matéria-prima para a fabricação de medicamentos, cosméticos, entre outras produções.

Fotografia. Pescadores esticando uma rede de pesca vermelha em uma praia. Ao fundo, o mar.
Pessoas preparando rede para pesca na cidade de Cananor, na Índia, em 2020.
Respostas e comentários

Um texto a mais

Leia o texto a seguir sôbre a relação dos trabalhadores com a floresta na reserva extrati­vista Chico Mendes, no estado do Acre.

reticências

Com a experiência de quem nasceu e cresceu na floresta, o seringueiro Gerson da Silva sabe bem o que é extrair da natureza o sustento da família e com a consciência de quem não se preocupa apenas em ganhar dinheiro.

“A floresta para nós representa várias coisas. É até uma mãe para nós. Eu sinto por ela um amor, nasci e me criei até hoje na floresta e não tenho muita ideia de sair para a cidade”.

reticências

Todo ano, na época da colheita [de castanha do Pará], que vai de janeiro a abril, mais de sete mil toneladas chegam de vários pontos da floresta.

RAIMUNDO, José; FEITOSA, Frânclin. Extrativismo gera renda para famílias que vivem na Reserva Chico Mendes. Gê um, 19 abril 2015. Disponível em: https://oeds.link/BoiH7f. Acesso em: 12 maio 2022.

Algo a mais

  • Comente com os alunos que o sal, recurso mineral retratado na primeira foto desta página, é explorado pêlo ser humano há milhares de anos. Para detalhar êsse assunto, apresente a eles o episódio De onde vem o sal?.
  • DE ONDE VEM? De onde vem o sal?. Disponível em: https://oeds.link/9Y1429. Acesso em: 12 maio 2022.
Extrativismo vegetal

No extrativismo vegetal ocorre a extração de produtos vegetais da ­natureza, como a coleta do látex da seringueira, utilizado para a produção da borracha, e a retirada de árvores para o aproveitamento da madeira, da celulose e de outras partes, como folhas, raízes e frutos, para a fabricação de diversos produtos, como medicamentos ou cosméticos.

A exploração cada vez mais intensa dos diversos materiais disponíveis na natureza nos leva a refletir sôbre o acesso das futuras gerações a essas riquezas naturais.

Fotografia. Um homem escalando uma palmeira-açaí. Há palha amarrada em seus pés e ele segura um galho com açaís.
Extração de açaí, fruto utilizado como matéria-prima de bebidas, sorvetes, doces, entre outros, no município de Mocajuba, Pará, em 2020.

Agricultura

Assim como ocorre no extrativismo, é da agricultura e da pecuária que provêm diversos produtos que consumimos diariamente.

A agricultura é a prática de cultivar o solo para a produção de vegetais, uma das atividades responsáveis pêla produção de alimentos e de matérias-primas para muitas indústrias.

Considerando o tipo de produção, as técnicas utilizadas e o destino dos produtos, a agricultura pode se diferenciar entre si das maneiras a seguir.

Agricultura tradicional: as técnicas empregadas são tradicionais ou rudimentares, com a utilização de instrumentos manuais como o arado e a enxada. êsse modo de produção faz pouco uso de equipamentos mecânicos, agrotóxicos e fertilizantes. Por ser bastante artesanal, em muitos casos, apresentam baixa produtividade e menor impacto ambiental.

Respostas e comentários
  • Para trabalhar o tema Agricultura, comente com os alunos que essa é uma atividade econômica que depende de uma série de fatores naturais, tais como as características climáticas, a qualidade do solo e a disposição do relêvo. Ou seja, em alguns casos, os fatores naturais, como a falta de chuvas ou o excesso delas, podem auxiliar ou dificultar a prática da agricultura.
  • Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma propriedade rural que desenvolva a atividade agrícola no município onde moram. Caso não conheçam, leve algumas imagens de propriedades rurais do município e peça-lhes que relacionem qual tipo de agricultura apresentada nesta página caracteriza a atividade desenvolvida na propriedade que mencionaram ou que está retratada na imagem. Ao realizar comparações, diferenciações, localizações, como proposto neste momento, os alunos estarão desenvolvendo a Competência específica de Geografia 3 da Bê êne cê cê.
  • Para trabalhar os temas tratados nas próximas páginas, relembre os alunos de que os seres humanos desenvolvem o extrativismo, a agropecuária e a atividade industrial há muitos anos, principalmente para garantir sua sobrevivência. Se julgar necessário, apresente-lhes o quadro a seguir.

Atividade

Tempo em que é praticada pelo ser humano

Extrativismo

Cerca de 2 milhões de anos

Agricultura e pecuária

Cerca de 11 mil anos

Indústria

Cerca de 300 anos

Fonte de pesquisa: PALMER, Douglas. Evolução, a história da vida. São Paulo: Larrússi do Brasil, 2009. página 221-243.

Se julgar pertinente, comente com os alunos que a atividade industrial é bastante recente, se comparada com as atividades de extrativismo, agricultura e pecuária.

Agricultura moderna: as técnicas são modernas, utilizando sistemas de irrigação e maquinário especializado, como arado mecânico e colheitadeiras. êsse modo de produção utiliza pouca mão de obra, além de fertilizantes, sementes melhoradas, entre outros produtos tecnologicamente mais avançados.

Fotografia. Colheitadeiras trafegando em uma imensa plantação de algodão.
Colheita de algodão em propriedade com agricultura moderna no município de Correntina, Bahia, em 2019.
  • Agricultura comercial: os produtos são destinados ao comércio nacional e internacional, por isso são produzidos em grande quantidade, além de utilizar técnicas mais modernas de produção que aumentam a produtividade.
  • Agricultura familiar: os produtos são destinados ao consumo das famílias produtoras, e parte é comercializada pelos agricultores em feiras livres ou estabelecimentos comerciais mais próximos. De modo geral, a agricultura familiar faz uso de técnicas tradicionais de cultivo e é responsável pêla maior parte da alimentação da população brasileira.
Fotografia. Alguns homens em meio a uma plantação. Ao fundo há árvores.
Produção de hortaliças por meio da agricultura familiar no município de Mogi das Cruzes, São Paulo, em 2021.
Respostas e comentários

Algo a mais

  • No podcast Agricultura Real, criado pela Universidade Federal de Ouro Preto, é possível conhecer um pouco mais sobre a agricultura familiar. Confira a seguir o episódio 1, intitulado “O grão da terra”.
  • AGRICULTURA Real. O grão da Terra. Lampião, 29 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/nf5P6A. Acesso em: 13 maio 2022.

Pecuária

A pecuária envolve atividades relacionadas à criação de animais e, assim como a agricultura, está relacionada ao abastecimento de alimentos para a população, além de fornecer matéria-prima para indústrias. Considerando o tipo de produção, as técnicas utilizadas e o destino dos produtos, a pecuária se diferencia entre si das maneiras a seguir.

  • Pecuária extensiva: ocorre em grandes extensões de terras, em pastagens nas quais os animais são criados soltos. Em geral, os cuidados veterinários são menos rigorosos e os animais, normalmente, têm baixa produtividade em razão das doenças contraídas e do aumento no tempo que essas criações levam para crescer e engordar.
  • Pecuária intensiva: ocorre com a utilização de técnicas modernas de criação, ou seja, com uso intenso de tratamentos veterinários e investimento em tecnologia de reprodução animal, o que permite uma elevada produtividade. Os animais ficam confinados em estábulos ou granjas, onde recebem tratamento e alimentação adequados durante a vida. A produção é destinada ao comércio nacional e internacional de carnes, leite e derivados.

No Brasil, os principais rebanhos são de bovinos, embora também sejam criados outros animais de grande porte, como cavalos e mulas; de médio porte, como porcos, ovelhas e cabras; e de pequeno porte, como aves e rãs.

Fotografia. Gado pastando em uma grande área gramada. Ao fundo há uma árvore. No céu, nuvens.
Criação de gado bovino em propriedade rural do município de Campanha, Minas Gerais, em 2021.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 1.

Qual dessas atividades mais se destaca em seu município: extrativismo, agricultura ou pecuária? Com os colegas e o professor, converse sôbre as principais características dessa atividade em seu município.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Professor, professora: Oriente os alunos a responder à questão, fornecendo-lhes informações que porventura não tenham.

  • Ao abordar o tema Pecuária, explique aos alunos que em algumas regiões do mundo as criações são realizadas por meio do nomadismo pastoril e da transumância. Nessas condições, os animais são levados para locais onde podem se alimentar de acôrdo com a disponibilidade de pastagens. Ou seja, quando o alimento se esgota em determinada região, eles migram para outra área. No nomadismo pastoril, todo o grupo de pessoas migra com os animais; e na transumância, as pessoas que pastoreiam os animais acompanham o rebanho enquanto o restante do grupo permanece no local cuidando de outros afazeres, incluindo a agricultura de subsistência. Apesar de serem raros, esses modelos de criação ainda são aplicados por aqueles que praticam a pecuária tradicional.
  • Comente com os alunos que outro modo de criação de animais refere-se à pecuária semiextensiva. Ela é mais comum na criação de bois e intercala períodos em que o gado é criado solto, a fim de aproveitar os pastos e outros em que é confinado. O confinamento ocorre geralmente em tempos de sêca, quando os pastos não são suficientes para suprir as necessidades alimentares dos animais. êsse tipo de produção é destinado ao comércio de carne.

Indústria

Alguns produtos são consumidos em seu estado natural, como é o caso das frutas e verduras. Outros passam por um processo de transformação na indústria, resultando, por exemplo, no extrato de tomate, no chocolate, em camisetas e calçados. Com base nisso, você já pensou em como determinados produtos que consumimos diariamente são fabricados?

A indústria é uma atividade responsável pêla transformação de matérias-primas em diferentes produtos para o consumo humano ou para outras atividades industriais. Elas podem ser classificadas da maneira a seguir.

Indústria de base: fabricam materiais que servirão de base para a produção de outras indústrias. Em suas instalações, matérias-primas em estado bruto são transformadas em produtos, por exemplo, dos minerais são produzidas barras e chapas metálicas. São exemplos as siderúrgicas, metalúrgicas e fábricas de celulose.

Fotografia. Canaletas com ferro incandescente. Ao fundo há estruturas sobre elas.
Produção de barras de aço no interior de uma indústria siderúrgica em Marabá, Pará, em 2019.

Indústria de bens intermediários: produzem máquinas e equipamentos necessários para a produção de outros bens. Essas indústrias utilizam os bens produzidos pêlas indústrias de base. São exemplos as indústrias mecânicas, naval e de autopeças.

Fotografia. Três homens ao redor de um motor que está suspenso entre eles. Há equipamentos ao redor e outro motor pendurado ao fundo.
Linha de montagem de motores para automóveis, em indústria localizada na Malásia, em 2019.
Respostas e comentários
  • Para trabalhar o tema Indústria, esclareça aos alunos que essa atividade surgiu na Inglaterra a partir do século dezoito, com a introdução de máquinas nas oficinas manufatureiras, que possibilitaram o aumento da produção. Explique a eles que as manufaturas eram locais de produção de diversas mercadorias com o auxílio de máquinas operadas manualmente.
  • Comente com os alunos que, no Brasil, a atividade industrial ganhou fôrça a partir das décadas de 1930 e 1940, quando o govêrno federal adotou programas de incentivo ao desenvolvimento de indústrias de base, como as siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas e mineradoras.
  • Atualmente, nosso país tem diversos ramos industriais, ou seja, de base, de bens intermediários e de bens de consumo.

Indústria de bens de consumo: produzem bens consumidos diretamente pêla população. Pode ser dividida em: bens de consumo durável, cujos produtos têm maior durabilidade, como automóveis e eletrodomésticos; e bens de consumo não durável, cujos produtos têm pouca durabilidade, como alimentos, roupas e calçados.

Fotografia. Um homem ao lado da carcaça de um carro em uma linha de produção. Há maquinário ao redor e outras carcaças ao fundo.
Automóveis sendo fabricados em uma indústria da Rússia, em 2019.
Fotografia. Um homem de macacão, touca, luvas e máscara analisando máscaras ao lado de um equipamento. Ao fundo há mais pessoas com roupas semelhantes.
Máscaras sendo produzidas em uma indústria da Índia, em 2020.

Comércio e prestação de serviços

Você já observou se existem diferentes atividades comerciais e de prestação de serviços nos percursos que realiza em seu dia a dia? Essas atividades, em geral, fazem parte do nosso cotidiano, seja quando consumimos um produto, seja quando utilizamos algum tipo de serviço.

O comércio é a atividade de compra e venda de produtos, como alimentos, roupas e calçados. A atividade do comércio é classificada da maneira a seguir.

Respostas e comentários
  • Para exemplificar o tema Comércio e prestação de serviços, comente com os alunos que um dos tipos de prestação de serviço mais comum em todo o mundo e que proporciona grande circulação de dinheiro é o turismo. Para atender aos turistas, diversos setores da prestação de serviços são acionados, como hospedagem, transporte e alimentação. Também incentiva o comércio, principalmente com a venda de artesanatos e objetos que os turistas compram como recordação.
  • No Brasil, um ramo do setor terciário que vem ganhando fôrça são os chamados atacarejos, fórma mesclada de atacado e varejo. Muitos brasileiros estão optando por fazer compras nesses estabelecimentos comerciais, que se expandem em vários lugares do país.

Comércio varejista: caracteriza-se pêla venda de mercadorias diretamente aos consumidores finais. êsse tipo de comércio, de modo geral, está localizado próximo aos locais de maior circulação da população a fim de atender diretamente ao consumidor, como na área central das cidades e nas ruas de maior movimentação dos bairros. Pode ser encontrado também em estabelecimentos como shoppings centers e galerias comerciais, que costumam reunir grande número de frequentadores.

Fotografia. Pessoas caminhando em uma via com comércios.
Comércio varejista na cidade de Bauru, São Paulo, em 2019.

Comércio atacadista: caracteriza-se pêla venda de mercadorias em grande quantidade realizada entre o fabricante e os estabelecimentos comerciais, como lojas ou supermercados. Há também grandes lojas de atacado que vendem aos consumidores finais.

Fotografia. Corredor de um mercado atacadista com prateleiras até o teto e mercadorias expostas.
Comércio atacadista localizado na cidade de Londrina, Paraná, em 2021.

A atividade de prestação de serviços consiste no trabalho realizado por alguma pessoa ou empresa. Os advogados, professores, mecânicos e médicos são exemplos de prestadores de serviços. As escolas, os hospitais, as academias de ginástica são exemplos de empresas que prestam serviços aos consumidores.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Cite alguns tipos de estabelecimentos comerciais que existem nas proximidades de onde você mora.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 3.

Cite também tipos de prestadores de serviço que você ou sua família costumam contratar.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta pessoal. Professor, professora: Verifique se os alunos citam exemplos corretos e auxilie-os, se necessário.

Questão 3. Resposta pessoal. Professor, professora: Verifique se os alunos citam exemplos corretos e auxilie-os, se necessário.

  • Comente com os alunos que o comércio não é realizado apenas em lojas físicas, mas também em virtuais, onde é possível fazer compras por meio eletrônico. Nomeado comércio virtual, comércio eletrônico ou i cômers, êsse tipo de atividade tem ganhado notoriedade na área de vendas. Se considerar pertinente, pergunte a eles se já presenciaram os familiares ou conhecidos fazendo compras em plataformas digitais.
  • O conteúdo Comércio e prestação de serviços é pertinente para abordar com os alunos o tema contemporâneo transversal Educação financeira, pois, entre outras questões, abre espaço para reflexões sôbre a importância de manter o contrôle diante do impulso de comprar sem necessidade, o aumento das dívidas individuais e familiares, os impactos ambientais causados pêla produção de mais mercadorias, entre outras. Comente com a turma que é importante tomar decisões conscientes no momento das compras, levando em consideração o planejamento financeiro, o aumento das contas (dívidas), a geração de lixo e outras questões.

Geografia em representações

Os estudos em diferentes escalas

A Geografia se preocupa em estudar o espaço em diferentes escalas, da local à global. Isso significa que, de acôrdo com a extensão e influência do tema de estudo, podemos recorrer a diferentes escalas de análise para visualizar detalhes e compreender melhor o que estamos estudando. Veja os exemplos mostrados a seguir.

Escala de análise local

Podemos utilizar uma escala de análise local quando estudamos:

  • a configuração e a organização do espaço urbano de uma cidade (distribuição dos bairros residenciais, comerciais e industriais, áreas de lazer, parques e bosques);
  • transformações espaciais locais (construção de moradias em áreas de risco, como nas encostas de morros e fundos de vale, poluição dos cursos de água, monitoramento do trânsito, de cultivos agrícolas etcétera).
Fotografia. Vista aérea. Uma cidade com uma fileira de prédios, identificado pela letra A, divididos por um canteiro central coberto por vegetação. À esquerda, construção retangular, identificada pela letra B, em frente ao canteiro. Ao redor há muitas construções.
Imagem de satélite de Brasília, capital federal do Brasil, localizada no Distrito Federal, em 2022.

A.

Esplanada dos Ministérios.

B.

Congresso Nacional.

Na escala local, observamos a área onde está localizada a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional em uma visão vertical. Nela, é possível verificar principalmente a organização espacial com base na disposição dos edifícios, no traçado das ruas, na localização do lago próximo à área residencial e também na presença de áreas ainda não ocupadas.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender as diferentes escalas de análise geográfica.
  • Identificar fenômenos que ocorrem em escalas local, regional e global.

Complemente o trabalho da seção apresentando aos alunos outros exemplos do estudo em diferentes escalas, como os destacados a seguir.

> Escala local: distribuição da infraestrutura urbana (uso do solo), como rede viária (ruas e avenidas) e serviços públicos essenciais (redes de energia, água e esgôto) de um bairro ou de parte do município; análise do crescimento e das desigualdades socioespaciais de uma cidade.

> Escala regional: principais redes de comunicação e rodovias que fazem a ligação entre algumas cidades ou estados; ocupação e organização do espaço agrário de alguns municípios ou estados etcétera;

> Escala global: relações políticas e econômicas estabelecidas entre os países do mundo; crises econômicas mundiais, problemas ambientais de ordem global (como o aquecimento global).

Escala de análise regional

Podemos utilizar uma escala de análise regional quando estudamos:

  • a ocupação e a organização do espaço geográfico de um município e suas regiões vizinhas;
  • as características físicas ou naturais predominantes na região, tipos de vegetação, fórmas do relêvo, traçados dos rios etcétera
Fotografia. Vista aérea. Uma cidade com construções com um formato semelhante a asas. Ao redor há outras construções, áreas cobertas por vegetação e rios.
Imagem de satélite de Brasília e regiões vizinhas, em 2022.

Na escala regional, observamos a cidade de Brasília e suas regiões vizinhas. Nela, é possível observar a área urbana do plano pilotoglossário e também parte das regiões administrativas que integram o Distrito Federal, além dos espaços destinados à agropecuária. Alguns aspectos físicos são visualizados nessa escala. Veja as fórmas de relêvo, a presença da vegetação e do lago Paranoá.

Respostas e comentários
  • Se possível, leve os alunos para o laboratório de informática e, utilizando algum programa que possibilite visualizar imagens de satélite da Terra em diferentes escalas de análise, escolha um dos temas apresentados nas páginas 254 a 256 e trabalhe com eles as escalas de análises (local, regional e global).
  • O trabalho com imagens de satélites em diferentes escalas de análise é um momento favorável para o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 4 e da Competência geral 5 da Bê êne cê cê, ao promover a utilização de tecnologias digitais para realizar estudos em diferentes escalas de análise.

Escala de análise global

Podemos utilizar uma escala de análise global quando estudamos:

  • a distribuição dos países, continentes e oceanos pêla superfície terrestre;
  • as grandes florestas nativas do planeta;
  • a distribuição da população no espaço geográfico mundial;
  • a circulação dos ventos e das massas de ar.
Fotografia. Imagem de satélite do planeta Terra com nuvens sobre ele.
Na escala global, observamos a localização do Brasil no mundo. Nela, é possível visualizar a distribuição de alguns continentes pêla superfície terrestre, como a América e parte da África, bem como parte dos oceanos Atlântico e Pacífico. Algumas das grandes formações vegetais do planeta, como os desertos e as florestas tropicais, e grandes cadeias de montanhas também podem ser visualizadas nesta escala.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. Se você precisasse pesquisar sôbre a distribuição dos bairros residenciais e comerciais da cidade onde mora, qual escala de análise utilizaria? Justifique sua resposta com base nos estudos destas páginas.
  2. Agora, se você fosse estudar a distribuição das principais rodovias no estado onde mora, qual escala de análise usaria?
Respostas e comentários

Respostas 1 e 2 da seção Geografia em representações nas orientações ao professor.

As atividades 1 e 2 exploram a prática argumentativa, uma vez que os alunos precisam desenvolver justificativas apresentando argumentos que defendam um ponto de vista. As atividades também são propícias para a composição das Competências específicas de Geografia 3, 4 e 5 da Bê êne cê cê, visto que realizarão uma análise geográfica da ocupação humana em determinado espaço utilizando elementos da cartografia como referência.

Respostas

1. Resposta pessoal. Ao realizar a atividade, espera-se que os alunos respondam que utilizariam a escala de análise local, pois ela permite analisar a distribuição dos bairros com mais detalhes.

2. Resposta pessoal. Ao realizar a atividade, espera-se que os alunos respondam que utilizariam a escala de análise regional, pois ela permite analisar a distribuição, no caso, das rodovias, no estado.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Quais são os três setores da economia?
  2. Escreva as principais características de cada setor da economia.
  3. Pense no consumo diário de sua família em relação a produtos provenientes do extrativismo mineral, animal e vegetal. Cite um exemplo de cada um, caso façam parte do consumo familiar.

Aprofundando os conhecimentos

4. Leia e interprete os textos a seguir, que retratam a atividade econômica desenvolvida em duas propriedades rurais.

Texto A: Amélia cria gado em uma grande propriedade rural e investe em cuidados veterinários de elevada tecnologia para reprodução animal. A maior parte da produção da propriedade é destinada ao comércio internacional de carnes.

Texto B: João tem uma pequena propriedade rural onde cria gado. êle solicita pouco auxílio de tratamento veterinário e seus animais são criados soltos, alimentando-se na pastagem natural. A sua produção destina-se parte ao consumo familiar, enquanto a outra parte é comercializada no mercado consumidor das proximidades do município.

  1. Qual atividade econômica é descrita nos textos?
  2. Em qual setor da economia a atividade econômica descrita se enquadra?
  3. Em qual propriedade a atividade desenvolvida é extensiva? E em qual ela é intensiva? Por quê?

5. Observe a foto a seguir.

Fotografia. Duas mulheres em uma bancada manuseando biscoitos. Ambas usam coletes e toucas. Ao fundo há mais pessoas manuseando caixas.
Produção de biscoitos no Cazaquistão, em 2021.
  1. Identifique a atividade econômica retratada na foto.
  2. Essa atividade pertence a qual setor da economia?
  3. Qual a relação dessa atividade com outros setores da economia?
Respostas e comentários

1. Resposta: Setor primário, setor secundário e setor terciário.

2. Resposta: Setor primário: setor das atividades econômicas que agrupa atividades do extrativismo (mineral, vegetal e animal), da agricultura e da pecuária. Setor secundário: setor que reúne os mais variados ramos das atividades industriais. Setor terciário: setor que abrange as atividades do comércio e da prestação de serviços.

3. Resposta pessoal. Possível resposta: Extrativismo mineral: gasolina, sal, entre outros; extrativismo animal: carne para alimentação, medicamentos, entre outros; extrativismo vegetal: borracha, cadernos, produtos de cosméticos, entre outros.

4. a) Resposta: Pecuária.

4. b) Resposta: Setor primário.

4. c) Resposta: A propriedade descrita no texto A refere-se à pecuária intensiva, porque as técnicas utilizadas são modernas, com uso intensivo de tratamentos veterinários e tecnologia em reprodução animal. A propriedade citada no texto B refere-se à pecuária extensiva, porque são utilizadas técnicas tradicionais, com animais criados soltos.

5. a) Resposta: Industrial.

5. b) Resposta: Setor secundário.

5. c) Resposta pessoal. Professor, professora: Verifique se os alunos retratam a indústria como uma atividade de transformação, que utiliza matéria-prima do setor primário para desenvolver produtos que serão comercializados pêlo setor terciário.

  • Amplie a questão 1 solicitando aos alunos que citem exemplos de atividades de cada um dos setores que eles conhecem no município onde moram.
  • As atividades desta página exploram aspectos das Competências específicas de Geografia 1 e 2 da Bê êne cê cê, pois os alunos utilizam o conhecimento geográfico para compreender a relação sociedade-natureza, destacando o uso das técnicas em diferentes tipos de atividade econômica.
  • Na atividade 4, aplicam-se os aspectos da Competência geral 2 da Bê êne cê cê, uma vez que os alunos interpretam os textos e analisam as informações para, então, formular respostas, com base não somente nos textos, mas também no próprio conhecimento geográfico sôbre o tema.

Metodologias ativas

Ao término do estudo desta unidade, proponha à turma a estratégia Mapa mental. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Organize os alunos em um semicírculo e, na lousa, construa com eles um mapa mental, tendo como tema principal as Atividades econômicas. Pergunte-lhes sôbre o conteúdo trabalhado nas últimas aulas e verifique se eles destacam no mapa as principais atividades econômicas – agricultura; pecuária; extrativismo (vegetal, mineral e animal); indústrias (de base, de bens intermediários e de bens de consumo); comércio e prestação de serviços. Para finalizar, peça-lhes que reproduzam êsse mapa em seus cadernos.

Glossário

Implemento agrícola
: equipamento, como arado, plantadeira ou pulverizador, que auxilia nas tarefas agrícolas.
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Matéria-prima
: produto em estado natural ou manufaturado utilizado na fabricação de algum produto.
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Plano piloto
: planejamento inicial de uma obra. No caso de Brasília, a área delimitada inicialmente para ser a capital do Brasil também é chamada de plano piloto.
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