O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Observe a imagem a seguir.

Fotografia. Vista de cima. Casas paralelas em quarteirões retangulares. Ao redor há áreas com vegetação.
Conjunto habitacional localizado na cidade de Garça, São Paulo, em 2020.
  1. Escreva as principais transformações feitas na natureza pêlo trabalho do ser humano que podem ser observadas na paisagem mostrada na foto.
  2. De acôrdo com a imagem, explique qual foi a principal finalidade que levou o ser humano a transformar a paisagem retratada.

2. Leia a afirmação a seguir.

Com o aprimoramento de técnicas em diferentes atividades, o ser humano passou a transformar o espaço geográfico de maneira cada vez mais intensa.

  • Agora, escreva alguns exemplos de como o desenvolvimento das técnicas tem transformado cada vez mais o espaço geográfico desde que os primeiros grupos humanos surgiram, há cêrca de 2 milhões de anos, até os dias atuais.
  1. Descreva alguma atividade que você ou alguém de sua casa tenha feito e que pode ser realizada com técnicas diferentes. Depois, comente com os colegas sôbre isso.
  2. Escreva exemplos de produtos que você utiliza em seu dia a dia e que são provenientes do extrativismo.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: Espera-se que os alunos identifiquem a retirada da vegetação, a construção de ruas e de moradias, instalação de rede de energia elétrica etcétera

1. b) Resposta: O ser humano transformou a paisagem para construir mais moradias para a população.

2. Possíveis respostas: Os machados e as serras no desmatamento das áreas de vegetação; os arados manuais, de tração animal e os mecânicos; as construções mais rústicas e as modernas, como edifícios altos, pontes extensas etcétera

3. Resposta pessoal. Os alunos podem mencionar atividades do dia a dia, como lavar peças de roupa à mão ou na máquina de lavar roupas e escrever textos à mão ou digitando no computador e os imprimindo.

4. Resposta pessoal. Possível resposta: Sal, geralmente utilizado no preparo de alguns alimentos; peixes e frutos do mar; cosméticos e derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel e objetos plásticos).

Objetivos das atividades

1. Identificar as mudanças provocadas na natureza pêlo trabalho das pessoas; Reconhecer que o ser humano transforma as paisagens para suprir alguma necessidade.

2. Identificar como o melhoramento das técnicas ampliou a capacidade do ser humano em modificar o espaço no qual êle vive.

3. Reconhecer as atividades do dia a dia e o uso de diferentes técnicas.

4. Reconhecer atividades do setor primário; Relacionar produtos oriundos do extrativismo usados no dia a dia.

Como proceder nas atividades

1. a ) Caso os alunos tenham dúvidas, proponha a realização de uma pesquisa na internet de fotos históricas e de fotos atuais do município onde a escola está. Chame a atenção para o aumento das construções e as mudanças na paisagem.

1. b ) Caso os alunos tenham dificuldades nesta atividade, apresente imagens de várias construções ou atividades realizadas pêlo ser humano a fim de suprir alguma necessidade, como hospitais, mercados, escolas, pontes, lavouras etcétera

2. Caso os alunos tenham dúvidas, exiba o vídeo Brincando com o passado no museu, produzido pêlo Museu de Arqueologia da , disponível em: https://oeds.link/1k4BQv. Acesso em: 13 maio 2022. Depois, pergunte aos alunos quais objetos identificaram no filme e para qual finalidade foram criados, quais transformações foram realizadas pelos personagens no ambiente etcétera

3. Dê exemplos do cotidiano para explicar o uso de diferentes técnicas. Coloque na lousa cinco contas diferentes, com valores simples. Peça a ajuda de dois voluntários, posicione um em frente à lousa e dê ao outro uma calculadora. Oriente-os a calcularem os resultados o mais rápido possível, ao seu sinal. Ao final da atividade, espera-se que o aluno que usou a calculadora termine mais rápido. Aguarde o outro terminar e confira os valores. Conversem sôbre as diferenças no processo e no resultado das atividades realizadas de maneiras diferentes.

4. Se os alunos tiverem dúvidas, providencie imagens variadas de produtos de origem extrativista (ferro, petróleo, pescados, borracha, madeira, frutos etcétera). Forme um semicírculo na sala de aula e mostre cada imagem classificando-a como proveniente do extrativismo mineral, animal ou vegetal.

5. Observe a foto a seguir.

Fotografia. Uma vasta plantação de milho.
Lavoura de milho no município de Alto Paraíso de Goiás, Goiás, em 2021.
  1. Identifique a atividade econômica retratada na imagem.
  2. Essa atividade pertence a qual setor da economia?
  3. Produza um texto sôbre a relação dessa atividade com outros setores da economia.
  1. Diariamente, consumimos vários produtos industrializados. Escreva um exemplo de produto produzido pêla indústria de base, de um produto fabricado pêla indústria de bens intermediários e de um produto oriundo da indústria de bens de consumo.
  2. Observe a imagem a seguir.
Fotografia. Vista aérea. À esquerda, um farol entre rochas em uma península. Ao fundo, construções em quarteirões em frente ao mar.
Imagem de satélite do Farol da Barra e do Forte de Santo Antônio da Barra, localizados em Salvador, Bahia, em 2022.

Mariana está fazendo uma pesquisa sôbre parte da cidade de Salvador. Nesse estudo, ela utilizou a imagem de satélite retratada anteriormente. De acôrdo com a extensão da área apresentada, você diria que a aluna está realizando um estudo na escala local, regional ou global? Justifique sua resposta.

Respostas e comentários

5. a) Resposta: Agricultura.

5. b) Resposta: Setor primário.

5. c) Resposta nas orientações ao professor.

6. Possíveis respostas: da indústria de base, os alunos podem mencionar barras ou chapas metálicas; da indústria de bens intermediários, máquinas e equipamentos da indústria naval, mecânica ou de autopeças; da indústria de bens de consumo, automóveis, eletrodomésticos, roupas e calçados.

7. Resposta: Mariana está realizando um estudo na escala local. Na imagem de satélite utilizada, é possível observar a organização espacial local, como a disposição de construções, o traçado das ruas, áreas não ocupadas etcétera

Objetivos das atividades

5. Identificar a agricultura como pertencente ao setor primário da economia; Relacionar os setores da economia entre si.

6. Identificar produtos provenientes da indústria de base, de bens intermediários e de bens de consumo.

7. Relacionar o nível da escala ao tipo de informação disponível.

Como proceder nas atividades

5. a ) Se os alunos tiverem dificuldades, mostre outras imagens semelhantes, de atividades agrícolas em outras partes do Brasil e do mundo.

5. b ) Caso os alunos apresentem dificuldades em diferenciar os setores da economia, organize-os em grupo, disponibilize revistas e jornais, tesoura com pontas arredondadas e cola e proponha a elaboração de cartazes. Cada equipe deve mostrar atividades econômicas e profissionais de cada setor (primário, secundário e terciário).

5. c ) Caso os alunos tenham dúvidas, sugira a realização de uma peça de teatro, na qual representarão profissionais dos diferentes setores da economia, em situações em que precisarão interagir. Ajude-os na elaboração dos roteiros e cenários.

6. Caso os alunos apresentem dúvidas, peça-lhes que pesquisem e levem para a aula recortes de imagens de produtos industrializados. Durante a aula, produza com os alunos um cartaz com a classificação dos tipos de indústria.

7. Caso os alunos tenham dificuldades, providencie o acesso a computadores conectados à internet, e utilize algum site ou aplicativo gratuito de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite para que analisem partes do espaço geográfico na escala local, regional e global. Com os alunos, localize a escola onde estudam e a organização do espaço local. Em seguida, amplie a escala de observação e oriente os alunos a identificar elementos visíveis na escala regional. Por fim, amplie ainda mais a escala de análise e apresente a escala global.

Resposta

5. c) Possível resposta: o desenvolvimento da agricultura depende de outros setores da economia, como por exemplo, do setor secundário quando o agricultor precisa comprar implementos agrícolas, adubos e fertilizantes que são produzidos pêlas indústrias e também quando utilizam informações fornecidas pelos profissionais do setor terciário, como os agrônomos e meteorologistas.