UNIDADE 8 Recursos naturais e o meio ambiente

Fotografia. Vista aérea. Uma floresta em chamas. Há fumaça saindo das árvores e das labaredas.
Área da floresta Amazônica no município de Pôrto Velho, Rondônia, 2020.
Respostas e comentários

Para iniciar o trabalho com esta unidade, proponha aos alunos que analisem a foto apresentada na página 260. Incentive-os a levantar hipóteses que expliquem a ocorrência de queimadas na floresta Amazônica.

Leve-os a refletir sôbre as atitudes individuais que estão tomando para a conservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, converse com eles sôbre alguns problemas ambientais que atualmente a sociedade vem causando à natureza, como desmatamento, poluição do ar, do solo e das águas, entre outros, e suas consequências para o ser humano.

Aproveite a foto para ressaltar que a floresta Amazônica abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, tanto da fauna quanto da flora. Explique para os alunos a importância dela e a riqueza dêsse bioma.

Antes que eles leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, promova uma roda de conversa para debater as seguintes questões: “Como você descreveria a imagem desta página?”; “Você se preocupa com a preservação do meio ambiente?”; “Quais atitudes sustentáveis você costuma adotar?”; “Quais problemas ambientais atualmente a sociedade vem causando à natureza?”. Aproveite essas questões para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.

As ações do ser humano vêm causando sérios problemas ao meio ambiente. A imagem da página anterior retrata um desses problemas, que, além de destruir a vegetação, faz com que muitos animais percam o seu hábitat.

Iniciando a conversa

  1. Que problemas ambientais são retratados na foto?
  2. De que maneira problemas ambientais como êsse podem prejudicar a riqueza natural e a vida das pessoas?
  3. ou outros problemas ambientais são observados nos arredores de onde você vive?

Agora vamos estudar...

  • o que são recursos naturais renováveis e recursos naturais não renováveis;
  • as diferentes fontes de energia provenientes dos recursos naturais;
  • os problemas ambientais provocados pêla ação humana;
  • os desafios de uma sociedade sustentável;
  • como são produzidas as imagens de satélite.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

  • O conteúdo desta unidade contempla a habilidade ê éfe zero seis gê ê um um ao analisar as distintas interações da sociedade com a natureza, levando em consideração a distribuição dos componentes físicos naturais e incluindo as transformações da biodiversidade.
  • Além disso, contempla a Competência específica de Geografia 1 e a Competência específica de Ciências Humanas 6, por trabalhar o meio socioambiental, promovendo o senso crítico para desenvolver uma sociedade democrática justa.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha a eles a estratégia Brainstorming. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Coloque na lousa as palavras problemas ambientais e permita aos alunos que falem sôbre tudo o que sabem a respeito dêsse tema. Em seguida, instigue-os com perguntas do tipo: “O que são problemas ambientais?”; “Onde eles ocorrem?”; “Por que eles ocorrem?”; “Quais são suas consequências?”.

Respostas

1. A foto mostra a ocorrência de queimadas em áreas da floresta Amazônica, a poluição atmosférica provocada pêlo fogo e também a perda da biodiversidade pêla morte de animais e plantas.

2. O desmatamento pode ocasionar a destruição de áreas de floresta, reduzir a diversidade natural, ou seja, de espécies de plantas e animais. As queimadas pioram a qualidade do ar que respiramos, transformando o local onde vivem populações tradicionais, como indígenas e ribeirinhos.

3. Resposta pessoal. Incentive e auxilie os alunos a identificar os problemas que porventura existam no município em que vivem, ou a resgatar características de problemas conhecidos por todos.

CAPÍTULO 22 Recursos naturais e fontes de energia

Para fabricar a grande quantidade e variedade de produtos que consumimos em nosso dia a dia, como alimentos, roupas e eletrodomésticos, é necessária também uma grande quantidade de matérias-primas. Chamamos de matéria-prima os materiais empregados na fabricação de qualquer produto. Como exemplos, podemos citar a madeira, principal matéria-prima utilizada na fabricação de móveis (armários, mesas, cadeiras etcétera); o leite, principal matéria-prima empregada na fabricação de queijos, manteigas e iogurtes; entre outros.

As matérias-primas podem ser utilizadas em seu estado original, ou seja, como são encontradas na natureza. Também podem ser transformadas, passando por algum processo industrial antes de serem utilizadas na fabricação de um produto. Observe o exemplo.

O algodão é matéria-prima natural utilizada na fabricação de alguns tipos de tecidos.

Fotografia. Uma colheitadeira em meio a uma vasta plantação de algodão.
Colheita de algodão no município de Cambé, Paraná, em 2019.

O tecido é a matéria-prima transformada, obtida do processamento do algodão e utilizada na indústria de roupas.

Fotografia. Mulheres trabalhando sentadas em frente a máquinas de costura. Há tecidos entre elas.
Costureiras em indústria de confecção, na cidade de Guaranésia, Minas Gerais, em 2020.

A camiseta é um dos produtos fabricados com tecido de algodão.

Fotografia. Uma camiseta de cor laranja com mangas curtas.
Camiseta de algodão.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Compreender o que é matéria-prima e sua utilização na produção industrial.
  • Distinguir recursos naturais renováveis dos não renováveis.
  • Identificar os principais recursos naturais utilizados como fonte de energia.
  • Reconhecer o solo como recurso natural não renovável e a degradação ocasionada pêla ação humana.
  • Identificar as características dos diferentes tipos de fontes de energia.

Justificativas

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de compreender a diferença entre recursos renováveis e não renováveis, bem como a sua produção e utilização no cotidiano, favorecendo a abordagem das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê um um.

Será possível, ainda, entender os diferentes tipos de fontes de energia e sua relevância para a manutenção da economia desenvolvida pêlas sociedades, estudo que explora as habilidades ê éfe zero seis gê ê um zero e ê éfe zero seis gê ê um dois.

Os conteúdos abordados são relevantes para motivar os alunos a praticar reflexões socioambientais, verificando que precisamos dos recursos naturais para viver, mas é necessário repensar o modo como os estamos utilizando.


  • Oriente os alunos na observação da sequência de imagens apresentadas nesta página, que mostra o processo entre a produção de uma matéria-prima e o produto final. Aproveite a oportunidade e peça aos alunos que citem outros exemplos. Questione-os sôbre a fabricação de produtos, como: borracha, cuja matéria-prima é o látex; tijolos, fabricados com argila; vidros, produzidos pêla sílica extraída da areia; etcétera
  • Comente com os alunos que, para fornecer mais algodão para a indústria de tecidos, é preciso desenvolver tecnologias e equipamentos que possibilitem o cultivo de lavouras maiores e mais produtivas. Dessa fórma, foram criados então os novos tratores, arados e colheitadeiras que conhecemos atualmente, além das sementes selecionadas, dos inseticidas, entre outros produtos desenvolvidos para essa finalidade.

Os recursos naturais

A maioria das matérias-primas utilizadas na fabricação dos bens de que o ser humano necessita é obtida de elementos da natureza, seja por meio do extrativismo, seja por meio da agricultura e da pecuária. Os elementos da natureza usados para isso são chamados recursos naturais. Entre eles estão as florestas, os solos e os rios.

As águas dos rios, por exemplo, são recursos naturais utilizados para pesca, navegação, irrigação de lavouras, abastecimento de cidades ou, ainda, para a geração de energia elétrica. Já os solos são utilizados para a formação de lavouras, criação de animais etcétera

Os recursos naturais podem ser classificados em dois tipos principais.

Recursos naturais renováveis: podem ser renovados pêla natureza quando utilizados de maneira sustentável. Entre recursos estão as florestas, os solos e as águas dos rios. Uma floresta, por exemplo, pode ser explorada por meio de um planejamento chamado manejoglossário , quando são cortadas somente árvores adultas e o próximo córte na mesma área ocorre somente após a reposição natural das espécies retiradas.

A exploração de madeira também pode ser realizada por meio de reflorestamento. Neste caso, a quantidade de árvores cortadas é plantada novamente.

Fotografia. Vista aérea. Área cobertas por vegetação rasteira com algumas árvores. Ao fundo, floresta de eucaliptos.
Paisagem de reflorestamento no município de Brazlândia, Distrito Federal, em 2019.
Respostas e comentários

Um texto a mais

Ao abordar o tema Os recursos naturais, leia o texto a seguir, que trata da intensa influência do ser humano na superfície terrestre. É importante lembrar que êsse impacto está diretamente ligado à exploração dos recursos naturais existentes.

A humanidade exerce forte influência sôbre cêrca de 40% da superfície terrestre. Mas os três quintos restantes não estão livres dos efeitos das atividades humanas. Vestígios de substâncias que envenenam o ambiente, datados do final do século vinte, foram encontrados no gêlo da Antártida. Uma natureza intocada, no sentido estrito do têrmu, não existe mais. Mesmo no local mais isolado, não se pode supor que o ser humano não tenha colocado os pés, deixando direta ou indiretamente suas “pegadas ecológicas”. As substâncias liberadas pêlo homem alcançam os mais remotos locais do planeta e serão testemunhas, também em tempos vindouros, de nossa ação abrangente. reticências

REICHHOLF, Josef H. Breve história da natureza no último milênio. São Paulo: Senac São Paulo, 2008. página 317.


  • Explique aos alunos que as florestas são recursos naturais, pois a madeira de suas árvores pode ser aproveitada para a fabricação de móveis, moradias, entre outros.
  • Chame a atenção deles quanto aos recursos naturais renováveis e os não renováveis, identificando-os nos mais diversos produtos que utilizamos no dia a dia.

Recursos naturais não renováveis: não podem ser recriados pêla sociedade ou levam milhões de anos para serem repostos pêla natureza. Entre eles estão os combustíveis fósseis (petróleo e carvão) e os minerais (ferro, manganês, cobre, ouro e diamante). As reservas dêsses recursos diminuem à medida que são explorados.

Fotografia. Tratores em meio a uma mina de carvão. Há desníveis no solo cinzento.
Área de exploração de carvão mineral na Indonésia, em 2022.
Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Pense em alguns produtos que você utiliza no seu dia a dia e identifique se eles são produzidos com recursos renováveis ou com recursos não renováveis.

Nos últimos dois séculos, o desenvolvimento das atividades econômicas, sobretudo da indústria, passou a exigir a utilização cada vez maior de matérias-primas e, consequentemente, de recursos naturais renováveis e não renováveis para suprir o aumento da produção.

êsse processamento crescente de matérias-primas demanda, por conseguinte, o desenvolvimento de máquinas e instrumentos de trabalho mais avançados, capazes de aumentar ainda mais a produção nas indústrias.

Assim, para fornecer mais algodão para uma indústria têxtil, por exemplo, é preciso desenvolver equipamentos que possibilitem o cultivo de lavouras maiores e mais produtivas, como novos tratores, arados e colheitadeiras.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Caso considere pertinente, solicite aos alunos que façam duas listas classificando produtos no caderno.

A análise das fotos apresentadas propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis ao destacar as características das paisagens transformadas pêlo trabalho humano observando o desenvolvimento das atividades econômicas.

Atividade a mais

  • Escolha alguns objetos da sala de aula, como carteira, cadeira, armários, lousa, giz, estojos e cadernos, e, com os alunos, identifiquem se eles são produzidos com recursos renováveis ou não renováveis. Peça a eles que, primeiramente, indiquem quais são os principais materiais utilizados em sua fabricação, depois, que digam se eles são ou não renováveis.
  • Monte uma lista com objetos do dia a dia dos alunos para que eles classifiquem os principais produtos usados na fabricação como renováveis e não renováveis. A lista pode conter: roupa, pão, café, leite, copos plásticos, armário, celular, água e brinquedo de plástico. Peça à turma que adicione mais dois itens que não estejam na lista.
  • Após a realização da atividade, produza na lousa uma tabela com os recursos naturais que mais foram utilizados no dia a dia da turma. Depois, leve os alunos a refletir sôbre eles serem renováveis ou não. Indague-os a respeito de como nossas escolhas impactam na preservação ou na destruição do meio ambiente.

Solo: recurso natural renovável ou não renovável?

     Alguns estudos afirmam que o solo é um recurso natural não renovável, pois pode levar milhares de anos para ser formado. Além dêsse agravante, atualmente, o uso abusivo dêsse recurso natural pêla sociedade tem causado sua degradação.

O aumento de processos erosivos e o risco de desertificação são problemas que afetam vários lugares do mundo, inclusive o nosso país, causando a perda anual de milhares de toneladas de solo, que poderiam ser produtivos para a agricultura.

problemas ocorrem, entre outros motivos, pêlo uso de técnicas inadequadas no preparo do solo para cultivo, como as queimadas, e pêlo intenso desmatamento da cobertura vegetal.

A retirada da cobertura vegetal deixa o solo desprotegido e, portanto, mais suscetível à erosão.

Fotografia. Terreno irregular. Solo com grandes áreas de erosão. Há árvores e vegetação rasteira em primeiro plano.
Área de erosão do solo na divisa entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em 2021.

Uma das mais graves consequências da degradação dos solos é a desertificação. êsse processo de transformação de uma região em uma área semelhante a um deserto pode ocorrer em regiões de climas árido e semiárido. Também pode ser desencadeado por fatores naturais, como mudanças climáticas, e pêla interferência humana, devido ao uso inadequado do solo.

Fotografia. Área plana com vegetação rasteira seca e um caminho arenoso ao centro.
Área em processo de desertificação na região do Sael, Senegal, em 2017.
Respostas e comentários
  • O trabalho desenvolvido nesta página explora aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê um um, uma vez que chama a atenção dos alunos para a interação do ser humano com a natureza, bem como a fórma como ela está sendo explorada.
  • Comente com os alunos que, no Brasil, as áreas mais suscetíveis à modificação de um solo em condições cada vez mais áridas, similares às de um deserto, estão localizadas na Região Nordeste, onde predomina o clima semiárido, que apresenta temperaturas elevadas e baixa pluviosidade ao longo do ano.
  • Esclareça a ocorrência do processo relacionado à degradação do solo, chamado arenização, no sudoeste do Rio Grande do Sul. Se julgar pertinente, solicite aos alunos que realizem uma pesquisa na sôbre êsse assunto e apresentem os resultados obtidos aos colegas.

Algo a mais

  • Para aprofundar seus conhecimentos sôbre o assunto, consulte o Atlas das áreas susceptíveis à desertificação do Brasil.
  • BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Atlas das áreas susceptíveis à desertificação do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/LHEDx2. Acesso em: 14 maio 2022.

Os recursos naturais como fonte de energia

Alguns recursos naturais são utilizados pêlas pessoas como fonte de energia para o desenvolvimento das mais variadas atividades. Vamos conhecer a seguir os principais recursos naturais utilizados pêla sociedade.

Petróleo

Atualmente, o petróleo é uma das principais fontes de energia utilizadas pêla humanidade. êsse recurso natural é fundamental para o funcionamento das indústrias e dos meios de transporte. O aumento do consumo de petróleo no mundo deve-se, sobretudo, à ampliação de seu emprêgo na atividade industrial e do aumento da frota de veículos movidos por êsse combustível fóssil.

Essa matéria-prima também é muito empregada na fabricação de inúmeros produtos que usamos diariamente, como plásticos, fertilizantes, borrachas e tecidos sintéticos. Veja, no gráfico, como a produção mundial de petróleo aumentou de maneira significativa desde 1965 até 2019.

Produção mundial de petróleo (1965-2019)

Gráfico. Produção mundial de petróleo (1965-2019). 
Mostrando Barris (em milhões por dia). 
Em 1965: 32 milhões de barris por dia. Em 975: 56 milhões de barris por dia. Em 1985: 57 milhões de barris por dia. Em 1995: 68 milhões de barris por dia. Em 2000: 75 milhões de barris por dia. Em 2005: 81 milhões de barris por dia. Em 2010: 83 milhões de barris por dia. Em 2015: 92 milhões de barris por dia. Em 2019: 95 milhões de barris por dia.

Fonte de pesquisa: . BP Statistical Review of World Energy 2021, página 18. Disponível em: https://oeds.link/3kv7td. Acesso em: 17 março 2022.

Respostas e comentários
  • Mostre para os alunos o uso e a importância do petróleo nas atividades diárias. Destaque a utilização dos mais diversos derivados de petróleo: óleo diesel, gasolina, lubrificantes, graxas, querosene, gê éle pê (gás liquefeito de petróleo) etcétera
  • Se possível, apresente imagens de refinarias no Brasil. Comente com os alunos que o Brasil foi, em 2020, o 9º produtor mundial, responsável por 3% da produção mundial (3 026 mil barris por dia).
  • Peça aos alunos que analisem as informações do gráfico mostrado nesta página. Explique que êle representa o aumento crescente da produção mundial de petróleo (em barris). Enfatize que o petróleo é um recurso não renovável e que, por isso, seu consumo resultará no esgotamento das reservas economicamente viáveis para exploração. Mencione que por isso é necessário o investimento do govêrno e de empresas privadas em fontes alternativas de energia, como a eólica e a solar.
  • Explique aos alunos que o petróleo também é encontrado em depósitos subterrâneos que se formaram há milhões de anos. Comente que se trata de uma massa homogênea de coloração negra, e que o gás natural se apresenta na fórma gasosa. As explorações dêsses recursos naturais podem estar associadas ou em jazidas exclusivas.

Considerando êsse ritmo mundial de exploração e consumo, aliado ao volume das reservas conhecidas estimadas em cêrca de 1,7 trilhão de barris, calcula-se que as jazidas de petróleo devam se esgotar em um futuro próximo.

Fotografia. Refinaria com cúpulas e diversas torres de metal. Em frente, uma construção.
Refinaria de petróleo na China, em 2021.
Gás natural

O gás natural é um combustível fóssil presente em jazidas subterrâneas que se formaram há milhões de anos. êsse recurso geralmente é utilizado nas usinas termoelétricasglossário e também como combustível para ônibus e automóveis.

Carvão mineral

Assim como o petróleo e o gás natural, o carvão mineral também é um combustível fóssil não renovável. Suas jazidas são formadas por resíduos de plantas que foram soterradas há milhões de anos. O carvão também é utilizado para a geração de energia elétrica nas usinas termoelétricas.

Fotografia. Amontoados de carvão, em uma área com caminhões e gruas. Ao lado há um telhado e ao redor, existem árvores.
Área de extração de carvão mineral em Siderópolis, Santa Catarina, em 2021.
Respostas e comentários

Um texto a mais

O texto a seguir pode auxiliar o trabalho com a página 267. Ele explica a formação do carvão mineral e a diferença entre ele e o vegetal.

[...]

Carvão é o nome dado a diversas rochas sedimentares passíveis de uso como combustível, constituídas de um material heterogêneo originado de restos vegetais depositados em águas rasas, protegidos da ação do oxigênio do ar. Com o passar do tempo, êsse material (tecido lenhoso, celulose, esporos, géis, algas etcétera) sofre parcial decomposição e ação de bactérias, seguindo-se a influência da pressão exercida pêlo pêso do material que vai sendo depositado (pressão litostática) e do calor.

Para haver uma acumulação de matéria vegetal suficiente para gerar camadas de carvão, é preciso que haja uma subsidência (afundamento) da área onde o material está sendo depositado. êsse afundamento não pode ser muito rápido para permitir que haja deposição dos vegetais mortos e, ao mesmo tempo, proliferação de novas árvores. Mas também não pode ser lento demais, do contrário, favorecerá a acumulação de material silicoso, que não é combustível, gerando um carvão com alto teor de cinzas.

Os carvões originados de vegetais superiores de ambiente continental são chamados de carvões húmicos.

Aqueles relacionados a algas marinhas são os carvões sapropélicos. Os carvões existentes no sul do Brasil, onde estão praticamente todas as nossas reservas, são do tipo húmico.

O carvão mineral é completamente diferente do carvão vegetal. Este é obtido por combustão incompleta de certos tipos de madeira e é usado em fogões, lareiras, churrasqueiras, aquecedores e fogões à lenha. A combustão incompleta fórma um material absorvente (carvão ativado), muito usado pêla medicina, por exemplo. O Brasil é o maior produtor mundial de carvão vegetal, aqui usado também na siderurgia.

reticências

BRANCO, Pércio de Moraes. Carvão mineral. Serviço Geológico do Brasil – 18 agosto 2014. Disponível em: https://oeds.link/dQvR4W. Acesso em: 8 maio 2022.

Energia hidráulica

Também é possível gerar energia elétrica com a fôrça da água. O processo consiste em armazenar êsse recurso natural em um grande reservatório e canalizá-lo até as turbinas geradoras de eletricidade de uma usina hidrelétrica.

A energia gerada por hidrelétricas é renovável e, se comparada às demais fontes de energia, pode ser considerada não poluente e de baixo custo. No entanto, essa fonte de energia também causa impactos ambientais e sociais. Para a instalação de uma usina hidrelétrica, muitas vezes, são ocasionados desmatamentos, destruição do hábitatglossário de várias espécies de animais e, em alguns casos, a inundação de áreas de lavouras e de cidades.

No Brasil, em 2021, aproximadamente 63% de toda a energia elétrica produzida é proveniente das usinas hidrelétricas.

Fotografia. Barragem em um rio com dutos paralelos. Um deles jorra água. Nas laterais há áreas com vegetação rasteira.
Usina hidrelétrica de Itaipu binacional, localizada entre o Brasil e o Paraguai, em 2019.
Energia nuclear

A energia nuclear é produzida com a radiaçãoglossário liberada por certos elementos químicos, sobretudo o urânio. Essa energia aquece a água e a transforma no vapor que movimenta as turbinas produtoras de energia elétrica. Por causa da sua complexidade, a instalação de usinas nucleares envolve grandes investimentos e alta tecnologia.

A desvantagem dessa fonte de energia é que tanto o vazamento de radioatividade como o lixo nuclear são altamente prejudiciais aos seres vivos.

Respostas e comentários
  • O estudo sôbre o tema Energia hidráulica favorece o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero seis gê ê um zero e ê éfe zero seis gê ê um dois ao abordar a apropriação e o consumo dos recursos hídricos na geração de energia. Ressalte a importância que essa fonte energética representa na geração da energia consumida em nosso país.
  • Explique aos alunos que a energia hidráulica é mais limpa quando comparada à gerada pêlo uso de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural, cuja queima provoca o lançamento de gases tóxicos na atmosfera.
Biomassa

A biomassa é conhecida como material renovável de origem orgânica (vegetal e animal) utilizado para a geração de energia. A beterraba açucareira, o milho, a cana-de-açúcar, alguns óleos vegetais, como os provenientes do dendê e do algodão, e resíduos orgânicos, como o esterco de curral, são exemplos de biomassa. A cana, o milho e a mamona, por exemplo, são usados como matéria-prima na produção de etanol (álcool). Já o bagaço da cana e do coco pode ser utilizado na queima em fornos e caldeiras, para geração de calor em usinas termoelétricas.

O Brasil é considerado o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar.

Fotografia. Colheitadeiras em uma via entre uma vasta plantação de canas-de-açúcar.
Cultivo de cana-de-açúcar no município de Sertãozinho, São Paulo, em 2020.
Energia solar e energia eólica

A energia solar é produzida por painéis que captam a radiação solar e a convertem em eletricidade. Já a energia eólica é produzida a partir da fôrça do vento que, ao girar as hélices dos moinhos de ventos, impulsiona os geradores de eletricidade.

A energia eólica e a energia solar são consideradas limpas, ou seja, não poluentes, porém, apresentam baixa produtividade.

Diversos países investem em energia eólica.

Fotografia. Moinhos eólicos em plantações planas.
Geradores eólicos em , na Alemanha, em 2021.
Respostas e comentários
  • sôbre a biomassa, comente com os alunos que a vantagem de produzir êsse tipo de energia é o aproveitamento de resíduos, que contribui para a diminuição de muitos impactos ambientais que poderiam ser gerados com a destinação dêsses resíduos.
  • sôbre a energia solar, explique aos alunos que o calor do Sol também pode ser aproveitado para o aquecimento da água pêlo uso de painéis solares instalados nos telhados das construções. Com isso, pode-se reduzir o consumo de energia utilizada para aquecer a água nos chuveiros elétricos.
  • sôbre a energia eólica, questione os alunos sôbre como é possível produzir energia por meio do vento, e, de acôrdo com as respostas, apresente o modo de obtenção dêsse tipo de energia. Ressalte que a exploração dessa fonte de energia depende diretamente das condições do clima, sendo viável economicamente somente em áreas onde os ventos sopram com mais intensidade e de maneira constante durante todo o ano.
  • Os temas que abordam as diferentes fontes de energia (renováveis e não renováveis) propiciam o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero um e ê éfe zero seis gê ê um um, pois incentivam os alunos a pensar sôbre a transformação da paisagem e a intervenção humana em relação aos recursos naturais, favorecendo o desenvolvimento da Competência geral 7 da Bê êne cê cê.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Escreva a diferença entre matéria-prima natural e matéria-prima transformada. Dê exemplos.
  2. Explique como os recursos naturais são classificados em renováveis e não renováveis.
  3. Além de ser utilizado como fonte de energia, o petróleo também é utilizado como matéria-prima. Cite alguns produtos fabricados a partir do petróleo.
  4. Por que podemos afirmar que as jazidas de petróleo devem se esgotar em um futuro próximo?
  5. Cite outros recursos naturais que podem ser utilizados como fonte de energia.

Aprofundando os conhecimentos

6. As fotos apresentam exemplos de matérias-primas naturais e transformadas. No caderno, classifique cada uma delas.

Fotografia. Toras de madeira empilhadas em uma área gramada. Ao fundo há árvores.
Madeira.
Fotografia. Laranjas em uma bancada de metal.
Laranja.
Fotografia. Rolos de borracha empilhados.
Borracha.
Fotografia. Tecidos com estampas variadas.
Tecido de algodão.
Fotografia. Um jarro com leite em uma bancada.
Leite.
Fotografia. Rolos de papel empilhados. Ao lado há equipamentos.
Papel.
Respostas e comentários

1. Resposta: A matéria-prima natural é retirada da natureza e transformada em produtos consumíveis. Exemplos: algodão e madeira. Já a matéria-prima transformada é aquela que passa por algum processo industrial antes de ser transformada em outros produtos consumíveis. Exemplos: tecidos e açúcar.

2. Resposta: Os recursos naturais renováveis podem ser recriados ou renovados pêla natureza, desde que sejam explorados de maneira racional. Os recursos naturais não renováveis não podem ser recriados pêla sociedade, e pêla natureza levariam milhões de anos para serem repostos.

3. Possíveis respostas: Plásticos, borracha, tecidos sintéticos, entre outros produtos.

4. Resposta: Porque, além de o petróleo ser um recurso não renovável, suas jazidas vêm sendo intensamente exploradas, principalmente devido ao seu elevado emprêgo na atividade industrial e ao aumento da frota de automóveis movidos a combustíveis fósseis.

5. Resposta: Gás natural, carvão mineral, água, energia nuclear, calor do Sol, vento e biomassa.

6. Resposta: Matéria-prima natural: madeira, leite e laranja. Matéria-prima transformada: borracha, tecido de algodão e papel.

As atividades de 1 a 6 exploram as Competências específicas de Geografia 1 e 2 e a habilidade ê éfe zero seis gê ê um um, pois, ao possibilitarem que os alunos usem seus conhecimentos geográficos para entender a relação entre sociedade e natureza, também lhes permitem construir argumentos relacionados aos componentes físico-naturais.

Atividade a mais

  • Para complementar o aprendizado dos alunos, proponha que realizem uma pesquisa para a montagem de um painel com o tema Matérias-primas e seus produtos. Em grupos, peça-lhes que pesquisem em revistas, jornais, livros e na internet fotos de diferentes tipos de matérias-primas e dos produtos fabricados utilizando-as.
  • O painel pode ser organizado por temas: matérias-primas de origem vegetal, de origem animal e de origem mineral. Oriente os alunos a elaborar um cartaz com as informações encontradas. Os cartazes podem ser apresentados pelos grupos em sala de aula e depois expostos no mural da escola.

7. Leia as informações a seguir e realize o debate proposto.

Produção de energia em hidrelétricas

Vantagens

Desvantagens

O recurso utilizado é a água, fornecida a custo zero pela natureza.

A construção da barragem da hidrelétrica forma grandes lagos que alagam extensas áreas.

A água é um recurso renovável, com menor risco de se esgotar.

Provoca impactos ambientais com a destruição da vegetação natural e a expulsão dos animais de seus hábitats.

A geração de energia hidrelétrica
não produz gases que poluem a atmosfera.

Provoca impactos sociais ao deslocar as pessoas de suas moradias por causa do alagamento. Em alguns casos, cidades inteiras chegam a ser inundadas.

  • Agora, com base nas informações anteriores, realize um debate com seus colegas sôbre as vantagens e desvantagens da utilização de água como fonte de energia hidrelétrica. Em seguida, escreva um texto sôbre as conclusões a que você chegou.

8. Observe a foto a seguir e responda às questões.

Fotomontagem. Uma lâmpada flutuando na água. Em seu interior há moinhos eólicos, edifícios, gramado e uma árvore.
Foto-composição mostrando uma lâmpada e diferentes fontes de produção de energia.
  1. A imagem transmite a ideia de que a energia pode ser gerada por diversas fontes. Identifique na foto os recursos naturais utilizados na geração de energia e cite outras.
  2. Descreva o que é biomassa.
  3. De acôrdo com o que você estudou, dê exemplos de materiais orgânicos que podem gerar energia.
Respostas e comentários

7. Resposta pessoal. Verifique se os alunos redigem textos de acôrdo com o debate proposto.

8. a) Possível resposta: Energia solar, energia eólica, biomassa, hidrelétrica e nuclear.

8. b) Resposta: É um material de origem orgânica, vegetal ou animal utilizado para a geração de energia.

8. c) Resposta: Beterraba açucareira, milho, cana-de-açúcar, óleo de dendê, óleo de algodão e esterco.

  • A atividade 7 explora aspectos da Competência específica de Geografia 6, pois permite ao aluno discutir os prós e os contras da construção de hidrelétricas, bem como sintetizar seus pensamentos em fórma de texto. Ela também explora as Competências gerais 7 e 10, uma vez que os alunos precisarão, com base em seus conhecimentos geográficos, discutir e formular ideias que promovam a consciência socioambiental.
  • Na atividade 7, oriente os alunos no debate. Divida-os em dois grupos, indicando que um deve argumentar a favor da construção de usinas hidrelétricas e o outro deve argumentar contra.
  • A atividade 8 explora parte da Competência geral 4 e da Competência específica de Geografia 6, pois utiliza recurso visual para instigar o pensamento crítico dos alunos, motivando-os a explorar a consciência socioambiental.
  • Verifique se os alunos percebem que, apesar de as hidrelétricas serem uma das fontes de geração de energia mais utilizadas no Brasil, sua construção também causa impactos sociais e ambientais, como a remoção de populações ribeirinhas ou que vivem em áreas inundadas pelos reservatórios, alagamento de extensas áreas naturais, alteração no ciclo natural de cheias e vazantes dos rios etcétera

Glossário

Manejo
: técnica que consiste em cortar apenas as árvores adultas e que realmente podem ser aproveitadas para fins comerciais, preservando as árvores mais jovens para que possam ser exploradas futuramente.
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Termoelétrica
: instalação industrial que utiliza fontes de calor, como a queima do gás natural, carvão ou de óleo, para a geração de eletricidade.
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Hábitat
: ambiente que oferece condições favoráveis ao desenvolvimento de plantas e animais.
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Radiação
: emissão ou propagação de energia, geralmente, por meio de ondas.
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