CAPÍTULO 23 Sociedade e natureza

Ao explorar a natureza apenas como fonte de recursos, o ser humano tem causado uma série de problemas ambientais. Veja alguns exemplos disso.

A devastação de extensas áreas de florestas e de outros ecossistemasglossário naturais, provocada pelos desmatamentos e pêlas queimadas, ocorre em razão da exploração madeireira, muitas vezes feita de fórma ilegal, e também da abertura de novas áreas tanto para a formação de lavouras quanto de pastagens. Uma das consequências dessa devastação é a perda de biodiversidadeglossário .

Fotografia. Resto de uma fogueira com toras de madeira. Ao redor há tocos de árvores cortadas e ao fundo, floresta.
Área de desmatamento na Amazônia, em 2019.

Os gases e fuligens expelidos no ar pelos escapamentos dos veículos, pêlas chaminés de fábricas e pêlas queimadas aumentam a concentração de substâncias tóxicas e de poluentes na atmosfera. A concentração dêsses poluentes na baixa atmosferaglossário piora as condições do ar, comprometendo a saúde das pessoas.

Fotografia. No primeiro plano, área coberta por vegetação. Ao fundo, uma usina com diversas torres expelindo fumaça. No céu há nuvens.
Usina termoelétrica que produz energia a partir da queima do carvão, na Polônia, em 2021.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer que o ser humano explora a natureza como fonte de recursos.
  • Refletir sôbre a ação humana e seus impactos sôbre a natureza.
  • Conhecer o que são ilhas de calor.
  • Refletir sôbre a escassez e o esgotamento dos recursos naturais e suas consequências.
  • Desenvolver a consciência ecológica.
  • Reconhecer a importância das imagens de satélite e compreender sua geração e interpretação.

Justificativas

No decorrer das páginas dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de compreender a necessidade de o ser humano explorar a natureza para obter recursos naturais que são utilizados em seu cotidiano, o que possibilita explorar a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê um um. Por meio dêsse conteúdo, eles perceberão que tais recursos estão presentes na geração de energia e na produção de bens materiais e de alimentos.

êsse assunto é relevante, pois o aluno perceberá a importância dêsses recursos para a manutenção da vida do ser humano na Terra e que, para que continuem disponíveis na natureza, são necessárias sua preservação e conservação, estudo que favorece a abordagem das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero sete e ê éfe zero seis gê ê um três.

Por fim, neste capítulo, os alunos terão a oportunidade de refletir a respeito da importância de desenvolvermos uma consciência socioambiental.


  • As imagens apresentadas nas páginas 272 e 273 propiciam o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero seis gê ê zero seis e ê éfe zero seis gê ê um um ao identificar as características das paisagens transformadas pêlo trabalho humano e as interações entre sociedade e natureza.
  • O estudo do capítulo Sociedade e natureza proporciona uma abordagem com o tema contemporâneo transversal Educação ambiental. Aproveite a oportunidade para destacar os principais problemas ambientais contemporâneos e as possíveis ações necessárias para combatê-los.
  • Utilize os conteúdos temáticos para sensibilizar os alunos quanto aos graves acidentes ambientais enfrentados na atualidade e, assim, promover o fortalecimento da consciência ambiental.

A pulverização com agrotóxico é uma prática muito comum para proteger as plantações de algumas pragas e conseguir aumento na produtividade. No entanto, a utilização indiscriminada dessas substâncias e de adubos químicos provoca a contaminação dos solos, dos rios e das águas subterrâneas. Existem casos em que os rios são contaminados com agrotóxicos por causa da lavagem direta dos tanques pulverizadores em seus cursos.

Fotografia. Um trator com uma estrutura pulverizando uma vasta plantação. Ao fundo existem árvores. No há céu, nuvens.
Pulverização de agrotóxico em área agrícola na Bulgária, em 2021.

A água dos rios e das represas, utilizada na agricultura, na indústria e no abastecimento dos domicílios, tem sido devolvida para a natureza sem o tratamento adequado. O lançamento de esgôto industrial e doméstico e o despejo de resíduos sólidos (lixo) contaminam rios, lagos e oceanos e provocam a morte de peixes, plantas e outros animais.

Fotografia. Curso de um rio repleto de lixo nas duas margens. Ao fundo, vegetação rasteira e árvores.
Poluição de um rio localizado na Índia, em 2020.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 1.

Você se considera uma pessoa responsável pêla conservação da natureza? Converse com os colegas sôbre atitudes que podemos tomar a respeito disso.

A responsabilidade permite sermos capazes de cumprir o que combinamos ao nos envolver em compromissos de ordem pessoal, social ou profissional.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a discutir ações importantes para a preservação da natureza.

Sugestão de avaliação

Aproveite as informações apresentadas nos textos e imagens das páginas 272 e 273 para realizar uma avaliação com alunos sôbre os impactos das atividades humanas na natureza. Analise a seguir alguns questionamentos que podem ser sugeridos aos alunos.

1. Quais são as principais causas da poluição das águas, do ar e dos solos?

2. Converse com os colegas e reflita se são problemas solucionáveis e, em caso afirmativo, quais seriam as soluções.

3. Você conhece casos de áreas que foram degradadas e recuperadas? Troque ideias com os colegas sôbre os benefícios gerados para a sociedade e para o meio ambiente com a recuperação dessas áreas.

Respostas

1. Resposta pessoal. O objetivo dêsses questionamentos é verificar o conhecimento prévio dos alunos sôbre a degradação ambiental causada pêla sociedade atual.

2. Resposta pessoal. Incentive os alunos a manifestar sua opinião com base na reflexão. Verifique se as soluções dos problemas apresentadas por eles são pertinentes.

3. Resposta pessoal. Incentive a troca de ideias entre os alunos e a participação de todos.


  • A questão 1 explora a prática de argumentação, pois permite ao aluno debater suas práticas de conservação da natureza, estabelecendo entre os colegas um ambiente respeitoso, mesmo com opiniões divergentes.
  • Essa questão também aborda as Competências específicas de Geografia 6 e 7, já que proporciona aos alunos um momento para pensar coletivamente acêrca de suas atitudes e, com base em seus conhecimentos geográficos, propror ações sôbre as questões socioambientais.
  • Promova uma roda de conversa entre os alunos, a respeito das responsabilidades pêla conservação da natureza. Durante a conversa, questione-os sôbre ações que poderiam ser tomadas para resolver certos tipos de problemas, como poluição das águas, dos solos, da atmosfera e também o desmatamento. Peça que reflitam sôbre medidas que poderiam ser tomadas em grupo ou individualmente para tentar sanar ou amenizar problemas.
  • Esta atividade explora as competências gerais 9 e 10 da Bê êne cê cê, pois promovem reflexões que visam atitudes de cooperação e também da competência socioemocional responsabilidade, tanto pessoal quanto coletivamente.

A poluição do ar, causada pêla emissão intensa de gases tóxicos na atmosfera, pode provocar mudanças no efeito estufa natural de nosso planeta e ainda contribuir para a ocorrência de um fenômeno conhecido como ilhas de calor. Vamos conhecer como cada um dêsses fenômenos acontece.

Efeito estufa e aquecimento global

O aquecimento natural do nosso planeta ocorre devido à incidência de radiação solar sôbre a superfície terrestre. Uma parte dessa radiação é refletida pêla superfície terrestre, outra é absorvida pêla superfície na fórma de calor. Depois de absorver calor, a superfície terrestre o propaga, aquecendo a atmosfera. Outra parte dêsse calor escapa para o espaço sideral.

Na atmosfera terrestre estão presentes vapores de água, gases e partículas de poeira em suspensão, que funcionam como uma estufa natural, ou seja, eles retêm parte da radiação solar e também parte da irradiação emitida pêla superfície. êsse processo, que aquece a atmosfera nas proximidades da superfície terrestre, é chamado de efeito estufa natural, fenômeno que garante o equilíbrio térmico do planeta.

Entretanto, o lançamento excessivo de gases poluentes, como dióxido de carbono ​​(​CO​ 2​​ ) ​​, dióxido de enxofre ​​(​SO​ 2​​ ) ​​ e metano ​​(​CH​4​​ ) ​​, está intensificando o efeito estufa. Em excesso na atmosfera, gases têm maior capacidade de reter calor, provocando o que denominamos efeito estufa artificial.

Representação sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

Efeito estufa natural

Esquema. Efeito estufa natural. À direita, o sol. Abaixo, uma cidade com prédios, casas, vias e um rio à direita. Ao fundo, área plana coberta por vegetação e morros. Do céu partem setas, com a letra A, indicando o calor retido. Do sol, seta em direção ao solo, letra B, indicando: Radiação solar absorvida pela superfície; do solo para cima, letra C, indicando: Calor irradiado pela Terra; do sol seta para baixo e depois para cima, letra D, indicando: Radiação solar refletida pela atmosfera.

Fonte de pesquisa: prés, frênqui êti áli. Para entender a Terra. Pôrto Alegre: Artmed, 2006. página 592.

Respostas e comentários
  • Oriente os alunos na observação da imagem que ilustra o efeito estufa natural e o artificial, mostrada nas páginas 274 e 275. Peça-lhes que verifiquem como a concentração de gases poluentes na atmosfera contribui para a intensificação do efeito estufa artificial.
  • Comente com os alunos que existe um grupo de cientistas que rejeitam a tese de que o aquecimento global tem sido provocado pêla concentração de gases poluentes gerados pêlas atividades humanas. Para eles, o aquecimento global está ligado às mudanças climáticas naturais do planeta, que, ao longo do tempo geológico, passa por períodos de aquecimento e de resfriamento.
  • O estudo do tema Efeito estufa e aquecimento global propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero seis gê ê um três ao analisar as consequências das práticas humanas na dinâmica climática. êsse estudo também contempla a habilidade ê éfe zero seis gê ê zero sete ao destacar as mudanças na interação humana com a natureza.

Algo a mais

  • Apresente aos alunos um vídeo sôbre o efeito estufa e o aquecimento global, para que haja maior visibilidade dos processos. O link a seguir é uma sugestão de vídeo que pode ser trabalhado, intitulado O que causa o aquecimento global.
  • SENADO FEDERAL. O que causa o aquecimento global. Disponível em: https://oeds.link/CfSoXc. Acesso em: 14 maio 2022.

De acôrdo com pesquisas recentes, o efeito estufa artificial vem aumentando a temperatura média do planeta, causando o chamado aquecimento global, que pode provocar mudanças climáticas em todo o planeta Terra. Veja o gráfico.

Temperatura média e concentração de CO2 na atmosfera

Gráfico. Temperatura média e concentração de dióxido de carbono na atmosfera. 
O gráfico mostra dióxido de carbono (em Partículas por milhão) e a Temperatura (em graus Celsius). No ano de 1900: havia 300 Partículas por milhão, com temperatura de 14 graus Celsius; em 1950: 300 Partículas por milhão, com 14 graus Celsius; em 2000: 350 Partículas por milhão, com 15 graus Celsius; Projeções: em 2050: 500 Partículas por milhão, com 16 graus Celsius; em 2100: 750 Partículas por milhão com 18 graus Celsius.

Fonte de pesquisa: . Disponível em: https://oeds.link/qZHPSA. Acesso em: 17 março 2022.

Algumas consequências do aquecimento global:

  • derretimento das geleiras polares e aumento do nível dos oceanos;
  • algumas regiões da superfície terrestre tiveram aumento significativo na quantidade de chuva, enquanto outras áreas apresentaram sêcas severas;
  • maior ocorrência de tempestades e furacões.

Representação sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

Efeito estufa artificial

Esquema. Efeito estufa artificial. À esquerda, o sol. Abaixo, uma cidade com muitos edifícios, casas, e vias. Ao fundo, área plana coberta por vegetação. Do céu partem grandes setas, letra A, indicando o calor retido. Do sol, seta em direção ao solo, letra B, indicando: Radiação solar absorvida pela superfície; do solo para cima, letra C, seta indicando: Calor irradiado pela Terra; e dela, seta fina pra cima, letra D, indicando: Radiação solar refletida pela atmosfera.

Fonte de pesquisa: prés, frênqui . Para entender a Terra. Pôrto Alegre: Artmed, 2006. página 592.

Respostas e comentários
  • Peça aos alunos que verifiquem o gráfico exposto nesta página. Explique a eles que um dos eixos verticais representa os valores de emissão do gás carbônico, enquanto outro eixo vertical representa os valores de temperatura. Já o eixo horizontal representa os dados referentes aos anos de 1900 a 2100.
  • Com base nessas informações, questione os alunos sôbre qual conclusão pode ser estabelecida com os dados apresentados no gráfico. Aguarde o posicionamento deles e comente que é possível analisar que a crescente emissão de gás carbônico acompanha a elevação das temperaturas ao longo dos anos.
  • Nesse momento, ressalte que o gráfico ilustra o comportamento do fenômeno climático conhecido como aquecimento global, que, segundo muitos estudiosos, tem relação direta com a intensificação do efeito estufa, provocado pêla intensa emissão de gases poluentes.
  • Comente com os alunos que o córte existente no eixo que apresenta a temperatura atmosférica no gráfico corresponde a um intervalo maior de temperatura que não seria possível representar neste gráfico da página 275.

Algo a mais

  • Mostre em sala de aula o vídeo Mudanças climáticas, que aborda o efeito estufa e as mudanças climáticas globais.
  • inpi. Mudanças Climáticas. Disponível em: https://oeds.link/gINDQ2. Acesso em: 15 maio 2022.

Ilhas de calor

êsse fenômeno consiste no aumento da temperatura média da região central de uma cidade, comparada com a das áreas de sua periferia. É o que acontece em grandes centros urbanos, como Belém, Curitiba, Goiânia, Recife e São Paulo. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os termômetros chegam a registrar nas áreas centrais da capital, em um mesmo momento do dia, uma temperatura de 10 centésima a mais que nas regiões da periferia.

O que acontece é que na região central a grande quantidade de construções (casas, prédios, ruas, avenidas etcétera) absorve mais calor, o que naturalmente aumenta a temperatura. Além disso, a concentração de edifícios atrapalha a circulação dos ventos, o que contribui para que a temperatura da região central permaneça elevada, pois o calor não é dissipado.

Já a concentração de gases poluentes na região central acaba retendo parte do calor na atmosfera, contribuindo para o aumento da temperatura nestas regiões da cidade. Veja a imagem a seguir.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

 Consequências das ilhas de calor  

Cimento, concreto, asfalto... esses elementos são comuns nas cidades de diferentes países. 

Eles são alguns dos responsáveis pelo aumento da temperatura das áreas urbanas em relação às áreas menos povoadas do entorno.  

Esse fenômeno é conhecido como ilha de calor, e é muito fácil percebê-lo na prática.

Neste episódio do podcast, vamos discutir esse fenômeno. 

Você, alguma vez, já caminhou em um dia quente por uma grande cidade, por entre os prédios, em uma rua com poucas árvores, e sentiu uma sensação de calor e abafamento? Isso é o resultado da ilha de calor. 

As maiores temperaturas em algumas áreas da cidade se devem ao fato de as superfícies absorverem a energia do Sol de diferentes maneiras. 

Em um local com áreas que possuem maior quantidade de vegetação, a maior parte dos raios solares que alcança a superfície é refletida novamente para a atmosfera, pois há maior presença de cores mais claras, além de pouco concreto e asfalto, ou seja, áreas impermeáveis. Isso faz com que o solo não esquente tanto e, por consequência, o ar que está sobre ele não aqueça além do normal. 

Nas áreas urbanas, no entanto, existem muitos objetos com grande capacidade de absorção de calor, como o cimento, o concreto e o asfalto. 

Assim, quando a energia solar chega a essas superfícies, parte dela fica retida nessas estruturas, o que leva à elevação da temperatura média da área, pois o calor armazenado por esses objetos aquece ainda mais o ar.  

Além disso, a existência de edifícios altos e uns colados ao outros prejudica a circulação do ar, amplificando ainda mais o problema, pois o ar quente fica preso nessas áreas. 

Isso acontece, inclusive, durante a noite, pois a aglomeração de prédios impede a dissipação do ar quente produzido ao longo do dia, colaborando com a persistência das altas temperaturas mesmo após o pôr do sol. 

Outros fatores são a diminuição significativa da vegetação no espaço urbano, responsável pela criação de sombra e pela reflexão de calor. 

E a supressão de recursos hídricos, como lagos e rios, muitas vezes drenados ou canalizados em dutos subterrâneos. 

Sem esses elementos naturais, a temperatura das cidades tende a aumentar. Estima-se que as áreas urbanas possam ficar de um a dez graus Celsius mais quentes que as áreas periféricas, onde há mais árvores e menos áreas construídas. 

Os impactos da ilha de calor não se resumem ao desconforto térmico de quem circula pelas ruas. 

Com o ar da cidade mais quente, multiplica-se o uso dos aparelhos de ar condicionado e, consequentemente, o consumo de energia elétrica. 

O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica, por exemplo, em residências e escritórios. Sua popularização pressiona a um aumento na produção de energia. Em países cuja matriz energética é baseada na queima de combustíveis fósseis, isso constitui um incremento significativo na emissão de dióxido de carbono na atmosfera, que causa as mudanças climáticas globais. 

Em automóveis, o uso de ar-condicionado aumenta o consumo de combustível e a liberação de gases poluentes pelos escapamentos desses veículos. Sem contar que a falta de árvores e o calor excessivo pode desencorajar o transporte a pé ou de bicicleta e estimular o uso de carros, o que contribui para a piora na qualidade do ar. 

Como vimos, as ilhas de calor são resultado da ação humana. Mas podemos fazer algo para atenuá-las? A resposta é sim. 

A multiplicação de áreas verdes nos centros urbanos, como praças, parques, canteiros das avenidas, jardins verticais e telhados, auxilia no aumento da reflexão de energia solar e gera sombra, reduzindo a sensação de calor. 

Outra estratégia é a preservação de recursos hídricos, que auxiliam na elevação da umidade e diminuição da temperatura média do ar.  Além disso, a existência de um planejamento urbano responsável e sustentável é fundamental, de modo a pensar numa organização das estruturas urbanas que permita a circulação do ar, reduza o número de carros nas avenidas e incentive os espaços arborizados.  Por hoje é só! Até mais!  

Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound.   

Representação sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

Esquema. No céu, o sol e algumas nuvens. Abaixo, à esquerda, letra A, um domo ao redor de uma cidade com muitos edifícios, uma fábricas e carros, com uma seta para cima. À direita, letra B. Um domo ao redor de uma pequena cidade com casas, árvores e uma vaca.

Fonte de pesquisa: PIVETTA, Marcos. Ilha de calor na Amazônia. Pesquisa fapésp, São Paulo, número 200, página 7881, outubro 2012. Disponível em: https://oeds.link/j09kDx. Acesso em: 18 março 2022.

A.

Área urbana: maior temperatura.

B.

Área periférica e rural: menor temperatura.

Respostas e comentários
  • O estudo do tema Ilhas de calor contempla a habilidade ê éfe zero seis gê ê um três ao analisar as consequências das práticas humanas na dinâmica climática. êsse estudo também propicia o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 1, por proporcionar a utilização dos conhecimentos geográficos para compreender a interação sociedade e natureza e exercitar o interêsse pela resolução de problemas.
  • Oriente os alunos na observação da imagem que ilustra a formação de ilhas de calor. Destaque que a falta de áreas verdes no centro das grandes cidades contribui para a intensificação dêsse fenômeno. Para ilustrar a importância das áreas verdes no clima urbano, pergunte aos alunos se eles percebem as diferenças de temperatura quando brincam em um bosque ou praça à sombra das árvores e quando fazem essas mesmas atividades em uma área aberta, como uma quadra poliesportiva.

Atividade a mais

Se possível, proponha uma atividade prática para ilustrar as diferenças de temperatura entre as áreas verdes e as edificadas. Para isso, providencie dois termômetros de temperatura ambiente e organize a turma para colocá-los em dois ambientes distintos da escola ou em algum local próximo. Coloque um dos termômetros em uma área descoberta e impermeabilizada (pátio, quadra poliesportiva etcétera). O outro deve ser disposto à sombra de uma árvore que tenha área verde próxima. Ao colocar os termômetros nos lugares escolhidos, anote a temperatura registrada. Após um breve período de tempo (40 a 50 minutos), retorne aos termômetros e verifique as temperaturas registradas. Leve os alunos a estabelecer as conclusões sôbre êsse experimento.

Escassez de recursos naturais

Observe o mapa desta página. êle mostra a cobertura original e os atuais remanescentes de florestas nativas na superfície terrestre.

Distribuição original e atual das florestas nativas no mundo (2019)

Mapa-múndi. Distribuição original e atual das florestas nativas no mundo (2019). 
Distribuição original de florestas nativas: costa leste e oeste da América do Norte; norte e centro da América Central; norte, centro e costa leste da América do Sul; toda a Europa, norte e sudeste da Ásia e região costeira de suas ilhas, e leste da Austrália; Centro-sul da África. 
Áreas remanescentes de florestas nativas: norte da América do Norte; áreas dispersas na América Central, norte da América do Sul; pequenas áreas no centro da África, norte e pequenas áreas no sudeste da Ásia e áreas dispersas em suas ilhas. No canto superior direito, rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2060 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 5. ê de. São Paulo: Moderna, 2019. . 23.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

O que podemos concluir ao observar a distribuição das florestas nativas na Terra e os atuais remanescentes?

Nos dias atuais, os recursos naturais da Terra, como as florestas, encontram-se cada vez mais ameaçados por práticas de exploração predatória e, portanto, incompatíveis com a conservação ou mesmo a manutenção dêsses ecossistemas.

A disponibilidade de muitos outros recursos naturais renováveis está diminuindo em várias regiões do mundo. É o caso das reservas de água potável, reduzidas em diferentes lugares do planeta, especialmente por causa do desperdício e da poluição.

A perda da fertilidade e de grande quantidade de solo próprio para agricultura também é outro exemplo que retrata a escassez de recursos naturais renováveis.

As reservas de alguns recursos naturais não renováveis, como o petróleo, o carvão e os minerais, entre eles o ferro, o manganês e o níquel, também estão diminuindo gradativamente. recursos existem em quantidade limitada na natureza e podem levar milhares e até milhões de anos para se formar.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: Podemos concluir que as áreas ocupadas por florestas nativas se reduziram em todo o planeta.

  • Faça a análise do mapa indagando os alunos acêrca do tamanho das matas nativas representadas no mapa. Destaque o continente africano e a Ásia. Explique-lhes que a área em côr de rosa foi o que restou da vegetação nativa daquele local.
  • Complemente o estudo do tema Escassez de recursos naturais dizendo que o uso responsável da água é uma questão fundamental para a sustentabilidade do planeta. Assim, evitar o desperdício de água deve ser um hábito cotidiano de todos.
  • Destaque atitudes simples que podem contribuir para a economia dos recursos hídricos, como reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para lavar calçadas, tomar banhos curtos, não utilizar mangueiras para lavar carros e calçadas e não deixar a torneira aberta enquanto escóva os dentes e lava a louça. Pergunte aos alunos se eles conhecem outras fórmas de economizar água e se costumam se preocupar com isso em seu dia a dia.
  • Incentive o uso de meios de transportes não poluentes, como a bicicleta. Lembre os alunos de que o uso dêsse meio de transporte exige equipamentos de segurança e respeito às regras de trânsito. Mais informações sôbre assuntos podem ser encontradas no site Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul. Disponível em: https://oeds.link/bsxYbb. Acesso em: 16 maio 2022.

Rotação de culturas

A rotação de culturas é uma técnica adotada por muitos produtores rurais, e seu objetivo é proteger o solo na prática da agricultura e até mesmo reduzir o seu desgaste.

Essa técnica consiste em alternar diferentes culturas, de modo planejado e ordenado e em determinada área por certo período de tempo. Por exemplo, um agricultor que planta sucessivamente milho em uma área terá um desgaste de certos nutrientes, como nitrogênio, potássio e zinco, ao longo dos anos. Além disso, pragas e doenças típicas da lavoura de milho se fortalecerão no local.

Com a rotação de culturas, ao fazer a alternância com outros cultivos no mesmo espaço, pode-se interromper o desgaste contínuo de nutrientes específicos e outros podem ser deixados pêla nova cultura. Sem contar que a proliferação das pragas que atacam aquele tipo de lavoura também sofre redução.

Fotografia. Vista aérea. Plantações curvas seguindo a ondulação do terreno. Ao fundo, uma cidade.
Área com rotação de cultura no município de Londrina, Paraná, em 2019.
Respostas e comentários

O trabalho proposto explora aspectos da habilidade ê éfe zero seis gê ê um zero, uma vez que possibilita ao aluno entender como as diferentes técnicas de uso do solo podem trazer benefícios à agricultura de determinado local.

Um texto a mais

O texto a seguir apresenta mais informações sôbre a rotação de culturas.

reticências

A rotação de culturas consiste em alternar, anualmente, espécies vegetais numa mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósitos comerciais e de recuperação do solo. As vantagens da rotação de culturas são inúmeras. Além de proporcionar a produção diversificada de alimentos e outros produtos agrícolas, se adotada e conduzida de modo adequado e por um período suficientemente longo, essa prática melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo, auxilia no contrôle de plantas daninhas, doenças e pragas, repõe a matéria orgânica e protege o solo da ação dos agentes climáticos e ajuda a viabilização do Sistema de Semeadura Direta e dos seus efeitos benéficos sôbre a produção agropecuária e sôbre o ambiente como um todo. Além disso, a rotação de culturas viabiliza uma utilização mais intensa de máquinas e equipamentos, reduzindo o custo do capital imobilizado do empreendimento agrícola.

Por outro lado, a monocultura, ou mesmo o sistema contínuo de sucessão como soja-trigo ou soja-milho safrinha, tende a provocar a degradação física, química e biológica do solo, a diminuição da disponibilidade de nutrientes devido às mudanças na atividade biológica e a degradação física do solo, além da diminuição do desenvolvimento do sistema radicular e acúmulo de substâncias tóxicas específicas ou inibidores de crescimento. êsse sistema também proporciona condições mais favoráveis para o desenvolvimento de doenças, pragas e plantas daninhas. Sendo assim, a monocultura tem como consequência a queda da produtividade por área ou a manutenção de baixas produtividades das culturas.

reticências

CRUZ, José Carlos; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre; ALBUQUERQUE FILHO, Manoel Ricardo de. Rotação de culturas. Embrapa, 8 dezembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/FW9TxY. Acesso em: 7 maio 2022.

Biosfera, a esfera da vida

Conforme os problemas ambientais vêm se intensificando ao longo dos anos, seus efeitos passam a afetar toda a biosfera com consequências imprevisíveis, que podem colocar em risco até mesmo o equilíbrio natural do planeta.

A vida em nosso planeta tem sido garantida por um conjunto de condições, como a existência de temperaturas apropriadas, a quantidade ideal de gases, sobretudo de oxigênio, e a presença de água.

Essas condições favorecem ambientes propícios para o desenvolvimento de variadas fórmas de vida, dando origem à biosfera, a esfera da vida. Essa combinação resulta da interação entre as partes que compõem a biosfera: a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. Vamos conhecer cada uma dessas esferas.

1.

Fotografia. Céu azul com nuvens.

1.

Atmosfera: camada de gases que envolve todo o planeta, estendendo-se da superfície até cêrca de 500 quilômetros de altitude. A atmosfera apresenta a seguinte combinação de gases próximo à superfície: 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como ozônio, argônio e dióxido de carbono.

2.

Fotografia. Mar azul sem ondas.

2.

Hidrosfera: corresponde a toda porção de água existente na Terra, encontrada nos oceanos, rios, lagos e lençóis subterrâneos (na fórma líquida), nas geleiras e neve (na fórma sólida) e suspensa na atmosfera (na fórma de vapor de água).

3.

Fotografia. Solo de terra seca.

3.

Litosfera: parte sólida e externa do planeta, formada basicamente por rochas e solo.

Possui uma espessura média de aproximadamente 40 quilômetros e sua superfície apresenta fórmas variadas, como vales, montanhas e planícies, que constituem o relêvo continental e o relêvo oceânico.

Respostas e comentários
  • Ao tratar do tema Biosfera, a esfera da vida, comente com os alunos que os problemas ambientais ocasionados pêla sociedade se tornaram mais intensos nos últimos dois séculos, principalmente em razão do crescimento da atividade industrial.
  • Explique a eles que, à medida que os problemas ambientais foram se intensificando, seus efeitos também se agravaram, passando a afetar toda a biosfera com consequências imprevisíveis, que podem colocar em risco até mesmo o equilíbrio natural do planeta.
  • Comente que a destruição dos ecossistemas naturais provocada pelos seres humanos vem colocando em risco de extinção muitas espécies de animais e vegetais.
  • Caso considere necessário, relembre os alunos das características das camadas da atmosfera terrestre, trabalhadas na página 141 da unidade 4.

Em busca de uma sociedade sustentável

Desde as últimas décadas do século passado, uma parcela crescente da sociedade tem se preocupado cada vez mais com o meio ambiente, atuando no sentido de evitar ou minimizar os problemas ambientais. Algumas das principais organizações ambientalistas ou ecológicas são o grin píce, a Fundação ésse ó ésse Mata Atlântica, o dáblio dáblio éfe (em inglês, World Wide Fund for Nature ou Fundo Mundial para a Natureza), entre outras.

movimentos passaram a atuar em inúmeras frentes, como a proteção de florestas e outros ecossistemas, a defesa de animais silvestres ameaçados de extinção, a preservação do patrimônio natural e o combate à poluição e aos crimes ambientais.

Pessoas que têm consciência ambiental são a base para a construção de uma sociedade ecologicamente sustentável, ou seja, que garanta as necessidades da população atual sem comprometer o futuro das próximas gerações. Isso dependerá da participação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a manutenção da vida em nosso planeta, por exemplo, mudando hábitos, consumindo menos, optando por produtos fabricados por meio de processos ecologicamente corretos.

Fotografia. Destaque para uma manifestação com uma pessoa segurando um cartaz que diz: S. O. S. AMAZZONIA.
Ativistas protestam contra o desmatamento da Amazônia, em Turim, na Itália, em 2020.
Ícone 'Em grupo'. Ícone 'Ciências humanas em foco'.

Questão 3.

Com os colegas, conversem sôbre o que poderia ser feito para evitar o esgotamento dos recursos naturais.

Respostas e comentários

Questão 3. Respostas possíveis: Espera-se que os alunos reflitam que a sociedade poderia avaliar o ritmo de exploração dos recursos da natureza para evitar o seu esgotamento, assim como diminuir os desmatamentos, reduzir as emissões de poluentes na atmosfera e avaliar as alterações causadas nos rios, em razão das descargas de poluição nesses cursos de água.

Comente com os alunos que a ação dos movimentos ambientalistas exerce pressão para que os governos criem legislações ambientais mais rigorosas e para que os empresários adotem medidas que diminuam os impactos ambientais gerados por suas atividades.

Um texto a mais

Para complementar o estudo sôbre a sustentabilidade ambiental, sugerimos ao professor a leitura do texto a seguir.

reticências

Existem variadas percepções a respeito do que vem a ser desenvolvimento sustentável; uma delas estabelece que as relações entre ambiente e desenvolvimento estão integradas. Entretanto, existe também a preocupação de que as políticas de desenvolvimento e o planejamento integrado das atividades setoriais levem em consideração os limites existentes para a renovação dos recursos naturais. Isto faria com que os padrões ambientais fossem estabelecidos em bases ecológicas a partir da noção de capacidade de suporte dos ecossistemas. Isto torna evidente que é fundamental a utilização de um processo de análise e realização de intervenções no meio ambiente que seja feito dentro de visão globalizante integradora, com base no enfoque holístico, o qual servirá como base para a estruturação de um sistema de gestão descentralizado, com participação das sociedades locais.

Assim, o desenvolvimento sustentável constitui-se na adoção de um padrão de desenvolvimento requerido para obter a satisfação duradoura das necessidades humanas, com qualidade de vida. Isto necessariamente implicará na eficácia do uso dos fatores de produção dos recursos naturais (matérias-primas e insumos de processo) e sociais (mão de obra).

reticências

, Mari Elizabete Bernardini. Gestão ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2009. página 23.

A importância de repensar nossas atitudes

Diante de vários problemas ambientais que estudamos nas páginas anteriores, é necessário repensar nossa percepção em relação à natureza, de modo a considerar nossa própria sobrevivência e a de outros seres vivos.

Mas, para conseguirmos mudar nossa fórma de perceber a natureza, é fundamental refletirmos a respeito de nossas atitudes e da importância de incorporarmos mudanças necessárias no nosso modo de vida, entre as quais:

  • evitar o consumo desnecessário de recursos naturais, como a água;
  • avaliar nossos hábitos de consumo, evitando comprar o que não necessitamos;
  • economizar a energia elétrica, utilizando o máximo possível a iluminação natural dos ambientes.

Vamos nos propor o seguinte desafio: refletir sôbre nosso modo de pensar e agir, em relação ao meio ambiente.

Fotografia. Alunos reunidos em uma sala de aula. Eles estão uniformizados e sentados em carteiras escolares posicionadas em formato circular. Um deles está em pé e lê uma folha de papel.
Sala de aula na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2018.

Responda às questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Alguns dos materiais que você descarta no lixo poderiam ter outra finalidade?

Ícone 'Atividade oral'.

2. Antes de adquirir algum produto, você costuma pensar sôbre a real necessidade de comprá-lo?

Ícone 'Atividade oral'. Ícone 'Ciências humanas em foco'.

3. Quais atitudes você poderia tomar para reduzir a quantidade de lixo que produz?

Ícone 'Em grupo'.

4. Depois de refletir sôbre essas questões escreva em uma folha de papel sulfite uma frase a respeito da importância de mudarmos nossas atitudes em relação à natureza. Em seguida, exponha sua frase e as de seus colegas no mural da escola.

Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

  • Se possível, antes de começar a desenvolver o trabalho com o tema A importância de repensar nossas atitudes, faça as seguintes perguntas aos alunos, a fim de instigar a participação deles: “Por que é necessário repensar nosso modo de consumo?”; “Para reduzir a intensa exploração de recursos naturais, o que é preciso fazer?”; “Atitudes individuais são importantes para uma mudança de comportamento social?”.
  • Ao trabalhar esta seção, aborde com eles os conceitos de cidadania e convívio social. Para isso, proponha uma atividade de reflexão de atitudes do dia a dia que podem ser transformadas por ações flexíveis, além das citadas no texto, acrescentando o respeito às outras pessoas e ao ambiente onde vivem.
  • Pergunte aos alunos se questões como as da página os fazem refletir sôbre sua postura referente à natureza e se elas fazem parte de seus objetivos de vida, ou seja, se tais questionamentos os levam a repensar suas atitudes e avaliar suas escolhas de maneira crítica e consciente.

Respostas

1, 2 e 3. Respostas pessoais.

4. Resposta pessoal. Verifique se os alunos percebem a importância de abandonar atitudes que possam prejudicar a natureza e a vida em sociedade e se as frases produzidas por eles estão condizentes com essa ideia.

Metodologias ativas

Ao abordar temas relacionados a questões ambientais, proponha a eles a estratégia Fishbowl(Aquário). Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Essa estratégia deve ser realizada com os alunos reunidos em círculos, um maior e outro menor no centro. Eles devem se sentar neles e se revezar para debater as questões propostas. Caso considere interessante, utilize as questões da página ou temas como: geração de lixo, consumismo, economia de energia e economia de água. Permita aos alunos que conversem entre si. É importante, nessa estratégia, que você vá anotando os principais pontos que eles mencionarem, a fim de que possa avaliá-los posteriormente.

O tema é reticências

Saúde

O filtro em um canudo

Os problemas ambientais gerados pêlo uso inadequado dos recursos naturais atingem diretamente a saúde humana, e a água que bebemos já é um reflexo dessas consequências.

Um dos fatores mais preocupantes refere-se ao consumo de água contaminada por esgotos domésticos e industriais, por exemplo. Há o risco de transmitir doenças intestinais infecciosas, como a cóleraglossário e as verminoses, além de hepatiteglossário e febre tifoideglossário , entre outras que causam sérios danos à saúde.

Buscando minimizar o contágio de doenças e melhorar as condições de saúde de pessoas com acesso apenas a águas poluídas, foi desenvolvido, na Suíça, um equipamento que filtra elementos nocivos à saúde contidos na água contaminada. Conhecido em português como canudo da vida, o mecanismo consiste em um tubo com filtros que eliminam aproximadamente 100% das bactérias e 99% dos vírus.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (ó ême ésse), no ano de 2019, aproximadamente 297 mil crianças menores de 5 anos morreram de doenças diarreicas relacionadas à utilização de água imprópria.

Ilustração. Uma mulher e um garotinho abaixados em um lago. Eles seguram estruturas cilíndricas em suas bocas. Ao fundo, habitações e árvores entre vegetação rasteira.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer as principais características do filtro de água denominado canudo da vida.
  • Refletir sôbre possíveis alternativas que melhorariam a qualidade de vida das pessoas.
  • Refletir sôbre investimentos do poder público e privado em melhorias nas condições de saúde da população.

  • O estudo desta seção destaca um exemplo de como as pesquisas tecnológicas podem auxiliar e melhorar a vida de pessoas que não têm acesso à água potável.
  • Debata com os alunos como o govêrno poderia adotar essa ou outras soluções para melhorar a qualidade da água, inclusive incentivando pesquisas e inovações tecnológicas.
  • Complemente o estudo da seção comentando com os alunos que, além do consumo de água contaminada, a manipulação do lixo sem o uso de equipamentos de proteção individual pode causar muitas doenças. Quando se joga lixo em lugares impróprios, como margens de córregos, terrenos baldios ou calçadas, animais transmissores de doenças são atraídos, como ratos, baratas, moscas e outros insetos.

Partes do canudo

Esquema. Canudo com um bocal na parte superior, indicado pela letra A, seguido por uma estrutura cilíndrica, letra B, com membranas em seu interior, letra C, na parte inferior há uma abertura com tela, letra D, que está posicionada sobre a água.

Fonte de pesquisa: unêsco. Disponível em: https://oeds.link/l21AzL. Acesso em: 17 março 2022.

A.

Bocal por onde a água purificada sai.

B.

O canudo possui pouco menos de 25 centímetros de comprimento e pode filtrar cêrca de .4000 litros de água.

C.

Membranas formadas por fibras que filtram as bactérias, os parasitas e os protozoários presentes na água.

D.

Abertura por onde a água é captada.

Responda às questões a seguir.

  1. É possível que o canudo da vida melhore a qualidade da água consumida por pessoas com acesso apenas a águas contaminadas? Justifique sua resposta.
  2. A água que você e seus familiares consomem é potávelglossário ? Para isso, pesquise os processos de tratamento de água em seu município.
Ícone 'Em grupo'.
  1. Você e seus colegas têm acesso à água tratada? Como é a disponibilidade de água onde você vive: abundante ou escassa? Com base nas respostas dessas perguntas, reflita sôbre as dificuldades pêlas quais passam as pessoas que não tem acesso à água de qualidade e em abundância.
  2. Para que se obtenha um mecanismo como o canudo da vida, que auxilie na melhoria das condições de saúde da população, é necessário investimento em pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, é possível afirmar que êsse tipo de investimento tem sido feito pelos governos? Pesquise e reflita sôbre as informações encontradas.
Respostas e comentários

Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

  • O estudo da seção O tema é, com o tema O canudo da vida, proporciona uma abordagem em conjunto com o tema contemporâneo transversal Saúde. Aproveite a oportunidade para destacar a relação entre saneamento básico e saúde. Explique aos alunos que muitas doenças estão associadas ao consumo de água contaminada, assim como à ausência de rede de esgotos. Por isso, serviços são tão importantes e seu acesso deve ser expandido a toda a população. Converse com os alunos sôbre a existência dêsses serviços no lugar onde vivem.
  • A proposta da página 283 explora práticas de argumentação, uma vez que promove um debate sôbre as condições em que a água, como um recurso natural, encontra-se no município onde vivem. Além disso, propicia a percepção dos alunos acêrca da importância do saneamento básico.
  • Essas questões também exploram aspectos das Competências gerais 8 e 9 ao incentivarem os alunos a refletir sôbre assuntos que proporcionam o cuidado com a própria saúde, bem como o desenvolvimento da empatia e da discussão argumentativa para solucionar problemas relacionados ao tema.

Respostas

1. Sim. Ao filtrar a água, êsse canudo a purifica. Isso evita doenças geralmente contraídas pêla ingestão de água contaminada.

2. Resposta pessoal. A princípio, oriente os alunos a pesquisar na os processos adequados de tratamento que tornam a água potável. Em seguida, verifique a possibilidade de entrar em contato com a empresa de distribuição de água do município para questionar como é feito êsse tratamento.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos descrevem situações vivenciadas por eles em que tomaram atitudes favoráveis à preservação dos recursos naturais e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Incentive a participação de todos.

4. Resposta pessoal. Incentive e oriente os alunos em suas pesquisas. Proponha uma dinâmica de exposição das pesquisas efetuadas.

Geografia e Língua Portuguesa

Ícone 'Ciências humanas em foco'.

Informações em crônicas

Em jornais, livros, revistas e na internet, tomamos conhecimento dos mais diversos e até mesmo muito graves problemas ambientais existentes em nosso planeta na atualidade. Conhecê-los e compreender melhor por que eles ocorrem provoca, em cada um de nós, questionamentos e reflexões sôbre como nossa sociedade vem tratando a natureza.

Em muitos casos, essas informações são publicadas nos mais diferentes veículos de comunicação por meio de crônicas. A crônica é um gênero textual que apresenta a opinião do autor sôbre assuntos cotidianos e polêmicos.

Leia a crônica a seguir, escrita por Darcy Ribeiro, importante antropólogo brasileiro, e reflita sôbre essas questões.

Nós somos bichinhos da terra

reticências

O Universo, dizem os sábios, tem uns cinco bilhões de anos. A Terra, com quatro bilhões e meio, é pouco mais jovem. A vida surgiu aqui há seiscentos milhões de anos; os peixes, há quatrocentos milhões; os répteis e as aves há duzentos e vinte e cinco milhões. Os hominídeos, nossos avós mais longínquos, há três milhões de anos. Nós mesmos, os Omo sápiens, tal como somos agora, surgimos muito recentemente, há uns cinquenta mil anos. reticências

Alinhavei todos números para mostrar como somos pequeninos. Você e eu somos uns bichinhos da Terra, insignificantes, de vida brevíssima e muito enfezados. Tão briguentos uns contra os outros e tão desastrados no convívio com as outras fórmas de vida, vegetais e animais, que até podemos acabar com a vida no planeta. Não precisava nem devia ser assim, mesmo porque é perfeitamente provável melhorar muito a vida, a nossa vida em geral.

Ilustração. Algumas pessoas realizando diferentes atividades. Há uma mulher plantando uma árvore, ao lado dela, uma mulher segura um regador e um rapaz segura uma pá. À direita, uma mulher e um homem caminham em direção a uma lata de lixo reciclável. Eles carregam sacos verdes. Ao fundo, globo terrestre com ramos de folhas nas laterais.
Respostas e comentários
  • Sugerimos que este tema seja trabalhado em conjunto com o componente curricular de Língua Portuguesa, o que propicia a oportunidade de desenvolver um trabalho integrado, que pode ser realizado na própria sala de aula. > Para iniciar, é preciso um diálogo para os alunos aprenderem a ler e interpretar o gênero crônica argumentativa. > Em seguida, associe os estudos sôbre questões ambientais às informações da crônica. > Faça-os refletir sôbre as ações do ser humano em relação à natureza. > Incentive os alunos a participar da troca de ideias, manifestando suas opiniões. Valorize o respeito pêla diversidade de opiniões e o embasamento coerente de seus pontos de vista. > Solicite-lhes que realizem uma primeira leitura do texto em voz baixa.
  • Oriente-os a realizar a leitura da referência completa do texto, explicando seus componentes: nome do autor, título do livro, local, editora, ano da publicação, número da página no livro original e da qual foi extraído o texto. Diga aos alunos que a ação dos movimentos ambientalistas exerce pressão para que os governos criem legislações ambientais mais rigorosas e para que os empresários adotem medidas que diminuam os impactos ambientais gerados por suas atividades.
  • O estudo desta página favorece o trabalho com a competência leitora. Para isso, promova dinâmicas variadas de leitura individual, em duplas, em grupo ou coletivamente. Incentive os alunos a procurar em dicionários palavras que talvez não conheçam. Auxilie-os no manuseio deles para que consigam encontrar os têrmus.
  • Ao promover a leitura do texto, explore a prática de uma leitura inferencial, apresentando aos alunos, no decorrer da leitura, perguntas como: “O que vocês acham que são ‘bichinhos insignificantes’? E o que o autor quis dizer com ‘bichinhos inteligentes e laboriosos’?”; “O que significa ‘desastrados’ e ‘enfezados’?”. Perguntas como essas possibilitam que os alunos façam inferências e compreendam com mais detalhes as mensagens transmitidas pêlo texto.
  • O conteúdo proposto nas páginas 284 e 285 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. êle explora aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 7, pois oferece aos alunos a oportunidade de interpretar o gênero textual crônica por meio dos conhecimentos adquiridos pêlas sociedades ao longo de sua história. Assim, eles refletem a respeito da intervenção do ser humano na natureza.
Ilustração. Algumas pessoas realizando diferentes atividades. Há um homem segurando um saco de lixo, uma mulher segurando uma muda de planta, uma mulher passando um pano e um homem passando um espanador sobre o globo terrestre que está ao fundo com ramos de folhas nas laterais.

É claro que continuaremos cultivando plantas para comer, criando bichos para matar e devorar, derrubando árvores para fazer coisas etcétera reticências

Reclamo é contra a destruição insensata das terras, é contra a poluição das águas, é contra o envenenamento dos ares, que debilitam todas as fórmas de vida, inclusive a nossa. O ideal seria fazer do planeta Terra o jardim dos homens, o santuário das plantas e dos bichos e, nele, um mundo mais justo e belo, em que toda a gente comesse todo dia e cada um respeitasse os direitos de todos os outros. Compor uma sociedade em que se cultivassem as ciências e as artes e na qual cada criança pudesse se fazer herdeira do patrimônio de sabedoria e de beleza da humanidade. Isto tudo num esfôrço conjunto de fazer vicejar todas as fórmas de vida. reticências Essa é a obra dos homens no Cosmos, uns bichinhos inteligentes e laboriosos.

RIBEIRO, Darcy. Nós somos bichinhos da terra. ín: Noções de coisas. São Paulo: FTD, 2014. página 72. ©Fundação Darcy Ribeiro. Publicado mediante autorização.

Agora, responda no caderno às questões a seguir.

  1. Verifique como o autor descreve o ser humano no texto.
  2. Encontre no texto a crítica do autor ao modo como cuidamos da Terra.
  3. Explique como seria o mundo ideal, segundo o autor.
  4. O autor utiliza duas expressões diferentes para caracterizar a humanidade: A bichinhos insignificantes e B bichinhos inteligentes e laboriosos. Relacione-as ao sentido que elas expressam.
    1. – Expressão utilizada para se referir à condição atual da humanidade.
    2. – Condição considerada ideal e pêla qual a humanidade deveria se empenhar para atingir.
  5. Qual é a mensagem principal da crônica? Você concorda com essa opinião?
Respostas e comentários

Questões 1 a 5. Respostas nas orientações ao professor.

As questões da página 285 exploram aspectos das Competências gerais 4, 6 e 7, pois incentivam os alunos a pensar criticamente por meio do gênero textual crônica. As atividades também exploram a prática de argumentação deles, promovendo situações em que possam expressar suas experiências cotidianas, além de contribuir para a formação de ações conscientes que não prejudiquem o meio em que vivem e que contribuam para o seu bem-estar.

Respostas

1. Como bichinhos insignificantes em relação à grandeza da vida da Terra, de existência muito curta, enfezados e briguentos.

2. “Você e eu somos uns bichinhos da Terra, insignificantes, de vida brevíssima e muito enfezados. Tão briguentos uns contra os outros e tão desastrados no convívio com as outras fórmas de vida, vegetais e animais, que até podemos acabar com a vida no planeta. Não precisava nem devia ser assim, mesmo porque é perfeitamente provável melhorar muito a vida, a nossa vida em geral.”

3. Para o autor, “o ideal seria fazer do planeta Terra o jardim dos homens, o santuário das plantas e dos bichos e, nele, um mundo mais justo e belo, em que toda a gente comesse todo dia e cada um respeitasse os direitos de todos os outros. Compor uma sociedade em que se cultivassem as ciências e as artes e na qual cada criança pudesse se fazer herdeira do patrimônio de sabedoria e da beleza da humanidade”.

4. 1-A; 2-B.

5. Resposta pessoal. O autor traz uma mensagem de alerta para todos nós sôbre a necessidade de respeitarmos a natureza.

Geografia em representações

As imagens de satélite

Vimos, na unidade 2, o que são as imagens de satélite.

As imagens da superfície terrestre produzidas por satélites artificiais são muito importantes para a sociedade. Por exemplo, com base nessas imagens, podem-se produzir mapas, obter informações sôbre a previsão do tempo e monitorar desmatamentos e queimadas em áreas florestais. A seguir, vamos conhecer com detalhes um esquema que explica como as imagens de satélites são obtidas. Leia-o seguindo a ordem dos números.

Representação sem proporção de tamanho. côres-fantasia.

Esquema. À esquerda, um satélite artificial, indicado o número 1, que recebe um sinal do solo, e emite uma resposta; à direita, o Sol, número 2, emitindo raios solares sobre uma cidade e para o solo que está abaixo. No solo, à esquerda há uma estação com antenas, número 3. Ao fundo, montanhas rochosas. Há setas do solo para a camada abaixo da superfície.

Fonte de pesquisa: FLORENZANO, Tereza Galloti. Imagens de satélite para estudos ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002. página 9.

1.

Os satélites artificiais são lançados na órbita terrestre por meio de foguetes.

2.

A energia do Sol ilumina a superfície do planeta. Parte dessa energia é refletida pêla superfície terrestre. Sensores eletrônicos instalados nos satélites artificiais captam a energia refletida pêla superfície terrestre e a transformam em sinais elétricos.

3.

As estações de recepções na Terra são equipadas com antenas parabólicas que recebem os sinais elétricos emitidos pelos satélites artificiais. sinais elétricos são transformados em imagens, gráficos ou tabelas que, depois de interpretados, geram diversas informações sôbre a superfície terrestre.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender como são obtidas as imagens de satélite.
  • Compreender a importância das imagens de satélite na análise do espaço geográfico e no monitoramento das transformações promovidas pêlo ser humano.
  • Reconhecer a importância das imagens de satélite e compreender sua geração e interpretação.

  • O estudo desta seção destaca a importância das imagens de satélite no monitoramento do espaço geográfico e na produção de representações cartográficas. êsse estudo contempla a Competência específica de Ciências Humanas 7 e a Competência específica de Geografia 4 ao abordar a linguagem cartográfica com diferentes gêneros textuais e as geotecnologias.
  • Solicite aos alunos que façam uma pesquisa em revistas ou na e coletem imagens de satélite dos mais diferentes lugares e levem para a sala de aula, a fim de analisar com os colegas o objetivo da imagem produzida e a organização do espaço geográfico.
  • Oriente-os a pesquisar no site do Instituto de Pesquisas Espaciais (ínpi), no qual é possível coletar imagens de satélite.
  • As imagens de satélite foram estudadas na unidade 2, na página 55. Se julgar necessário, relembre os alunos dêsse conteúdo.

As imagens de satélite desta página retratam a evolução do desmatamento de parte da floresta Amazônica, em razão da ocupação humana. Captadas pêlo satélite lêndsát, as imagens representam a mesma área do estado de Rondônia em duas épocas diferentes. As áreas ocupadas estão representadas nas imagens pêla côr marrom, as áreas da floresta remanescente aparecem em verde e o rio aparece em azul.

Fotografia. Vista aérea. Imagem de satélite de área completamente coberta por vegetação com o curso de um rio na diagonal, da porção norte. No canto superior esquerda, seta apontando para o norte e no canto inferior direito, a escala: 20 quilômetros por centímetro.
Imagem de parte do norte do estado de Rondônia, captada em 1972.
Fotografia. Vista aérea. Imagem de satélite de áreas cobertas por vegetação e áreas desmatadas, com o curso de um rio na diagonal, ao centro e outro ao sul em direção ao centro. No canto superior esquerda, seta apontando para o norte e no canto inferior direito, a escala: 20 quilômetros por centímetro.
Imagem de parte do norte do estado de Rondônia, captada em 2021.

Agora, responda no caderno à questão a seguir.

De acôrdo com a análise dessas imagens de satélite, podemos dizer que houve desmatamento da floresta Amazônica no estado de Rondônia entre os anos de 1972 e 2021? Anote sua resposta, justificando quais elementos das imagens favoreceram a sua análise.

Respostas e comentários

Resposta da atividade da seção Geografia em representações nas orientações ao professor.

  • Oriente os alunos na análise das imagens de satélite apresentadas nesta página. Explique a eles que a diminuição do verde e o aumento do rosa entre uma imagem e a outra indica o processo de desmatamento nesse trecho da floresta Amazônica.
  • Oriente a conversa e auxilie os alunos a perceber que a destruição da floresta causa grandes prejuízos à biodiversidade amazônica.

Resposta

Sim. A comparação da extensão das áreas representadas pêla côr marrom, em cada imagem, evidencia o aumento da ocupação de áreas de floresta nos 49 anos que as separam.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou sôbre o aproveitamento e a escassez dos recursos naturais, é possível afirmar que recursos (renováveis e não renováveis) estão se tornando cada vez mais escassos? Justifique sua resposta.
  2. Cite exemplos de como a disponibilidade dos recursos naturais (renováveis e não renováveis) tem diminuído.
  3. Explique por que a natureza é vista como uma fonte de recursos econômicos por nossa sociedade.
  4. De acôrdo com o que você estudou, como a poluição tem intensificado a ação do efeito estufa natural? Qual é o nome dado a êsse fenômeno?
  5. Por que as organizações ambientalistas estão contribuindo para o fortalecimento de uma consciência ambiental em escala planetária?

Aprofundando os conhecimentos

6. Observe na foto as partes dessa representação que compõem a biosfera. Depois, responda à questão a seguir.

Fotografia. Orla de uma praia com um morro coberto por vegetação, ao fundo, céu azul com algumas nuvens, indicado com a letra A. Mar com a cor esverdeada, letra B, e a faixa de areia à esquerda, letra C.
Praia no arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco, em 2021.
Respostas e comentários

1. Resposta: Sim, os recursos naturais estão se tornando cada vez mais escassos. O que tem acarretado a sua escassez são as práticas de exploração predatória e incompatíveis com a conservação e manutenção dos ecossistemas da Terra.

2. Resposta: Possível resposta: As reservas de água potável têm se reduzido em diferentes lugares do planeta, tem havido a perda de fertilidade do solo e a diminuição das reservas de petróleo, carvão, ferro etcétera

3. Resposta: Porque, em nossa sociedade, os recursos da natureza são vistos, geralmente, como bens que podem ser comprados ou vendidos com a finalidade de ganhar dinheiro.

4. Resposta: A poluição atmosférica, causada pêla intensa emissão de gases como dióxido de carbono e metano, que têm maior capacidade de reter calor, provoca um aquecimento da atmosfera e da superfície terrestre mais elevado que aquele ocasionado pêlo efeito estufa natural. A êsse fenômeno dá-se o nome de efeito estufa artificial.

5. Resposta: Porque elas estão disseminando a ideia de que a nossa sociedade precisa estabelecer uma nova atitude em relação à natureza, passando a vê-la como elemento primordial para a nossa existência.

6. Resposta: A – atmosfera; B – hidrosfera; C – litosfera.

Estas atividades contemplam a habilidade ê éfe zero seis gê ê um um, possibilitando desenvolver aspectos da competência geral 7 ao buscar conscientizar os alunos das ações socioambientais, como fórma de promover a sustentabilidade local e global. Elas também contemplam parte da Competência específica de Ciências Humanas 3 e a Competência específica de Geografia 6, voltadas para a construção de pensamentos críticos e conscientes de um mundo justo para todos.

  • As letras indicadas na imagem representam as três esferas que compõem a biosfera. Quais são as partes indicadas, respectivamente, pêlas letras A, B e C?
  1. Observe novamente as fotos apresentadas nas páginas 272 e 273 e, com os colegas, investigue se ou outros problemas ambientais também ocorrem no lugar onde vocês vivem. Procurem identificar quais são as causas e as consequências provocadas por problemas. Discutam também sôbre como problemas ambientais podem ser evitados. Enumerem algumas propostas e medidas que poderiam solucioná-los e escrevam um texto coletivo com as ideias de vocês.
  2. A imagem desta página é de um cartaz de campanha publicitária promovida por uma ó êne gê ambiental. Observe-a com atenção e responda às questões propostas.
Cartaz. Um pequeno macaco em um galho, cobrindo os olhos de outro que está junto a ele. Ao fundo há árvores. No canto inferior direito, a frase: O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, A NATUREZA SENTE. No canto superior direito, logotipo do GREENPEACE.
Imagem da campanha O que os olhos não veem, a natureza sente, promovida pêlo grin píce, em 2018.
  1. Qual é a mensagem que a campanha transmite por meio dêsse cartaz?
  2. Você considera importantes campanhas como essa? Por quê?
Respostas e comentários

7. Resposta pessoal. Auxilie os alunos na realização desta atividade.

8. a) Resposta: O macaco adulto procura tapar os olhos do macaquinho para que êle não veja a destruição da natureza e, assim, não sofra.

8. b) Resposta pessoal. Incentive os alunos a dialogar sôbre êsse assunto expondo suas ideias e opiniões.

  • A atividade 7 explora aspectos das Competências específicas de Geografia 1, 5 e 6, uma vez que, fazer comparações entre os espaços vividos, seja na escola, seja no caminho para a casa, permite aos alunos perceber as transformações ocorridas no espaço, assim como a fórmacomo o ser humano está se apropriando dos lugares.
  • Para a realização da atividade 7, proponha aos alunos uma caminhada ao redor da escola para verificar a transformação do espaço. Indague-os sôbre a quantidade de árvores presentes no pátio ou ao redor da escola e lhes pergunte se os outros alunos estão dando o destino correto para o lixo, entre outras perguntas.
  • Incentive-os a projetar o mesmo olhar no caminho de volta para casa, percebendo áreas com poucas árvores, de queimadas ou despejo de lixo em locais inadequados. Esta atividade pode gerar um vídeo de conclusão do assunto. Se achar pertinente, peça a eles que gravem lugares para editar um vídeo e apresentá-lo na escola.
  • Esta atividade também explora o pensamento computacional, já que, para que os alunos produzam o texto conclusivo da atividade, precisam escolher as informações obtidas com a caminhada ao redórda escola e organizá-las em fórma de texto.
  • A atividade 8 explora a prática de argumentação, pois permite aos alunos expressar suas opiniões a respeito do cartaz em questão e de sua utilidade.
  • A atividade 8 também aborda aspectos da Competência específica de Geografia 6 e da Competência geral 7, já que incentiva os alunos a formar argumentos baseados em conhecimentos geográficos voltados para o exercício da consciência socioambiental.
  • Por meio das respostas dos alunos, mostre a importância de campanhas como a do grin píce. Se possível, leve informações sôbre animal(is)que está(ão) entrando em extinção em razão da caça proibida e de outras ações que os prejudicam.

Glossário

Ecossistema
: sistema formado pêlo conjunto dos elementos físicos (água, clima, relêvo, solo etcétera) e os seres vivos (animais, plantas e microrganismos) e pêla inter-relação entre eles, em determinada porção da superfície terrestre. As florestas, os desertos, as geleiras e os oceanos são exemplos de grandes ecossistemas.
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Biodiversidade
: variedade ou diversidade de espécies vivas presentes em determinada área.
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Baixa atmosfera
: camada da atmosfera que se encontra mais próximo à superfície terrestre. Nela, ocorre a maior parte dos fenômenos meteorológicos (chuvas, ventos, nuvens, tempestades etcétera).
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Cólera
: doença causada pêlo vibrião colérico, uma bactéria transmitida pêla ingestão de água contaminada. Essa bactéria se multiplica no intestino, produzindo uma potente toxina que provoca intensa diarreia.
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Hepatite
: doença causada por um vírus contraído pêla ingestão de água contaminada, que acarreta sérios problemas no fígado. A fórma mais comum dessa doença é conhecida como hepatite A.
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Febre tifoide
: doença contraída pêla ingestão de água contaminada que causa, principalmente, febre prolongada e aumento do fígado e do baço.
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Potável
: substância apropriada para o consumo das pessoas e de outros animais.
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