O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Observe as imagens e identifique qual delas corresponde à exploração de um recurso natural renovável e qual se refere a um recurso não renovável.

Fotografia. Plataforma com uma torre e outras estruturas de metal no mar. Ao fundo, cidade e morros.
Plataforma de petróleo no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 2021.
Fotografia. Vista de cima. Uma floresta densa entre morros. Há nuvens no céu.
Área de reflorestamento para exploração de madeira, em Camanducaia, Minas Gerais, em 2019.

2. Observe o gráfico a seguir, que mostra as principais fontes de energia usadas no mundo em 2019.

Matriz Energética Mundial (2019)

Gráfico. Matriz Energética Mundial (2019). 
Petróleo e derivados representam 31 por cento. 
Carvão mineral: 27 por cento. 
Gás natural: 23 por cento. 
Biomassa: 9 por cento. 
Nuclear: 5 por cento. 
Hidráulica: 3 por cento. 
Outros: 2 por cento.

Fonte de pesquisa: epê. Matriz Energética e Elétrica. Disponível em: https://oeds.link/7J2IKE. Acesso em: 4 abril 2022.

  1. Quais são os recursos naturais usados como fontes de energia no mundo e em quais porcentagens?
  2. Qual é a principal matriz energética usada no mundo no ano representado? Ela é uma fonte de energia renovável ou não renovável?
  3. Indique duas fontes renováveis e duas não renováveis mostradas no gráfico.
  4. A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil é proveniente de uma das fontes de energia retratada no gráfico. Qual é essa fonte de energia?
Respostas e comentários

1. Resposta: Recurso natural não renovável: A; recurso natural renovável: B.

2. a) Resposta: A matriz energética mundial é composta das seguintes fontes: carvão mineral – 27%; petróleo e derivados – 31%; gás natural – 23%; nuclear – 5%; hidráulica – 3%; biomassa – 9%; solar e eólica – 2%.

2. b) Resposta: A principal fonte de energia é o petróleo e derivados com 31%, que é uma fonte não renovável.

2. c) Resposta: Os alunos podem responder carvão mineral, nuclear, petróleo e gás natural como exemplos de fontes de energia não renováveis. Como opções de energia renovável, podem citar hidráulica e biomassa.

2. d) Resposta: No Brasil, grande parte da energia elétrica produzida é proveniente da energia hidráulica.

Objetivos das atividades

1. Diferenciar recursos naturais renováveis dos não renováveis.

2. Identificar as principais fontes de energia usadas no mundo; diferenciar fontes de energia renováveis das não renováveis.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dúvidas, fixe folhas de papel kraft em locais diferentes da sala de aula, identificando-as com as palavras “petróleo” e “madeira”. Em seguida, disponibilize canetas hidrográficas aos alunos, oriente-os a se organizar grupos e sorteie os temas dos painéis. Proponha que desenhem produtos derivados dos recursos naturais descritos. Ao final, pergunte quais outros recursos renováveis poderiam substituir os não renováveis e oriente os grupos a contornar com a mesma côr os produtos referentes à mesma matéria-prima.

2. Caso os alunos tenham dúvidas, sugira que se organizem em grupos e pesquisem mais informações, no livro ou na internet, sôbre as fontes de energia existentes e que produzam cartazes sôbre cada uma delas. Nesses cartazes, peça aos alunos que indiquem qual é a matriz energética mundial e se ela é renovável ou não. Solicite também que eles identifiquem qual fonte de energia é responsável pêla produção de energia elétrica em nosso país. Disponibilize cartolinas e outros materiais necessários. E ao final, peça às equipes que apresentem seus trabalhos aos colegas.

3. Caso tenham dificuldades, solicite a cada aluno que desenhe uma situação que simule os problemas ambientais mencionados. Em seguida, aproveite os desenhos feitos pelos alunos e redistribua-os, de fórma aleatória, de modo que ninguém recebe o próprio trabalho. Organize a turma em círculo e peça a um voluntário que comece a descrever os desenhos da folha que recebeu, mencionando os tipos de problemas ambientais, o cenário, as côres utilizadas, as possíveis soluções etcétera

3. Reescreva o texto completando-o corretamente com as palavras do quadro a seguir.

desmatamento poluição de rios poluição do ar agrotóxicos

Embora a natureza forneça ao homem diversos recursos, êle nem sempre os retira com responsabilidade. O aumento da exploração da natureza tem causado e intensificado os problemas ambientais. Como exemplos, podemos citar o por meio da extração de madeira ou de queimadas, a pelos gases que as indústrias e os escapamentos de veículos liberam, a contaminação do solo e da água pêlo uso de nas lavouras e a ao despejar esgôto não tratado neles.

  1. Explique a diferença entre efeito estufa natural e efeito estufa artificial.
  2. Imagine que você seja um(a) aluno(a) escolhido(a) para representar a sua escola em um evento sôbre sociedades sustentáveis e que apresentará uma proposta para tornar o seu bairro um local mais sustentável. Para isso, escreva um texto propondo mudanças no bairro e no comportamento dos moradores, as quais ajudarão a preservar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações.
  3. Observe as imagens de satélite a seguir. Elas apresentam a região do município de Altamira, Pará, nos anos de 1985 e 2022.
Fotografia. Vista aérea.  Imagem de satélite de uma cidade em meio a áreas de plantio e florestas. No canto superior direito, uma seta aponta para o norte e abaixo, a escala: 1,5 quilômetro por centímetro.
Altamira, Pará, em 1985.
Fotografia. Imagem de satélite de uma grande cidade em meio a áreas de plantio e florestas. No canto superior direito, uma seta aponta para o norte e abaixo, a escala: 1,5 quilômetro por centímetro.
Altamira, Pará, em 2022.

De acôrdo com essas imagens de satélite, podemos dizer que houve desmatamento da floresta Amazônica na região do município de Altamira entre os anos de 1985 e 2022? Anote sua resposta, justificando quais elementos das imagens contribuíram para a sua análise.

Respostas e comentários

3. Resposta: A ordem das palavras inseridas no texto é desmatamento, poluição do ar, agrotóxicos e poluição dos rios.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta: Sim, houve desmatamento da floresta Amazônica e o aumento da área urbana, pois na imagem de 1985 a área verde é maior, ou seja, a área da cidade está menor. Na imagem de 2022, a área verde diminuiu em razão da expansão urbana.

Objetivos das atividades

3. Identificar os principais problemas ambientais relacionados à exploração dos recursos naturais.

4. Reconhecer a diferença entre efeito estufa natural e efeito estufa artificial.

5. Refletir sôbre atitudes que contribuem para uma sociedade mais sustentável; Perceber-se como agente participativo e transformador da comunidade onde vive.

6. Reconhecer a imagem de satélite como ferramenta para perceber o aumento do desmatamento.

Como proceder nas atividades

4. Caso os alunos apresentem dificuldades, sugira que conheçam a página do dáblio dáblio éfe, disponível em: https://oeds.link/Ph63kT. Nela, encontram-se informações sôbre êsse tema, inclusive um vídeo sobre o aquecimento global.

5. Caso os alunos tenham dificuldades, mostre o vídeo “O Desperdício do Planeta”, produzido pêla dáblio dáblio éfe Brasil, disponível em: https://oeds.link/kFTfVn. Em seguida, pergunte aos alunos a qual perfil de consumidor eles se enquadram.

6. Caso os alunos tenham dificuldades, apresente a eles a página da internet “Imagens desmatamento Maio/2020” produzida pêlo Greenpeace, disponível em:

https://oeds.link/WMGSjH. Nela, há imagens de satélite de áreas de floresta Amazônica, inclusive em Altamira, Pará, antes e depois de ocorrer o desmatamento entre janeiro e junho de 2020. Destaque para a turma que algumas áreas de cobertura vegetal desapareceram, deixando o solo descoberto ou com vegetação menos densa.

Respostas das atividades

4. O efeito estufa natural ocorre quando a atmosfera é aquecida nas proximidades da superfície terrestre devido à presença de vapores de água, gases e partículas de poeira em suspensão, os quais retêm parte da radiação solar e também da irradiação emitida pêla superfície. Já o efeito estufa artificial acontece quando há a intensificação do efeito estufa natural, por causa do lançamento excessivo de gases poluentes como o dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2) e metano (CH4).

5. Resposta pessoal: Espera-se que os alunos mencionem, entre as propostas para melhorar o bairro onde vivem, alternativas como implantação de programas de coleta seletiva, mutirões de limpeza de praças e parques, plantio de árvores em vias públicas, consumo consciente de novos produtos etcétera