O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Escreva qual é a diferença entre uma maquete e uma planta cartográfica.
  2. Observe o mapa a seguir.

Mapa político do Ceará (2018)

Mapa político do Ceará (2018). 
Destaque para o estado do Ceará com a capital: Fortaleza, e as cidades: Camocim, Sobral, Aracati, Fortaleza, Quixadá, Crateús e Juazeiro do Norte. As cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte possuem uma distância de 5 centímetros no mapa. Cratéus e Quixadá possuem 2,31 centímetros de distância no mapa. Camocim e Sobral possuem 1,31 centímetro de distância na mapa. À esquerda, mapa de localização, destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala gráfica: 80 quilômetros por centímetro.
ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 164.
  1. O que êsse mapa representa?
  2. Qual tipo de escala cartográfica o mapa apresenta?
  3. Qual é a importância da escala em um mapa?
  4. Nesse mapa, 1 centímetro equivale a quantos quilômetros na realidade?
  5. Qual é a distância real, em linha reta, entre as cidades:
    • Fortaleza e Juazeiro do Norte;
    • Cratéus e Quixadá;
    • Camocim e Sobral.
Versão adaptada acessível
  1. Observe o mapa a seguir.
    1. O que esse mapa representa?
    2. Qual tipo de escala cartográfica o mapa apresenta?
    3. Qual é a importância da escala em um mapa?
    4. Nesse mapa, 1 centímetro equivale a quantos quilômetros na realidade?
    5. Junte-se a um colega e calculem qual é a distância real, em linha reta, entre as cidades de:· Fortaleza e Juazeiro do Norte;· Cratéus e Quixadá;· Camocim e Sobral.
Orientação para acessibilidade

2. a) Resposta: O mapa do estado do Ceará e a localização de algumas cidades importantes.

2. b) Resposta: Escala gráfica.

2. c) Resposta: Com base na escala, podemos identificar quanto cada centímetro na representação equivale (em metros ou quilômetros). Com a escala, também conseguimos calcular a distância real, em linha reta, entre dois lugares representados.

2. d) 80 quilômetros.

2. e) Respostas: As distâncias, respectivamente, são: 400 quilômetros, 185 quilômetros e 105 quilômetros.

2. e) Professor, professora: A atividade 2, item e, envolve medições em um mapa, portanto organize os alunos em duplas, de modo que eles executem a atividade e troquem ideias sobre os procedimentos necessários para realizar as medições e cálculos que envolvem escalas.

3. As imagens a seguir retratam modificações nas paisagens realizadas por diferentes povos. Observe-as atentamente.

A.

Fotografia. Casas de palafitas construídas ao longo de um rio. Ao fundo há uma floresta.
Moradias no município de Macapá, Amapá, em 2020.

B.

Fotografia. Casas de barro baixas e agrupadas. Ao fundo há área com vegetação. O céu está azul.
Moradias na cidade de Ait Bem , no Marrocos, em 2019.

Podemos dizer que as moradias retratadas nessas imagens foram construídas adaptadas às condições climáticas do lugar? Explique sua resposta.

Respostas e comentários

1. Resposta: Maquete é a representação tridimensional de um espaço, ou seja, a representação de um espaço em tamanho reduzido. A planta cartográfica é uma representação bidimensional, ou seja, plana, de um espaço pequeno, possibilitando a observação de vários detalhes.

2. a) Resposta: O mapa do estado do Ceará e a localização de algumas cidades importantes.

2. b) Resposta: Escala gráfica.

2 c) Resposta: Com base na escala, podemos identificar quanto cada centímetro na representação equivale (em metros ou quilômetros). Com a escala, também conseguimos calcular a distância real, em linha reta, entre dois lugares representados.

2. d) 80 quilômetros.

2 .e) Respostas: As distâncias respectivamente são: 400 quilômetros, 185 quilômetros e 105 quilômetros.

3. Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

1. Diferenciar maquete de planta cartográfica.

2. Reconhecer um mapa político; identificar uma escala gráfica; realizar cálculos de distâncias em linha reta com base na escala cartográfica.

3. Reconhecer a relação entre sociedade e natureza por meio das transformações nas paisagens.

Como proceder nas atividades

1. Se os alunos não identificarem a diferença, realize uma atividade de produção de maquete de uma dependência da escola (biblioteca, sala de aula etcétera) com sucatas. Na sequência, peça a eles que desenhem-na com base na visão vertical, ou seja, produzindo uma planta dela, inclusive com legenda. Por meio dêsses materiais, questione-os acêrca das diferenças que eles percebem entre essas representações. Instrua-os a comparar suas dimensões, isto é, eles precisam perceber que o tridimensional tem altura, largura e profundidade, enquanto o bidimensional apresenta somente largura e profundidade.

2. Caso os alunos tenham dificuldades, realize uma atividade com o uso do mapa do município onde a escola está localizada. Organize-os em dupla, entregue o mapa. Com base nele, explore aspectos relacionados à linguagem cartográfica, como título do mapa, legenda, escala etcétera Ao final, promova algumas atividades para que a turma pratique o uso da escala, solicitando aos alunos que encontrem a distância, em linha reta, entre alguns lugares do município.

3. Em caso de dificuldades, apresente aos alunos três imagens que ilustrem diferentes paisagens: uma com neve, outra com montanhas e, por fim, uma com praias. A atividade consiste em solicitar a eles que esbocem, no formato de desenhos, o desenvolvimento de uma sociedade em meio às condições naturais daqueles referidos locais. Para complementar, oriente-os a elaborar um texto explicativo, no qual indiquem as transformações ocorridas e as técnicas empregadas em cada caso.

Resposta da atividade

3. Resposta: Sim, pois a foto A retrata um lugar localizado em área de clima em que ocorrem intensas precipitações de chuvas, elevando periodicamente o nível das águas dos rios. Nesse lugar, os habitantes constroem suas casas sôbre palafitas para se proteger das cheias dos rios. Já a foto B retrata um lugar com clima mais sêco e, devido à baixa precipitação, as moradias não apresentam tetos inclinados, os quais são adotados para facilitar o escoamento das chuvas.

4. O mapa a seguir mostra a região hidrográfica do rio São Francisco. Observe-o e, depois, responda às questões.

Região hidrográfica do rio São Francisco

Mapa. Região hidrográfica do rio São Francisco. É indicada a Altitude (em metros) de toda a região, os pontos mais elevados possuem valores de 501 a 800 metros de altitude no nordeste e centro-sul e 801 a 1200 metros de altitude em áreas no centro-oeste e sul. Essas áreas representam o Limite da região hidrográfica do rio São Francisco, também chamado de divisor de águas, que se estende por Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e pequenas partes de Goiás, Tocantins e Paraíba, simbolizado por uma linha vermelha na legenda. O rio São Francisco atravessa o estado de Minas Gerais e o estado da Bahia, passando também por Pernambuco, Sergipe, e por fim no estado de Alagoas, onde deságua no Oceano Atlântico. Os principais rios
afluentes representados são Paracatu, Grande e Paramirim. À direita, mapa de localização destacando a área descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 175 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/IG9hxS. Acesso em: 18 fevereiro 2022.

  1. Em qual estado nasce o rio São Francisco e em qual estado está localizada a sua foz?
  2. Quais são os principais afluentes do rio São Francisco representados nesse mapa?
  3. Por quais estados essa região hidrográfica se estende?
  4. Com base nas informações representadas nesse mapa, explique por que podemos considerar a letra A um divisor de águas.
  5. Cite duas fórmas de aproveitamento das águas do rio São Francisco.
  1. É correto afirmar que o movimento de translação, realizado por nosso planeta, tem relação com as estações do ano? Explique sua resposta.
  2. Leia os têrmus indicados a seguir.
    • Evaporação e transpiração
    • Condensação
    • Precipitação
    • Infiltração
    • Escoamento
Respostas e comentários

4. a) Resposta: O rio São Francisco nasce em Minas Gerais e sua foz está localizada na divisa dos estados de Sergipe e Alagoas.

4. b) Possível resposta: Paracatu, Grande e Paramirim.

4. c) Resposta: Se estende por Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e pequenas partes de Goiás, Tocantins e Paraíba.

4. d) Resposta: Porque a letra A está indicando a porção mais elevada do relêvo que rodeia a área da bacia hidrográfica.

4. e) Possíveis respostas: Abastecimento da população; criação de animais; navegação; geração de energia hidrelétrica, entre outras.

5. Resposta: Sim. Devido ao movimento de translação do planeta Terra e à inclinação do seu eixo de rotação, as regiões da superfície da Terra recebem quantidades diferenciadas de luz e de calor do Sol em determinados períodos de tempo ao longo do ano, o que conhecemos como as estações do ano.

Objetivos das atividades

4. Interpretar um mapa temático; identificar a importância do rio São Francisco.

5. Relacionar o movimento de translação da Terra e a ocorrência de diferentes estações durante o ano.

6. Identificar etapas do ciclo da água; relacionar problemas ambientais às atividades humanas.

Como proceder nas atividades

4. Se os alunos apresentarem alguma dificuldade, realize um estudo dirigido do mapa. Para tanto, procure projetá-lo de modo a ampliá-lo, facilitando, assim, o estudo dirigido. Diante disso, inicie chamando a atenção deles para a legenda e questione-os sôbre o significado de cada item contido nela. Em seguida, solicite a eles que identifiquem a espacialização dêsses itens no mapa: o rio São Francisco, sua nascente, sua foz, seus afluentes etcétera Para complementar, trace uma linha reta no mapa que passe pêlo rio São Francisco e esboce na lousa o perfil topográfico dessa região, estabelecendo relações entre a altimetria e a direção do rio.

5. Se os alunos não compreenderem essa relação, proponha uma situação experimental com um modêlo das estações do ano. Para esta atividade, organize a turma em pequenos grupos. Cada equipe precisará ter em mãos uma lanterna e uma bola de isopor. Na bola de isopor, os alunos deverão traçar a linha do Equador, identificando com uma caneta os hemisférios Norte e Sul. Já para representar o eixo da Terra, eles podem inserir palitos de dente nas extremidades da bolinha.

Diante disso, inicie o experimento, o qual consiste em manter a lanterna no centro (representando o Sol) e a bola de isopor realizando o movimento ao seu redor (representando a Terra em movimento de translação). Proponha aos alunos relacionar as seguintes informações: o eixo de rotação da Terra, a incidência de radiação solar e as diferentes estações durante o ano. Ajude-os a perceber a diferença de luminosidade nos hemisférios, devido ao eixo de inclinação, e como ocorre a alternância dêsses estados durante o movimento de translação. Por fim, solicite a eles que textualizem suas ideias no caderno.

6. Em caso de dúvidas, apresente aos alunos um vídeo sôbre o ciclo da água produzido pêla Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (). Disponível em: https://oeds.link/XTEnqg. Acesso em: 18 maio 2022.

  1. têrmus se referem a qual processo natural existente em nosso planeta?
  2. O escoamento superficial de grande volume de água, tanto na área urbana quanto na área rural, provoca deslizamentos naturais de terras. Porém, êsse processo pode causar certos problemas para a sociedade. Explique quando isso ocorre nas áreas urbanas.
  1. Os recursos hídricos são usados pêla sociedade de diferentes maneiras. Escreva duas utilizações que você faz dos recursos hídricos em seu dia a dia.
  2. Identifique, entre os textos a seguir, qual deles se refere à descrição de um clima tropical e qual deles descreve um clima temperado.

A.

O clima da Inglaterra caracteriza-se por apresentar as quatro estações do ano bem definidas. Os verões são quentes e, no inverno, é comum a ocorrência de neve.

B.

Em Angola, na África, existem duas estações bem definidas: o verão com muita chuva e o inverno sêco.

9. Analise este climograma e responda às questões a seguir.

, Rússia

Gráfico. Salehard, Rússia. 
O climograma mostra a precipitação (em milímetros) e a temperatura (em graus Celsius) ao longo do ano. A precipitação fica acima de 10 milímetros em todos os meses, subindo gradativamente até atingir aproximadamente 70 milímetros em julho. As temperaturas se mantêm entre 20 graus Celsius negativos e 10 graus negativos subindo ao decorrer dos meses, atingindo a máxima de 10 graus Celsius positivos em julho e voltando a cair gradualmente.

Fonte de pesquisa: WMO. World weather information service. Disponível em: https://oeds.link/0ScwBf. Acesso em: 18 fevereiro 2022.

  1. Quais são os meses que registraram maior volume de chuvas?
  2. Quais são os meses em que as temperaturas se mantêm mais elevadas? E em quais meses elas permanecem mais baixas?
  3. Podemos afirmar que nessa região se desenvolve a floresta tropical? Justifique sua resposta.
Respostas e comentários

6. a) Resposta: Ao ciclo da água.

6. b) Resposta: Muitas vezes, na área urbana, a vegetação é retirada de terrenos íngremes para dar lugar a vários tipos de construções irregulares. Nesses locais, o escoamento da água pode acarretar o deslizamento de terras e construções. Além disso, o entupimento de galerias pluviais não permite o escoamento natural da água das chuvas, provocando, assim, seu acúmulo e enchentes na área urbana.

7. Resposta: Os alunos podem citar o uso das águas para o próprio consumo doméstico, por exemplo, tomar banho e lavar a louça.

8. Resposta: O texto A refere-se à descrição de um clima temperado, o texto B descreve um clima tropical.

9. a) Resposta: Julho, agosto e setembro.

9. b) Resposta: As temperaturas mantêm-se mais altas entre junho e agosto. No período entre novembro e abril, as temperaturas médias permanecem mais baixas.

9. c) Resposta: Podemos afirmar que nessa região não se desenvolve a floresta tropical, mas sim a floresta boreal, por se tratar de uma região de clima frio, com inverno bastante rigoroso.

Objetivos das atividades

7. Reconhecer a importância da água para a vida das pessoas.

8. Identificar diferentes tipos de clima.

9. Interpretar dados climáticos por meio de climogramas.

Como proceder nas atividades

7. Se os alunos tiverem dificuldades, peça-lhes que façam uma lista de suas atividades diárias que utilizam água. Comente que devem colocar, inclusive, a usada no preparo dos alimentos. Depois, solicite a eles que apresentem resultados aos colegas e leve-os a perceber como a água é necessária no dia a dia. Comente que os produtos que consumimos diariamente, como roupas, remédios e até mesmo móveis e objetos escolares, utilizaram água de alguma maneira em sua produção.

8. Em caso de dificuldades, conduza uma prática com a construção de cartazes. Para esta atividade, organize a turma em pequenos grupos. Cada equipe ficará responsável por elaborar um cartaz que apresente as características de determinado tipo climático. Nesse cartaz, os alunos devem construir o climograma dêsse tipo climático, construir um mapa-múndi e identificar as regiões onde ocorre êsse clima, ilustrar com imagens os tipos de vegetação que predominam nesse clima, entre outras informações. Por fim, eles deverão expor nas paredes da sala de aula os cartazes produzidos e cada grupo fará uma análise dos demais cartazes.

9. Caso surja alguma dúvida, proponha à turma uma prática com a elaboração e a leitura de climogramas. Para tanto, esboce na lousa com giz colorido os climogramas que representam os diferentes tipos climáticos. Acesse o site Climatempo para consultar vários climogramas e realize com os alunos a busca por qualquer município do Brasil. Solicite a eles que façam a mesma ilustração no caderno. Oriente-os sóbre como interpretar esse tipo de representação, isto é, a constatar a variação climática e o volume pluviométrico no decorrer do ano.

10. As imagens a seguir retratam a paisagem de um mesmo lugar em épocas diferentes. Observe-as com atenção.

Fotografia em preto e branco. Vista aérea. Uma cidade com uma construção ampla à direita. Há um viaduto em frente a ela e abaixo, mais vias, árvores e construções baixas.
Vista de parte da cidade de São Paulo, ésse pê, com destaque para o Viaduto do Chá, em 1930.
Fotografia. Vista aérea. Uma cidade com uma construção ampla à direita e muitos edifícios ao redor. Há um viaduto em frente, e abaixo, avenidas e jardins.
Vista de parte da cidade de São Paulo, ésse pê, com destaque para o Viaduto do Chá, em 2018.
  1. Compare as imagens e escreva as principais transformações que ocorreram nessa paisagem de uma época para a outra.
  2. Observando as transformações nas paisagens, como as retratadas nas imagens, o que podemos descobrir a respeito do espaço e da sociedade que ali vive?

11. Explique o que são ilhas de calor. Para isso, use as palavras indicadas a seguir.

  • aumento da temperatura
  • região central
  • construções
  • poluição do ar
Respostas e comentários

10. a) Resposta: Aumento expressivo de construções, diminuição da vegetação e ampliação de ruas, automóveis e pedestres.

10. b) Resposta: Podemos descobrir que no decorrer do tempo a sociedade modifica o espaço e, consequentemente, as paisagens de acôrdo com suas necessidades, como o crescimento da área urbana e a ampliação das atividades econômicas na cidade ou no campo.

11. Resposta: As ilhas de calor consistem no aumento da temperatura média da região central de algumas cidades, comparada com a das áreas de sua periferia. Em tais regiões, a grande quantidade de construções absorve mais calor, aumentando a temperatura. Além disso, a abundância de edifícios dificulta a circulação dos ventos e, consequentemente, a amenização do calor. A poluição do ar na região central é outro agravante que acaba retendo parte do calor na atmosfera, contribuindo para o aumento da temperatura nessas regiões da cidade.

Objetivos das atividades

10. Identificar, por meio da análise de fotos, transformações nas paisagens realizadas por pessoas.

11. Caracterizar o fenômeno das ilhas de calor.

Como proceder nas atividades

10. Se os alunos tiverem alguma dificuldade, realize um estudo do meio na própria escola. Primeiro, apresente a eles algumas fotos antigas da escola. Em seguida, diga-lhes que deverão identificar as transformações que ocorreram na escola. Oriente-os a percorrer o espaço escolar registrando as transformações que eles perceberem. Por fim, questione-os sôbre como era a vida cotidiana dos professores e dos demais funcionários no espaço escolar antigo e como é atualmente, após as transformações que ocorreram.

11. Se os alunos demonstrarem dificuldade, faça um esboço com giz colorido na lousa. Destaque com uma côr diferente o fenômeno das ilhas de calor. Para isso, mostre os seguintes elementos: região central, construções, poluição do ar e aumento de temperatura. Para complementar, solicite a eles que construam no caderno o próprio esboço da ilha de calor e que elaborem um pequeno texto explicativo sôbre o assunto.