Projeto em ação

Uma atitude pêlo meio ambiente

Bate-papo inicial

  • Você e os colegas acham importante tomar atitudes que conservam o meio ambiente? Por quê?
  • Que tipo de ações do dia a dia ajudam a cuidar bem do meio ambiente? Você reconhece algumas dessas ações na escola onde estuda? Você pratica algumas delas? Quais? Conte para os colegas.

Hoje em dia, muitas pessoas defendem o meio ambiente ao reconhecer e praticar atitudes que protegem a natureza. Mas ainda é grande a quantidade de pessoas que precisa conhecer e agir melhor a respeito da conservação do meio ambiente.

Leia com atenção a tirinha a seguir a fim de refletir sôbre a nossa responsabilidade com o meio ambiente.

Tirinha em preto e branco, com quatro quadros com Calvin, garotinho de cabelos arrepiados, camiseta listrada, shorts e tênis e sua mãe, mulher de cabelos curtos, usando camiseta e saia. Q 1 – Calvin se aproxima de sua mãe que está regando plantas. Ele está irritado e pergunta: MÃE, O QUE É ESSE TAL DE EFEITO ESTUFA? Q 2 – Sua mãe o olha segurando o regador enquanto Calvin continua: DIZEM QUE OS POLUENTES QUE LANÇAMOS NO AR IRÃO RETER O CALOR DO SOL E DERRETER AS CALOTAS POLARES! Q 3 – Ele aponta para si e continua: CLARO QUE VOCÊ JÁ VAI TER BATIDO AS BOTAS, MAS EU NÃO. QUE BELO PLANETA VOCÊS ESTÃO DEIXANDO PARA MIM, HEIN? Q 4 – Sua mãe com uma das mãos na cintura olha para frente e diz: ISSO VINDO DE UM MOLEQUE QUE QUER IR DE CARRO A QUALQUER LUGAR MAIS LONGE QUE UM QUARTEIRÃO. Calvin ergue os braços e diz: EI, NÃO ME FALARAM NADA SOBRE AS CALOTAS POLARES, TÁ?

uáterson, Bill. Calvin e Haroldo: iucão ! 2. edição São Paulo: Conrad, 2010. página 32.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. Qual problema ambiental é citado na tirinha? De acôrdo com as informações apresentadas pela personagem, ela conhece êsse problema e suas consequências?
  2. Ao afirmar: “Que belo planeta vocês estão deixando para mim, hein?”, a quem a personagem Calvin se refere?
  3. As atitudes de Calvin estão coerentes com as cobranças que fez? Por quê?
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Objetivos

  • Reconhecer-se como sujeito das questões ambientais, em escala tanto local quanto global.
  • Desenvolver atitudes responsáveis sôbre o meio ambiente.
  • Mobilizar-se em campanhas pêla conservação dos recursos naturais.

  • Tempo estimado: entre 4 e 6 semanas.
  • Momentos para começar: página 19 – unidade que trabalha o tema Cuidar dos lugares; páginas 26 e 27 O tema éreticências – Se o espaço é público, é para todos!
  • Os conteúdos e as noções tratados nesta seção possibilitam a articulação com saberes de Língua Portuguesa e de Ciências. Durante o andamento do projeto, sempre que julgar conveniente e necessário, convide os professores dêsses componentes curriculares para realizar trabalhos em conjunto.
  • As questões do Bate-papo inicial objetivam o levantamento de hipóteses, a exploração do conhecimento prévio dos alunos e a verificação da opinião deles a respeito do tema tratado.
  • Solicite aos alunos que anotem as respostas para, depois, comparar seus conhecimentos prévios e opiniões iniciais com o que aprenderam ao final dêsse trabalho.

Respostas

Bate-papo inicial

  • Primeira questão: Resposta pessoal. Provavelmente, os alunos afirmarão que é importante conservar o meio ambiente por diversas razões, como manter a vida no planeta, diminuir sua poluição e degradação e evitar a extinção de espécies vegetais e animais.
  • Segunda questão: Resposta pessoal. São várias as ações, como priorizar a utilização do transporte público e de bicicletas, economizar água, separar o lixo reciclável, evitar o desperdício, usar sacolas reutilizáveis nos supermercados, armazenar água da chuva em reservatórios, como cisternas, e tomar banhos mais rápidos. Anote na lousa o máximo possível de sugestões dos alunos.

Respostas

Questões relacionadas à tirinha

1. Efeito estufa. Sim, êle sabe o que significa o fenômeno, e as informações sôbre suas consequências estão corretas.

2. êle se refere à mãe, mas englobando as gerações que viveram antes dele. Enfatize que cuidar do meio ambiente é um dever de todas as gerações, pois, atualmente, sofremos com as ações do passado, assim como as ações atuais refletirão no futuro.

3. Não estão coerentes, pois êle responsabiliza e critica o modo de vida das pessoas, mas não toma atitudes para evitar que problemas sejam minimizados, como usar bicicleta ou caminhar, para chegar a lugares próximos, em vez de se deslocar de carro.

Conhecer a importância da conservação do meio ambiente e refletir sôbre ela é um passo importante para compreender e assumir nossa responsabilidade com a natureza. Mas, para que as mudanças realmente ocorram, é preciso analisarmos nossas próprias atitudes.

Na tirinha estudada, o menino Calvin não reconhece a sua responsabilidade, apenas aponta e critica o modo de vida das pessoas. Assim como Calvin, cada um de nós pode contribuir para a conservação do meio ambiente. Podemos propor a prática de atitudes sustentáveis, começando na escola!

Mão na massa

Vamos investigar situações que envolvam questões de sustentabilidade na escola e pensar em soluções possíveis. Depois, podemos apresentá-las aos responsáveis pêla escola e colocá-las em prática.

1º passo

Planejamento

Organizando informações iniciais

Podemos pensar em diferentes exemplos sustentáveis a serem implantados em uma escola. Veja alguns deles.

Ilustração. Uma lata de lixo verde com seta compondo um ciclo triangular.
Coleta seletiva de lixo, incentivando a reciclagem.
Ilustração. Árvores com troncos altos.
Cuidado com as plantas da escola e plantio de novas mudas, trazendo a natureza para mais perto.
Ilustração. Uma caixa d’água azul com o desenho de uma gota.
Aproveitamento de água da chuva, que pode ser coletada, bem-acondicionada e utilizada para regar plantas, lavar o pátio etc.
Ilustração. Uma janela aberta com o sol brilhando ao fundo.
Utilizar iluminação natural o máximo possível em sala de aula, na biblioteca etc.
Ilustração. Destaque para uma pessoa desligando um interruptor em uma moldura triangular.
Economia de energia apagando lâmpadas em cômodos que estiverem vazios.
Ilustração. Uma torneira pingando água.
Economia de água fechando torneiras enquanto não estiver usando e substituindo a mangueira pêla vassoura.
Respostas e comentários
  • Com relação ao componente curricular de Língua Portuguesa, a articulação ocorre por meio da leitura e da interpretação do gênero tirinha, da produção do texto do documento que detalha o projeto e da preparação e elaboração da apresentação, com a confecção de cartazes, slides, esquemas etcétera
  • Com relação ao componente curricular de Ciências, a articulação ocorre por meio da identificação de problemas ambientais, como o efeito estufa, o derretimento das calotas polares etcétera, do desenvolvimento de noções sôbre conservação do meio ambiente e sustentabilidade e da conscientização ambiental.
  • Ao realizar as atividades do projeto, reforce com os responsáveis pêla administração da escola que a participação da comunidade escolar em projetos como êsse incentiva o engajamento dos alunos e favorece a conscientização com relação às causas ambientais.
  • O processo de avaliação deve ser contínuo, portanto, durante o desenvolvimento da atividade, promova momentos de reflexões e revisões sôbre o que já foi estudado.
  • Comente com os alunos que, embora seja possível perceber na escola aspectos citados nas imagens, também devemos considerar outras situações relacionadas à realidade local. Explique que é importante fazer essa visita atentamente para identificar qualquer condição que possa ser transformada em uma ação sustentável.
  • Aproveite êsse momento da atividade para explorar noções introdutórias de práticas de pesquisa, nesse caso, de observação, tomada de nota e construção de relatório.
  • Proponha uma situação para cada grupo analisar e acompanhe-os nessa investigação. Uma sugestão é que, a cada dia, um aluno diferente visite determinado lugar, conhecendo sua rotina e suas necessidades, para depois compartilhar com o grupo. Essa atividade precisa ser previamente combinada com a administração escolar, pois a visita deve incluir todas as dependências, como cantina, secretaria, salas de aula e sala dos professores.
  • Oriente os alunos na tomada de notas durante as caminhadas pêla escola, ou seja, peça-lhes que registrem por escrito suas principais considerações. Explique a eles que devem utilizar essas anotações na produção de suas conclusões.

Alguns dos exemplos mostrados já são praticados em sua escola? Você poderia citar outras ideias de práticas sustentáveis que podem fazer parte do dia a dia de uma escola?

Com os colegas, pensem nas respostas a essas questões. Para isso, vocês podem caminhar pêla escola, observando diferentes aspectos a serem melhorados por meio de práticas mais sustentáveis. Anotem no caderno as ideias e observações que fizerem.

Em busca de mais informações

Com os colegas, formem grupos e, com o auxílio do professor, reflitam a respeito das situações levantadas na escola e identifiquem aquelas para as quais vocês gostariam de propor mudanças.

Para isso, façam observações durante um período (uma ou duas semanas) da situação escolhida a fim de conhecer bem suas características. Assim, vocês poderão sugerir as melhorias que julgarem mais adequadas.

Provavelmente, será necessário pesquisar informações de acôrdo com as situações observadas na escola. Organizem-se para acessar essas informações pêla e utilizando a biblioteca da escola.

2º passo

Execução

Produzindo documentos

Reúnam-se em grupo para avaliar suas observações e elaborar as propostas que considerarem pertinentes, levando em conta os seguintes itens:

  • situação observada;
  • objetivos a serem alcançados;
  • novas práticas a serem adotadas;
  • recursos necessários para a implantação.

Colocando em prática

É necessário colocar em prática as sugestões propostas e orientar a comunidade escolar sôbre o que cada um poderá fazer e quais os benefícios das novas práticas.

Respostas e comentários
  • Relembre com os alunos o momento inicial do trabalho, quando eles citaram suas práticas diárias que contribuem para conservar o meio ambiente. Com base nisso, leve-os a compreender que apenas o acesso à informação não é suficiente, sendo necessário assimilar essas práticas no dia a dia, com atitudes locais que podem gerar um reflexo global. É nessas ideias que a proposta do trabalho deve ser baseada.
  • No momento da produção do documento, oriente os alunos a produzir um relatório contendo as propostas que considerarem mais pertinentes.
  • Para a produção do relatório, oriente os alunos a compor um texto introdutório explicando qual foi a pesquisa realizada, onde ela ocorreu e o tempo que levou para ser finalizada. Na sequência, peça-lhes que elaborem um texto apresentando o desenvolvimento da pesquisa, ou seja, o que puderam verificar na escola. Lembre-os de utilizar as anotações feitas durante as visitas. Por fim, peça-lhes que escrevam um texto conclusivo listando as propostas do grupo e explicando de que maneira elas podem ser concretizadas.

Verifiquem com os responsáveis quais sugestões poderão ser implantadas, como os recursos podem ser obtidos, quais são os prazos necessários para a implantação e como vocês podem proceder.

3º passo

Divulgação

Acompanhem os resultados observando durante certo período (um ou dois meses) as práticas implantadas. Se necessário, conversem novamente com as pessoas envolvidas para conferir se os objetivos foram alcançados.

Também será necessário divulgar o trabalho. Para isso, utilizem cartazes, desenhos, gráficos, slides e esquemas, a fim de esclarecer aos demais a proposta de vocês.

Avaliação

Para avaliar o desenvolvimento do projeto, reúnam-se e conversem sôbre todo o processo para relembrar e avaliar os respectivos passos. Os questionamentos a seguir podem orientá-los nessa conversa.

  • Após o desenvolvimento do projeto, mudei o modo de pensar e de agir com relação à conservação dos recursos da natureza?
  • O planejamento e a execução das tarefas definidas foram colocados em prática de maneira satisfatória? O que ainda pode melhorar?
  • Meu envolvimento e minha dedicação ao processo planejado foram adequados para cada etapa das atividades?
  • Respeitei a opinião dos colegas? Cumpri os prazos e colaborei para a realização das atividades?
  • Qual é a importância do que eu aprendi sôbre práticas sustentáveis? É possível aplicar o que aprendi em outros espaços, como o lugar onde moro, praças e parques?

É importante estar consciente de que os estudos e as práticas implantadas na escola foram o início de um processo de mudança. Assim, é necessário continuar a praticá-las diariamente em todos os lugares que vocês frequentam.

Boas práticas de sustentabilidade podem fazer a diferença se cada um de nós optar por essas atitudes, ainda que simples ou pequenas. No conjunto, a natureza, seus recursos e as gerações futuras poderão sentir a diferença.

Respostas e comentários
  • Acompanhe o andamento da produção do material, como o processo de elaboração dos textos, e, caso considere importante, a criação das frases de impacto.
  • Se possível, faça a divulgação dos resultados obtidos após as mudanças, como a porcentagem de economia da energia e do consumo de água ou, ainda, depoimentos ou descrições das mudanças de hábitos relatadas pêlas pessoas.
  • Com relação à Avaliação, oriente os alunos a expor os pontos positivos e os negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas. Incentive-os a pensar em suas opiniões e hábitos antes e depois da realização do trabalho, citando o que mudou.
  • Nesse momento, promova uma conversa com os alunos sôbre a importância de mudarem algumas atitudes diárias, pensando em seus projetos de vida.
  • Sintetize com os alunos e, se possível, também com os professores dos outros componentes curriculares que realizaram trabalhos articulados (Língua Portuguesa e Ciências), os objetivos atingidos pêlo trabalho e a importância da reflexão sôbre nossas atitudes cotidianas para o meio ambiente.