Referências bibliográficas comentadas

ALMEIDA, Rosângela D.; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2010.

A obra apresenta noções básicas e iniciais de Cartografia para crianças, bem como norteia o desenvolvimento de noções de representação do espaço, de acôrdo com a fase de desenvolvimento cognitivo em que se encontram.  

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

êsse livro propõe uma introdução aos estudos da climatologia, destacando as regiões tropicais, associando os eventos estudados às ações humanas e às transformações ambientais.

béri, Rogê G.; tchorli, Ríchard J. Atmosfera, tempo e clima. Pôrto Alegre: búkman, 2013.

O livro introduz temas como processos e fenômenos atmosféricos, condições climáticas, suas mudanças e variações, assim como projeções e tendências futuras.

BRANCO, Samuel M. Ecologia da cidade. 3. edição São Paulo: Moderna, 2013.

Nesse livro, o autor propõe um debate sôbre a ecologia de florestas e ambientes naturais e apresenta uma discussão acêrca da ecologia em um ambiente que abriga a maior parte da população humana: as cidades.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 5 outubro 1988. Disponível em: https://oeds.link/C1SWga. Acesso em: 16 maio 2022.

Documento que apresenta a legislação máxima do país, promulgado em 5 de outubro de 1988. Nele consta informações sôbre os principais ramos dos direitos brasileiros.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 16 maio 2022.

Documento que regulamenta os conhecimentos essenciais que os alunos devem adquirir durante a educação básica. Apresenta as habilidades e competências fundamentais para o ensino no país.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Méqui: sébi: dicêi, 2013. Disponível em: https://oeds.link/eNKdlH. Acesso em: 16 maio 2022.

Documento que apresenta os fundamentos normativos para as propostas curriculares da educação básica no Brasil.

CARLOS, Ana Fani Alessandri (organizador). A geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2018.

Os autores propõem reflexões acêrca do ensino de Geografia na sala de aula. Os temas abordados buscam auxiliar os professores em suas ações pedagógicas, por exemplo com uso variado de recursos.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (organizador). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 5. edição Pôrto Alegre: u éfe érre gê ésse, 2010.

O livro é composto por textos de vários geógrafos brasileiros que discutem os desafios de ensinar Geografia nos dias atuais, com os diversos problemas e obstáculos que os estímulos virtuais trouxeram para a sala de aula.

CAVALCANTI, Lana de Souza (organizador). Temas da geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013.

êsse livro trata diversos temas relacionados ao ensino de Geografia, como relêvo, solo, rochas, mundo rural, cidade, população, globalização, entre outros, com o intuito de contribuir para a prática docente em sala de aula.

cristóferson, róbert W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. 9. edição Pôrto Alegre: búkman, 2017.

A obra procura explanar sôbre as paisagens terrestres baseando-se no conceito de Geossistemas. São apresentados estudos específicos sôbre as esferas terrestres: atmosfera, hidrosfera, litosfera e a integração entre elas, formando a biosfera.

DIAS, Genebaldo Freire. Dinâmicas e instrumentação para educação ambiental. São Paulo: Gaia, 2010.

Essa obra apresenta propostas de atividades que envolvem a educação ambiental e os principais problemas ambientais atuais.

DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos da cartografia. Florianópolis: ú éfe ésse cê, 2006.

Nessa obra, o autor trata assuntos técnicos ligados à Cartografia, propondo reflexões acêrca das principais representações cartográficas e questionando a intencionalidade imbuída nelas. Além disso, são discutidos temas como história dos mapas, rede cartográfica, fórmas e dimensões da Terra, fusos horários, entre outros.

Rrófman, Jussara M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 34. edição Pôrto Alegre: Mediação, 2014.

O livro aborda o tema avaliação mediadora e busca elucidar como utilizá-la nas atuais condições de ensino e em diversos seguimentos, da Educação Infantil à universidade.

í bê gê É. Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017. Disponível em: https://oeds.link/ic6ck0. Acesso em: 4 maio 2021.

O documento apresenta diversas informações sôbrea produção agropecuária em nosso país.

CENSO demográfico 2010. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2011. Disponível em: https://oeds.link/K81SmC. Acesso em: 16 maio 2022.

O documento apresenta várias informações a respeito da população brasileira, número total de habitantes, mortalidade, natalidade, renda, analfabetismo, idade etcétera

, José Antonio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senáqui, 2017.

Os autores tratam sôbre a metodologia de competências, reunindo diversos métodos de ensino e aprendizagem, visando ao protagonismo do aluno.

LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: Edusp, 2003.

O tema central dessa obra é o conceito de Região. Partindo de um resgate histórico, a autora mostra que Região é um tema muito atual nos estudos geográficos.

MARTINELLI, Marcelo. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.

O livro oferece informações para pessoas que buscam mais conhecimentos a respeito da cartografia e da produção de mapas e gráficos.

MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de textos, 2007.

Essa obra apresenta conceitos básicos sôbre climatologia e meteorologia. Além disso, discorre sôbre domínios climáticos e sistemas atmosféricos que influem no tempo e clima do Brasil e do continente sul-americano.

PASSINI, Elza Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

O livro trata da metodologia da alfabetização cartográfica e mostra como são os processos que levam à construção do conhecimento que desenvolve a habilidade representativa do espaço nos estudantes.

POVOS Indígenas no Brasil Mirim. Disponível em: https://oeds.link/JUXwf7. Acesso em: 30 maio 2022.

Nesse sáite estão disponíveis diversas informações sôbre diferentes culturas indígenas brasileiras, demarcação de terras e leis que determinam os direitos indígenas.

RICARDO, Beto; RICARDO, Fany. Povos indígenas no Brasil: 2011-2016. São Paulo: í ésse á, 2017.

O livro aborda a questão indígena no território brasileiro, como direitos, terras e conflitos.

RODRIGUES, Rosiane. “Nós” do Brasil: estudos das relações étnico-raciais. São Paulo: Moderna, 2012.

êsse livro aborda contextos históricos da formação étnico-racial do Brasil evidenciando diferentes povos, entre eles os povos africanos e os indígenas.

TEIXEIRA, Wilson (organizador). Decifrando a Terra. 2. edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

O livro é uma importante introdução à Geologia, com conceitos básicos explicados com o auxílio de imagens.