UNIDADE 1 O Brasil e o seu território

Fotografia. Vista de cima. Ao centro e ao norte, rios se encontrando. À esquerda, Argentina, com uma estrada entre árvores. À direita, Brasil com floresta e algumas casas; Ao fundo, Paraguai, com áreas cobertas por vegetação.
A foto de 2018 mostra o limite entre os territórios do Brasil, da Argentina e do Paraguai no encontro entre os rios Iguaçu e Paraná. Esse local é chamado Tríplice Fronteira.

As palavras território, fronteira e região geralmente são citadas pelos meios de comunicação. Mas você sabe o que significa cada uma delas? O significado dessas palavras é muito importante para a compreensão do espaço geográfico. Um exemplo pode ser observado na imagem da página anterior, que retrata uma área de fronteira entre os territórios do Brasil, da Argentina e do Paraguai.

Iniciando a conversa

  1. Descreva a paisagem retratada na foto mostrada na página anterior.
  2. Converse com os colegas sôbre o que vocês sabem em relação ao território do Brasil.
  3. A porção do território brasileiro mostrada nesta foto está localizada na Região Sul do nosso país. Conte aos colegas o que você sabe sôbre essa e as outras regiões do Brasil.

Agora vamos estudar...

  • as dimensões, os limites e as fronteiras do território brasileiro.
  • a integração do território brasileiro.
  • o processo de formação do território brasileiro.
  • os aspectos físicos do território brasileiro.

CAPÍTULO 1 O território brasileiro

Se alguém lhe perguntasse se o território brasileiro apresenta paisagens diversas, o que você responderia?

O território brasileiro apresenta paisagens muito diversas, tanto paisagens em que predominam os aspectos naturais como aquelas em que predominam os aspectos econômicos e culturais.

O que vemos em uma paisagem é resultado de uma combinação dinâmica entre sociedade e natureza. Em algumas paisagens, como a retratada na foto A, pode-se observar a presença marcante de elementos naturais, por exemplo, a vegetação nativa ainda preservada, as fórmas de relêvo e até algum tipo de influência do clima predominante.

Em outras paisagens, como na foto B, podem predominar os elementos culturais criados pêlo ser humano, como as construções, as indústrias, as lavouras, as pastagens, as estradas e as pontes, entre outros. Quase sempre, elementos naturais e culturais podem estar presentes na mesma paisagem.

A.

Fotografia A. Formações rochosas entre áreas cobertas por vegetação.
Na foto A, observamos uma paisagem com o predomínio da vegetação verdejante e as fórmas de relêvo na Chapada Diamantina, Bahia, em 2021.

B.

Fotografia B. Vista de cima. Diversos edifícios e vias com algumas árvores.
Na foto B, observamos uma paisagem com o predomínio de elementos culturais, como o conjunto de edifícios e outras construções próprias de uma área intensamente urbanizada, na cidade de Curitiba, Paraná, em 2020.

Dimensões do território

Em razão de sua grande extensão territorial, o Brasil é considerado um país de dimensões continentais. Observe o planisfério a seguir; nele, estão destacados os países mais extensos do mundo.

Os seis maiores países do mundo em extensão territorial (2022)

Mapa. Os seis maiores países do mundo em extensão territorial (2022). Rússia: 17.098.242 quilômetros quadrados; Canadá: 9.984.670 quilômetros quadrados; 
China: 9.596.960 quilômetros quadrados; Estados Unidos: 9.833.517 quilômetros quadrados; Brasil: 8.510.346 quilômetros quadrados; Austrália: 7.741.220 quilômetros quadrados. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 2270 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Países. Disponível em: https://oeds.link/GDCqyx Acesso em: 4 abril 2022.

Questão 1.

Escreva, no caderno, quais são os países mais extensos do mundo em ordem decrescente.

Cada país apresenta uma configuração territorial e ocupa determinada localização na superfície terrestre. As características do território de um país, também chamado território nacional, não se limitam apenas à área da superfície terrestre que êle abrange. Elas também são influenciadas pêlo modo como seu espaço é ocupado e transformado pelos habitantes.

Os pontos extremos do nosso país estão situados nas extremidades norte, sul, Léste e oeste do território brasileiro. Observe o mapa dos pontos extremos do Brasil.

Pontos extremos do Brasil (2018)

Mapa. Pontos extremos do Brasil (2018). Nascente do rio Ailã (ponto extremo norte) em Roraima, a 4.378,4 quilômetros de distância de Arroio Chuí (ponto extremo sul) no Rio Grande do Sul. Nascente do rio Moa (ponto extremo oeste) no Acre a 4.326,6 quilômetros de distância de Ponta do Seixas (ponto extremo leste) na Paraíba. No canto inferior direito, a rosa dos ventos, no canto esquerdo, a escala: 690 quilômetros por centímetro.

Arroioglossário

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 91.

Arroioglossário

Limites e fronteiras do território brasileiro

A configuração territorial, ou seja, o formato do território de um país, é definida pelos limites, que indicam até onde êsse território se estende. Em geral, limites são reconhecidos pelos países por meio de acôrdos e tratados. Assim, os limites são definidos levando-se em consideração pontos de referência como rios, serras e montanhas, ou demarcações construídas no terreno.

Com base nesses pontos de referência, os limites entre os países aparecem indicados nos mapas por meio de linhas. Essas linhas não podem ser observadas diretamente no lugar e, por isso, são chamadas linhas imaginárias. Assim, quando observamos um rio que separa dois países, por exemplo, não vemos uma linha sôbre êle, mas sabemos que suas águas separam o território dêsses dois países.

Limite, porém, não tem o mesmo significado de fronteira. Quando falamos em fronteira, estamos nos referindo a uma faixa de terra que se estende ao longo dos limites de um país, a exemplo da extensa faixa de fronteira que o Brasil faz com seus vizinhos. As fronteiras podem ser terrestres, aquelas localizadas ao longo dos limites que separam dois países, ou marítimas, que ficam ao longo dos limites que separam o território de um país das águas oceânicas. Observe o mapa desta página.

Limites territoriais do Brasil (2018)

Mapa. Limites territoriais do Brasil (2018). Limite marítimo extensão 7367 quilômetros em todo litoral a leste. 
Limite terrestre extensão 15719 quilômetros em toda a fronteira a oeste, fazendo fronteira com Guiana Francesa (FRANÇA), Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. À direita, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 600 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Compare a extensão dos limites terrestre e marítimo do Brasil. Qual é maior?

As fronteiras terrestres e o intercâmbio cultural

No mundo, diversas fronteiras terrestres são habitadas e caracterizam-se por apresentar um intenso intercâmbio de mercadorias e pessoas. Isso ocorre, por exemplo, na faixa de fronteira entre o território do Brasil e o do Paraguai, entre os municípios de Ponta Porã, no estado do Mato Grosso do Sul; e Pedro Ruán Cabalhêro, no Paraguai.

Outro exemplo são as cidades de Santana do Livramento, no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul; e rivêra, no Uruguai. Como podemos verificar na foto desta página, apenas uma rua e uma praça estabelecem o limite entre os dois países. O frequente contato entre habitantes dêsses dois países nas áreas fronteiriças provoca a troca de hábitos e costumes, como o idioma, os alimentos e as vestimentas, o que, de certa fórma, enriquece a cultura dos moradores da região.

Fotografia. Vista aérea. Um monumento em formato de obelisco no centro de uma praça com a bandeira do Brasil à esquerda e a bandeira do Uruguai à direita. Há árvores ao redor.
Parte do município de Rivera, no Uruguai (à direita), e de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul (à esquerda), em 2020.

Território nacional e soberania

No Brasil, um conjunto de instituições e poderes detém o contrôle e a fiscalização do território nacional. êsse poder é exercido de várias maneiras, por exemplo, ao coibir a entrada ilegal de imigrantes no país, ao combater o tráfico de armas e de drogas nas áreas de fronteira e ao proibir que aeronaves e embarcações estrangeiras entrem clandestinamente em nosso espaço aéreoglossário e em nosso mar territorialglossário .

Todas essas fórmas de poder garantem a soberania do país, a fim de assegurar a integridade territorial e fazer do Brasil uma naçãoglossário independente e reconhecida internacionalmente.

Soberania e Estado-nação

Quando uma nação tem um território e um govêrno soberano, ou seja, detentor do poder político e de decisão dentro de seu território nacional, constitui um Estado, também chamado Estado-nação. O Brasil, por exemplo, é um Estado, pois detém o contrôle de seu território.

Contudo, muitas nações não têm soberania sôbre o território em que vivem. êsse é o caso, por exemplo, das nações indígenas do Brasil, como os Xavante, os Ianomâmi, os Terena e os , que vivem em territórios controlados pelo govêrno federal. Em outros lugares do mundo, também existem nações que não têm territórios autônomos, como o caso dos curdos e dos palestinos, no Oriente Médio; e dos tibetanos, na China.

dêsse modo, a noção de território não deve ser entendida apenas como a superfície ou a área de um país, mas também como o espaço que é ocupado, construído e transformado pêlas pessoas que nele vivem e é reconhecido politicamente perante os demais países.

O contrôle e a fiscalização das fronteiras são responsabilidade da Polícia Federal e do Exército brasileiro.

Fotografia. Destaque para um carro em um posto de fiscalização com o logotipo da Receita Federal.
pôsto de fiscalização da Receita Federal, localizado em Foz do Iguaçu, Paraná, na divisa entre Brasil e Paraguai, em 2020.

O Brasil é uma federação

O Brasil é uma federação, ou seja, um país que reúne unidades menores do território administrativamente autônomas, mas que respondem a um poder político central. Ao todo são 27 unidades federativas que o país tem atualmente: 26 estados e 1 Distrito Federal, onde está sediado o govêrno federal.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Explique com suas palavras a afirmação a seguir.

      O Brasil é considerado um país de dimensões continentais.

  1. Em quais estados localizam-se os pontos extremos do país?
  2. Algumas vezes, os têrmus fronteira e limite são utilizados como se tivessem o mesmo significado. Explique com suas palavras a diferença entre êles.
  3. De acôrdo com o mapa da página 20, escreva no caderno:
    1. o nome de dois países localizados a oeste do Brasil.
    2. o nome dos países da América do Sul que não fazem divisa com o Brasil.
  4. O Brasil é um Estado-nação? Explique por quê.

A curiosidade nos ajuda a querer aprender cada vez mais. Explore sua curiosidade fazendo questionamentos e buscando respostas para suas dúvidas.

Aprofundando os conhecimentos

6. Observe a foto. Depois, responda às questões no caderno.

Fotografia. Destaque para uma pessoa fazendo pintura no rosto de uma criança indígena. Ela passa o pincel na bochecha do menino e segura um potinho com tinta acima da cabeça dele.
Adulto pintando o rosto de uma criança indígena na aldeia São José, em Campinópolis, Mato Grosso, em 2021.
  1. Descreva as características expressas na foto que identificam indígenas como pertencentes a uma nação.
  2. Com base nos estudos dêste capítulo, explique por que o povo Xavante não tem soberania sôbre o território onde vive.

Glossário

Arroio
: pequeno curso de água, semelhante a um rio, mas com menor quantidade de água.
Voltar para o texto
Espaço aéreo 
:área de um país projetada acima de seu território e que está dentro de seus limites e de seu domínio territorial.
Voltar para o texto
Mar territorial 
:faixa de mar sob domínio da nação que êle banha.
Voltar para o texto
Nação 
:povo que tem aspectos culturais herdados de um passado histórico comum, como a língua, os costumes e o modo de vida.
Voltar para o texto