CAPÍTULO 3 A formação territorial do Brasil

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

No passado, os limites que separavam o território brasileiro dos territórios vizinhos eram bem diferentes. Para entender como o território brasileiro chegou à configuração atual, precisamos estudar seu processo de ocupação e de povoamento ao longo dos séculos.

Até 1500, com a chegada dos primeiros portugueses, as terras que hoje fazem parte do território brasileiro eram habitadas por povos indígenas de culturas muito diversas que falavam línguas diferentes e mantinham costumes e tradições variados. povos estavam espalhados por todo o território e, em geral, viviam basicamente da pesca e da caça, além de cultivarem pequenas lavouras.

Este mapa mostra a provável distribuição dos povos indígenas que viviam no território que hoje corresponde ao Brasil na época da chegada dos colonizadores portugueses.

Provável distribuição dos povos indígenas no Brasil em 1500

Mapa. Provável distribuição dos povos indígenas no Brasil em 1500. Tupi-Guarani: centro da Região Norte, litoral do Nordeste, Sudeste e Sul, área no norte e sul da Região Centro-oeste e grande parte do sul da região Sul. 
Jê: centro-norte do país e porção central da Região Sul. Aruaque: centro do Mato Grosso, faixa no oeste do Amazonas, áreas no norte de Roraima, do Amapá, Pará e oeste do Mato Grosso do Sul. Caraíba: faixa no norte da Região Norte. Cariri: interior da Região Nordeste. Pano: sudoeste do Amazonas e todo o Acre. Tucano: faixa no norte do Amazonas. Charrua: porção sul do Rio Grande do Sul. Outros grupos: centro-oeste, faixa vertical na região central, e no leste, e todo o estado de Rondônia. No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, a rosa dos ventos e a escala: 375 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ARRUDA, José de A. Atlas histórico básico. décima sétima edição São Paulo: Ática, 2002. página 35.

O povoamento do território

O processo de povoamento do território brasileiro por povos não indígenas teve início no litoral, sobretudo com a exploração do pau-brasil. Árvore abundante e nativa da floresta tropical próxima ao litoral, sua madeira tornou-se muito valorizada no mercado europeu daquela época. Dessa madeira, podia-se extrair um pigmento vermelho-escuro utilizado para o tingimento de tecidos. Com o intenso ritmo da exploração, o pau-brasil esgotou-se rapidamente, e essa atividade entrou em decadência.

Mas o povoamento mais efetivo ocorreu ainda no século dezesseis, com o plantio da cana-de-açúcar em grandes fazendas de engenho. O desenvolvimento da economia açucareira levou ao surgimento das primeiras vilasglossário , como Olinda, Salvador e São Vicente. Observe o mapa.

Território brasileiro no século dezesseis

Mapa. Território brasileiro no século 16. Atividades econômicas do período e a localização de acordo com a atual divisão política do Brasil. Cana-de-açúcar: litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, áreas no litoral da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Pecuária: litoral norte da Bahia. Pau-brasil: litoral da Paraíba ao Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais. À esquerda mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, abaixo, a rosa dos ventos e a escala: 550 quilômetros por centímetro.

Tratado de Tordesilhasglossário

Fonte de pesquisa: ,; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: êduspi, 2005. página 35.

Pintura. Pessoas caminhando em um vilarejo com casas entre árvores. As pessoas passam por um caminho de terra ao centro.
Vista de uma típica vila colonial do século dezessete retratada por pôst.

Vilarejo, de pôst. Óleo sôbre madeira, 48 centímetros por 65 centímetros, século dezessete.

O mercantilismo: o território brasileiro na economia mundial

A colonização portuguesa, ocorrida nas terras que passariam a compor o território do Brasil, teve início no século quinze, quando o sistema econômico-político capitalista, adotado em parte da Europa, vivia sua fase denominada mercantilismo. Embora cada reino europeu tivesse suas particularidades, o mercantilismo apresentou características comuns. Entre elas, destacavam-se as intensas relações comerciais entre as metrópoles, que buscavam a acumulação de riquezas.

Foi durante o mercantilismo que muitas nações europeias passaram a colonizar terras localizadas em outros continentes, como ocorreu na América. O Brasil foi uma dessas colônias, que até 1822 fez parte dos domínios de Portugal.

Avançando para o interior

Século XVII

No século dezessete, o povoamento avançou em direção ao interior do território, sobretudo no semiárido nordestino, com a expansão da pecuária bovina. O gado criado na região era levado até os engenhos de açúcar, onde servia ao trabalho e ao consumo da população.

Nessa mesma época, também teve início o povoamento da Amazônia com a exploração das chamadas drogas do sertãoglossário , principalmente ao longo dos rios. cursos de água foram importantes caminhos para chegar ao interior do território. Observe o mapa.

Território brasileiro no século dezessete

Mapa. Território brasileiro no século 17. Atividades econômicas do período e a localização de acordo com a atual divisão política do Brasil. Cana-de-açúcar: área ao norte do Maranhão, faixa litorânea do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, e áreas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Pecuária: leste do Maranhão, oeste do Piauí, norte do Ceará, faixa ao norte do Rio Grande do Norte, área central da Paraíba, áreas de Pernambuco, oeste do Alagoas, Sergipe, norte e oeste da Bahia, norte de Minas Gerais, leste de São Paulo e do Paraná, área no nordeste e oeste do Rio Grande do Sul. Drogas do sertão: grande área ocupando quase todo o estado do Amazonas e o norte do Pará. 
Ouro: área no extremo sul de Minas Gerais e sudeste de São Paulo. 
À esquerda, mapa de localização,
planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior esquerda, a escala: 530 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , ; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: êduspi, 2005. página 37.

Século XVIII

Durante o século dezoito, o povoamento do território prosseguiu em direção ao interior, superando as barreiras naturais do relêvo montanhoso e das serras que, até então, dificultavam a penetração rumo ao interior. A atividade pecuária se expande ainda mais pêlo interior e pêlo sul do território. Nessa mesma época, a descoberta de minas de ouro e diamante impulsionou o povoamento em direção à região de Minas Gerais e de áreas dos atuais estados de Goiás e de Mato Grosso.

Com isso, a ocupação portuguesa do território ultrapassou o limite estabelecido pêlo Tratado de Tordesilhas. Observe o mapa.

Território brasileiro no século dezoito

Mapa. Território brasileiro no século 18. Atividades econômicas do período e a localização de acordo com a atual divisão política do Brasil. Cana-de-açúcar: norte do Maranhão e em toda a costa do nordeste e sudeste.  Pecuária: áreas dispersas no nordeste, centro-oeste, sudeste e sul e em uma área no norte de Roraima. Drogas do sertão: grande área ocupando o estado do Amazonas e o norte do Pará. Ouro e diamantes: áreas dispersas no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia. Algodão: áreas no norte do Maranhão e no leste do Rio Grande do Norte e Paraíba. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior esquerda, a escala: 455 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , ; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: êduspi, 2005. página 39.

Século XIX

No século dezenove, o povoamento do território avançou para outras regiões. Com a decadência da atividade mineradora, a cafeicultura se expandiu para os atuais estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo. A exploração da borracha na Amazônia atraiu novos fluxos populacionais à região.

Os limites atuais do território brasileiro foram definidos somente no início do século vinte, com a assinatura de vários acôrdos e tratados fronteiriços estabelecidos com os países vizinhos.

Séculos XX e XXI

A organização do território brasileiro, por sua vez, continuou passando por várias modificações importantes desde o século passado. Em primeiro lugar, em razão da intensa industrialização e urbanização iniciadas no país a partir da década de 1930 e, em segundo lugar, por causa do processo de ocupação do território, que continuou ocorrendo. Nas últimas décadas, por exemplo, extensas áreas de vegetação natural do país vêm sendo substituídas pêlo cultivo de monoculturas, como a soja, lavouras e pastagens.

O mapa desta página mostra como o território brasileiro encontra-se organizado atualmente. Observe-o.

Ocupação e organização do território brasileiro na atualidade (2019)

Mapa. Ocupação e organização do território brasileiro na atualidade (2019). Áreas de industrialização e urbanização mais desenvolvidas: sul de Minas Gerais, e do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, norte e leste do Paraná, leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Áreas agropecuárias mais modernas: sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Região Sul, áreas dispersas na Região Centro-oeste, Norte e Nordeste
Áreas com técnicas agropecuárias tradicionais, com algumas grandes cidades e indústrias: quase toda a Região Centro-Oeste, Nordeste e áreas do Norte. Áreas pouco povoadas, com paisagens naturais pouco alteradas: restante da região norte, sul de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul. 
Áreas pouco povoadas, com economia estagnada: área no interior da região nordeste e norte de Minas Gerais.
Expansão da “fronteira agropecuária”: setas do Sudeste para o Centro-Oeste, setas Centro-Oeste para o Norte e Nordeste e Nordeste para o norte. 
À direita, mapa de localização,
planisfério destacando a região descrita e no canto inferior, a rosa dos ventos e a escala: 415 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: SIMIELLai, Maria Elena. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 144.

Questão 1.

De acôrdo com o mapa anterior, descreva, no caderno, como a unidade federativa onde você mora está caracterizada na atual organização do território brasileiro.

Indígenas no Brasil

Os indígenas são todos iguais? Como você responderia essa questão? Conte para seus colegas da sala de aula.

É muito comum as pessoas se referirem aos indígenas como se fossem um único povo. No entanto, existem vários povos indígenas, que, embora possam apresentar algumas semelhanças, são bem diferentes entre si.

A maior parte dessas diferenças existe porque cada povo indígena tem sua própria cultura, expressa nos diferentes conhecimentos adquiridos sôbre a natureza, na variedade de línguas, rituais, organizações sociais, moradias etcétera.

Embora exista grande diversidade entre os povos indígenas, algumas práticas do cotidiano e tradições culturais apresentam certas semelhanças. Vamos conhecer algumas delas.

Fotografia. Criança de cabelos médios sentada em um campo de terra. Ela segura uma bola de futebol em seu colo. Ao fundo há moradia indígenas.
Criança da etnia , da aldeia Ipavu, em Gaúcha do Norte, Mato Grosso, em 2019.

Valorizar a cultura dos povos indígenas, seus hábitos e costumes significa agir com respeito, reconhecendo a diversidade cultural dêsses povos.

Fotografia. Uma mulher colhendo um cacho de bananas verdes. Atrás dela há mulheres caminhando. Há outras bananeiras ao redor delas.
Família indígena da etnia Guarani colhendo bananas em aldeia no município de Maricá, Rio de Janeiro, em 2021.

Vários povos indígenas, em geral, caçam, pescam, coletam frutas e praticam a agricultura em pequenas lavouras para atender às suas necessidades, porém sem causar grandes danos à natureza.

Utilizando os recursos da natureza, muitos povos indígenas produzem cestos, tigelas, esteiras, redes e canoas que auxiliam nas atividades do dia a dia.

Fotografia. Uma vasilha com entalhes geométricos e irregulares.
Objeto de cerâmica produzido pêlo povo indígena Marajoara.

O modo de vida e a cultura de muitos indígenas são transmitidos por meio das atividades diárias e, sobretudo, pelos ensinamentos dos indígenas mais velhos da aldeia.

Fotografia. Crianças sentadas em uma área de terra. Há um homem em frente a elas, gesticulando. Ao fundo, moradias indígenas e árvores.
Indígena adulto ensinando crianças da etnia Kalapalo no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, em 2018.

Leia o trecho a seguir.

Jeitos de aprender

     Ao longo de toda vida as pessoas passam por muitos aprendizados. Aprende-se dos mais diferentes jeitos e em vários momentos. O que se aprende e com quem se aprende também é muito diverso em cada lugar.

     As crianças indígenas, por exemplo, aprendem muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avós. Os conhecimentos podem ser transmitidos durante as atividades do dia a dia ou em momentos especiais, durante os rituais e as festas.

     É principalmente na relação com seus parentes que as crianças aprendem. Caminham junto com êles, observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos... É por meio dêstes processos de aprendizagem que as crianças aprimoram as técnicas necessárias para realizar tais atividades.

JEITOS de aprender. Povos Indígenas no Brasil Mirim. Disponível em: https://oeds.link/ktLcFc. Acesso em: 28 março 2022.

O tema é reticências

Direitos humanos e multiculturalismo na história e na cultura brasileiras

Onde e como vivem os indígenas no Brasil

De acôrdo com a Fundação Nacional do Índio (Funái), estima-se que havia de 2 a 5 milhões de indígenas na época em que os portugueses chegaram ao território que hoje fórma o Brasil. Grande parte dêsses povos foi dizimada pêlas doenças trazidas pelos europeus, pêla escravização e por guerras e conflitos travados com os colonizadores, o que ocasionou uma significativa redução da população indígena.

No Brasil, atualmente, há 726 terras indígenas, distribuídas entre uma população de aproximadamente 1, 1 milhão de indígenas. Vamos conhecer um pouco mais a população indígena no Brasil de hoje, de acôrdo com o Píbi (Povos Indígenas no Brasil) Socioambiental.

Número de habitantes indígenas em terras indígenas (2010 - 2020)

Gráfico. Números de habitantes indígenas em terras indígenas (2010 – 2020). Em 2010 havia aproximadamente 400 mil indígenas. Em 2020 havia aproximadamente 1100 mil indígenas.

População indígena residente em terras indígenas por regiões (2020)

Gráfico. População indígena residente em terras indígenas por regiões (2020). Norte: 51 por cento; Nordeste: 21 por cento; Centro-Oeste: 20 por cento; Sudeste: 3 por cento; Sul: 5 por cento.

Fontes de pesquisa dos gráficos: í bê gê É. Características gerais dos indígenas. Censo Demográfico 2010. Disponível em: https://oeds.link/F1SVxa í bê gê É. Dimensionamento emergencial de população residente em áreas indígenas e quilombolas para ações de enfrentamento à pandemia provocada pêlo Coronavírus. Disponível em: https://oeds.link/Cn1foi. Acesso em: 7 junho 2022.

Situação de parques e terras indígenas no Brasil (2020)

Mapa. Situação de parques e terras indígenas no Brasil (2020). A identificar: áreas dispersas no Norte e Centro-Oeste. Demarcada: áreas espalhadas por toda a região Norte, pequenas áreas no Centro-Oeste, Nordeste e Sul do país. Em demarcação: pequenas áreas dispersas em todas as regiões. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 600 quilômetros por centímetro.

Fundação Nacional do Índio (Funái). Terras indígenas: situação fundiária. Disponível em: https://oeds.link/MBWcBN. Acesso em: 28 junho 2022.

A.

Fotografia A. Homens indígenas caminhando em um rio, puxando uma rede. Eles usam cocares. Ao fundo existem árvores.
Indígenas da etnia uaurá arrastando rede de pesca em Gaúcha do Norte, Mato Grosso, em 2019.

A.

Vários povos indígenas, em geral, caçam, pescam, coletam frutas e praticam a agricultura em pequenas lavouras para atender às suas necessidades, porém sem causar grandes danos à natureza.

B.

Fotografia B. Homens ao redor de um pilão. Um deles despeja o conteúdo de uma bacia sobre o objeto, o outro segura uma estaca. Ao lado deles, uma mulher observa. Ao fundo, uma casa de madeira e árvores.
Indígenas da etnia Mibiá Guarani preparando alimentos em Salto do Jacuí, Rio Grande do Sul, em 2021.

B.

Utilizando os recursos da natureza, muitos povos indígenas produzem cestos, esteiras, redes e canoas que auxiliam nas atividades do dia a dia.

C.

Fotografia C. À esquerda, homem de cocar com colares e pulseiras, manuseando um objeto. Em frente a ele, há uma menina e um menino também de cocar. Há uma área com vegetação atrás deles.
Indígena adulto da etnia Guarani Nhandeva ensinando artesanato para os filhos em Peruíbe, São Paulo, em 2021.

C.

O modo de vida e a cultura indígena são transmitidos por meio das atividades diárias e, sobretudo, pelos ensinamentos dos indígenas mais velhos da aldeia.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Descreva como estão distribuídas a população e as terras indígenas no território brasileiro de acôrdo com as informações dos gráficos e do mapa.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Os povos indígenas que vivem hoje no Brasil têm seus direitos assegurados? Converse com os colegas sôbre êsse assunto e dê sua opinião.

Ícone 'Em grupo'.
  1. Organizem-se em grupos para pesquisar a cultura indígena no Brasil. Cada grupo deve ficar responsável por estudar um povo indígena diferente. Depois, organizem as informações coletadas e apresentem-nas aos colegas.
  2. Após as apresentações, escreva um texto expondo sua opinião sôbre a diversidade de culturas indígenas apresentadas pelos grupos da sala de aula.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Com base nos estudos dêste capítulo, escreva, no caderno, como se caracterizavam os povos que viviam no território brasileiro em 1500.
  2. Em qual parte do território brasileiro teve início o processo de povoamento? Qual recurso natural foi explorado nesse primeiro momento?
  3. Descreva, no caderno, quais aspectos mais se destacam na organização do território brasileiro nas seguintes épocas:
    1. século dezoito;
    2. atualmente.
  4. Quais fatores contribuíram para a organização do território brasileiro ao longo do século passado?

Aprofundando os conhecimentos

5. Leia e interprete o trecho a seguir. Depois, responda às questões.

reticências

     As comunidades indígenas sempre tiveram um território definido, cujos limites eram estipulados a partir de suas necessidades de caça, pesca e coleta de alimentos. Um rio ou uma serra eram suas divisas naturais. Mesmo reconhecendo os confins geográficos de um território, êsse conceito não impunha regras nem tão rígidas a ponto de impossibilitar o acesso a outros grupos indígenas nem tão permanentes que inibissem uma mudança na ocupação dêsses espaços.

     Como dizia , do povo Tapirapé: “Deus fez essa terra não só para um morar. Ela é para todos”.

Fotografia. Vista de cima. Uma aldeia com construção circular em uma área de terra. Ao redor há uma floresta densa.
Vista da aldeia , da etnia Ianomâmi, em Barcelos, Amazonas, em 2019.

     Para os indígenas, território é um conceito amplo, que supõe solo, subsolo, água, floresta, montanha, enfim, tudo que existe nele.

     Para os Ianomâmi o território é mais do que uma simples linha demarcatória. Nele estão os espíritos da natureza e dos ancestrais. Dão nome a cada pico e a cada montanha. “Na nossa terra temos muitas serras: é o Pico da Neblina; é o Pico ; é a serra do e tem muitas outras serras”, dizia Davi Copênaua.

     Por êsse motivo, em vários mitos indígenas, sobretudo os que contam a origem de um povo, encontramos nomes de lugares atuais, formando uma espécie de cartografia cultural, mostrando os limites territoriais dêsses grupos. Cada lugar conhecido da selva, cada montanha e cada rio tem um significado especial. No mito da origem do seu povo, os contam: “Antes do mundo existir, já existia. êle não teve pai nem mãe. , sua mulher, se criou junto com êle. No lugar onde se criaram é onde fica a montanha . É no igarapé (São Jerônimo)”.

     Como o govêrno não costuma levar em conta os critérios culturais, ao serem demarcadas suas terras essa montanha foi excluída, por ficar em região de fronteira. Os não descansaram enquanto não a viram dentro de seu território.

     As áreas indígenas são, pois, os últimos pedaços de terra que sobraram para povos. reticências

, ; prêzia, Benedito. Povos indígenas: terra é vida. quinta edição São Paulo: Atual, 2006. página 52-53.

  1. De acôrdo com o texto, como os indígenas definem os limites do território onde vivem? Descreva o significado de território para êles.
  2. Explique como os limites do território brasileiro foram definidos.

Território Yanomami (2014)

Mapa. Território Yanomami (2014). 
Área do território Yanomami: Extremo nordeste do Amazonas, porção noroeste de Roraima e sul da Venezuela. No mapa também está sinalizada a capital de Roraima,  as cidade de Boa vista e a cidade de São Gabriel da Cachoeira no Amazonas. À esquerda, mapa de localização, destacando a região descrita. No canto superior, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 90 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: INSTITUTO Socioambiental. Território e comunidades Ianomâmi Brasil-Venezuela 2014. Disponível em: https://oeds.link/3r3z07. Acesso em: 7 abril 2022.

Glossário

Tratado de Tordesilhas
: tratado assinado em 1494 entre os reis de Portugal e da Espanha e que estabelecia um meridiano para dividir as posses territoriais portuguesas e espanholas no continente americano.
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Vila
: no período colonial, aglomerado de pessoas maior que uma aldeia e menor que uma cidade, dotado de economia quase autossuficiente.
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Drogas do sertão
: produtos da floresta Amazônica, como guaraná, urucum, cacau, castanha-do-pará, ervas e plantas medicinais, muito apreciados e valorizados no mercado europeu da época.
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