CAPÍTULO 3 A formação territorial do Brasil
No passado, os limites que separavam o território brasileiro dos territórios vizinhos eram bem diferentes. Para entender como o território brasileiro chegou à configuração atual, precisamos estudar seu processo de ocupação e de povoamento ao longo dos séculos.
Até 1500, com a chegada dos primeiros portugueses, as terras que hoje fazem parte do território brasileiro eram habitadas por povos indígenas de culturas muito diversas que falavam línguas diferentes e mantinham costumes e tradições variados. povos estavam espalhados por todo o território e, em geral, viviam basicamente da pesca e da caça, além de cultivarem pequenas lavouras.
Este mapa mostra a provável distribuição dos povos indígenas que viviam no território que hoje corresponde ao Brasil na época da chegada dos colonizadores portugueses.
Provável distribuição dos povos indígenas no Brasil em 1500
Fonte de pesquisa: ARRUDA, José de A. Atlas histórico básico. décima sétima edição São Paulo: Ática, 2002. página 35.
O povoamento do território
O processo de povoamento do território brasileiro por povos não indígenas teve início no litoral, sobretudo com a exploração do pau-brasil. Árvore abundante e nativa da floresta tropical próxima ao litoral, sua madeira tornou-se muito valorizada no mercado europeu daquela época. Dessa madeira, podia-se extrair um pigmento vermelho-escuro utilizado para o tingimento de tecidos. Com o intenso ritmo da exploração, o pau-brasil esgotou-se rapidamente, e essa atividade entrou em decadência.
Mas o povoamento mais efetivo ocorreu ainda no século , com o plantio da cana-de-açúcar em grandes fazendas de engenho. O desenvolvimento da economia açucareira levou ao surgimento das primeiras dezesseis vilasglossário , como Olinda, Salvador e São Vicente. Observe o mapa.
Território brasileiro no século dezesseis
Tratado de Tordesilhasglossário
Fonte de pesquisa: ,; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: êduspi, 2005. página 35.
Vilarejo, de pôst. Óleo sôbre madeira, 48 centímetros por 65 centímetros, século dezessete.
O mercantilismo: o território brasileiro na economia mundial
A colonização portuguesa, ocorrida nas terras que passariam a compor o território do Brasil, teve início no século quinze, quando o sistema econômico-político capitalista, adotado em parte da Europa, vivia sua fase denominada mercantilismo. Embora cada reino europeu tivesse suas particularidades, o mercantilismo apresentou características comuns. Entre elas, destacavam-se as intensas relações comerciais entre as metrópoles, que buscavam a acumulação de riquezas.
Foi durante o mercantilismo que muitas nações europeias passaram a colonizar terras localizadas em outros continentes, como ocorreu na América. O Brasil foi uma dessas colônias, que até 1822 fez parte dos domínios de Portugal.
Avançando para o interior
Século XVII
No século dezessete, o povoamento avançou em direção ao interior do território, sobretudo no semiárido nordestino, com a expansão da pecuária bovina. O gado criado na região era levado até os engenhos de açúcar, onde servia ao trabalho e ao consumo da população.
Nessa mesma época, também teve início o povoamento da Amazônia com a exploração das chamadas drogas do sertãoglossário , principalmente ao longo dos rios. cursos de água foram importantes caminhos para chegar ao interior do território. Observe o mapa.
Território brasileiro no século dezessete
Fonte de pesquisa: , ; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: êduspi, 2005. página 37.
Século XVIII
Durante o século dezoito, o povoamento do território prosseguiu em direção ao interior, superando as barreiras naturais do relêvo montanhoso e das serras que, até então, dificultavam a penetração rumo ao interior. A atividade pecuária se expande ainda mais pêlo interior e pêlo sul do território. Nessa mesma época, a descoberta de minas de ouro e diamante impulsionou o povoamento em direção à região de Minas Gerais e de áreas dos atuais estados de Goiás e de Mato Grosso.
Com isso, a ocupação portuguesa do território ultrapassou o limite estabelecido pêlo Tratado de Tordesilhas. Observe o mapa.
Território brasileiro no século dezoito
Fonte de pesquisa: , ; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: êduspi, 2005. página 39.
Século XIX
No século dezenove, o povoamento do território avançou para outras regiões. Com a decadência da atividade mineradora, a cafeicultura se expandiu para os atuais estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo. A exploração da borracha na Amazônia atraiu novos fluxos populacionais à região.
Os limites atuais do território brasileiro foram definidos somente no início do século vinte, com a assinatura de vários acôrdos e tratados fronteiriços estabelecidos com os países vizinhos.
Séculos XX e XXI
A organização do território brasileiro, por sua vez, continuou passando por várias modificações importantes desde o século passado. Em primeiro lugar, em razão da intensa industrialização e urbanização iniciadas no país a partir da década de 1930 e, em segundo lugar, por causa do processo de ocupação do território, que continuou ocorrendo. Nas últimas décadas, por exemplo, extensas áreas de vegetação natural do país vêm sendo substituídas pêlo cultivo de monoculturas, como a soja, lavouras e pastagens.
O mapa desta página mostra como o território brasileiro encontra-se organizado atualmente. Observe-o.
Ocupação e organização do território brasileiro na atualidade (2019)
Fonte de pesquisa: SIMIELL ai, Maria Elena. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 144.
Questão 1.
De acôrdo com o mapa anterior, descreva, no caderno, como a unidade federativa onde você mora está caracterizada na atual organização do território brasileiro.
Indígenas no Brasil
• Os indígenas são todos iguais? Como você responderia essa questão? Conte para seus colegas da sala de aula.
É muito comum as pessoas se referirem aos indígenas como se fossem um único povo. No entanto, existem vários povos indígenas, que, embora possam apresentar algumas semelhanças, são bem diferentes entre si.
A maior parte dessas diferenças existe porque cada povo indígena tem sua própria cultura, expressa nos diferentes conhecimentos adquiridos sôbre a natureza, na variedade de línguas, rituais, organizações sociais, moradias etcétera.
Embora exista grande diversidade entre os povos indígenas, algumas práticas do cotidiano e tradições culturais apresentam certas semelhanças. Vamos conhecer algumas delas.
Valorizar a cultura dos povos indígenas, seus hábitos e costumes significa agir com respeito, reconhecendo a diversidade cultural dêsses povos.
Vários povos indígenas, em geral, caçam, pescam, coletam frutas e praticam a agricultura em pequenas lavouras para atender às suas necessidades, porém sem causar grandes danos à natureza.
Utilizando os recursos da natureza, muitos povos indígenas produzem cestos, tigelas, esteiras, redes e canoas que auxiliam nas atividades do dia a dia.
O modo de vida e a cultura de muitos indígenas são transmitidos por meio das atividades diárias e, sobretudo, pelos ensinamentos dos indígenas mais velhos da aldeia.
Leia o trecho a seguir.
Jeitos de aprender
Ao longo de toda vida as pessoas passam por muitos aprendizados. Aprende-se dos mais diferentes jeitos e em vários momentos. O que se aprende e com quem se aprende também é muito diverso em cada lugar.
As crianças indígenas, por exemplo, aprendem muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avós. Os conhecimentos podem ser transmitidos durante as atividades do dia a dia ou em momentos especiais, durante os rituais e as festas.
É principalmente na relação com seus parentes que as crianças aprendem. Caminham junto com , observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos... É por meio êles dêstes processos de aprendizagem que as crianças aprimoram as técnicas necessárias para realizar tais atividades.
JEITOS de aprender. Povos Indígenas no Brasil Mirim. Disponível em: https://oeds.link/ktLcFc. Acesso em: 28 março 2022.
O tema é reticências
Direitos humanos e multiculturalismo na história e na cultura brasileiras
Onde e como vivem os indígenas no Brasil
De acôrdo com a Fundação Nacional do Índio ( Funái), estima-se que havia de 2 a 5 milhões de indígenas na época em que os portugueses chegaram ao território que hoje fórma o Brasil. Grande parte dêsses povos foi dizimada pêlas doenças trazidas pelos europeus, pêla escravização e por guerras e conflitos travados com os colonizadores, o que ocasionou uma significativa redução da população indígena.
No Brasil, atualmente, há 726 terras indígenas, distribuídas entre uma população de aproximadamente 1, 1 milhão de indígenas. Vamos conhecer um pouco mais a população indígena no Brasil de hoje, de acôrdo com o Píbi (Povos Indígenas no Brasil) Socioambiental.
Número de habitantes indígenas em terras indígenas (2010 - 2020)
População indígena residente em terras indígenas por regiões (2020)
Fontes de pesquisa dos gráficos: í bê gê É. Características gerais dos indígenas. Censo Demográfico 2010. Disponível em: https://oeds.link/F1SVxa í bê gê É. Dimensionamento emergencial de população residente em áreas indígenas e quilombolas para ações de enfrentamento à pandemia provocada pêlo Coronavírus. Disponível em: https://oeds.link/Cn1foi. Acesso em: 7 junho 2022.
Situação de parques e terras indígenas no Brasil (2020)
Fundação Nacional do Índio ( Funái). Terras indígenas: situação fundiária. Disponível em: https://oeds.link/MBWcBN. Acesso em: 28 junho 2022.
A.
A.
Vários povos indígenas, em geral, caçam, pescam, coletam frutas e praticam a agricultura em pequenas lavouras para atender às suas necessidades, porém sem causar grandes danos à natureza.
B.
B.
Utilizando os recursos da natureza, muitos povos indígenas produzem cestos, esteiras, redes e canoas que auxiliam nas atividades do dia a dia.
C.
C.
O modo de vida e a cultura indígena são transmitidos por meio das atividades diárias e, sobretudo, pelos ensinamentos dos indígenas mais velhos da aldeia.
Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.
1. Descreva como estão distribuídas a população e as terras indígenas no território brasileiro de acôrdo com as informações dos gráficos e do mapa.
2. Os povos indígenas que vivem hoje no Brasil têm seus direitos assegurados? Converse com os colegas sôbre êsse assunto e dê sua opinião.
- Organizem-se em grupos para pesquisar a cultura indígena no Brasil. Cada grupo deve ficar responsável por estudar um povo indígena diferente. Depois, organizem as informações coletadas e apresentem-nas aos colegas.
- Após as apresentações, escreva um texto expondo sua opinião sôbre a diversidade de culturas indígenas apresentadas pelos grupos da sala de aula.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- Com base nos estudos dêste capítulo, escreva, no caderno, como se caracterizavam os povos que viviam no território brasileiro em 1500.
- Em qual parte do território brasileiro teve início o processo de povoamento? Qual recurso natural foi explorado nesse primeiro momento?
- Descreva, no caderno, quais aspectos mais se destacam na organização do território brasileiro nas seguintes épocas:
- século ; dezoito
- atualmente.
- Quais fatores contribuíram para a organização do território brasileiro ao longo do século passado?
Aprofundando os conhecimentos
5. Leia e interprete o trecho a seguir. Depois, responda às questões.
reticências
As comunidades indígenas sempre tiveram um território definido, cujos limites eram estipulados a partir de suas necessidades de caça, pesca e coleta de alimentos. Um rio ou uma serra eram suas divisas naturais. Mesmo reconhecendo os confins geográficos de um território, êsse conceito não impunha regras nem tão rígidas a ponto de impossibilitar o acesso a outros grupos indígenas nem tão permanentes que inibissem uma mudança na ocupação dêsses espaços.
Como dizia , do povo Tapirapé: “Deus fez essa terra não só para um morar. Ela é para todos”.
Para os indígenas, território é um conceito amplo, que supõe solo, subsolo, água, floresta, montanha, enfim, tudo que existe nele.
Para os Ianomâmi o território é mais do que uma simples linha demarcatória. Nele estão os espíritos da natureza e dos ancestrais. Dão nome a cada pico e a cada montanha. “Na nossa terra temos muitas serras: é o Pico da Neblina; é o Pico ; é a serra do e tem muitas outras serras”, dizia Davi . Copênaua
Por êsse motivo, em vários mitos indígenas, sobretudo os que contam a origem de um povo, encontramos nomes de lugares atuais, formando uma espécie de cartografia cultural, mostrando os limites territoriais dêsses grupos. Cada lugar conhecido da selva, cada montanha e cada rio tem um significado especial. No mito da origem do seu povo, os contam: “Antes do mundo existir, já existia. êle não teve pai nem mãe. , sua mulher, se criou junto com . No lugar onde se criaram é onde fica a montanha êle . É no igarapé (São Jerônimo)”.
Como o govêrno não costuma levar em conta os critérios culturais, ao serem demarcadas suas terras essa montanha foi excluída, por ficar em região de fronteira. Os não descansaram enquanto não a viram dentro de seu território.
As áreas indígenas são, pois, os últimos pedaços de terra que sobraram para povos. reticências
, ; prêzia, Benedito. Povos indígenas: terra é vida. quinta edição São Paulo: Atual, 2006. página 52-53.
- De acôrdo com o texto, como os indígenas definem os limites do território onde vivem? Descreva o significado de território para . êles
- Explique como os limites do território brasileiro foram definidos.
Território Yanomami (2014)
Fonte de pesquisa: INSTITUTO Socioambiental. Território e comunidades Ianomâmi – Brasil-Venezuela 2014. Disponível em: https://oeds.link/3r3z07. Acesso em: 7 abril 2022.
Glossário
- Tratado de Tordesilhas
- : tratado assinado em 1494 entre os reis de Portugal e da Espanha e que estabelecia um meridiano para dividir as posses territoriais portuguesas e espanholas no continente americano.
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- Vila
- : no período colonial, aglomerado de pessoas maior que uma aldeia e menor que uma cidade, dotado de economia quase autossuficiente.
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- Drogas do sertão
- : produtos da floresta Amazônica, como guaraná, urucum, cacau, castanha-do-pará, ervas e plantas medicinais, muito apreciados e valorizados no mercado europeu da época.
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