UNIDADE 2 População brasileira

Fotografia. Muitas pessoas reunidas em círculo em frente a uma igreja. Há pessoas dançando quadrilha e outras que assistem. Na parte superior, bandeirinha coloridas penduradas. A igreja ao fundo é branca com detalhes amarelos.
Apresentação de quadrilha em festa junina na cidade de Pirapora do Bom Jesus, São Paulo, em 2019.

Cada um de nós carrega características adquiridas de familiares e dos grupos com os quais convivemos. Essas características são a essência da cultura brasileira.

Nossa cultura foi construída ao longo dos anos e, em diferentes ocasiões, expressa sua identidade, como na imagem da página anterior, que mostra brasileiros reunidos em uma festa popular.

Iniciando a conversa

  1. Quais características da população brasileira podemos identificar com base na foto mostrada na página anterior?
  2. Conte aos colegas uma característica da cultura brasileira que você conhece ou vivencia.
  3. Converse com os colegas sôbre as diferentes características da população brasileira, culturais, econômicas ou sociais, tomando como exemplo o bairro ou o município onde vive. Anote, no caderno, os exemplos citados.

Agora vamos estudar...

  • a população brasileira.
  • o crescimento da população brasileira.
  • o papel da mulher na sociedade atual.
  • a distribuição da população no território do país.
  • a diversidade cultural do povo brasileiro.
  • as desigualdades sociais no Brasil.
  • a pirâmide etária da população brasileira.

CAPÍTULO 5 Brasil: país populoso

Você saberia dizer quantas pessoas vivem atualmente no Brasil e se êsse número é considerado elevado? De acôrdo com o IBGEglossário , a população absoluta do Brasil, ou seja, seu número total de habitantes, foi calculada em aproximadamente 213,3 milhões de pessoas em 2021.

Com uma população tão grande, o Brasil é o sexto país mais populoso do mundo. Um país populoso é aquele que tem uma população bastante numerosa quando comparado aos demais países do mundo.

Observe, no gráfico a seguir, quais são os dez países mais populosos do mundo.

Os dez países mais populosos do mundo (2021)

Gráfico. Os dez países mais populosos do mundo (2021). População (em milhões).  China: 1.444; Índia: 1.393. Estados Unidos: 333.Indonésia: 276. Paquistão: 225. Brasil: 213. Nigéria: 211. Bangladesh: 166. Rússia: 146. México: 130. Há ilustrações de rostos de homens e mulheres, dispostos enfileirados indicando as quantidades.

Fontes de pesquisa: ônu. Population division. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/aS0gaJ *í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/9n7wrh. Acessos em: 12 abril 2022.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Quais são os dois países mais populosos do mundo?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Observe a população da China e da Índia e, depois, compare com a população do Brasil. A que conclusão você chegou sôbre a diferença entre essas populações?

China: o país mais populoso do mundo

Conforme vimos no gráfico da página anterior, a China é o país mais populoso do mundo, apresentando, em 2021, uma população de aproximadamente 1 444 milhões de pessoas.

Com a finalidade de conter o crescimento populacional, na década de 1970 foi implantada, pêlo govêrno chinês, uma política de contrôle de natalidade, conhecida como a política do filho único. Essa lei proibia casais que vivessem na área urbana de ter mais de um filho e casais que vivessem no espaço rural de ter mais de dois filhos. Caso essa lei fosse desrespeitada, o casal seria punido com multas severas.

Com a política do filho único, a população chinesa passou a crescer em um ritmo mais lento. De acôrdo com o Banco Mundial, em 2050, a população da China diminuirá, somando aproximadamente 1 357 milhões de pessoas.

Em 2013, o govêrno chinês realizou mudanças no contrôle do crescimento demográfico do país. Tendo em vista o processo de envelhecimento da população e uma futura falta de mão de obra, o govêrno passou a permitir que alguns casais tivessem até dois filhos. A partir de 2016, o govêrno liberou todos os casais para ter até dois filhos.

No entanto, em razão do baixo crescimento populacional registrado no país, a partir de 2021 a China liberou que os casais passassem a ter até três filhos.

Fotografia. Uma multidão reunida em frente a uma construção com muro vermelho ao redor de uma construção ampla com telhados duplos e duas torres baixas, uma em cada lateral.
Vista de intenso movimento de pessoas em praça de Pequim, na China, em 2019. Com cêrca de 21,5 milhões de habitantes, Pequim é a oitava cidade mais populosa do mundo.

Geografia e Matemática

O Censo Demográfico e a contagem da população

A contagem da população brasileira é feita por meio do Censo Demográficoglossário , uma importante pesquisa realizada de dez em dez anos pêlo í bê gê É. Além de realizar a contagem dos habitantes, o Censo faz o levantamento de outras características, como a quantidade de homens, mulheres, crianças, adultos e idosos no total da população; o nível de escolaridade; a distribuição da renda; as condições de moradia e de trabalho; entre outras informações.

Todas essas informações são obtidas nos domicílios dos municípios brasileiros por meio de questionários aplicados por recenseadores, também chamados agentes censitários. Após coletados, os dados são organizados com o auxílio de complexos cálculos matemáticos e estatísticos.

Com base nesses cálculos, é elaborado um conjunto de tabelas e gráficos que retrata o perfil demográfico do país e que fornece, assim, uma análise geográfica da população. Analise os gráficos apresentados nesta página e na seguinte.

Gráfico com indicações com letras. População urbana e rural – em porcentagem (2010), indicada pela letra A. População Urbana: 84 por cento, assinalada com a letra C. População Rural: 16 por cento. Eixo vertical indicando a porcentagem da população, letra B; eixo horizontal indicando a população urbana e rural, letra D.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 12 abril 2022.

A.

O título informa o assunto do gráfico.

B.

O eixo vertical indica os valores (neste caso, em porcentagem).

C.

A altura das colunas representa os valores de cada informação.

D.

O eixo horizontal indica as informações (neste caso, a população urbana e a população rural).

Distribuição da população brasileira – por idade (2010)

Gráfico. Distribuição da população brasileira – por idade (2010). 
Adultos: 56 por cento. 
Jovens e crianças: 33 por cento. 
Idosos: 11 por cento.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 12 abril 2022.

Fornecimento de serviços essenciais

Gráficos. Fornecimento de serviços essenciais. 
Saneamento básico – em porcentagem (2010). 
Com acesso a serviços de saneamento básico: 55 por cento. 
Sem acesso a serviços de saneamento básico: 45 por cento. 
Coleta de lixo – em porcentagem (2010). 
Com acesso a serviços de saneamento básico: 87 por cento. 
Sem acesso a serviços de saneamento básico: 13 por cento. 
Água tratada e encanada – em porcentagem (2010). 
Com acesso a serviços de saneamento básico: 83 por cento. 
Sem acesso a serviços de saneamento básico: 17 por cento.

População alfabetizada – em porcentagem (2010)

Gráfico. População alfabetizada – em porcentagem (2010). 
População alfabetizada: 91 por cento.
População analfabeta: 9 por cento.

Fonte de pesquisa dos gráficos: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 12 abril 2022.

Ícone 'Em grupo'.

Analise as informações de cada um dos gráficos. Em seguida, converse com os colegas e com o professor sôbre como dados ajudam a compreender melhor as características da população brasileira. Por fim, façam um texto coletivo apresentando as características da população que vocês conheceram neste estudo.

O crescimento da população brasileira

O elevado número de habitantes no Brasil é resultado do rápido crescimento populacional ocorrido ao longo do século passado.

O gráfico a seguir mostra o crescimento da população brasileira desde o final do século dezenove até 2021. Observe-o.

Crescimento da população brasileira (1872-2021)

Gráfico. Crescimento da população brasileira (1872-2021). 
População (em milhões de habitantes). 
1872: 10 milhões de habitantes.
1890: 14 milhões de habitantes.
1900: 17 milhões de habitantes.
1920: 31 milhões de habitantes.
1940: 41 milhões de habitantes.
1960: 70 milhões de habitantes.
1980: 119 milhões de habitantes.
2000: 170 milhões de habitantes.
2021: 213 milhões de habitantes.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 20 abril 2022.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 3.

Em algum dos períodos mostrados no gráfico, a população brasileira diminuiu?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 4.

Quanto a população brasileira cresceu entre 1872 e 2021?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 5.

Você saberia dizer por que a população brasileira cresceu tanto em pouco mais de um século?

Questão 6.

Com base na observação do gráfico, o que você responderia se alguém lhe dissesse que a população brasileira manteve um ritmo de crescimento sempre baixo desde o final do século dezenove?

Como é possível observar no gráfico, a população brasileira passou a crescer de fórma mais acelerada somente a partir do final do século dezenove, quando os imigrantes começaram a chegar ao país. Em apenas cinco décadas, de 1880 a 1930, calcula-se que cêrca de 4 milhões de imigrantes tenham entrado no território brasileiro.

Alguns grupos de imigrantes vieram em maior número, como portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses. Muitos deles vinham para trabalhar nas lavouras de café, sobretudo nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, para substituir o trabalho de pessoas escravizadas africanas, oficialmente proibido no país em 1888.

A vinda dos imigrantes também foi incentivada pêlo govêrno com o objetivo de promover a ocupação das terras e assegurar a posse do território no sul do Brasil. Nessas cinco décadas, o Brasil recebeu também, mas em menor número, árabes, poloneses, russos, sírios e libaneses.

Por volta da década de 1930, o govêrno brasileiro passou a restringir a entrada de estrangeiros, o que fez os fluxos imigratórios para o Brasil diminuírem sensivelmente. Desde então, a imigração deixou de contribuir, de maneira efetiva, para o crescimento populacional do país.

O crescimento natural da população brasileira

Além da imigração, mais expressiva até 1930, o crescimento acelerado dos habitantes do Brasil ao longo do século vinte ocorreu por causa do aumento natural da população.

O crescimento natural da população ou crescimento vegetativo ocorre quando a proporção de nascimentos (taxa de natalidade) é maior que a proporção de mortes (taxa de mortalidade). Observe como se calcula o crescimento natural de uma população.

Caixa de texto.
Crescimento natural da população; igual; taxa de natalidade; abre parênteses; proporção de pessoas que nascem; fecha parênteses; menos, taxa de mortalidade; abre parênteses; proporção de pessoas que morrem; fecha parênteses.

O índice de crescimento natural

O índice de crescimento natural ou vegetativo da população é geralmente indicado pêlo número de pessoas acrescidas ou diminuídas em cada grupo de mil indivíduos (por mil – lê-se por mil). Atualmente, a taxa de natalidade no Brasil é de aproximadamente 14por mil (14 habitantes em cada grupo de mil), e a taxa de mortalidade é de 8por mil (8 habitantes em cada grupo de mil).

Portanto, esse crescimento natural da população brasileira está em 6por mil (6 habitantes em cada grupo de mil). Pode parecer pouco, mas, se considerarmos que, em 2021, o Brasil tinha cêrca de 213,3 milhões de habitantes, essa porcentagem significou um acréscimo anual de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas.

Por que o crescimento natural da população brasileira se acelerou?

O índice de crescimento natural da população brasileira tornou-se mais elevado a partir da década de 1940, sobretudo por causa do rápido declínio das taxas de mortalidade no país. Entre os fatores que contribuíram para isso, podemos destacar dois deles:

  • a expansão significativa dos serviços de saneamento básico, que ampliou as redes de água encanada e de esgôto, melhorando, assim, as condições sanitárias de boa parte da população;
  • a melhoria das condições médico-sanitárias da população em geral, visto que novos medicamentos e vacinas, por exemplo, passaram a combater e controlar, de maneira eficaz, doenças que até então provocavam muitas mortes.
Cartaz verde com a inscrição: VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E SARAMPO. 04 DE ABRIL A 03 DE JUNHO. Seguido por logotipos e a ilustração do Zé Gotinha, figura branca com a cabeça em formato de gota com uma cruz azul e a indicação SUS no peito. Ele faz sinal de positivo com o polegar.
Campanha de vacinação promovida pêlo Ministério da Saúde em 2022, que, na atualidade, dá continuidade às campanhas do século passado.
A queda do ritmo de crescimento natural da população brasileira

O crescimento da população brasileira ainda continua, porém ocorre em um ritmo cada vez mais lento. Uma das razões para isso está associada ao fato das mulheres brasileiras passarem a ter um número cada vez menor de filhos. Na década de 1960, cada mulher em idade reprodutiva tinha em média seis filhos. Atualmente, êsse número caiu para menos de dois filhos.

Observe o gráfico na página seguinte, que mostra como a taxa de crescimento natural da população brasileira vem diminuindo nas últimas décadas.

Brasil: crescimento natural da população (19602020)

Gráfico. Brasil: crescimento natural da população (1960-2020). 
Período de 1960 a 1970. Taxa de 2,4 por mil. 
Período de 1970 a 1980. Taxa de 1,9 por mil.  
Período de 1980 a 1991. Taxa de 1,6 por mil.   
Período de 1991 a 2000. Taxa de 1,4 por mil.  
Período de 2000 a 2010. Taxa de 1,0 por mil.   
Período de 2010 a 2020. Taxa de 0,8 por mil.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Anuário estatístico do Brasil 2020. Disponível em: https://oeds.link/Enk8xZ. Acesso em: 12 abril 2022.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 7.

De acôrdo com o gráfico, entre quais períodos houve a maior queda no ritmo de crescimento da população?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 8.

Em sua opinião, qual é o motivo de as mulheres brasileiras terem cada vez menos filhos? Troque ideias sôbre isso com os colegas.

Para compreender a mudança no ritmo de crescimento da população brasileira, é preciso entender as transformações pêlas quais a sociedade passou nas últimas décadas. Veja algumas delas.

Aumento do custo de vida

No início da década de 1970, quando a maior parte da população brasileira já vivia em cidades, o aumento do custo de vida – que envolve os gastos com alimentação, vestuário, saúde, educação, transporte e moradia, entre outros – levou muitas famílias a reduzir o número de filhos.

Difusão dos métodos contraceptivos

Nessa mesma época, também ocorreu uma maior difusão do uso de métodos contraceptivosglossário , como pílulas anticoncepcionais e preservativos, assim como o aumento no número de esterilizações entre as mulheres e, em menor proporção, entre os homens. Todos métodos permitiram maior acesso da população ao contrôle da natalidade.

Participação da mulher no mercado de trabalho

Ao mesmo tempo, as mulheres passaram a participar cada vez mais do mercado de trabalho. Com isso, a tarefa de cuidar dos filhos também foi sendo dificultada por várias barreiras, como a falta de creches e de escolas, assim como as restrições impostas por muitas empresas, como a não contratação de mulheres grávidas. Todos fatores juntos colaboraram para a queda no ritmo de crescimento natural da população.

Atualmente, as mulheres têm grande participação no mercado de trabalho brasileiro e ocupam os mais diversos setores da economia, inclusive em atividades antes exercidas predominantemente pêlo sexo masculino.

Fotografia. Uma mulher dirigindo um ônibus. Ela usa uma camisa cinza e trafega por uma via movimentada.
Motorista de ônibus.
Fotografia. Uma mulher em frente a um maquinário com um tecido estampado.
Operária.
Fotografia. Uma mulher ajudando outra a ler. Ela aponta um lápis para um livro. A outra acompanha também com um lápis. Ao fundo há uma faixa e parte de um telhado.
Professora.
Fotografia. Uma mulher com um estetoscópio, escrevendo em um caderno. Há um notebook em frente a ela e prateleiras ao fundo.
Médica.

Novas relações familiares

Além da diminuição no número de filhos, a configuração das famílias brasileiras vem passando por outras transformações. Por exemplo, é comum haver crianças que moram com os avós e os tios ou são adotadas por casais homoafetivos. Também são constantes famílias em que os filhos são criados por pais solteiros ou divorciados.

A mulher na sociedade brasileira

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

Durante muito tempo na história do Brasil, as mulheres não participavam ativamente nas decisões da sociedade. Suas atividades se restringiam aos cuidados com os filhos e aos afazeres domésticos. Outra conquista foi o direito de votar, que lhes foi concedido apenas em 1932 e que, até então, era exclusivo dos homens.

êsse cenário começou a mudar a partir do século vinte, época marcada por várias conquistas femininas no país. Além do direito de votar, as mulheres passaram a ter maior participação no mercado de trabalho e na política, e foram criadas leis que estabelecem punições a crimes cometidos especificamente contra as mulheres.

Em relação ao mercado de trabalho, por exemplo, a participação das mulheres na População Economicamente Ativa (péa) vem aumentando ao longo das últimas décadas. Atualmente, elas representam mais da metade da fôrça de trabalho do país.

A PEA

A População Economicamente Ativa, também conhecida como péa, é formada por pessoas entre 14 e 65 anos aptas ao trabalho. Estão incluídas nessa classificação tanto as pessoas empregadas em alguma atividade econômica e que, portanto, recebem alguma remuneração, como as que estão à procura de emprêgo, ou seja, temporariamente desempregadas. Em 2021, cêrca de 137,3 milhões de pessoas compunham a População Economicamente Ativa no Brasil, o que correspondia a 65% do total da população.

Ilustração. Homens e mulheres reunidos. Eles usam uniformes ou roupas características de profissões como: carteiro, médicos, soldado, policial, agricultor, bombeiro, musico, cozinheiro, entregador, professora, enfermeira, entre outros.

Mesmo com todas essas conquistas, ainda há muito a ser feito para que as mulheres, assim como os homens, tenham melhores oportunidades e pleno reconhecimento social. Ainda hoje, elas sofrem discriminação e recebem salários mais baixos do que os pagos aos homens. Veja as informações na próxima página.

Brasil: taxas de participação de homens e mulheres na PEA no Brasil – em porcentagem (2020)

Gráfico. Brasil: taxas de participação de homens e mulheres na População Economicamente Ativa no Brasil – em porcentagem (2020). 
Homens: 48 por cento. Mulheres: 52 por cento.

Brasil: rendimento médio de homens e mulheres no Brasil – em Reais (2020)

Gráfico. Brasil: rendimento médio de homens e mulheres no Brasil – em reais (2020). 
Homens: 2.899,00 reais; Mulheres: 2.243,00 reais. Ao fundo, ilustração de uma balança com montes de cédulas de dinheiro sobre seus pratos, indicando os valores.

Fontes de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/LDPePJ í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/RlKR8C. Acessos em: 12 abril 2022.

Combate à violência contra as mulheres

     Embora nas últimas décadas as mulheres brasileiras tenham alcançado conquistas importantes, os números da violência doméstica contra a mulher ainda são assustadores.

     Para têrmus uma ideia, em 2020, no Brasil, aproximadamente 8,2 milhões de brasileiras foram vítimas dêsses abusos. Porém, poucos agressores foram punidos por seus atos.

O sentimento de indignação por ser uma das vítimas de violência doméstica levou a brasileira Maria da Penha a reivindicar, durante 15 anos, e de maneira pacífica, que seu agressor fosse punido pêla justiça de nosso país. Sua luta e a de vários outros brasileiros resultou na criação da Lei número 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha. Essa determinação aumenta o rigor das punições contra crimes de violência doméstica.

O govêrno brasileiro criou o programa Ligue 180 para combater êsse tipo de violência. Por meio dêsse número, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia anônima gratuitamente, a qualquer momento.

Fotografia. Destaque para uma placa com a inscrição: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É CRIME. DENUNCIE. LIGUE 180. Ao lado há emblemas e logotipos.
Placa com telefone do disque-denúncia de violência contra mulher.
Ícone 'Atividade oral'.

Assim como a questão da violência contra as mulheres, outras situações em nosso país despertam indignação. Em sua opinião, quais seriam casos?

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Podemos afirmar que o Brasil é um país populoso? Justifique sua resposta.
  2. Como é feito o censo da população em nosso país? Qual é sua importância?
  3. Escreva, no caderno, a alternativa que apresenta quais foram os principais grupos de imigrantes que vieram ao Brasil entre o final do século dezenove e o início do século vinte.
    1. ucranianos, poloneses, argentinos e paraguaios.
    2. portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses.
    3. estadunidenses, espanhóis, alemães, franceses e japoneses.
    4. russos, chineses, japoneses, portugueses e franceses.
  4. O que contribuiu para a redução da mortalidade da população brasileira a partir da década de 1940?
  5. Em sua opinião, qual foi o motivo de as mulheres brasileiras terem cada vez menos filhos? Troque ideias sôbre isso com os colegas.
  6. A violência doméstica é muito associada aos crimes cometidos contra a mulher, mas não é a única fórma de desrespeito que ela sofre. Cite outros exemplos de injustiça social contra as mulheres.

Aprofundando os conhecimentos

7. Leia a manchete a seguir.

Vacinação contra a gripe começa hoje em todo o país

Disponível em: https://oeds.link/aokjxR. Acesso em: 12 abril 2022.

  1. Identifique o tema destacado na manchete.
  2. A realização de campanhas de vacinação está relacionada à queda da mortalidade da população brasileira? Justifique sua resposta.
  3. Em sua opinião, é importante que a população esteja atenta às campanhas de vacinação promovidas pêlo govêrno federal? Converse com os colegas sôbre esse assunto.

Glossário

IBGE
:Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, criado em 1936, responsável pêla coleta e pêlo fornecimento de dados e informações referentes a vários aspectos do país: econômicos, sociais, demográficos e ambientais, entre outros.
Voltar para o texto
Censo Demográfico
: pesquisa de dados sôbre a população que fornece informações sôbre as mais diferentes características dos habitantes, como idade, renda, grau de instrução, taxas de natalidade e de mortalidade, entre outras.
Voltar para o texto
Contraceptivo
: método ou dispositivo utilizado para prevenir, ou seja, evitar uma gravidez.
Voltar para o texto