O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
- Você concorda com a afirmação de que o Brasil é um país populoso? Justifique sua resposta.
- Analise o gráfico e responda às questões propostas.
Natalidade no Brasil (1950-2020)
Fontes de pesquisa: í bê gê É. Anuário estatístico do Brasil 2020. Disponível em: https://oeds.link/Enk8xZ. Acesso em: 22 abril 2022. í bê gê É. Séries Históricas e Estatísticas. Disponível em: https://oeds.link/aZpM8D. Acesso em: 22 abril 2022.
- Compare a taxa de natalidade dos anos 1950 e 2020. O que ocorreu com a taxa nesse período?
- De acôrdo com o que você estudou, cite os fatores que ocasionaram a queda na taxa de natalidade da população brasileira.
- Explique o que é crescimento natural ou vegetativo da população e como êle é calculado.
- Se alguém lhe perguntasse quem são os quilombolas, o que você responderia?
- Observe a foto a seguir.
- Descreva o que a foto representa e qual a relação dela com o crescimento da população.
- Explique por quais razões o govêrno brasileiro incentivou a vinda de imigrantes para o país.
5. Leia e interprete o texto a seguir e responda às questões propostas.
reticências os nordestinos que migravam para o Maranhão e o Pará foram responsáveis também pêla ocupação do Tocantins; os mineiros e paulistas que, partindo do sudeste, se expandiram em direção a Brasília, seguindo em direção ao norte, pêla Belém-Brasília; gaúchos, paranaenses e catarinenses, que subiram na porção oeste, destruíram as florestas, ricas em erva-mate, e ocuparam a região que contorna o Pantanal, para em seguida, contornando-o, se dirigirem para Mato Grosso e descerem os afluentes da margem esquerda do Amazonas.
Daí seguiram para Rondônia, para o Acre e ocuparam a margem esquerda do grande rio no Pará e no Amazonas; grupos avançados atravessaram o Amazonas e seguiram para o norte, já tendo atingido Roraima e já começam a penetrar na Venezuela.
reticências
ANDRADE, Manuel Correia de. A trajetória do Brasil (de 1500 a 2000). São Paulo: Contexto, 2000. página 72.
- Identifique os fluxos migratórios descritos no texto.
- Explique a relação dêsses fluxos com o povoamento do país.
- Você conhece pessoas que migraram para outras regiões do país? Verifique se os colegas também conhecem.
- Escreva de que maneira é possível perceber a desigualdade social no território brasileiro.
- Leia o texto, identifique a alternativa que contém as palavras faltantes e reescreva o parágrafo corretamente.
Importantes informações referentes à █ de um país podem ser entendidas por meio de representações gráficas chamadas ●. Além de mostrar como a população está ▲, de acôrdo com o sexo e a ◖ dos habitantes, elas nos informam sôbre a proporção de pessoas jovens, ◆ e ◢ no total de habitantes, entre outros aspectos da população.
- vida, documento de identidade, vivendo, nacionalidade, baixas e altas.
- população, pirâmides etárias, distribuída, idade, adultas e idosas.
- economia, gráfico de setores, consumindo, renda, pobres e ricas.
- natalidade, maquetes, distribuída, renda, analfabetas e alfabetizadas.