O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Você concorda com a afirmação de que o Brasil é um país populoso? Justifique sua resposta.
  2. Analise o gráfico e responda às questões propostas.

Natalidade no Brasil (1950-2020)

Gráfico. Natalidade no Brasil (1950-2020). 
Taxa de natalidade (por mil habitantes). 
1950: 43. 
1960: 44. 
1970: 38. 
1980: 31. 
1990: 23. 
2000: 21. 
2020: 14. 
Ao fundo há a ilustração de uma mamadeira com leite.

Fontes de pesquisa: í bê gê É. Anuário estatístico do Brasil 2020. Disponível em: https://oeds.link/Enk8xZ. Acesso em: 22 abril 2022. í bê gê É. Séries Históricas e Estatísticas. Disponível em: https://oeds.link/aZpM8D. Acesso em: 22 abril 2022.

  1. Compare a taxa de natalidade dos anos 1950 e 2020. O que ocorreu com a taxa nesse período?
  2. De acôrdo com o que você estudou, cite os fatores que ocasionaram a queda na taxa de natalidade da população brasileira.
  3. Explique o que é crescimento natural ou vegetativo da população e como êle é calculado.
  1. Se alguém lhe perguntasse quem são os quilombolas, o que você responderia?
  2. Observe a foto a seguir.
    1. Descreva o que a foto representa e qual a relação dela com o crescimento da população.
    2. Explique por quais razões o govêrno brasileiro incentivou a vinda de imigrantes para o país.
Fotografia em preto e branco. Algumas pessoas entre malas e caixas. Ao fundo há um navio.
Grupo de imigrantes embarcam em direção ao Brasil no início do século vinte.

5. Leia e interprete o texto a seguir e responda às questões propostas.

reticências os nordestinos que migravam para o Maranhão e o Pará foram responsáveis também pêla ocupação do Tocantins; os mineiros e paulistas que, partindo do sudeste, se expandiram em direção a Brasília, seguindo em direção ao norte, pêla Belém-Brasília; gaúchos, paranaenses e catarinenses, que subiram na porção oeste, destruíram as florestas, ricas em erva-mate, e ocuparam a região que contorna o Pantanal, para em seguida, contornando-o, se dirigirem para Mato Grosso e descerem os afluentes da margem esquerda do Amazonas.

     Daí seguiram para Rondônia, para o Acre e ocuparam a margem esquerda do grande rio no Pará e no Amazonas; grupos avançados atravessaram o Amazonas e seguiram para o norte, já tendo atingido Roraima e já começam a penetrar na Venezuela.

reticências

ANDRADE, Manuel Correia de. A trajetória do Brasil (de 1500 a 2000). São Paulo: Contexto, 2000. página 72.

  1. Identifique os fluxos migratórios descritos no texto.
  2. Explique a relação dêsses fluxos com o povoamento do país.
  3. Você conhece pessoas que migraram para outras regiões do país? Verifique se os colegas também conhecem.
  1. Escreva de que maneira é possível perceber a desigualdade social no território brasileiro.
  2. Leia o texto, identifique a alternativa que contém as palavras faltantes e reescreva o parágrafo corretamente.           Importantes informações referentes à de um país podem ser entendidas por meio de representações gráficas chamadas . Além de mostrar como a população está , de acôrdo com o sexo e a dos habitantes, elas nos informam sôbre a proporção de pessoas jovens, e no total de habitantes, entre outros aspectos da população.
    1. vida, documento de identidade, vivendo, nacionalidade, baixas e altas.
    2. população, pirâmides etárias, distribuída, idade, adultas e idosas.
    3. economia, gráfico de setores, consumindo, renda, pobres e ricas.
    4. natalidade, maquetes, distribuída, renda, analfabetas e alfabetizadas.