UNIDADE 3 O espaço rural e o espaço urbano no Brasil

Fotografia. Uma feira com barracas expondo legumes e frutas. Há pessoas e caixas entre as barracas.
Barraca de verduras em uma feira livre na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2021.

Os espaços urbano e rural estão em constante integração. O movimento de pessoas, mercadorias e informações promove uma integração diária, e uma feira livre na rua de uma cidade é um dos melhores exemplos da inter-relação entre espaços. Como observamos na foto, diversos produtos do campo são vendidos em uma feira na cidade.

Iniciando a conversa

  1. Observe a foto da página anterior e converse com seus colegas sôbre o que as pessoas estão fazendo.
  2. Com os colegas, deem exemplos de elementos que caracterizam o espaço rural e outros que caracterizam o espaço urbano.
  3. Anote, no caderno, algumas características dos espaços rural e urbano do município onde você vive. Ao longo do estudo desta unidade, verifique alguns dos principais fatores que explicam essas características.

Agora vamos estudar...

  • a interdependência entre os espaços rural e urbano no Brasil.
  • a modernização do espaço rural brasileiro.
  • o que é agronegócio.
  • a concentração de terras no espaço rural brasileiro.
  • a industrialização e a urbanização do Brasil.
  • metrópoles e megalópoles.
  • os problemas urbanos.
  • o que são mapas-síntese.

CAPÍTULO 8 O espaço geográfico brasileiro

O espaço geográfico brasileiro tem características diversas. Isso se explica tanto pelos variados aspectos naturais (diferentes tipos de clima, relêvo, vegetação etcétera) quanto pêla maneira como a sociedade se organiza no espaço por meio de seu modo de vida e das atividades econômicas desenvolvidas.

êsse espaço geográfico engloba o urbano e o rural, cada um com paisagens bem diferentes. Observamos isso na foto a seguir, que mostra parte das áreas rural e urbana do município de Cornélio Procópio, Paraná, em 2020.

Fotografia. Vista aérea. À esquerda, Espaço Urbano, com diversas casas entre vias e árvores. À direita, Espaço rural com uma vasta área de plantio.
Vista de parte do município de Cornélio Procópio, Paraná, em 2020.

Diferentes lugares, diferentes modos de vida

O modo de vida das pessoas varia de acôrdo com o lugar onde elas vivem. Como o espaço geográfico brasileiro é repleto de lugares diferentes, podemos observar pessoas vivendo de maneiras bem distintas em diversas partes do país.

Para perceber essas diferenças, basta comparar, por exemplo, o dia a dia de quem mora em um grande e movimentado centro urbano com o cotidiano de alguém que vive em pequenas cidades ou vilarejos do interior ou, ainda, mora e trabalha no campo. Veja as fotos da página seguinte.

Fotografia. Vista de cima. Cidade com muitos edifícios e vias nas margens de rios.
Vista de parte da cidade de Recife, Pernambuco, em 2020.
Fotografia. Vista aérea. Cidade com quarteirões com vias sem pavimentação, casas e construções baixas. Há diversas áreas sem construções cobertas por terra e vegetação rasteira.
Vista de parte da cidade de Nova Santa Helena, Mato Grosso, em 2021.

Mesmo em diferentes centros urbanos ou em distintas áreas do campo, o modo de vida das pessoas também tem características bem diversas. Por exemplo, embora povos quilombolas, ribeirinhos ou caiçaras geralmente vivam em áreas rurais, seus modos de vida se diferenciam, seja por seus hábitos e costumes culturais próprios, seja pêlas atividades econômicas que realizam. Pessoas que vivem em áreas urbanas diferentes, como um grande centro urbano ou uma pequena cidade, também não vivem de modo igual.

O modo de viver das pessoas também se diferencia de acôrdo com suas condições socioeconômicas. Algumas, por exemplo, têm acesso à moradia, transporte de qualidade e, sobretudo, a um trabalho que lhes oferece renda necessária para custear necessidades como roupas, alimentos e até mesmo lazer. Porém, há muitas pessoas privadas disso tudo.

Isso ocorre porque a desigualdade social em muitos países, inclusive no Brasil, faz com que a riqueza fique concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população, enquanto grande parte dos habitantes tem de conviver com a pobreza e a fome.

Ícone 'Em grupo'.

Questão 1.

Conte para os colegas como é seu dia a dia no lugar onde você mora. Depois, reúna-se com um colega e verifiquem se há semelhanças entre o cotidiano de vocês.

O rural, o urbano e suas relações

Você mora no espaço rural ou no espaço urbano? Cite para os colegas da sala três características dêsse espaço que justifique sua resposta.

Os espaços rural (campo) e urbano (cidade) mantêm relações entre si. Por exemplo, quando ocorre uma sêca prolongada ou uma forte geada, a produção de certos gêneros agrícolas no espaço rural é diretamente comprometida, o que reflete no aumento dos preços dos respectivos produtos ofertados na área urbana.

Também percebemos essa relação entre ambos os espaços no constante deslocamento de pessoas, mercadorias e serviços. É comum haver moradores do campo trabalhando na cidade em função da oferta de trabalho. O contrário também ocorre. Moradores da cidade trabalham no campo – por exemplo, em épocas de plantio ou de colheita.

O esquema desta página descreve como as atividades do campo e da cidade estabelecem relações entre si. Observe.

1.

A atividade agrícola depende de produtos fabricados pêla indústria, como tratores, adubos, vacinas e rações. Ela também precisa da atividade comercial, como lojas revendedoras de peças para as máquinas agrícolas; dos serviços, como os bancos, que financiam os produtores; e institutos de pesquisa, que fornecem assistência técnica.

2.

Nas cidades, o funcionamento de muitas indústrias depende das matérias-primas produzidas no campo para fabricar seus produtos. A indústria alimentícia, por exemplo, processa produtos agrícolas, como trigo, arroz e soja, e fabrica vários alimentos que compramos nos supermercados, entre êles óleo vegetal, farinha, açúcar, massas e biscoitos.

Fotografia. Vista de cima. No primeiro plano, uma igreja e casas entre árvores. Ao fundo, campo com áreas cobertas por vegetação rasteira e árvores. Há uma seta da cidade para o campo, indicado pelo número 1 e outra do campo para a cidade, indicado com o número 2.
Vista aérea de parte do município de Tomazina, Paraná, em 2020.

A indústria e o espaço rural

Mesmo que os espaços urbano e rural dependam cada vez mais um do outro, como estudamos na página anterior, a produção do campo tende a ficar cada vez mais dependente das necessidades da indústria.

A expansão da atividade industrial, motivada pêla ampliação do consumo da população, aumenta a demanda por matérias-primas – produtos agrícolas, pecuários e extrativos –, que impulsiona o campo a aumentar a produção dos gêneros destinados a suprir o abastecimento das fábricas.

Isso pode ser visto quando uma usina de açúcar e etanol é instalada em determinado município: parte dos produtores rurais da região substitui seus cultivos tradicionais ou as pastagens por lavouras de cana-de-açúcar a fim de abastecer a demanda daquela indústria. Veja a foto a seguir.

Observe as instalações da usina e parte dos canaviais ao redor.

Fotografia. Vista de cima. Uma usina com galpões, silos e estruturas de ferro interligadas. Há uma torre expelindo fumaça.
Vista de usina de etanol e açúcar no município de Morrinhos, Goiás, em 2021.

Para suprir a demanda da produção industrial, o campo fornece um volume cada vez maior de matérias-primas. No entanto, para se tornarem mais produtivas, as propriedades rurais dependem da incorporação de recursos tecnológicos avançados. Isso exige investimentos em tratores, colheitadeiras, adubos, fertilizantes para as lavouras, rações, vacinas e medicamentos para a criação de animais, entre outros recursos.

Dessa fórma, ao mesmo tempo que o campo se organiza para atender à demanda da produção industrial, suas atividades também são impulsionadas pêla indústria a se modernizarem, visando produzir cada vez mais.

O avanço da tecnologia no campo

No Brasil, a mecanização do campo vem ocorrendo de maneira mais efetiva desde as décadas de 1960 e 1970. Ela foi incentivada pêlo desenvolvimento das pesquisas agropecuárias no país, pêla instalação de indústrias ligadas ao campo (fábricas de tratores, implementos agrícolas, fertilizantes, adubos etcétera) e também pêla expansão das agroindústrias e cooperativas agrícolas, instaladas, sobretudo, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde a modernização do espaço rural vem ocorrendo de maneira mais acelerada.

Agroindústrias e cooperativas agrícolas

     Você sabe qual é a diferença entre agroindústrias e cooperativas agrícolas?

     As agroindústrias são empresas privadas que se destinam ao processamento ou à industrialização de produtos agropecuários. Entre as principais no Brasil estão as usinas de açúcar e etanol, as vinícolas, as indústrias de suco concentrado e de óleo vegetal, os moinhos de trigo, as torrefações de café, os laticínios e os frigoríficos. Muitas agroindústrias estão instaladas no próprio espaço rural, próximo às fontes de matéria-prima. Veja a foto desta página.

     Já as cooperativas agrícolas são as associações de pequenos e médios produtores rurais. êles se reúnem para negociar preços mais baixos e melhores condições de pagamento na compra de máquinas, adubos, sementes e insumos em geral e também para obter valores mais elevados na comercialização da safra.

Fotografia. Vista de cima. Área com galpões prédios, silos e estruturas de metal entre áreas de terra. Há uma torre expelindo fumaça e ao redor, áreas cobertas por vegetação.

Nesta foto, vista de agroindústria no município de Pôrto Nacional, Tocantins, 2021.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Com os colegas, elaborem uma lista dos produtos que vocês possuem em casa e que tenham origem no campo.
  2. O que é agroindústria? E o que são cooperativas agrícolas?

Aprofundando os conhecimentos

3. Observe a foto e identifique quais elementos caracterizam o espaço rural e o espaço urbano.

Fotografia. Vista aérea. Uma cidade repleta de casas. Na parte superior há áreas planas cobertas por vegetação rasteira com algumas árvores e um rio sinuoso.
Vista de parte do município de Quissamã, Rio de Janeiro, em 2019.

4. Leia e interprete a manchete de jornal.

Calor afeta preços de frutas e hortaliças vendidas no atacado

Disponível em: https://oeds.link/5VGLnw. Acesso em: 14 abril 2022.

  1. Descreva como a manchete relaciona o espaço rural e o espaço urbano.
  2. Junto de um adulto que conviva com você em sua casa, faça um desenho no caderno que registre uma situação do cotidiano familiar em que ocorre a relação entre os espaços rural e urbano.