CAPÍTULO 9 O espaço rural brasileiro

Imagine que você leia, em uma reportagem de jornal, que o espaço rural brasileiro é formado basicamente por ecossistemasglossário naturais ainda preservados. Assim, poucas são as áreas que desenvolvem a agropecuária. Em sua opinião, essa reportagem apresentou informações corretas? Comente sua resposta para os colegas da sala.

As paisagens do espaço rural brasileiro são formadas por elementos bem diferentes, como lavouras, pastagens e ecossistemas naturais ainda preservados.

No espaço rural, há pequenas propriedades onde são desenvolvidos cultivos diversos, que servem tanto para o sustento das famílias que nelas vivem quanto para a comercialização e o abastecimento do mercado interno. Nesse espaço, também temos grandes propriedades que desenvolvem lavouras monocultoras, produzidas com o emprêgo de tecnologias mais avançadas, como tratores, adubos, fertilizantes, sistemas de irrigação, entre outros recursos modernos.

Observe algumas imagens que retratam paisagens do espaço rural brasileiro.

Fotografia. Vista aérea. Curso de um rio sinuoso e uma via entre uma floresta densa.
Paisagem do Pantanal no município de Poconé, ême tê, em 2021.
Fotografia. Área com uma plantação. Ao fundo, árvores.
Pequena propriedade rural localizada no município de Viamão, Rio Grande do Sul, em 2021.
Fotografia. Vista aérea. Uma colheitadeira passando por uma vasta plantação.
Grande propriedade rural com lavoura de soja, no município de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, em 2022.

Modernização do espaço rural brasileiro

O processo de modernização do campo brasileiro tem proporcionado um sensível aumento da produtividade agropecuária. Tal processo vem ocorrendo no país desde aproximadamente as décadas de 1960 e 1970, com a mecanização das atividades do campo e o uso de novas e modernas técnicas de cultivo.

dêsse modo, as lavouras tornaram-se mais produtivas, ou seja, a produção vem aumentando, ainda que seja utilizada uma mesma área de cultivo. Por exemplo, no início da década de 1980, um hectare (hectares) de soja no Brasil rendia em média 1,7 tonelada. Hoje em dia, nesse mesmo hectare de terra, colhem-se cêrca de 3 toneladas de soja.

êsse aumento da produtividade no campo vem permitindo o crescimento significativo da produção de gêneros agrícolas e pecuários, ampliando cada vez mais o importante papel que a agropecuária ocupa na economia brasileira. Atualmente, nosso país também se destaca como um dos grandes produtores mundiais de vários gêneros agropecuários.

Veja as informações a seguir.

Produção agropecuária brasileira (2020)

Produtos agrícolas

Produção (em toneladas)

% da produção mundial

Colocação do Brasil (em nível mundial)

Café

3.700.231

35

Cana-de-açúcar

757.116.855

41

Laranja

16.707.897

22

Soja

121.797.712

34

Criações

Rebanho (em número de cabeças)

% da produção mundial

Colocação do Brasil (em nível mundial)

Aves (frangos)

1.479.363.000

4

Bovinos

21.815.0298

14

Equinos

5.962.126

10

Suínos

41.124.233

4

Fonte de pesquisa: FAO. faostát. Disponível em: https://oeds.link/WLRIrD. Acesso em: 12 abril 2022.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Ao analisar as informações anteriores, o que se pode concluir sôbre a produção agropecuária brasileira?

Os contrastes da produção no campo brasileiro

As fotos desta página mostram o mesmo tipo de lavoura sendo desenvolvido no Brasil com o emprêgo de técnicas diferentes.

A.

Fotografia A. Uma mulher cortando cana-de-açúcar com um facão. Ela está com o corpo inclinado.
Colheita de cana-de-açúcar realizada manualmente em propriedade rural no município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, em 2019.

B.

Fotografia B. Uma colheitadeira em uma plantação jogando o conteúdo colhido em um caminhão que está ao seu lado.
Colheita de cana-de-açúcar feita por máquina em propriedade rural no município de Itatinga, São Paulo, em 2021.

O campo brasileiro apresenta alguns contrastes referentes ao emprêgo de tecnologias nas propriedades rurais. Em algumas delas, as lavouras são cultivadas com técnicas rudimentares, por meio de procedimentos tradicionais, como plantio e colheitas manuais (a exemplo da foto A), arados puxados por animais e reduzida aplicação de adubos, fertilizantes e insumos em geral. Quanto à pecuária, o gado é criado de fórma extensiva, isto é, solto em grandes pastagens, e recebe poucos cuidados. Em razão disso, muitas dessas propriedades têm baixa produtividade, pois as lavouras, geralmente, ficam suscetíveis a doenças e ao ataque de pragas, e as criações tendem a contrair doenças facilmente.

Por outro lado, as propriedades que empregam técnicas modernas têm elevada produtividade em razão do uso de maquinários no plantio e na colheita (a exemplo da foto B), de sementes melhoradas e, na maioria das vezes, de agrotóxicos e fertilizantes. Contudo, é preciso reconhecer que essa larga aplicação de produtos químicos acarreta problemas ambientais, inclusive a contaminação do solo.

Outro contraste do campo brasileiro está nas diferenças entre as pequenas e as grandes propriedades rurais. Geralmente, propriedades menores empregam mão de obra familiar, e sua produção ocorre em pequena escala. No entanto, grande parte da alimentação dos brasileiros é proveniente dessas propriedades.

Já as grandes propriedades normalmente utilizam mão de obra assalariada e obtêm alta produtividade, voltada, principalmente, ao abastecimento de indústrias e à exportação. êsse tipo de atividade é conhecido como agricultura comercial.

O mapa representa o uso da terra no Brasil.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Em quais áreas do território brasileiro há predomínio de agricultura comercial? E de pecuária extensiva?

Uso da terra no Brasil (2018)

Mapa. Uso da terra no Brasil (2018). 
Agricultura predominantemente comercial: região no Centro-oeste, áreas dispersas no Nordeste, grande parte da região Sudeste e Sul. 
Pequena lavoura comercial e familiar: em maior quantidade na região Sudeste e Sul e em áreas dispersas no Nordeste e áreas menores no Centro-oeste e Norte. 
Pecuária primitiva (extensiva): região Nordeste e Centro-oeste, Norte de Roraima e Amapá e área ao redor do rio Amazonas e no norte do Pará, e quase a totalidade de Rondônia. 
Pecuária melhorada: áreas no centro de Rondônia e centro e nordeste do Mato Grosso. 
Extrativismo vegetal: região Norte, o norte do Maranhão e sul de Rondônia. 
Pecuária leiteira: áreas no leste do Goiás, leste do Pernambuco, sudeste da Bahia, todo o Espírito Santo, centro-sul de Minas Gerais, todo o Rio de Janeiro e São Paulo e áreas no leste do Paraná, Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. Na parte inferior, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 450 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena R. Geoatlas. 35. São Paulo: Ática, 2019. pê ponto 126.

Agricultura orgânica

     A agricultura orgânica ocorre principalmente em pequenas propriedades rurais, que utilizam mão de obra familiar e realizam suas atividades sem a utilização de adubos e fertilizantes químicos. Embora os produtos orgânicos sejam comercializados com preços mais elevados, por causa dos custos da produção, atualmente êles são uma opção atrativa para os agricultores, uma vez que são cada vez mais aceitos pêlo mercado consumidor, à procura de alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos.

     No entanto, como o preço dos orgânicos é elevado, seu consumo ainda é inacessível para uma grande parcela da população.

O agronegócio

Atividade relacionada ao campo e aos produtos agropecuários, o agronegócio se caracteriza por interligar os setores econômicos primário, secundário e terciário e envolve as etapas de produção, transformação e comercialização de produtos. Veja as etapas.

No agronegócio, os gêneros agrícolas geralmente são produzidos em grandes propriedades monocultoras por meio de técnicas modernas de cultivo. Quanto à pecuária, normalmente é desenvolvida de modo intensivo.

1.

Fotografia 1. Um homem em meio a uma plantação de café.
Colheita de café no município de Santa Mariana, Paraná, em 2020.

A transformação dos produtos derivados da agropecuária é feita em indústrias, chamadas agroindústrias, instaladas nas cidades ou em proximidades das áreas de cultivo.

2.

Fotografia 2. Um homem em frente a um caldeirão com grãos de café. Ele usa fones de ouvido e observa os grãos. Atrás dele há um maquinário.
Torrefação de grãos de café em uma agroindústria localizada no município de Araguari, Minas Gerais, em 2020.

Os produtos do agronegócio são comercializados como matérias-primas ou industrializados. Destinam-se ao abastecimento do mercado interno, contudo a fôrça reside nas exportações.

3.

Fotografia 3. Um navio repleto de contêineres coloridos.
Navio carregado com contêineres para exportação, no rio Itajaí, Santa Catarina, em 2019.

O agronegócio também envolve as indústrias que fabricam maquinários, adubos e fertilizantes. Além disso, abrange empresas ligadas ao transporte, ao armazenamento e à comercialização dos produtos finais.

No Brasil, os principais produtos do agronegócio são a soja em grão e seus derivados, como óleo e demais produtos destinados à alimentação; a laranja e a produção de seu suco; e a produção de carne, leite e derivados de origem bovina.

A concentração de terras no Brasil

O esquema desta página ilustra um grave problema agrário do nosso país: a concentração fundiária. Observe com atenção.

Concentração de terras no Brasil (2017)

Esquema. À esquerda, área de plantio com uma casa e uma colheitadeira. À direita, área com gado pastando e uma casa ao fundo, indicada com a letra B. Há uma cerca entre as áreas, indicada com a letra A. Abaixo outra ilustração com diversas áreas com casinhas. Elas estão intercaladas entre diferentes áreas de plantio e pasto, indicada com a letra C.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

A.

As linhas representam a divisão do espaço agrário brasileiro.

B.

Pequeno número de grandes propriedades e alta ocupação: 1% das propriedades rurais tem mais de mil hectares, ocupando 48% das terras agrícolas brasileiras.

C.

Grande número de pequenas propriedades, baixa ocupação: 51% das propriedade rurais têm menos de 10 hectares, ocupando 2% das terras agrícolas brasileiras.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Censo agropecuário 2017. Disponível em: https://oeds.link/FZXRae. Acesso em: 12 abril 2022.

A imagem indica que uma grande quantidade de terras pertence a poucos proprietários rurais, chamados latifundiários. Em contrapartida, o grande número de pequenos proprietários rurais que possuem estabelecimentos com menos de 10 hectares ocupa uma pequena parte das terras no Brasil.

Portanto, a estrutura fundiária brasileira, ou seja, a maneira como as propriedades rurais do país estão distribuídas de acôrdo com o tamanho, é desigual. Tal concentração tem provocado violentos conflitos no campo, inclusive resultando na morte de muitos trabalhadores rurais.

Os conflitos no campo e a reforma agrária

No Brasil, os conflitos no campo envolvem tanto os trabalhadores rurais que nunca tiveram oportunidade de ser proprietários de terras, quanto aqueles que, para pagar dívidas, tiveram de vender suas pequenas propriedades aos bancos ou a grandes fazendeiros.

Observe, no mapa, o número de conflitos pêla posse de terras em nosso país.

Conflitos pêla posse de terra no Brasil (2020)

Mapa. Conflitos pela posse de terra no Brasil (2020). 
Número de conflitos. 
Mais de 100: Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Bahia. 
De 51 a 100: Acre, Amazonas, Amapá, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso do Sul. 
De 11 a 50: Roraima, Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. 
10 ou menos: Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo e Distrito Federal. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, rosa dos ventos e a escala: 420 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: COMISSÃO Pastoral da Terra. (). Conflitos no campo Brasil 2020. Disponível em: https://oeds.link/ruPKtx. Acesso em: 12 abril 2022.

Muitos trabalhadores envolvidos nesses conflitos fazem parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (), organizado com o apôio de partidos políticos, entidades religiosas e outras representações da sociedade. A estratégia do se baseia na ocupação de grandes fazendas, geralmente improdutivas, com o objetivo de pressionar o govêrno a implantar uma reforma agrária no país.

A implantação de uma reforma agrária abrangente busca reorganizar a estrutura fundiária brasileira, eliminando as terras improdutivas, que, nas mãos de poucos proprietários, servem apenas como um bem especulativo, à espera de valorização.

Sendo assim, a reforma agrária traria muitos benefícios ao país, entre êles:

  • melhoria nas condições de vida de milhares de famílias que vivem no campo;
  • aumento da produção de alimentos, principalmente em pequenas e médias propriedades;
  • queda nos preços dos alimentos básicos (arroz, feijão, mandioca, frutas, verduras, legumes, leite, ovos etcétera), devido à maior oferta dêsses produtos no mercado;
  • diminuição dos conflitos por disputa de terra.

Entretanto, a distribuição de terras no Brasil vem sendo dificultada por fatores políticos e econômicos. A maioria dos grandes proprietários rurais, por exemplo, tem ampla representação política, que se opõe aos projetos de distribuição. Além disso, a falta de recursos para financiar a desapropriação e promover os assentamentos dificulta a realização de uma ampla reforma agrária.

A realização de uma reforma agrária não pode ficar restrita apenas à redistribuição de terras. Para gerar os benefícios esperados, é preciso também que o govêrno promova algumas medidas de apôio aos pequenos produtores rurais assentados, como obtenção facilitada de créditos e financiamentos bancários para viabilizar a produção; apôio técnico de agrônomos e veterinários para melhorar o rendimento das lavouras e criações; conservação de estradas para escoar a produção; e melhorias nas condições dos assentamentos, como moradias, escolas e postos de saúde.

Fotografia. Uma mulher caminhando entre uma plantação. Ela carrega regadores e água as plantas. Ao fundo, árvores.
Vista de produção de alimentos em assentamento de reforma agrária no município de Portelândia, Goiás, em 2021. Os assentamentos são áreas de terras, até então improdutivas, que foram desapropriadas pêlo govêrno federal e transferidas aos trabalhadores rurais com a finalidade de produzir alimentos.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Como se caracteriza o espaço rural brasileiro?
  2. Qual é a diferença entre agricultura familiar e agricultura comercial?
  3. O que é agricultura orgânica?
  4. O que é agronegócio?
  5. No que consiste a modernização do campo brasileiro?

Aprofundando os conhecimentos

6. O gráfico a seguir mostra a estrutura fundiária brasileira e revela a distribuição desigual das terras em nosso país. Observe-o e depois responda, no caderno, às questões.

Estabelecimentos rurais no Brasil – Número e área ocupada (2017)

Gráfico. Estabelecimentos rurais no Brasil – Número e área ocupada (2017). 
Número de estabelecimentos rurais (em porcentagem). Até 10 hectares: 51 por cento. 11 a 100 hectares: 40 por cento. 101 a 1000 hectares: 8 por cento. Acima de 1001 hectares: 1 por cento. 
Área ocupada pelos estabelecimentos rurais (em porcentagem). Até 10 hectares: 2 por cento. 11 a 100 hectares: 18 por cento. 101 a 1000 hectares: 32 por cento. Acima de 1001 hectares: 48 por cento.

Fonte de pesquisa: . Censo agropecuário 2017. Disponível em: https://oeds.link/FZXRae. Acesso em: 12 abril 2022.

  1. Com base no gráfico, identifique o percentual de estabelecimentos rurais com até 10 hectares e acima de 1.001 hectares.
  2. Indique a área ocupada por estabelecimentos rurais, respectivamente.
  3. Explique o que a comparação entre números revela sôbre a estrutura fundiária em nosso país.

7. Com três colegas, pesquisem em jornais, revistas, livros ou na internet algumas reportagens sôbre a questão fundiária no Brasil. O foco dessa pesquisa deve ser um dos seguintes temas: concentração fundiária no Brasil; conflitos no campo; ou reforma agrária brasileira. Depois, organizem o material pesquisado e apresentem-no aos demais alunos da sala de aula. Em seguida, conversem sôbre a questão fundiária brasileira com base em suas pesquisas.

Glossário

Ecossistema
: formado pêlo conjunto dos elementos físicos (água, clima, relêvo, solo etcétera), pelos seres vivos (animais, plantas e microrganismos) e pêla inter-relação entre êles em determinada porção da superfície terrestre. As florestas, os desertos, as geleiras e os oceanos são exemplos de grandes ecossistemas.
Voltar para o texto