CAPÍTULO 13 A floresta Amazônica

Questão 1.

Imagine que você esteja escutando um podcast e o entrevistado fale que a floresta Amazônica ocupa uma extensa área localizada no território brasileiro e se desenvolve apenas em nosso país. Você concordaria com essa afirmação?

A floresta Amazônica, no território brasileiro, consiste em uma área com mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, cêrca de 59% da área total do nosso país.

Para um observador desatento, a floresta Amazônica pode parecer uniforme, como se fosse um imenso tapete verde. Entretanto, apesar do aspecto aparentemente homogêneo, a floresta apresenta variação na sua fisionomia e composição em função das diferentes fórmas do relêvo e da proximidade dos rios, como veremos a seguir. Essa variação determina, de maneira geral, três tipos de agrupamento de vegetação.

Esquema. Um rio largo com plantas submersas, com algumas folhas na superfície, indicado com a letra A, na sequência, árvores baixas com galhos finos e com as raízes submersas, letra B. Na margem, mata densa com diversas árvores, letra C.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A.

Mata de igapó

Permanentemente inundada pêlas águas dos rios. As espécies de plantas adaptadas aos solos alagados são as aquáticas, os arbustos e as árvores de pequeno porte.

Fotografia. Mata com árvores baixas e de galhos finos na margem de um rio.
Vegetação de mata de igapó na margem de lago, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, no município de São Sebastião do Uatumã, Amazonas, em 2018.

B.

Mata de várzea

Alaga no período de cheia nas áreas inundadas por curtos períodos de chuvas. Mais distante do leito do rio, assemelha-se à mata de terra firme. Mais próximo do leito do rio, suas árvores têm pequeno porte.

Fotografia. Árvores baixas com as raízes submersas. Ao fundo há mais árvores semelhantes.
Vegetação de mata de várzea, no estado do Amazonas, Amazonas, em 2019.

C.

Mata de terra firme

Desenvolve-se em áreas que não estão sujeitas à inundação. Apresenta espécies de pequeno, médio e grande porte, podendo atingir mais de 60 metros de altura, constituindo enorme variedade. Predomina em 90% da região de abrangência da floresta Amazônica.

Fotografia. Mata com diferentes tipos de árvores.
Vegetação de terra firme na floresta Amazônica, no município de Carauari, Amazonas, em 2021.

Fonte de pesquisa: ROSS, Jurandyr L. S (organizador). Geografia do Brasil. 6. edição São Paulo: Edusp, 2019. página 164165.

Amazônia Legal e Internacional

     A floresta Amazônica abrange uma extensa área chamada Amazônia Internacional, que, além dos estados brasileiros por onde se estende, ocupa áreas dos territórios de Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Quanto à Amazônia Legal, essa é uma regionalização criada pêlo govêrno federal brasileiro com o objetivo de direcionar ações de órgãos públicos à região abrangida pêla floresta em território nacional. Ela inclui os estados da Região Norte, o estado de Mato Grosso, da Região Centro-Oeste, e parte do estado do Maranhão, da Região Nordeste. Observe o mapa.

Mapa da Amazônia Legal e internacional

Mapa da Amazônia Legal e internacional. Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e centro-oeste do Maranhão. Amazônia Internacional: região citada, unida ao norte da Bolívia, porção leste do Peru, do Equador, centro-sul da Colômbia, sul e leste da Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (França). No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 210 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: REFERENCE atlas of the world. 11. edição Lôndon: dórlin , 2019. página 53. í bê gê É. Amazônia Legal. Disponível em: https://oeds.link/U1BdT3 amazonia_legal/2014/amazonia_legal_2014.pdf. Acesso em: 19 abril 2022.

Geografia em representações

As imagens de satélite e a floresta Amazônica

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia do govêrno federal, realiza, entre outras atividades, o monitoramento de focos de queimadas e incêndios florestais por meio de imagens de satélites.

Como uma ferramenta importante para o contrôle da devastação florestal, principalmente na Amazônia, o monitoramento por meio de imagens de satélite permite aos órgãos de fiscalização não só identificar as áreas mais afetadas pelos desmatamentos e pêlas queimadas, como também verificar o ritmo em que as florestas vêm sendo devastadas e as regiões para onde essa devastação avança. Além disso, o govêrno federal pode promover ações de combate aos incêndios e aos desmatamentos, adotando, inclusive, medidas preventivas.

Observe as imagens captadas pêlo satélite Landsat. Elas retratam os desmatamentos ocorridos em três épocas diferentes na mesma área da floresta Amazônica. A côr verde-escuro representa a área preservada, assim como a côr rosa representa as áreas devastadas.

Fotografia A. Vista aérea. Imagem de satélite de área coberta por vegetação. No canto superior direito, seta apontando para o norte e na parte inferior, a escala: 20 quilômetros por centímetro.
Imagem captada nas proximidades de Cacoal, Rondônia, em 1970.
Fotografia B. Vista aérea. Imagem de satélite de área coberta por vegetação. No canto superior direito, seta apontando para o norte e na parte inferior, a escala: 20 quilômetros por centímetro.
Imagem captada nas proximidades de Cacoal, Rondônia, em 1990.
Fotografia C. Vista aérea. Imagem de satélite de área coberta por vegetação com áreas desmatadas ao centro e à direita. No canto superior direito, seta apontando para o norte e na parte inferior, a escala: 20 quilômetros por centímetro.
Imagem captada nas proximidades do município de Cacoal, Rondônia, em 2021.

Agora, responda, no caderno, às questões a seguir.

  1. Qual foi o período transcorrido entre as a e C?
  2. Nas imagens anteriores, podemos verificar que o desmatamento da floresta Amazônica aumentou ou se manteve inalterado com o passar do tempo?
Ícone ‘Em grupo’.

3. Observe a foto e converse com os colegas sôbre a importância do monitoramento das florestas (e de outras formações vegetais) por meio de imagens de satélites. Com base nisso, escrevam um texto coletivo.

Fotografia. Três grandes antenas apontando em duas direções diferentes.
Estação de Rastreamento Carnarvon, na Austrália, em 2022.

Biodiversidade da Amazônia

A floresta Amazônica abriga uma das maiores biodiversidades do planeta, reunindo uma numerosa variedade de fórmas de vida animal, vegetal e de microrganismos.

As espécies animais que habitam o interior da floresta Amazônica vivem distribuídas nos diferentes patamares das árvores. As que vivem nas partes mais baixas da floresta são bem diferentes daquelas que habitam as partes intermediárias ou a copa das árvores. Isso resulta em um ambiente complexo e em um delicado equilíbrio, que pode ser facilmente rompido com o risco de extinção das espécies. Observe essa distribuição no esquema.

Biodiversidade na Amazônia

Esquema. Uma floresta dividida em três níveis. Na parte superior, indicado com o número 1, copas de árvores com pássaros; na sequência, indicado com o número 2, troncos e copas de árvores menores com pássaros e macacos; abaixo, o nível com número 3, com solo de terra, onças, uma anta e outros animais. Na margem de um rio há plantas submersas. Abaixo do solo há duas camadas distintas.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Fonte de pesquisa: , Elinor. Floresta tropical. Tradução de Maria Luisa de Abreu Lima Paz. Barueri: Girassol, 2007. página 641.

1.

No tôpo das árvores da floresta, entre 50 e 60 metros de altura, vivem as grandes aves, algumas delas ameaçadas de extinção pêla caça excessiva e pêla exploração madeireira, que destrói seu hábitat.

Ilustração 1. Destaque para o tronco de uma árvore com duas araras azuis e um bicho-preguiça.

2.

A maioria dos animais da floresta (insetos, pássaros e pequenos mamíferos) vive no meio das folhagens, a uma altura que varia de 30 a 50 metros.

Ilustração 2. Copa de árvores menores com aves e um esquilo.

3.

O solo da Amazônia é coberto por uma camada de material orgânico em decomposição e por uma riquíssima vida animal. Restos de plantas e animais mortos servem de nutrientes para as grandes árvores. Cada uma delas estende uma fina rede de filamentos das raízes lógo abaixo da superfície para captar os nutrientes o mais rapidamente possível, antes que as chuvas os arrastem para o leito dos rios.

Ilustração 3. Solo de terra com onças e duas camadas distintas de solo.

Floresta Amazônica

A floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Calcula-se que nela sejam encontradas entre 10por cento e 15por cento das espécies vegetais e animais do planeta Terra.

Flora

A Amazônia brasileira tem uma flora riquíssima. Nela, estão presentes entre 50 e 55 mil espécies de plantas, aproximadamente, das quais 5 mil são árvores de grande porte.

Fauna

A fauna amazônica é composta por uma grande diversidade de espécies, como mamíferos, aves, anfíbios etcétera Estima-se que exista, na Amazônia, algo em tôrno de 2,6 e 3 mil espécies de peixes.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Pesquise, em livros, revistas e na internet, informações sôbre animais nativos da floresta Amazônica ameaçados de extinção. Converse com os colegas sôbre os principais motivos que tornaram essas espécies ameaçadas. Em grupos de três alunos, produzam cartazes apresentando os animais pesquisados. Depois que os materiais estiverem prontos, realizem uma exposição na escola.

Geografia e Ciências

A ciência em busca de novas espécies e substâncias

Há tanta biodiversidade na Amazônia que, até hoje, não se sabe o número preciso de espécies de animais nem de plantas que vivem nesse ambiente. A estimativa é de que existam entre 10 e 30 milhões de animais, plantas e organismos microscópicos (bactérias e fungos), sem contar os milhares que ainda podem ser descobertos, a exemplo do que ocorreu nos últimos anos, quando foram encontradas novas espécies de macacos, aves, peixes e roedores.

Calcula-se que sejam encontradas na Amazônia cêrca de 10 mil substâncias com propriedades medicinais e farmacológicas.

Observe, no esquema, como uma planta é transformada em medicamento.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Etapas de transformação de uma planta em medicamento

1. Extração do princípio ativoglossário .

Ilustração 1. Um ramo com folhas verdes ao lado de um frasco cônico com líquido verde.

2. O princípio ativo é sintetizado em laboratório, e testes são realizados.

Ilustração 2. Uma pessoa segurando um instrumento de medição de líquidos com conteúdo verde sobre um frasco cônico. Ela usa jaleco e luvas.

3. Patenteamentoglossário e comercialização.

Ilustração. Capsulas amarelas e vermelhas dispostas em uma bancada.

4. Teste em humanos.

Ilustração. Destaque para uma pessoa aplicando uma injeção no braço de uma pessoa. Ela segura uma seringa com luvas.

Fonte de pesquisa: . Como surge um novo medicamento? Disponível em: https://oeds.link/5h1gAW. Acesso em: 19 abril 2022.

Descobertas como essas são o resultado do trabalho de cientistas e pesquisadores, como biólogos, zoólogos, botânicos e etólogosglossário , que se embrenham na floresta à procura de novas espécies. Tanto o estudo de espécies já identificadas e catalogadas pêla ciência quanto essas recentes descobertas têm um valor inestimável não só para conhecer melhor a fauna e a flora, mas também para desenvolver novos medicamentos ou fabricar produtos como perfumes e cosméticos.

Veja, nas fotos, o exemplo de uma planta e de um animal da Amazônia utilizados na produção de medicamentos.

Vinca rósea, também conhecida como boa-noite, é usada, principalmente, contra a leucemia e no tratamento de alguns tipos de tumores.

Fotografia. Uma flor cor-de-rosa entre flores verdes.
Vinca rósea ( ).

O medicamento baseado na ação do veneno da jararaca é usado no tratamento de hipertensão (aumento da pressão arterial).

Fotografia. Uma cobra de corpo acinzentado. Ela está com a língua para fora.
Jararaca ( ).
  1. Realize uma pesquisa em revistas, jornais e na internet sôbre espécies de animais ou plantas descobertas recentemente na floresta Amazônica. Escolha uma dessas espécies e procure saber as informações a seguir:
  • o nome da espécie encontrada;
  • o local da floresta Amazônica onde ela foi localizada;            Anote, no caderno, as informações obtidas em sua pesquisa e, depois, apresente-a aos colegas da sala. Em seguida, converse com eles e com o professor sobre a importância do conhecimento a respeito da biodiversidade da Amazônia.

O tema é reticências

Educação ambiental e ciência e tecnologia

Biopirataria no Brasil

A biopirataria consiste na prática de se apropriar de recursos biológicosglossário , como plantas e animais, que pertencem a outras nações, ou mesmo se apoderar dos conhecimentos empíricosglossário de algumas populações locais. Geralmente, tanto as pessoas quanto as empresas que praticam a biopirataria passam a ter direitos exclusivos sôbre a exploração e a comercialização dos recursos naturais. No entanto, fazem isso sem informar os habitantes da região de origem e sem dividir com êles os benefícios resultantes.

O Brasil possui uma grande biodiversidade e, portanto, é um dos principais alvos da biopirataria. Isso ocorre, principalmente, na região da floresta Amazônica. Conheça mais informações sôbre o assunto.

1.

Apesar de ser uma prática antiga no Brasil, o têrmu biopirataria foi criado em 1993 por uma ONG ambientalista estadunidense para chamar a atenção para a exploração ilegal tanto de recursos biológicos quanto de conhecimentos de comunidades indígenas.

Ilustração 1. Homem indígena sem camisa com traços vermelhos no rosto, segurando um ramo de frutos vermelhas.

2.

A Amazônia é um dos alvos preferidos dos praticantes da biopirataria por causa de sua grande extensão e riqueza relacionada à fauna e à flora.

Ilustração 2. Frutos de guaraná, um papagaio, um galho com frutos cinzentos e um peixe.

3.

Os criminosos costumam se passar por turistas ou pesquisadores estrangeiros com o intuito de cometer contrabandoglossário de recursos da fauna e da flora.

Ilustração 3. Destaque para um homem ruivo de óculos observando um macaco no galho de uma árvore.

4.

êles enviam para seus países de origem o resultado de pesquisas de espécies brasileiras utilizando principalmente meios virtuais, dificultando, assim, a fiscalização.

Ilustração 4. O homem ruivo sentado em frente a um computador com texto, figura de um envelope e uma árvore.

5.

Os baixos investimentos em pesquisa e inovação impedem que pesquisadores brasileiros explorem todos os benefícios que a nossa vasta biodiversidade oferece. Dessa fórma, o Brasil é obrigado a pagar, por exemplo, por medicamentos estrangeiros, os quais, em diversos casos, foram desenvolvidos com base em amostras de plantas levadas da floresta Amazônica por praticantes de biopirataria.

Ilustração 5. Uma mulher de jaleco observando um microscópio.

6.

A biopirataria é incentivada em muitos casos por empresas que financiam suas atividades. Dessa maneira, os recursos passam a ser explorados em escala industrial, contribuindo para a extinção de diversas espécies.

As descobertas feitas nas regiões de florestas tropicais são base para a fabricação de grande parte dos medicamentos utilizados nos países industrializados.

Ilustração 6. Uma cartela de compridos, uma seringa, duas capsulas e um frasco de remédios.

7.

Uma das fórmas de combater a biopirataria no Brasil seria aumentar os investimentos em pesquisas, assim como incentivar a exploração de recursos da natureza por meio de atividades econômicas sustentáveis, a fim de gerar emprêgo e renda para a população local.

Ilustração 7. Uma palmeira com frutos.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. As informações apresentadas nesta seção contribuíram para ampliar seu conhecimento sôbre a biopirataria? O que mais chamou a sua atenção?

Ícone ‘Em grupo’.

2. Em sua opinião, a falta de investimentos em pesquisa e inovação no Brasil justifica que empresas internacionais se apropriem de recursos biológicos e dos conhecimentos das populações sôbre êles? Converse com os colegas para verificar semelhanças e diferenças entre seus pontos de vista.

Ilustração. Floresta com árvores altas, baixas, palmeiras e arbustos.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Qual foi o principal objetivo do govêrno brasileiro ao criar a Amazônia Legal?
  2. Descreva aspectos da importância da biodiversidade da floresta Amazônica.
  3. De acôrdo com o que você estudou, como estão distribuídas as espécies animais que habitam a floresta Amazônica?
  4. De acôrdo com o que você estudou nesta unidade, exemplifique como as imagens de satélite são utilizadas no monitoramento da floresta Amazônica.

Aprofundando os conhecimentos

5. O solo sôbre o qual se desenvolve a floresta Amazônica é naturalmente pobre em nutrientes, portanto é um solo pouco fértil. O desenvolvimento da floresta só é possível pêla existência de uma cobertura chamada serapilheira, ou liteira, mostrada na foto.

Fotografia. Uma floresta com diferentes tipos de árvores e com o chão repleto de folhas secas.
Área da floresta Amazônica com solo recoberto por camada de serapilheira em Manaus, AM, 2022.
  • Pesquise em livros, revistas e na internet algumas características da serapilheira, respondendo às questões a seguir.
  1. Identifique o que fórma a serapilheira.
  2. Explique qual é a função da serapilheira no desenvolvimento da floresta Amazônica.
  3. Escreva um texto descrevendo o que poderia acontecer com a floresta Amazônica se a serapilheira deixasse de existir.

Glossário

Princípio ativo
:substância presente em um medicamento ou planta que tem efeito farmacológico, ou seja, que exerce alguma ação no organismo.
Voltar para o texto
Patente
: documento que garante ao autor de uma invenção sua propriedade.
Voltar para o texto
Etólogo
: profissional especializado no estudo do comportamento social e individual dos animais, como seus hábitos, reações e adaptação às condições do ambiente.
Voltar para o texto
Recurso biológico
: matéria-prima que o ser humano pode obter de animais ou plantas.
Voltar para o texto
Empírico
: baseado nas experiências e observações das pessoas ao longo do tempo; não proveniente de pesquisas científicas.
Voltar para o texto
Contrabando
: ato de importar ou exportar mercadorias sem autorização dos órgãos competentes.
Voltar para o texto