CAPÍTULO 19 Economia do Nordeste

Agropecuária

O crescimento econômico da Região Nordeste nas últimas décadas tem sido impulsionado, principalmente, pêlo surgimento de áreas com expressivo dinamismo econômico. Essas áreas reaqueceram os mais diversos setores da economia nordestina.

Muitas áreas do Nordeste, inclusive aquelas localizadas em pleno Sertão, se tornaram importantes polos de produção agrícola, com lavouras irrigadas que produzem frutas, como melão, mamão, manga e uva, além de café, soja e arroz.

Já no Meio-Norte, como no oeste da Bahia e sul do Piauí e do Maranhão, técnicas modernas de cultivo, com o emprêgo de maquinários agrícolas, fertilizantes e adubos, promovem elevada produção de grãos, como a soja.

Como boa parte dessas produções destina-se ao mercado externo, as exportações garantem uma importante fonte de receita para os estados nordestinos.

Questão 1.

Compare o mapa desta página com o mapa da página 180 e identifique a sub-região do Nordeste onde está a maior concentração de agricultura irrigada no Nordeste.

Agricultura irrigada na Região Nordeste (2019)

Mapa. Agricultura irrigada na Região Nordeste (2019). 
Área irrigada (ha). 
500 a 2000: áreas dispersas no sul do Maranhão, centro do Piauí, norte, leste e sul do Ceará, norte do Rio Grande do Norte, noroeste e leste da Paraíba, centro e leste do Pernambuco e Bahia. 
2000 a 5000: nordeste do Maranhão, noroeste e nordeste do Ceará, noroeste e nordeste do Rio Grande do Norte, leste da Paraíba, centro, oeste e leste do Pernambuco, leste do Alagoas e Bahia. 
5000 a 30000: nordeste do Maranhão, nordeste do Ceará, noroeste do Rio Grande do Norte, oeste do Pernambuco e Bahia. 
Mais de 30000: oeste do Pernambuco, norte e oeste da Bahia. À esquerda, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 185 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Atlas Irrigação. Uso da água na agricultura irrigada. 2. edição 2021. Disponível em: https://oeds.link/rJnrF8. Acesso em: 25 abril 2022.

Na Zona da Mata, destacam-se os grandes latifúndios monocultores de cana-de-açúcar. Já no Agreste, no Meio-Norte e no Sertão, encontramos, sobretudo, a produção agrícola de feijão, mandioca, milho e algodão.

No Sertão, as pequenas lavouras voltadas geralmente para o consumo próprio costumam ser praticadas em áreas de brejos, onde a umidade possibilita o cultivo de gêneros agrícolas. A maior parte da atividade agrícola desenvolvida na região do Sertão nordestino utiliza técnicas tradicionais de cultivo. Veja a foto.

Fotografia. Vista de cima. Uma vasta plantação verde. Ao redor floresta seca.
Agricultura irrigada pêlas águas do rio São Francisco, em Petrolina, Pernambuco, em 2021.

A pecuária, destinada principalmente à produção de leite e derivados, é uma atividade de grande importância para a economia da Região Nordeste. No Sertão, ela é muito expressiva e normalmente é praticada de modo extensivo em grandes latifúndios.

A Região Nordeste concentra 93% da criação de caprinos no Brasil. animais se caracterizam pêla resistência ao clima semiárido da região.

Fotografia. Cabras em um cercado de terra. Ao fundo há um homem que as observa.
Criação de caprinos em propriedade rural no município de Serrolândia, Bahia, 2019.
Fotografia. Algumas pessoas em uma extensa plantação. Uma delas está inclinada sobre as plantas. Ao fundo há árvores.
Agricultores plantando cebola em propriedade rural no município de Cabrobó, Pernambuco, em 2018.

Indústria

Muitas empresas têm se instalado na Região Nordeste atraídas pelos incentivos fiscaisglossário concedidos pelos estados ou municípios e pêlo menor custo da mão de obra, se compararmos com os salários pagos nas áreas mais industrializadas de outras regiões do país, como a Sudeste. Entre essas empresas estão as que atuam em setores mais tradicionais, como o alimentício e o de vestuário (têxtil e calçados), e também as mais avançadas tecnologicamente, como as de informática, petroquímica e automobilística.

Também estão presentes na Região Nordeste indústrias extrativas minerais e de recursos energéticos fósseis, voltadas, sobretudo, para a exploração de chumbo, cobre, cloreto de sódio e petróleo.

A Zona da Mata é a região onde está localizada grande parte das indústrias da Região Nordeste, por exemplo, o Distrito Industrial de Ilhéus, na Bahia, e o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. Além da presença de um importante mercado consumidor, essa sub-região conta com uma rede de transporte composta por rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

Fotografia. Vista de cima. Galpões, silos e equipamentos de metal dispostos em uma área ampla. Ao redor há vias e árvores.
Vista de complexo industrial em Camaçari, Bahia, em 2021.

Turismo

Outro setor que tem impulsionado o crescimento econômico da região é o turismo, uma das atividades que mais geram renda e emprêgo para a população local. O setor turístico é desenvolvido em vários municípios da região, principalmente ao longo do litoral nordestino. Isso atrai um número cada vez maior de visitantes e impulsiona a construção de grandes complexos turísticos, como mostra a foto.

Observe o mapa e verifique onde se localizam as principais áreas turísticas do Nordeste.

Principais áreas turísticas do Nordeste (2019)

Mapa. Principais áreas turísticas do Nordeste (2019). 
Principais áreas turísticas: área no sudoeste e nordeste do Maranhão, norte do Piauí, áreas no norte e centro do Ceará, norte do Rio Grande do Norte, oeste e leste da Paraíba, leste do Pernambuco, centro e leste do Alagoas, leste de Sergipe, centro e litoral da Bahia. No canto inferior direito, mapa de localização destacando a região descrita, a rosa dos ventos e a escala: 230 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 137.

Questão 2.

Observe novamente o mapa das sub-regiões do Nordeste, na página 180, e responda em qual sub-região do Nordeste estão localizadas a maior parte das áreas turísticas.

Questão 3.

Com um colega da sala de aula, produzam um anúncio publicitário promovendo o turismo na região Nordeste. Para isso, definam algumas etapas, como qual lugar turístico vocês gostariam de anunciar, qual a imagem que o anúncio apresentará, quais informações vocês colocariam no anúncio etc. Produzam êsse anúncio em um papel grande, depois, apresentem para a turma.

Fotografia. Orla de uma praia com uma pequena elevação rochosa na faixa de areia, onde há algumas palmeiras. No mar, ondas.
Paisagem de praia no município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, em 2021. 

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. De acôrdo com o que você estudou, escreva os principais fatores que contribuem para que muitas áreas do Nordeste se tornem importantes polos de produção agrícola.
  2. Caracterize a atividade pecuária nordestina.
  3. Cite os principais fatores que têm atraído muitas empresas para a Região Nordeste.
  4. Dê exemplos de indústrias instaladas no Nordeste.
  5. Em qual sub-região está concentrada a maior parte das indústrias do Nordeste? Cite dois fatores que fazem dessa sub-região a mais industrializada do Nordeste.

Aprofundando os conhecimentos

6. A Região Nordeste vem se destacando nas últimas décadas pêlo seu crescimento econômico, fruto da exploração de suas múltiplas potencialidades. Observe nas fotos exemplos dessa potencialidade e, em seguida, responda, no caderno, às questões propostas.

A.

Fotografia A. Galpões extensos e paralelos. Ao redor, uma cidade e áreas cobertas por vegetação.
Vista de indústria de porcelanato no município de Mossoró, Rio Grande do Norte, em 2019.

B.

Fotografia B. Uma praia com algumas pessoas na faixa de areia e barcos no mar.
Vista da praia do Saco, em Estância, Sudeste, em 2020.
  1. Quais setores da economia nordestina estão representados nas fotos A e B?
  2. De acôrdo com o que você estudou, explique de que maneira as atividades mostradas nessas imagens contribuem para o crescimento econômico da Região Nordeste.
  1. Observe o gráfico a seguir. Depois, responda, no caderno, às questões.
    1. Qual é a principal informação representada nesse gráfico?
    2. De acôrdo com o gráfico, qual região brasileira se destaca na criação de caprinos?
    3. Qual a relação entre o clima semiárido e a criação de caprinos no Nordeste?

Criação de caprinos no Brasil – por regiões (2017)

Gráfico. Criação de caprinos no Brasil – por regiões (2017). 
Norte: 2 por cento. 
Centro-Oeste: 1 por cento. 
Nordeste: 93 por cento. 
Sul: 2 por cento. 
Sudeste: 2 por cento.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. sídra. Disponível em: https://oeds.link/e47nUi. Acesso em: 13 abril 2022.

8. Com mais dois colegas, realizem uma pesquisa em livros, revistas ou na internet sôbre notícias recentes a respeito de atividades econômicas desenvolvidas na Região Nordeste. Com a ajuda do professor, distribuam as atividades econômicas para cada grupo de modo que não ocorra muitas repetições. Assim, alguns pesquisarão sôbre agropecuária, outros sôbre extrativismo, outros sôbre atividades industriais e, por fim, sôbre o turismo. Na sequência, reúnam as informações e apresentem as pesquisas para os demais colegas da sala. No final das apresentações, verifiquem quais atividades mais se destacaram dentro da economia da Região Nordeste.

Glossário

Incentivos fiscais
: benefícios, como impostos baixos ou isenção deles, doação de terrenos, entre outros, que incentivam empresas a investir no local.
Voltar para o texto