O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. O Nordeste é a região que apresenta o maior número de estados brasileiros, totalizando nove estados. Quais são estados?
  2. Reescreva o texto completando-o com as palavras do quadro a seguir.

temperaturas   semiárido    Caatinga     Polígono das sêcas Sertão volume pluviométrico

          O clima é predominante na parte central da região Nordeste do Brasil, abrangendo a zona do nordestino. Suas características mais marcantes são as elevadas , as quais se mantêm altas durante todo o ano, e o baixo , o que provoca longos períodos de estiagem. Sua vegetação característica é a ■. Nesse clima, há uma área conhecida como , onde a aridez é tão grande que se assemelha às regiões do deserto.
  1. Quais são os aspectos naturais que contribuem para a escassez de chuvas no Sertão nordestino?
  2. Copie, no caderno, a alternativa que identifica corretamente as sub-regiões do Nordeste.

Sub-regiões do Nordeste

Mapa. Sub-regiões do Nordeste. 
Número 1. Maranhão e centro-oeste do Piauí; 
Número 2. Leste do Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e centro-oeste da Bahia. 
Número 3. Faixa próxima ao litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. 
Número 4. Litoral do Rio Grande do Norte até a Bahia. 
No canto superior direito, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 215 quilômetros por centímetro.

Fonte: ANDRADE, Manoel Correia. A terra e o homem no Nordeste. sétima edição São Paulo: Cortez, 2005. página 22.

    1. – Zona da Mata; dois – Agreste; três – Sertão; quatro – Meio-Norte.
    1. – Agreste; dois – Zona da Mata; três –Sertão; quatro – Meio-Norte.
  1. I – Sertão; dois – Meio-Norte; três – Agreste; quatro – Zona da Mata.
  2. I – Meio-Norte; dois – Sertão; três – Agreste; quatro – Zona da Mata.

5. Leia o depoimento a seguir.

reticências Quando tinha uma temporada de sêca como era a vida?

reticências Nós saíamos à boca da noite e íamos, com 7 quilômetros de distância, num rio temporário que a sêca já tinha esgotado toda a água. Cavava uma cacimba, um poço. A água fluía, a gente enchia o pote e voltava para casa. reticências Não era água doce, não. Era ruim a água. Então era difícil na época da sêca. E trazíamos água para a gente, para lavar, para comer, para beber, para os animais. Senão morria tudo. reticências

Veio para São Paulo aos 16 anos. Com quem foi, como foi, por quê?

reticências Nós viemos com toda a família, reticências porque lá em Alagoas a sobrevivência também não estava boa. Então, com medo da fome, fugindo da sêca, nós viemos para cá. Meu pai vendeu também uma gleba que nós tínhamos em Alagoas. reticências.

INÁCIO, Pereira Gurgel. Museu da pessoa, 16 março 2015. Disponível em: https://oeds.link/tp1ZmF. Acesso em: 26 abril 2022.

  • Baseado no texto lido, escreva qual é a relação entre a sêca e os movimentos populacionais do Nordeste.
  1. Leia as afirmações a seguir. Depois, copie, no caderno, a alternativa que apresenta a sequência correta de afirmações verdadeiras sôbre a Região Nordeste.
    1. A população do Nordeste está irregularmente distribuída pêlo território da região, de maneira que as maiores concentrações populacionais estão nas sub-regiões da Zona da Mata e do Agreste.
    2. Muitas áreas do Nordeste vêm se tornando importantes polos de produção agrícola, com lavouras irrigadas e uso de técnicas modernas de cultivo.
    3. Muitas empresas têm sido atraídas para o Nordeste, principalmente pelos incentivos fiscais e pelos baixos custos de mão de obra.
    4. O turismo não tem participado do crescimento econômico do Nordeste, pois cada vez mais gera menos renda e emprêgo para a população local.            As afirmações corretas são:
    1. I, dois, três e quatro.
    2. I, três e quatro.
    3. I, dois e três.
    4. III e quatro.