UNIDADE 7 Região Sul

Fotografia. Vista de cima. Uma cachoeira caindo de um penhasco rochoso coberto por árvores. Ele cai em uma área coberta por vegetação rasteira e árvores.
Catarata do Caracol, localizada na Serra Gaúcha, no município de Canela, Rio Grande do Sul, em 2020.

Mesmo sendo a menor em extensão territorial das cinco grandes regiões criadas pêlo í bê gê É, a Região Sul do Brasil apresenta uma grande diversidade de paisagens naturais e culturais. Além das belezas naturais, como a paisagem mostrada na foto da página anterior, outra característica marcante dessa região brasileira é a forte presença de imigrantes no processo de colonização e a importante produção agropecuária.

Iniciando a conversa

  1. Quais aspectos naturais da Região Sul do Brasil você conhece?
  2. O que você sabe sôbre a presença de imigrantes no processo de colonização da Região Sul?
  3. Quais outros aspectos dessa região você conhece?

Agora vamos estudar...

  • as características naturais da Região Sul;
  • as imagens de satélite e os mapas meteorológicos;
  • as características da população e da economia da região;
  • a imigração e a população da Região Sul.

CAPÍTULO 23 Aspectos naturais da Região Sul

A Região Sul, a menor das cinco regiões brasileiras, é composta por três estados e corresponde a 7por cento de todo o território nacional, com extensão de aproximadamente 577 mil quilômetros quadrados.

O clima subtropical, predominante na região, tem chuvas bem distribuídas ao longo do ano e temperaturas mais baixas em comparação as outras partes do país, sobretudo no inverno. Sua vegetação é mais adaptada às baixas temperaturas, como os Campos e a Mata de Araucárias.

Veja o mapa e as informações desta página.

Região Sul

Mapa. Região Sul. Número 1. Paraná, capital: Curitiba. Número 2. Santa Catarina, capital: Florianópolis. Número 3. Rio Grande do Sul, capital: Porto Alegre. À esquerda, mapa destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 140 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa do mapa e dos dados: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90. í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/NSLs80. Acesso em: 2 maio 2022.

1.

Paraná

População: ..11597484 habitantes

Área: .199300 quilômetros quadrados

2.

Santa Catarina

População: ..7338473 habitantes

Área: .95731 mil quilômetros quadrados

3.

Rio Grande do Sul

População: ..11466630 habitantes

Área: .281707 quilômetros quadrados

Questão 1.

Identifique, no mapa, quais são e onde se localizam os estados da Região Sul.

Fotografia. Vista de cima. Algumas casas em frente a um pasto. Todo o solo está coberto por neve. Ao redor há árvores.
Em algumas áreas da Região Sul onde predomina o clima subtropical, pode nevar nos períodos de inverno. Paisagem com neve no município de São Joaquim, Santa Catarina, em 2021.

Clima e vegetação

Quase toda a Região Sul está localizada na zona temperada sul da Terra, entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. O clima subtropical da região é marcado por chuvas bem distribuídas durante o ano e também pêla influência de massas de ar frio provenientes do extremo sul do planeta. Apenas no norte da região predomina o clima tropical típico, caracterizado por temperaturas elevadas ao longo do ano, com maior volume de chuvas no verão e estiagem no inverno.

A Mata de Araucárias, formada por pinheiros adaptados às temperaturas mais baixas, cobria originalmente grande parte dessa região. No entanto, tal vegetação sofreu forte devastação em decorrência da expansão das atividades econômicas, principalmente dos cultivos agrícolas e do crescimento das áreas urbanas. Já os Campos, também adaptados às baixas temperaturas, são bastante aproveitados para áreas de pastagens e predominam no sul do Rio Grande do Sul.

A região também tem áreas preservadas cobertas por vegetação de Mata Atlântica em locais de transição climática, onde as temperaturas são um pouco mais elevadas. Observe os mapas sôbre o clima e a vegetação da Região Sul.

Clima da Região Sul

Mapa. Clima da Região Sul. Tropical típico: norte do Paraná. Subtropical: Restante do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. À esquerda, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 140 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , Ercília tôrres. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. página 18.

Vegetação original da Região Sul

Mapa. Vegetação original da Região Sul. Mata Atlântica: oeste, norte e faixa no leste do Paraná, oeste e faixa no leste de Santa Catarina, oeste, noroeste, área no sul e faixa no nordeste do Rio Grande do Sul. Mata de Araucárias: centro-sul do Paraná, todo o centro de Santa Catarina e centro-norte do Rio Grande do Norte. Formação litorânea: litoral dos três estados. Campos: área no leste do Paraná, no sudeste de Santa Catarina em junção com uma área no nordeste do Rio Grande do Sul, onde também há uma faixa no oeste e em toda a porção sul. À esquerda, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 140 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. trigésima quarta edição São Paulo: Ática, 2013. página 120.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Quais climas atuam na Região Sul? Em que áreas da região êles atuam?

Geografia em representações

Das imagens de satélite aos mapas meteorológicos

Ícone 'Atividade oral'.

1. Você sabe qual é a previsão do tempo para hoje? E para amanhã?

Ficamos sabendo se o dia será ensolarado ou chuvoso e se as temperaturas permanecerão mais elevadas ou mais baixas por meio da previsão do tempo atmosférico. Essas previsões são fornecidas diariamente pelos serviços de meteorologia, por meio dos quais cientistas e técnicos estudam os fenômenos naturais e fazem o monitoramento de sua variação com base em informações obtidas de estações meteorológicas.

Além dessas estações, a previsão do tempo é feita com a ajuda de satélites, que monitoram condições atmosféricas enquanto orbitam a Terra. Com base nas imagens fornecidas por esses satélites, é possível identificar, por exemplo, a formação de nuvens, as grandes tempestades, o deslocamento das massas de ar, a aproximação de frentes frias etcétera Depois, essas informações são reunidas e utilizadas na elaboração de mapas do tempo.

A imagem desta página foi obtida pêlo satélite meteorológico Meteosat 9 no dia 3 de maio de 2022. Veja como interpretar as informações.

Fotografia. Imagem de satélite do Brasil com áreas verdes em grande parte do território, indicado pela letra A, com nuvens no norte e no sul, letra B, e áreas esbranquiçadas no nordeste, letra C. No canto inferior direito, seta apontando para o norte e a escala: 670 quilômetros por centímetro.

A.

As áreas em verde indicam ausência de nuvens e pouca nebulosidade no céu.

B.

As manchas esbranquiçadas mais densas, presentes principalmente na Região Sul, mostram massas de ar frio, com nuvens carregadas de umidade.

C.

As áreas levemente esbranquiçadas mostram nuvens, principalmente em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, indicando possibilidade de chuvas no decorrer do dia.

Estações meteorológicas

As estações meteorológicas são locais onde se coletam dados sôbre a temperatura, a umidade do ar, a direção, a velocidade dos ventos etcétera. Elas podem ser encontradas em terra firme, navios, aviões e balões.

Fotografia. Uma antena e um equipamento retangular no alto de um morro coberto por vegetação. Ao fundo, morros de topo plano formando uma grande fenda entre eles.
 Equipamentos que fazem parte de uma estação meteorológica em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, em 2018.

As imagens captadas pelos satélites meteorológicos fornecem parte das informações utilizadas na elaboração dos mapas de previsão do tempo atmosférico, também chamados mapas meteorológicos. Esses mapas, geralmente vistos em jornais e programas de televisão, mostram as condições atmosféricas de determinado município, estado ou país.

Os mapas meteorológicos fornecem informações simplificadas sôbre o tempo, como as temperaturas registradas, a ocorrência de chuvas, a presença ou não de nuvens e as frentes quentes ou frias de ar.

Para entender como interpretar essas informações, observe o mapa elaborado com base na imagem de satélite apresentada na página anterior.

Previsão do tempo atmosférico 3 de maio de 2022

Mapa. Previsão do tempo atmosférico 3 de maio de 2022. Tempestade: Santa Catarina. Nublado: Rio de Janeiro e São Paulo. Ensolarado: Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. Chuvoso: Amapá, Pará, Maranhão, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul. Sol com nuvens: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 525 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ínpi. Disponível em: https://oeds.link/OFTK4E. Acesso em: 29 junho 2022.

Ícone 'Atividade oral'.

2. De acôrdo com o mapa, qual é a previsão do tempo atmosférico para o estado onde você mora?

Relevo e hidrografia

As áreas menos elevadas do relêvo da Região Sul localizam-se ao norte do Paraná e ao sul do Rio Grande do Sul. Já as de maior altitude se localizam em toda a área central da região, onde estão a Serra Geral e um trecho da Serra do Mar. Observe no mapa.

relêvo e hidrografia da Região Sul

Mapa. Relevo e hidrografia da Região Sul. 
Altitude (em metros). 
0 a 200 metros: leste do Paraná, Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul. 
201 a 500 metros: oeste do Paraná, de Santa Catarina, centro, noroeste e áreas no sul do Rio Grande do Sul. 
501 a 800 metros: áreas no leste e sul do Paraná, Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. 
801 a 1200 metros: áreas no leste e sul do Paraná, centro de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. 
Acima de 1200 metros: área no sudeste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. 
Hidrografia: Ivaí, Iguaçu, Ibicuí, Jacuí. 
Picos: Paraná (1922 metros), Morro Boa Vista (1827 metros), Capão Doce (1340 metros). No canto inferior direito, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 140 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 88.

A maior parte dos rios da Região Sul nasce nas áreas serranas e, devido à elevação do relêvo, flui em direção ao interior. As áreas de serras também favorecem a presença de rios de planalto, com grande potencial hidrelétrico.

O rio Paraná fórma uma das principais bacias hidrográficas da região, e, nele, está localizada a usina hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo em produção de energia. Por pertencer tanto ao Brasil quanto ao Paraguai, é considerada uma empresa binacional e gera energia elétrica para os dois países.

O rio Uruguai fórma outra importante bacia hidrográfica da Região Sul.

Cânion Itaimbezinho

Os cânions são vales muito profundos, geralmente formados pêla ação erosiva das águas dos rios ao longo de milhões de anos. Durante sua formação, o processo de erosão desgasta lentamente as rochas menos resistentes do terreno, formando imensas paredes abruptas.

O cânion Itaimbezinho, localizado na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tem paredões verticais que chegam a 700 metros de altura.

Fotografia. Cânion com um rio entre vegetação. Nas laterais os morros com topo planos, também cobertos por vegetação.
Cânion Itaimbezinho, no município de Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, em 2022.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Compare os dois mapas da página 237 e identifique qual é o clima predominante nas áreas de ocorrência de vegetação de Campos.
  2. Caracterize o relêvo da Região Sul.
  3. Qual é a relação entre o relêvo da Região Sul e sua produção de energia elétrica?
  4. Relacione as afirmações a seguir e escreva, no caderno, a resposta correta.

A - Estações meteorológicas. B - Imagens de satélite. C - Mapas de previsão do tempo.

  1. Permitem identificar a formação de nuvens, grandes tempestades, massas de ar e frentes frias.
  2. Produzidos com base em imagens de satélite, também chamados de mapas meteorológicos.
    1. Locais onde se coletam dados de temperatura, umidade do ar, direção dos ventos etcétera

Aprofundando os conhecimentos

5. Observe o climograma e responda às questões.

Climograma – São Joaquim, Santa Catarina

Gráfico. Climograma – São Joaquim, Santa Catarina. Mostrando a Precipitação (em milímetros) e a Temperatura (em graus Celsius). A precipitação varia entre 100 e 160 milímetros, atingindo 100 em abril e 160 em janeiro, setembro e outubro. A temperatura se mantém entre 10 e 20 graus Celsius, chegando a 10 em julho e próximo a 20 em janeiro, fevereiro, novembro e dezembro.

Fonte de pesquisa: CLIMATEMPO. Climatologia. Disponível em: https://oeds.link/wHXnad. Acesso em: 12 março 2022.

  1. Quais são os meses mais chuvosos e os mais secos em São Joaquim? E quais sãos os meses mais frios e os mais quentes do ano?
  2. Identifique qual dos climas da Região Sul atua no município de São Joaquim.
  3. Explique como você chegou à resposta anterior.