CAPÍTULO 27 A população da Região Centro-Oeste

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

Até o início do século dezoito, a população do território onde atualmente se localizam os estados do Centro-Oeste era composta basicamente de povos indígenas. Desde então, com a descoberta de jazidas de ouro e de pedras preciosas, a região passou a ser ocupada por mais pessoas.

Essas riquezas foram encontradas por meio de expedições bandeirantes, ou seja, viagens de interêsse particular feitas por desbravadores que partiam da antiga Vila de São Paulo em direção ao interior do território brasileiro, também conhecido na época como sertões. Desde meados do século dezessete, expedições foram organizadas a fim de buscar riquezas e capturar indígenas para serem escravizados.

Por onde passavam, os bandeirantes estabeleciam pouso em lugares que se transformaram mais tarde em vilas e, posteriormente, em cidades, como Bom Jesus de Cuiabá, a atual Cuiabá, capital do Mato Grosso, fundada em 1719.

Com a ocupação dessa região, iniciava-se também a expansão da pecuária, atividade que ganhou destaque econômico com o declínio da mineração, no final do século dezoito.

Litografia em preto e branco. Homens caminhando por uma via carregando fardos sobre suas cabeças. Na rua há casas com muros baixos e árvores. Eles seguem em direção a um campo aberto com arbustos.
Vista de Mato Grosso, de luí . Litografia, 21 centímetros por 26 centímetros, 1850. ín: LAGO, Pedro Corrêa do. Iconografia brasileira: coleção Itaú – Sala Alfredo de Souza Aranha. São Paulo: Itaú Cultural, 2001. página 207.

Marechal Cândido Rondon

No final do século dezenove, o militar mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon comandou algumas das expedições promovidas pêlo govêrno brasileiro para o reconhecimento do território e de áreas propícias ao povoamento.

O marechal mapeou vastas áreas do Centro-Oeste e Norte, defendeu os povos indígenas e levantou dados sôbre as características naturais da região. Rondon também organizou a construção da primeira linha telegráfica do Centro-Oeste, entre Cuiabá e a região do Araguaia.

Fotografia em preto e branco. Homem de cabelos curtos, usando farda com emblemas nos ombros.
Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958).

A fronteira econômica e a intensificação do povoamento

A reduzida quantidade de grandes vias de transporte ligando os pequenos núcleos urbanos da Região Centro-Oeste aos estados localizados a Léste do território brasileiro, principalmente os estados de Rio de Janeiro e São Paulo, maiores centros consumidores da época, contribuiu para o reduzido povoamento da região até a década de 1940.

Mas, a partir de meados do século vinte, o govêrno brasileiro criou uma série de projetos de colonização, entre êles as colônias agrícolas, a fim de incentivar o aumento da produção agropecuária da região. Para promover o povoamento dessa área, o govêrno também investiu na construção de rodovias e ferrovias, possibilitando o transporte dessa produção agropecuária para outras regiões e a chegada ao Centro-Oeste de produtos industrializados e de pessoas.

Com isso, a partir da década de 1950, a Região Centro-Oeste passou a ser o destino de muitos investidores que apostavam principalmente no desenvolvimento da agropecuária naquela parte do território brasileiro. A expansão dessa nova fronteira agrícola atraiu muitos migrantes de outros estados, principalmente da Região Sul, que, nas décadas seguintes, partiram para o Centro-Oeste em busca de trabalho e de melhores condições de vida.

O núcleo original do município de , no norte do estado do Mato Grosso, foi o resultado de um loteamento iniciado em 1974 pêla Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (), incentivado pelos projetos de colonização do govêrno brasileiro.

Fotografia. Vista aérea. Uma cidade com muitas casas e prédios dispostos em quarteirões com algumas árvores.
Vista de , Mato Grosso, em 2021.

A construção de Brasília

A expansão da fronteira econômica em direção ao interior do território brasileiro tornou-se mais efetiva quando teve início a construção da cidade de Brasília. A nova cidade, inaugurada em 1960, atraiu muitas pessoas, vindas principalmente das regiões Norte e Nordeste do Brasil, para trabalhar na construção de ruas, casas, prédios e outros estabelecimentos da capital federal.

A transferência da capital da cidade do Rio de Janeiro para a área central do país proporcionou maior integração entre as regiões brasileiras e atraiu grandes investimentos financeiros para a Região Centro-Oeste.

Fotografia em preto e branco. Prédios com andaimes e estruturas de ferro em frente a eles. No primeiro plano há um campo aberto.
Construção da cidade de Brasília, Distrito Federal, na década de 1950.
Fotografia. Vista aérea. Vias arborizadas com prédios e construções.
Vista de parte da cidade de Brasília, Distrito Federal, em 2021.

O crescimento populacional

A expansão da fronteira econômica promoveu a integração de vastas áreas do Centro-Oeste com as regiões Sudeste e Sul. Tal fato colaborou para o expressivo aumento populacional nessa região do país, até então pouco povoada. A população do estado de Goiás, por exemplo, saltou de 1,2 milhão de habitantes, em 1950, para aproximadamente 3,8 milhões, em 1980.

Segundo dados do í bê gê É, em 2021 a Região Centro-Oeste tinha aproximadamente 17 milhões de habitantes, concentrados, em sua maioria, nas áreas urbanas, que receberam um grande contingente de trabalhadores expulsos do campo pêla intensa concentração fundiária.

Os irmãos Villas Bôas e a criação do Parque Indígena do Xingu

Orlando (19142002), Cláudio (19161998) e Leonardo (19181961) Villas Bôas foram três irmãos paulistas que, no início da década de 1940, integraram as expedições de desbravamento do interior do Brasil organizadas pêlo govêrno Federal.

Ao terem contato com os indígenas que habitavam aquela região, os irmãos se sensibilizaram com a ideia de proteger o território dêsses povos para que pudessem preservar suas tradições.

Área do Parque Indígena do Xingu (2022)

Fotografia. Imagem de Satélite destacando a área do Parque Indígena do Xingu, uma área coberta por vegetação, ao redor do Rio Xingu. Também estão destacadas as principais cidades: São José do Xingu, Querência e Gaúcha do Norte. No canto superior direito, seta apontando para o norte e no canto inferior esquerdo, a escala: 40 quilômetros por centímetro.
Imagem de satélite com área delimitada do Parque Indígena do Xingu no estado do Mato Grosso, em 2022.

Fonte de pesquisa: TERRAS indígenas no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/Upho4v. Acesso em: 6 maio 2022.

Assim, eles elaboraram um projeto de delimitação de uma área de proteção para os povos indígenas que ocupavam a região do rio Xingu e lutaram pêlo reconhecimento nacional de sua política em defesa dêsses povos. Em 1961, conseguiram apôio do govêrno Federal para que fosse criado o Parque Indígena do Xingu (píquis), localizado ao norte do estado do Mato Grosso. Atualmente, o parque conta com aproximadamente 16 etnias indígenas, que se distribuem em diversas aldeias.

Fotografia em preto e branco. Dois homens conversando frente a frente em uma área aberta. Ao redor há construções de palha.
Irmãos Cláudio (à esquerda) e Orlando Villas Bôas (à direita) em uma das expedições no Pará, em 1951.

A integração do Centro-Oeste

Na década de 1950, o govêrno brasileiro passou a priorizar a construção de estradas para promover a integração entre as diversas áreas do território, sobretudo das regiões Centro-Oeste e Norte e das principais cidades na faixa Léste do país, e incentivar seu processo de interiorização e ocupação. Desde então, o meio de transporte rodoviário passou a ser o mais utilizado no Brasil.

A construção de importantes rodovias, como a Belém-Brasília e a Cuiabá-Santarém, ao ampliar o fluxo de migrantes originários de diferentes lugares do país para essas regiões menos povoadas, promoveu a expansão de atividades econômicas, especialmente a agricultura e a pecuária, e impulsionou a formação e o crescimento de cidades.

A rodovia Belém-Brasília

A rodovia Bê érre-153 é também conhecida como rodovia Belém-Brasília ou Transbrasiliana. Com aproximadamente 3677 quilômetros de extensão, ela passa pelos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais, de Goiás, de Tocantins e do Pará.

Devido à sua grande extensão, ela é considerada uma das principais rodovias responsáveis pêla integração do território nacional e uma das mais importantes vias de acesso à região central do Brasil.

Fotografia. Uma via de mão dupla entre vegetação. Há uma inclinação do solo ao fundo e carros trafegando.
Trecho da rodovia Belém-Brasília em Aliança do Tocantins, Tocantins, em 2017.

A conservação das rodovias brasileiras

Leia a manchete de jornal a seguir.

Sem investimentos, rodovias públicas brasileiras apresentam piora de qualidade

Disponível em: https://oeds.link/VPiUoF. Acesso em: 24 março 2022.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Qual é o assunto abordado na manchete?

Com essa manchete, podemos perceber que diversos trechos de rodovias no Brasil apresentam situações bastante precárias. Além da ausência de pavimentação, as partes onde há asfalto estão cheias de buracos e rachaduras.

As condições inadequadas de tráfego de muitas estradas brasileiras são reflexo da falta de investimento do govêrno em obras de melhoria.

A situação torna-se mais preocupante quando lembramos que a maior parte da circulação de mercadorias e de pessoas em nosso país ocorre por meio das rodovias, ou seja, nossa dependência do meio de transporte rodoviário é maior em relação a outro tipo de transporte.

Fotografia. Via esburacada com poças de água. Ao fundo, um caminhão trafegando. Nas margens, arbustos e vegetação rasteira.
Condição precária de um trecho da rodovia Goiás-184 no município de Aporé, Goiás, em 2019.
Ícone 'Em grupo'.

Questão 2.

Como estão as condições das estradas e rodovias que ficam perto do lugar onde você mora? Converse sôbre isso com os colegas.

A responsabilidade pêlas rodovias

Você sabia que todos os cidadãos têm direito a rodovias e a estradas em boas condições? Essas vias de transporte são consideradas bens públicos e, por isso, cabe à administração pública (municipal, estadual ou federal) conservá-las.

Mas cabe à população também a responsabilidade de conservar as rodovias e estradas e fiscalizar as irregularidades que possam acontecer.

As atitudes responsáveis são ações preventivas em situações que impactam diretamente no trânsito ou na conservação das vias. Entre elas, podemos citar: respeitar os limites de velocidade, não jogar lixo pêla janela do carro, usar o cinto de segurança e fazer ultrapassagens somente quando for permitido.

Responda às questões a seguir.

Ícone 'Em grupo'.

1. Você já passou por alguma rodovia? Como estava a conservação do trecho em que você transitou? Conte para os colegas qual foi a sua impressão.

Ícone 'Em grupo'.

2. Como você exerce sua responsabilidade diante da conservação e da fiscalização das rodovias por onde transita? Converse com os colegas e verifiquem que atitudes vocês estão tomando para a conservação dessas vias.

Responsabilidade é a obrigação que temos de responder por nossas próprias ações e pêlas dos outros.

Fotografia. Homens de uniformes laranjas pavimentando uma via. Um deles espalha piche sobre o asfalto. Há um rolo compressor ao fundo. Nas laterais há vegetação.
Trabalhadores realizando manutenção em rodovia no município de Camaçari, Bahia, em 2021.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Reescreva estas frases no caderno completando-as com os têrmus a seguir.

atividade pecuária jazidas de ouro expedições bandeirantes

  1. A ocupação da Região Centro-Oeste se tornou mais intensa com a descoberta de .
  2. As riquezas minerais da Região Centro-Oeste foram descobertas por meio de que partiam, em maioria, da Vila de São Paulo.
  3. A se destacou economicamente na Região Centro-Oeste com o declínio da mineração.
  1. De que maneira o Marechal Cândido Rondon contribuiu para o reconhecimento do território da Região Centro-Oeste?
  2. Quais foram as ações do govêrno brasileiro para a intensificação do povoamento da Região Centro-Oeste?
  3. Qual é a relação entre a construção de Brasília e o crescimento populacional do estado de Goiás?

Aprofundando os conhecimentos

  1. Leia o texto e observe o gráfico. Depois, responda às questões no caderno.           No Brasil, para transportar mil toneladas de carga pêlas rodovias, são gastos aproximadamente 96 litros de combustível por quilômetro rodado. Nas ferrovias, o deslocamento dessa mesma carga por igual distância consome 10 litros. Já nas hidrovias, êsse gasto cai para apenas 5 litros.
    1. Qual é o principal meio de transporte utilizado para o transporte de cargas no Brasil?
    2. O transporte de cargas por rodovias apresenta melhor custo-benefício? Justifique sua resposta.

Transporte de cargas no Brasil (2021)

Gráfico. Transporte de cargas no Brasil (2021). 
Rodoviário: 65 por cento. 
Hidroviário e cabotagem: 16 por cento. 
Ferroviário: 15 por cento. 
Aéreo e outros: 4 por cento.

Fonte de pesquisa: CONFEDERAÇÃO Nacional do Transporte. Boletim unificado - 2022. Disponível em: https://oeds.link/GbS9Li. Acesso em: 5 maio 2022.