CAPÍTULO 28 Economia da Região Centro-Oeste

A partir de 1970, a Região Centro-Oeste passou a desempenhar um papel importante na organização do espaço geográfico brasileiro.

A expansão da fronteira econômica para a Região Centro-Oeste promoveu o desenvolvimento das atividades econômicas na região, com destaque para a agropecuária. A seguir, estudaremos, com mais detalhes, as características dessa atividade no Centro-Oeste do país.

Agropecuária

A atividade agropecuária do Centro-Oeste desempenha um papel expressivo na economia brasileira. Ela corresponde a aproximadamente 23% da produção nacional.

Algumas características naturais do Centro-Oeste do país contribuem para o desenvolvimento da agricultura na região. Entre elas está o relêvo relativamente plano, o que facilita a utilização de maquinários como tratores e colheitadeiras. O clima é outro aspecto favorável, com temperaturas elevadas e chuvas regulares, porém, concentradas no verão.

Além disso, a elevada produção agropecuária na Região Centro-Oeste ocorre, em parte, devido às transformações ocorridas no campo a partir da segunda metade do século vinte, quando o govêrno brasileiro passou a adotar medidas para promover o desenvolvimento regional. Entre essas medidas, houve o financiamento de pesquisas para aprimorar as técnicas empregadas tanto na agricultura quanto na pecuária.

Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma vasta plantação de soja. Ao fundo há árvores.
Colheita mecanizada de soja, no município de Dourados, Mato Grosso do Sul, em 2021.

O domínio das grandes propriedades rurais

O desenvolvimento agropecuário da região também contou com a inserção de máquinas agrícolas modernas (colheitadeiras e semeadeiras), com a utilização de várias técnicas de manejo e com tratamentos específicos na criação animal, garantindo, assim, um produto final com qualidade, além da elevada produção.

A maior parte das áreas agricultáveis pertence às grandes propriedades rurais, constituídas por imensas lavouras monocultoras. Entre elas, destacam-se as lavouras de soja, milho, arroz, cana-de-açúcar e algodão.

Na pecuária, a bovinocultura é a criação que mais se destaca, concentrando o maior rebanho do país. Observe, no gráfico, os dados referentes a essa atividade. São cêrca de 75 milhões de cabeças de gado bovino criadas em vastas áreas de Cerrado, sendo a maior parte de fórma extensiva para córte.

A criação do gado bovino na região é destinada principalmente para o abastecimento do mercado nacional, sobretudo para o mercado consumidor da Região Sudeste. Porém, uma parcela significativa da produção de carne é direcionada para o mercado externo.

Outra criação de destaque é a de suínos, principalmente nos estados de Goiás e de Mato Grosso do Sul.

O avanço das atividades agropecuárias tem provocado grandes impactos ambientais na região, principalmente a devastação da vegetação nativa.

Criação de bovinos nas regiões brasileiras (2020)

Gráfico. Criação de bovinos nas regiões brasileiras (2020). Centro-Oeste: 35 por cento. Norte: 24 por cento. Sudeste: 17 por cento. Nordeste: 13 por cento. Sul: 11 por cento.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Pesquisa da Pecuária Municipal 2020. Disponível em: https://oeds.link/S4iG9P. Acesso em: 5 maio 2022.

Fotografia. Gado bovino em um pasto.
Criação de gado bovino em propriedade rural do município de Jandaia, Goiás, em 2020.

Indústria

A Região Centro-Oeste é uma das menos industrializadas do Brasil. Assim como a Região Norte, o Centro-Oeste teve seu processo de ocupação tardio em relação às demais regiões. Apenas na década de 1950 essa região passou a receber a instalação de indústrias com base em incentivos fiscais e em investimentos do govêrno em vias de transporte para o escoamento da produção industrial.

A maior parcela das atividades industriais do Centro-Oeste é composta por agroindústrias. A expansão da agricultura e da pecuária na região vem promovendo a ampliação dêsse tipo de atividade industrial. Essas indústrias estão ligadas tanto ao beneficiamento de produtos agrícolas, transformando-os em alimentos e bebidas, quanto ao próprio trabalho nas lavouras, com a fabricação de maquinário e insumos cada vez mais modernos e que possibilitem o aumento da produtividade agrícola.

Entre as agroindústrias que se destacam no Centro-Oeste estão os frigoríficos e as beneficiadoras de soja, que produzem, sobretudo, óleo e ração para animais.

Fotografia. Saco com grãos de soja ao lado de um vidro com óleo.
Grãos e óleo de soja.
Fotografia. Uma colheitadeira passando por uma extensa plantação de soja. Ao fundo, silos e galpões de metal.
Armazenamento de grãos em agroindústria voltada para o beneficiamento de soja, localizada na área rural do município de Sapezal, Mato Grosso, em 2021.

Extrativismo

Na Região Centro-Oeste, a atividade extrativa iniciou-se com a garimpagem de ouro e diamante no século dezoito.

Atualmente, a maior parte do extrativismo mineral no Centro-Oeste é de minérios de ferro e manganês, que atendem, principalmente, às indústrias siderúrgicas localizadas nas proximidades da cidade de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul.

A produção dêsses minerais também segue para exportação, sendo escoada tanto pêlo rio Paraguai, com destino aos países da América Latina, quanto pêlo rio Paraná, até alcançar os portos de Santos, em São Paulo, e Paranaguá, no Paraná.

A extração vegetal de madeira e borracha também sobressai, principalmente na área de floresta Amazônica, no norte do Mato Grosso.

Fotografia. Diversos troncos de árvore empilhados em uma área de terra.
Troncos de árvores, em Cotriguaçu, no Mato Grosso, em 2014.
Fotografia. Vista aérea. Galpões em uma área de terra com madeira empilhada ao redor. Ao fundo e em frente, áreas gramadas e árvores.
Indústria de beneficiamento de madeira no município de Alta Floresta, Mato Grosso, em 2021.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Reescreva as frases a seguir no caderno, completando-as com as expressões do quadro.

avançadas técnicas             fronteira econômica              maquinários

  1. A expansão da é um dos fatores que proporcionaram o desenvolvimento da produção agropecuária na Região Centro-Oeste.
  2. O relêvo relativamente plano permite a utilização de █, o que contribui para o desenvolvimento da agricultura do Centro-Oeste.
  3. As de manejo do solo e tratamento de animais garantem elevada produtividade agropecuária para a Região Centro-Oeste.

Aprofundando os conhecimentos

  1. Escreva um texto apresentando as características da atividade extrativa na Região Centro-Oeste do país. Caso considere interessante, pesquise outras informações na internéti. Na sequência, selecione as informações relevantes e, depois, produza o texto.
  2. Observe o mapa e responda às questões.

Setores agroindustriais na Região Centro-Oeste (2013)

Mapa. Setores agroindustriais na Região Centro-Oeste (2013). 
Principais setores agroindustriais. 
Beneficiamento de arroz: norte e sul do Mato Grosso, centro de Goiás e do Mato Grosso do Sul.  
Usina de açúcar e etanol: nordeste, oeste e centro-sul do Mato Grosso, toda a área central de Goiás e centro-leste do Mato Grosso do Sul.  
Óleos vegetais: norte, centro e sul do Mato Grosso, norte, leste e sul de Goiás, norte, leste e sul do Mato Grosso do Sul. 
Frigorífico: sul do Mato Grosso, nordeste, centro, sul e sudoeste do Goiás, centro e sul do Mato Grosso do Sul. 
À esquerda, mapa de localização destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 220 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: GIRARDI, Gisele; ROSA, Jussara Vaz. Atlas geográfico do estudante. São Paulo: éfe tê dê, 2016. página 73.

  1. De acôrdo com o mapa, aponte os principais setores agroindustriais do Centro-Oeste.
  2. Indique outras atividades industriais desenvolvidas no Centro-Oeste que estão ligadas à atividade agropecuária.
  3. De acôrdo com o que você estudou, indique outros setores industriais de destaque no Centro-Oeste.

O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Identifique a alternativa que substitui os símbolos corretamente.           A Região Centro-Oeste do Brasil é formada por três estados e uma unidade da federação, totalizando, assim, quatro unidades. O estado com maior número de habitantes é . Já o estado menos populoso é █. Brasília está localizada no . O maior estado em área territorial é █, com aproximadamente 903.357 quilômetros quadrados.
    1. Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso.
    2. Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul.
    3. Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso.
    4. Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso.
  2. Com base no clima e na vegetação predominantes na Região Centro-Oeste, responda às seguintes questões.
    1. Em quais estados do Centro-Oeste há ocorrência da vegetação de Cerrado?
    2. Qual é o clima predominante na área de ocorrência do Pantanal?
  3. Leia a manchete e responda às questões a seguir.

Mesmo em época de chuva, cerrado tem queimadas acima da média em janeiro

Disponível em: https://oeds.link/ljK5Y0. Acesso em: 6 maio 2022.

  1. Quais causas estão relacionadas à degradação ambiental do cerrado?
  2. Descreva os impactos ambientais causados pêla degradação do Cerrado.

4. Observe a imagem a seguir e escolha a alternativa que contenha as características naturais típicas da região do Pantanal.

Fotografia. Um barco navegando em um rio largo. Há árvores e plantas nas margens.
Vista de área do Pantanal no estado do Mato Grosso do Sul, em 2017.
  1. Árvores baixas e arbustos que perdem as folhas durante a estiagem.
  2. Vegetação homogênea, formada por gramíneas e pinhais de grande porte.
  3. Árvores de caules e galhos retorcidos, além de gramíneas e arbustos.
  4. Presença de extensas planícies inundáveis, e a vegetação típica são as matas de galeria.
  1. Escreva qual é a importância da criação do Parque Indígena do Xingu.
  2. A partir de meados do século vinte, o govêrno brasileiro adotou uma série de medidas para promover o aumento do povoamento da região Centro-Oeste. Que medidas foram tomadas para promover êsse povoamento?
  3. De que maneira a expansão das rodovias, a partir de meados do século vinte, interferiu na ocupação do interior do território brasileiro?
  4. Copie, em uma folha de papel avulsa ou no caderno, a alternativa que apresenta a sequência correta de afirmações verdadeiras sôbre a economia da Região Centro-Oeste.
    1. A economia do Centro-Oeste se concentra no setor agropecuário, com destaque para o cultivo de soja, milho, arroz, cana-de-açúcar e algodão, além da criação de bovinos.
    2. O uso de maquinários modernos em várias propriedades da região contribui para o bom desenvolvimento da agricultura.
    3. O extrativismo mineral não é praticado no Centro-Oeste, pois na região não ocorre a presença de reservas minerais.
    4. O setor industrial do Centro-Oeste vem crescendo gradualmente, constituindo-se principalmente por agroindústrias interligadas às produções agrícolas e pecuárias. As afirmações corretas são:
      1. e três.
      1. , dois e três.
      1. , dois e quatro.
    1. Todas as afirmativas estão corretas.