O que eu aprendi?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Observe o mapa e responda às questões.

Densidade demográfica do Brasil (2019)

Mapa. Densidade demográfica do Brasil (2019). Habitantes (por quilômetros quadrados). Acima de 280: áreas das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba. 100,1 a 280: predominante em áreas próximas às capitais no Sudeste, Sul, Nordeste e Norte. 25,1 a 100: predominante em áreas das Regiões no Sudeste, Nordeste, Sul e em menores quantidades no Centro-oeste e próximas de Manaus. 10,1 a 25: predominante em áreas das Regiões Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-oeste. 1,1 a 10: predominante em áreas no Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-oeste. Menos de 1: predominante em áreas da Região Norte e Centro-oeste. No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 490 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2019. pê ponto 127.

  1. O mapa apresentado é temático? Qual assunto êle representa?
  2. Quais áreas são as mais povoadas e quais são as menos povoadas do Brasil?
  3. Qual é a relação entre o povoamento do território brasileiro e a atual distribuição da população pêlo país?

2. Observe o gráfico a seguir.

População urbana e rural no Brasil– em % (2019)

Gráfico. População urbana e rural no Brasil em porcentagem (2019). 
População urbana: 87 por cento. 
População rural: 13 por cento.
  1. De acôrdo com o gráfico, podemos afirmar que a população do Brasil é predominantemente urbana ou rural?
  2. Explique de que maneira a ampliação das atividades industriais intensificou o processo de urbanização no país.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 17 junho 2022.

3. Observe as informações a seguir. Elas apresentam dados sôbre o período, a atividade econômica e o fluxo do povoamento no território brasileiro por povos não indígenas.

Período (século)

Atividade econômica

Fluxo do povoamento

XVI

Café

Semiárido nordestino e Amazônia

XVII

Industrialização e monoculturas (soja e outras)

Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso

XVIII

Expansão da pecuária e drogas do Sertão

Espírito Santo,
Rio de Janeiro e São Paulo

XIX

Avanço da pecuária e exploração de ouro e diamante

Primeiras vilas no litoral (Olinda, Salvador e São Vicente)

XX e XXI

Pau-brasil e cana-de-açúcar

Expansão da fronteira agrícola em direção às regiões Centro-Oeste e Norte.

  • De acôrdo com as informações das colunas, escreva, no caderno, o período histórico, as atividades econômicas desenvolvidas e o fluxo de povoamento. Veja o exemplo.
    1. Século dezesseis – Pau-brasil e cana-de-açúcar – Primeiras vilas no litoral (Olinda, Salvador e São Vicente).
    2. Século dezessete
    3. Século dezoito
    4. Século dezenove
    5. Séculos vinte e vinte e um

4. Leia as manchetes e responda à questão a seguir.

Participantes de sessão solene protestam contra garimpo ilegal em terras indígenas

Disponível em: https://oeds.link/xMAt4m. Acesso em: 17 maio 2022.

Quilombolas e mineradora vivem embate após aumento de exploração em Paracatu

Disponível em: https://oeds.link/wvguKW. Acesso em: 17 maio 2022.

Como a intensificação da atividade mineradora em terras indígenas e quilombolas põe em risco a preservação da cultura dêsses povos?

  1. Cite o meio de transporte mais utilizado atualmente para transportar cargas no país. Depois, explique de que maneira êsse meio de transporte teve participação na integração do território brasileiro a partir de meados do século vinte.
  2. Como se explica a diversidade cultural na população brasileira?
  3. Observe a imagem. Na sequência, responda às questões.
Fotografia. Vista aérea. Uma floresta em chamas. Há fogo e muita fumaça entre árvores. Ao fundo, área desmatada.
Área da floresta Amazônica, no município de Pôrto Velho, Rondônia, em 2020.
  1. O que a imagem está retratando?
  2. As formações vegetais brasileiras vêm passando por grandes transformações nos últimos séculos. Escreva quais são os principais fatores responsáveis por essas transformações.
  1. Leia as afirmativas a seguir sôbre Unidades de Conservação de Proteção Integral e Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Depois, responda à questão da página a seguir.
    1. Nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável, é permitido o uso direto e sustentável dos recursos naturais.
    2. Nas Unidades de Conservação de Proteção Integral, não é permitido o uso direto de recursos naturais.
    3. Nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável, não é permitido o uso direto e sustentável dos recursos naturais.
    4. Nas Unidades de Conservação de Proteção Integral, é permitido o uso direto de recursos naturais.

sôbre as Unidades de Conservação de Proteção Integral e Unidades de Conservação de Uso Sustentável, é correto afirmar:

  1. somente as afirmativas um e dois estão corretas.
  2. somente as afirmativas três e quatro estão corretas.
  3. somente as afirmativas um e quatro estão corretas.
  4. nenhuma das afirmativas são verdadeiras.
  1. Corrija a afirmação incorreta sôbre a dinâmica demográfica brasileira, reescrevendo-a corretamente.
    1. A queda na taxa de crescimento natural vem diminuindo a quantidade de jovens na população total.
    2. A diminuição das taxas de mortalidade no país vem contribuindo para aumentar a participação de adultos no conjunto da população.
    3. A diminuição da expectativa de vida no país vem acarretando uma participação cada vez menor de idosos na população.
  2. Observe o mapa e responda às questões.

Regiões brasileiras do í bê gê É

Mapa. Regiões brasileiras do IBGE. Letra A. Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará e Tocantins. Letra B. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Letra C. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Letra D. Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Letra E. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 480 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 94.

  1. Identifique as regiões representadas pêlas letras A, B, C, D e E.
  2. Escreva o nome da região onde você mora.
  3. Escolha uma das regiões brasileiras e escreva uma característica econômica ou populacional dessa região.