Projeto em ação
Repensando o uso da água
Bate-papo inicial
- Você já ouviu falar da necessidade de se economizar água? Em quais contextos a economia de água costuma ser citada?
- Em sua opinião, a preocupação em relação à economia de água deve ser de todas as pessoas, independentemente da área em que atuam? Justifique sua resposta.
C. Em sua opinião, há atividades ou profissionais que precisam ter mais cuidado com o desperdício de água? Cite alguns exemplos de atividades profissionais que, devido às características da função, utilizam a água como um recurso essencial.
Segundo a Agência Nacional de Águas ( ãna), o Brasil concentra aproximadamente 12% da água doce do planeta. Mas essa água não está distribuída igualmente por todo o seu território. Observe o mapa a seguir.
Disponibilidade de água no Brasil (2009)
Fonte de pesquisa: , ; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades econômicas do território. segunda edição São Paulo: êduspi, 2009. página 76.
Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.
1. Qual é a informação que o mapa está apresentando?
2. A disponibilidade de água é equilibrada em todo o território brasileiro?
3. Localize o seu estado no mapa. Como é a disponibilidade de água no lugar onde você vive? Essa informação está de acôrdo com a sua realidade?
O Brasil concentra boa parte da água doce do planeta. Porém, nosso país sofre com o desabastecimento de alguns centros urbanos.
A escassez de água não é mais um problema exclusivo do semiárido nordestino. Ela atinge também as regiões Sul e Sudeste do Brasil. No semiárido nordestino, a falta de água acontece por causa de meses sem chuva, assim como pêla má gestão dos recursos hídricos e por interêssis políticos, que dificultam o acesso à água por grande parte da população. Já no Sul e no Sudeste do Brasil, o problema está relacionado basicamente à alta demanda, principalmente nos grandes centros urbanos, e à poluição dos rios, que torna a água imprópria para o abastecimento populacional.
Diversas campanhas e materiais informativos orientam sôbre a redução do consumo pessoal de água. No entanto, não é só em nossas casas que devemos nos preocupar com essa questão. Há outros lugares onde as pessoas podem refletir sôbre o uso adequado da água, pensando sôbre suas atitudes e revendo-as, se necessário. É o caso das atividades de trabalho.
Algumas profissões e/ou locais de trabalho, como agricultores, lavanderias de roupas, lava-rápido, pet shops, utilizam água para exercer essas tarefas. Nesses casos, pode-se refletir ainda mais a respeito das possibilidades de economizar êsse recurso. Que tal saber mais sôbre como profissionais procuram reduzir o consumo de água? Nesta atividade, vamos conversar com alguns deles e produzir um vídeo para divulgar a entrevista à turma.
1º passo
Planejamento
Definição dos entrevistados
Com o auxílio do professor, organizem-se em grupos de 3 a 4 alunos. Reflitam e conversem sôbre algumas profissões e/ou locais de trabalho que utilizam a água como um importante recurso no desenvolvimento de suas atividades. Podem ser profissões da área urbana ou da área rural, do comércio, da indústria, prestadores de serviço, entre outras.
De acôrdo com critérios estabelecidos pêla turma, selecionem alguns dos itens mencionados, de modo que cada grupo seja responsável por pesquisar sôbre uma das profissões e/ou locais de trabalho.
Pesquisa
Antes de conversar com o profissional, é importante coletar o máximo de informações relacionadas ao tema. Isso ajudará na formulação das perguntas e facilitará o entendimento das respostas. Portanto, cada grupo deverá pesquisar sôbre a profissão ou o local de trabalho onde vai realizar a entrevista, verificar a importância da água e como ela é utilizada na atividade selecionada.
Organização
Para desenvolver essa entrevista, é preciso pensar em algumas etapas que devem ser seguidas. Portanto, reúnam os grupos, conversem e decidam sôbre as questões apresentadas na próxima página.
- Onde vocês podem encontrar o profissional que estão procurando?
- êsse profissional tem disponibilidade para atendê-los?
- O que vocês vão perguntar a ? êle
- Quando vocês pretendem ir? Todos do grupo poderão estar presentes nesse dia?
- Como vocês chegarão até lá?
- Como será a divisão de tarefas na equipe?
- A pessoa entrevistada autoriza que a entrevista seja filmada e, depois, apresentada na sala de aula?
2º passo
Execução
Entrevista
Em grupo, vocês devem elaborar um roteiro de questões que serão feitas ao entrevistado. É importante saber:
- o nome do entrevistado e sua idade;
- o nome do lugar onde êle trabalha, há quanto tempo trabalha lá, quais atividades desenvolve;
- como a água é utilizada e sua importância para o desenvolvimento das atividades;
- as estratégias utilizadas para economizar água e o impacto dessas ações na economia de água.
Filmagem
O grupo deve escolher um dispositivo para realizar a filmagem. êsse dispositivo (smartphone, computador etcétera ponto) também deve possibilitar a captura de áudio para gravação da entrevista. Escolham um local onde a iluminação seja adequada e no qual não tenha ruídos que possam atrapalhar a gravação do vídeo.
Divulgação
Depois que os vídeos estiverem finalizados, o professor definirá uma data para que sejam apresentados para toda a turma. Antes de cada exibição, os grupos poderão organizar uma breve apresentação com os dados que levantaram na pesquisa prévia e relatar se as suas impressões se confirmaram ou não péla entrevista. Depois, com o professor, organizem uma tabela como a apresentada a seguir e busquem preenchê-la com as informações apresentadas nos vídeos a fim de reunir todas as informações coletadas em um único documento.
Profissional |
Local de trabalho |
Importância do uso da água para a atividade |
Práticas de economia |
||
---|---|---|---|---|---|
Alta |
Média |
Baixa |
3º passo
Avaliação
Para avaliar o processo de desenvolvimento do projeto, conversem sôbre os pontos positivos e negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas. Você poderá registrar sua avaliação em uma folha de papel e entregá-la ao professor. Os questionamentos a seguir podem orientar essa discussão.
- Durante o desenvolvimento do projeto, eu me dediquei e me envolvi adequadamente em todas as etapas da atividade?
- Como foi a minha postura ao trabalhar em grupo? Respeitei a opinião dos colegas, cumpri os prazos e colaborei na realização das atividades?
- O que aprendi durante o desenvolvimento dessa atividade? Essas informações são importantes para o meu dia a dia? Como?
- Após a realização da atividade, meus conhecimentos e minha opinião sôbre êsse assunto mudaram?
Lembre-se de que os conhecimentos adquiridos por meio das atividades desenvolvidas devem acompanhá-los em todos os lugares, sendo compartilhados com outras pessoas do seu convívio.