Projeto em ação

Repensando o uso da água

Bate-papo inicial

  1. Você já ouviu falar da necessidade de se economizar água? Em quais contextos a economia de água costuma ser citada?
  1. Em sua opinião, a preocupação em relação à economia de água deve ser de todas as pessoas, independentemente da área em que atuam? Justifique sua resposta.

C. Em sua opinião, há atividades ou profissionais que precisam ter mais cuidado com o desperdício de água? Cite alguns exemplos de atividades profissionais que, devido às características da função, utilizam a água como um recurso essencial.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ãna), o Brasil concentra aproximadamente 12% da água doce do planeta. Mas essa água não está distribuída igualmente por todo o seu território. Observe o mapa a seguir.

Disponibilidade de água no Brasil (2009)

Mapa. Disponibilidade de água no Brasil (2009). 
Disponibilidade de água (metros cúbicos per capita e por ano). 
Muito fraca (menos 500): nordeste da Bahia, sudeste da Paraíba e nordeste de Pernambuco. 
Fraca (de 500 para 1000): centro-sul do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, leste de Pernambuco, nordeste de Alagoas e faixa no centro de São Paulo. 
Média (de 1000 para 2000): leste da Bahia e nordeste de Minas Gerias. 
Normal (de 2000 para 10000): nordeste do Pará, centro-norte do Maranhão, noroeste do Ceará, leste de Alagoas, norte de Sergipe, centro-oeste de Pernambuco, oeste e sul da Bahia, norte e centro-sul de Minas Gerais, leste de Goiás, norte, oeste e leste de São Paulo, centro-sul do Espírito Santo, Rio de Janeiro, sul do Paraná, área no norte de Santa Catarina, leste e sudeste do Rio Grande do Sul. 
Forte (de 10000 para 100000): leste do Pará, noroeste, nordeste e sul do Maranhão, Piauí, Tocantins, leste de Goiás, sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sudoeste da Bahia, norte, leste e sudoeste de Minas Gerias, norte do Espírito Santo, sul de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
Muito forte (mais de 100000): oeste de Goiás, sudoeste de Tocantins, Mato Grosso, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, rosa dos ventos e a escala: 525 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , ; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades econômicas do território. segunda edição São Paulo: êduspi, 2009. página 76.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone 'Atividade oral'.

1. Qual é a informação que o mapa está apresentando?

Ícone 'Atividade oral'.

2. A disponibilidade de água é equilibrada em todo o território brasileiro?

Ícone 'Atividade oral'.

3. Localize o seu estado no mapa. Como é a disponibilidade de água no lugar onde você vive? Essa informação está de acôrdo com a sua realidade?

O Brasil concentra boa parte da água doce do planeta. Porém, nosso país sofre com o desabastecimento de alguns centros urbanos.

A escassez de água não é mais um problema exclusivo do semiárido nordestino. Ela atinge também as regiões Sul e Sudeste do Brasil. No semiárido nordestino, a falta de água acontece por causa de meses sem chuva, assim como pêla má gestão dos recursos hídricos e por interêssis políticos, que dificultam o acesso à água por grande parte da população. Já no Sul e no Sudeste do Brasil, o problema está relacionado basicamente à alta demanda, principalmente nos grandes centros urbanos, e à poluição dos rios, que torna a água imprópria para o abastecimento populacional.

Diversas campanhas e materiais informativos orientam sôbre a redução do consumo pessoal de água. No entanto, não é só em nossas casas que devemos nos preocupar com essa questão. Há outros lugares onde as pessoas podem refletir sôbre o uso adequado da água, pensando sôbre suas atitudes e revendo-as, se necessário. É o caso das atividades de trabalho.

Algumas profissões e/ou locais de trabalho, como agricultores, lavanderias de roupas, lava-rápido, pet shops, utilizam água para exercer essas tarefas. Nesses casos, pode-se refletir ainda mais a respeito das possibilidades de economizar êsse recurso. Que tal saber mais sôbre como profissionais procuram reduzir o consumo de água? Nesta atividade, vamos conversar com alguns deles e produzir um vídeo para divulgar a entrevista à turma.

1º passo

Planejamento

Definição dos entrevistados

Com o auxílio do professor, organizem-se em grupos de 3 a 4 alunos. Reflitam e conversem sôbre algumas profissões e/ou locais de trabalho que utilizam a água como um importante recurso no desenvolvimento de suas atividades. Podem ser profissões da área urbana ou da área rural, do comércio, da indústria, prestadores de serviço, entre outras.

De acôrdo com critérios estabelecidos pêla turma, selecionem alguns dos itens mencionados, de modo que cada grupo seja responsável por pesquisar sôbre uma das profissões e/ou locais de trabalho.

Pesquisa

Antes de conversar com o profissional, é importante coletar o máximo de informações relacionadas ao tema. Isso ajudará na formulação das perguntas e facilitará o entendimento das respostas. Portanto, cada grupo deverá pesquisar sôbre a profissão ou o local de trabalho onde vai realizar a entrevista, verificar a importância da água e como ela é utilizada na atividade selecionada.

Organização

Para desenvolver essa entrevista, é preciso pensar em algumas etapas que devem ser seguidas. Portanto, reúnam os grupos, conversem e decidam sôbre as questões apresentadas na próxima página.

  • Onde vocês podem encontrar o profissional que estão procurando?
  • êsse profissional tem disponibilidade para atendê-los?
  • O que vocês vão perguntar a êle?
  • Quando vocês pretendem ir? Todos do grupo poderão estar presentes nesse dia?
  • Como vocês chegarão até lá?
  • Como será a divisão de tarefas na equipe?
  • A pessoa entrevistada autoriza que a entrevista seja filmada e, depois, apresentada na sala de aula?

2º passo

Execução

Entrevista

Em grupo, vocês devem elaborar um roteiro de questões que serão feitas ao entrevistado. É importante saber:

  • o nome do entrevistado e sua idade;
  • o nome do lugar onde êle trabalha, há quanto tempo trabalha lá, quais atividades desenvolve;
  • como a água é utilizada e sua importância para o desenvolvimento das atividades;
  • as estratégias utilizadas para economizar água e o impacto dessas ações na economia de água.

Filmagem

O grupo deve escolher um dispositivo para realizar a filmagem. êsse dispositivo (smartphone, computador etcéteraponto) também deve possibilitar a captura de áudio para gravação da entrevista. Escolham um local onde a iluminação seja adequada e no qual não tenha ruídos que possam atrapalhar a gravação do vídeo.

Divulgação

Depois que os vídeos estiverem finalizados, o professor definirá uma data para que sejam apresentados para toda a turma. Antes de cada exibição, os grupos poderão organizar uma breve apresentação com os dados que levantaram na pesquisa prévia e relatar se as suas impressões se confirmaram ou não péla entrevista. Depois, com o professor, organizem uma tabela como a apresentada a seguir e busquem preenchê-la com as informações apresentadas nos vídeos a fim de reunir todas as informações coletadas em um único documento.

Ícone Modelo.

Profissional

Local de trabalho

Importância do uso da água para a atividade

Práticas de economia

Alta

Média

Baixa

3º passo

Avaliação

Para avaliar o processo de desenvolvimento do projeto, conversem sôbre os pontos positivos e negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas. Você poderá registrar sua avaliação em uma folha de papel e entregá-la ao professor. Os questionamentos a seguir podem orientar essa discussão.

  • Durante o desenvolvimento do projeto, eu me dediquei e me envolvi adequadamente em todas as etapas da atividade?
  • Como foi a minha postura ao trabalhar em grupo? Respeitei a opinião dos colegas, cumpri os prazos e colaborei na realização das atividades?
  • O que aprendi durante o desenvolvimento dessa atividade? Essas informações são importantes para o meu dia a dia? Como?
  • Após a realização da atividade, meus conhecimentos e minha opinião sôbre êsse assunto mudaram?

Lembre-se de que os conhecimentos adquiridos por meio das atividades desenvolvidas devem acompanhá-los em todos os lugares, sendo compartilhados com outras pessoas do seu convívio.