Referências bibliográficas comentadas
• ALMEIDA, Rosângela D.; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2010.
A obra apresenta noções básicas e iniciais de Cartografia para crianças, bem como norteia o desenvolvimento de noções de representação do espaço, de acôrdo com a fase de desenvolvimento cognitivo em que se encontram.
• AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bêrtrãn Brasil, 2007.
êsse livro propõe uma introdução aos estudos da climatologia, destacando as regiões tropicais e associando a eventos estudados, às ações humanas e às transformações ambientais.
• béri, Rogê G.; tchorli, Ríchard J. Atmosfera, tempo e clima. Pôrto Alegre: búkman, 2013.
O livro introduz temas como processos e fenômenos atmosféricos, condições climáticas, suas mudanças e variações, assim como projeções e tendências futuras.
• BRANCO, Samuel M. Ecologia da cidade. terceira edição São Paulo: Moderna, 2013.
Nesse livro, o autor propõe um debate sôbre a ecologia de florestas e ambientes naturais e apresenta uma discussão acêrca da ecologia em um ambiente que abriga a maior parte da população humana: as cidades.
• BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 5 out. 1988. Disponível em: https://oeds.link/C1SWga. Acesso em: 16 maio 2022.
Documento que apresenta a legislação máxima do país, promulgado em 5 de outubro de 1988. Nele, constam informações sôbre os principais ramos dos direitos brasileiros.
• BRASIL. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Disponível em: https://oeds.link/6L5pgy. Acesso em: 20 junho 2022.
O instituto tem o intuito de fiscalizar ações no meio ambiente. Nesse viés, o site apresenta acesso a informações relacionadas ao tema, tais como leis, licitações, dados informativos, notícias, programas desenvolvidos em prol do meio ambiente, entre outros.
• BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 16 maio 2022.
Documento que regulamenta os conhecimentos essenciais que os alunos devem adquirir durante a educação básica. Apresenta as habilidades e as competências fundamentais para o ensino no país.
• BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Méqui: sébi: dicêi, 2013. Disponível em: https://oeds.link/eNKdlH. Acesso em: 16 maio 2022.
Documento que apresenta os fundamentos normativos para as propostas curriculares da Educação Básica no Brasil.
• CARLOS, Ana Fani Alessandri ( organizador). A geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2018.
Os autores propõem reflexões acêrca do ensino de Geografia na sala de aula. Os temas abordados buscam auxiliar os professores em suas ações pedagógicas, por exemplo com uso variado de recursos.
• castrogiovani, Antonio Carlos êti áli ( organizador). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. quinta edição Pôrto Alegre: u éfe érre gê ésse, 2010.
O livro é composto por textos de vários geógrafos brasileiros que discutem os desafios de ensinar geografia nos dias atuais, com os diversos problemas e obstáculos que os estímulos virtuais trouxeram para a sala de aula.
• CAVALCANTI, Lana de Souza ( organizador). Temas da geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013.
êsse livro trata de diversos temas relacionados ao ensino de Geografia, como relêvo, solo, rochas, mundo rural, cidade, população, globalização, entre outros, com o intuito de contribuir para a prática docente em sala de aula.
• cristóferson, róbert W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. nona edição Pôrto Alegre: búkman, 2017.
A obra procura explanar as paisagens terrestres, baseando-se no conceito de Geossistemas. São apresentados estudos específicos sôbre as esferas terrestres: atmosfera, hidrosfera, litosfera e a integração entre elas, formando a biosfera.
• DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos da cartografia. Florianópolis: , 2006.
Nessa obra, o autor trata de assuntos técnicos ligados à Cartografia, propondo reflexões acêrca das principais representações cartográficas e questionando a intencionalidade imbuída nelas.
Além disso, são discutidos temas como história dos mapas, rede cartográfica, fórmas e dimensões da Terra, fusos horários, entre outros.
• Rrófman, Jussara M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. trigésima quarta edição Pôrto Alegre: Mediação, 2014.
O livro aborda o tema avaliação mediadora e busca elucidar como utilizá-la nas atuais condições de ensino e em diversos seguimentos, da educação infantil à universidade.
• í bê gê É. Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017. Disponível em: https://oeds.link/ic6ck0. Acesso em: 4 maio 2021.
O documento apresenta diversas informações sôbre a produção agropecuária em nosso país.
• CENSO demográfico 2010. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2011. Disponível em: https://oeds.link/K81SmC. Acesso em: 16 maio 2022.
O documento apresenta várias informações a respeito da população brasileira, como número total de habitantes, mortalidade, natalidade, renda, analfabetismo, idade etcétera
• ínpi (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Disponível em: https://oeds.link/rOamLm. Acesso em: 19 junho 2022.
O Instituto realiza diversas pesquisas científicas voltadas, principalmente, para as tecnologias espaciais. Entre essas pesquisas estão a previsão do tempo meteorológico e do clima e as alterações ambientais em diferentes escalas monitoradas por meio de imagens de satélite.
• , José Antonio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senáqui, 2017.
Os autores tratam da metodologia de competências, reunindo diversos métodos de ensino e aprendizagem, visando ao protagonismo do aluno.
• LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: êduspi, 2003.
O tema central dessa obra é o conceito de Região. Partindo de um resgate histórico, a autora mostra que Região é um tema muito atual nos estudos geográficos.
• MARTINELLI, Marcelo. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.
O livro oferece informações para pessoas que buscam maiores conhecimentos a respeito da Cartografia e da produção de mapas e gráficos.
• MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de textos, 2007.
Essa obra apresenta conceitos básicos sôbre climatologia e meteorologia. Além disso, discorre sôbre domínios climáticos e sistemas atmosféricos que influem no tempo e no clima do Brasil e do continente sul-americano.
• PASSINI, Elza Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012.
O livro trata da metodologia da alfabetização cartográfica e mostra como são os processos que levam à construção do conhecimento que desenvolve a habilidade representativa do espaço nos estudantes.
• RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e o sentido do Brasil. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Nesse livro, o autor faz uma reflexão sôbre a formação do povo brasileiro, a influência de suas matrizes e a composição da diversidade cultural existente entre nosso povo. O livro apresenta também o abismo que se cria entre as classes sociais ao longo da história.
• RICARDO, Beto; RICARDO, Fany. Povos indígenas no Brasil: 2011-2016. São Paulo: Ísa, 2017.
O livro aborda a questão indígena no território brasileiro, como direitos, terras, conflitos etcétera
• ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: êduspi, 2008.
Esse livro é composto por textos de diferentes autores que trabalham temas essenciais da Geografia, como natureza e sociedade, o solo, o clima, a vegetação, os problemas ambientais, a geopolítica, o capitalismo, a agricultura, as cidades, entre outros, tendo sempre o Brasil como foco e estabelecendo relações com o contexto mundial.
• SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. quinta edição São Paulo: êduspi, 2013.
O autor fundamenta o crescimento urbano brasileiro atrelado a questões territoriais, sociais e econômicas. Ao longo das páginas, aponta as características e o desenvolvimento da urbanização ao longo dos anos e, por fim, discute as possibilidades para o futuro dêsse processo.
• SANTOS, Milton. SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século vinte e um. décima nona edição São Paulo: Ucitéc, 2001.
Nesse livro, os autores apresentam uma reflexão a respeito do dinamismo do território brasileiro diante do meio técnico-científico-informacional e como êsse mesmo território teve a necessidade de uma reorganização ao longo do tempo.
• TEIXEIRA, Wilson . êti áli ( organizador). Decifrando a Terra. segunda edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
O livro é uma importante introdução à Geologia, com conceitos básicos explicados com o auxílio de imagens.