Referências bibliográficas comentadas

ALMEIDA, Rosângela D.; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2010.

A obra apresenta noções básicas e iniciais de Cartografia para crianças, bem como norteia o desenvolvimento de noções de representação do espaço, de acôrdo com a fase de desenvolvimento cognitivo em que se encontram.

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bêrtrãn Brasil, 2007.

êsse livro propõe uma introdução aos estudos da climatologia, destacando as regiões tropicais e associando a eventos estudados, às ações humanas e às transformações ambientais.

béri, Rogê G.; tchorli, Ríchard J. Atmosfera, tempo e clima. Pôrto Alegre: búkman, 2013.

O livro introduz temas como processos e fenômenos atmosféricos, condições climáticas, suas mudanças e variações, assim como projeções e tendências futuras.

BRANCO, Samuel M. Ecologia da cidade. terceira edição São Paulo: Moderna, 2013.

Nesse livro, o autor propõe um debate sôbre a ecologia de florestas e ambientes naturais e apresenta uma discussão acêrca da ecologia em um ambiente que abriga a maior parte da população humana: as cidades.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 5 out. 1988. Disponível em: https://oeds.link/C1SWga. Acesso em: 16 maio 2022.

Documento que apresenta a legislação máxima do país, promulgado em 5 de outubro de 1988. Nele, constam informações sôbre os principais ramos dos direitos brasileiros.

BRASIL. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Disponível em: https://oeds.link/6L5pgy. Acesso em: 20 junho 2022.

O instituto tem o intuito de fiscalizar ações no meio ambiente. Nesse viés, o site apresenta acesso a informações relacionadas ao tema, tais como leis, licitações, dados informativos, notícias, programas desenvolvidos em prol do meio ambiente, entre outros.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 16 maio 2022.

Documento que regulamenta os conhecimentos essenciais que os alunos devem adquirir durante a educação básica. Apresenta as habilidades e as competências fundamentais para o ensino no país.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Méqui: sébi: dicêi, 2013. Disponível em: https://oeds.link/eNKdlH. Acesso em: 16 maio 2022.

Documento que apresenta os fundamentos normativos para as propostas curriculares da Educação Básica no Brasil.

CARLOS, Ana Fani Alessandri (organizador). A geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2018.

Os autores propõem reflexões acêrca do ensino de Geografia na sala de aula. Os temas abordados buscam auxiliar os professores em suas ações pedagógicas, por exemplo com uso variado de recursos.

castrogiovani, Antonio Carlos êti áli (organizador). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. quinta edição Pôrto Alegre: u éfe érre gê ésse, 2010.

O livro é composto por textos de vários geógrafos brasileiros que discutem os desafios de ensinar geografia nos dias atuais, com os diversos problemas e obstáculos que os estímulos virtuais trouxeram para a sala de aula.

CAVALCANTI, Lana de Souza (organizador). Temas da geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013.

êsse livro trata de diversos temas relacionados ao ensino de Geografia, como relêvo, solo, rochas, mundo rural, cidade, população, globalização, entre outros, com o intuito de contribuir para a prática docente em sala de aula.

cristóferson, róbert W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. nona edição Pôrto Alegre: búkman, 2017.

A obra procura explanar as paisagens terrestres, baseando-se no conceito de Geossistemas. São apresentados estudos específicos sôbre as esferas terrestres: atmosfera, hidrosfera, litosfera e a integração entre elas, formando a biosfera.

DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos da cartografia. Florianópolis: , 2006.

Nessa obra, o autor trata de assuntos técnicos ligados à Cartografia, propondo reflexões acêrca das principais representações cartográficas e questionando a intencionalidade imbuída nelas.

Além disso, são discutidos temas como história dos mapas, rede cartográfica, fórmas e dimensões da Terra, fusos horários, entre outros.

Rrófman, Jussara M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. trigésima quarta edição Pôrto Alegre: Mediação, 2014.

O livro aborda o tema avaliação mediadora e busca elucidar como utilizá-la nas atuais condições de ensino e em diversos seguimentos, da educação infantil à universidade.

í bê gê É. Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017. Disponível em: https://oeds.link/ic6ck0. Acesso em: 4 maio 2021.

O documento apresenta diversas informações sôbre a produção agropecuária em nosso país.

CENSO demográfico 2010. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2011. Disponível em: https://oeds.link/K81SmC. Acesso em: 16 maio 2022.

O documento apresenta várias informações a respeito da população brasileira, como número total de habitantes, mortalidade, natalidade, renda, analfabetismo, idade etcétera

ínpi (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Disponível em: https://oeds.link/rOamLm. Acesso em: 19 junho 2022.

O Instituto realiza diversas pesquisas científicas voltadas, principalmente, para as tecnologias espaciais. Entre essas pesquisas estão a previsão do tempo meteorológico e do clima e as alterações ambientais em diferentes escalas monitoradas por meio de imagens de satélite.

, José Antonio; RODRIGO, Natalia de Fátima. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senáqui, 2017.

Os autores tratam da metodologia de competências, reunindo diversos métodos de ensino e aprendizagem, visando ao protagonismo do aluno.

LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: êduspi, 2003.

O tema central dessa obra é o conceito de Região. Partindo de um resgate histórico, a autora mostra que Região é um tema muito atual nos estudos geográficos.

MARTINELLI, Marcelo. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.

O livro oferece informações para pessoas que buscam maiores conhecimentos a respeito da Cartografia e da produção de mapas e gráficos.

MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de textos, 2007.

Essa obra apresenta conceitos básicos sôbre climatologia e meteorologia. Além disso, discorre sôbre domínios climáticos e sistemas atmosféricos que influem no tempo e no clima do Brasil e do continente sul-americano.

PASSINI, Elza Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

O livro trata da metodologia da alfabetização cartográfica e mostra como são os processos que levam à construção do conhecimento que desenvolve a habilidade representativa do espaço nos estudantes.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e o sentido do Brasil. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Nesse livro, o autor faz uma reflexão sôbre a formação do povo brasileiro, a influência de suas matrizes e a composição da diversidade cultural existente entre nosso povo. O livro apresenta também o abismo que se cria entre as classes sociais ao longo da história.

RICARDO, Beto; RICARDO, Fany. Povos indígenas no Brasil: 2011-2016. São Paulo: Ísa, 2017.

O livro aborda a questão indígena no território brasileiro, como direitos, terras, conflitos etcétera

ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: êduspi, 2008.

Esse livro é composto por textos de diferentes autores que trabalham temas essenciais da Geografia, como natureza e sociedade, o solo, o clima, a vegetação, os problemas ambientais, a geopolítica, o capitalismo, a agricultura, as cidades, entre outros, tendo sempre o Brasil como foco e estabelecendo relações com o contexto mundial.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. quinta edição São Paulo: êduspi, 2013.

O autor fundamenta o crescimento urbano brasileiro atrelado a questões territoriais, sociais e econômicas. Ao longo das páginas, aponta as características e o desenvolvimento da urbanização ao longo dos anos e, por fim, discute as possibilidades para o futuro dêsse processo.

SANTOS, Milton. SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século vinte e um. décima nona edição São Paulo: Ucitéc, 2001.

Nesse livro, os autores apresentam uma reflexão a respeito do dinamismo do território brasileiro diante do meio técnico-científico-informacional e como êsse mesmo território teve a necessidade de uma reorganização ao longo do tempo.

TEIXEIRA, Wilson êti áli. (organizador). Decifrando a Terra. segunda edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

O livro é uma importante introdução à Geologia, com conceitos básicos explicados com o auxílio de imagens.