Quadro de conteúdos

A seguir, apresentamos os principais conteúdos e conceitos trabalhados no volume, os objetos de conhecimento, as habilidades, as competências gerais e específicas e os temas contemporâneos transversais, organizados de acôrdo com cada tema.

Unidade 1 • O Brasil e o seu território

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 1 • O território brasileiro

• Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil.
• Formação territorial do Brasil.
• Produção, circulação e consumo de mercadorias.
• Desigualdade social e o trabalho.
•Mapas temáticos do Brasil.
• Características da população brasileira.
• Biodiversidade brasileira.

EF07GE02.
EF07GE03.
EF07GE04.
EF07GE05.
EF07GE06.
EF07GE07.
EF07GE09.
EF07GE10.
EF07GE11.
EF07GE12.

• Competência geral 3.
• Competências específicas de Geografia 2,3,4, 5 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 2, 3, 4, 5 e 7.

• Educação para o trânsito.
• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

• Território.
• Paisagem.
• Extensão territorial.
• Limites e fronteiras.
• Poder político.
• Soberania.
• Estado e Estado-nação.

Capítulo 2 • A integração do território brasileiro

• Integração territorial brasileira.
• Rede de transportes.
• Rodovias.
• Rede de telecomunicações.
• A integração do Brasil como mundo.
• Relações comerciais.

Capítulo 3 • A formação territorial do Brasil

• A formação territorial brasileira.
• Os primeiros habitantes do Brasil.
• A chegada dos colonizadores.
• Os indígenas e sua distribuição territorial no período colonial.
• Povoamento.
• Ocupação e organização do território brasileiro atual.
• Os indígenas e sua distribuição no território brasileiro atual.

Capítulo 4 • Brasil: aspectos físicos

• Aspectos físicos do território brasileiro.
• Relevo.
• Hidrografia.
• Clima.
• Formações vegetais.
• Preservação das florestas brasileiras.
• Unidades de Conservação: Proteção Integral e Uso Sustentável.

Unidade 2 • População brasileira

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 5 • Brasil: país populoso

• Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil.
• Formação territorial do Brasil.
• Características da população brasileira.
• Mapas temáticos do Brasil.

EF07GE01.
EF07GE03.
EF07GE09.
EF07GE10.

• Competências específicas de Geografia 1 e 6.
• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 2, 4 e 6.

•Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
•Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.

• População.
• Países mais populosos do mundo.
• Contagem da população e Censo Demográfico.
• Análise de gráficos.
• Crescimento populacional: natural e vegetativo.
• Novas relações e diferentes conceitos de família.
• Igualdade de gênero: a mulher na sociedade brasileira.
• População Economicamente Ativa (PEA).
• Violência contra a mulher.

Capítulo 6 • A população no território brasileiro

• Densidade demográfica.
• Distribuição desigual da população.
• Mapas de densidade demográfica.
• Povoamento no interior do território brasileiro.
• Fluxos migratórios.
• Diversidade cultural.
• Identidade.
Quilombos no Brasil.

Capítulo 7 • Brasil, país com desigualdades sociais

• Desigualdades sociais.
• Distribuição do rendimento da população brasileira.
• Desigualdade social e sua relação com a paisagem.
• Composição e leitura de pirâmides etárias.
• Mudanças estruturais da pirâmide etária brasileira: o envelhecimento da população.

Unidade 3 • O espaço rural e o espaço urbano no Brasil

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 8 • O espaço geográfico brasileiro

•Formação territorial do Brasil.
• Produção, circulação e consumo de mercadorias.

EF07GE02.
EF07GE05.
EF07GE08.
EF07GE09.

• Competências gerais 1, 2, 3, 7 e 9.
• Competências específicas de Geografia 1, 3, 6 e 7.

Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.
• Educação ambiental.
• Diversidade cultural.

• Espaço geográfico.
• Espaço urbano.
• Espaço rural.
• Lugar.
• Desigualdade social.
• Integração entre espaço urbano e espaço rural.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 8 • O espaço geográfico brasileiro

• Desigualdade social e o trabalho.
• Mapas temáticos do Brasil.
• Biodiversidade brasileira.

• Competências específicas de Ciências Humanas 1, 3 e 7.

• Modernização do campo.
• Agroindústrias e cooperativas agrícolas.

Capítulo 9 • O espaço rural brasileiro

• Paisagens do espaço rural.
• Modernização do campo.
• Aumento da produção agropecuária brasileira.
• Técnicas de produção do campo.
• Propriedades rurais e suas formas de produção.
• Agronegócio.
• Concentração de terras.
• Latifundiários.
• Estrutura fundiária.
• Conflitos no campo.
• Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
• Reforma agrária.

Capítulo 10 • O espaço urbano brasileiro

• Paisagens do espaço urbano.
• Pequenas, médias e grandes cidades.
• Da predominância do espaço agrário ao processo de industrialização e urbanização.
• O êxodo rural e suas motivações.
• Metrópoles.
• Conurbação.
• Regiões metropolitanas.
• Megalópole.
• Crescimento da área urbana e problemas urbanos.
• Consumo de água no Brasil.

Capítulo 11 • As regiões brasileiras

• Região.
• Aspectos naturais, econômicos e culturais da regionalização.
• Divisão regional.
• As cinco grandes regiões brasileiras.
• Regiões geoeconômicas.
• Mapas-síntese.
• Aspectos culturais das áreas urbanas brasileiras: o grafite.

Unidade 4 • Região Norte

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 12 • Aspectos naturais da Região Norte

• Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil.

EF07GE01.
EF07GE02.
EF07GE03.

•Competências gerais 1, 4, 5, 7, 9 e 10.

• Educação ambiental.
• Ciência e tecnologia.

• Extensão territorial da Região Norte.
• Aspectos naturais.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 12 • Aspectos naturais da Região Norte

• Formação territorial do Brasil.
• Características da população brasileira.
• Produção, circulação e consumo de mercadorias.
• Desigualdade social e o trabalho.
• Mapas temáticos do Brasil.
• Biodiversidade brasileira.

EF07GE04.
EF07GE06.
EF07GE08.
EF07GE09.
EF07GE10.
EF07GE11.

•Competências específicas de Geografia 1, 3, 4, 5, 6 e 7.
•Competências específicas de Ciências Humanas 3, 4, 5, 6 e 7.

• Clima e vegetação.
• Relevo e hidrografia.
• Interação dos aspectos naturais da Região Norte.
• O rio Amazonas.

Capítulo 13 • A floresta Amazônica

• Floresta amazônica.
• Amazônia legal e Internacional.
• Imagens de satélite.
• Biodiversidade da Amazônia.
• Descobertas científicas de novas espécies na floresta Amazônica.
• Biopirataria.

Capítulo 14 •População da Região Norte

• População.
• Indígenas na Região Norte.
• Projetos para o desenvolvimento econômico da Região Norte.
• Crescimento populacional.

Capítulo 15 • Economia da Região Norte

• Agropecuária da Região Norte.
• A questão fundiária na Região Norte.
• Grilagem.
• Exploração econômica e a luta de povos nativos por suas terras.
• Extrativismo.
• Atividades industriais.
• Zona Franca de Manaus.
• Exploração da floresta Amazônica.
• Arco do desmatamento da Amazônia.
• Sustentabilidade.

Unidade 5 • Região Nordeste

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 16 • Aspectos naturais da Região Nordeste

•Características da população brasileira.
• Desigualdade social e o trabalho.
• Mapas temáticos do Brasil.

EF07GE01.
EF07GE04.
EF07GE08.
EF07GE09.
EF07GE11.

• Competências gerais 3, 4, 5, 9 e 10.
• Competências específicas de Geografia 2, 3, 6 e 7.

• Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
• Diversidade cultural.

• Aspectos naturais.
• Clima e vegetação.
• Relevo e hidrografia.
• Planaltos.
• Chapada Diamantina.
• Sub-regiões do Nordeste.
• Climogramas.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 17 • A seca no Sertão do Nordeste

•Biodiversidade brasileira.

• Competências específicas de Ciências Humanas 2, 6 e 7.

• Seca.
• Sertão.
• Clima.
• El Niño.
• Precipitações.
• A geografia do Sertão e sua integração com a Literatura.

Capítulo 18 • População da Região Nordeste

• População.
• Miscigenação.
• Distribuição da população.
• Fluxos migratórios do Nordeste.
• A cultura da Região Nordeste.
• Indústria da seca.
• Cisternas.
• Transposição do rio São Francisco.

Capítulo 19 • Economia do Nordeste

• Agropecuária.
• Agricultura irrigada.
• Latifúndios.
• Técnicas de cultivo.
• Indústria.
• Incentivos fiscais.
• Zona da Mata.
• Turismo.

Unidade 6 • Região Sudeste

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 20 • Aspectos naturais da Região Sudeste

•Biodiversidade brasileira.
• Produção, circulação e consumo de mercadorias.
•Mapas temáticos do Brasil.

EF07GE07.
EF07GE09.
EF07GE10.
EF07GE11.

•Competências gerais 3, 7 e 10.
•Competências específicas de Geografia 1 e 4.
•Competências específicas de Ciências Humanas 3, 5 e 6.

• Educação ambiental.
• Vida familiar e social.
• Educação em direitos humanos.

• Aspectos naturais da Região Sudeste.
• Clima e vegetação.
• Integração entre os climogramas e a vegetação.
• Mata Atlântica.
• Relevo e hidrografia.
• Hidrovia Tietê-Paraná.
•Eclusas.

Capítulo 21 • A população da Região Sudeste

• População.
• Mineração.
• Atividades econômicas.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 21 • A população da Região Sudeste

• Cafeicultura.
• A cafeicultura e sua integração como processo migratório.
• Urbanização.
• Industrialização.
• Impactos ambientais.
• Moradias precárias.
• Saneamento básico.
• Revitalização das favelas.
• Parque Sitiê.

Capítulo 22 • Economia da Região Sudeste

• Produto Interno Bruto (PIB).
• Distribuição das indústrias brasileiras.
• Atividade industrial e principais indústrias da Região Sudeste.
• População urbana.
• Descentralização da atividade industrial.
• Setores econômicos.
• O setor terciário e a Região Sudeste.
• Agropecuária.
• Extrativismo.
• Quadrilátero ferrífero.
• Pré-sal.
• A integração entre o extrativismo e o meio ambiente da Região Sudeste.

Unidade 7 • Região Sul

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 23 • Aspectos naturais da Região Sul

• Formação territorial do Brasil.
• Características da população brasileira.
• Desigualdade social e o trabalho.
• Mapas temáticos do Brasil.
• Biodiversidade brasileira.

EF07GE01.
EF07GE02.
EF07GE03.
EF07GE04.
EF07GE07.
EF07GE08.
EF07GE09.
EF07GE10.
EF07GE11.

•Competências gerais 3, 4, 5 e 10.
• Competências específicas de Geografia 1 e 4.
•Competências específicas de Ciências Humanas 1, 3, 4 e 5.

• Ciência e tecnologia.
• Diversidade cultural.

• Aspectos naturais da Região Sul.
• Clima e vegetação.
• Imagens de satélite e mapas meteorológicos.
• Relevo e hidrografia.

Capítulo 24 • A população da Região Sul

• Processos migratórios na Região Sul.
• Policultura.
• Caminho do Peabiru.
• População rural e urbana da Região Sul.
• Expectativa de vida.
• Mortalidade infantil.
• Êxodo rural.
• Problemas urbanos.

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 25 • Economia da Região Sul

• Agropecuária.
• Sistema de integração agropecuário.
• Indústria.
• Extrativismo.
• Turismo.
• Usina de Itaipu.

Unidade 8 • Região Centro-Oeste

Principais conteúdos e conceitos

Objetos de conhecimento

Habilidades

Competências

Temas contemporâneos transversais

Capítulo 26 • Aspectos naturais da Região Centro-Oeste

• Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil.
• Produção, circulação e consumo de mercadorias.
• Mapas temáticos do Brasil.
• Biodiversidade brasileira.

EF07GE01.
EF07GE02.
EF07GE06.
EF07GE07.
EF07GE09.
EF07GE10.
EF07GE11.

• Competências gerais 1 e 7.
• Competências específicas de Geografia 1 e 7.
• Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 5.

• Educação ambiental.
• Educação para o trânsito.
• Educação fiscal.

• Aspectos naturais da Região Centro-Oeste.
• Clima e vegetação.
• Cerrado brasileiro.
• Relevo e hidrografia.
• Pantanal.
• Ecoturismo.

Capítulo 27 • A população da Região Centro-Oeste

• Os bandeirantes.
• Marechal Cândido Rondon.
• Povoamento da Região Centro-Oeste e população atual.
• Expansão da fronteira econômica.
• A construção de Brasília.
• Capital Federal.
• Irmãos Villas-Bôas e o Parque Indígena do Xingu.
• Integração da Região Centro-Oeste com as demais regiões brasileiras.
• Rodovias.

Capítulo 28 • Economia da Região Centro-Oeste

• Agropecuária.
• Indústria.
• Extrativismo.

Sugestões de cronograma

O cronograma a seguir sugere algumas possibilidades de distribuição do conteúdo curricular dêste volume durante o ano letivo. Todos os volumes são estruturados de modo a permitir a autonomia em sua prática pedagógica. Assim, você pode analisar e verificar diferentes e melhores maneiras de conduzir os estudos junto aos alunos, pois a sequência dos conteúdos pode ser organizada da fórma que achar mais conveniente.

Sugestões de cronograma

Bimestral

1º bimestre

O que eu já sei?
Unidade 1
Unidade 2

2º bimestre

Unidade 3
Unidade 4

3º bimestre

Unidade 5
Unidade 6

4º bimestre

Unidade 7
Unidade 8
O que eu aprendi?

Trimestral

1º trimestre

O que eu já sei?
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3

2º trimestre

Unidade 4
Unidade 5

3º trimestre

Unidade 6
Unidade 7
Unidade 8
O que eu aprendi?

Referências bibliográficas comentadas

ACTIVE Learning. bârclei fór énd lãrnin. Disponível em: https://oeds.link/IoDydB. Acesso em: 25 fevereiro 2022.

êsse site explora os benefícios de trabalhar com metodologias ativas para desenvolver nos alunos a chamada aprendizagem ativa em seu processo de ensino e aborda metodologias ativas que podem ser aplicadas em sala de aula, diferentes recursos que podem ser trabalhados e planejados.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. (Caminhos da Geografia).

Nesse livro, a autora aborda como o aluno, por meio de seus desenhos, pode desenvolver noções de conceitos geográficos, dando ênfase aos elementos básicos de Cartografia.

ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. ín: PAQUAY, Léopold êti áli (organizador). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? segunda edição Pôrto Alegre: Artmed, 2001.

êsse documento apresenta contribuições para a formação de professores, com estudos internacionais e nacionais, que promovem a capacitação de docentes às competências profissionais de sua área. Traz entrevistas que revelam práticas pedagógicas com base em conhecimentos e experiências profissionais de outros professores.

ARAÚJO, Ulisses F. êti áli Adoção da estratégia de mentoria fishbowl em projetos integradores em curso de graduação. Disponível em: https://oeds.link/ZFmza4 Acesso em: 21 fevereiro 2022.

Esse documento relata a experiência da aprendizagem de alunos por meio da metodologia ativa fishbowl, que norteou os passos da construção de projetos e da aprendizagem por meio da solução de problemas, demonstrando também a relação de trabalho com outras metodologias ativas para o desenvolvimento da aprendizagem.

Blum, Benjamin S.; , J. Thomas; MADAUS, George F. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Editora Pioneira, 1971.

No livro, o professor encontra modos de como avaliar e o que melhorar no processo de avaliação, considerando as diversas fórmas de avaliação propostas na obra, que foram pensadas se preocupando também com os diferentes contextos educacionais em que acontece a prática de avaliação.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Méqui, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59 Acesso em: 17 dezembro 2021.

êsse link apresenta a Base Nacional Comum Curricular. Nele, é possível acessar e navegar pêlo documento consultando o que êsse material de referência auxilia na abordagem dos conteúdos curriculares.

BRETAS, Maria Luiza Batista. Leitura é fundamental: desafios na formação de jovens leitores. Belo Horizonte: érre agá jota, 2012.

êsse livro busca compreender como a prática leitora é desafiadora para o professor ensinar a ler com visão crítica, argumentativa e reflexiva. Contudo, a obra apresenta como o docente pode incentivar os alunos a ler, a contar e ouvir histórias, a ter o domínio da leitura e o uso da escrita em função social, produzindo conhecimento e significação para o ato de ler.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Pôrto Alegre: Penso, 2018.

Os autores dêsse livro apresentam variadas metodologias ativas e o conceito de cada uma delas, demonstrando a maneira como podem funcionar na sala de aula e alguns modos de avaliar a metodologia aplicada.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell. Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar. Entrevista cedida ao Portal Brasil. ê bê cê, 10 julho 2014. Disponível em: https://oeds.link/8APWPV Acesso em: 17 maio 2022.

Essa entrevista traz informações sôbre o uso e a importância da tecnologia para a aprendizagem. Relata conceitos, menciona benefícios, comenta a realidade de uma sala de aula e aborda o papel do professor em meio a êsse recurso. Todas as informações estão apresentadas de maneira sucinta, porém clara.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Ucitéc, 1996.

A autora apresenta nesse livro o conceito de lugar, utilizando, para isso, análises espaciais em meio ao mundo moderno onde vivemos.

CASTELLAR, Sonia (organizador). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.

Essa obra traz uma série de pesquisas relacionadas ao ensino de Geografia, desde Biogeografia até Psicologia. Aborda a importância de ensinar a ciência geográfica, o papel do educador e a relevância de colocar as teorias em prática, assim como sugere o título.

castrogiovani, Antonio Carlos (organizador). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Pôrto Alegre: Mediação, 2000.

Nesse livro, os autores trazem abordagens para ensinar Geografia partindo do espaço vivido e do diálogo com os alunos, com práticas de ensino mais criativas e que buscam viabilizar a formação do conhecimento geográfico, tornando-o mais atraente.

CRAVEIRO, Clélia B. A.; MEDEIROS, Simone (organizador). Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica: diversidade e inclusão. Brasília: Méqui, 2013.

O material em questão foi construído com a participação de vários autores. dêsse modo, em diferentes capítulos, são apresentados temas que procuram incluir distintas culturas e modalidades de ensino.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (organizador). Didática e interdisciplinaridade. décima terceira edição Campinas: Papirus, 1998.

Os autores dêsse livro analisam a interdisciplinaridade que se articula com as questões pedagógicas e expõem suas reflexões a respeito desse assunto.

FERREIRA, Taís. Estudos culturais, recepção e teatro: uma articulação possível? Fênix, Rio Grande do Sul, , ano 3, volume 3, número 4, out./dez. 2006. Disponível em: https://oeds.link/MePvzs Acesso em: 27 abril 2022.

êsse artigo apresenta a prática de pesquisa como estudo de recepção, com enfoque no estudo de produções culturais.

FITZ, Paulo Roberto. Cartografia básica. Canoas: Centro Universitário La Salle, 2005.

Obra que explana os principais conceitos da Cartografia por meio de ilustrações gráficas, projeções, mapas e outras variantes, para que, assim, profissionais de diferentes áreas possam compreender êsse campo da ciência geográfica.

FONSECA, Fernanda Padovesi; OLIVA, Jaime. Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Coleção Como Eu Ensino).

Nesse livro, são contempladas importantes características da evolução da Cartografia, além de serem abordadas variadas possibilidades de representações do mundo e como estas são cabíveis para representar os elementos da Geografia.

FONTELLES, Mauro José êti áli Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Disponível em: https://oeds.link/U8Br6L Acesso em: 26 abril 2022.

êsse artigo mostra a organização de uma pesquisa que busca solucionar um problema e descreve todos os procedimentos necessários para a prática de pesquisa. Os autores apontam o levantamento do problema, a descrição e a elaboração dos objetivos a serem alcançados, o método utilizado para a resolução, a construção de hipóteses, entre outros passos que se estruturam uma pesquisa.

Rrófman, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Pôrto Alegre: Mediação, 2001.

O livro sugere a proposta de avaliação que se contextualize com os meios físicos e sociais, uma vez que, para a autora, o ato de avaliar é uma maneira de transformar a realidade. Nesse livro, ela leva o leitor/professor a refletir para modificar as práticas pedagógicas em seu ato avaliativo, buscando sempre considerar o contexto educacional.

, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de geografia. terceira edição Santa Cruz do Sul: , 2001.

Nesse livro, o autor usa seu conhecimento como professor para instigar os educadores a refletir sôbre como o ato de ensinar está muito além de transmitir conteúdo. Para Nestor , o docente deve também ensinar o educando a olhar para o outro.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

Livro que aponta a importância dos elementos que viabilizam o processo de ensinar e aprender, como os materiais escolares, com destaque para o livro didático e a participação da comunidade e da família, em uma relação recíproca com a escola.

córh, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. décima segunda edição São Paulo: Cortez, 2009.

A análise da autora dêsse livro é voltada para o ato de argumentar como fórma de discurso. Assim, ela apresenta em sua obra textos, ilustrações e esquemas que permitem ao leitor refletir acêrca da noção da argumentação oral e escrita.

LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis. Florianópolis, volume 10, número página 3745, 2007. Disponível em: https://oeds.link/w1MvUA Acesso em: 27 abril 2022.

O artigo apresenta a pesquisa bibliográfica como um método de prática de pesquisa, expondo seu conceito, traz as características do método, como êle deve ser organizado e os objetivos que devem ser considerados, além de apresentar etapas exemplificadas do procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica.

Luquézi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. décima oitava ediçãoSão Paulo: Cortez, 2006.

Nesse livro, são apresentados estudos sôbre a avaliação da aprendizagem escolar feitos pêlo autor, que propõe que a avaliação não seja mais pensada apenas como um serviço teórico obrigatório da educação e imposta de maneira autoritária, mas sim como uma prática a favor do conhecimento de todos de fórma construtiva e social.

MARTINELLI, Marcelo. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.

êsse livro tem como proposta o ensino da produção de gráficos e mapas, não apenas como ilustrações, mas também como instrumentos que auxiliam a coletar informações potencializadas para adquirir novos conhecimentos.

MORAES, Antonio Carlos róbert. Geografia: pequena história crítica. vigésima primeira edição São Paulo: Annablume, 2007.

Nesse livro, o autor buscar explicar os principais momentos da evolução do pensamento geográfico, inclusive no Brasil.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; bêrrãns, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.

O livro reconhece o papel do professor enquanto mediador entre aluno e conhecimento e, somado a isso, faz menção à nova realidade em que a tecnologia se insere no contexto escolar. Compreende-se a necessidade do uso dela no decorrer das aulas, mas é necessária a clareza de como utilizá-la para que a aprendizagem não seja voltada para a diversão, sem o devido proveito.

MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico?: por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

O autor busca fazer nesse livro uma análise da Geografia na contemporaneidade, traçando um perfil histórico desde sua sistematização como ciência, caminhando por importantes transformações junto à sociedade.

PRETTE, Zilda Aparecida Pereira Del; PRETTE, Almir Del (organizador). Habilidades sociais e competência social para uma vida melhor. São Carlos: edufiscar, 2017.

êsse livro apresenta diferentes capítulos com contribuições de vários autores tratando de maneira teórica e prática as habilidades sociais e as competências sociais. Além disso, êle conceitua os comportamentos interpessoais e oferece exercício sôbre as tarefas de mesmo cunho.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. sexta edição São Paulo: êduspi, 2014.

Milton Santos aborda nesse livro os principais conceitos e categorias da ciência geográfica, como espaço, território, região, lugar e paisagem. No decorrer de suas páginas, o autor trabalha as transformações espaciais realizadas pêlo ser humano, influenciadas principalmente pêlo período técnico-científico-informacional.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Pôrto Alegre: Artmed, 1998.

Nesse livro, a autora mostra a importância da leitura e como essa ação é necessária para o alcance da interpretação, compreensão e autonomia dos alunos no decorrer da leitura de diferentes textos.

TEIXEIRA, Uílson êti áli (organizador). Decifrando a Terra. segunda edição São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

êsse livro apresenta temas essenciais para compreender a formação da Terra ao longo do tempo geológico, bem como as dinâmicas interna e externa no decorrer de sua história.

TUAN, . Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.

O autor aborda nesse livro o conceito de topofilia, enfatizando a relação do ser humano com o ambiente em espaços onde há culturas distintas.

VON, Cristina. A cultura de paz. São Paulo: Peirópolis, 2014.

Nesse livro, a autora apresenta diferentes temáticas de cunho sensível, todas voltadas às reflexões sôbre igualdade, respeito às diferenças e o modo como isso pode ser trabalhado nos alunos na escola e na sociedade em geral.

Referências bibliográficas complementares comentadas

CARLOS, Ana Fani A.; CRUZ, Rita de Cássia (organizador). A necessidade da geografia. São Paulo: Contexto, 2019.

Essa obra responde a questionamentos essenciais sôbre a necessidade de saber Geografia nos dias atuais e justifica a importância dessa área de conhecimento para as Ciências Humanas. Seus textos deixam claro o papel que a Geografia tem para compreendermos a realidade que nos cêrca, abordam conceitos fundamentais para a análise geográfica e trazem temas relativos às transformações da natureza e debates sôbre os assuntos que envolvem a problemática ambiental. Assim, essa é uma obra voltada a alunos e professores da área, além de geógrafos.

COUTO, Marcos Antônio Campos. Ensinar a geografia ou ensinar com a geografia?: das práticas e dos saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico na escola. Terra Livre, São Paulo, ano 26, volume 1, número 34, página 109124, janeiro/junho 2010. Disponível em: https://oeds.link/o9F7ki Acesso em: 15 junho 2022.

O texto em questão dá ênfase à preocupação em trabalhar a Geografia com os alunos. Metodologias e práticas pedagógicas alinhadas aos conhecimentos prévios deles são itens pontuados. É sugerido que, em meio à metodologia, haja uma ascensão da abstração para o concreto, com relação tanto aos conhecimentos prévios da turma quanto aos próprios conhecimentos geográficos, cada um em suas particularidades, mas ambos com as devidas qualidades. Juntos, saberes devem se entrelaçar para construir o conhecimento concreto (conceitos e conteúdos) relativo a essa área.

FERNANDES, Maria Lídia Bueno; LOPES, Jader Janer Moreira; TEBET, Gabriela Guarnieri de C. (organizador). Geografia das crianças, dos jovens e das famílias: temas, fronteiras e conexões. Brasília: Editora ú êne bê, 2021. volume primeira

A obra analisa a infância, a juventude e as famílias mediante uma perspectiva do conhecimento geográfico, enfatizando que essas vertentes compõem um vasto campo científico de grande importância para as Ciências Humanas.

FIGUEIREDO, Adma de (organizador). Uma visão geográfica e ambiental no início do século vinte e um. Rio de Janeiro: í bê gê É, 2016.

Obra organizada em nove capítulos que mostra assuntos antigos de fórma atualizada, apresentando aos seus leitores a formação do território brasileiro, o processo demográfico, a evolução

do espaço rural, várias questões ambientais e uma diversidade de assuntos que caracterizam nosso país. Para isso, seus textos tomam como base diferentes pontos de vista: global, nacional, regional e local. Tais vertentes auxiliam a compreender o presente para pensar no futuro. êsse livro dialoga com os assuntos “Sujeito e seu lugar no mundo” e “Conexões e escalas”, trazidos pêla Bê êne cê cê.

FONSECA, Eugênio patchéli da. Cartografia escolar: a cartografia da sala de aula. São Paulo: Boreal Edições, 2016.

O autor apresenta em seu livro as variadas fórmas de o professor trabalhar em sala de aula as representações cartográficas buscando desenvolver em seus alunos habilidades e competências de leitura e interpretação de mapas. Além disso, exemplifica como reproduzir representações cartográficas por meio de diversos recursos didáticos.

NOVA Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: https://oeds.link/8dHQn5 Acesso em: 15 junho 2022.

O site traz diversos conteúdos como projetos, revistas, livros, pesquisas, artigos e cadernos cartográficos e bibliográficos sôbre a Cartografia Social da Amazônia.

, Maurício; CASSOL, Roberto; BECKER, Elsbeth Léia Spode. Cartografia escolar e inteligências múltiplas. Curitiba: Appris, 2020.

O livro aponta a relação entre a teoria de inteligências múltiplas, abrangendo todas as habilidades cognitivas, e o ensino da Cartografia escolar. Os autores apresentam exemplos de atividades e dão sugestões de recursos tecnológicos e geotecnológicos que colaboram para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e da aprendizagem das representações cartográficas.

TAVEIRA, Bruna Daniela de Araujo; CUBAS, Monyra Guttervill; FOGAÇA, Thiago . Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Essa obra apresenta a situação de escassez de recursos naturais que constantemente tem aumentado mundialmente. Por essa preocupação, os autores trazem à reflexão ações emergenciais de preservação e conservação da natureza, uma vez que essas atitudes são urgentes para a sustentabilidade dêsses recursos.