O que eu já sei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Analise as fotos A e B. Em seguida, leia as frases.

Fotografia A. Colheitadeiras durante a colheita em uma vasta plantação de soja.
Colheita de soja, no município de Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, em 2020.
Fotografia B. Uma grua erguendo grandes estruturas de concreto. Há andaimes e barras de ferro abaixo delas.
Construção de viaduto no município de Limeira, São Paulo, em 2021.
  1. A foto B mostra obras modificando a paisagem para melhorar a infraestrutura de transportes.
  2. A foto A mostra maquinário sendo utilizado na agricultura para colhêr a produção.
  3. Em ambas as situações, o trabalho humano é o responsável pêlas transformações na paisagem.
  4. O aprimoramento das técnicas possibilitou que as paisagens fossem transformadas com mais intensidade.

Copie, no seu caderno, a afirmativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
  2. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  3. Todas as afirmativas são falsas.
  4. Todas as afirmativas são verdadeiras.

2. As paisagens mostradas na questão 1 são naturais ou culturais? Justifique sua resposta.

Respostas e comentários

1. Resposta: d) Todas as afirmativas são verdadeiras.

2. Resposta: As paisagens são culturais, pois, embora existam elementos naturais, como a vegetação e o solo, êles foram modificados pêla ação humana.

Objetivos das atividades

1. Identificar o trabalho humano enquanto fator de transformação das paisagens; perceber que o avanço das técnicas possibilitou realizar maiores transformações nas paisagens.

2. Diferenciar paisagem cultural de paisagem natural; perceber que as paisagens culturais foram modificadas pêla ação humana.

Respostas e comentários

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dúvidas, sugira que pesquisem em revistas ou na internet imagens de outras paisagens sendo transformadas e que elaborem um painel com elas.

2. Se persistirem dúvidas, sugira a elaboração de cartazes contendo a reprodução das duas imagens, e, ao lado de cada, o desenho de paisagens alternativas, ou seja, como elas seriam antes de o ser humano transformá-las. Oriente os alunos a formar grupos e disponibilize os materiais necessários, como cartolinas, lápis de côr etcétera

  1. Copie a alternativa que descreve corretamente uma paisagem.
    1. Paisagem é tudo aquilo que conseguimos observar ou perceber por meio dos nossos sentidos em determinado lugar e momento.
    2. Paisagens são apenas os lugares que representam nossos espaços de vivência, nos quais mantemos relações de afetividade e de identidade.
    3. A paisagem é formada apenas por elementos naturais, como árvores, animais, rios, montanhas e mar.
    4. A paisagem é formada apenas por elementos culturais, como casas, ruas e meios de transporte.
  2. Analise o mapa e responda à questão.
Mapa. Representação de continentes e oceanos. 
Continentes - Ásia: porção nordeste com China, Índia e Indonésia. 
África: na região central com Egito e África do Sul. 
Oceania: na porção sudeste com Austrália. 
Europa: na porção centro-norte com Reino Unido e Ucrânia. 
América: na porção oeste com Estados Unidos e Brasil. 
Antártida: na porção sul. 
Oceanos - Oceano Pacífico: porção oeste e leste
Oceano Atlântico: porção central e oeste.
Oceano Índico: porção central e leste.
Oceano Glacial Ártico: porção norte.
Oceano Glacial Antártico: porção sul.
No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 2140 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava ediçãoRio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 32.

  1. Em qual continente terrestre o território brasileiro está localizado e qual oceano banha seu litoral?
  2. Qual continente tem parte do litoral banhado pêlo oceano Atlântico e parte pêlo oceano Índico?
  3. A Austrália está localizada em qual continente terrestre?
  4. A China e a Índia estão localizadas em qual continente?
Respostas e comentários

3. Resposta: a) Paisagem é tudo aquilo que conseguimos observar ou perceber por meio dos nossos sentidos em determinado lugar e momento.

4. a) Resposta: O território brasileiro está localizado na América e é banhado pêlo oceano Atlântico.

4. b) Resposta: África.

4. c) Resposta: Oceania.

4. d) Resposta: Ásia.

Objetivos das atividades

3. Identificar o conceito de paisagem.

4. Identificar continentes e oceanos terrestres.

Como proceder nas atividades

3. Caso os alunos tenham dificuldades, leve-os até a frente da escola para que possam observar e perceber os elementos da paisagem existente. Chame a atenção para os possíveis elementos presentes, como casas, ruas, pessoas, lavouras, criação de animais, e também para os sons, cheiros etcétera

4. Se os alunos tiverem dificuldades, providencie cópias do mapa-múndi preto e branco com a divisão política dos continentes e de alguns países, inclusive o Brasil. Distribua aos alunos e oriente-os a identificar os oceanos e os continentes, pintando-os com côres distintas e preenchendo a legenda. Caso considere interessante, peça a êles que recortem e façam um quebra-cabeças.

  1. Leia as frases a seguir.
    1. êsse movimento tem duração de, aproximadamente, 24 horas e ocorre quando o planeta gira no sentido oeste-Léste ao redór do seu eixo imaginário, resultando na sucessão dos dias e das noites.
    2. êsse movimento consiste no deslocamento da Terra ao redór do Sol, em um período de 365 dias e seis horas, ou seja, um ano, e também tem como consequência as estações do ano.
    • Quais são os nomes dos movimentos realizados pêlo nosso planeta descritos nos itens I e II?
  2. Confira a imagem.
Esquema. Área mais elevada do relevo, indicadas pela letra B, com cursos de rios partindo deles, com a letra D, se unindo formando a um único rio, indicado com a letra C, que segue em direção ao mar. Ao redor dos cursos dos rios uma área tracejada, indicada com a letra A.

Fonte de pesquisa: A Terra. São Paulo: Ática, 1994. página 41.

Copie a alternativa que indica corretamente as partes da bacia hidrográfica indicadas pêlas letras A, B, C e D.

  1. A – rio principal; B – afluente; C – bacia hidrográfica; D – divisor de águas.
  2. A – afluente; B – rio principal; C – divisor de águas; D – bacia hidrográfica.
  3. A – bacia hidrográfica; B – divisor de águas; C – rio principal; D – afluente.
  4. A – divisor de águas; B – bacia hidrográfica; C – afluente; D – rio principal.

7. Confira o quadro.

Tipo de clima

Formação vegetal

I − Clima desértico
II − Clima temperado

III − Clima tropical
IV − Clima polar

A − Floresta Tropical
Equatorial
B − Tundra

C − Estepe e pradaria
D − Vegetação de deserto

Escreva, no caderno, a relação entre os tipos de vegetação que melhor se desenvolvem nos climas correspondentes.

Respostas e comentários

5. Resposta: um – Rotação. dois – Translação.

6. Resposta: c) A – bacia hidrográfica; B – divisor de águas; C – rio principal; D – afluente.

7. Resposta: um – D; dois – C; três – A; quatro – B.

Objetivos das atividades

5. Identificar os movimentos de rotação e de translação da Terra.

6. Identificar as partes de uma bacia hidrográfica.

7. Reconhecer a relação entre tipos climáticos e formações vegetais.

Como proceder nas atividades

5. Se persistirem dúvidas, exiba o vídeo “Movimentos de Rotação e Translação”, produzido pêlo – Instituto Federal de Rondônia –Campus Pôrto Velho Zona Norte e disponível no enderêço eletrônico: https://oeds.link/h4oEhL. Acesso em: 22 jul. 2022.

6. Em caso de dúvidas, sugira a elaboração, em grupo, de maquetes de bacias hidrográficas. Providencie os materiais necessários, como argila ou massa de papel machê, bases de isopor ou papelão grosso, tinta guache etcétera

7. Caso os alunos apresentem dificuldades, sugira a realização de uma pesquisa por imagens, em revistas ou na internet, de paisagens típicas de vegetação desenvolvidas em países de climas distintos. Oriente a criação de sete grupos, de modo que todas as formações vegetais estudadas sejam contempladas (floresta Boreal, tundra, florestas Tropical e Equatorial, florestas Temperada e Subtropical, estepe e pradaria, savana e vegetação de desertos). Providencie um mapa-múndi e use-o como base para que os alunos fixem as imagens sôbre os países correspondentes, indicando os climas predominantes.

8. Analise o mapa e responda às questões.

Estado de Goiás

Mapa. Estado de Goiás, capital: Goiânia e as cidades: Alto Horizonte; Alto Paraíso de Goiás; Jaguará; Palestina de Goiás; Vianópolis; Cristalina; Palmeiras de Goiás. Jataí; Morrinhos; Catalão; Cachoeira Alta; Itumbiara; Lagoa Santa. As cidades de Jataí e Alto Horizonte possuem uma distância de 4,6 centímetros no mapa. As cidades de Alto Paraíso de Goiás e Palmeiras de Goiás possuem 3,6 centímetros de distância na mapa. No canto superior direito, mapa de localização, destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala gráfica: 100 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 180.

  1. A escala do mapa é gráfica ou numérica?
  2. Para conhecermos a distância real em linha reta entre dois pontos no mapa, utilizamos a escala. Para calcularmos essa distância, basta multiplicarmos o valor medido na representação pêla medida correspondente a cada centímetro na escala. Sabendo disso, calcule a distância real em linha reta entre:
  • Jataí e Alto Horizonte.
  • Alto Paraíso de Goiás e Palmeira de Goiás.

c. Confira a rosa dos ventos do mapa e escreva os pontos cardeais e colaterais.

Versão adaptada acessível
  1. A escala do mapa é gráfica ou numérica?
  2. Para conhecermos a distância real em linha reta entre dois pontos no mapa, utilizamos a escala. Para calcularmos essa distância, basta multiplicarmos o valor medido na representação pela medida correspondente a cada centímetro na escala. Sabendo disso, junte-se a um colega e calculem a distância real em linha reta entre:
  • Jataí e Alto Horizonte.
  • Alto Paraíso de Goiás e Palmeira de Goiás.

c. Confira a rosa dos ventos do mapa e escreva os pontos cardeais e colaterais.

Orientação para acessibilidade

8. a) Resposta: Gráfica.

8. b) Respostas: Jataí e Alto Horizonte: 460 quilômetros; Alto Paraíso de Goiás e Palmeira de Goiás: 360 quilômetros.

8. c) Resposta: Pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. Pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste.

8. b) Professor, professora: A atividade 8, item b, envolve medições em um mapa, portanto organize os alunos em duplas, de modo que eles executem a atividade e troquem ideias sobre os procedimentos necessários para realizar as medições e cálculos que envolvem escalas.

9. Confira a foto e responda às questões.

Fotografia. Terreno elevado com uma floresta em chamas. Há muita fumaça ao redor.
Floresta na cidade de Llansá, Espanha, em 2021.
  1. Qual problema ambiental a imagem retrata?
  2. Quais são as consequências que êsse problema pode causar?
Respostas e comentários

(desmatamento) devido a uma queimada.

8. a) Resposta: Gráfica.

8. b) Resposta: Jataí e Alto Horizonte: 460 quilômetros; Alto Paraíso de Goiás e Palmeira de Goiás: 360 quilômetros.

8. c) Resposta: Pontos cardeais: Norte, Sul, Léste e Oeste. Pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste.

9. a) Resposta: A destruição de uma floresta (desmatamento) devido a uma queimada.

9. b) Resposta: As queimadas contribuem para o aumento da poluição do ar, que pode agravar problemas respiratórios, destroem os hábitats naturais dos animais e a vegetação, causam o desmatamento e aumentam a erosão do solo.

Objetivos das atividades

8. Diferenciar escala gráfica de escala numérica; calcular distância em linha reta no mapa a partir das informações obtidas na sua escala; identificar os pontos cardeais e colaterais.

9. Reconhecer a queimada como problema ambiental; refletir sôbre as consequências das queimadas para o meio ambiente.

Como proceder nas atividades

8. a) Se os alunos tiverem dificuldades, mostre outros exemplos de escalas gráficas e numéricas em mapas temáticos.

8. b) Caso os alunos apresentem dúvidas, demonstre o cálculo na lousa e utilize uma planta do município onde moram para realizar um exercício de cálculo da distância de lugares conhecidos.

8. c) Se persistirem dúvidas, leve os alunos até o pátio da escola e, juntos, localizem as direções cardeais. Para isso, identifiquem a direção em que o Sol aparece no horizonte pêla manhã; em seguida, localizem as demais direções cardeais.

9. a) Caso os alunos tenham dúvidas, mostre matérias de jornal de outras queimadas em áreas de vegetação. Conduza a leitura compartilhada dos textos e questione os alunos sôbre o que entenderam, por meio de perguntas como: onde ocorreu a queimada? Quando? Quais foram as causas? Quais foram as consequências?

9. b ) Se os alunos tiverem dúvidas, sugira a leitura do livro Fogo na mata: salve-se quem puder!, publicado pêla Cânone Editorial (2017) e escrito por Carolina . Depois, promova uma conversa sôbre o que os estudantes entenderam.