UNIDADE 1 O Brasil e o seu território

Fotografia. Vista de cima. Ao centro e ao norte, rios se encontrando. À esquerda, Argentina, com uma estrada entre árvores. À direita, Brasil com floresta e algumas casas; Ao fundo, Paraguai, com áreas cobertas por vegetação.
A foto de 2018 mostra o limite entre os territórios do Brasil, da Argentina e do Paraguai no encontro entre os rios Iguaçu e Paraná. Esse local é chamado Tríplice Fronteira.
Respostas e comentários

Faça uma leitura conjunta da imagem da página 16. Explique que ela retrata parte da fronteira dos territórios do Brasil, do Paraguai e da Argentina. Comente com os alunos que essa área pode ser chamada de tríplice fronteira, pois é formada pêla fronteira entre três países.

Destaque que os cursos dos rios Iguaçu e Paraná, no trecho retratado, formam a fronteira natural entre tais países. Por meio de mapas físico e político, peça aos alunos que observem a representação cartográfica da região retratada. Oralmente, peça a êles que estabeleçam relações entre os mapas e a foto.

Na divisa entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai destaca-se a tríplice fronteira, um dos pontos turísticos mais visitados da Região Sul do Brasil, que fica na confluência do rio Iguaçu com as águas do rio Paraná. Em cada país, um monumento com a côr da sua bandeira marca o seu território, daí o nome tríplice fronteira. De qualquer um dos marcos podem-se avistar simultaneamente os outros dois, nos países vizinhos. No lado brasileiro, o marco fica localizado no Pôrto Meira e foi inaugurado em 1903.

Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, peça-lhes que analisem a imagem e faça a êles as seguintes perguntas.

a ) Que elementos você identifica na paisagem mostrada na foto?

b ) O que mais chamou a sua atenção nessa paisagem?

c ) Você conhece algum lugar parecido com o mostrado nessa foto?

O objetivo dessas perguntas é verificar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao conteúdo que será estudado nesta unidade.

A abordagem da foto de abertura e sua correlação com mapas físicos e políticos possibilitarão o trabalho da Competência específica de Ciências Humanas 7 e da Competência específica de Geografia 4, pois demandam a utilização de linguagens cartográfica e iconográfica no desenvolvimento do raciocínio espacial.

As palavras território, fronteira e região geralmente são citadas pelos meios de comunicação. Mas você sabe o que significa cada uma delas? O significado dessas palavras é muito importante para a compreensão do espaço geográfico. Um exemplo pode ser observado na imagem da página anterior, que retrata uma área de fronteira entre os territórios do Brasil, da Argentina e do Paraguai.

Iniciando a conversa

  1. Descreva a paisagem retratada na foto mostrada na página anterior.
  2. Converse com os colegas sôbre o que vocês sabem em relação ao território do Brasil.
  3. A porção do território brasileiro mostrada nesta foto está localizada na Região Sul do nosso país. Conte aos colegas o que você sabe sôbre essa e as outras regiões do Brasil.

Agora vamos estudar...

  • as dimensões, os limites e as fronteiras do território brasileiro.
  • a integração do território brasileiro.
  • o processo de formação do território brasileiro.
  • os aspectos físicos do território brasileiro.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Algo a mais

  • Explore os mapas apresentados no final do livro (mapa do Brasil e planisfério político) e pesquise também mapas do estado e do município onde os alunos vivem. Para isso, oriente-os a visitar o site do í bê gê É cidades. > í bê gê É. í bê gê É cidades. Disponível em: https://oeds.link/YN9OZ5 Acesso em: 5 maio 2022.
  • Oriente-os a identificar no planisfério político a localização do Brasil; no mapa político do Brasil, o estado onde moram; no mapa do estado, o município; e, no mapa do município, a localização aproximada do bairro onde estudam. Solicite-lhes também que verifiquem a escala numérica de cada representação cartográfica e realize com êles uma comparação entre as escalas de cada área representada. Verifique se êles percebem que, quanto mais detalhes houver em uma representação cartográfica, maior será a escala e, quanto menos detalhes, menor será a escala.

Respostas

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos citam os elementos naturais e os elementos culturais presentes na paisagem.

2. Resposta pessoal. Explore os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do território brasileiro. Incentive-os a dizer o que sabem sôbre, por exemplo, dimensões do território, países que fazem fronteira, entre outros.

3. Resposta pessoal. Explore os conhecimentos prévios dos alunos a respeito das regiões brasileiras. Incentive-os a dizer o que sabem, por exemplo, das características físicas, econômicas, culturais, entre outras.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho com os assuntos da unidade, proponha aos alunos a estratégia brainstorming. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Sempre que considerar pertinente, utilize a técnica tempestade de ideias para enriquecer o estudo dos temas abordados ao longo da unidade e complemente anotando na lousa as respostas apresentadas pêla turma. Utilize essa metodologia como fórma de avaliar o conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema. Faça a êles as seguintes perguntas: “O que você sabe sôbre o território brasileiro?”; “O território brasileiro é grande ou pequeno se comparado a outros países?”; “Como êsse território se formou?”; “êle sempre foi assim?”; “Que características naturais dêsse território você conhece?”.

CAPÍTULO 1 O território brasileiro

Se alguém lhe perguntasse se o território brasileiro apresenta paisagens diversas, o que você responderia?

O território brasileiro apresenta paisagens muito diversas, tanto paisagens em que predominam os aspectos naturais como aquelas em que predominam os aspectos econômicos e culturais.

O que vemos em uma paisagem é resultado de uma combinação dinâmica entre sociedade e natureza. Em algumas paisagens, como a retratada na foto A, pode-se observar a presença marcante de elementos naturais, por exemplo, a vegetação nativa ainda preservada, as fórmas de relêvo e até algum tipo de influência do clima predominante.

Em outras paisagens, como na foto B, podem predominar os elementos culturais criados pêlo ser humano, como as construções, as indústrias, as lavouras, as pastagens, as estradas e as pontes, entre outros. Quase sempre, elementos naturais e culturais podem estar presentes na mesma paisagem.

A.

Fotografia A. Formações rochosas entre áreas cobertas por vegetação.
Na foto A, observamos uma paisagem com o predomínio da vegetação verdejante e as fórmas de relêvo na Chapada Diamantina, Bahia, em 2021.

B.

Fotografia B. Vista de cima. Diversos edifícios e vias com algumas árvores.
Na foto B, observamos uma paisagem com o predomínio de elementos culturais, como o conjunto de edifícios e outras construções próprias de uma área intensamente urbanizada, na cidade de Curitiba, Paraná, em 2020.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer a importância do conceito de território para os estudos de Geografia.
  • Conhecer as dimensões do território nacional.
  • Distinguir limite de fronteira.
  • Entender a noção de soberania.

Justificativas

No estudo dêste capítulo, os alunos terão a oportunidade de compreender os conceitos geográficos de território, limites e fronteiras e soberania. Os conteúdos abordados são relevantes para que êles conheçam o conceito de território nacional como espaço de poder definido pelos limites e fronteiras que separam os territórios. êles também poderão identificar as características do território brasileiro, sua extensão, seus pontos extremos, limites e fronteiras estabelecidos com outros países e também com as águas oceânicas.

Um texto a mais

O início desta unidade aborda um importante conceito das ciências geográficas: o território. A leitura do texto a seguir serve de suporte teórico para o estudo dêsse conceito.

Território: conceito e objeto

reticências território é um espaço social, que não pode existir sem uma sociedade que o crie e qualifique, lógo inexiste como realidade puramente natural, sendo construído com base na apropriação e transformação dos meios criados pela natureza.

     Assim, o território é um produto socialmente produzido, um resultado histórico da relação de um grupo humano com o espaço que o abriga.

     Tal característica diferencia êsse conceito na comparação com outros comumente utilizados pêla Geografia (como região ou paisagem), que podem manifestar-se adjetivados por fenômenos naturais. O território é, portanto, uma expressão da relação sociedade/espaço, sendo impossível de ser pensado sem o recurso aos processos sociais.

reticências

     Nesse sentido, o território é antes de tudo uma escala de análise da sociedade e da relação sociedade/espaço, isto é, um recorte analítico que objetiva uma visão angular específica da história. Em tal entendimento, o território emerge como uma totalidade para a Geografia, um espaço dotado de uma historicidade própria, que corresponderia à espacialidade de uma dada “formação econômica e social”.

reticências

MORAES, Antonio Carlos róbert. Bases da formação territorial do Brasil: o território colonial brasileiro no “longo” século dezesseis. São Paulo: Ucitéc, 2000. página 1821 (Estudos históricos).

Dimensões do território

Em razão de sua grande extensão territorial, o Brasil é considerado um país de dimensões continentais. Observe o planisfério a seguir; nele, estão destacados os países mais extensos do mundo.

Os seis maiores países do mundo em extensão territorial (2022)

Mapa. Os seis maiores países do mundo em extensão territorial (2022). Rússia: 17.098.242 quilômetros quadrados; Canadá: 9.984.670 quilômetros quadrados; 
China: 9.596.960 quilômetros quadrados; Estados Unidos: 9.833.517 quilômetros quadrados; Brasil: 8.510.346 quilômetros quadrados; Austrália: 7.741.220 quilômetros quadrados. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 2270 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Países. Disponível em: https://oeds.link/GDCqyx Acesso em: 4 abril 2022.

Questão 1.

Escreva, no caderno, quais são os países mais extensos do mundo em ordem decrescente.

Cada país apresenta uma configuração territorial e ocupa determinada localização na superfície terrestre. As características do território de um país, também chamado território nacional, não se limitam apenas à área da superfície terrestre que êle abrange. Elas também são influenciadas pêlo modo como seu espaço é ocupado e transformado pelos habitantes.

Os pontos extremos do nosso país estão situados nas extremidades norte, sul, Léste e oeste do território brasileiro. Observe o mapa dos pontos extremos do Brasil.

Pontos extremos do Brasil (2018)

Mapa. Pontos extremos do Brasil (2018). Nascente do rio Ailã (ponto extremo norte) em Roraima, a 4.378,4 quilômetros de distância de Arroio Chuí (ponto extremo sul) no Rio Grande do Sul. Nascente do rio Moa (ponto extremo oeste) no Acre a 4.326,6 quilômetros de distância de Ponta do Seixas (ponto extremo leste) na Paraíba. No canto inferior direito, a rosa dos ventos, no canto esquerdo, a escala: 690 quilômetros por centímetro.

Arroioglossário

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 91.

Arroioglossário

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Rússia, Canadá, Estados Unidos, China. Brasil e Austrália.

  • Comente com os alunos que nosso país é quase tão extenso quanto a Europa, continente composto por cêrca de 50 países, que ocupam, juntos, uma área de aproximadamente 10,2 milhões de quilômetros quadrados.
  • Ao propor aos alunos que identifiquem em ordem decrescente os países mais extensos do mundo destacados no mapa, verifique se êles reconhecem que o Brasil é um país extenso. êles podem justificar a resposta dizendo que é o 5º maior país do mundo ou que sua extensão é muito grande se comparada à da maioria dos países do mundo.
  • O trabalho com dimensões territoriais favorece a articulação com o componente curricular de Matemática. Após finalizar o estudo do tema Dimensões do território, se julgar necessário, realize uma atividade em conjunto com o professor de Matemática. Solicite a êle que retome com os alunos o conteúdo de conversões de unidades de medida de superfície.

Limites e fronteiras do território brasileiro

A configuração territorial, ou seja, o formato do território de um país, é definida pelos limites, que indicam até onde êsse território se estende. Em geral, limites são reconhecidos pelos países por meio de acôrdos e tratados. Assim, os limites são definidos levando-se em consideração pontos de referência como rios, serras e montanhas, ou demarcações construídas no terreno.

Com base nesses pontos de referência, os limites entre os países aparecem indicados nos mapas por meio de linhas. Essas linhas não podem ser observadas diretamente no lugar e, por isso, são chamadas linhas imaginárias. Assim, quando observamos um rio que separa dois países, por exemplo, não vemos uma linha sôbre êle, mas sabemos que suas águas separam o território dêsses dois países.

Limite, porém, não tem o mesmo significado de fronteira. Quando falamos em fronteira, estamos nos referindo a uma faixa de terra que se estende ao longo dos limites de um país, a exemplo da extensa faixa de fronteira que o Brasil faz com seus vizinhos. As fronteiras podem ser terrestres, aquelas localizadas ao longo dos limites que separam dois países, ou marítimas, que ficam ao longo dos limites que separam o território de um país das águas oceânicas. Observe o mapa desta página.

Limites territoriais do Brasil (2018)

Mapa. Limites territoriais do Brasil (2018). Limite marítimo extensão 7367 quilômetros em todo litoral a leste. 
Limite terrestre extensão 15719 quilômetros em toda a fronteira a oeste, fazendo fronteira com Guiana Francesa (FRANÇA), Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. À direita, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 600 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 90.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Compare a extensão dos limites terrestre e marítimo do Brasil. Qual é maior?

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: O limite terrestre.

Atividade a mais

  • No estudo do tema Limites e fronteiras do território brasileiro, sugerimos que utilize um mapa político da América do Sul para mostrar aos alunos a localização das fronteiras terrestres do Brasil com os países vizinhos e as fronteiras marítimas com as águas costeiras do oceano Atlântico. Promova com a turma uma leitura orientada do mapa. Para isso, peça aos alunos que identifiquem no mapa político da América do Sul as seguintes situações.
    1. Os países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil.
    2. Os dois países que têm as fronteiras mais extensas com o Brasil.
    3. Os países que fazem fronteira com o estado do Amazonas.
    4. Os países que fazem fronteira com o estado do Mato Grosso do Sul.
    5. Os países que fazem fronteira com o estado do Rio Grande do Sul.

f. Os estados brasileiros que apresentam limites marítimos.

Respostas

a) Chile e Equador.

b) Bolívia e Peru.

c) Peru, Colômbia e Venezuela.

d) Bolívia e Paraguai.

e) Uruguai e Argentina.

f) Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  • Explique aos alunos que o território de um país pode ser contínuo ou descontínuo. O território brasileiro, por exemplo, é quase totalmente contínuo, pois, com exceção de algumas ilhas oceânicas, nosso país não possui terras separadas do território nacional.
  • Os Estados Unidos, por exemplo, apresentam territórios descontínuos, como o território do Alasca e o arquipélago do Havaí, localizados a centenas de quilômetros do restante do país. Outro caso é a Dinamarca, localizada na Europa, que possui o território da Groenlândia, uma extensa ilha localizada no extremo norte do continente americano.

As fronteiras terrestres e o intercâmbio cultural

No mundo, diversas fronteiras terrestres são habitadas e caracterizam-se por apresentar um intenso intercâmbio de mercadorias e pessoas. Isso ocorre, por exemplo, na faixa de fronteira entre o território do Brasil e o do Paraguai, entre os municípios de Ponta Porã, no estado do Mato Grosso do Sul; e Pedro Ruán Cabalhêro, no Paraguai.

Outro exemplo são as cidades de Santana do Livramento, no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul; e rivêra, no Uruguai. Como podemos verificar na foto desta página, apenas uma rua e uma praça estabelecem o limite entre os dois países. O frequente contato entre habitantes dêsses dois países nas áreas fronteiriças provoca a troca de hábitos e costumes, como o idioma, os alimentos e as vestimentas, o que, de certa fórma, enriquece a cultura dos moradores da região.

Fotografia. Vista aérea. Um monumento em formato de obelisco no centro de uma praça com a bandeira do Brasil à esquerda e a bandeira do Uruguai à direita. Há árvores ao redor.
Parte do município de Rivera, no Uruguai (à direita), e de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul (à esquerda), em 2020.

Território nacional e soberania

No Brasil, um conjunto de instituições e poderes detém o contrôle e a fiscalização do território nacional. êsse poder é exercido de várias maneiras, por exemplo, ao coibir a entrada ilegal de imigrantes no país, ao combater o tráfico de armas e de drogas nas áreas de fronteira e ao proibir que aeronaves e embarcações estrangeiras entrem clandestinamente em nosso espaço aéreoglossário e em nosso mar territorialglossário .

Todas essas fórmas de poder garantem a soberania do país, a fim de assegurar a integridade territorial e fazer do Brasil uma naçãoglossário independente e reconhecida internacionalmente.

Respostas e comentários

Peça aos alunos que observem em um mapa-múndi exemplos de territórios descontínuos.

Um texto a mais

Para aprofundar os estudos, sugerimos a leitura do texto a seguir, que pode auxiliar os alunos na compreensão do significado dos têrmus fronteira, limite e divisa.

Fronteira e limite

reticências

     A identificação entre “limite” e “fronteira internacional” decorre provavelmente da mobilidade e imprecisão cartográfica que na maior parte do tempo acompanhou o desenvolvimento das sociedades. Mas os Estados modernos necessitam de limites precisos onde possam exercer sua soberania, não sendo suficientes as mais ou menos largas faixas de fronteira. Assim, hoje o “limite” é reconhecido como linha, e não pode, portanto ser habitada, ao contrário da “fronteira” que, ocupando uma faixa, constitui uma zona, muitas vezes bastante povoada onde os habitantes de Estados vizinhos podem desenvolver intenso intercâmbio, em particular sob a fórma de contrabando. reticências

     O limite de um Estado, então, aparece como uma linha puramente imaginária, marcada na superfície terrestre por objetos naturais ou artificiais. Pode-se, portanto, tentar acrescentar outro elemento, ao mesmo tempo distinto tanto do limite quanto da fronteira: trata-se da divisa, isto é, o aspecto visível do limite. Assim, o marco, a baliza, aparecerão como pontos fixos, erguidos pêlo homem, os quais, alinhavados, expressam o limite de jurisdição dos Estados.

     A divisa por fim é o limite que se apoia geralmente em cursos d’água, cristas montanhosas, coordenadas geográficas ou outras linhas geodésicas. reticências

Mártin, André Roberto. Fronteiras e nações. 3. edição São Paulo: Contexto, 1997. página 4748 (Repensando a Geografia).

Soberania e Estado-nação

Quando uma nação tem um território e um govêrno soberano, ou seja, detentor do poder político e de decisão dentro de seu território nacional, constitui um Estado, também chamado Estado-nação. O Brasil, por exemplo, é um Estado, pois detém o contrôle de seu território.

Contudo, muitas nações não têm soberania sôbre o território em que vivem. êsse é o caso, por exemplo, das nações indígenas do Brasil, como os Xavante, os Ianomâmi, os Terena e os , que vivem em territórios controlados pelo govêrno federal. Em outros lugares do mundo, também existem nações que não têm territórios autônomos, como o caso dos curdos e dos palestinos, no Oriente Médio; e dos tibetanos, na China.

dêsse modo, a noção de território não deve ser entendida apenas como a superfície ou a área de um país, mas também como o espaço que é ocupado, construído e transformado pêlas pessoas que nele vivem e é reconhecido politicamente perante os demais países.

O contrôle e a fiscalização das fronteiras são responsabilidade da Polícia Federal e do Exército brasileiro.

Fotografia. Destaque para um carro em um posto de fiscalização com o logotipo da Receita Federal.
pôsto de fiscalização da Receita Federal, localizado em Foz do Iguaçu, Paraná, na divisa entre Brasil e Paraguai, em 2020.

O Brasil é uma federação

O Brasil é uma federação, ou seja, um país que reúne unidades menores do território administrativamente autônomas, mas que respondem a um poder político central. Ao todo são 27 unidades federativas que o país tem atualmente: 26 estados e 1 Distrito Federal, onde está sediado o govêrno federal.

Respostas e comentários

Um texto a mais

No estudo do tema Soberania e Estado-nação, propomos a leitura dos artigos 22 e 142 da Constituição Federal do Brasil, apresentados a seguir, que tratam da soberania e da segurança do território nacional:

Título três - Da Organização do Estado

reticências

     Capítulo dois - Da União

reticências

Artigo 22. Compete privativamente à União legislar sôbre:

reticências

vinte e oito - defesa territorial, defesa aeroespacial, defesa marítima, defesa civil e mobilização nacional.

reticências

Título cinco - Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas

reticências

     Capítulo dois - Das fôrças Armadas

Artigo 142. As fôrças Armadas, constituídas pêla Marinha, pêlo Exército e pêla Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer dêstes, da lei e da ordem.

reticências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. trigésima quinta edição São Paulo: Saraiva, 2005. página 23; 28; 30; 105; 107 (Coleção Saraiva de Legislação).

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Explique com suas palavras a afirmação a seguir.

      O Brasil é considerado um país de dimensões continentais.

  1. Em quais estados localizam-se os pontos extremos do país?
  2. Algumas vezes, os têrmus fronteira e limite são utilizados como se tivessem o mesmo significado. Explique com suas palavras a diferença entre êles.
  3. De acôrdo com o mapa da página 20, escreva no caderno:
    1. o nome de dois países localizados a oeste do Brasil.
    2. o nome dos países da América do Sul que não fazem divisa com o Brasil.
  4. O Brasil é um Estado-nação? Explique por quê.

A curiosidade nos ajuda a querer aprender cada vez mais. Explore sua curiosidade fazendo questionamentos e buscando respostas para suas dúvidas.

Aprofundando os conhecimentos

6. Observe a foto. Depois, responda às questões no caderno.

Fotografia. Destaque para uma pessoa fazendo pintura no rosto de uma criança indígena. Ela passa o pincel na bochecha do menino e segura um potinho com tinta acima da cabeça dele.
Adulto pintando o rosto de uma criança indígena na aldeia São José, em Campinópolis, Mato Grosso, em 2021.
  1. Descreva as características expressas na foto que identificam indígenas como pertencentes a uma nação.
  2. Com base nos estudos dêste capítulo, explique por que o povo Xavante não tem soberania sôbre o território onde vive.
Respostas e comentários

1. Resposta: Possível resposta: O Brasil é considerado um país com dimensões continentais porque tem uma grande extensão territorial. É importante que os alunos reconheçam que o Brasil é um país extenso. êles podem justificar a resposta dizendo que é o quinto maior país do mundo ou que sua extensão é comparada à de um continente como a Europa, que tem 9,9 milhões de quilômetros quadrados.

2. Resposta: Roraima (extremo norte), Rio Grande do Sul (extremo sul), Acre (extremo oeste), Paraíba (extremo Léste).

3. Resposta: Possível resposta: Limite é a linha que indica até onde o território de um país se estende. Os limites são reconhecidos pelos países mediante acôrdos e tratados. Por sua vez, a fronteira é uma faixa de terra que se estende ao longo dos limites de um país, podendo ser terrestre ou marítima.

4. a) Resposta: Possível resposta: Equador, Peru, Bolívia e Paraguai.

4. b) Resposta: Equador e Chile.

5. Resposta: Sim. Porque o Brasil é uma nação que tem um território e um govêrno soberano.

6. a) Resposta: A tradição de fazer pinturas corporais como uma expressão cultural, além de outras características físicas e de adornos que utilizam.

6. b) Resposta: O povo Xavante não tem soberania sôbre o território onde vive porque o govêrno federal brasileiro é quem controla o território.

  • As atividades apresentadas nesta página permitem o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero três e da Competência geral 3 da Bê êne cê cê, promovendo a valorização da cultura de outros povos que vivem no país.
  • A questão 6 auxilia no desenvolvimento da prática de argumentação. Por isso, durante a atividade, instigue os alunos a fundamentar e a esclarecer suas opiniões, aprimorando a capacidade de argumentação.
  • Aproveite o trabalho desta e de outras páginas de atividades do livro para provocar a curiosidade dos alunos, a fim de que procurem aprender coisas novas, tendo interesse pelo aprendizado. Explorando a curiosidade, eles desenvolvem aspectos da Competência geral 1, pois buscam conhecimentos historicamente construídos para explicar a realidade e, ao mesmo tempo, são incentivados a continuar aprendendo.

Sugestão de avaliação

Proponha aos alunos a atividade a seguir e utilize-a como fórma de avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Responda às questões propostas sôbre o território brasileiro.

a) Escreva o nome de três países que fazem fronteira com o Brasil.

b) Quais são os pontos extremos norte e sul do nosso país? E os pontos extremos Léste e oeste?

c) Explique a diferença entre limite e fronteira.

Respostas

a) Resposta pessoal. Os alunos podem citar Guiana, Venezuela Peru, Paraguai, Argentina, Uruguai etcétera

b) O ponto extremo norte do Brasil é o monte Caburaí, em Roraima; o ponto extremo sul é o arroio Chuí, no Rio Grande do Sul. O ponto extremo leste é a Ponta do Seixas, na Paraíba; o ponto extremo oeste é a serra Contamana, no Acre.

c) Os limites são linhas imaginárias, traçadas sôbre pontos de referência, que dividem o território de dois países. Fronteira é uma faixa de terra que se estende ao longo dos limites de um país.

Algo a mais

Conheça diversas informações a respeito dos conceitos de fronteiras e limites no livro Fronteiras e nações, de André Roberto Martin. 

> MARTIN, André Roberto. Fronteiras e nações. São Paulo: Contexto, 1997.

Glossário

Arroio
: pequeno curso de água, semelhante a um rio, mas com menor quantidade de água.
Voltar para o texto
Espaço aéreo 
:área de um país projetada acima de seu território e que está dentro de seus limites e de seu domínio territorial.
Voltar para o texto
Mar territorial 
:faixa de mar sob domínio da nação que êle banha.
Voltar para o texto
Nação 
:povo que tem aspectos culturais herdados de um passado histórico comum, como a língua, os costumes e o modo de vida.
Voltar para o texto