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Transcrição do áudio

[Apresentador] Transporte e território no Brasil  [Apresentador][tom de voz animado]Olá, meu nome é Pedro. [Apresentadora][tom de voz animado]E eu sou a Rosana. [Apresentador][tom de voz animado]Neste podcast, vamos falar sobre a importância dos diferentes meios de transporte na integração do território brasileiro. [Apresentadora][tom de voz explicativo]As redes de transporte são fundamentais para a integração do território. Afinal, é a partir delas que pessoas e mercadorias se movimentam de um lugar para o outro. Por isso, é muito importante estudá-las.   [Apresentador][tom de voz explicativo]Antes mesmo da chegada dos europeus à América, existiam diferentes caminhos utilizados na realização das trocas comerciais. [Apresentadora][tom de voz explicativo]Um dos mais conhecidos é o Caminho de Peabiru, que interligava o atual litoral brasileiro às áreas sob o controle do Império Inca. [Apresentador][tom de voz explicativo]Então, Rosana, quer dizer que era possível ir das praias brasileiras até as montanhas do Peru? [Apresentadora][tom de voz explicativo]Isso mesmo, Pedro. Era um conjunto de caminhos de cerca de três mil quilômetros, utilizado pelos indígenas.  [Apresentador][tom de voz explicativo]Com o início da colonização, a maior parte da população brasileira se estabeleceu no litoral, com a fundação das primeiras cidades. [Apresentadora][tom de voz explicativo]Vamos lembrar que nesse período a vida colonial era muito ligada ao oceano e que, por isso, a comunicação entre as principais cidades e entre elas e o exterior se dava por ele. Isso foi determinante para a ocupação do litoral. [Apresentador][tom de voz explicativo]Bem lembrado! A articulação entre os centros urbanos litorâneos no Brasil da época ocorria pela navegação de cabotagem, por onde eram transportadas mercadorias e pessoas. A expressão cabotagem é usada para o transporte ao longo da costa. [Apresentadora][tom de voz explicativo]Mas, e as ferrovias que vemos em alguns locais do Brasil, como se desenvolveram?  [Apresentador][tom de voz explicativo]As primeiras estradas de ferro no Brasil foram implementadas durante o século dezenove. Tinham como objetivo escoar a produção realizada no interior para os portos das cidades litorâneas, de onde as mercadorias eram enviadas para o exterior. [Apresentadora][tom de voz explicativo]E essas linhas ferroviárias eram integradas? Quer dizer, era possível ir de sul a norte do Brasil por meio delas, como acontece com a navegação de cabotagem? [Apresentador][tom de voz explicativo]Não, porque cada ferrovia fazia o caminho interior-litoral, e a sua integração com as demais linhas era difícil.  [Apresentador][tom de voz explicativo]A integração entre as regiões brasileiras se efetivou a partir da década de mil novecentos e cinquenta, durante o governo de Juscelino Kubitschek. O meio de transporte escolhido para essa integração foi o rodoviário.  [Apresentador][tom de voz curioso]Rosana, os nossos ouvintes devem estar se perguntando por que as rodovias foram escolhidas, já que o Brasil possuía ferrovias e navegação de cabotagem. Explica para a gente? [Apresentadora][tom de voz explicativo]As rodovias, Pedro, tinham um custo de implantação inferior à sua principal alternativa, as ferrovias. Além disso, existia interesse de impulsionar a industrialização do Brasil através da atração de empresas automobilísticas estrangeiras, como de fato ocorreu posteriormente. [Apresentador][tom de voz explicativo]Vamos lembrar que as indústrias automobilísticas atraem muitas outras indústrias, como as de autopeças. Então, uma indústria de caminhões movimenta a economia do país e ajuda no desenvolvimento da indústria. Foi por esse motivo que o governo brasileiro priorizou o transporte rodoviário.   [Apresentador][tom de voz explicativo]Ainda hoje, a integração por via terrestre entre as regiões do Brasil ocorre pelas rodovias. O transporte rodoviário, porém, é pouco eficiente para transportes de longas distâncias. Isso porque os caminhões consomem mais combustível se comparado com as ferrovias e as hidrovias. Tal fato encarece o custo do transporte e, logo, também os preços das mercadorias que utilizamos. Vale lembrar que o Brasil é um país de tamanho continental.[Apresentadora][tom de voz explicativo]E esse problema é agravado pelas péssimas condições das rodovias em nosso país, algumas malconservadas, outras ainda sem asfaltamento.  [Apresentador][tom de voz explicativo]Verdade. Mas também temos que nos lembrar dos portos! Em uma economia globalizada, eles são fundamentais para o embarque e o desembarque de mercadorias. [Apresentadora][tom de voz explicativo]Temos que lembrar que a maioria das trocas comerciais entre os países ocorre por meio dos oceanos. Por isso, os portos são muito importantes para a economia do Brasil! [Apresentador]Apesar disso, existem ainda muitos problemas envolvendo a infraestrutura de acesso aos portos. O Brasil investe menos que o necessário na modernização dos portos, o que causa o chamado gargalo infraestrutural, que é quando o sistema de transporte não dá conta de movimentar as mercadorias com agilidade e eficiência. [Apresentadora][tom de voz de satisfação]Muito interessante aprender sobre as redes de transporte no Brasil e os seus desafios. Acho que vou indo, pois meu trem já vai partir. [Apresentador][tom de voz animado]Me espere, Rosana! Vou com você. Tchau, pessoal!  [Apresentador] Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound.  

CAPÍTULO 2 A integração do território brasileiro

Como vimos, o Brasil é um país de grande extensão territorial. Por isso, os meios de transporte são muito importantes para promover a ligação entre as áreas mais distantes do país, sobretudo as separadas por várias centenas e até milhares de quilômetros de distância.

A ligação entre lugares tão distantes depende de uma rede de transportes formada por rodovias, ferrovias, portos e aeroportos espalhados pêlas regiões do país. Por essa rede de transportes circula, diariamente, grande volume de mercadorias e de pessoas.

Observe atentamente o gráfico, o qual mostra a distribuição dos diferentes tipos de transporte de cargas no Brasil.

Brasil: movimentação dos tipos de transporte de cargas (2020)

Gráfico. Brasil: movimentação dos tipos de transporte de cargas (2020). 
65 por cento Rodoviário com a ilustração de caminhões. 15 por cento Ferroviário com a ilustração de trens. 16 por cento Hidroviário com a ilustração de um navio com contêineres. 4 por cento Aéreo e outros com a ilustração de um avião.

Fonte de pesquisa: CONFEDERAÇÃO Nacional do transporte. Boletins técnicos. Disponível em: https://oeds.link/OqBZrx. Acesso em: 7 abril 2022.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

De acôrdo com o gráfico, responda às questões no caderno.

Questão 1.

Qual é o tipo de transporte mais utilizado para transportar cargas pêlo Brasil?

Questão 2.

Qual é a participação das ferrovias e das hidrovias na movimentação das cargas em nosso país?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: O rodoviário.

Questão 2. Resposta: Ferrovias: 15%; hidrovias: 16%. Professor, professora: Apresente aos alunos, se possível, um mapa de transportes do Brasil e peça-lhes que observem os principais eixos de ligação e integração do estado em que moram com o restante do país.

Objetivos do capítulo

  • Compreender o papel dos meios de transporte na integração do território nacional brasileiro.
  • Analisar a situação atual dos diferentes meios de transporte no Brasil, seus principais problemas e desafios.
  • Perceber a importância dos meios de comunicação na integração do território nacional.

Justificativas

Com o estudo dêste capítulo, os alunos poderão compreender como a rede de transportes está organizada em nosso país e analisar o papel e a importância dos diferentes meios de transporte (rodoviário, hidroviário e aéreo) na integração do território nacional, explorando as habilidades ê éfe zero sete gê ê zero sete, ê éfe zero sete gê ê zero nove e ê éfe zero sete gê ê um zero. Já ao estudar o predomínio das rodovias, êles terão condições de refletir sôbre aspectos da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero seis.

Ainda neste capítulo, êles também terão a oportunidade de identificar a importância das redes de comunicação (rádio, televisão, jornal, telefonia e internet) na circulação das informações e na integração do território.


O gráfico e as questões propostas nesta página possibilitarão o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê um zero da Bê êne cê cê.

Sugestão de avaliação

Antes de iniciar o estudo do tema proposto nesta página, pergunte aos alunos qual meio de transporte é mais utilizado em nosso país. Investigue se êles reconhecem que no Brasil há o predomínio do meio de transporte rodoviário. Embora em algumas localidades do país outros meios de transportes possam ser mais utilizados, como o hidroviário em algumas áreas na Região Norte, de modo geral, no Brasil, o transporte rodoviário é predominante.

O predomínio das rodovias

A maior parte do transporte de cargas no Brasil é feita por meio de rodovias, enquanto as ferrovias e as hidrovias respondem por uma participação bem menor.

A expansão do transporte rodoviário no país teve início na década de 1950, quando o govêrno brasileiro passou a priorizar a abertura de novas estradas como fórma de promover a integração entre as diversas áreas do território. Essa expansão também foi incentivada por contribuir para o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil, aumentar a frota de veículos e acelerar a construção de novas estradas.

Fotografia em preto e branco. Carros trafegando em uma via com um viaduto ao fundo. Há muitas pessoas na lateral da via e em cima do viaduto observando os carros.
Inauguração da rodovia Presidente Dutra, São Paulo, capital do estado, em 1950.

Ao priorizar o desenvolvimento do transporte rodoviário em detrimento das ferrovias e hidrovias, muitos incentivos e investimentos foram direcionados para a construção de novas estradas, o que resultou na expansão da malha rodoviária. Muitas estradas foram construídas com o objetivo de integrar as áreas menos povoadas das principais cidades e promover o processo de interiorização do território. Entre essas estradas estão as rodovias Belém-Brasília, Cuiabá-Pôrto Velho e Cuiabá-Santarém.

Com a abertura dessas estradas, ocorreram várias transformações no território brasileiro, como a intensificação dos fluxos migratórios de pessoas em direção ao interior do país; a formação e o crescimento de cidades; a expansão das atividades agropecuárias em áreas até então menos povoadas e, consequentemente, a transformação de suas paisagens.

Respostas e comentários

Um texto a mais

Para aprofundar o debate sôbre a importância do transporte rodoviário no Brasil, leia o texto a seguir para os alunos com importantes informações a respeito desse tema.

A construção do rodoviarismo

     Quando pensamos sôbre o rodoviarismo nos vêm à mente, mais forte e imediatamente, os anos 1950, Brasília, as montadoras de automóveis e o govêrno Jota Ka. De fato, durante o govêrno Juscelino cubishéqui (1955-1960) foi implementada uma articulada política de atração das indústrias automobilísticas estrangeiras, com a criação do – Grupo Executivo da Indústria Automobilística – em 1956. Mas se fortaleceu, igualmente, uma outra tendência no setor de transportes: a do desmonte das ferrovias. A política rodoviária/automobilística veio acompanhada de uma progressiva desativação de ramais e de estradas de ferro. Tal diretriz foi executada durante a ditadura civil-militar (1964-1984), em que as chamadas ferrovias estratégicas foram priorizadas para transporte de grãos e de minérios, enquanto se extinguiram mais de 10 mil quilômetros de trilhos de ramais do interior, notadamente de passageiros. Não bastou, todavia, uma política de desativação. Foi preciso criar uma cultura que privilegiava aquilo que aparecia como novo, calcado na expansão da indústria de automóveis e na construção das correlatas e necessárias obras rodoviárias.

     A modernização de trens de passageiros não mais interessava e foi considerada dispendiosa e desnecessária. As rodovias cumpririam, então, o papel da integração, numa mobilidade mais veloz. reticências

PAULA, Dilma Andrade de. Estado, sociedade civil e hegemonia do rodoviarismo no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/7gcF55. Acesso em: 9 maio 2022.

Atualmente, o Brasil tem cêrca de 1,7 milhão de quilômetros de estradas de rodagem. dêsse total, porém, apenas aproximadamente 12%, o que corresponde a 212 mil quilômetros, são estradas pavimentadas.

Observe o mapa e veja o atual traçado das principais rodovias federais no Brasil.

Brasil: principais rodovias (2020)

Mapa. Brasil: principais rodovias (2020). 
As rodovias são representadas em todo o território, em menor quantidade nas Regiões Norte e Centro-oeste e em maior quantidade no Sudeste, Sul e Nordeste. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 390 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: BRASIL. Empresa de Planejamento e Logística. Observatório Nacional de Transporte e Logística. Anuário estatístico de transportes 2010 2020. Disponível em: https://oeds.link/5TJsH4. Acesso em: 7 abril 2022.

Questão 3.

Com base no mapa, responda às questões a seguir no caderno.

  1. Quais são as áreas do território brasileiro que concentram as principais rodovias?
  2. Escreva também em quais áreas do país há poucas rodovias.
  3. Pesquise, em mapas rodoviários, o nome de uma importante rodovia que liga a unidade federativa onde você mora ao restante do país.
Fotografia. Vista do alto. Rodovia em pista dupla com vegetação rasteira nas margens. Ao fundo, vegetação densa. Há três veículos na via.
Rodovia no município de Rosário Oeste, Mato Grosso, em 2021.
Respostas e comentários

3. a) Resposta: As rodovias estão mais concentradas na porção Léste do país.

3. b) Resposta: Na Região Norte, há poucas rodovias, principalmente na área ocupada pêla floresta Amazônica.

Questão 3. c) Resposta pessoal. Auxilie os alunos na realização da pesquisa. 

  • Aproveite a oportunidade do trabalho com o tema O predomínio das rodovias nas páginas 25 e 26 e convide um caminhoneiro para ser entrevistado pelos alunos. Na entrevista, busque mostrar à turma a importância dessa profissão para o transporte de cargas no Brasil e também as dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros em seu dia a dia, como a situação precária de várias rodovias do país. A entrevista permite desenvolver uma prática voltada para a introdução às noções básicas de pesquisa com a produção de uma entrevista. Nesse caso, êles vão exercitar a habilidade de organizar o processo da pesquisa desde o seu início, pensando nas questões a serem feitas, nas pessoas a serem entrevistadas, na organização dos dados obtidos (pode-se trabalhar a questão de dados quantitativos qualitativos) e na análise e na sistematização dos dados obtidos, construindo um resultado, que pode ser a produção de um texto no qual todos apresentem as principais informações coletadas durante a entrevista.
  • O texto, o mapa e as questões apresentados nesta página possibilitarão o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero sete e ê éfe zero sete gê ê zero nove e também da Competência específica de Ciências Humanas 7 da Bê êne cê cê, uma vez que os alunos analisarão o papel das redes de transporte do Brasil por meio da leitura e da análise do mapa apresentado.
  • Os alunos podem realizar a pesquisa no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (deníti), disponível em: https://oeds.link/fUwNM6. Acesso em: 3 jun. 2022.

Atividade a mais

O estudo sôbre as rodovias no Brasil pode ser complementado com a realização de uma entrevista com um profissional do setor (caminhoneiro, motorista de ônibus interestadual etcétera). Para isso, peça aos alunos que façam a entrevista com algum morador local. Caso não seja possível, você poderá promover a entrevista na própria escola. Nesse caso, organize previamente a entrevista, convidando o entrevistado e escolhendo a data e o local do encontro. Distribua a turma na fórma de uma grande mesa redonda e peça ao entrevistado que explique como é a sua vida profissional, quais são as dificuldades que enfrenta, como é sua rotina de trabalho, do que mais gosta nessa profissão etcétera Após essa explanação, solicite aos alunos que façam perguntas ao entrevistado, questionando-o sôbre as informações já apresentadas e outras ainda não abordadas.

A situação das rodovias brasileiras

Na malha rodoviária brasileira, existem muitas rodovias que se encontram em condições bastante precárias. Isso acontece principalmente em razão dos baixos investimentos do govêrno ao longo dos últimos anos. A deterioração das estradas também se deve ao excesso de pêso dos caminhões que trafegam pêlas estradas aproveitando a falta de fiscalização.

Estradas esburacadas e sem sinalização são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos motoristas que viajam pêlas rodovias brasileiras. Essas condições precárias representam um sério risco à segurança dos usuários e, além disso, ocasionam outros prejuízos, como maior demora nas viagens, desgaste excessivo dos veículos e encarecimento do custo do transporte.

Fotografia. Um ônibus parado em uma estrada sem pavimentação. Há vegetação e postes nas margens.
Ônibus parado em atoleiro em uma rodovia em Brazlândia, Distrito Federal, em 2020.

Pedágios: a privatização das estradas

Embora a população já pague impostos específicos para a manutenção e a construção de novas estradas, a falta de recursos e, muitas vezes, de interêsse em promover a melhoria da malha rodoviária levou alguns estados a implantar programas de privatização de suas principais estradas. A privatização consiste em transferir o contrôle e o gerenciamento das estradas para empresas privadas, que lucram com a cobrança de pedágios e passam a ser responsáveis por investir recursos na melhoria e na conservação das vias.

Por um lado, o sistema de privatização vem melhorando as condições das estradas, mas, por outro, êle também aumenta o custo do transporte, pois o valor pago nos pedágios encarece o valor das viagens, dos fretes e das passagens.

Fotografia. Vista aérea. Caminhões e outros veículos atravessando um pedágio.
Praça de pedágio em rodovia localizada no município de José Bonifácio, São Paulo, em 2021.
Respostas e comentários

A proposta do tema relacionado ao estado e à situação das rodovias brasileiras permitirá o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero seis da Bê êne cê cê.

Atividade a mais

  • Aproveite a oportunidade do trabalho abordando a situação das rodovias brasileiras para explorar o tema contemporâneo transversal Educação para o trânsito. Para isso, proponha um trabalho de campo com os alunos por algumas ruas da cidade onde os alunos moram para que êles possam avaliar as condições dessas vias. Oriente-os a observar e fazer anotações ou croquis a respeito da observação da paisagem e de aspectos como condições do asfalto, sinalização de trânsito, fluxo de automóveis etcétera
  • De volta à sala de aula, promova uma conversa a respeito dos itens observados durante o trabalho de campo. Oriente os alunos a refletir sôbre a situação das vias observadas, destacando questões como buracos no asfalto ou falta ou má conservação da sinalização, como placas, faixas, semáforos, entre outros problemas que geram riscos de acidentes para os usuários (pedestres e motoristas).

Metodologias ativas

Para complementar o estudo sôbre a privatização (pedágios) das rodovias brasileiras, proponha aos alunos a metodologia linha de ideias (line up). Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual.

Organize a atividade dentro da sala de aula ou no pátio da escola. Fixe uma fita adesiva no chão (simulando uma linha) ou desenhe uma linha com giz de lousa. Faça uma marcação no centro da linha, dividindo-a em duas partes iguais. Em seguida, faça à turma perguntas sôbre os pedágios nas estradas brasileiras. Por exemplo: “Os preços cobrados nos pedágios são justos?”; “As estradas poderiam ser melhores mesmo sem a cobrança de pedágios?”; “Os pedágios trazem vantagens aos usuários?”; “Você é a favor dos pedágios?”. Para cada pergunta, os alunos terão de se posicionar à esquerda ou à direita da linha de ideias conforme o que pensam a respeito dela – de um lado, mais contrários e, de outro, mais a favor das questões levantadas. Com base nas respostas, proponha a realização de um debate em sala de aula abordando as opiniões a favor e contra os pedágios.

As ferrovias no Brasil

Antes da expansão das rodovias, o principal meio de transporte utilizado no Brasil eram as ferrovias, construídas no século dezenove, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, para escoar a produção cafeeira até os portos exportadores.

Nas primeiras décadas do século passado, ainda no auge da cultura cafeeira, a malha ferroviária brasileira estendia-se por cêrca de 30 mil quilômetros. Atualmente, essa malha é bastante precária, e sua extensão permanece praticamente a mesma do início do século vinte. Além de sua extensão reduzida, se comparada ao tamanho do país, as ferrovias encontram-se muito mal distribuídas pêlo território, concentrando-se principalmente na porção centro-sul.

pêlo fato de as ferrovias terem sido construídas para escoar a produção cafeeira entre o final do século dezenove e o início do século vinte, o traçado das linhas não foi planejado para promover a integração entre as regiões do país e, portanto, elas não chegam até as atuais áreas de fronteira agrícola.

Na tentativa de sanar êsse problema, grandes investimentos públicos e privados foram aplicados na construção de duas importantes ferrovias: a Ferronorte, ligando Cuiabá, no Mato Grosso, a Santarém, no Pará; e a ferrovia Norte-Sul, ligando Barcarena, no Pará, a Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Veja, no mapa, o traçado das principais ferrovias do país.

Brasil: principais ferrovias (2020)

Mapa. Brasil: principais ferrovias (2020). 
Ferrovias em operação: presentes em maior quantidade no sudeste, sul, menor quantidade no nordeste e poucas no centro-oeste e norte. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 465 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 141.

Respostas e comentários

O trabalho sôbre As ferrovias no Brasil possibilitará o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero sete e ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê, uma vez que os alunos poderão analisar a influência dessa rede de transporte por meio do texto e da interpretação do mapa temático apresentado.

Atividade a mais

Proponha a atividade a seguir para os alunos.

> Pesquise o nome de uma importante ferrovia do estado onde mora. Para realizar a pesquisa, sugira aos alunos a consulta a livros ou o acesso a sites do govêrno federal, como o do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (deníti), disponível em: https://oeds.link/fUwNM6. Acesso em: 3 junho 2022.

As hidrovias no Brasil

Assim como ocorre com as ferrovias brasileiras, as hidrovias têm uma participação reduzida no transporte de cargas do país, embora no Brasil existam rios extensos e com grande potencial para a navegação.

Hoje em dia, o transporte hidroviário é mais utilizado na Amazônia, onde os rios que atravessam a densa floresta constituem, muitas vezes, a única via de ligação entre cidades e povoados espalhados pêla região. Nos últimos anos, porém, algumas hidrovias começaram a ser mais exploradas, sobretudo para o transporte de produtos agrícolas, como a hidrovia Tietê-Paraná, no estado de São Paulo.

Apesar de o transporte hidroviário apresentar vantagens econômicas em relação aos demais, o funcionamento de hidrovias também depende de investimentos em infraestrutura, como construção de portos para embarque e desembarque de mercadorias, eclusasglossário e dragagemglossário . Verifique, no mapa, as principais hidrovias do país.

Brasil: principais hidrovias (2017)

Mapa. Brasil: principais hidrovias (2017). Na Região norte: Negro, Japurá, Branco, Amazonas, Purus, Tapajós, Juruá, Madeira, Araguaia, Xingu, Tocantins. Na Região Nordeste: Parnaíba, São Francisco. No Centro-oeste: Juruena, Teles Pires, Piqueri, Paranaíba. No Sudeste: Grande, Tietê, Paranapanema, Paraíba do Sul.
No Sul: Iguaçu, Jacuí, Uruguai. 
No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita e a escala: 400 quilômetros por centímetro. No canto superior direito, a rosa dos ventos.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 141.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 4.

Verifique, no mapa, se na unidade federativa onde você mora há alguma hidrovia. Ela faz ligação com outras cidades? Quais?

Respostas e comentários

Questão 4. Resposta pessoal.

  • O trabalho sôbre as hidrovias no Brasil possibilitará o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero sete e ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê, uma vez que os alunos poderão analisar a influência dessa rede de transporte por meio das informações apresentadas e também da análise do mapa temático disponibilizado nesta página.
  • A respeito do transporte hidroviário, comente com os alunos que, assim como ocorre com as ferrovias brasileiras, as hidrovias também têm uma participação reduzida no transporte de cargas do país, mesmo que no Brasil existam rios extensos e com grande potencial para a navegação.
  • Atualmente, o transporte hidroviário é mais utilizado na região amazônica, onde os rios que atravessam a densa floresta constituem, muitas vezes, a única via de ligação entre cidades e povoados espalhados pêla região. Recentemente, porém, algumas hidrovias começaram a ser mais exploradas, sobretudo para o transporte de produtos agrícolas, como a hidrovia Tietê-Paraná, no estado de São Paulo.

Diferentes vias de transporte

Qual seria a melhor opção para o transporte de cargas em um país de dimensões territoriais tão grandes como o Brasil?

Observe o gráfico a seguir, que mostra a distribuição do transporte de cargas realizado por diferentes vias no Brasil e em alguns países do mundo.

Uso das diferentes vias de transporte de cargas no Brasil e em países selecionados (2015)

Gráfico. Uso das diferentes vias de transporte de cargas no Brasil e em países selecionados (2015). 
Rússia. Ferroviária: 81 por cento. Rodoviária: 8 por cento. Hidroviária e outras: 11 por cento. 
Canadá. Ferroviária: 46 por cento. Rodoviária: 43 por cento. Hidroviária e outras: 11 por cento. Estados Unidos. Ferroviária: 43 por cento. Rodoviária: 32 por cento. Hidroviária e outras: 25 por cento. China. Ferroviária: 37 por cento. Rodoviária: 50 por cento. Hidroviária e outras: 13 por cento. Brasil. Ferroviária: 15 por cento. Rodoviária: 65 por cento. Hidroviária e outras: 20 por cento.

Fonte de pesquisa: . Emissões dos setores de energia, processos industriais e uso de produtos. Disponível em: https://oeds.link/SaEORz. Acesso em: 7 abril 2022.

Ícone ‘Em grupo’.

Questão 5.

Compare a participação do transporte rodoviário no Brasil com a de outros países do mundo e converse com os colegas sôbre o que é possível concluir a respeito da rede de transportes nesses países.

  

O gráfico revela que, ao contrário do Brasil e da China, que privilegiam o transporte rodoviário, outros países, como a Rússia, o Canadá e os Estados Unidos deram prioridade ao desenvolvimento de ferrovias.

A utilização do transporte ferroviário representou uma grande vantagem para a economia dêsses países. Também poderia ser vantajoso para o Brasil, pois o custo do transporte rodoviário, sobretudo entre longas distâncias, é bem mais elevado que o do transporte por trens ou embarcações.

Diante disso, de uma fórma geral, vemos que o transporte rodoviário deveria ser utilizado no país apenas para percorrer pequenas distâncias, o que ocasionaria uma redução nos custos do transporte de cargas.

Respostas e comentários

5. Resposta: É possível concluir que, entre os países citados, o Brasil e a China privilegiam as rodovias. Nos demais, o transporte ferroviário é priorizado.

O texto e os gráficos apresentados nas páginas 30 e 31 possibilitam o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero seis e ê éfe zero sete gê ê um zero da Bê êne cê cê, uma vez que os alunos terão acesso às informações relacionadas à circulação de cargas e mercadorias por meio da leitura e da interpretação do gráfico apresentado.

Algo a mais

Para obter mais informações a respeito das hidrovias e das ferrovias no território brasileiro, acesse o ­site indicado a seguir.

> Ferrovias. Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (á êne tê éfe). Disponível em: https://oeds.link/ehiM9m. Acesso em: 3 junho 2022.

Além disso, um sistema que integrasse rodovias, ferrovias e hidrovias poderia tornar-se mais eficiente para o Brasil. No caso do escoamento da produção agrícola, por exemplo, as rodovias serviriam para transportar a safra das lavouras até os portos ou as ferrovias mais próximos, de onde seguiriam em embarcações ou trens. Isso representaria uma economia nos gastos com o frete e resultaria na redução do preço dos produtos, tornando-os mais competitivos no mercado.

Para transportar mil toneladas de carga pêlas rodovias, por exemplo, gastam-se aproximadamente 15 litros de combustível por quilômetro rodado. Nas ferrovias, o deslocamento dessa mesma carga por igual distância consome 6 litros e, nas hidrovias, apenas 4 litros.

Observe o esquema desta página. êle mostra um comparativo da capacidade de cargas entre os meios de transporte hidroviário, ferroviário e rodoviário e a ocupação do espaço físico de cada um deles.

Capacidade de carga e ocupação de espaço físico (2011)

Esquema. Capacidade de carga e ocupação de espaço físico (2011). Espaço ocupado para carregar aproximadamente 6000 toneladas de mercadoria. Modal Hidroviário - 1 comboio duplo Tietê (4 chatas e empurrador). Total: 150 metros. Ilustração. Um navio puxando quatro plataformas com retângulos amarelos. Modal Ferroviário - 2,9 comboios Hopper (86 vagões de 70 toneladas). Ilustração. Oitenta e seis vagões agrupados. Total: 1,7 quilômetros. Modal Rodoviário - 172 carretas com 35 toneladas de carga cada uma. Total: 3,5 quilômetros, sendo 26 quilômetros em movimento. Ilustração. Centro e setenta e duas carretas agrupadas.

Fonte de pesquisa: CARVALHO, Casemiro Tércio (). A atividade hidroviária no estado de São Paulo: investimentos e projetos. govêrno do Estado de São Paulo. Secretaria de Estado de Logística e Transportes, 2011. Disponível em: https://oeds.link/SvZ7TB. Acesso em: 7 abril 2022.

Respostas e comentários
  • Oriente os alunos na leitura do gráfico e auxilie-os a perceber que o espaço ocupado para carregar aproximadamente 6 mil toneladas de mercadoria é o mesmo que: 1 comboio duplo Tietê no modal hidroviário; 2,9 comboios Hopper no modal ferroviário; 172 carretas no modal rodoviário.
  • Verifique possíveis dificuldades na leitura dos dados apresentados e, se necessário, auxilie-os a compreender as informações representadas.

O transporte aéreo

O transporte aéreo é o meio de transporte mais rápido e também o mais caro. Em razão do elevado custo de manutenção das aeronaves e do espaço limitado para o transporte de cargas, o frete do transporte aéreo acaba por ter um custo bastante elevado. Por isso, êle é utilizado, geralmente, para o transporte de pessoas, de cargas perecíveis, como flores e frutas, e de cargas com alto valor agregado, como aparelhos eletrônicos.

Os transportes e a integração do Brasil com o mundo

Além de promover a integração entre as diferentes regiões do território nacional, a rede de transportes proporciona a ligação do Brasil com os demais países. Essa ligação ocorre, principalmente, por meio dos principais portos e aeroportos, pelos quais circula um grande número de pessoas e um enorme volume de mercadorias que chegam dos mais diferentes lugares do mundo e partem para diversos destinos.

O Brasil exporta gêneros agrícolas (café, soja, suco de laranja), recursos minerais (alumínio, minério de ferro, óleos combustíveis) e produtos de alta tecnologia (automóveis, aviões). Os portos brasileiros desempenham um importante papel no desenvolvimento das relações comerciais que o Brasil mantém com diversos países. Observe o mapa a seguir.

Brasil: principais relações comerciais (2021)

Mapa. Brasil: principais relações comerciais (2021). 
Parceiros comerciais do Brasil: China, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Chile, Alemanha, Índia e Rússia. 
Exportação/Importação (em bilhões de dólares, 2021). 
Exportação – 50 a 90 bilhões: do Brasil para China. 30 a 49 bilhões: do Brasil para os Estados Unidos. 
5 a 15 bilhões: do Brasil para Holanda, Chile e Argentina. 
Importação – 30 a 49 bilhões: dos Estados Unidos e China para o Brasil. 
5 a 15 bilhões: da Alemanha, Índia e Argentina para o Brasil. 
No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala: 2055 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Comex stat. Disponível em: https://oeds.link/zc6IlD. Acesso em: 7 abril 2022.

Respostas e comentários
  • Ao iniciar o trabalho com o tema proposto nesta página, pergunte aos alunos se já realizaram uma viagem internacional. Em caso afirmativo, peça que contem para os colegas quais meios de transporte utilizaram.
  • Para o melhor desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê, proponha aos alunos uma leitura oral do mapa. Chame a atenção deles para a projeção cartográfica utilizada em que o continente americano está localizado no centro do planisfério.
  • Para complementar o estudo do tema, peça aos alunos que listem alguns produtos que utilizam diariamente e que foram produzidos em outros países. Comente que produtos fazem parte das relações comerciais estabelecidas entre o Brasil e outros países do mundo.
  • Aproveite o mapa apresentado na página, o qual mostra as principais relações comerciais do Brasil com o mundo, e pergunte aos alunos: “Com quais países e regiões do mundo o Brasil mantém relações comerciais mais intensas?”. Espera-se que êles respondam China e Estados Unidos.

As redes de comunicação e a integração do território brasileiro

Além da rede de transportes, o Brasil conta com uma ampla rede de comunicação, formada por emissoras de rádio e televisão, jornais, telefones, internet etcétera, que contribuem para a integração de diferentes lugares do território brasileiro e dêste com o restante do mundo.

Nos dias atuais, em que a telecomunicação encontra-se integrada à internet, é possível que muitos brasileiros residentes em diferentes lugares do país tenham acesso a informações (dados, imagens e textos) ou se comuniquem entre si de modo rápido e eficiente.

Em várias cidades brasileiras, as paisagens estão repletas de antenas receptoras de sinal de telefonia, rádio e televisão.

Fotografia. Duas mulheres indígenas com celulares apontados para frente. Atrás delas, há outros indígenas e moradias de palha. Ao fundo há árvores.
Indígenas Xavantes utilizando celulares em aldeia localizada no município de Campinápolis, Mato Grosso, em 2020.
Fotografia. Antenas ligadas por fios e cercadas por árvores.
Antenas de telefonia no município de Laguna, Santa Catarina, em 2021.
Respostas e comentários

Um texto a mais

Leia o texto a seguir aos alunos e, na sequência, peça a êles que anotem no caderno os principais meios de comunicação que utilizam no dia a dia.

Pesquisa do govêrno aponta tê vê como meio de comunicação preferido do brasileiro

reticências

     Segundo o estudo realizado pêlo Ibópe, os brasileiros assistem, em média, quatro horas e 31 minutos de televisão de segunda a sexta-feira e quatro horas e 14 minutos no sábado e no domingo. A maior audiência está no período das 18horas às 23horas, com um pequeno pico na hora do almôço durante a semana e na parte da tarde aos sábados e domingos.

reticências

PESQUISA do govêrno aponta tê vê como meio de comunicação preferido do brasileiro. Portal IMPRENSA, 29 dezembro 2014. Disponível em: https://oeds.link/LgkjVt. Acesso em: 3 junho 2022.

O estudo do tema As redes de comunicação e a integração do território brasileiro pode ser aproveitado para explorar os aspectos da cultura juvenil com relação ao uso das tecnologias da informação. Para isso, questione-os sôbre o uso que êles fazem dessas tecnologias, em especial da internet (redes sociais, aplicativos, atividades escolares etcétera). Amplie os questionamentos considerando as vantagens e as desvantagens dessas tecnologias no dia a dia das pessoas. Para isso, divida a lousa em duas partes e escreva as vantagens e as desvantagens (perigos) citadas pêla turma. Por fim, converse com os alunos a respeito das questões indicadas.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. A partir de quando ocorreu a expansão do transporte rodoviário no Brasil? De que maneira o govêrno brasileiro priorizou o desenvolvimento do transporte rodoviário no país?
  2. Cite dois objetivos que levaram o govêrno brasileiro a investir na abertura de estradas.
  3. De que maneira as redes de comunicação auxiliam na integração do território brasileiro?

Aprofundando os conhecimentos

4. O mapa mostra as principais ferrovias existentes nos Estados Unidos. Observe-o atentamente e depois responda, no caderno, às questões propostas.

Principais rodovias dos Estados Unidos (2018)

Mapa. Principais rodovias dos Estados Unidos (2018). 
Ferrovias ligando as cidades de: Seattle, Portland, Sacramento, San Francisco, Los Angeles, Tucson, Salt Lake City, Minneapolis, Kansas City, Dallas, Houston, Detroit, Chicago, Indianápolis, Saint Louis, Memphis, Mobile, Houston, Nova Orleans, Boston, Nova York, capital Washington, Norfolk e Miami. No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos, e na parte inferior, a escala: 450 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 37.

  1. O que é possível concluir ao comparar a extensão da rede ferroviária dos Estados Unidos com a do Brasil, apresentada no mapa da página 28?
  2. Por que é mais vantajoso para um país de grande extensão priorizar a expansão das ferrovias do que investir na construção de rodovias?

5. Em grupos, pesquisem em jornais, revistas e na internet informações sôbre os pedágios nas rodovias brasileiras. Procurem encontrar opiniões favoráveis e contrárias à cobrança de pedágio. Se possível, perguntem a algum familiar a opinião que têm sôbre a existência de pedágios nas rodovias. Organizem o material da pesquisa e, em seguida, promovam um debate sôbre o assunto na sala de aula, emitindo a opinião do grupo.

Respostas e comentários

1. Resposta: A partir da década de 1950, quando o govêrno brasileiro passou a priorizar a abertura de novas estradas.

2. Resposta: Promover a integração entre as diversas áreas do território e incentivar o desenvolvimento da indústria automobilística no país.

3. As redes de comunicação, atualmente, em sua maioria integradas à internet, levam informações a brasileiros residentes em diferentes lugares do país. Além disso, possibilitam que pessoas se comuniquem entre si.

4. a) e b). Respostas nas orientações ao professor.

5. Resposta nas orientações ao professor.

  • A atividade 5 da seção Aprofundando os conhecimentos permite o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 5, pois promove a investigação e a pesquisa, e a Competência específica de Geografia 6, na construção de argumentos contra e pró a instalação de pedágios.
  • Ao explorar uma situação-problema por meio de pesquisa de opinião, esta atividade promove o desenvolvimento do pensamento computacional. Para a realização da atividade, os alunos precisam executar uma série de tarefas, tais como: organizar a pesquisa (decomposição das tarefas), selecionar e agrupar as informações coletadas (abstração da situação-problema) e, por fim, elaborar um roteiro de apresentação da pesquisa (construção de algoritmo ao organizar o roteiro de apresentação e a ordenação das informações).

Sugestão de avaliação

Complemente o processo avaliativo propondo aos alunos que leiam a afirmação a seguir e depois respondam à questão.

“O transporte rodoviário de cargas não é o mais vantajoso para um país com grandes extensões territoriais como o Brasil”.

Comente essa afirmação e explique qual seria a melhor opção de transporte para o nosso país.

Resposta

O transporte rodoviário apresenta o maior custo no transporte de cargas entre os demais modais, portanto êle deveria ser utilizado apenas para transportar cargas entre pequenas distâncias, já que apresenta custos elevados. As ferrovias e as hidrovias seriam as melhores opções de transporte, principalmente entre longas distâncias, devido aos custos reduzidos que apresentam para o transporte de cargas.

Respostas

4. a) É possível concluir que o território dos Estados Unidos é quase totalmente interligado por ferrovias, enquanto apenas uma parcela do território do Brasil possui sistema férreo.

4. b) Porque o transporte de cargas por meio de ferrovias é mais econômico que o realizado por rodovias. Além disso, no Brasil, muitas rodovias são pedagiadas, o que encarece bastante os fretes.

5. A pesquisa pode ser organizada em dois temas: um grupo deve pesquisar as opiniões a favor do pedágio e o outro pode pesquisar as opiniões contrárias. O resultado pode ser apresentado e discutido em sala de aula de maneira que os alunos tirem conclusões sôbre o assunto.

Glossário

Eclusa
: construção em fórma de canal que funciona como uma espécie de elevador para embarcações que precisam transpor um desnível em um curso de água.
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Dragagem
: serviço de remoção de material do fundo de um curso de água com o objetivo de aprofundar o leito dos rios.
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