CAPÍTULO 3 A formação territorial do Brasil

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

No passado, os limites que separavam o território brasileiro dos territórios vizinhos eram bem diferentes. Para entender como o território brasileiro chegou à configuração atual, precisamos estudar seu processo de ocupação e de povoamento ao longo dos séculos.

Até 1500, com a chegada dos primeiros portugueses, as terras que hoje fazem parte do território brasileiro eram habitadas por povos indígenas de culturas muito diversas que falavam línguas diferentes e mantinham costumes e tradições variados. povos estavam espalhados por todo o território e, em geral, viviam basicamente da pesca e da caça, além de cultivarem pequenas lavouras.

Este mapa mostra a provável distribuição dos povos indígenas que viviam no território que hoje corresponde ao Brasil na época da chegada dos colonizadores portugueses.

Provável distribuição dos povos indígenas no Brasil em 1500

Mapa. Provável distribuição dos povos indígenas no Brasil em 1500. Tupi-Guarani: centro da Região Norte, litoral do Nordeste, Sudeste e Sul, área no norte e sul da Região Centro-oeste e grande parte do sul da região Sul. 
Jê: centro-norte do país e porção central da Região Sul. Aruaque: centro do Mato Grosso, faixa no oeste do Amazonas, áreas no norte de Roraima, do Amapá, Pará e oeste do Mato Grosso do Sul. Caraíba: faixa no norte da Região Norte. Cariri: interior da Região Nordeste. Pano: sudoeste do Amazonas e todo o Acre. Tucano: faixa no norte do Amazonas. Charrua: porção sul do Rio Grande do Sul. Outros grupos: centro-oeste, faixa vertical na região central, e no leste, e todo o estado de Rondônia. No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, a rosa dos ventos e a escala: 375 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ARRUDA, José de A. Atlas histórico básico. décima sétima edição São Paulo: Ática, 2002. página 35.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Entender o processo de formação do território brasileiro até sua configuração atual.
  • Analisar a inserção do território brasileiro como domínio colonial português no período mercantilista.
  • Verificar como o avanço das diferentes atividades econômicas contribuiu para o povoamento do território brasileiro ao longo dos séculos.

Justificativas

No decorrer dêste capítulo, os alunos compreenderão o processo de formação e ocupação do território brasileiro ao longo dos séculos, favorecendo o estudo das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero dois, ê éfe zero sete gê ê zero três, ê éfe zero sete gê ê zero quatro e ê éfe zero sete gê ê um zero. Por meio dos temas abordados, êles terão condições de verificar que o território brasileiro é resultado de um processo histórico iniciado com o domínio dessas terras, que, a partir do século dezesseis, foram inseridas pelos portugueses na economia mercantilista da época. Nessa abordagem, êles exploram a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero cinco.

Assim, os alunos interpretam vários mapas temáticos para compreender como o território brasileiro chegou à sua configuração atual, desenvolvendo as habilidades ê éfe zero sete gê ê zero nove e ê éfe zero sete gê ê um zero.


  • O conteúdo das páginas 35 a 43 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. Os alunos exploram aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 1, 2 e 5, pois identificam a intervenção do ser humano na natureza e refletem sôbre essas ações, comparando eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço. Além disso, êles são levados a perceber que fazem parte de uma sociedade plural e a valorizar essa diversidade.
  • O texto e o mapa apresentados nesta página possibilitam o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero quatro e ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê, uma vez que os alunos terão informações para analisar a distribuição da população indígena em território nacional por meio dos dados cartográficos apresentados.

O povoamento do território

O processo de povoamento do território brasileiro por povos não indígenas teve início no litoral, sobretudo com a exploração do pau-brasil. Árvore abundante e nativa da floresta tropical próxima ao litoral, sua madeira tornou-se muito valorizada no mercado europeu daquela época. Dessa madeira, podia-se extrair um pigmento vermelho-escuro utilizado para o tingimento de tecidos. Com o intenso ritmo da exploração, o pau-brasil esgotou-se rapidamente, e essa atividade entrou em decadência.

Mas o povoamento mais efetivo ocorreu ainda no século dezesseis, com o plantio da cana-de-açúcar em grandes fazendas de engenho. O desenvolvimento da economia açucareira levou ao surgimento das primeiras vilasglossário , como Olinda, Salvador e São Vicente. Observe o mapa.

Território brasileiro no século dezesseis

Mapa. Território brasileiro no século 16. Atividades econômicas do período e a localização de acordo com a atual divisão política do Brasil. Cana-de-açúcar: litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, áreas no litoral da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Pecuária: litoral norte da Bahia. Pau-brasil: litoral da Paraíba ao Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais. À esquerda mapa de localização, planisfério destacando a região descrita, abaixo, a rosa dos ventos e a escala: 550 quilômetros por centímetro.

Tratado de Tordesilhasglossário

Fonte de pesquisa: ,; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: êduspi, 2005. página 35.

Pintura. Pessoas caminhando em um vilarejo com casas entre árvores. As pessoas passam por um caminho de terra ao centro.
Vista de uma típica vila colonial do século dezessete retratada por pôst.

Vilarejo, de pôst. Óleo sôbre madeira, 48 centímetros por 65 centímetros, século dezessete.

Respostas e comentários
  • Com o estudo do tema O povoamento do território temos o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero dois, ê éfe zero sete gê ê zero quatro e ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê e das Competências específicas de Geografia 2 e 3 por causa da análise da influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil e pêla análise da distribuição territorial da população brasileira, ambos por meio da interpretação do mapa apresentado.
  • Aproveite a oportunidade e convide o professor do componente curricular de História para explicar aos alunos de que maneira ocorreu o contato entre os colonizadores e os indígenas, se foi de modo pacífico ou por meio de conflitos, e quais foram as consequências para ambos os povos.

O mercantilismo: o território brasileiro na economia mundial

A colonização portuguesa, ocorrida nas terras que passariam a compor o território do Brasil, teve início no século quinze, quando o sistema econômico-político capitalista, adotado em parte da Europa, vivia sua fase denominada mercantilismo. Embora cada reino europeu tivesse suas particularidades, o mercantilismo apresentou características comuns. Entre elas, destacavam-se as intensas relações comerciais entre as metrópoles, que buscavam a acumulação de riquezas.

Foi durante o mercantilismo que muitas nações europeias passaram a colonizar terras localizadas em outros continentes, como ocorreu na América. O Brasil foi uma dessas colônias, que até 1822 fez parte dos domínios de Portugal.

Avançando para o interior

Século XVII

No século dezessete, o povoamento avançou em direção ao interior do território, sobretudo no semiárido nordestino, com a expansão da pecuária bovina. O gado criado na região era levado até os engenhos de açúcar, onde servia ao trabalho e ao consumo da população.

Nessa mesma época, também teve início o povoamento da Amazônia com a exploração das chamadas drogas do sertãoglossário , principalmente ao longo dos rios. cursos de água foram importantes caminhos para chegar ao interior do território. Observe o mapa.

Território brasileiro no século dezessete

Mapa. Território brasileiro no século 17. Atividades econômicas do período e a localização de acordo com a atual divisão política do Brasil. Cana-de-açúcar: área ao norte do Maranhão, faixa litorânea do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, e áreas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Pecuária: leste do Maranhão, oeste do Piauí, norte do Ceará, faixa ao norte do Rio Grande do Norte, área central da Paraíba, áreas de Pernambuco, oeste do Alagoas, Sergipe, norte e oeste da Bahia, norte de Minas Gerais, leste de São Paulo e do Paraná, área no nordeste e oeste do Rio Grande do Sul. Drogas do sertão: grande área ocupando quase todo o estado do Amazonas e o norte do Pará. 
Ouro: área no extremo sul de Minas Gerais e sudeste de São Paulo. 
À esquerda, mapa de localização,
planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior esquerda, a escala: 530 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , ; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: êduspi, 2005. página 37.

Respostas e comentários
  • O tema O mercantilismo: o território brasileiro na economia mundial possibilitará o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero cinco da Bê êne cê cê, uma vez que os alunos poderão analisar alguns fatos e situações do período mercantilista.
  • Com o intuito de complementar o estudo do tema O povoamento do território, comente com os alunos que o processo de povoamento iniciado pelos portugueses no atual território brasileiro privilegiou o litoral, principalmente para garantir que a colônia não fosse invadida e ocupada por outros países, como a França, que fez diversas incursões pêla costa brasileira durante o século dezesseis, tentando, inclusive, estabelecer uma colônia no Rio de Janeiro. As consequências dêsse modêlo de povoamento podem ser percebidas ainda hoje: segundo dados do censo demográfico de 2010, realizado pêlo ­í bê gê É, a faixa litorânea do Brasil possui uma densidade demográfica maior do que a do interior do país.
Século XVIII

Durante o século dezoito, o povoamento do território prosseguiu em direção ao interior, superando as barreiras naturais do relêvo montanhoso e das serras que, até então, dificultavam a penetração rumo ao interior. A atividade pecuária se expande ainda mais pêlo interior e pêlo sul do território. Nessa mesma época, a descoberta de minas de ouro e diamante impulsionou o povoamento em direção à região de Minas Gerais e de áreas dos atuais estados de Goiás e de Mato Grosso.

Com isso, a ocupação portuguesa do território ultrapassou o limite estabelecido pêlo Tratado de Tordesilhas. Observe o mapa.

Território brasileiro no século dezoito

Mapa. Território brasileiro no século 18. Atividades econômicas do período e a localização de acordo com a atual divisão política do Brasil. Cana-de-açúcar: norte do Maranhão e em toda a costa do nordeste e sudeste.  Pecuária: áreas dispersas no nordeste, centro-oeste, sudeste e sul e em uma área no norte de Roraima. Drogas do sertão: grande área ocupando o estado do Amazonas e o norte do Pará. Ouro e diamantes: áreas dispersas no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia. Algodão: áreas no norte do Maranhão e no leste do Rio Grande do Norte e Paraíba. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior esquerda, a escala: 455 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: , ; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: êduspi, 2005. página 39.

Século XIX

No século dezenove, o povoamento do território avançou para outras regiões. Com a decadência da atividade mineradora, a cafeicultura se expandiu para os atuais estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo. A exploração da borracha na Amazônia atraiu novos fluxos populacionais à região.

Os limites atuais do território brasileiro foram definidos somente no início do século vinte, com a assinatura de vários acôrdos e tratados fronteiriços estabelecidos com os países vizinhos.

Respostas e comentários

Comente com os alunos que, entre os acôrdos e tratados fronteiriços estabelecidos entre o Brasil e seus países vizinhos, destaca-se o Tratado de Petrópolis, assinado em 1903, entre Brasil e Bolívia. Nesse tratado, o Brasil ficaria com o Acre, cujo território até então era disputado por dois países. Em troca, o governo brasileiro pagaria à Bolívia a quantia de 2 milhões de libras e construiria a estrada de ferro Madeira-Mamoré, contribuindo para o escoamento dos produtos bolivianos.

Algo a mais

Complemente o estudo do tema com a leitura do texto sôbre o Tratado de Tordesilhas que apresenta uma síntese dos principais acôrdos e tratados que levaram à construção do território brasileiro.

> í bê gê É. Brasil 500 anos: território brasileiro e povoamento. Disponível em: https://oeds.link/oKc37c. Acesso em: 3 junho2022.


Séculos XX e XXI

A organização do território brasileiro, por sua vez, continuou passando por várias modificações importantes desde o século passado. Em primeiro lugar, em razão da intensa industrialização e urbanização iniciadas no país a partir da década de 1930 e, em segundo lugar, por causa do processo de ocupação do território, que continuou ocorrendo. Nas últimas décadas, por exemplo, extensas áreas de vegetação natural do país vêm sendo substituídas pêlo cultivo de monoculturas, como a soja, lavouras e pastagens.

O mapa desta página mostra como o território brasileiro encontra-se organizado atualmente. Observe-o.

Ocupação e organização do território brasileiro na atualidade (2019)

Mapa. Ocupação e organização do território brasileiro na atualidade (2019). Áreas de industrialização e urbanização mais desenvolvidas: sul de Minas Gerais, e do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, norte e leste do Paraná, leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Áreas agropecuárias mais modernas: sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Região Sul, áreas dispersas na Região Centro-oeste, Norte e Nordeste
Áreas com técnicas agropecuárias tradicionais, com algumas grandes cidades e indústrias: quase toda a Região Centro-Oeste, Nordeste e áreas do Norte. Áreas pouco povoadas, com paisagens naturais pouco alteradas: restante da região norte, sul de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul. 
Áreas pouco povoadas, com economia estagnada: área no interior da região nordeste e norte de Minas Gerais.
Expansão da “fronteira agropecuária”: setas do Sudeste para o Centro-Oeste, setas Centro-Oeste para o Norte e Nordeste e Nordeste para o norte. 
À direita, mapa de localização,
planisfério destacando a região descrita e no canto inferior, a rosa dos ventos e a escala: 415 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: SIMIELLai, Maria Elena. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 144.

Questão 1.

De acôrdo com o mapa anterior, descreva, no caderno, como a unidade federativa onde você mora está caracterizada na atual organização do território brasileiro.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a interpretar as informações existentes no mapa sôbre a unidade federativa onde moram.

Auxilie os alunos na interpretação do mapa apresentado na página. Primeiro, leia com êles a legenda fazendo a relação com as áreas no mapa. Em seguida, peça aos alunos que atentem para a direção da expansão da fronteira agropecuária e que verifiquem como se caracteriza a ocupação do estado onde êles vivem.

Indígenas no Brasil

Os indígenas são todos iguais? Como você responderia essa questão? Conte para seus colegas da sala de aula.

É muito comum as pessoas se referirem aos indígenas como se fossem um único povo. No entanto, existem vários povos indígenas, que, embora possam apresentar algumas semelhanças, são bem diferentes entre si.

A maior parte dessas diferenças existe porque cada povo indígena tem sua própria cultura, expressa nos diferentes conhecimentos adquiridos sôbre a natureza, na variedade de línguas, rituais, organizações sociais, moradias etcétera.

Embora exista grande diversidade entre os povos indígenas, algumas práticas do cotidiano e tradições culturais apresentam certas semelhanças. Vamos conhecer algumas delas.

Fotografia. Criança de cabelos médios sentada em um campo de terra. Ela segura uma bola de futebol em seu colo. Ao fundo há moradia indígenas.
Criança da etnia , da aldeia Ipavu, em Gaúcha do Norte, Mato Grosso, em 2019.

Valorizar a cultura dos povos indígenas, seus hábitos e costumes significa agir com respeito, reconhecendo a diversidade cultural dêsses povos.

Fotografia. Uma mulher colhendo um cacho de bananas verdes. Atrás dela há mulheres caminhando. Há outras bananeiras ao redor delas.
Família indígena da etnia Guarani colhendo bananas em aldeia no município de Maricá, Rio de Janeiro, em 2021.

Vários povos indígenas, em geral, caçam, pescam, coletam frutas e praticam a agricultura em pequenas lavouras para atender às suas necessidades, porém sem causar grandes danos à natureza.

Respostas e comentários

Resposta da atividade do boxe Indígenas no Brasil: Espera-se que os alunos respondam que os indígenas não são todos iguais. êles se diferenciam por uma série de características, sobretudo as culturais.

O tema Indígenas no Brasil possibilitará o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero três da Bê êne cê cê, uma vez que os alunos poderão ter acesso a informações relacionadas à cultura e à territorialidade dos povos indígenas originários com as comunidades remanescentes.

Algo a mais

Se possível, com a turma reunida, proponha aos alunos que acessem o site da Funái sugerido nesta página. No site, oriente-os a acessar a seção Índios no Brasil, que apresenta informações gerais a respeito das populações indígenas em nosso país. Há informações sôbre o número total da população indígena, a distribuição dessa população por estados e regiões, além de mapas e áudios com músicas indígenas.

> BRASIL. Fundação Nacional do Índio (Funái). Povos indígenas. Disponível em: https://oeds.link/IwQnd5. Acesso em: 3 junho 2022.


  • Atualmente, o uso de têrmus como escravo e índio tem sido questionado por historiadores, por representarem interpretações equivocadas sôbre grupos sociais. Nesta coleção, usamos escravizado (ou pessoa escravizada) e indígena. Porém, os têrmus escravo e índio que eventualmente aparecem em textos citados de terceiros e em títulos de obras foram mantidos. Nesses casos, é interessante que você aproveite essas ocorrências para contextualizar com os alunos as discussões atuais com relação a essas nomenclaturas.
  • Aproveite o trabalho com o tema proposto e apresente aos alunos mapas de terras indígenas produzidos com base nos conhecimentos dêsses povos. Explique à turma que mapas, pertencentes ao que chamamos de etnocartografia ou cartografia social, são representações cartográficas produzidas com base nas narrativas de usos e costumes de povos que tradicionalmente ocupam uma terra, como os quilombolas, os indígenas, os caiçaras etcétera. Conheça um exemplo de mapa produzido com base em conhecimentos indígenas no site Nova Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: https://oeds.link/I3yZxO. Acesso em: 18 maio 2022.

Utilizando os recursos da natureza, muitos povos indígenas produzem cestos, tigelas, esteiras, redes e canoas que auxiliam nas atividades do dia a dia.

Fotografia. Uma vasilha com entalhes geométricos e irregulares.
Objeto de cerâmica produzido pêlo povo indígena Marajoara.

O modo de vida e a cultura de muitos indígenas são transmitidos por meio das atividades diárias e, sobretudo, pelos ensinamentos dos indígenas mais velhos da aldeia.

Fotografia. Crianças sentadas em uma área de terra. Há um homem em frente a elas, gesticulando. Ao fundo, moradias indígenas e árvores.
Indígena adulto ensinando crianças da etnia Kalapalo no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, em 2018.

Leia o trecho a seguir.

Jeitos de aprender

     Ao longo de toda vida as pessoas passam por muitos aprendizados. Aprende-se dos mais diferentes jeitos e em vários momentos. O que se aprende e com quem se aprende também é muito diverso em cada lugar.

     As crianças indígenas, por exemplo, aprendem muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avós. Os conhecimentos podem ser transmitidos durante as atividades do dia a dia ou em momentos especiais, durante os rituais e as festas.

     É principalmente na relação com seus parentes que as crianças aprendem. Caminham junto com êles, observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro, como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos... É por meio dêstes processos de aprendizagem que as crianças aprimoram as técnicas necessárias para realizar tais atividades.

JEITOS de aprender. Povos Indígenas no Brasil Mirim. Disponível em: https://oeds.link/ktLcFc. Acesso em: 28 março 2022.

Respostas e comentários

Algo a mais

Complemente as explicações do tema desta página com a leitura do texto sôbre escolas em aldeias indígenas disponível no seguinte site.

> POVOS indígenas do Brasil. Jeitos de aprender. Disponível em: ­https://oeds.link/ktLcFc. Acesso em: 3 junho 2022.


  • Ao promover a leitura do texto, explore a competência leitora dos alunos propondo diferentes dinâmicas de leitura, ou seja, individual, em duplas, coletiva etcétera.
  • Ao apresentar o texto para os alunos, permita que êles desenvolvam uma leitura inferencial, na qual poderão compreender o texto por meio de indícios apresentados pêlo autor e/ou relacionando o texto a possíveis conhecimentos prévios.

O tema é reticências

Direitos humanos e multiculturalismo na história e na cultura brasileiras

Onde e como vivem os indígenas no Brasil

De acôrdo com a Fundação Nacional do Índio (Funái), estima-se que havia de 2 a 5 milhões de indígenas na época em que os portugueses chegaram ao território que hoje fórma o Brasil. Grande parte dêsses povos foi dizimada pêlas doenças trazidas pelos europeus, pêla escravização e por guerras e conflitos travados com os colonizadores, o que ocasionou uma significativa redução da população indígena.

No Brasil, atualmente, há 726 terras indígenas, distribuídas entre uma população de aproximadamente 1, 1 milhão de indígenas. Vamos conhecer um pouco mais a população indígena no Brasil de hoje, de acôrdo com o Píbi (Povos Indígenas no Brasil) Socioambiental.

Número de habitantes indígenas em terras indígenas (2010 - 2020)

Gráfico. Números de habitantes indígenas em terras indígenas (2010 – 2020). Em 2010 havia aproximadamente 400 mil indígenas. Em 2020 havia aproximadamente 1100 mil indígenas.

População indígena residente em terras indígenas por regiões (2020)

Gráfico. População indígena residente em terras indígenas por regiões (2020). Norte: 51 por cento; Nordeste: 21 por cento; Centro-Oeste: 20 por cento; Sudeste: 3 por cento; Sul: 5 por cento.

Fontes de pesquisa dos gráficos: í bê gê É. Características gerais dos indígenas. Censo Demográfico 2010. Disponível em: https://oeds.link/F1SVxa í bê gê É. Dimensionamento emergencial de população residente em áreas indígenas e quilombolas para ações de enfrentamento à pandemia provocada pêlo Coronavírus. Disponível em: https://oeds.link/Cn1foi. Acesso em: 7 junho 2022.

Situação de parques e terras indígenas no Brasil (2020)

Mapa. Situação de parques e terras indígenas no Brasil (2020). A identificar: áreas dispersas no Norte e Centro-Oeste. Demarcada: áreas espalhadas por toda a região Norte, pequenas áreas no Centro-Oeste, Nordeste e Sul do país. Em demarcação: pequenas áreas dispersas em todas as regiões. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 600 quilômetros por centímetro.

Fundação Nacional do Índio (Funái). Terras indígenas: situação fundiária. Disponível em: https://oeds.link/MBWcBN. Acesso em: 28 junho 2022.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer a população indígena brasileira.
  • Verificar a distribuição da população indígena no território brasileiro.
  • Compreender o processo de dizimação das populações indígenas que habitavam o território brasileiro.
  • Identificar e valorizar a diversidade da cultura indígena.

  • O trabalho com a seção O tema é apresenta o tema Onde e como vivem os indígenas no Brasil e favorece o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero três e ê éfe zero sete gê ê um zero e da Competência específica de Geografia 3 da Bê êne cê cê, uma vez que permitirá aos alunos que selecionem argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários por meio da interpretação de mapas e gráficos sôbre o tema.
  • Comente com os alunos que as crianças indígenas também aprendem a língua, os diversos costumes e as tradições de seu povo em algumas das escolas indígenas, além dos componentes curriculares como Geografia, Matemática e Língua Portuguesa.
  • O assunto proposto nas páginas 42 e 43 é propício para o desenvolvimento do tema contemporâneo transversal Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. Aproveite a oportunidade e explore as informações como fórma de contemplar o estudo a respeito da diversidade cultural e da participação dos povos indígenas na formação da sociedade brasileira.

A.

Fotografia A. Homens indígenas caminhando em um rio, puxando uma rede. Eles usam cocares. Ao fundo existem árvores.
Indígenas da etnia uaurá arrastando rede de pesca em Gaúcha do Norte, Mato Grosso, em 2019.

A.

Vários povos indígenas, em geral, caçam, pescam, coletam frutas e praticam a agricultura em pequenas lavouras para atender às suas necessidades, porém sem causar grandes danos à natureza.

B.

Fotografia B. Homens ao redor de um pilão. Um deles despeja o conteúdo de uma bacia sobre o objeto, o outro segura uma estaca. Ao lado deles, uma mulher observa. Ao fundo, uma casa de madeira e árvores.
Indígenas da etnia Mibiá Guarani preparando alimentos em Salto do Jacuí, Rio Grande do Sul, em 2021.

B.

Utilizando os recursos da natureza, muitos povos indígenas produzem cestos, esteiras, redes e canoas que auxiliam nas atividades do dia a dia.

C.

Fotografia C. À esquerda, homem de cocar com colares e pulseiras, manuseando um objeto. Em frente a ele, há uma menina e um menino também de cocar. Há uma área com vegetação atrás deles.
Indígena adulto da etnia Guarani Nhandeva ensinando artesanato para os filhos em Peruíbe, São Paulo, em 2021.

C.

O modo de vida e a cultura indígena são transmitidos por meio das atividades diárias e, sobretudo, pelos ensinamentos dos indígenas mais velhos da aldeia.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Descreva como estão distribuídas a população e as terras indígenas no território brasileiro de acôrdo com as informações dos gráficos e do mapa.

Ícone ‘Atividade oral’.

2. Os povos indígenas que vivem hoje no Brasil têm seus direitos assegurados? Converse com os colegas sôbre êsse assunto e dê sua opinião.

Ícone 'Em grupo'.
  1. Organizem-se em grupos para pesquisar a cultura indígena no Brasil. Cada grupo deve ficar responsável por estudar um povo indígena diferente. Depois, organizem as informações coletadas e apresentem-nas aos colegas.
  2. Após as apresentações, escreva um texto expondo sua opinião sôbre a diversidade de culturas indígenas apresentadas pelos grupos da sala de aula.
Respostas e comentários

1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. A maior parte da população e das terras indígenas demarcadas encontram-se na Região Norte do Brasil. Grande parte (64%) reside na área rural dos municípios.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos percebem que, apesar de a Constituição Federal do Brasil mencionar que os povos indígenas têm direito às terras tradicionalmente ocupadas por êles, ou seja, que são utilizadas como fonte de recursos para suas atividades e para a conservação de seus hábitos culturais, boa parte da população reside em terras não indígenas, como em áreas urbanas, por exemplo.

3. Resposta pessoal. Oriente os alunos a pesquisar informações sôbre a culinária, o vestuário, as pinturas corporais, as festas, o trabalho, entre outras atividades que fazem parte do modo de vida dos povos indígenas escolhidos para a pesquisa. Ressalte atitudes de respeito e valorização em relação à cultura de cada grupo indígena pesquisado pelos alunos.

4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos produzam textos promovendo o respeito aos povos indígenas e valorizando a riqueza cultural dêsses povos.


• A pesquisa proposta na atividade 3 desta página explora as Competências específicas de Ciências Humanas 1 e 4 ao abordar aspectos da cultura indígena em nosso país.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Com base nos estudos dêste capítulo, escreva, no caderno, como se caracterizavam os povos que viviam no território brasileiro em 1500.
  2. Em qual parte do território brasileiro teve início o processo de povoamento? Qual recurso natural foi explorado nesse primeiro momento?
  3. Descreva, no caderno, quais aspectos mais se destacam na organização do território brasileiro nas seguintes épocas:
    1. século dezoito;
    2. atualmente.
  4. Quais fatores contribuíram para a organização do território brasileiro ao longo do século passado?

Aprofundando os conhecimentos

5. Leia e interprete o trecho a seguir. Depois, responda às questões.

reticências

     As comunidades indígenas sempre tiveram um território definido, cujos limites eram estipulados a partir de suas necessidades de caça, pesca e coleta de alimentos. Um rio ou uma serra eram suas divisas naturais. Mesmo reconhecendo os confins geográficos de um território, êsse conceito não impunha regras nem tão rígidas a ponto de impossibilitar o acesso a outros grupos indígenas nem tão permanentes que inibissem uma mudança na ocupação dêsses espaços.

     Como dizia , do povo Tapirapé: “Deus fez essa terra não só para um morar. Ela é para todos”.

Fotografia. Vista de cima. Uma aldeia com construção circular em uma área de terra. Ao redor há uma floresta densa.
Vista da aldeia , da etnia Ianomâmi, em Barcelos, Amazonas, em 2019.
Respostas e comentários

1. Resposta: Em 1500, o território brasileiro era habitado por povos indígenas de culturas e línguas muito diversas e que mantinham costumes e tradições variados. povos estavam espalhados por todo o território e, em geral, viviam basicamente da pesca e da caça, além de cultivarem pequenas lavouras.

2. Resposta: O processo de povoamento do território brasileiro teve início no Léste do país, em sua porção litorânea. O recurso natural explorado nesse primeiro momento era o pau-brasil, na área de Mata Atlântica.

3. a) Resposta: No século dezoito, a ocupação do território brasileiro estava mais concentrada no litoral Léste, onde foram formadas importantes vilas e cidades, enquanto algumas frentes de ocupação seguiam para o interior.

3. b) Atualmente, boa parte do território brasileiro encontra-se ocupada por atividades agropecuárias, industriais e cidades. O país tem, ainda, áreas pouco povoadas, com paisagens naturais pouco alteradas.

4. A intensa industrialização e a urbanização ocorridas no país ao longo do século passado e o processo de ocupação do território, que continua ocorrendo.

  • As questões propostas possibilitam o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero três, ê éfe zero sete gê ê zero quatro e ê éfe zero sete gê ê zero nove da Bê êne cê cê, uma vez que abordam aspectos relacionados às territorialidades dos povos indígenas originários e analisam a distribuição territorial da população brasileira, considerando a população indígena, e, para tal, também solicitam a interpretação cartográfica.
  • Ao promover a leitura do texto, explore a competência leitora dos alunos propondo diferentes dinâmicas de leitura, ou seja, individual, em duplas, coletiva etcétera

Sugestão de avaliação

Proponha aos alunos a realização da atividade a seguir e utilize-a como instrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Descreva uma importante característica da ocupação e da organização do território brasileiro:

a) em 1500;

b) no século dezoito;

c) atualmente.

Respostas

a) Em 1500, o território que hoje fórma o Brasil era ocupado por diferentes povos indígenas.

b) Os alunos podem destacar diferentes características do nosso território no século dezoito. Nesse século, o interior do país passou a ser ocupado progressivamente por meio do desenvolvimento de diferentes atividades econômicas, como agropecuária, mineração e exploração das drogas do sertão. Houve também, nesse século, a formação das primeiras vilas e povoados, que, mais tarde, tornaram-se cidades. Além disso, muitos eixos de ligação e integração surgiram nesse período.

c) Os alunos podem citar diferentes aspectos importantes do território do Brasil na atualidade, tais como: a existência de áreas intensamente urbanizadas e industrializadas; áreas ocupadas pêlas atividades agropecuárias e também áreas menos povoadas, com paisagens naturais pouco transformadas – a expansão da ocupação do território tem ocorrido em direção a essas áreas pouco povoadas.

     Para os indígenas, território é um conceito amplo, que supõe solo, subsolo, água, floresta, montanha, enfim, tudo que existe nele.

     Para os Ianomâmi o território é mais do que uma simples linha demarcatória. Nele estão os espíritos da natureza e dos ancestrais. Dão nome a cada pico e a cada montanha. “Na nossa terra temos muitas serras: é o Pico da Neblina; é o Pico ; é a serra do e tem muitas outras serras”, dizia Davi Copênaua.

     Por êsse motivo, em vários mitos indígenas, sobretudo os que contam a origem de um povo, encontramos nomes de lugares atuais, formando uma espécie de cartografia cultural, mostrando os limites territoriais dêsses grupos. Cada lugar conhecido da selva, cada montanha e cada rio tem um significado especial. No mito da origem do seu povo, os contam: “Antes do mundo existir, já existia. êle não teve pai nem mãe. , sua mulher, se criou junto com êle. No lugar onde se criaram é onde fica a montanha . É no igarapé (São Jerônimo)”.

     Como o govêrno não costuma levar em conta os critérios culturais, ao serem demarcadas suas terras essa montanha foi excluída, por ficar em região de fronteira. Os não descansaram enquanto não a viram dentro de seu território.

     As áreas indígenas são, pois, os últimos pedaços de terra que sobraram para povos. reticências

, ; prêzia, Benedito. Povos indígenas: terra é vida. quinta edição São Paulo: Atual, 2006. página 52-53.

  1. De acôrdo com o texto, como os indígenas definem os limites do território onde vivem? Descreva o significado de território para êles.
  2. Explique como os limites do território brasileiro foram definidos.

Território Yanomami (2014)

Mapa. Território Yanomami (2014). 
Área do território Yanomami: Extremo nordeste do Amazonas, porção noroeste de Roraima e sul da Venezuela. No mapa também está sinalizada a capital de Roraima,  as cidade de Boa vista e a cidade de São Gabriel da Cachoeira no Amazonas. À esquerda, mapa de localização, destacando a região descrita. No canto superior, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 90 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: INSTITUTO Socioambiental. Território e comunidades Ianomâmi Brasil-Venezuela 2014. Disponível em: https://oeds.link/3r3z07. Acesso em: 7 abril 2022.

Respostas e comentários

5. a) Resposta: êles definem o território com base em suas necessidades para obter alimentos. Os limites não são rígidos e podem passar por mudanças quando necessário. Para êles, território é algo amplo, que abrange solo, subsolo, água, florestas e tudo o que existe nele.

5. b) Resposta: Os limites do território brasileiro foram definidos por meio de tratados e acôrdos firmados com os países vizinhos.

  • Explique aos alunos que a cartografia cultural destacada no texto refere-se à elaboração de mapas mentais e topônimos que representam as características culturais de um povo ou uma região, como os aspectos linguísticos, a religiosidade, o patrimônio artístico e cultural etcétera
  • Uma possibilidade para explorar o trabalho acêrca da cartografia cultural é a utilização de livros ou publicações científicas sôbre o tema. Você pode consultar a publicação Território indígena Munduruku do Planalto Santareno. Disponível em: https://oeds.link/SXCIXfmundukuru-do-planalto-santareno/. Acesso em: 31 maio 2022.
  • O a da atividade 5 incentiva a prática de uma leitura inferencial, pois requer dos alunos a inferência de uma informação implícita no texto.
  • Caso considere interessante, acesse com a turma o Canal Mapas Interativos, produzido pêlo í bê gê É. Nele, os alunos poderão produzir diferentes mapas temáticos do território brasileiro, como o físico, o populacional e o ambiental, usando a tecnologia digital. Disponível em: https://oeds.link/vDNeL9. Acesso em: 22 maio 2022. Com essa atividade, êles exploram a Competência geral 5.

Glossário

Tratado de Tordesilhas
: tratado assinado em 1494 entre os reis de Portugal e da Espanha e que estabelecia um meridiano para dividir as posses territoriais portuguesas e espanholas no continente americano.
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Vila
: no período colonial, aglomerado de pessoas maior que uma aldeia e menor que uma cidade, dotado de economia quase autossuficiente.
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Drogas do sertão
: produtos da floresta Amazônica, como guaraná, urucum, cacau, castanha-do-pará, ervas e plantas medicinais, muito apreciados e valorizados no mercado europeu da época.
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