O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Escreva o nome de dois países que fazem divisa territorial com o Brasil.
  2. Leia as frases e identifique a incorreta. Depois, copie-a em uma folha de papel avulsa, corrigindo-a.
    1. As hidrovias estão presentes, principalmente, na Região Norte do Brasil.
    2. A maior parte do transporte de cargas no Brasil não é feito pêlas rodovias.
    3. O desenvolvimento do transporte ferroviário no Brasil poderia ser vantajoso, pois o custo é menor que o transporte rodoviário.
    4. Estradas esburacadas e com sinalização deficiente são alguns dos problemas das rodovias brasileiras.
  3. Leia as frases e copie, em uma folha de papel avulsa, a alternativa que indica a sequência correta de informações verdadeiras (V) e falsas (F).
    1. O processo de povoamento do território brasileiro por não indígenas teve início no litoral, a partir do século dezesseis, com a exploração do pau-brasil e o plantio da cana-de-açúcar.
    2. No século dezessete, o povoamento avançou em direção ao interior do território, sobretudo no semiárido nordestino, com a expansão da pecuária bovina.
    3. Os limites atuais do território brasileiro foram definidos em 1500, com a chegada dos portugueses ao litoral brasileiro.
    4. No século dezenove, o povoamento do território avançou para outras regiões, com a expansão da cafeicultura.
    1. V, F, V, V
    2. V, V, F, V
    3. F, F, V, V
    4. V, F, V, F
  4. Grande parte dos povos indígenas foi dizimada no decorrer do processo de colonização do território brasileiro. Quais foram as principais causas da grande redução de indígenas?
Respostas e comentários

1. Possíveis respostas: Paraguai, Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname e um território da França (Guiana Francesa).

2. Resposta: Alternativa b: A maior parte do transporte de cargas no Brasil é feito pêlas rodovias.

3. Resposta: Alternativa b.

4. Resposta. As principais causas da redução de povos indígenas durante o processo de colonização foram doenças trazidas pelos europeus, escravização e também guerras e conflitos travados com os colonizadores.

Objetivos das atividades

1. Identificar os países que fazem divisa territorial com o Brasil.

2. Reconhecer que a maior parte das cargas no Brasil é transportada por meio de rodovias; refletir sôbre outras vias de transporte que poderiam ser mais bem exploradas no país, como a ferrovia e a hidrovia.

3. Identificar os principais fatores que impulsionaram o povoamento no território brasileiro; perceber que os limites territoriais foram ampliados ao longo do tempo.

4. Identificar os principais fatores que causaram a redução de povos indígenas no território brasileiro durante o processo de colonização.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dificuldades, entregue a êles uma cópia do mapa da América do Sul do tamanho de uma folha de sulfite. Em seguida, peça-lhes que recortem os países na linha do limite territorial e, assim, montem um quebra-cabeça com o mapa.

2. Se os alunos tiverem dificuldades, peça a cada um que produza o gráfico de setores que mostra a distribuição dos tipos de transporte de cargas no Brasil apresentado nesta unidade. O gráfico pode ser feito com ê vê á colorido para que os setores sejam mais bem visualizados. Chame a atenção da turma para a porcentagem do transporte rodoviário em comparação com os demais modais.

3. Caso os alunos tenham dúvidas, solicite-lhes que se organizem em grupos e elaborem cartazes contendo as características dos principais períodos de ocupação do território brasileiro. êles deverão desenhar os produtos explorados em cada século e indicar a localização de onde ocorreu tal exploração. Disponibilize cartolinas e outros materiais necessários. Ao final, sugira a apresentação dos trabalhos.

4. Caso os alunos tenham dificuldades, apresente a êles o conteúdo “Antes de Cabral” no site Povos Indígenas do Brasil Mirim. Disponível em: https://oeds.link/CZvGlJ. Acesso em: 11 abril 2022.

  1. Com base na classificação de Jurandir L. S. Rós, quais fórmas de relêvo predominam no território brasileiro?
  2. A quais tipos de clima presentes no território brasileiro os textos a seguir se referem?
    1. Ocorre em grande parte da Região Norte do país e é caracterizado por temperaturas elevadas durante praticamente o ano todo e chuvas abundantes.
    2. Ocorre no interior da Região Nordeste do país e também se caracteriza por altas temperaturas, porém com pouca chuva e longos períodos de sêca.
    3. Predomina em grande parte da Região Sul do país, com verões quentes e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Em algumas áreas dêsse clima, registra-se a ocorrência de geadas e neve nos períodos de inverno.
  3. Leia os textos que descrevem características de algumas vegetações naturais brasileiras. Depois, identifique a quais formações vegetais do país os textos se referem.

A

reticências O mato é baixo e relativamente descontínuo, com pinhais altos, esguios e imponentes – um tanto exóticos e homogêneos – reticências uma das mais lindas paisagens do território brasileiro. reticências

ABISSÁBER, . Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. pê ponto 101.

B

reticências constituída por árvores e arbustos, normalmente espinhentos, que perdem suas folhas no decorrer da longa estação sêca. O clima semiárido e o solo pouco profundo ensejaram o desenvolvimento de vegetais com folhas pequenas e raízes longas. reticências

arbéquis JÚNIOR, José; olítch, Nelson bacíqui. O Brasil em regiões: Nordeste. São Paulo: Moderna, 1999. página 12.

8. Qual é a principal causa da intensa transformação que vem ocorrendo nas vegetações naturais brasileiras ao longo dos últimos séculos?

Respostas e comentários

5. Resposta: As fórmas de relêvo que predominam no território brasileiro são planaltos e depressões.

6. Resposta: a) Clima equatorial; b) Clima semiárido; e c) Clima subtropical.

7. Resposta: A – Mata de Araucárias; B – Caatinga.

8. Resposta: A principal causa é o processo de ocupação e de exploração causado pêlo crescimento das cidades e pêlo aumento das áreas de lavouras e pastagens.

Objetivos das atividades

5. Reconhecer as formas de relêvo predominantes no Brasil; perceber que no país predominam os planaltos e as depressões.

6. Identificar os tipos de clima do Brasil e relacionar o tipo climático à localização geográfica.

7. Identificar as formações vegetais do país.

8. Reconhecer as principais causas das transformações nas formações vegetais do país nos últimos séculos.

Como proceder nas atividades

5. Caso os alunos tenham dúvidas, solicite a êles que façam uma pesquisa de imagens de paisagens que mostrem as fórmas de relêvo do Brasil em diferentes estados. Imprima essas imagens e providencie uma cópia grande do mapa político do Brasil para que os alunos possam fixá-las sôbre êle conforme o local de ocorrência. Ao final, o mapa poderá ser fixado em uma parede da sala de aula para que a turma compare a distribuição das fórmas de relêvo no território nacional.

6. Caso os alunos tenham dúvidas, proponha a êles uma pesquisa em grupo, de modo que cada equipe fique responsável por pesquisar imagens de paisagens que mostrem as características de um clima brasileiro estudado. Providencie uma cópia grande do mapa de climas e oriente os alunos a colar as imagens correspondentes nas áreas de abrangência de cada tipo climático. Depois de concluído o trabalho, o mapa poderá ser fixado em uma parede da sala de aula para que a turma compare a variação climática do território.

7. Se os alunos tiverem dúvidas, proponha a elaboração de cartazes sôbre cada formação vegetal por meio da pesquisa de imagens relacionadas e da elaboração de ilustrações. Disponibilize cartolinas e outros materiais necessários. Ao final da atividade, sugira a apresentação dos trabalhos.

8. Se os alunos tiverem dúvidas, exiba para êles vídeos sôbre o tema Desmatamento, como o “: Desmatamento”, produzido pêlo Centro de Estudos em Sustentabilidade () da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (éfe gê vê), disponível em: https://oeds.link/OFY1FX, ou o “Desmatamento Zero”, produzido pêlo Greenpeace Brasil, disponível em: https://oeds.link/MA6dv7. Acessos em: 31 maio 2022. Por fim, promova com êles uma conversa a respeito do que entenderam dos vídeos.