UNIDADE 2 População brasileira

Fotografia. Muitas pessoas reunidas em círculo em frente a uma igreja. Há pessoas dançando quadrilha e outras que assistem. Na parte superior, bandeirinha coloridas penduradas. A igreja ao fundo é branca com detalhes amarelos.
Apresentação de quadrilha em festa junina na cidade de Pirapora do Bom Jesus, São Paulo, em 2019.
Respostas e comentários

Explique aos alunos que uma das principais particularidades da população brasileira é a sua diversidade étnico-cultural, que lhe confere características peculiares, principalmente em relação à variedade de aspectos físicos, costumes, crenças e tradições.

Este conteúdo contempla a Competência específica de Ciências Humanas 1, pois a observação da imagem possibilita exercitar a elaboração de ideias sôbre a formação territorial brasileira.

Antes das questões da próxima página, peça aos alunos que analisem a foto apresentada e respondam a algumas questões, de modo a expressar seus conhecimentos prévios. Incentive a participação de todos e verifique se estão tendo oportunidade de ser ouvidos. Proponha-lhes questões como:

a) O que você vê na imagem?

b) Que expressão cultural é possível perceber nela?

c) Você já participou de festas como essa? Onde?

Respostas

a) Espera-se que os alunos digam que estão vendo uma quadrilha, dança típica de uma festa junina.

b) A dança, a música e as roupas das pessoas indicam uma festa junina.

c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem que é uma festa muito popular, mas, dependendo da comunidade local, pode ser comum ou não festejá-la. Explore elementos dessa festa, bem como as comidas típicas e os motivos que originaram os festejos juninos.

Metodologias ativas

Para iniciar o trabalho, proponha a estratégia sondagem. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Explore os conhecimentos prévios dos alunos e as opiniões sôbre o que está sendo estudado. Escreva na lousa várias questões com alternativas a respeito do que será estudado, solicitando-lhes que marquem a resposta correta e depois dialoguem a respeito dela. Algumas dessas questões podem ser: “De quais povos nossa população se originou?”; “Como está distribuída a população brasileira pêlo território?”; “Quais fatores foram responsáveis por essa distribuição?”; “A maior parte da população reside na área rural ou urbana?”; “O que sabem sôbre o papel da mulher no mercado de trabalho brasileiro?”.

Cada um de nós carrega características adquiridas de familiares e dos grupos com os quais convivemos. Essas características são a essência da cultura brasileira.

Nossa cultura foi construída ao longo dos anos e, em diferentes ocasiões, expressa sua identidade, como na imagem da página anterior, que mostra brasileiros reunidos em uma festa popular.

Iniciando a conversa

  1. Quais características da população brasileira podemos identificar com base na foto mostrada na página anterior?
  2. Conte aos colegas uma característica da cultura brasileira que você conhece ou vivencia.
  3. Converse com os colegas sôbre as diferentes características da população brasileira, culturais, econômicas ou sociais, tomando como exemplo o bairro ou o município onde vive. Anote, no caderno, os exemplos citados.

Agora vamos estudar...

  • a população brasileira.
  • o crescimento da população brasileira.
  • o papel da mulher na sociedade atual.
  • a distribuição da população no território do país.
  • a diversidade cultural do povo brasileiro.
  • as desigualdades sociais no Brasil.
  • a pirâmide etária da população brasileira.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Respostas

1. Uma manifestação da cultura do povo brasileiro, no caso a apresentação de quadrilha em festa junina.

2. Resposta pessoal. Incentive os alunos a citar características como hábitos alimentares, danças típicas, entre outras.

3. Resposta pessoal. Peça aos alunos que anotem no caderno os principais comentários que fizerem. No decorrer do estudo da unidade, êles poderão complementar êsse conhecimento prévio com as noções que forem adquirindo.


Um texto a mais

Leia o texto a seguir, que trata da origem e da heterogeneidade do povo brasileiro.

reticências Nessa confluência, que se dá sob a regência dos portugueses, matrizes raciais díspares, tradições culturais distintas, formações sociais defasadas se enfrentam e se fundem para dar lugar a um povo novo (Ribeiro, 1970), num novo modelo de estruturação societária. Novo porque surge como uma etnia nacional, diferenciada culturalmente de suas matrizes formadoras, fortemente mestiçada, dinamizada por uma cultura sincrética e singularizada pêla redefinição de traços culturais delas oriundos. Também novo porque se vê a si mesmo e é visto como uma gente nova, um novo gênero humano diferente de quantos existam. Povo novo, ainda, porque é um novo modêlo de estruturação societária, que inaugura uma fórma singular de organização socioeconômica, fundada num tipo renovado de escravismo e numa servidão continuada ao mercado mundial.

Novo, inclusive, pêla inverossímil alegria e espantosa vontade de felicidade, num povo tão sacrificado, que alenta e comove a todos os brasileiros.

reticências

A confluência de tantas e tão variadas matrizes formadoras poderia ter resultado numa sociedade multiétnica, dilacerada pêla oposição de componentes diferenciados e imiscíveis. Ocorreu justamente o contrário, uma vez que, apesar de sobreviverem na fisionomia somática e no espírito dos brasileiros os signos de sua múltipla ancestralidade, não se diferenciam em antagônicas minorias raciais, culturais ou regionais, vinculadas a lealdades étnicas próprias e disputantes de autonomia frente à nação.

reticências

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. página 19-20.

CAPÍTULO 5 Brasil: país populoso

Você saberia dizer quantas pessoas vivem atualmente no Brasil e se êsse número é considerado elevado? De acôrdo com o IBGEglossário , a população absoluta do Brasil, ou seja, seu número total de habitantes, foi calculada em aproximadamente 213,3 milhões de pessoas em 2021.

Com uma população tão grande, o Brasil é o sexto país mais populoso do mundo. Um país populoso é aquele que tem uma população bastante numerosa quando comparado aos demais países do mundo.

Observe, no gráfico a seguir, quais são os dez países mais populosos do mundo.

Os dez países mais populosos do mundo (2021)

Gráfico. Os dez países mais populosos do mundo (2021). População (em milhões).  China: 1.444; Índia: 1.393. Estados Unidos: 333.Indonésia: 276. Paquistão: 225. Brasil: 213. Nigéria: 211. Bangladesh: 166. Rússia: 146. México: 130. Há ilustrações de rostos de homens e mulheres, dispostos enfileirados indicando as quantidades.

Fontes de pesquisa: ônu. Population division. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/aS0gaJ *í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/9n7wrh. Acessos em: 12 abril 2022.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 1.

Quais são os dois países mais populosos do mundo?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 2.

Observe a população da China e da Índia e, depois, compare com a população do Brasil. A que conclusão você chegou sôbre a diferença entre essas populações?

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: China e Índia.

Questão 2. Possíveis respostas: A China e a Índia têm populações muito mais numerosas que a do Brasil. A China e a Índia são, aproximadamente, sete vezes mais populosas que o Brasil.

Objetivos do capítulo

  • Verificar que o Brasil é um dos países mais populosos do mundo.
  • Entender como é feita a contagem total da população do país por meio do censo demográfico.
  • Analisar como a população brasileira cresceu ao longo dos últimos dois séculos.

Justificativas

No decorrer do estudo proposto, os alunos constatarão que o Brasil está entre os países mais populosos do mundo. Neste estudo, êles conhecerão como é feita a contagem da população por meio do censo demográfico.

Explorando temas relacionados à contagem da população, os alunos poderão conhecer algumas características da dinâmica populacional brasileira, como taxas de natalidade e de mortalidade, favorecendo assim a compreensão da queda do ritmo do crescimento populacional no país.

As atividades apresentadas no capítulo permitirão que os alunos analisem e comparem dados e gráficos que retratam diversas informações acêrca da população brasileira.


Explique aos alunos o que significa ser um país populoso, ou seja, possuir um número elevado de habitantes. Apresente o gráfico desta página para êles indicando o Brasil como o 6º- país mais populoso do mundo, sendo a China o primeiro.

Auxilie os alunos na leitura e na interpretação das informações apresentadas no gráfico, se possível, realizando a articulação entre os componentes curriculares de Matemática e de Geografia. Peça a êles que comparem as informações e identifiquem, por exemplo, que: a população da China é quase sete vezes maior do que a do Brasil; a população da Índia é cêrca de 6,5 vezes maior do que a do Brasil; a população dos Estados Unidos é aproximadamente 1,5 vez maior do que a do Brasil, entre outras comparações.

China: o país mais populoso do mundo

Conforme vimos no gráfico da página anterior, a China é o país mais populoso do mundo, apresentando, em 2021, uma população de aproximadamente 1 444 milhões de pessoas.

Com a finalidade de conter o crescimento populacional, na década de 1970 foi implantada, pêlo govêrno chinês, uma política de contrôle de natalidade, conhecida como a política do filho único. Essa lei proibia casais que vivessem na área urbana de ter mais de um filho e casais que vivessem no espaço rural de ter mais de dois filhos. Caso essa lei fosse desrespeitada, o casal seria punido com multas severas.

Com a política do filho único, a população chinesa passou a crescer em um ritmo mais lento. De acôrdo com o Banco Mundial, em 2050, a população da China diminuirá, somando aproximadamente 1 357 milhões de pessoas.

Em 2013, o govêrno chinês realizou mudanças no contrôle do crescimento demográfico do país. Tendo em vista o processo de envelhecimento da população e uma futura falta de mão de obra, o govêrno passou a permitir que alguns casais tivessem até dois filhos. A partir de 2016, o govêrno liberou todos os casais para ter até dois filhos.

No entanto, em razão do baixo crescimento populacional registrado no país, a partir de 2021 a China liberou que os casais passassem a ter até três filhos.

Fotografia. Uma multidão reunida em frente a uma construção com muro vermelho ao redor de uma construção ampla com telhados duplos e duas torres baixas, uma em cada lateral.
Vista de intenso movimento de pessoas em praça de Pequim, na China, em 2019. Com cêrca de 21,5 milhões de habitantes, Pequim é a oitava cidade mais populosa do mundo.
Respostas e comentários

Faça a leitura do texto com os alunos. Se possível, leve-os ao laboratório de informática para pesquisarem mais sôbre os dez países mais populosos do mundo e, com base nas políticas elaboradas na China, se países desenvolvem alguma política com relação ao assunto; caso possuam, peça que citem quais são elas.

Geografia e Matemática

O Censo Demográfico e a contagem da população

A contagem da população brasileira é feita por meio do Censo Demográficoglossário , uma importante pesquisa realizada de dez em dez anos pêlo í bê gê É. Além de realizar a contagem dos habitantes, o Censo faz o levantamento de outras características, como a quantidade de homens, mulheres, crianças, adultos e idosos no total da população; o nível de escolaridade; a distribuição da renda; as condições de moradia e de trabalho; entre outras informações.

Todas essas informações são obtidas nos domicílios dos municípios brasileiros por meio de questionários aplicados por recenseadores, também chamados agentes censitários. Após coletados, os dados são organizados com o auxílio de complexos cálculos matemáticos e estatísticos.

Com base nesses cálculos, é elaborado um conjunto de tabelas e gráficos que retrata o perfil demográfico do país e que fornece, assim, uma análise geográfica da população. Analise os gráficos apresentados nesta página e na seguinte.

Gráfico com indicações com letras. População urbana e rural – em porcentagem (2010), indicada pela letra A. População Urbana: 84 por cento, assinalada com a letra C. População Rural: 16 por cento. Eixo vertical indicando a porcentagem da população, letra B; eixo horizontal indicando a população urbana e rural, letra D.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 12 abril 2022.

A.

O título informa o assunto do gráfico.

B.

O eixo vertical indica os valores (neste caso, em porcentagem).

C.

A altura das colunas representa os valores de cada informação.

D.

O eixo horizontal indica as informações (neste caso, a população urbana e a população rural).

Respostas e comentários

O estudo das páginas 64 e 65 propicia o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete gê ê um zero da Bê êne cê cê ao abordar a interpretação de gráficos de colunas e de setores.

Um texto a mais

Para complementar o estudo da seção, sugerimos a apresentação do texto a seguir aos alunos, pois êle aborda parte da história e da importância do í bê gê É.

     Durante o período imperial, o único órgão com atividades exclusivamente estatísticas era a Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871.

     Com o passar do tempo, o órgão responsável pêlas estatísticas no Brasil mudou de nome e de funções algumas vezes até 1934, quando foi extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes.

     A carência de um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no País, favoreceu a criação, em 1934, do Instituto Nacional de Estatística – íne, que iniciou suas atividades em 29 de maio de 1936. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao íne, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

í bê gê É. A instituição. Disponível em: https://oeds.link/rXDEhf. Acesso em: 18 maio 2022.


Explique aos alunos que alguns dados sôbre a população brasileira, nesta e em outras páginas do livro, foram retirados do Censo Demográfico de 2010, realizado pêlo í bê gê É. No ano de 2020, não houve a realização do Censo Demográfico devido, entre outros motivos, à pandemia do côvid dezenóve.

Distribuição da população brasileira – por idade (2010)

Gráfico. Distribuição da população brasileira – por idade (2010). 
Adultos: 56 por cento. 
Jovens e crianças: 33 por cento. 
Idosos: 11 por cento.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 12 abril 2022.

Fornecimento de serviços essenciais

Gráficos. Fornecimento de serviços essenciais. 
Saneamento básico – em porcentagem (2010). 
Com acesso a serviços de saneamento básico: 55 por cento. 
Sem acesso a serviços de saneamento básico: 45 por cento. 
Coleta de lixo – em porcentagem (2010). 
Com acesso a serviços de saneamento básico: 87 por cento. 
Sem acesso a serviços de saneamento básico: 13 por cento. 
Água tratada e encanada – em porcentagem (2010). 
Com acesso a serviços de saneamento básico: 83 por cento. 
Sem acesso a serviços de saneamento básico: 17 por cento.

População alfabetizada – em porcentagem (2010)

Gráfico. População alfabetizada – em porcentagem (2010). 
População alfabetizada: 91 por cento.
População analfabeta: 9 por cento.

Fonte de pesquisa dos gráficos: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 12 abril 2022.

Ícone 'Em grupo'.

Analise as informações de cada um dos gráficos. Em seguida, converse com os colegas e com o professor sôbre como dados ajudam a compreender melhor as características da população brasileira. Por fim, façam um texto coletivo apresentando as características da população que vocês conheceram neste estudo.

Respostas e comentários

Resposta da seção Geografia e Matemática nas orientações ao professor.

Atividade a mais

Com relação ao censo demográfico, sugerimos a realização de um censo escolar. Esta atividade propicia um trabalho interdisciplinar com o professor de Matemática, que pode auxiliar os alunos a tabular os dados e montar os gráficos. Veja a seguir algumas instruções de como esse censo pode ser realizado.

1. Ressalte para os alunos a importância de um censo demográfico. Ajude-os a compreender que o censo permite às pessoas conhecer melhor as características socioeconômicas de uma população.

2. Discuta com êles o processo de realização de um censo demográfico.

3. Forme grupos de recenseadores e recenseados.

4. Formule com êles um questionário. Veja algumas informações que podem constar nesse formulário.

a) Onde você nasceu?

b) Qual é a sua idade?

c) Por quantas pessoas é formada a sua família?

d) Você pratica algum esporte? qual ou quais?

e) Qual é o meio de transporte que você utiliza para ir à escola?

f) Você já estudou em outra escola?

5. Oriente os alunos a reunir os dados obtidos para a produção de gráficos e tabelas a fim de analisar os resultados da pesquisa.

Respostas

Os dados apresentados ajudam a compreender que a maior parte da população brasileira vive em áreas urbanas e que mais da metade é composta de adultos. Também informam que mais de 90% da população é alfabetizada e quase metade dos brasileiros não tem acesso a saneamento básico.

Algo a mais

No site do í bê gê é educa, é possível encontrar várias informações a respeito da população brasileira, do território do país ê tê cê ponto

> í bê gê é educa. Disponível em: https://oeds.link/9rmTBT. Acesso em: 16 maio 2022.

O crescimento da população brasileira

O elevado número de habitantes no Brasil é resultado do rápido crescimento populacional ocorrido ao longo do século passado.

O gráfico a seguir mostra o crescimento da população brasileira desde o final do século dezenove até 2021. Observe-o.

Crescimento da população brasileira (1872-2021)

Gráfico. Crescimento da população brasileira (1872-2021). 
População (em milhões de habitantes). 
1872: 10 milhões de habitantes.
1890: 14 milhões de habitantes.
1900: 17 milhões de habitantes.
1920: 31 milhões de habitantes.
1940: 41 milhões de habitantes.
1960: 70 milhões de habitantes.
1980: 119 milhões de habitantes.
2000: 170 milhões de habitantes.
2021: 213 milhões de habitantes.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 20 abril 2022.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 3.

Em algum dos períodos mostrados no gráfico, a população brasileira diminuiu?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 4.

Quanto a população brasileira cresceu entre 1872 e 2021?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 5.

Você saberia dizer por que a população brasileira cresceu tanto em pouco mais de um século?

Questão 6.

Com base na observação do gráfico, o que você responderia se alguém lhe dissesse que a população brasileira manteve um ritmo de crescimento sempre baixo desde o final do século dezenove?

Como é possível observar no gráfico, a população brasileira passou a crescer de fórma mais acelerada somente a partir do final do século dezenove, quando os imigrantes começaram a chegar ao país. Em apenas cinco décadas, de 1880 a 1930, calcula-se que cêrca de 4 milhões de imigrantes tenham entrado no território brasileiro.

Alguns grupos de imigrantes vieram em maior número, como portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses. Muitos deles vinham para trabalhar nas lavouras de café, sobretudo nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, para substituir o trabalho de pessoas escravizadas africanas, oficialmente proibido no país em 1888.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta: Não, a população brasileira aumentou em todos os períodos mostrados no gráfico.

Questão 4. Resposta: Houve um crescimento de aproximadamente 203 milhões de habitantes.

Questão 5. Resposta: Professor, professora: Deixe que os alunos levantem hipóteses. êles podem anotar no caderno ou você pode registrá-las na lousa. No decorrer do estudo do conteúdo, retome as hipóteses, confirmando-as, complementando-as ou descartando-as.

Questão 6. Resposta: Responderia que a informação é incorreta, pois, a partir da metade do século Xis xis, o crescimento da população brasileira tornou-se muito mais acelerado.

  • Explique aos alunos que, no início do século dezenove, outros grupos imigrantes já haviam sido incentivados a vir para o Brasil e se fixar em pequenas propriedades rurais dos estados da Região Sul como fórma de promover a ocupação e de assegurar a posse do território pêlo govêrno português.
  • Comente com os alunos que, até meados do século dezenove, a população brasileira cresceu lentamente. No período colonial, a quantidade de portugueses que vieram para o Brasil não foi tão expressiva. Além disso, muitos africanos, trazidos na condição de escravizados, acabaram morrendo precocemente em razão dos maus-tratos que recebiam. Já a população indígena estava diminuindo, principalmente por causa dos conflitos com os portugueses ou das doenças trazidas pelos colonizadores.
  • Faça a leitura das questões explicando detalhes que auxiliarão os alunos na elaboração das respostas. Na questão 3, explique-lhes que a leitura do gráfico de linha implica a observação de sua direção. Para cima (direção ascendente), indica o aumento do crescimento da população brasileira; se a linha estiver na direção descendente, indicará a diminuição dos dados.
  • Na questão 4, explique à turma que, para calcular o aumento da população brasileira entre as datas especificadas, basta pegar o valor em milhões do ano de 2021 e diminuir pêlo número de habitantes em milhões do ano de 1872 (nesse caso: 213 milhões – 10 milhões = 203 milhões de habitantes).

A vinda dos imigrantes também foi incentivada pêlo govêrno com o objetivo de promover a ocupação das terras e assegurar a posse do território no sul do Brasil. Nessas cinco décadas, o Brasil recebeu também, mas em menor número, árabes, poloneses, russos, sírios e libaneses.

Por volta da década de 1930, o govêrno brasileiro passou a restringir a entrada de estrangeiros, o que fez os fluxos imigratórios para o Brasil diminuírem sensivelmente. Desde então, a imigração deixou de contribuir, de maneira efetiva, para o crescimento populacional do país.

O crescimento natural da população brasileira

Além da imigração, mais expressiva até 1930, o crescimento acelerado dos habitantes do Brasil ao longo do século vinte ocorreu por causa do aumento natural da população.

O crescimento natural da população ou crescimento vegetativo ocorre quando a proporção de nascimentos (taxa de natalidade) é maior que a proporção de mortes (taxa de mortalidade). Observe como se calcula o crescimento natural de uma população.

Caixa de texto.
Crescimento natural da população; igual; taxa de natalidade; abre parênteses; proporção de pessoas que nascem; fecha parênteses; menos, taxa de mortalidade; abre parênteses; proporção de pessoas que morrem; fecha parênteses.

O índice de crescimento natural

O índice de crescimento natural ou vegetativo da população é geralmente indicado pêlo número de pessoas acrescidas ou diminuídas em cada grupo de mil indivíduos (por mil – lê-se por mil). Atualmente, a taxa de natalidade no Brasil é de aproximadamente 14por mil (14 habitantes em cada grupo de mil), e a taxa de mortalidade é de 8por mil (8 habitantes em cada grupo de mil).

Portanto, esse crescimento natural da população brasileira está em 6por mil (6 habitantes em cada grupo de mil). Pode parecer pouco, mas, se considerarmos que, em 2021, o Brasil tinha cêrca de 213,3 milhões de habitantes, essa porcentagem significou um acréscimo anual de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas.

Respostas e comentários
  • Para ampliar o trabalho com o tema O crescimento natural da população brasileira, destaque as melhorias das condições médico-sanitárias no país tomando como exemplo a expansão de campanhas de vacinação. Para isso, se possível, mostre aos alunos o calendário nacional de vacinação apresentado no site Portal da Saúde, do Ministério da Saúde. Disponível em: https://oeds.link/Cgdo3s. Acesso em: 18 maio 2022.
  • Ao conhecer o calendário nacional de vacinação, solicite a êles que tragam para a sala de aula suas carteirinhas de vacinação para verificarem se tomaram ou não todas as vacinas. As vacinas que não foram tomadas na época certa podem ser aplicadas em qualquer unidade básica de saúde.
  • Comente com os alunos que todos os fatores citados na página ajudaram a reduzir o número de mortes (taxa de mortalidade) causadas por doenças que se alastravam muito facilmente, como sarampo, tuberculose, tétano, cólera e febre amarela.
  • Para calcular o crescimento natural da população brasileira, convide o professor de Matemática para orientar a atividade. Sugerimos também que façam o cálculo referente a outros países. Em seguida, peça aos alunos que comparem os resultados obtidos.

Por que o crescimento natural da população brasileira se acelerou?

O índice de crescimento natural da população brasileira tornou-se mais elevado a partir da década de 1940, sobretudo por causa do rápido declínio das taxas de mortalidade no país. Entre os fatores que contribuíram para isso, podemos destacar dois deles:

  • a expansão significativa dos serviços de saneamento básico, que ampliou as redes de água encanada e de esgôto, melhorando, assim, as condições sanitárias de boa parte da população;
  • a melhoria das condições médico-sanitárias da população em geral, visto que novos medicamentos e vacinas, por exemplo, passaram a combater e controlar, de maneira eficaz, doenças que até então provocavam muitas mortes.
Cartaz verde com a inscrição: VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E SARAMPO. 04 DE ABRIL A 03 DE JUNHO. Seguido por logotipos e a ilustração do Zé Gotinha, figura branca com a cabeça em formato de gota com uma cruz azul e a indicação SUS no peito. Ele faz sinal de positivo com o polegar.
Campanha de vacinação promovida pêlo Ministério da Saúde em 2022, que, na atualidade, dá continuidade às campanhas do século passado.
A queda do ritmo de crescimento natural da população brasileira

O crescimento da população brasileira ainda continua, porém ocorre em um ritmo cada vez mais lento. Uma das razões para isso está associada ao fato das mulheres brasileiras passarem a ter um número cada vez menor de filhos. Na década de 1960, cada mulher em idade reprodutiva tinha em média seis filhos. Atualmente, êsse número caiu para menos de dois filhos.

Observe o gráfico na página seguinte, que mostra como a taxa de crescimento natural da população brasileira vem diminuindo nas últimas décadas.

Respostas e comentários
  • Complemente as explicações sôbre as campanhas de vacinação comentando a respeito das campanhas nacionais, como as vacinas da gripe e as de poliomielite (paralisia infantil), e das campanhas em massa de vacinação contra a côvid dezenóve. As vacinas podem erradicar doenças, interromper a circulação de vírus e evitar agravamentos de doenças. No site do Ministério da Saúde, é possível encontrar uma cartilha com as explicações das vacinas obrigatórias e um quadro completo com as idades em que elas devem ser tomadas. Todas essas informações estão disponíveis em: https://oeds.link/14ID3k. Acesso em: 16 maio 2022.
  • Comente que, de acôrdo com projeções do í bê gê É, a taxa de crescimento natural da população brasileira, em 2030, será de 4,5%, e o número médio de filhos por mulher brasileira, em 2020, foi de 0,8 filho. Para a compreensão dos alunos, arredondamos para 1 filho.

Brasil: crescimento natural da população (19602020)

Gráfico. Brasil: crescimento natural da população (1960-2020). 
Período de 1960 a 1970. Taxa de 2,4 por mil. 
Período de 1970 a 1980. Taxa de 1,9 por mil.  
Período de 1980 a 1991. Taxa de 1,6 por mil.   
Período de 1991 a 2000. Taxa de 1,4 por mil.  
Período de 2000 a 2010. Taxa de 1,0 por mil.   
Período de 2010 a 2020. Taxa de 0,8 por mil.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Anuário estatístico do Brasil 2020. Disponível em: https://oeds.link/Enk8xZ. Acesso em: 12 abril 2022.

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 7.

De acôrdo com o gráfico, entre quais períodos houve a maior queda no ritmo de crescimento da população?

Ícone 'Atividade oral'.

Questão 8.

Em sua opinião, qual é o motivo de as mulheres brasileiras terem cada vez menos filhos? Troque ideias sôbre isso com os colegas.

Para compreender a mudança no ritmo de crescimento da população brasileira, é preciso entender as transformações pêlas quais a sociedade passou nas últimas décadas. Veja algumas delas.

Aumento do custo de vida

No início da década de 1970, quando a maior parte da população brasileira já vivia em cidades, o aumento do custo de vida – que envolve os gastos com alimentação, vestuário, saúde, educação, transporte e moradia, entre outros – levou muitas famílias a reduzir o número de filhos.

Difusão dos métodos contraceptivos

Nessa mesma época, também ocorreu uma maior difusão do uso de métodos contraceptivosglossário , como pílulas anticoncepcionais e preservativos, assim como o aumento no número de esterilizações entre as mulheres e, em menor proporção, entre os homens. Todos métodos permitiram maior acesso da população ao contrôle da natalidade.

Respostas e comentários

Questão 7. Resposta: Entre os períodos de 19601970 e 1970-1980.

Questão 8. Resposta pessoal. Professor, professora: Incentive os alunos a dialogar sôbre êsse assunto, como fórma de explorar a formulação de hipóteses sôbre o tema, buscando analisar as possíveis explicações para as hipóteses levantadas pelos alunos.

  • Além dos novos medicamentos e vacinas, os serviços de assistência médico-hospitalar também se expandiram, passando a atender uma parcela cada vez maior da população.
  • Comente com os alunos que as pílulas anticoncepcionais começaram a ser comercializadas no Brasil durante a década de 1960. Com isso, as mulheres puderam optar pêla maternidade, bem como pêla quantidade de filhos que pretendiam ter e o melhor momento de sua vida para engravidar. Diante dêsse contexto, aumentaram as chances de planejar sua vida profissional e a maternidade.
  • Com a questão 8, proposta nesta página, é possível explorar a prática de argumentação com os alunos, já que êles lidarão com diferentes opiniões, ouvirão atenciosamente o colega e darão respostas consistentes.
Participação da mulher no mercado de trabalho

Ao mesmo tempo, as mulheres passaram a participar cada vez mais do mercado de trabalho. Com isso, a tarefa de cuidar dos filhos também foi sendo dificultada por várias barreiras, como a falta de creches e de escolas, assim como as restrições impostas por muitas empresas, como a não contratação de mulheres grávidas. Todos fatores juntos colaboraram para a queda no ritmo de crescimento natural da população.

Atualmente, as mulheres têm grande participação no mercado de trabalho brasileiro e ocupam os mais diversos setores da economia, inclusive em atividades antes exercidas predominantemente pêlo sexo masculino.

Fotografia. Uma mulher dirigindo um ônibus. Ela usa uma camisa cinza e trafega por uma via movimentada.
Motorista de ônibus.
Fotografia. Uma mulher em frente a um maquinário com um tecido estampado.
Operária.
Fotografia. Uma mulher ajudando outra a ler. Ela aponta um lápis para um livro. A outra acompanha também com um lápis. Ao fundo há uma faixa e parte de um telhado.
Professora.
Fotografia. Uma mulher com um estetoscópio, escrevendo em um caderno. Há um notebook em frente a ela e prateleiras ao fundo.
Médica.

Novas relações familiares

Além da diminuição no número de filhos, a configuração das famílias brasileiras vem passando por outras transformações. Por exemplo, é comum haver crianças que moram com os avós e os tios ou são adotadas por casais homoafetivos. Também são constantes famílias em que os filhos são criados por pais solteiros ou divorciados.

Respostas e comentários

Atividade a mais

  • Aproveite o tema Participação da mulher no mercado de trabalho e proponha aos alunos uma atividade de pesquisa e elaboração de cartaz para realizarem um debate em sala de aula. Oriente-os a pesquisar notícias e reportagens atualizadas em jornais e na internet. O trabalho poderá ser em grupo para que a troca de informações seja enriquecida.
  • Aborde o tema com base na realidade dos alunos por meio de entrevistas com pessoas da escola ou da comunidade à qual êles pertencem. Incentive-os a criar os cartazes com textos, imagens e fotos que remetam à pesquisa feita, organizando visualmente as informações de modo que fique clara a mensagem que desejam transmitir.
  • Quanto à entrevista, que servirá de suporte para a elaboração das informações do cartaz, oriente os alunos a fazê-la gravando o áudio com o celular e criando um podcast para ser apresentado à turma e disponibilizado no acervo de pesquisa para estudos posteriores. Caso seja possível, convide uma profissional da comunidade escolar para conversar com os alunos. Dê preferência a pessoas mais velhas que possam explicar a sua trajetória no mercado de trabalho. Lembre-se de elaborar perguntas com antecedência para que a entrevista ou a fala da profissional seja direcionada da melhor fórma possível.

Esta atividade proposta é uma excelente oportunidade para promover o desenvolvimento do pensamento computacional, pois os alunos seguirão passos para concluir as etapas da pesquisa e a montagem dos cartazes, iniciando com a pesquisa e a coleta de dados (investigação). Realizarão entrevistas, criarão um podcast e, para finalizar, vão elaborar cartazes seguindo as orientações de diagramação de textos e imagens, reconhecendo padrões compatíveis para um trabalho que transmita a mensagem pretendida e, assim, concluindo a tarefa com uma apresentação e um debate de ideias.

A mulher na sociedade brasileira

Ícone 'Ciências Humanas em foco'.

Durante muito tempo na história do Brasil, as mulheres não participavam ativamente nas decisões da sociedade. Suas atividades se restringiam aos cuidados com os filhos e aos afazeres domésticos. Outra conquista foi o direito de votar, que lhes foi concedido apenas em 1932 e que, até então, era exclusivo dos homens.

êsse cenário começou a mudar a partir do século vinte, época marcada por várias conquistas femininas no país. Além do direito de votar, as mulheres passaram a ter maior participação no mercado de trabalho e na política, e foram criadas leis que estabelecem punições a crimes cometidos especificamente contra as mulheres.

Em relação ao mercado de trabalho, por exemplo, a participação das mulheres na População Economicamente Ativa (péa) vem aumentando ao longo das últimas décadas. Atualmente, elas representam mais da metade da fôrça de trabalho do país.

A PEA

A População Economicamente Ativa, também conhecida como péa, é formada por pessoas entre 14 e 65 anos aptas ao trabalho. Estão incluídas nessa classificação tanto as pessoas empregadas em alguma atividade econômica e que, portanto, recebem alguma remuneração, como as que estão à procura de emprêgo, ou seja, temporariamente desempregadas. Em 2021, cêrca de 137,3 milhões de pessoas compunham a População Economicamente Ativa no Brasil, o que correspondia a 65% do total da população.

Ilustração. Homens e mulheres reunidos. Eles usam uniformes ou roupas características de profissões como: carteiro, médicos, soldado, policial, agricultor, bombeiro, musico, cozinheiro, entregador, professora, enfermeira, entre outros.

Mesmo com todas essas conquistas, ainda há muito a ser feito para que as mulheres, assim como os homens, tenham melhores oportunidades e pleno reconhecimento social. Ainda hoje, elas sofrem discriminação e recebem salários mais baixos do que os pagos aos homens. Veja as informações na próxima página.

Respostas e comentários
  • Promova uma conversa perguntando aos alunos a respeito das atividades profissionais que as mulheres exercem. Durante a conversa oriente para que ocorra o respeito entre opiniões e ideias divergentes.
  • Explique que tanto a Constituição Imperial, de 1824, como a primeira Constituição Republicana, de 1891, não proibiam as mulheres de votar em nosso país. No entanto, não deixavam claro o direito pleno delas ao exercício do voto. Isso foi alcançado com o Código Eleitoral aprovado pêlo Decreto norteº 21.076, de 24 de fevereiro de 1932.
  • Explique aos alunos que os aposentados e as donas de casa sem remuneração compõem o grupo da População não Economicamente Ativa ().
  • O conteúdo proposto nas páginas 71 e 72 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. Explora aspectos das Competências específicas de Ciências Humanas 2 e 6 ao proporcionar aos alunos momentos de reflexão que envolvem temas do mundo social e suas variações de significado no tempo e no espaço. Além disso, permite-lhes construir argumentos com base em conhecimentos das Ciências Humanas para defender opiniões que respeitem e promovam os Direitos Humanos.

Brasil: taxas de participação de homens e mulheres na PEA no Brasil – em porcentagem (2020)

Gráfico. Brasil: taxas de participação de homens e mulheres na População Economicamente Ativa no Brasil – em porcentagem (2020). 
Homens: 48 por cento. Mulheres: 52 por cento.

Brasil: rendimento médio de homens e mulheres no Brasil – em Reais (2020)

Gráfico. Brasil: rendimento médio de homens e mulheres no Brasil – em reais (2020). 
Homens: 2.899,00 reais; Mulheres: 2.243,00 reais. Ao fundo, ilustração de uma balança com montes de cédulas de dinheiro sobre seus pratos, indicando os valores.

Fontes de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/LDPePJ í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/RlKR8C. Acessos em: 12 abril 2022.

Combate à violência contra as mulheres

     Embora nas últimas décadas as mulheres brasileiras tenham alcançado conquistas importantes, os números da violência doméstica contra a mulher ainda são assustadores.

     Para têrmus uma ideia, em 2020, no Brasil, aproximadamente 8,2 milhões de brasileiras foram vítimas dêsses abusos. Porém, poucos agressores foram punidos por seus atos.

O sentimento de indignação por ser uma das vítimas de violência doméstica levou a brasileira Maria da Penha a reivindicar, durante 15 anos, e de maneira pacífica, que seu agressor fosse punido pêla justiça de nosso país. Sua luta e a de vários outros brasileiros resultou na criação da Lei número 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha. Essa determinação aumenta o rigor das punições contra crimes de violência doméstica.

O govêrno brasileiro criou o programa Ligue 180 para combater êsse tipo de violência. Por meio dêsse número, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia anônima gratuitamente, a qualquer momento.

Fotografia. Destaque para uma placa com a inscrição: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É CRIME. DENUNCIE. LIGUE 180. Ao lado há emblemas e logotipos.
Placa com telefone do disque-denúncia de violência contra mulher.
Ícone 'Atividade oral'.

Assim como a questão da violência contra as mulheres, outras situações em nosso país despertam indignação. Em sua opinião, quais seriam casos?

Respostas e comentários

Resposta do boxe complementar Combate à violência contra as mulheres nas orientações ao professor.

  • Peça que observem o gráfico e comente com os alunos que no Brasil, de acôrdo com o í bê gê É, a escolaridade das mulheres é mais elevada que a dos homens. Mesmo assim, o salário médio delas é inferior ao deles.
  • Para aprofundar e ampliar o repertório de conhecimento sôbre o tema Combate à violência contra as mulheres, converse com os alunos a respeito da Lei Maria da Penha, que foi aprovada em 7 de agosto de 2006 para criar mecanismos com o propósito de evitar e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Essa lei é considerada pêla ônu uma das leis mais avançadas do mundo com relação às medidas protetivas de urgência para as vítimas de violência doméstica. Em um dos seus artigos, a lei prevê que o poder público deve desenvolver políticas que visem garantir os Direitos Humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares a fim de resguardá-las de toda a negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão. A lei completa está no link a seguir. Disponível em: https://oeds.link/9d45kY. Acesso em: 17 maio 2022.

Resposta

Resposta pessoal. Os alunos podem citar, por exemplo, a corrupção, o preconceito, a violência contra idosos e crianças, as agressões ao meio ambiente e aos animais, entre outros.


Ao abordar a Lei Maria da Penha e explorar a análise documental, abre-se a oportunidade para trabalhar noções introdutórias de práticas de pesquisa. Dessa maneira, apresente aos alunos o texto da própria Lei êneº 11.340 e oriente-os a observar a linguagem formal utilizada, percebendo assim que se trata de um texto de natureza jurídica. Comente o contexto histórico em que a lei foi criada e que se trata de uma fonte primária de pesquisa, ou seja, a própria lei de 7 de agosto de 2006. Destaque que a Lei Maria da Penha leva o nome de uma mulher vítima de violência doméstica e beneficia uma coletividade.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Podemos afirmar que o Brasil é um país populoso? Justifique sua resposta.
  2. Como é feito o censo da população em nosso país? Qual é sua importância?
  3. Escreva, no caderno, a alternativa que apresenta quais foram os principais grupos de imigrantes que vieram ao Brasil entre o final do século dezenove e o início do século vinte.
    1. ucranianos, poloneses, argentinos e paraguaios.
    2. portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses.
    3. estadunidenses, espanhóis, alemães, franceses e japoneses.
    4. russos, chineses, japoneses, portugueses e franceses.
  4. O que contribuiu para a redução da mortalidade da população brasileira a partir da década de 1940?
  5. Em sua opinião, qual foi o motivo de as mulheres brasileiras terem cada vez menos filhos? Troque ideias sôbre isso com os colegas.
  6. A violência doméstica é muito associada aos crimes cometidos contra a mulher, mas não é a única fórma de desrespeito que ela sofre. Cite outros exemplos de injustiça social contra as mulheres.

Aprofundando os conhecimentos

7. Leia a manchete a seguir.

Vacinação contra a gripe começa hoje em todo o país

Disponível em: https://oeds.link/aokjxR. Acesso em: 12 abril 2022.

  1. Identifique o tema destacado na manchete.
  2. A realização de campanhas de vacinação está relacionada à queda da mortalidade da população brasileira? Justifique sua resposta.
  3. Em sua opinião, é importante que a população esteja atenta às campanhas de vacinação promovidas pêlo govêrno federal? Converse com os colegas sôbre esse assunto.
Respostas e comentários

1. Resposta: Sim. Em 2021, com cêrca de 213,3 milhões de habitantes, era o sexto país mais populoso do mundo.

2. Resposta: O Censo é realizado de dez em dez anos pêlo í bê gê É por meio de questionários aplicados por recenseadores na maior parte dos domicílios, em todos os municípios brasileiros. Depois, as informações coletadas são organizadas em um conjunto de tabelas e gráficos que mostram boa parte das características da população.

3. Resposta: b) portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses.

4. Resposta: A melhoria das condições médico-sanitárias da população e a expansão dos serviços de saneamento básico.

5. Resposta pessoal. Incentive os alunos a dialogar sôbre êsse assunto.

6. Resposta pessoal. Os alunos podem mencionar situações como agredir verbalmente uma mulher, desrespeitá-la por sua roupa ou profissão, remunerá-la de maneira desigual quando executa o mesmo trabalho que um homem, entre outras circunstâncias.

7. a) Resposta: A manchete destaca a realização de campanha de vacinação contra a gripe no Brasil.

7. b) Resposta: Sim. As campanhas de vacinação atuam na prevenção de doenças, o que contribui diretamente para a redução das taxas de mortalidade no país.

7. c) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos conversem sôbre a importância das vacinas para a prevenção de várias doenças.

  • As questões propostas nesta página abordam aspectos da Competência específica de Geografia 1, pois permitem que os alunos utilizem conhecimentos para compreender a relação entre sociedade e natureza.
  • As questões 6 e 7 possibilitam explorar partes das Competências específicas de Ciência Humanas 2 e 6 ao incentivar os alunos a analisar o mundo social e cultural com base em conhecimentos das Ciências Humanas e ainda construir argumentos com os quais defendam suas opiniões na busca de uma sociedade mais justa e democrática.
  • Oriente os alunos nas atividades e aproveite o momento para esclarecer as dúvidas e verificar se êles compreenderam o conteúdo programado. Este é um momento propício para verificar se os alunos possuem dúvidas a respeito de algum tema abordado.

Atividade a mais

Assinale, entre as afirmações a seguir, aquelas que descrevem os fatores que ocasionaram o aumento natural da população brasileira.

a) No século vinte, muitos casais passaram a adotar um maior número de filhos.

b) Houve melhoria nas condições médico-sanitárias, como uso de novos medicamentos, vacinas e ampliação do atendimento médico-hospitalar.

c) Muitas pessoas que estavam viajando para fóra do país retornaram para o Brasil e, assim, houve um aumento da população.

d) A expansão significativa dos serviços de saneamento básico, como a ampliação das redes de água encanada e de esgôto, proporcionou melhores condições de vida aos brasileiros.

e) Reduziu-se o número de doenças que se alastravam facilmente pêla população.

Resposta

As alternativas corretas são: b, d, e.


Glossário

IBGE
:Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, criado em 1936, responsável pêla coleta e pêlo fornecimento de dados e informações referentes a vários aspectos do país: econômicos, sociais, demográficos e ambientais, entre outros.
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Censo Demográfico
: pesquisa de dados sôbre a população que fornece informações sôbre as mais diferentes características dos habitantes, como idade, renda, grau de instrução, taxas de natalidade e de mortalidade, entre outras.
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Contraceptivo
: método ou dispositivo utilizado para prevenir, ou seja, evitar uma gravidez.
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