CAPÍTULO 7 Brasil: país com desigualdades sociais

Nas moradias dos arredores da sua casa ou da escola onde estuda, é possível perceber a desigualdade social? Quais características demonstram isso?

A desigualdade social está presente em praticamente todo o território brasileiro. Ela se reflete na distribuição desigual da renda entre a população e nas precárias condições de moradia, bem como na existência de um elevado índice de mortalidade infantil, analfabetismo e desnutrição de expressiva porção da população.

A existência de tantas desigualdades sociais revela que a maior parte da riqueza produzida no Brasil tem sido apropriada por apenas uma pequena parcela da população. Portanto, essa elite privilegiada vive em casas luxuosas, tem acesso aos melhores hospitais e adquire bens materiais de alto valor, como carros importados e grandes propriedades rurais. No outro extremo, está um grande número de pessoas em situação de pobreza. Seus rendimentos não garantem sequer as necessidades mais básicas, como alimentação, saúde, vestuário e educação.

Embora nos últimos anos o govêrno brasileiro venha implementando uma série de programas para diminuir a pobreza no país, historicamente muitos brasileiros vivem com baixa renda.

Observe, no gráfico a seguir, a distribuição de rendimentos entre a população brasileira.

Rendimentos da população em idade ativa 2015

Gráfico. Rendimentos da população em idade ativa 2015. 
Sem declaração de rendimentos: 2 por cento.
Mais de 20 salários mínimos: 0,5 por cento. 
Mais de 10 a 20 salários mínimos: 1,5 por cento. 
Mais de 5 a 10 salários mínimos: 4,5 por cento.  
Mais de 2 a 5 salários mínimos: 18 por cento. 
Mais de 1 a 2 salários mínimos: 25,5 por cento. 
De sem rendimento até 1 salário mínimo: 48 por cento.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Anuário estatístico do Brasil 2016. Disponível em: https://oeds.link/U1IHC9. Acesso em: 22 abril 2022.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Identificar a desigualdade social presente na população brasileira.
  • Analisar as informações apresentadas pêla pirâmide etária brasileira e o que elas revelam.

Justificativas

Os textos, os gráficos e as imagens dêste capítulo possibilitam aos alunos identificar dados sôbre a desigualdade da população, mostrando a realidade de milhões de brasileiros.

Eles também podem compreender, pêla análise de dados, informações acerca da pirâmide etária, reconhecendo a distribuição da população por faixa etária e sexo, bem como suas condições socioeconômicas e as iniciativas do govêrno com políticas públicas com relação às necessidades de cada grupo.

Por meio das análises de gráficos comparativos de diferentes décadas, perceberão que os brasileiros estão vivendo mais.


  • Para iniciar o estudo dêste capítulo, investigue o conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema abordado nas páginas seguintes.
  • Verifique se os alunos reconhecem a coexistência de contrastes no município onde moram, como áreas residenciais de luxo e áreas de moradias precárias, transporte público ineficiente e precário e veículos modernos com elevado padrão etcétera

Grande parte das pessoas com baixos rendimentos vive em habitações precárias, geralmente sem as mínimas condições de higiene e confôrto, desprovidas de saneamento básico, como água encanada e rede de esgôto, e até mesmo de energia elétrica.

Observe, nas fotos, como a desigualdade social se revela nas paisagens brasileiras.

Fotografia. Vista aérea. Diversas casas amontoadas em uma área de terra com árvores. Há um terreno com lixo.
Vista de moradias em condições precárias na cidade de Londrina, Paraná, em 2021.
Fotografia. Vista aérea. Casas grandes com árvores e palmeiras entre as vias. Ao fundo há edifícios.
Vista de moradias luxuosas em um bairro da cidade de Santana de Parnaíba, São Paulo, em 2021.
Ícone 'Atividade Em Grupo'.

Questão 1.

Com a orientação do professor, reúna-se com três colegas para conversar sôbre a questão que aparece no início da página anterior. Reflitam sôbre o que pode ser feito para melhorar as condições de vida da população e diminuir as desigualdades.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a dialogar sôbre êsse assunto e a identificar o que é solicitado na atividade. Cuide para que haja um ambiente respeitoso durante a realização da atividade.

  • Nesta página, trabalhe a comparação entre as paisagens mostradas nas fotos. Explique aos alunos que é possível notar nas imagens a grande desigualdade socioeconômica representada pelos diferentes tipos de moradia e a quantidade de espaço ocupado por grupos distintos.
  • Auxilie os alunos a identificar essas desigualdades no município onde residem, ou seja, procure mostrar que essas diferenças se encontram por todo o Brasil, em municípios pequenos, médios ou grandes.

Metodologias ativas

Complemente o estudo do tema Brasil: país com desigualdades sociais realizando uma atividade que explora a estratégia storytelling. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. A história a ser contada aos alunos poderá ser fictícia ou real, e nela deverá ser apresentada alguma situação de desigualdade social vivida por um brasileiro. Caso seja oportuno, entrevistas ou depoimentos terão um pêso maior na concretização da atividade. Os alunos deverão escutar a contação da história feita por você e, na sequência, por meio de uma roda de conversa, fazer reflexões acêrca do que foi exposto, associando-o ao conteúdo estudado. Atente para que, durante a conversa, haja um ambiente respeitoso.

Pirâmide etária da população brasileira

Importantes informações referentes à população de um país podem ser entendidas por meio de representações gráficas chamadas pirâmides de idades ou pirâmides etárias.

Além de mostrar como a população está distribuída, de acôrdo com o sexo e a idade dos habitantes, essas pirâmides informam a proporção de pessoas idosas ou de jovens no total de habitantes, entre outros aspectos da população.

Observe, a seguir, o formato e as partes da pirâmide etária do Brasil. Ela foi elaborada com base em estudos demográficos realizados pêlo í bê gê É. Veja também, nas páginas 88 e 89, a evolução de sua estrutura, que revela o envelhecimento da população.

Pirâmide etária do Brasil (2021)

Gráfico. Pirâmide etária do Brasil (2021). 
Eixo horizontal, mostrando Milhões de habitantes, indicada com número 1 e o Eixo vertical, mostrando a Idade (em anos), indicada com o número 2. 
A parte inferior indica Crianças e Jovens, indicada com a letra C, de 0 a 19 anos com homens e mulheres variando de 7 a 8 milhões. 
A parte central, indica: Adultos, com a letra B, de 20 a 59 anos: com homens e mulheres variando de 8 a 6 milhões. 
E o topo indicando: Idosos, com a letra A, de 60 a 80 ou mais: com homens e mulheres variando de 6 a 4 milhões.

Fonte de pesquisa: datasus. Disponível em: https://oeds.link/RniJXf. Acesso em: 12 abril 2022.

1.

Eixo horizontal: mostra o número total de pessoas, homens à esquerda e mulheres à direita, em cada faixa de idade.

2.

Eixo vertical: mostra as faixas de idade da população, agrupadas em classes de 5 em 5 anos.

A.

Ápice

Parte superior da pirâmide, que representa a população de idosos, com 60 anos ou mais.

B.

Corpo

Parte intermediária da pirâmide, que representa a população de adultos, com idade entre 20 e 59 anos.

C.

Base

Parte inferior da pirâmide, que representa a população de crianças e de jovens até 19 anos.

Respostas e comentários

Explique aos alunos que o aumento da população idosa deve influenciar as oportunidades de emprêgo, na previdência social e na assistência médica. Além disso, o aumento do número de idosos implica mudanças no tempo de contribuição previdenciária, queda nos gastos com escolas e, futuramente, um número menor de trabalhadores em idade produtiva.

Um texto a mais

O texto a seguir aborda a questão preocupante da renda para os idosos no mundo.

     Entre as mais urgentes preocupações dos idosos em todo o mundo está a garantia de renda. êsse é o ponto mais frequentemente mencionado, juntamente com a saúde. Ambas as questões também estão entre os maiores desafios para os governos reticências. A crise econômica global exacerbou a pressão financeira para assegurar tanto a segurança econômica como o acesso ao atendimento à saúde na terceira idade.

     Os investimentos em sistemas de pensão e aposentadoria são vistos como um dos mais importantes meios para assegurar a independência econômica e reduzir a pobreza na velhice. A sustentabilidade dêsses sistemas é de particular interêsse, particularmente nos países desenvolvidos, enquanto a previdência social e a cobertura das aposentadorias na velhice permanecem como desafio para os países em desenvolvimento, nos quais uma grande proporção da fôrça de trabalho se encontra no setor informal. É necessário implementar pisos de proteção social visando assegurar a renda e o acesso a serviços essenciais de atendimento à saúde e sociais para todas as pessoas idosas, e prover uma rede de segurança que contribua para o retardamento da incapacitação e para a prevenção do empobrecimento na velhice. Não há prova concreta de que o envelhecimento da população, em si, tenha minado o desenvolvimento econômico ou de que países não disponham de recursos suficientes para reticências pensões e atendimento à saúde da população idosa. Entretanto, reticências apenas um terço dos países contam com planos de previdência social abrangentes, a maioria dos quais cobrem somente aqueles que se encontram em empregos formais, ou seja, menos da metade da população economicamente ativa mundial.

reticências

. Envelhecimento no século vinte e um: celebração e desafio. Disponível em: https://oeds.link/hhfVdd. Acesso em: 18 maio 2022.

O formato da pirâmide etária brasileira revela importantes informações sôbre as condições de vida da população. Com base nessas informações, o govêrno pode planejar e executar melhor as políticas sociais referentes às necessidades de cada grupo de habitantes. Veja a análise da pirâmide etária do Brasil.

O que a pirâmide apresenta?

O que isso revela?

Ápice estreito

Registra a proporção de idosos, cerca de 11% do total da população. De acordo com o ápice, pode-se ter uma ideia da expectativa de vida dos habitantes.

A necessidade de melhorar os programas de atendimento aos idosos, garantindo-lhes melhores aposentadorias e acesso a serviços médico-hospitalares de qualidade.

Fotografia. Três idosos caminhando em uma rua à beira-mar. Há uma árvore na calçada.
Idosos caminhando em calçadão de praia na cidade de João Pessoa, PB, em 2019.

Corpo afunilado

Mostra que a participação dos adultos na composição da população é grande, somando 56% do total.

A necessidade de investir em programas sociais que promovam melhoria nas condições de vida da população, como disponibilidade de trabalho, construção de moradias adequadas, ampliação dos sistemas de saneamento básico, melhoria do sistema médico-hospitalar, entre outros.

Fotografia. Um homem de uniforme branco com capacete, luvas e máscara, segurando um objeto sobre a carroçaria de um carro em uma linha de produção.
Trabalhadores em indústria de automóveis na cidade de Betim, MG, em 2020.

Base larga

Indica uma grande proporção de jovens, cerca de 33% do total da população, demonstrando que o crescimento natural ainda é elevado, apesar da queda das taxas de natalidade e de mortalidade.

A necessidade de investir, por exemplo, na construção e na qualidade de creches e escolas como forma de elevar a escolaridade média, evitando a evasão escolar.

Fotografia. Cinco jovens subindo escadas. Eles carregam mochilas.
Crianças chegando à escola na cidade de Itaparica, BA, em 2019.

Expectativa de vidaglossário

Respostas e comentários
  • Verifique se os alunos percebem que a maior parte da população brasileira, ou seja, 56%, é composta de adultos. Comente que é nesse grupo da população que encontramos a População Economicamente Ativa (péa).
  • Explique que a péa é formada por pessoas entre 15 e 65 anos aptas ao trabalho. Incluem-se nessa classificação tanto as pessoas empregadas em alguma atividade econômica, que, portanto, recebem alguma remuneração, como as que estão à procura de emprêgo, ou seja, temporariamente desempregadas.
  • Aposentados, donas de casa sem remuneração e estudantes formam o grupo da População não Economicamente Ativa, ou .
  • No Brasil, as pessoas que compõem a péa estão distribuídas entre os três setores da economia: primário, secundário e terciário. Contudo, essa distribuição não é homogênea.
  • No início do século vinte, o setor primário empregava a maior parte da péa brasileira. Um século depois, a maioria das pessoas está empregada no setor terciário.
  • êsse comportamento é reflexo das mudanças que ocorreram na distribuição da população entre as áreas rural e urbana. Com a maioria das pessoas vivendo nas cidades, cresceu o número de trabalhadores empregados no comércio, além dos prestadores de serviços, como médicos e advogados.
  • Para saber mais sôbre êsse assunto, leia o livro: DAMIANI, Amélia L. População e geografia. São Paulo: Contexto, 2001.

O envelhecimento da população brasileira

A estrutura da pirâmide etária da população brasileira vem mudando rapidamente nas últimas décadas, o que evidencia uma nova dinâmica demográfica no Brasil. Trata-se do aumento da expectativa de vida e da diminuição do número de nascimentos, fatores que, consequentemente, levam ao envelhecimento da população.

Com o processo de envelhecimento da população brasileira, o país terá de conviver com uma nova realidade demográfica e dar prioridade às políticas públicas voltadas ao atendimento dessa parcela da população. Uma atitude importante já foi tomada com a criação do Estatuto do Idoso, que agrega um conjunto de leis que visa assegurar proteção e amparo às pessoas com mais de 60 anos de idade.

Observe a evolução da estrutura da pirâmide etária brasileira.

1980

Na década de 1980, a pirâmide era triangular, apresentando base larga (indicativo de grande número de jovens) e tôpo estreito (indicativo de pouca população idosa).

Pirâmide etária do Brasil (1980)

Gráfico. Pirâmide etária do Brasil (1980). 
Mostrando Milhões de habitantes e a Idade (em anos). 
A parte inferior indica: Crianças e Jovens de 0 a 19 anos com homens e mulheres variando de 7 a 9 milhões. 
A parte central, indica: Adultos de 20 a 59 anos: com homens e mulheres variando de 6 a 2 milhões. 
E o topo indicando: Idosos de 60 a 80 ou mais: com homens e mulheres variando de 2 a 0 milhões.

2000

Nos anos 2000, o tôpo e o meio da pirâmide ficaram mais largos em relação à pirâmide etária de 1980.

Pirâmide etária do Brasil (2000)

Gráfico. Pirâmide etária do Brasil (2000). 
Mostrando Milhões de habitantes e a Idade (em anos). 
A parte inferior indica Crianças e Jovens de 0 a 19 anos com homens e mulheres variando de 9 a 8 milhões. 
A parte central, indica: Adultos de 20 a 59 anos: com homens e mulheres variando de 8 a 4 milhões. 
E o topo indicando: Idosos de 60 a 80 ou mais: com homens e mulheres variando de 4 a 1 milhão.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 27 junho 2022.

Respostas e comentários
  • A abordagem das questões dos idosos contempla o tema contemporâneo transversal Valorização do idoso, da Bê êne cê cê.
  • Explique aos alunos que o Estatuto do Idoso é um regulamento, ou seja, gênero textual considerado conjunto de regras que tem por objetivo instruir sôbre o funcionamento de uma instituição, da sociedade ou de parte dela, determinando condutas.

2030*

Em 2030, o provável formato da pirâmide etária brasileira será uma base mais estreita e um tôpo mais largo em comparação à pirâmide de 2000.

Pirâmide etária do Brasil (2030*)

Gráfico. Pirâmide etária do Brasil (2030 em Projeção). 
Mostrando Milhões de habitantes e a Idade (em anos). 
A parte inferior indica Crianças e Jovens de 0 a 19 anos com homens e mulheres variando de 6 a 8 milhões. 
A parte central, indica: Adultos de 20 a 59 anos: com homens e mulheres variando de 8 a 6 milhões. 
E o topo indicando: Idosos de 60 a 80 ou mais: com homens e mulheres variando de 6 a 3 milhões.

*Projeção

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 27 junho 2022.

Jovens e idosos na população brasileira

     O processo de envelhecimento da população brasileira vem provocando duas modificações importantes em nossa sociedade ao longo das últimas décadas. De um lado, a proporção de crianças e jovens no total da população vem diminuindo rapidamente; de outro, a proporção de idosos vem aumentando de maneira significativa. Observe o gráfico.

Participação de jovens e idosos no total da população brasileira (1980-2030*)

Gráfico. Participação de jovens e idosos no total da população brasileira (1980-2030 em Projeção) mostrando a População (em porcentagem). 
Jovens. 1980: 50 por cento; 1991: 45 por cento. 2000: 40 por cento; 2010: 33 por cento; 2020: 29 por cento; 2030 (Projeção): 21 por cento. 
Idosos. 1980: 6 por cento; 1991: 7 por cento. 2000: 9 por cento; 2010: 11 por cento; 2020: 14 por cento; 2030 (Projeção): 17 por cento.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 12 abril 2022.

Dinâmica demográfica brasileira

Idosos: o progressivo aumento da expectativa de vida no país, ocasionado tanto pelos avanços na área da Medicina como pela expansão dos serviços médico-hospitalares, vem garantindo uma participação cada vez maior de idosos no número total da população.

Adultos: a diminuição das taxas de mortalidade no país vem contribuindo para o aumento da participação de adultos no conjunto da população.

Jovens: a queda na taxa de crescimento natural vem diminuindo a proporção de jovens no número total da população.

Respostas e comentários

Atividade a mais

Leia para os alunos o trecho a seguir do Estatuto do Idoso. Depois, peça-lhes que respondam às questões.

Artigo 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

     [...]

Artigo 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

     Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

um – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

reticências

BRASIL. Estatuto do Idoso. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2003. página 78.

a) Quais são os direitos garantidos aos idosos segundo êsse trecho do estatuto?

b) De quem é a responsabilidade por assegurar a efetivação dos direitos dos idosos? E por informar à autoridade competente quando alguma dessas leis é violada?

c) Em sua opinião, por que foi criado um Estatuto do Idoso? Por que houve a necessidade de se elaborar um documento específico para explicitar e garantir os direitos dos cidadãos dessa faixa etária? Converse com os colegas sôbre êsse assunto.

Respostas

a) Os direitos garantidos aos idosos são: direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito, à convivência familiar e comunitária, e ao atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

b) É responsabilidade da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar e efetivar os direitos aos idosos, e cabe a todo cidadão informar quando as leis são desrespeitadas e violadas. Espera-se que os alunos compreendam que a sociedade tem o dever de garantir que os direitos de todos os cidadãos sejam cumpridos. Por isso, situações que coloquem em risco a saúde, a dignidade e a segurança das pessoas devem ser denunciadas para que o Estado interfira.

c) Resposta pessoal. Chame a atenção dos alunos para o destaque que o documento faz em relação ao envolvimento e à responsabilidade de toda a sociedade para garantir os direitos dos idosos.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Em sua opinião, quais seriam os benefícios obtidos com a diminuição da desigualdade social no país? Comente com os colegas e verifique a opinião deles.
  2. O que é uma pirâmide etária?
  3. Responda no caderno. No gráfico da pirâmide etária, o que representa:
    1. a base?
    2. o corpo?
    3. o ápice?
  4. Observe novamente a pirâmide etária do Brasil na página 86 e responda às questões a seguir.
    1. No Brasil, há certo equilíbrio entre o número de mulheres e de homens no conjunto da população? Como isso pode ser observado na pirâmide etária?
    2. Na população brasileira, há o predomínio de jovens, adultos ou idosos? Como você identificou essa informação na pirâmide etária?
  5. Agora, compare o formato da pirâmide etária do Brasil em 2021, apresentada na página 86, com o provável formato que terá em 2030, conforme mostrado na página 89. Anote no caderno quais são as mudanças mais significativas entre dois gráficos.

Aprofundando os conhecimentos

6. Observe a representação a seguir e, em seguida, responda às questões propostas no caderno.

Pirâmide etária da Alemanha (2020)

Gráfico. Pirâmide etária da Alemanha (2020). 
Mostrando Milhões de habitantes e a Idade (em anos). 
A parte inferior indica Crianças e Jovens de 0 a 19 anos com homens e mulheres variando de 2 a 1 milhão. Indicada com a Letra C, de 0 a 19.
A parte central, indica: Adultos de 20 a 59 anos: com homens e mulheres variando de 2 a 4 milhões. Indicada com a letra B, de 20 a 59.
E o topo indicando: Idosos de 60 a 80 ou mais: com homens e mulheres variando de 3 a 4 milhão. Indicada com a letra A, de 60 a 80 ou mais.

Fonte de pesquisa: o êne u. Population division. World population prospects. Disponível em: https://oeds.link/aS0gaJ. Acesso em: 12 abril 2022.

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. As opiniões podem ser registradas em um texto e, depois, apresentadas ao restante da turma.

2. Resposta: É uma representação gráfica que mostra a distribuição da população de acôrdo com o sexo e a idade dos habitantes.

3. a) Resposta: A base representa a população de crianças e jovens, com idade até 19 anos.

3. b) Resposta: O corpo representa a população de adultos, com idade entre 20 e 59 anos.

3. c) Resposta: O ápice representa a população de idosos, com 60 anos ou mais.

4. a) Resposta: Sim. Isso pode ser observado nas barras do gráfico, que indicam haver pouca diferença entre a população feminina e a masculina, embora a feminina seja um pouco maior, sobretudo no ápice da pirâmide, que representa a população idosa.

4. b) Resposta: Há o predomínio de adultos. É possível verificar essa informação na pirâmide, pois a parte intermediária dêsse gráfico, que representa a população adulta, soma um número de habitantes bem maior do que as demais.

5. Resposta: Na pirâmide de 2030, o corpo mais largo do que o da pirâmide de 2015 indica que haverá um número maior de adultos na população. Já o ápice ficará mais largo, indicando que a população será composta de um número maior de idosos.

A realização das atividades propostas nas páginas 90 e 91 constitui um momento importante para você identificar as dúvidas presentes entre os alunos. Antes da realização das atividades sugeridas, promova uma conversa entre os alunos solicitando que digam qual tema estudado mais chamou a atenção deles e peça que expliquem por que escolheram êsse tema.

Sugestão de avaliação

Para ampliar os conhecimentos dos alunos com relação à análise de pirâmides etárias, providencie algumas para colori-las e compará-las. Oriente os alunos a utilizar côres diferentes para destacar a base, o corpo e o tôpo da pirâmide. Depois de coloridas, proponha a análise comparativa dos dados, como qual delas tem a base mais larga, qual delas é mais estreita e o que isso significa. Sugira aos alunos que criem questões para serem respondidas com base na observação das pirâmides etárias. Dessa fórma, os alunos deverão pensar na questão e na resposta tendo como base a pintura que fizeram, podendo selecionar pirâmides diferentes para os alunos ou as duplas de alunos. Depois, oriente-os a trocar entre si as atividades para ampliar o repertório de análise e de comparação. No site do í bê gê É, há pirâmides etárias de todos os estados liberadas para impressão. Disponível em: https://oeds.link/eEZqVm. Acesso em: 17 maio 2022.

  1. Identifique as partes da pirâmide indicadas pêlas letras A, B e C.
  2. Analise as informações que cada uma dessas partes da pirâmide pode fornecer sôbre a população da Alemanha.

7. Observe a foto sôbre a campanha de vacinação promovida pêlo Ministério da Saúde. Depois, responda às questões no caderno.

Fotografia. Destaque para uma idosa sendo vacinada. A mulher que aplica a vacina em seu braço usa touca, máscara e avental. A senhora também usa máscara. Ao fundo há mais pessoas.
Idosa recebendo vacina durante campanha de vacinação na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, em 2021.
  1. Qual é a faixa etária das pessoas a quem se destina a campanha? Qual é a parcela da população composta por ela?
  2. Campanhas como essa indicam a tendência ao aumento da expectativa de vida e a consequente elevação do número de idosos no total da população brasileira? Justifique sua resposta.

8. Sabendo que a população idosa do Brasil vem aumentando progressivamente, você considera importante haver políticas voltadas ao atendimento e à assistência aos idosos? Escreva um texto que relate sua opinião. Inclua atitudes de respeito aos idosos que podemos praticar no dia a dia. Depois, leia o texto para os colegas e o professor.

Respostas e comentários

6. a) Resposta: A – Ápice. B – Corpo. C – Base.

6. b) Resposta nas orientações ao professor.

7. a) Resposta: A faixa etária é a de pessoas com 60 anos ou mais. Ela atinge a parcela da população de idosos.

7. b) Sim. O aumento do número de idosos na população exige medidas do govêrno em relação a essa parcela da população. As campanhas de vacinação são medidas preventivas, voltadas para a melhoria da saúde dos idosos e para o aumento da expectativa de vida.

8. Resposta pessoal. Verifique se os alunos citaram o Estatuto do Idoso, além de outras maneiras de amparar os idosos.

Resposta

    1. A base mais estreita que o corpo indica a baixa natalidade. Isso prevê que, futuramente, poderá haver uma diminuição no número de adultos na população. O corpo largo indica que a maior parte da população é composta de adultos. Já o ápice largo indica que a Alemanha possui um número significativo de idosos em sua população e que a expectativa de vida deles é elevada.

Sugestão de atividade

Aproveite a oportunidade de trabalhar as campanhas de vacinação e proponha à turma a criação de um fôlder em que o objetivo principal seja avisar a população da próxima campanha no município onde moram. Nele, deverão conter informações pertinentes à campanha: qual vacina será aplicada, o porquê dessa campanha (por exemplo, o baixo índice de procura por vacinas e o aumento da proliferação da doença), a data e os locais onde serão aplicadas as doses e qual faixa etária será contemplada. Além dessas informações, o fôlder deverá ser autoexplicativo, com fotos ou ilustrações que chamem a atenção da população.

A realização desta atividade explora as culturas juvenis ao desafiar e instigar os alunos a se expressarem por meio de linguagens visuais. Ela ainda os auxilia no desenvolvimento do pensamento computacional, pois, para realizá-la, os alunos precisarão decompor as etapas de elaboração do fôlder, elencando o passo a passo para fazer a pesquisa das informações e dos dados relevantes para informar à população. Com os dados em mãos, êles deverão iniciar a montagem do fôlder, o que exige o reconhecimento de padrões, e, por fim, concretizar o trabalho com a finalidade de apresentar informações corretas e completas para que a população saiba sôbre a campanha e para onde se dirigir para tomar a vacina.


  • A atividade 8 aborda a temática Qualidade de vida e valorização do idoso, ou seja, temas importantes para a reflexão no dia a dia e que envolvem questões que motivam os alunos a definir metas e a desenvolver a autonomia, bem como a refletir e avaliar suas escolhas.
  • A questão 8 também possibilita ao professor explorar a prática da argumentação com os alunos, uma vez que êles deverão assumir uma posição e defender seu ponto de vista com base em argumentos construídos por meio dos estudos. Este tipo de atividade desenvolve nos alunos a capacidade de ouvir de maneira respeitosa, de lidar com opiniões diferentes e de dar respostas consistentes.

Glossário

Expectativa de vida
: também chamada “esperança de vida”, é o número estimado de anos que uma pessoa poderá viver considerando condições como renda, saúde e alimentação no lugar onde mora.
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