O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Você concorda com a afirmação de que o Brasil é um país populoso? Justifique sua resposta.
  2. Analise o gráfico e responda às questões propostas.

Natalidade no Brasil (1950-2020)

Gráfico. Natalidade no Brasil (1950-2020). 
Taxa de natalidade (por mil habitantes). 
1950: 43. 
1960: 44. 
1970: 38. 
1980: 31. 
1990: 23. 
2000: 21. 
2020: 14. 
Ao fundo há a ilustração de uma mamadeira com leite.

Fontes de pesquisa: í bê gê É. Anuário estatístico do Brasil 2020. Disponível em: https://oeds.link/Enk8xZ. Acesso em: 22 abril 2022. í bê gê É. Séries Históricas e Estatísticas. Disponível em: https://oeds.link/aZpM8D. Acesso em: 22 abril 2022.

  1. Compare a taxa de natalidade dos anos 1950 e 2020. O que ocorreu com a taxa nesse período?
  2. De acôrdo com o que você estudou, cite os fatores que ocasionaram a queda na taxa de natalidade da população brasileira.
  3. Explique o que é crescimento natural ou vegetativo da população e como êle é calculado.
  1. Se alguém lhe perguntasse quem são os quilombolas, o que você responderia?
  2. Observe a foto a seguir.
    1. Descreva o que a foto representa e qual a relação dela com o crescimento da população.
    2. Explique por quais razões o govêrno brasileiro incentivou a vinda de imigrantes para o país.
Fotografia em preto e branco. Algumas pessoas entre malas e caixas. Ao fundo há um navio.
Grupo de imigrantes embarcam em direção ao Brasil no início do século vinte.
Respostas e comentários

1. Resposta: Espera-se que os alunos respondam que sim, pois a população do Brasil é a sexta maior do mundo.

2. a) Resposta: A taxa de natalidade diminuiu.

2. b) Resposta: O aumento do custo de vida e o fato de a mulher assumir um novo papel na sociedade levaram muitas famílias a reduzirem o número de filhos. Outro fator foi o aumento do contrôle da natalidade, por meio da difusão de métodos contraceptivos e da esterilização das mulheres e, em menor proporção, dos homens.

2. c) Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta nas orientações ao professor.

4. a) Resposta: Ela mostra um grupo de imigrantes embarcando em direção ao Brasil no início do século vinte. A vinda dos imigrantes para o Brasil contribuiu para o crescimento da população brasileira entre o final do século dezenove e o início do século vinte.

4. b) Resposta: A imigração de europeus foi incentivada com dois objetivos principais: substituir o trabalho de pessoas escravizadas, que foi abolido em 1888, principalmente nas lavouras de café do Rio de Janeiro e de São Paulo, e também promover a ocupação e a posse das terras, sobretudo no sul do país.

Objetivos das atividades

1. Reconhecer que o Brasil é um país populoso.

2. Perceber que a taxa de natalidade no país está diminuindo; identificar os fatores que levaram à queda da taxa de natalidade do Brasil; reconhecer como é calculado o crescimento vegetativo de uma população.

3. Reconhecer quem são os quilombolas na população brasileira.

4. Reconhecer a imigração como fator de aumento da população brasileira.

Como proceder nas atividades

1. Caso os alunos tenham dificuldade, apresente-lhes uma lista constando os dez maiores países do mundo por número de população. Distribua um planisfério para êles e peça-lhes que produzam um mapa representando a informação da lista.

2. Se os alunos tiverem dificuldade, sugira-lhes uma pesquisa em casa, com a ajuda dos pais ou dos responsáveis, para que levantem o número de filhos de cada geração. Por exemplo: primeiro, os alunos deverão escrever quantos filhos seus pais têm, ou seja, se êles têm irmãos; depois, deverão contabilizar quantos filhos seus avós tiveram, e assim sucessivamente até quanto for possível ser contabilizado. Após concluírem as pesquisas, incentive-os a compartilhar os resultados com os colegas, promovendo uma conversa direcionada acêrca do tema.

3. Caso seja necessário, apresente à turma o texto “Comunidades quilombolas”, no site do Ministério da Cidadania. Disponível em: https://oeds.link/M1RQ81. Acesso em: 14 abril 2022.

4. Caso os alunos tenham dúvidas, faça um passeio virtual pelo Museu do Imigrante clicando na imagem em que é possível ver diversas fotos de grupos de imigrantes e conhecer um pouco mais a respeito da vida deles após terem chegado ao Brasil. Disponível em: https://oeds.link/BMuDyo. Acesso em: 2 junho 2022.

Respostas das atividades

2. c) O crescimento natural da população, ou crescimento vegetativo, ocorre quando a proporção de pessoas que nascem (taxa de natalidade) é maior do que a proporção de pessoas que morrem (taxa de mortalidade). Para calcular o crescimento vegetativo da taxa de natalidade, subtrai-se a taxa de mortalidade.

3. Resposta: espera-se que os alunos escrevam que os quilombolas são os atuais habitantes de comunidades negras, que no passado foram criadas por africanos escravizados.

5. Leia e interprete o texto a seguir e responda às questões propostas.

reticências os nordestinos que migravam para o Maranhão e o Pará foram responsáveis também pêla ocupação do Tocantins; os mineiros e paulistas que, partindo do sudeste, se expandiram em direção a Brasília, seguindo em direção ao norte, pêla Belém-Brasília; gaúchos, paranaenses e catarinenses, que subiram na porção oeste, destruíram as florestas, ricas em erva-mate, e ocuparam a região que contorna o Pantanal, para em seguida, contornando-o, se dirigirem para Mato Grosso e descerem os afluentes da margem esquerda do Amazonas.

     Daí seguiram para Rondônia, para o Acre e ocuparam a margem esquerda do grande rio no Pará e no Amazonas; grupos avançados atravessaram o Amazonas e seguiram para o norte, já tendo atingido Roraima e já começam a penetrar na Venezuela.

reticências

ANDRADE, Manuel Correia de. A trajetória do Brasil (de 1500 a 2000). São Paulo: Contexto, 2000. página 72.

  1. Identifique os fluxos migratórios descritos no texto.
  2. Explique a relação dêsses fluxos com o povoamento do país.
  3. Você conhece pessoas que migraram para outras regiões do país? Verifique se os colegas também conhecem.
  1. Escreva de que maneira é possível perceber a desigualdade social no território brasileiro.
  2. Leia o texto, identifique a alternativa que contém as palavras faltantes e reescreva o parágrafo corretamente.           Importantes informações referentes à de um país podem ser entendidas por meio de representações gráficas chamadas . Além de mostrar como a população está , de acôrdo com o sexo e a dos habitantes, elas nos informam sôbre a proporção de pessoas jovens, e no total de habitantes, entre outros aspectos da população.
    1. vida, documento de identidade, vivendo, nacionalidade, baixas e altas.
    2. população, pirâmides etárias, distribuída, idade, adultas e idosas.
    3. economia, gráfico de setores, consumindo, renda, pobres e ricas.
    4. natalidade, maquetes, distribuída, renda, analfabetas e alfabetizadas.
Respostas e comentários

5. a) Resposta nas orientações ao professor.

5. b) Resposta nas orientações ao professor.

5. c) Resposta pessoal. Incentive os alunos a dialogar sôbre êsse assunto.

6. Resposta nas orientações ao professor.

7. Resposta: Alternativa b. Importantes informações referentes à população de um país podem ser entendidas por meio de representações gráficas chamadas pirâmides etárias. Além de mostrar como a população está distribuída, de acôrdo com o sexo e a idade dos habitantes, elas nos informam sôbre a proporção de pessoas jovens, adultas e idosas no total de habitantes, entre outros aspectos da população.

Objetivos das atividades

5. Reconhecer os principais fluxos migratórios do país; perceber que as pessoas do seu círculo social também podem ter sido migrantes.

6. Reconhecer que o Brasil tem desigualdades sociais.

7. Reconhecer o que é uma pirâmide etária.

Como proceder nas atividades

5. Caso os alunos tenham dúvidas, proponha-lhes que ilustrem as situações descritas no texto. Providencie cópias do mapa político do Brasil e as distribua a êles. Oriente-os a desenhar setas de fluxo no mapa indicando o estado de origem e o de chegada dos migrantes, diferenciando-os por côres. Sugira aos alunos que desenhem também as condições ambientais relatadas (vegetação e hidrografia ). Ao final, promova a apresentação dos trabalhos.

6. Caso os alunos tenham dificuldade, apresente imagens que retratem situações como as citadas sôbre a população do país. Se possível, mostre imagens do próprio município onde vivem.

7. Caso tenham dúvidas, sugira aos alunos uma visita ao site í bê gê é educa para mais informações sôbre pirâmide etária. Disponível em: https://oeds.link/W1kwYD. Acesso em: 14 abril 2022.

Respostas das atividades

5. a) O texto cita os fluxos de nordestinos para Maranhão, Pará e Tocantins; o fluxo de paulistas e mineiros para Brasília; e o fluxo de gaúchos, paranaenses e catarinenses para o interior do país, Amazonas, Rondônia, Acre, Pará, Roraima e Venezuela.

5. b) fluxos foram muito importantes para o povoamento do interior do Brasil, promovendo o crescimento populacional das regiões Norte e Centro-Oeste, que, até metade do século vinte, haviam permanecido com baixa densidade demográfica.

6. A desigualdade social pode ser percebida na distribuição desigual de renda entre a população, nas moradias precárias existentes em vários lugares do país e na existência de elevados índices de mortalidade infantil, de analfabetismo e de desnutrição, em partes da população.