UNIDADE 3 O espaço rural e o espaço urbano no Brasil

Fotografia. Uma feira com barracas expondo legumes e frutas. Há pessoas e caixas entre as barracas.
Barraca de verduras em uma feira livre na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2021.
Respostas e comentários

A foto apresentada nesta abertura tem a intenção de fazer os alunos refletirem sôbre a relação entre a área rural e a área urbana, percebendo de que maneira espaços se complementam.

Ao iniciar a unidade 3, nas páginas 94 e 95, comente com os alunos que a feira livre representada na foto exemplifica a relação entre os espaços rural e urbano. Explique a êles que nessas feiras, geralmente, produtores rurais vendem seus produtos para pessoas que vivem na área urbana.

Antes que os alunos leiam a legenda da foto e respondam às questões da próxima página, questione-os: “De onde vêm os alimentos?”; “Onde êles são produzidos?”; “Onde as pessoas que vivem no campo compram os produtos ou os serviços de que precisam?”. Valorize o conhecimento prévio da turma acêrca da origem dos alimentos.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir, que aborda um breve histórico das feiras livres no Brasil.

     Em nosso país, há evidências de que as feiras livres existem desde os tempos do Brasil colônia. Trazidas pelos europeus, elas foram fundamentais para o crescimento de muitas cidades. A Feira de Caruaru, em Pernambuco, surgiu em uma fazenda localizada em um dos caminhos do gado entre o Sertão e a zona canavieira, local onde pousavam tropeiros, vaqueiros e mascates.

     Com o passar dos anos, a feira deu origem a uma vila, que se tornou uma cidade. Atualmente, Caruaru é um dos pontos turísticos mais importantes do estado pernambucano, e sua feira ao ar livre é uma das maiores do mundo, chegando a receber até 80 mil pessoas nos finais de semana mais movimentados.

Texto elaborado pelos autores.

Os espaços urbano e rural estão em constante integração. O movimento de pessoas, mercadorias e informações promove uma integração diária, e uma feira livre na rua de uma cidade é um dos melhores exemplos da inter-relação entre espaços. Como observamos na foto, diversos produtos do campo são vendidos em uma feira na cidade.

Iniciando a conversa

  1. Observe a foto da página anterior e converse com seus colegas sôbre o que as pessoas estão fazendo.
  2. Com os colegas, deem exemplos de elementos que caracterizam o espaço rural e outros que caracterizam o espaço urbano.
  3. Anote, no caderno, algumas características dos espaços rural e urbano do município onde você vive. Ao longo do estudo desta unidade, verifique alguns dos principais fatores que explicam essas características.

Agora vamos estudar...

  • a interdependência entre os espaços rural e urbano no Brasil.
  • a modernização do espaço rural brasileiro.
  • o que é agronegócio.
  • a concentração de terras no espaço rural brasileiro.
  • a industrialização e a urbanização do Brasil.
  • metrópoles e megalópoles.
  • os problemas urbanos.
  • o que são mapas-síntese.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

Antes de trabalhar com as questões propostas no Iniciando a conversa, incentive a participação de todos solicitando que exponham outros exemplos do dia a dia deles em que identificam a inter-relação dêsses dois espaços. Caso considere pertinente, faça uma lista na lousa com os exemplos citados por êles.

Respostas

1. Resposta pessoal. Verifique se os alunos conseguem identificar as pessoas que estão comprando produtos (legumes, hortaliças, frutas etcétera) em uma feira livre.

2. Resposta pessoal. Certifique-se de que os alunos citaram elementos típicos dos aglomerados urbanos, como edifícios, indústrias, agências bancárias, entre outros. Como características do espaço rural, espera-se que êles citem elementos como lavouras, pastagens, matas nativas, entre outros.

3. Resposta pessoal. Verifique se os alunos identificaram adequadamente os elementos que caracterizam o espaço urbano e o espaço rural do lugar e ou ou região onde vivem. Comente que, nesta unidade, êles vão estudar várias características dêsses espaços no Brasil.

CAPÍTULO 8 O espaço geográfico brasileiro

O espaço geográfico brasileiro tem características diversas. Isso se explica tanto pelos variados aspectos naturais (diferentes tipos de clima, relêvo, vegetação etcétera) quanto pêla maneira como a sociedade se organiza no espaço por meio de seu modo de vida e das atividades econômicas desenvolvidas.

êsse espaço geográfico engloba o urbano e o rural, cada um com paisagens bem diferentes. Observamos isso na foto a seguir, que mostra parte das áreas rural e urbana do município de Cornélio Procópio, Paraná, em 2020.

Fotografia. Vista aérea. À esquerda, Espaço Urbano, com diversas casas entre vias e árvores. À direita, Espaço rural com uma vasta área de plantio.
Vista de parte do município de Cornélio Procópio, Paraná, em 2020.

Diferentes lugares, diferentes modos de vida

O modo de vida das pessoas varia de acôrdo com o lugar onde elas vivem. Como o espaço geográfico brasileiro é repleto de lugares diferentes, podemos observar pessoas vivendo de maneiras bem distintas em diversas partes do país.

Para perceber essas diferenças, basta comparar, por exemplo, o dia a dia de quem mora em um grande e movimentado centro urbano com o cotidiano de alguém que vive em pequenas cidades ou vilarejos do interior ou, ainda, mora e trabalha no campo. Veja as fotos da página seguinte.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Verificar que os espaços rural e urbano apresentam particularidades e características bem distintas.
  • Distinguir o espaço rural do espaço urbano.
  • Conhecer as relações de interdependência entre os espaços rural e urbano.

Justificativas

No decorrer dêste capítulo, os alunos compreenderão diferentes características dos espaços rural e urbano. Assim, êles vão identificar que os espaços rurais pertencentes ao vasto território brasileiro são diferentes uns dos outros, além de perceber que o mesmo ocorre com os espaços urbanos. Neste estudo, êles explorarão aspectos da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero oito.

Os alunos ainda terão a oportunidade de verificar que o espaço rural e o urbano mantêm uma relação de interdependência devido ao fato de um precisar de elementos produzidos no outro para a realização de determinadas atividades.

Um texto a mais

O espaço geográfico é objeto de estudo da Geografia. A leitura do texto a seguir serve como apôio teórico para a apreensão dêsse conceito.

reticências

     Objeto da preocupação dos filósofos desde Platão e Aristóteles, a noção de espaço, todavia, cobre uma variedade tão ampla de objetos e significações – os utensílios comuns à vida doméstica, como um cinzeiro, um bule, são espaços; uma estátua ou uma escultura, qualquer que seja sua dimensão, são espaços reticências uma casa é espaço, como uma cidade também o é.

     Há o espaço de uma nação, sinônimo de território, de Estado; há o espaço terrestre, da velha definição da Geografia, como crosta do nosso planeta; e há, igualmente, o espaço extraterrestre, recentemente conquistado pêlo homem, e, até mesmo o espaço sideral, parcialmente um mistério.

reticências

     O espaço deve ser considerado como um conjunto de relações realizadas através de funções e de fórmas que se apresentam como testemunho de uma história escrita por processos do passado e do presente. Isto é, o espaço se define como um conjunto de fórmas representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma estrutura representada por relações sociais que estão acontecendo diante dos nossos olhos e que se manifestam através de processos e funções. O espaço é, então, um verdadeiro campo de fôrças cuja aceleração é desigual. Daí porque a evolução espacial não se faz de fórma idêntica em todos os lugares.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 4. edição São Paulo: Hucitec, 1996. página 119122.

Fotografia. Vista de cima. Cidade com muitos edifícios e vias nas margens de rios.
Vista de parte da cidade de Recife, Pernambuco, em 2020.
Fotografia. Vista aérea. Cidade com quarteirões com vias sem pavimentação, casas e construções baixas. Há diversas áreas sem construções cobertas por terra e vegetação rasteira.
Vista de parte da cidade de Nova Santa Helena, Mato Grosso, em 2021.

Mesmo em diferentes centros urbanos ou em distintas áreas do campo, o modo de vida das pessoas também tem características bem diversas. Por exemplo, embora povos quilombolas, ribeirinhos ou caiçaras geralmente vivam em áreas rurais, seus modos de vida se diferenciam, seja por seus hábitos e costumes culturais próprios, seja pêlas atividades econômicas que realizam. Pessoas que vivem em áreas urbanas diferentes, como um grande centro urbano ou uma pequena cidade, também não vivem de modo igual.

O modo de viver das pessoas também se diferencia de acôrdo com suas condições socioeconômicas. Algumas, por exemplo, têm acesso à moradia, transporte de qualidade e, sobretudo, a um trabalho que lhes oferece renda necessária para custear necessidades como roupas, alimentos e até mesmo lazer. Porém, há muitas pessoas privadas disso tudo.

Isso ocorre porque a desigualdade social em muitos países, inclusive no Brasil, faz com que a riqueza fique concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população, enquanto grande parte dos habitantes tem de conviver com a pobreza e a fome.

Ícone 'Em grupo'.

Questão 1.

Conte para os colegas como é seu dia a dia no lugar onde você mora. Depois, reúna-se com um colega e verifiquem se há semelhanças entre o cotidiano de vocês.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

Para enriquecer o estudo do tema O espaço geográfico brasileiro, apresentado nas páginas 96 e 97, realize um trabalho de campo na periferia do espaço urbano do município em que os alunos moram para que conheçam os diferentes aspectos do espaço geográfico do local onde vivem. Assim, contempla-se a Competência específica de Geografia 3, com a qual poderão desenvolver o senso crítico e a análise da ocupação humana e da produção do espaço. Caso considere interessante, o trabalho de campo pode ser realizado após o estudo do espaço rural e do espaço urbano.

Atividade a mais

  • Para realizar o trabalho de campo com os alunos, peça-lhes que observem e registrem, sob a fórma de anotações ou imagens, os seguintes aspectos:Os limites entre o espaço rural e o espaço urbano.As plantações e as criações de animais.A utilização ou não de tecnologia nas propriedades rurais.A existência de agroindústrias e cooperativas.O uso da terra.O tamanho das propriedades.A expansão da periferia urbana.A presença de indústrias e sua localização no município.Infraestrutura do espaço urbano, como saneamento básico, asfaltamento etc.Aspectos do trânsito, meios de transporte, transportes coletivos etc.
  • Em sala de aula, organize uma mesa-redonda para que os alunos exponham seus apontamentos e estabeleçam as conclusões sôbre a organização do espaço geográfico de seu município. Na sequência, solicite que os alunos escrevam um relatório apresentando as principais informações coletadas e as conclusões alcançadas na mesa-redonda.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a relatar como é o dia a dia no lugar onde vivem. Aproveite a oportunidade e explore as diferenças e as semelhanças no cotidiano deles por meio de comparações.


A atividade do trabalho de campo é um momento propício para aprimorar com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa sôbre Observação e produção de relatório, uma vez que lhes permite identificar problemas e entender relações estabelecidas no momento dessa verificação, analisando-as. Explique a êles que as considerações feitas durante a etapa de desenvolvimento devem ser anotadas em uma caderneta, trabalhando assim a tomada de nota. Diga-lhes que essa etapa é muito importante, pois é o momento em que é anotado tudo aquilo que é averiguado no trabalho de campo. Na sequência, depois da mesa-redonda, êles devem fazer a produção de um relatório contendo: texto introdutório de apresentação, texto descritivo do que foi verificado, conclusão a que chegaram e, se achar interessante, também a elaboração de um croqui de alguma paisagem analisada.

O rural, o urbano e suas relações

Você mora no espaço rural ou no espaço urbano? Cite para os colegas da sala três características dêsse espaço que justifique sua resposta.

Os espaços rural (campo) e urbano (cidade) mantêm relações entre si. Por exemplo, quando ocorre uma sêca prolongada ou uma forte geada, a produção de certos gêneros agrícolas no espaço rural é diretamente comprometida, o que reflete no aumento dos preços dos respectivos produtos ofertados na área urbana.

Também percebemos essa relação entre ambos os espaços no constante deslocamento de pessoas, mercadorias e serviços. É comum haver moradores do campo trabalhando na cidade em função da oferta de trabalho. O contrário também ocorre. Moradores da cidade trabalham no campo – por exemplo, em épocas de plantio ou de colheita.

O esquema desta página descreve como as atividades do campo e da cidade estabelecem relações entre si. Observe.

1.

A atividade agrícola depende de produtos fabricados pêla indústria, como tratores, adubos, vacinas e rações. Ela também precisa da atividade comercial, como lojas revendedoras de peças para as máquinas agrícolas; dos serviços, como os bancos, que financiam os produtores; e institutos de pesquisa, que fornecem assistência técnica.

2.

Nas cidades, o funcionamento de muitas indústrias depende das matérias-primas produzidas no campo para fabricar seus produtos. A indústria alimentícia, por exemplo, processa produtos agrícolas, como trigo, arroz e soja, e fabrica vários alimentos que compramos nos supermercados, entre êles óleo vegetal, farinha, açúcar, massas e biscoitos.

Fotografia. Vista de cima. No primeiro plano, uma igreja e casas entre árvores. Ao fundo, campo com áreas cobertas por vegetação rasteira e árvores. Há uma seta da cidade para o campo, indicado pelo número 1 e outra do campo para a cidade, indicado com o número 2.
Vista aérea de parte do município de Tomazina, Paraná, em 2020.
Respostas e comentários

Professor, professora: Verifique se os alunos citam características que correspondam ao espaço rural (lavouras, criações de animais, matas etcétera) ou ao espaço urbano (concentração de comércio, centro médico, construções etcétera).

O esquema representado promove a análise da ocupação e da produção do espaço geográfico, a qual estabelece a diferenciação e a conexão entre o campo e a cidade, contemplando a Competência específica de Geografia 3.

Atividade a mais

Para trabalhar o tema O rural, o urbano e suas relações, realize com os alunos a atividade a seguir. Caso julgue necessário, você poderá fotocopiar esta atividade.

Leia o texto a seguir e, então, peça que respondam às questões.

     As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro há duas semanas causaram perdas na agricultura e o consumidor local vai ter que pagar mais caro por frutas, verduras e legumes.

     Com lavouras atingidas pêlas enchentes nas regiões Serrana, Norte e Noroeste, o preço de alguns alimentos mais que dobrou no atacado. reticências êsse acréscimo nos preços deve ser repassado ao consumidor final. reticências

TEIXEIRA, Rodrigo. Chuvas no Rio deixam verduras e legumes mais caros; tomate mais que dobra de preço. UOL, 12 janeiro 2012. Disponível em: https://oeds.link/87FdNx. Acesso em: 17 maio 2022.

1. Identifique no texto a relação de interdependência entre os espaços rural e urbano.

2. Escreva outro exemplo de relação de interdependência entre os espaços rural e urbano.

Respostas

1. A interdependência destacada no texto está no aumento do preço de frutas, verduras e legumes nos centros urbanos consumidores, provocado pêlas chuvas e enchentes que atingiram essas áreas agrícolas produtoras.

2. Resposta pessoal. Como exemplo, os alunos podem citar a queda do preço de certos produtos no período em que ocorre o aumento de sua oferta no mercado, uma vez que as frutas típicas da estação do ano, por exemplo, são geralmente comercializadas a preços mais baixos se comparadas às demais.

A indústria e o espaço rural

Mesmo que os espaços urbano e rural dependam cada vez mais um do outro, como estudamos na página anterior, a produção do campo tende a ficar cada vez mais dependente das necessidades da indústria.

A expansão da atividade industrial, motivada pêla ampliação do consumo da população, aumenta a demanda por matérias-primas – produtos agrícolas, pecuários e extrativos –, que impulsiona o campo a aumentar a produção dos gêneros destinados a suprir o abastecimento das fábricas.

Isso pode ser visto quando uma usina de açúcar e etanol é instalada em determinado município: parte dos produtores rurais da região substitui seus cultivos tradicionais ou as pastagens por lavouras de cana-de-açúcar a fim de abastecer a demanda daquela indústria. Veja a foto a seguir.

Observe as instalações da usina e parte dos canaviais ao redor.

Fotografia. Vista de cima. Uma usina com galpões, silos e estruturas de ferro interligadas. Há uma torre expelindo fumaça.
Vista de usina de etanol e açúcar no município de Morrinhos, Goiás, em 2021.

Para suprir a demanda da produção industrial, o campo fornece um volume cada vez maior de matérias-primas. No entanto, para se tornarem mais produtivas, as propriedades rurais dependem da incorporação de recursos tecnológicos avançados. Isso exige investimentos em tratores, colheitadeiras, adubos, fertilizantes para as lavouras, rações, vacinas e medicamentos para a criação de animais, entre outros recursos.

Dessa fórma, ao mesmo tempo que o campo se organiza para atender à demanda da produção industrial, suas atividades também são impulsionadas pêla indústria a se modernizarem, visando produzir cada vez mais.

Respostas e comentários

Atividade a mais

Promova com os alunos a produção de cartazes para complementar o estudo do tema A indústria e o espaço rural. Para isso, providencie imagens que representem a relação entre a indústria e a produção no campo. Você também pode pedir a êles que pesquisem essas imagens em casa e as levem para a sala de aula. Verifique se essas imagens mostram como o campo se modificou para atender à produção da atividade industrial. Por exemplo: lavoura de extensos canaviais para suprir as necessidades das usinas de açúcar e álcool, área de extensos laranjais para abastecer indústrias de suco de laranja, plantações de extensos parreirais voltados para as vinícolas, extensas áreas de cultivo de eucaliptos para abastecer as indústrias de celulose. Oriente-os a escrever a legenda das imagens com uma curta descrição, a indicação da localização e o ano em que foi tirada a foto. Para finalizar, instrua-os a apresentar aos colegas o resultado da pesquisa e o cartaz confeccionado. Para finalizar, cole os cartazes na sala de aula ou em um mural da escola.

O avanço da tecnologia no campo

No Brasil, a mecanização do campo vem ocorrendo de maneira mais efetiva desde as décadas de 1960 e 1970. Ela foi incentivada pêlo desenvolvimento das pesquisas agropecuárias no país, pêla instalação de indústrias ligadas ao campo (fábricas de tratores, implementos agrícolas, fertilizantes, adubos etcétera) e também pêla expansão das agroindústrias e cooperativas agrícolas, instaladas, sobretudo, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde a modernização do espaço rural vem ocorrendo de maneira mais acelerada.

Agroindústrias e cooperativas agrícolas

     Você sabe qual é a diferença entre agroindústrias e cooperativas agrícolas?

     As agroindústrias são empresas privadas que se destinam ao processamento ou à industrialização de produtos agropecuários. Entre as principais no Brasil estão as usinas de açúcar e etanol, as vinícolas, as indústrias de suco concentrado e de óleo vegetal, os moinhos de trigo, as torrefações de café, os laticínios e os frigoríficos. Muitas agroindústrias estão instaladas no próprio espaço rural, próximo às fontes de matéria-prima. Veja a foto desta página.

     Já as cooperativas agrícolas são as associações de pequenos e médios produtores rurais. êles se reúnem para negociar preços mais baixos e melhores condições de pagamento na compra de máquinas, adubos, sementes e insumos em geral e também para obter valores mais elevados na comercialização da safra.

Fotografia. Vista de cima. Área com galpões prédios, silos e estruturas de metal entre áreas de terra. Há uma torre expelindo fumaça e ao redor, áreas cobertas por vegetação.

Nesta foto, vista de agroindústria no município de Pôrto Nacional, Tocantins, 2021.

Respostas e comentários
  • Os conteúdos das páginas 99 e 100 favorecem o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero oito ao tratar as relações dos processos de industrialização e de inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
  • Aproveite as informações apresentadas no boxe sôbre o tema agroindústrias e cooperativas para destacar como o desenvolvimento da indústria provocou alterações diretas nas atividades do espaço rural.
  • Mostre aos alunos o quadro a seguir, que apresenta alguns tipos de agroindústrias. Exiba para êles também algumas imagens e, se considerar necessário, explique-lhes o processo de fabricação adotado em uma delas.
Agroindústrias e seus processos

Frigoríficos

Processamento de carnes de bovinos, suínos, aves, peixes etc.

Laticínios

Processamento de leites e derivados.

Vinícolas

Processamento de uvas para a produção de vinho.

Indústrias de papel e celulose

Processamento de madeira.

Indústrias de suco concentrado

Processamento de frutas.

Indústrias de óleo vegetal

Processamento de soja, milho, girassol e outros.

Indústria têxtil

Processamento de couro, algodão e outros.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Com os colegas, elaborem uma lista dos produtos que vocês possuem em casa e que tenham origem no campo.
  2. O que é agroindústria? E o que são cooperativas agrícolas?

Aprofundando os conhecimentos

3. Observe a foto e identifique quais elementos caracterizam o espaço rural e o espaço urbano.

Fotografia. Vista aérea. Uma cidade repleta de casas. Na parte superior há áreas planas cobertas por vegetação rasteira com algumas árvores e um rio sinuoso.
Vista de parte do município de Quissamã, Rio de Janeiro, em 2019.

4. Leia e interprete a manchete de jornal.

Calor afeta preços de frutas e hortaliças vendidas no atacado

Disponível em: https://oeds.link/5VGLnw. Acesso em: 14 abril 2022.

  1. Descreva como a manchete relaciona o espaço rural e o espaço urbano.
  2. Junto de um adulto que conviva com você em sua casa, faça um desenho no caderno que registre uma situação do cotidiano familiar em que ocorre a relação entre os espaços rural e urbano.
Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta: O espaço rural apresenta áreas de pastagem, rio e área de mata. Já o espaço urbano tem diferentes construções e muitas ruas.

4. a) Resposta: A manchete aborda a influência da alta temperatura na produção agrícola, o que acaba por repercutir nos preços dos produtos do campo comercializados nas cidades.

4. b) Resposta pessoal. Peça aos alunos que apresentem os desenhos aos colegas, explicando-os, se necessário.

Aproveite as atividades desta página para verificar o aprendizado dos alunos. Caso identifique alguma dificuldade, proponha novas discussões e exercícios para que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem esperados. Durante a realização destas atividades, confira se ainda há alunos com dificuldades em realizá-las. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.

Respostas

1. Resposta pessoal. Verifique se a lista elaborada pelos alunos está correta. No caso de alunos que moram no campo, solicite uma lista de produtos originados na cidade.

2. Agroindústrias são empresas privadas que se destinam ao processamento ou à industrialização de produtos agropecuários. Já as cooperativas agrícolas são formadas por associações de produtores rurais que se reúnem na tentativa de negociar preços mais baixos e melhores condições de pagamento na compra de máquinas, adubos, sementes e insumos em geral, e também para obter valores mais elevados na comercialização da safra.


Para complementar a atividade 3, organize os alunos em duas equipes e atribua o tema espaço rural para uma e espaço urbano para a outra. Em seguida, solicite às equipes que busquem imagens que caracterizem o espaço atribuído a elas. Providencie papel , distribua-o entre as equipes e as instrua a colar as imagens no papel indicando as características de cada espaço. Ao final, cada equipe deverá apresentar o resultado à outra. Monte um grande mural na sala de aula para expor essas produções.

Metodologias ativas

Caso considere interessante, utilize as imagens do espaço rural e do espaço urbano solicitadas na proposta anterior e proponha aos alunos a estratégia linha de ideias (line up). Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Organize a atividade dentro da sala de aula ou no pátio da escola. Fixe uma fita adesiva no chão (simulando uma linha) ou desenhe uma linha com giz de lousa. Faça uma marcação no centro da linha, dividindo-a em duas partes iguais, uma representando o espaço rural e a outra representando o espaço urbano. Em seguida, mostre a êles cada uma das imagens e pergunte se elas representam o espaço rural ou o urbano. Para cada pergunta, êles terão de se posicionar à esquerda ou à direita da linha conforme suas respostas.