CAPÍTULO 9 O espaço rural brasileiro
Imagine que você leia, em uma reportagem de jornal, que o espaço rural brasileiro é formado basicamente por ecossistemasglossário naturais ainda preservados. Assim, poucas são as áreas que desenvolvem a agropecuária. Em sua opinião, essa reportagem apresentou informações corretas? Comente sua resposta para os colegas da sala.
As paisagens do espaço rural brasileiro são formadas por elementos bem diferentes, como lavouras, pastagens e ecossistemas naturais ainda preservados.
No espaço rural, há pequenas propriedades onde são desenvolvidos cultivos diversos, que servem tanto para o sustento das famílias que nelas vivem quanto para a comercialização e o abastecimento do mercado interno. Nesse espaço, também temos grandes propriedades que desenvolvem lavouras monocultoras, produzidas com o emprêgo de tecnologias mais avançadas, como tratores, adubos, fertilizantes, sistemas de irrigação, entre outros recursos modernos.
Observe algumas imagens que retratam paisagens do espaço rural brasileiro.
Respostas e comentários
Professor, professora: Verifique se os alunos reconhecem que o espaço rural brasileiro é formado tanto por ecossistemas naturais quanto por outras áreas onde se desenvolvem, por exemplo, agricultura e pecuária.
Objetivos do capítulo
- Analisar as principais características do espaço rural brasileiro.
- Conhecer o processo de aumento da produtividade agropecuária no Brasil.
- Identificar os diferentes modelos de criação da pecuária e as técnicas agrícolas.
- Conhecer o que é a agricultura orgânica.
- Refletir sôbre a questão fundiária e a histórica concentração de terras no Brasil.
Justificativas
Este capítulo possibilitará o reconhecimento de atributos que caracterizam o espaço rural brasileiro, entre eles, a diversidade de paisagens e o modo como a modernização impacta a produção econômica dêsse espaço, favorecendo o estudo das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero dois e ê éfe zero sete gê ê zero oito.
Os alunos verificarão que o uso de diferentes técnicas reflete na produção agropecuária. Ainda no contexto do espaço rural brasileiro, êles estudarão a divisão fundiária do país e como ela repercute atualmente na sociedade.
- Comente com os alunos que a soja é uma leguminosa muito utilizada atualmente na produção de alimentos para humanos e de rações para animais, como aves, suínos etcétera
- Na alimentação humana, a soja é empregada, por exemplo, na fabricação de óleo, farinha, biscoitos, macarrão e pão. Além disso, ainda é usada em algumas misturas para bebidas, como leite e sucos de frutas.
Modernização do espaço rural brasileiro
O processo de modernização do campo brasileiro tem proporcionado um sensível aumento da produtividade agropecuária. Tal processo vem ocorrendo no país desde aproximadamente as décadas de 1960 e 1970, com a mecanização das atividades do campo e o uso de novas e modernas técnicas de cultivo.
dêsse modo, as lavouras tornaram-se mais produtivas, ou seja, a produção vem aumentando, ainda que seja utilizada uma mesma área de cultivo. Por exemplo, no início da década de 1980, um hectare ( hectares) de soja no Brasil rendia em média 1,7 tonelada. Hoje em dia, nesse mesmo hectare de terra, colhem-se cêrca de 3 toneladas de soja.
êsse aumento da produtividade no campo vem permitindo o crescimento significativo da produção de gêneros agrícolas e pecuários, ampliando cada vez mais o importante papel que a agropecuária ocupa na economia brasileira. Atualmente, nosso país também se destaca como um dos grandes produtores mundiais de vários gêneros agropecuários.
Veja as informações a seguir.
Produtos agrícolas |
Produção (em toneladas) |
% da produção mundial |
Colocação do Brasil (em nível mundial) |
Café |
3.700.231 |
35 |
1º |
Cana-de-açúcar |
757.116.855 |
41 |
1º |
Laranja |
16.707.897 |
22 |
1º |
Soja |
121.797.712 |
34 |
1º |
Criações |
Rebanho (em número de cabeças) |
% da produção mundial |
Colocação do Brasil (em nível mundial) |
Aves (frangos) |
1.479.363.000 |
4 |
5º |
Bovinos |
21.815.0298 |
14 |
1º |
Equinos |
5.962.126 |
10 |
3º |
Suínos |
41.124.233 |
4 |
3º |
Fonte de pesquisa: FAO. faostát. Disponível em: https://oeds.link/WLRIrD. Acesso em: 12 abril 2022.
Questão 1.
Ao analisar as informações anteriores, o que se pode concluir sôbre a produção agropecuária brasileira?
Respostas e comentários
Questão 1. Resposta: As informações mostram que o Brasil é um grande produtor de café, cana-de-açúcar, laranja, soja e bovinos.
- Auxilie os alunos na leitura e na interpretação das informações sôbre a produção agropecuária brasileira apresentada na tabela. Ressalte que os dados da produção agrícola estão indicados em toneladas (o que explica o expressivo número da produção de cana-de-açúcar), enquanto os dados das criações estão representados em quantidade de cabeças. Aproveite a oportunidade e compare essas informações com a produção agropecuária da região onde os alunos vivem. Peça que verifiquem se as lavouras ou as criações do local onde vivem estão entre as que aparecem na tabela.
- Para complementar o assunto, explique aos alunos que hectare ( hectares) é uma unidade de medida muito utilizada em propriedades rurais e equivale a 10 000 (dez mil) metros quadrados. Se considerar pertinente, faça uma articulação com o componente curricular de Matemática, assim êles poderão utilizar os cálculos dos hectares referentes à produção.
Os contrastes da produção no campo brasileiro
As fotos desta página mostram o mesmo tipo de lavoura sendo desenvolvido no Brasil com o emprêgo de técnicas diferentes.
A.
B.
O campo brasileiro apresenta alguns contrastes referentes ao emprêgo de tecnologias nas propriedades rurais. Em algumas delas, as lavouras são cultivadas com técnicas rudimentares, por meio de procedimentos tradicionais, como plantio e colheitas manuais (a exemplo da foto A), arados puxados por animais e reduzida aplicação de adubos, fertilizantes e insumos em geral. Quanto à pecuária, o gado é criado de fórma extensiva, isto é, solto em grandes pastagens, e recebe poucos cuidados. Em razão disso, muitas dessas propriedades têm baixa produtividade, pois as lavouras, geralmente, ficam suscetíveis a doenças e ao ataque de pragas, e as criações tendem a contrair doenças facilmente.
Por outro lado, as propriedades que empregam técnicas modernas têm elevada produtividade em razão do uso de maquinários no plantio e na colheita (a exemplo da foto B), de sementes melhoradas e, na maioria das vezes, de agrotóxicos e fertilizantes. Contudo, é preciso reconhecer que essa larga aplicação de produtos químicos acarreta problemas ambientais, inclusive a contaminação do solo.
Respostas e comentários
• O estudo do tema Os contrastes da produção no campo brasileiro, nas páginas 104 e 105, propicia o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero oito ao estabelecer relações entre o processo de industrialização e as transformações socioeconômicas do território brasileiro. Explore as fotos apresentadas comparando as características da produção rural feita de maneira manual às que fazem uso de maquinários. A comparação também pode ser realizada com exemplos de outras lavouras cultivadas com técnicas manuais ou usando máquinas, como os cultivos de arroz, feijão, milho, algodão, café etcétera Essa análise favorece o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero cinco ao permitir uma análise das mudanças provocadas pêla introdução das relações capitalistas de produção no espaço rural.
Outro contraste do campo brasileiro está nas diferenças entre as pequenas e as grandes propriedades rurais. Geralmente, propriedades menores empregam mão de obra familiar, e sua produção ocorre em pequena escala. No entanto, grande parte da alimentação dos brasileiros é proveniente dessas propriedades.
Já as grandes propriedades normalmente utilizam mão de obra assalariada e obtêm alta produtividade, voltada, principalmente, ao abastecimento de indústrias e à exportação. êsse tipo de atividade é conhecido como agricultura comercial.
O mapa representa o uso da terra no Brasil.
Questão 2.
Em quais áreas do território brasileiro há predomínio de agricultura comercial? E de pecuária extensiva?
Uso da terra no Brasil (2018)
Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena R. Geoatlas. 35. São Paulo: Ática, 2019. pê ponto 126.
Agricultura orgânica
A agricultura orgânica ocorre principalmente em pequenas propriedades rurais, que utilizam mão de obra familiar e realizam suas atividades sem a utilização de adubos e fertilizantes químicos. Embora os produtos orgânicos sejam comercializados com preços mais elevados, por causa dos custos da produção, atualmente êles são uma opção atrativa para os agricultores, uma vez que são cada vez mais aceitos pêlo mercado consumidor, à procura de alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos.
No entanto, como o preço dos orgânicos é elevado, seu consumo ainda é inacessível para uma grande parcela da população.
Respostas e comentários
Questão 2. Resposta: Nas áreas central, sul e sudeste do país, predomina a agropecuária comercial; e nas porções nordeste e sudoeste, há um predomínio de pecuária extensiva.
• Complemente o estudo sôbre os contrastes na produção agropecuária brasileira destacando os efeitos positivos e negativos advindos da mecanização. Entre os efeitos positivos, podem ser citados o aumento da produção de alimentos e o da produtividade agrícola; entre os negativos, o desemprêgo gerado no campo pêlo uso de máquinas e a contaminação do solo e das águas pêlo uso de agrotóxicos.
Algo a mais
• Para aprofundar seus conhecimentos a respeito de alguns temas da unidade e especificamente da modernização agrícola brasileira, indica-se a leitura de dois livros sôbre o assunto:
> PORTELA, Fernando; FERNANDES, Bernardo Mançano. Reforma agrária. São Paulo: Ática, 2004.
> GRAZIANO, Xico; NAVARRO, Zander. Novo mundo rural: a antiga questão agrária e os caminhos futuros da agropecuária no Brasil. São Paulo: Unésp, 2015.
O agronegócio
Atividade relacionada ao campo e aos produtos agropecuários, o agronegócio se caracteriza por interligar os setores econômicos primário, secundário e terciário e envolve as etapas de produção, transformação e comercialização de produtos. Veja as etapas.
No agronegócio, os gêneros agrícolas geralmente são produzidos em grandes propriedades monocultoras por meio de técnicas modernas de cultivo. Quanto à pecuária, normalmente é desenvolvida de modo intensivo.
1.
A transformação dos produtos derivados da agropecuária é feita em indústrias, chamadas agroindústrias, instaladas nas cidades ou em proximidades das áreas de cultivo.
2.
Os produtos do agronegócio são comercializados como matérias-primas ou industrializados. Destinam-se ao abastecimento do mercado interno, contudo a fôrça reside nas exportações.
3.
O agronegócio também envolve as indústrias que fabricam maquinários, adubos e fertilizantes. Além disso, abrange empresas ligadas ao transporte, ao armazenamento e à comercialização dos produtos finais.
No Brasil, os principais produtos do agronegócio são a soja em grão e seus derivados, como óleo e demais produtos destinados à alimentação; a laranja e a produção de seu suco; e a produção de carne, leite e derivados de origem bovina.
Respostas e comentários
• No estudo sôbre O agronegócio, utilize os exemplos apresentados nas fotos para enfatizar a relação entre as atividades econômicas. Aproveite as imagens para destacar as etapas de produção, transformação e comercialização do café.
Atividade a mais
• Ao abordar êsse conteúdo, aproveite a oportunidade para relembrar quais são as atividades que fazem parte dos diferentes setores econômicos. Para isso, monte um quadro na lousa de fórma que os alunos possam completá-lo com os diferentes tipos de atividades. Veja o exemplo a seguir.
Primário
- Agricultura e pecuária
- Criação de bovinos, aves, suínos etc.
- Produção de tomate, frutas, mandioca, arroz, feijão etc.
Secundário
- Indústria
- Roupas, calçados, bebidas, automóveis, eletrodomésticos, móveis etc.
Terciário
- Comércio e serviços
- Lojas em geral, serviços de educação, saúde, bancos etc.
A concentração de terras no Brasil
O esquema desta página ilustra um grave problema agrário do nosso país: a concentração fundiária. Observe com atenção.
Concentração de terras no Brasil (2017)
Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.
A.
As linhas representam a divisão do espaço agrário brasileiro.
B.
Pequeno número de grandes propriedades e alta ocupação: 1% das propriedades rurais tem mais de mil hectares, ocupando 48% das terras agrícolas brasileiras.
C.
Grande número de pequenas propriedades, baixa ocupação: 51% das propriedade rurais têm menos de 10 hectares, ocupando 2% das terras agrícolas brasileiras.
Fonte de pesquisa: í bê gê É. Censo agropecuário 2017. Disponível em: https://oeds.link/FZXRae. Acesso em: 12 abril 2022.
A imagem indica que uma grande quantidade de terras pertence a poucos proprietários rurais, chamados latifundiários. Em contrapartida, o grande número de pequenos proprietários rurais que possuem estabelecimentos com menos de 10 hectares ocupa uma pequena parte das terras no Brasil.
Portanto, a estrutura fundiária brasileira, ou seja, a maneira como as propriedades rurais do país estão distribuídas de acôrdo com o tamanho, é desigual. Tal concentração tem provocado violentos conflitos no campo, inclusive resultando na morte de muitos trabalhadores rurais.
Respostas e comentários
Atividade a mais
- Para ilustrar o estudo do tema A concentração de terras no Brasil, promova a atividade prática a seguir, que mostra como ocorre a concentração fundiária e como a reforma agrária poderia reduzir a concentração de terras. Você pode fotocopiar esta atividade e desenvolver este trabalho com seus alunos.
- Observe algumas orientações para a realização da atividade.
a) Faça um retângulo no chão da sala de aula ou no pátio da escola dividindo-o em duas partes, sendo uma maior do que a outra.
b) Peça que menos da metade dos alunos se dirija ao retângulo maior, enquanto os demais se posicionam no menor.
c) Feito isso, auxilie-os a constatar como ocorre a concentração fundiária no Brasil: poucos proprietários rurais com grandes extensões de terra e muitos com pequenas extensões de terra. Caso considere interessante, apresente o esquema a seguir.
d) Para finalizar a atividade, peça aos alunos que simulem um projeto de reforma agrária, fazendo uma distribuição mais justa e igualitária das terras. Para isso, divida novamente a área em três ou quatro partes e redistribua os alunos (proprietários) entre essas áreas de fórma proporcional.
• Peça aos alunos que observem e comparem a distribuição das terras antes e depois do projeto de reforma agrária. Além disso, solicite que estabeleçam suas conclusões sôbre o que ocorre quando a concentração de terras aumenta e quando ela diminui. Aproveite a oportunidade e explore os benefícios que uma reforma agrária pode gerar para o país, como o acesso à terra, o aumento da produção, a diminuição dos conflitos pêla posse da terra ê tê cê ponto
Os conflitos no campo e a reforma agrária
No Brasil, os conflitos no campo envolvem tanto os trabalhadores rurais que nunca tiveram oportunidade de ser proprietários de terras, quanto aqueles que, para pagar dívidas, tiveram de vender suas pequenas propriedades aos bancos ou a grandes fazendeiros.
Observe, no mapa, o número de conflitos pêla posse de terras em nosso país.
Conflitos pêla posse de terra no Brasil (2020)
Fonte de pesquisa: COMISSÃO Pastoral da Terra. (). Conflitos no campo Brasil 2020. Disponível em: https://oeds.link/ruPKtx. Acesso em: 12 abril 2022.
Muitos trabalhadores envolvidos nesses conflitos fazem parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (), organizado com o apôio de partidos políticos, entidades religiosas e outras representações da sociedade. A estratégia do se baseia na ocupação de grandes fazendas, geralmente improdutivas, com o objetivo de pressionar o govêrno a implantar uma reforma agrária no país.
A implantação de uma reforma agrária abrangente busca reorganizar a estrutura fundiária brasileira, eliminando as terras improdutivas, que, nas mãos de poucos proprietários, servem apenas como um bem especulativo, à espera de valorização.
Respostas e comentários
- O estudo do tema Os conflitos no campo e a reforma agrária favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero dois, ao analisar a formação socioeconômica do Brasil como fórma de compreender os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas em nosso país, e a Competência específica de Geografia 6, ao promover o debate de ideias e o respeito aos diferentes pontos de vista sem preconceitos de qualquer natureza.
- Oriente e auxilie os alunos na leitura e na interpretação do mapa que mostra os conflitos pêla posse de terras no Brasil. Peça-lhes que identifiquem quais são os estados que têm maior e os que têm menor ocorrência dêsse tipo de conflito. Solicite a êles que observem como isso ocorre no estado em que vivem.
Sendo assim, a reforma agrária traria muitos benefícios ao país, entre êles:
- melhoria nas condições de vida de milhares de famílias que vivem no campo;
- aumento da produção de alimentos, principalmente em pequenas e médias propriedades;
- queda nos preços dos alimentos básicos (arroz, feijão, mandioca, frutas, verduras, legumes, leite, ovos etcétera), devido à maior oferta dêsses produtos no mercado;
- diminuição dos conflitos por disputa de terra.
Entretanto, a distribuição de terras no Brasil vem sendo dificultada por fatores políticos e econômicos. A maioria dos grandes proprietários rurais, por exemplo, tem ampla representação política, que se opõe aos projetos de distribuição. Além disso, a falta de recursos para financiar a desapropriação e promover os assentamentos dificulta a realização de uma ampla reforma agrária.
A realização de uma reforma agrária não pode ficar restrita apenas à redistribuição de terras. Para gerar os benefícios esperados, é preciso também que o govêrno promova algumas medidas de apôio aos pequenos produtores rurais assentados, como obtenção facilitada de créditos e financiamentos bancários para viabilizar a produção; apôio técnico de agrônomos e veterinários para melhorar o rendimento das lavouras e criações; conservação de estradas para escoar a produção; e melhorias nas condições dos assentamentos, como moradias, escolas e postos de saúde.
Respostas e comentários
Um texto a mais
Caso considere interessante, complemente o estudo do tema Os conflitos no campo e a reforma agrária com a leitura do artigo 186 da Constituição Federal Brasileira, o qual trata da função social da terra.
Artigo 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:
um - aproveitamento racional e adequado;
dois - utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente;
três - observância das disposições que regulam as relações de trabalho;
quatro - exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores. reticências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 5 outubro 1988. Disponível em: https://oeds.link/QbrAsv constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 18 maio 2022.
• Após a leitura do trecho da Constituição, promova uma conversa com os alunos perguntando se, após os estudos dos temas relacionados ao espaço rural brasileiro, na opinião deles, a função social da terra está sendo respeitada em todo o nosso país.
Algo a mais
• Utilize como material de consulta para complementar o estudo da temática agrária os seguintes endereços:
> Comissão Pastoral da Terra - . Disponível em: https://oeds.link/ruPKtx. Acesso em: 17 maio 2022.
> í bê gê É. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 17 maio 2022.
> Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - íncra. Disponível em: https://oeds.link/9yofoU. Acesso em: 17 maio 2022.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
- Como se caracteriza o espaço rural brasileiro?
- Qual é a diferença entre agricultura familiar e agricultura comercial?
- O que é agricultura orgânica?
- O que é agronegócio?
- No que consiste a modernização do campo brasileiro?
Aprofundando os conhecimentos
6. O gráfico a seguir mostra a estrutura fundiária brasileira e revela a distribuição desigual das terras em nosso país. Observe-o e depois responda, no caderno, às questões.
Estabelecimentos rurais no Brasil – Número e área ocupada (2017)
Fonte de pesquisa: . Censo agropecuário 2017. Disponível em: https://oeds.link/FZXRae. Acesso em: 12 abril 2022.
- Com base no gráfico, identifique o percentual de estabelecimentos rurais com até 10 hectares e acima de 1.001 hectares.
- Indique a área ocupada por estabelecimentos rurais, respectivamente.
- Explique o que a comparação entre números revela sôbre a estrutura fundiária em nosso país.
7. Com três colegas, pesquisem em jornais, revistas, livros ou na internet algumas reportagens sôbre a questão fundiária no Brasil. O foco dessa pesquisa deve ser um dos seguintes temas: concentração fundiária no Brasil; conflitos no campo; ou reforma agrária brasileira. Depois, organizem o material pesquisado e apresentem-no aos demais alunos da sala de aula. Em seguida, conversem sôbre a questão fundiária brasileira com base em suas pesquisas.
Respostas e comentários
1. Resposta nas orientações ao professor.
2. Resposta nas orientações ao professor.
3. Resposta: É um tipo de agricultura praticado, geralmente, em pequenas propriedades, com mão de obra familiar e que não utiliza adubos ou fertilizantes químicos.
4. Resposta: É uma atividade relacionada ao campo e aos produtos agropecuários, que se caracteriza por interligar os setores primário, secundário e terciário da economia.
5. Resposta nas orientações ao professor.
6. a) Resposta: O percentual de estabelecimentos rurais com até 10 hectares é de 51%, e acima de .1001 hectares é de 1%.
6. b) Resposta: A área ocupada por estabelecimentos com até 10 hectares é de 2% do total da área das propriedades rurais brasileiras. Já a área ocupada pêlas propriedades com mais de .1001 hectares é de 48% do total da área das propriedades rurais do país.
6. c) Resposta: Essa comparação revela que a maior parte das propriedades rurais está concentrada nas mãos de poucos proprietários.
7. Resposta: Oriente os alunos na organização da pesquisa e na escolha dos temas para que o maior número deles seja contemplado. Acompanhe o debate, conferindo se todos estão expondo suas opiniões.
• Na questão 6, oriente os alunos na leitura e na interpretação do gráfico. Peça que comparem as mesmas côresque aparecem nas duas barras do gráfico. A côr azul, por exemplo, mostra que 51% dos estabelecimentos rurais (barra acima) ocupam apenas 2% da área de todos os estabelecimentos rurais (barra abaixo). Por outro lado, a côr verde mostra que apenas 1% dos estabelecimentos rurais (barra acima) ocupa 48% da área de todos os estabelecimentos rurais (barra abaixo).
Respostas
1. Há pequenas propriedades, onde são desenvolvidos cultivos diversos que servem tanto para o sustento das famílias que nelas vivem como para comercialização e abastecimento do mercado interno. Há também grandes lavouras monocultoras, desenvolvidas com alta tecnologia (tratores, adubos, fertilizantes, sistemas de irrigação etcétera)
2. A agricultura familiar é realizada em pequenas propriedades rurais e com a utilização de mão de obra familiar, voltada para a produção de alimentos em pequena escala. Já a agricultura comercial é desenvolvida em grandes propriedades rurais, com utilização de mão de obra assalariada, alta produtividade e voltada para o abastecimento de indústrias que também são voltadas para a exportação.
5. Ela vem ocorrendo desde as décadas de 1960 e 1970, aproximadamente, com a mecanização das atividades do campo e o uso de modernas técnicas de cultivo. Tal processo tem promovido o aumento da produtividade agropecuária brasileira.
- Na questão 7, auxilie os alunos na pesquisa sôbre a questão fundiária no Brasil. Oriente-os a buscar informações em livros, jornais, revistas e sites. Ajude-os a organizar as informações coletadas e a exibir os resultados. Os trabalhos podem ser concluídos com uma apresentação oral (individual, por meio de uma mesa-redonda etcétera) ou, se julgar conveniente, explorando a cultura juvenil, por meio da produção de um vídeo ou de podcasts. A realização da pesquisa auxilia a trabalhar o pensamento computacional, pois essa dinâmica de trabalho oportuniza a sequência de passos para concluir as etapas da tarefa, ou seja, a decomposição das tarefas como pesquisa, coleta e seleção de textos e imagens, ampliando a habilidade de investigação. Com os materiais em mãos, êles poderão fazer a apresentação de fórma oral, em vídeo ou por meio de podcasts, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e organização das informações que serão expostas.
- Durante a realização das atividades propostas nestas páginas, verifique se os alunos apresentam dificuldades. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
Glossário
- Ecossistema
- : formado pêlo conjunto dos elementos físicos (água, clima, relêvo, solo etcétera), pelos seres vivos (animais, plantas e microrganismos) e pêla inter-relação entre êles em determinada porção da superfície terrestre. As florestas, os desertos, as geleiras e os oceanos são exemplos de grandes ecossistemas.
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