CAPÍTULO 10  O espaço urbano brasileiro

Assim como o espaço rural, o espaço urbano também é formado por paisagens bem variadas: engloba desde povoados, distritos e pequenas cidades com algumas centenas ou milhares de habitantes até grandes cidades, que abrigam milhões de pessoas.

Observe algumas imagens que retratam paisagens do espaço urbano brasileiro.

Fotografia. Vista de cima. Cidade com muitas construções entre vias, algumas sem pavimentação. Há árvores entre as vias e as construções.
Vista de parte do município de Carlinda, Mato Grosso, em 2021, que tem aproximadamente 10 mil habitantes.
Fotografia. Vista de cima. À esquerda, muitos edifícios, à direita, casas e construções baixas entre muitas árvores.
Vista da cidade de Londrina, Paraná, em 2020. êsse município tem aproximadamente 580 mil habitantes.
Fotografia. Vista aérea. Cidade com muitas residências e edifícios entre árvores. Há uma formação rochosa à esquerda.
Cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2021. A capital mineira tem cêrca de 2,5 milhões de habitantes.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Analisar as principais características do espaço urbano brasileiro.
  • Compreender os processos de industrialização e urbanização ocorridos no país ao longo do século vinte.
  • Analisar as características da urbanização brasileira.

Justificativas

Este capítulo abordará o espaço urbano, no qual os alunos identificarão importantes características, além de analisar os processos de urbanização e de industrialização ocorridos no Brasil ao longo do século vinte, explorando aspectos da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero dois.

Nesse contexto, êles conhecerão os reflexos da urbanização, como a formação de metrópoles, e também algumas das consequências socioambientais verificadas nas paisagens brasileiras.

Algo a mais

sôbre o espaço urbano das cidades pequenas, recomenda-se a leitura do livro de Sposito e Jurado, Cidades pequenas: perspectivas teóricas e transformações socioambientais. Nele, os autores apresentam um estudo a respeito das matrizes das cidades brasileiras e dos desafios enfrentados pêlas cidades com menos de 10 mil habitantes.

> SPOSITO, Eliseu Savério; JURADO, Paulo Fernando da Silva. Cidades pequenas: perspectivas teóricas e transformações socioambientais. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

Atividade a mais

Proponha aos alunos a seguinte questão.

1. Caracterize os principais aspectos:

a) do espaço rural;

b) do espaço urbano.

Respostas

1. a ) O espaço rural possui pequenas propriedades, onde são desenvolvidos cultivos que servem tanto para o sustento das famílias que nelas vivem como para comercialização e abastecimento do comércio interno. Nele também podem ser encontradas imensas lavouras monocultoras que utilizam tecnologia, como máquinas, tratores, adubos, fertilizantes, sistemas de irrigação etcétera Também fazem parte do espaço rural as paisagens naturais preservadas.

1. b ) O espaço urbano caracteriza-se por apresentar vilas, povoados, pequenas, médias e grandes cidades com centenas, milhares ou milhões de habitantes.

O passado agrário do Brasil

Ao longo do século passado, o Brasil passou por transformações significativas que mudaram sua organização econômica e social. Por isso, hoje em dia, nosso país apresenta características bem diferentes das que tinha há cêrca de 100 anos.

No período em que o Brasil foi colônia de Portugal (do século dezesseis até o início do século dezenove), as atividades econômicas desenvolvidas nas terras brasileiras buscavam, sobretudo, enriquecer a metrópole portuguesa. Como vimos na unidade 1, naquele período, parte das nações europeias, incluindo Portugal, adotava práticas econômicas mercantilistas.

Após se tornar independente de Portugal, em 1822, o Brasil tinha poucas cidades, entre elas Salvador e Rio de Janeiro, e várias vilas, como São Paulo e Recife. Essas cidades, com poucos habitantes, abrigavam pequenos estabelecimentos comerciais, como lojas de sapatos, tecidos e ferragens.

Até então, ainda não havia indústrias, e apenas poucas tecelagens fabricavam tecidos rústicos. Ainda, um acôrdo estabelecido entre Portugal e Inglaterra obrigava as indústrias de tecelagens no Brasil a comprar tecidos exclusivamente das indústrias inglesas.

A imagem a seguir mostra as áreas urbanas e rurais do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em 1839.

Pintura. Duas pessoas caminhando em um morro à esquerda, ao lado deles há palmeiras e outras árvores. Atrás deles, vale com muitas casas e ao fundo, morros e o mar.
Vista tomada de Santa Teresa, de iôrrán Djeicób . Água-tinta colorida à mão, 11,7 centímetros por 16,7 centímetros, 1839.
Respostas e comentários

Aproveite a imagem apresentada na página e desenvolva com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa de estudo de recepção. Para isso, busque conhecer de que maneira êles fazem a leitura e a interpretação dela, ou seja, como compreendem a mensagem transmitida pêla imagem às pessoas que a observam. Dessa fórma, conduza este momento fazendo a êles questionamentos como: “Quais elementos da paisagem retratada estão em evidência?”; “Como vocês descreveriam o relêvo e a vegetação retratados?”; “Quais são as características das construções?”; “Como são representados os indivíduos e suas vestimentas?”. Incentive-os a refletir sôbre o contexto histórico da paisagem. Se considerar pertinente, leve para a sala de aula imagens atuais, impressas ou digitais, do bairro Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Peça aos alunos que identifiquem os elementos semelhantes e os diferentes na paisagem e oriente-os a indicar as alterações ocorridas nesse espaço. Os questionamentos possibilitarão a análise da recepção dos “entrevistados” diante da imagem.

Algo a mais

  • Complemente o assunto abordado nesta página com o livro Uma história da vida rural no Brasil, que trata da importância da agricultura na formação territorial do Brasil e sua relação com a criação de um mercado interno do período colonial aos dias atuais.
  • DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato. Uma história da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. página 217.

Industrialização e urbanização no Brasil

Ícone ‘Ciências Humanas em foco’.

Foi ao longo do último século que o Brasil deixou de ser um país de economia essencialmente agrária e população predominantemente rural para se tornar mais urbano e industrializado. Os processos de urbanização e industrialização se deram simultaneamente e de maneira muito rápida, levando a população urbana a se tornar predominante no Brasil. Observe os dados do gráfico.

Evolução da população brasileira urbana e rural (1872-2020)

Gráfico. Evolução da população brasileira urbana e rural (1872-2020). 
População em porcentagem. 
População urbana. 1872: 6 por cento. 1900: 9. 1920: 11. 1940: 31. 1960: 45. 1980: 68. 2000: 81. 2015: 85. 2020: 87. Ilustração de um homem de cabelos curtos e terno. População rural. 1872: 94 por cento. 1900: 91. 1920: 89. 1940: 69. 1960: 55. 1980: 32. 2000: 19. 2015: 15. 2020: 13. Ilustração de um homem de camisa xadrez, calça, botas, chapéu, segurando uma enxada.

Fonte de pesquisa: Países IBGE. Disponível em: https://oeds.link/x2BM6C. Acesso em: 12 abril 2022.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Observando o gráfico, verifique os percentuais das populações urbana e rural em 1900 e em 2020.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

O que podemos concluir com essa informação?

Como é possível perceber no gráfico, ao longo do século vinte a maior parte da população brasileira deixou de viver no campo e passou a morar em cidades.

De acôrdo com dados de 2020, de cada 100 brasileiros, 87 vivem em áreas urbanas, e apenas 13 moram no campo. números revelam que o Brasil passou por uma rápida urbanização, processo caracterizado pêlo aumento crescente da população urbana em relação à rural.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Em 1900, o percentual da população rural era de 91% e o da urbana era de 9%. Em 2020, o percentual da população rural era de 13% e o da urbana era de 87%.

Questão 2. Resposta: Podemos concluir que houve uma grande mudança nas características da população brasileira, que deixou de ser predominantemente rural e passou a ser predominantemente urbana.

  • Oriente e auxilie os alunos na leitura e na interpretação do gráfico que mostra a evolução das populações urbana e rural no Brasil ao longo do tempo. Peça que observem a evolução da população rural (linha verde) e a da população urbana (linha roxa). Auxilie-os a comparar os dados da população rural, que passou de 94% em 1872 para 13% em 2020, e da população urbana, que, no mesmo período, saltou de 6% para 87%. Instigue-os a recordar o porquê da queda do percentual da população rural e do aumento da população urbana. Se julgar pertinente, pergunte a êles se conhecem alguém que saiu do campo para morar na cidade. Questione-os em qual ano as populações rural e urbana mais se aproximaram em têrmus de porcentagem. Verifique se identificam o ano de 1960, quando a diferença era de apenas de 4%.
  • O conteúdo proposto nas páginas 113 a 115 está relacionado às Ciências Humanas, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e de História. êle explora aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 3, pois possibilita refletir a respeito da intervenção do ser humano na natureza, com base no trabalho e em conhecimentos adquiridos pêlas sociedades ao longo de sua história.

A urbanização brasileira foi impulsionada principalmente pêla expansão da atividade industrial, iniciada entre o final do século dezenove e o início do século vinte. Veja a seguir.

O processo de industrialização do nosso país ganhou impulso a partir das décadas de 1930 e 1940. Nessa época, o govêrno federal adotou uma política de incentivos e investimentos voltados ao desenvolvimento das chamadas indústrias de base, como grandes siderúrgicas e metalúrgicas (produção de aço, ferro-gusaglossário , estruturas e chapas metálicas), petroquímicas (exploração e refino de petróleo) e mineradoras (extração de ferro, manganês, cobre, bauxita etcétera).

Ilustração. Construção com telhado com pontas e uma chaminé expelindo fumaça.

A implantação dessas indústrias, por sua vez, fomentou o desenvolvimento de vários ramos de atividade industrial, como os voltados à produção de bens de consumo duráveis (móveis e eletrodomésticos em geral, como refrigeradores, fogões e televisores) e não duráveis (roupas, calçados, alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza etcétera).

Ilustração. Um sofá cercado por uma TV, um fogão, uma geladeira, uma camiseta e um tênis.

O processo de industrialização no Brasil, assim como em outros países, acelerou a urbanização. Com a implantação das indústrias, houve grande oferta de trabalho nas cidades, o que atraiu boa parte da população rural aos centros urbanos do país. êsse rápido crescimento favoreceu a expansão das atividades terciárias (comércio e serviços), gerando mais empregos e, consequentemente, atraindo mais pessoas para as cidades.

Ilustração. Edifícios e casas.
Fotografia em preto e branco. Alguns homens reunidos em uma construção. Há colunas e estruturas de metal interligadas e um galpão ao fundo, à direita.
Construção da Companhia Siderúrgica Nacional (cê ésse êne), em Volta Redonda, Rio de Janeiro, na década de 1940. Desde então, é uma importante indústria siderúrgica do país.
Respostas e comentários

Algo a mais

No estudo desta página, complemente as explicações com as informações sôbre as políticas de desenvolvimento industrial do Brasil. Essas políticas podem ser setoriais, voltadas para algum segmento específico, ou podem abranger áreas específicas do país (como a Zona Franca de Manaus) ou determinadas regiões (por meio de agências como a superintendência, entre outras). Para conhecer mais a Zona Franca de Manaus, acesse as informações disponíveis no seguinte enderêço eletrônico:

> BRASIL. Ministério da Economia. Suframa. A história da Zona Franca de Manaus, em resumo. Disponível em: https://oeds.link/dbDKV7. Acesso em: 30 jun. 2022.

Êxodo rural

Além da industrialização, a partir das décadas de 1940 e 1950, outros fatores contribuíram para que um imenso contingente populacional se deslocasse do campo para as cidades, fenômeno conhecido como êxodo rural. Veja, a seguir, os principais motivadores.

A modernização do campo

Introdução de máquinas e implementos agrícolas que substituíram boa parte da mão de obra no campo. Com isso, muitos trabalhadores foram dispensados das fazendas, migrando para as cidades em busca de emprêgo.

Aumento da concentração fundiária

A falta de apôio técnico e financeiro, sobretudo aos pequenos proprietários rurais, fez muitos agricultores perderem ou venderem suas terras para pagar dívidas contraídas em bancos. Consequentemente, êles migraram para as cidades em busca de melhores condições de vida.

A expansão dos direitos trabalhistas aos trabalhadores do campo

Com a criação do Estatuto do Trabalhador Rural, em 1963, muitos proprietários rurais passaram a dispensar parte de seus funcionários como fórma de reduzir os gastos com o pagamento dos benefícios trabalhistas que passaram a ser assegurados, como salário-mínimo, 13º salário e férias remuneradas.

Ilustração. Um homem de chapéu, usando uma camisa, calça e botas, caminhando ao lado de uma plantação de hortaliças. Ele está carregando sacos. Ao fundo há edifícios.

Somado a todos aspectos, temos o próprio poder de atração exercido pêlas cidades. O fácil acesso aos serviços de saúde (hospitais e postos de saúde), educação (creches e escolas) e lazer (cinemas, teatros e museus) torna os centros urbanos atraentes à população rural, fato que impulsiona ainda mais a migração campo-cidade. êsse rápido aumento da população urbana ocasionou um crescimento desordenado de várias cidades brasileiras, dando origem a diversos problemas, como estudaremos mais adiante.

Respostas e comentários

O processo de modernização do campo pode ser trabalhado tendo como base a trajetória das famílias de alunos cujos avós ou bisavós fizeram parte do fenômeno de êxodo rural. Peça aos alunos que perguntem a seus pais ou a seus responsáveis sôbre a trajetória de sua família. Se possível, convide essas pessoas para compartilhar suas trajetórias de vida na sala de aula. Essa temática propicia o desenvolvimento do tema contemporâneo transversal Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.

Algo a mais

O livro História da riqueza no Brasil: cinco séculos de pessoas, costumes e governos que apresenta uma visão inovadora a respeito das relações econômicas no país, dá ênfase não somente aos grandes empresários, cafeicultores ou projetos de desenvolvimento nacionais, mas também à vida comum dos comerciantes. Nessa obra, poderá encontrar subsídios para discutir a industrialização regional.

> CALDEIRA, Jorge. História da riqueza no Brasil: cinco séculos de pessoas, costumes e governos. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2017.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Como se caracteriza o espaço urbano?
  2. Atualmente, o Brasil pode ser considerado um país urbanizado? Justifique sua resposta com base no que você estudou.
  3. Baseando-se nos estudos sôbre a urbanização brasileira, dê exemplos de características do Brasil, na atualidade, que demonstrem as transformações ocorridas desde o início do século dezenove.
  4. O que é êxodo rural? Além da mecanização do campo, dê exemplos de outros dois fatores que contribuíram para êsse processo no Brasil.

Aprofundando os conhecimentos

5. Leia a tirinha.

Tirinha composta por três quadros com um homem sentado em um penhasco. 
Q 1 – O homem olha para o horizonte, acima do mar, com o sol e nuvens. Ele diz: AI... AI... Q 2 – O homem ainda olhando o horizonte continua: FIZ DE TUDO PRA FUGIR DA CIDADE! Q 3 – Ele olha para trás, onde há homens construindo um muro com auxílio de uma grua. O homem continua: MAS ELA INSISTE EM VIR ATRÁS DE MIM!

ITURRUSGARAI, Adão. La vie en rose. Folha de semPaulo, São Paulo, 9 outubro 2002. página 11.

Agora, responda às questões no caderno.
  1. Identifique como a tirinha expressa o acelerado processo de urbanização no Brasil.
  2. De acôrdo com o que você estudou, escreva como o crescimento da indústria acelerou o processo de urbanização em nosso país.
  3. Converse com seus familiares ou vizinhos que moram no seu município há bastante tempo e pergunte sôbre o processo de urbanização no lugar onde vivem. Anote as respostas no caderno, depois as apresente para a turma.
Respostas e comentários

1. Resposta: O espaço urbano engloba desde vilas, povoados e pequenas cidades, com algumas centenas ou milhares de habitantes, até grandes cidades, que abrigam milhões de pessoas.

2. Resposta: Sim. Atualmente, a maior parte da população brasileira vive nas cidades, e a menor parte mora no campo.

3. Resposta: Entre as várias mudanças ocorridas, podemos citar o crescimento das cidades, a variedade do comércio atual e a existência de escolas públicas e particulares. Peça aos alunos que deem alguns exemplos tendo o município onde vivem como referência do Brasil atual.

4. Resposta: É o deslocamento de um grande número de pessoas do campo para a cidade. Os alunos podem citar, por exemplo, o aumento da concentração fundiária, a falta de apôio aos pequenos agricultores e a atração exercida pêlas cidades aos moradores do campo, como opções de comércio e outras facilidades da vida urbana.

5. a) Resposta: A história expressa êsse aspecto por meio da personagem, que encontra um lugar ainda não urbanizado, porém, em pouco tempo, começa a ganhar elementos urbanos.

5. b) Resposta nas orientações ao professor.

5. c) Resposta pessoal. Incentive os alunos a comentar sôbre as anotações que fizeram.

  • As atividades propostas exploram aspectos da Competência geral 1 e da Competência específica de Geografia 1, pois requerem que os alunos utilizem conhecimentos geográficos e historicamente construídos para entender a realidade, sobretudo a relação da sociedade com a natureza.
  • Na questão 5, oriente os alunos na leitura e na interpretação dos quadrinhos. Verifique se êles compreenderam que os quadrinhos tratam do crescimento das cidades, o que é possível identificar na fala da personagem quando ela diz querer fugir da cidade, mas a cidade insiste em ir atrás dela.
  • Aproveite a alternativa C desta mesma atividade para que os alunos possam investigar o processo de urbanização no lugar onde moram. A realização desta atividade favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero dois ao abordar a influência dos fluxos populacionais na formação socioeconômica e territorial do país.

Resposta

5. b) Com a implantação das indústrias, houve uma grande ampliação na oferta de trabalho nas cidades, o que atraiu boa parte da população rural para os centros urbanos. dêsse modo, o crescimento populacional urbano foi rápido, o que, por sua vez, favoreceu a expansão de inúmeras atividades, como comércio e serviços, gerando mais empregos e atraindo ainda mais pessoas para as cidades.


Ao trabalhar a leitura e a análise da tirinha da atividade 5, é possível promover uma articulação com o componente curricular de Língua Portuguesa, desenvolvendo temas como gêneros textuais, além de contribuir para o trabalho com a Competência geral 2 da Bê êne cê cê, pois os alunos exercitam a prática da pesquisa e da investigação para encontrar causas e explicar situações, no caso, a urbanização do lugar onde vivem.

A urbanização e a formação das metrópoles

Além de proporcionar um crescimento acelerado da população, o processo de urbanização no Brasil caracterizou-se pêlo expressivo aumento do número de cidades de tamanhos variados, sobretudo de grandes centros urbanos.

O incremento populacional dos maiores centros urbanos do país resultou na formação das chamadas metrópoles, cidades que, além de uma população numerosa, concentram indústrias, variados estabelecimentos comerciais e especializados tipos de serviço, como hospitais, universidades, centros de pesquisa e sédes de grandes bancos, instituições financeiras e principais jornais e emissoras de televisão e rádio.

O desenvolvimento de todas essas atividades econômicas permite às metrópoles exercer forte influência sôbre extensas áreas do território, às vezes em escala nacional.

Em geral, as metrópoles também se caracterizam pêlo crescimento acelerado de suas periferias, até que, em certo momento, os bairros mais distantes se encontrem com a periferia das cidades vizinhas. Assim, surge uma imensa e contínua área urbana, e os limites que separam uma cidade da outra são difíceis de identificar. êsse fenômeno, caracterizado pêlo encontro de duas ou mais cidades, recebe o nome de conurbação.

Observe, nas imagens, como êsse fenômeno se fórma.

Planta de uma cidade com área urbanas no noroeste e leste. Área rural na porção central e sudoeste. Estrada pavimentada no sul, leste e oeste. Estrada de terra na porção norte. Ferrovia ao centro. Rio na área oeste. Viaduto e pontes entre as estradas pavimentadas e ferrovia. Limite entre município na área central na vertical.
Duas cidades vizinhas (indicadas com o ícone de telhado) ficam distantes uma da outra, separadas pêla área rural de seus municípios (em verde).
Respostas e comentários
  • Retome com os alunos alguns temas relacionados ao crescimento urbano, tais como a industrialização e o êxodo rural.
  • As fotos da página 111 e as imagens apresentadas nas páginas 117 e 118 podem ser trabalhadas em conjunto. Peça aos alunos que identifiquem qual das fotos apresentadas na página 111 mais se assemelha a uma metrópole.
  • Oriente os alunos na leitura da sequência das imagens. Peça que observem atentamente o significado dos elementos representados na legenda: área urbana, área rural, estradas, rio, ferrovia etcétera Verifique se êles identificaram que o crescimento das áreas urbanas levou as cidades à conurbação, formando uma única mancha urbana dividida entre dois municípios.
Planta de uma cidade com área urbanas no noroeste e leste. 
Área rural na porção central e sudoeste. Estrada pavimentada no sul, leste e oeste. Estrada de terra na porção norte. Ferrovia ao centro. Rio na área oeste. Viaduto e pontes entre as estradas pavimentadas e ferrovia. Limite entre município na área central na vertical.
Com a expansão dos bairros periféricos sôbre a área rural, as cidades passam a ficar mais próximas.
Planta de uma cidade com área urbanas em toda a região. Área rural em porções pequenas no norte e oeste da área. Estrada pavimentada em todo o território. Ferrovia ao centro. Rio na área oeste. Viaduto e pontes entre as estradas pavimentadas e ferrovia. Limite entre municípios na área central na vertical.
Com a expansão das periferias, os espaços urbanos das cidades vizinhas se encontram, formando uma grande e única aglomeração urbana.

As regiões metropolitanas

Com a formação das regiões metropolitanas, que envolvem a cidade principal (metrópole) e os municípios do entôrno que se encontram em total ou parcial processo de conurbação, os problemas urbanos nessas aglomerações também se tornaram bem mais complexos. Imagine, por exemplo, as dificuldades para melhorar o sistema viário e a circulação entre essas cidades a fim de promover a integração do transporte coletivo (ônibus, trens e metrôs) entre elas. Como administrar uma gigantesca área urbana onde vivem milhões de pessoas?

Respostas e comentários
  • Explique aos alunos que as metrópoles formadas pêlas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, por exemplo, exercem influência sôbre todo o território brasileiro, pois ali são tomadas as decisões que determinam importantes aspectos da economia e da produção científica e cultural do país.
  • Comente com os alunos que, de acôrdo com o IBGE, no segundo semestre do ano de 2020 o país contava com 74 regiões metropolitanas, enquanto em 2015 eram 69, consideradas pêlo mesmo instituto.
  • Se possível, complemente o estudo do tema As regiões metropolitanas com as informações disponíveis no site do IBGE, na página Regiões Metropolitanas, Aglomerações Urbanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento. Disponível em: https://oeds.link/bTTd83. Acesso em: 18 maio 2022.

Para tornar mais eficientes tanto a administração pública quanto o planejamento de áreas urbanas formadas pêlas metrópoles, bem como das respectivas cidades vizinhas, o govêrno federal criou as chamadas regiões metropolitanas.

Atualmente, há, no Brasil, 74 regiões metropolitanas estabelecidas pêlo govêrno federal.

Megalópole brasileira

O crescimento das duas maiores metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, está originando uma megalópole, o que consiste em uma extensa área urbanizada formada pêlo encontro de duas ou mais metrópoles.

Essa megalópole em formação vem ocorrendo por meio da urbanização do vale do rio Paraíba do Sul, conforme crescem cidades importantes ao longo da Via Dutra, rodovia que liga as metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre elas estão São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, no estado de São Paulo, e Resende e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. A megalópole compreende, ainda, as regiões metropolitanas da Baixada Santista e de Campinas, localizadas, respectivamente, no litoral e no interior paulista. Observe o mapa.

Megalópole brasileira (2018)

Mapa. Megalópole brasileira (2018). 
Destaque para uma área entre São Paulo e Rio de Janeiro. Aeroportos: Guarulhos, São José dos Campos, área ao sul da cidade de São Paulo, Campinas e no Rio de Janeiro.
Rodovias principais: em maior quantidade na região ao redor da capital de São Paulo e seguindo para o Rio de Janeiro onde há menor concentração. Outras rodovias: presentes nos dois estados, em maior concentração em São Paulo. No canto inferior direito, mapa de localização destacando a região descrita, a rosa dos ventos e a escala: 30 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: IBGE, 2018. página 144.

Respostas e comentários

Apresente aos alunos o quadro a seguir com as 12 regiões metropolitanas mais populosas do Brasil. Explique que os dados são coletados pêlo IBGE, que se baseou em estimativas da população do ano de 2019.

Posição

Região metropolitana

População 2019

São Paulo

21.734.682

Rio de Janeiro

12.763.459

Belo Horizonte

5.961.895

Distrito Federal e entorno

4.627.771

Porto Alegre

4.340.733

Fortaleza

4.106.245

Recife

4.079.575

Salvador

3.929.209

Curitiba

3.654.960

10º

Campinas

3.264.915

11º

Manaus

2.676.936

12º

Goiânia

2.560.625

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação e Indicações Sociais, 2019. Disponível em: https://oeds.link/pDNiG8. Acesso em: 18 maio 2022.

O tema é reticências

Diversidade cultural

Titulo do carrossel
Imagem meramente ilustrativa

Gire o seu dispositivo para a posição vertical

Grafite: a arte urbana

Onde você vive existem muros ou paredes com algum tipo de desenho artístico, como o grafite?

O grafite é uma manifestação artística característica dos centros urbanos. Expressa por meio de desenhos ou palavras, essa arte apresenta uma linguagem intencional voltada para a reflexão e a crítica de temas sociais. Leia o texto e conheça mais sôbre o grafite.

reticências No Brasil, a história do grafite começou no fim dos anos [19]70, quando alguns artistas, munidos de latas de spray, pincéis e tinta espalharam vários desenhos pelos muros das cidades. reticências A proposta dos grafiteiros era levar a arte para as ruas, para “transformar o urbano com uma arte viva, popular, de que as pessoas participem, acrescentando ou tirando detalhes das imagens” reticências. êles queriam que a sua arte estivesse ao alcance de todos e não fechada em galerias ou museus.

O sucesso foi enorme. Por todos os lugares havia marcas dêsses artistas grafiteiros reticências o público se dividia entre os que achavam que o grafite enfeitava a cidade e os que pensavam que os desenhos a sujavam. reticências

Ilustração. Uma mulher de cabelos compridos grafitando um muro amarelo. Ela escreve a palavra PAZ em azul com detalhes em roxo e rosa, também há desenhos de coração, estrelas e outras formas. Ao fundo há prédios.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer as características do grafite como manifestação artística.
  • Valorizar as expressões artísticas e culturais em suas diversas manifestações.

  • Explique aos alunos que o grafite surgiu por volta da década de 1970 em Nova York, nos Estados Unidos. Ressalte que, inicialmente, êle foi considerado uma arte marginal por não ter qualquer vínculo com livros de arte de grandes editoras nem com tradicionais galerias de arte e museus. No entanto, aos poucos, essa linguagem foi ganhando espaço e respeito perante o público.
  • O estudo do tema Grafite: a arte urbana, nas páginas 120 e 121, possibilita abordar o tema contemporâneo transversal Diversidade cultural. Aproveite a oportunidade para promover a valorização das diversas manifestações artísticas e culturais, de modo que seja contemplada a Competência geral 3 da Bê êne cê cê.
  • A arte em grafite é um meio de expressão e comunicação considerado um instrumento para o trabalho com a cultura juvenil.

     O grafite nasce para compor a cidade, ser breve, não tinha a preocupação de durar ou de permanecer para sempre nos muros e tapumes. A chuva, o sol, o tempo e até outras camadas de tinta de outros grafiteiros destroem as obras dos muros, o que permanece são os registros fotográficos ou alguns trabalhos que foram transformados em painéis ou murais. reticências

     Existem muitas e novas maneiras de interferir na paisagem urbana. Basta que fiquemos atentos enquanto estamos nos locomovendo de um lugar para o outro. Da janela do ônibus ou do carro, em um passeio a pé ou de bicicleta, se prestarmos atenção, encontraremos inúmeras imagens produzidas por artistas que têm diferentes propostas entre si. reticências

Fonte de pesquisa: SANT'ANNA, Renata. Grafite, a arte que todo mundo vê. Carta Educação, 2014. Disponível em: https://oeds.link/3ahJCn a-arte-que-todo-mundo-ve/. Acesso em: 4 agosto 2022.

Ilustração. Uma pessoa de cabelos ruivo com uma trança, grafitando um muro verde. Ele está em pé em uma escada e escreve a palavra BRASIL. Ao redor há formas geométricas em azul e amarelo. Ao fundo, prédios.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

  1. Você aprecia êsse tipo de manifestação artística? Por quê?
  2. Nos próximos dias, fique atento e observe as expressões de arte em grafite que porventura existam no lugar onde você vive. Se possível, registre-as para levá-las à sala de aula a fim de conversar com os colegas sôbre elas. Entre outras discussões, avaliem seu significado e a proposta dos autores dêsses grafites.
Respostas e comentários

Durante a execução das atividades propostas, incentive os alunos a manter o ambiente organizado e a ser gentil com os colegas para que todos possam falar e ser ouvidos, respeitando a opinião do outro, ouvindo com empatia e procurando falar de fórma clara e objetiva. Durante a atividade, permita que os alunos fundamentem e esclareçam suas opiniões, incentivando a capacidade de argumentação. Os debates em sala de aula são saudáveis e, além de auxiliar na compreensão do conteúdo ensinado, também levam ao desenvolvimento de habilidades de relacionamento.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a participar da troca de ideias e a manifestar suas opiniões. Valorize o respeito pêla diversidade de opiniões e o embasamento coerente de seus pontos de vista. Destaque a importância de organizar o pensamento para manifestá-lo com clareza e coerência, encadeando as ideias de modo que todos possam compreender o que é dito, assim como a relevância de adequar o vocabulário ao contexto.

2. Resposta pessoal. Oriente os alunos a registrar essas manifestações com telefones celulares ou câmeras digitais. Se possível, imprima-as ou as reproduza usando um projetor para que todos possam observá-las e refletir a respeito delas. Aproveite a oportunidade e questione-os sôbre quais manifestações mais se destacam na cidade onde moram.

Os problemas urbanos

O rápido processo de urbanização ocorrido em nosso país causou o crescimento desordenado de muitas cidades brasileiras, sobretudo nos maiores centros urbanos, onde um grande número de pessoas migrou do campo em busca de melhores condições de vida.

No entanto, nem a oferta de empregos nem a infraestrutura urbana foram suficientes para receber o grande contingente de pessoas que foram viver nas áreas urbanas. dêsse modo, várias cidades passaram a ter problemas, como:

elevado número de pessoas desempregadas ou mal remuneradas, o que reflete no aumento da pobreza e nas desigualdades sociais;

Fotografia. Uma imensa fila em frente a um edifício. As pessoas estão ocupando a calçada e sinalizada por uma fita. Ao redor há mais edifícios.
Pessoas em busca de emprêgo ofertados na cidade de São Paulo, ésse pê, em 2019.
  • altos índices de violência, fazendo a população conviver cada vez mais com a insegurança;
  • insuficiência da ampliação da infraestrutura urbana envolvendo serviços essenciais, como abastecimento de água e rede coletora de esgôto, pavimentação de ruas, fornecimento de energia, hospitais, escolas etcétera;
  • precariedade dos transportes coletivos públicos, levando a população que vive em áreas distantes do centro da cidade a enfrentar trânsito intenso, superlotação de veículos, reduzido número de linhas e valores altos de passagens;
Respostas e comentários

O estudo do tema Os problemas urbanos favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero dois ao analisar os conflitos e as tensões contemporâneos que caracterizam a luta pêlo acesso à moradia em nosso país. Aproveite a oportunidade para conversar com os alunos sôbre os problemas urbanos que ocorrem na cidade onde moram, destacando os principais, como os ambientais, os econômicos e os sociais, que podem ser identificados e quais medidas podem ser tomadas para resolver tais problemas, promovendo a Competência específica de Ciências Humanas 3.

  • aumento do lixo urbano, já que, em diversas cidades, a coleta de resíduos não acontece de modo eficiente;
  • grande quantidade de moradias precárias construídas em áreas de risco, como margens de córregos e rios ou encostas de morros etcétera
Fotografia. Moradias improvisadas de tábuas em uma rua sem pavimentação. Há pedras em frente a elas e ao fundo, casas precárias e bananeiras.
Moradias no subúrbio da cidade de São Paulo, ésse pê, em 2021.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

A cidade onde você mora tem problemas urbanos semelhantes aos descritos aqui? Converse com seus colegas a respeito dêsse assunto.

O consumo da água no Brasil

     Você já ouviu falar da necessidade de economizar água? Em quais contextos a economia de água costuma ser citada?

     Conforme estudamos nas unidades anteriores, as transformações no espaço geográfico brasileiro, sobretudo a partir do século vinte, contribuíram tanto para a ampliação do fluxo de mercadorias quanto para o consumo em diferentes partes do território.

     O consumo de água no Brasil também aumentou significativamente desde o início do século passado. Observe o gráfico.

Consumo de água per cápitano Brasil (2000-2020)

Gráfico. Consumo de água per capita no Brasil (2000-2020). Estão indicados quantidades de Água em litros por dia. Os valores são aproximados. 2000: 100 litros por dia. 2005: 140 litros por dia. 2010: 175 litros por dia. 2015: 150 litros por dia. 2020: 270 litros por dia.

Fonte de pesquisa: SECRETARIA Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional. Panorama do saneamento básico no Brasil 2021. Disponível em: https://oeds.link/bGFWTe. Acesso em: 8 junho 2022.

     Segundo a Agência Nacional de Águas (ãna), o Brasil concentra aproximadamente 12% da água doce do planeta. Mas essa água não está distribuída igualmente por todo o território. Observe o mapa da página seguinte.

Respostas e comentários

Questão 3. Resposta pessoal. Promova uma conversa com os alunos a respeito dos problemas urbanos abordados na página que podem ser identificados no município onde vivem.

  • O estudo do tema O consumo de água no Brasil, presente nas páginas 123 e 124, proporciona uma abordagem do tema contemporâneo transversal Educação para o consumo. Aproveite as informações, assim como as dicas e sugestões apresentadas neste material, para desenvolver o consumo consciente dêsse recurso natural. êsseassunto também propicia um trabalho com o tema contemporâneo transversal Educação ambiental.
  • O estudo do tema O consumo da água no Brasil, visto nas páginas 123 e 124, favorece a realização de um trabalho articulado com o componente curricular de Ciências. Se possível, organize um trabalho em conjunto com o professor dêsse componente curricular a respeito da importância da água. Uma sugestão é que o planejamento do trabalho com o tema seja feito por ambos, de fórma que possam aplicá-los em paralelo. Em Ciências, a abordagem pode ser voltada para a distribuição da água na natureza, o ciclo da água, a importância da água para os seres vivos etcétera Na Geografia, a abordagem pode ser relacionada à distribuição desigual da água no território, ao aumento do consumo, à importância da água para o desenvolvimento das atividades econômicas etcétera temas podem ser explorados por meio de pesquisas, e os resultados podem ser ilustrados com cartazes.
Ícone ‘Atividade oral’.

1. De acôrdo com o mapa, a disponibilidade de água é equilibrada em todo o território brasileiro?

Disponibilidade de água no Brasil (2009)

Mapa. Disponibilidade de água no Brasil (2009). Disponibilidade de água (metros cúbicos per capita e por ano). 
Muito fraca (menos 500): sul da Paraíba e área no leste da Bahia. 
Fraca (de 500 para 1000): em maior concentração nos estados da Região Nordeste. Média (de 1.000 para 2.000): em maior concentração na Região Nordeste. Normal (de 2000 para 10000): nos estados do Nordeste, Sudeste e em áreas dispersas nos estados do Sul. Forte (de 10000 para 100000): quase a totalidade do Tocantins, e Piauí, áreas dispersas nas Regiões Sudeste e Sul, todo o Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso e leste e sul de Goiás. Muito forte (mais de 100000): toda a Região Norte, norte do Mato Grosso e oeste de Goiás. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, rosa dos ventos e a escala: 485 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: têrrí, ervê; melo terri, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. segunda edição São Paulo: Edusp, 2009. página 76.

     O Brasil concentra boa parte da água doce do planeta. Porém, o país sofre com o desabastecimento, principalmente em alguns centros urbanos.

     A escassez de água não é mais um problema exclusivo do semiárido nordestino. Ela atinge também as regiões Sul e Sudeste do Brasil. No Nordeste, a falta de água acontece por causa de meses sem chuva e também por problemas políticos, como veremos no estudo da unidade 5. Já no Sul e Sudeste, o problema está relacionado basicamente à alta demanda, principalmente nos grandes centros urbanos, e à poluição dos rios, que torna a água imprópria para o abastecimento populacional.

Essa demanda por água, seja no Brasil, seja em outros países do mundo, não se restringe apenas ao consumo direto das pessoas. êsse recurso tem sido cada vez mais explorado em cultivos e atividades agrícolas, assim como na fabricação dos diferentes produtos que utilizamos diariamente.

2. Em sua opinião, a preocupação com relação à economia de água deve ser de todas as pessoas, independentemente do lugar no território do país onde moram? Justifique sua resposta no caderno.

Respostas e comentários

1. Resposta: Não. Algumas porções do território têm mais disponibilidade de água que outras.

2. Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir sôbre o assunto e a avaliar os diferentes aspectos da questão antes de se posicionarem. Enfatize que economizar água é um dever de todos os cidadãos.

  • Oriente os alunos na análise das informações apresentadas. Se possível, organize uma mesa-redonda com a turma a fim de trabalhar as questões propostas. Durante a conversa, peça-lhes que identifiquem algumas fórmasde desperdício de água. Aproveite a oportunidade e pergunte a êles se a preocupação com o consumo excessivo de água e a necessidade de rever o próprio consumo fazem parte do dia a dia deles.
  • Por meio da atividade proposta, é possível explorar a prática de argumentação dos alunos, já que êles terão de lidar com diferentes opiniões, ouvir atenciosamente os colegas e também dar respostas consistentes.
  • Pergunte a êles como podemos combater as fórmas de desperdício de água e se adotam atitudes para economizar êsse recurso natural, promovendo a Competência específica de Geografia 7. A dinâmica de grupo pode ser complementada com um trabalho de campo na própria escola para verificar casos de desperdício de água. Se houver situações de desperdício, como vazamentos em torneiras, os casos podem ser levados ao conhecimento da direção da escola. Com isso, promovem-se a consciência socioambiental e o consumo responsável, contemplando a Competência geral 7 da Bê êne cê cê.

Atividade a mais

Observe o quadro a seguir.

Quantidade de água necessária para produzir

1 kg de ovo

3.273 litros

1 kg de pão

1.608 litros

1 kg de milho

1.222 litros

1 kg de arroz

2.497 litros

1 kg de carne de bovina

15.415 litros

1 kg de carne de frango

4.325 litros

1 L de leite

1.020 litros

Fonte de pesquisa: Water Footprint Network. Disponível em: https://oeds.link/QCjP8t. Acesso em: 7 junho 2022.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

1. Quais são os alimentos que utilizam maior quantidade de água em sua produção?

2. Você já ouviu falar da necessidade de economizar água? Em quais contextos a economia de água costuma ser citada?

Respostas

1. Carne bovina e carne de frango.

2. Resposta pessoal. Provavelmente os alunos já ouviram falar a respeito da necessidade de economizar água em situações cotidianas, como tomar banho, lavar carros, limpar quintais ou lavar louças. Também podem ter ouvido falar sôbre a importância da revisão da parte hidráulica das moradias para evitar o desperdício, entre outras situações.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Defina:
    1. metrópole;
    2. conurbação;
    3. megalópole.
  2. Qual é o objetivo da criação das chamadas regiões metropolitanas?
  3. O município onde você mora faz parte de alguma região metropolitana? Qual?
  4. Por que podemos afirmar que a megalópole brasileira ainda está em formação?

Aprofundando os conhecimentos

5. Observe o gráfico e analise-o de acôrdo com as questões a seguir.

Número de cidades brasileiras conforme a população (1960-2021)

Gráfico. Número de cidades brasileiras conforme a população (1960-2021). 
Número de cidades. Cidades entre 100 mil e 200 mil habitantes. 1960: 6. 1996: 90. 2021: 171. Cidades entre 200 mil e 500 mil habitantes. 1960: 4. 1996: 61. 2021: 106. Cidades com mais de 500 mil habitantes. 1960: 2. 1996: 24. 2021: 49.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Estimativa da população residente no Brasil e unidades da federação 2021. Disponível em: https://oeds.link/P5qxYi. Acesso em: 14 abril 2022.

  1. Quantas cidades entre 100 e 200 mil habitantes havia em 1960? E em 2021?
  2. Quantas cidades tinham mais de 500 mil habitantes em 1960? E em 2021?
  3. Explique o que números revelam sôbre o processo de urbanização ocorrido no Brasil. Converse com os colegas sôbre isso.
Respostas e comentários

Resposta: 1. a) Metrópole é uma cidade com população numerosa, diversificado parque industrial, variado comércio e diversidade de serviços. b) A conurbação ocorre quando há junção das áreas urbanas de dois ou mais municípios. c) Já a megalópole corresponde a uma extensa área urbanizada, formada pêlo encontro de duas ou mais metrópoles.

2. Resposta: Tornar mais eficientes a administração pública e o planejamento das áreas urbanas formadas pêlas metrópoles e respectivas cidades vizinhas.

3. Resposta pessoal.

4. Resposta: Porque ela vem se formando com o crescimento de várias cidades importantes localizadas entre as metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.

5. a) Resposta: Em 1960, eram 6 cidades; já em 2021, passaram a ser 171.

5. b) Resposta: Em 1960, eram 2 cidades; em 2021, passaram a ser 49.

5. c) Resposta: O gráfico revela que, em um período de 61 anos, houve um enorme crescimento no número de cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.

  • Durante a realização das atividades propostas na página 125, verifique se os alunos apresentaram dificuldades. Se necessário, resgate os conteúdos trabalhados no decorrer do capítulo.
  • Na realização da atividade 1, verifique se os alunos compreenderam a diferença entre megalópole, metrópole e conurbação. Na atividade 5, auxilie-os na interpretação das informações apresentadas no gráfico. Ressalte o grande aumento ocorrido no número de municípios com população urbana superior a 100 mil habitantes.
  • A análise do gráfico, proposto na atividade 5, para explorar o conhecimento dos alunos favorece o trabalho com a Competência específica de Ciências Humanas 7, pois requer que eles interpretem a linguagem gráfica para desenvolver o raciocínio espaçotemporal.

Metodologias ativas

Para finalizar o estudo sôbre o espaço rural e o espaço urbano, sugira aos alunos a realização da estratégia mapa mental. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual.

Na lousa, escreva Espaço urbano e Espaço rural como ponto de partida para desenvolver o mapa mental. Se considerar interessante, espaços podem ser representados com um desenho simples, ou seja, esquemático. Ao redor dos temas ou do desenho, peça aos alunos que escrevam frases simples e objetivas que caracterizem o espaço urbano e o espaço rural. Explique-lhes que essas frases devem apresentar características que diferenciam os espaços e também que os conectam.

Glossário

Ferro-gusa
: produto obtido do minério de ferro por meio de processo realizado em altos-fornos nas siderúrgicas.
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