CAPÍTULO 11 As regiões brasileiras

O espaço geográfico tem características singulares, formadas por aspectos naturais ou físicos (tipos de clima, relêvo, vegetação etcétera) e também econômicos e culturais (tipos de atividade econômica desenvolvida, condições de vida da população etcétera).

A combinação dêsses aspectos diferencia as diversas áreas do país, dando origem também a regiões diferentes. De maneira geral, compreende-se que região corresponde a determinada área da superfície terrestre, de extensão variada, cujas características a distinguem das áreas vizinhas, dando-lhe uma identidade natural, econômica e cultural.

Conheça, a seguir, alguns aspectos que dão identidade ao Vale do Jequitinhonha, região localizada no nordeste do estado de Minas Gerais.

Vale do Jequitinhonha (2018)

Mapa. Vale do Jequitinhonha (2018). 
Localizado na porção nordeste do estado de Minas Gerais e leste do estado da Bahia. No canto inferior esquerdo, mapa de localização destacando a região descrita. No canto superior, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 150 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 171. í bê gê É. Diagnóstico ambiental da bacia do rio Jequitinhonha: diretrizes gerais para a ordenação territorial. Salvador, 1997. Disponível em: https://oeds.link/z4VPMt. Acesso em: 7 mar. 2022.

Aspectos naturais

O Vale do Jequitinhonha se estende pêlas áreas drenadas pêlo curso do rio que leva o mesmo nome, que corre do centro-norte do estado de Minas Gerais e vai em direção ao sul da Bahia. A presença de planaltos e depressões caracteriza o relêvo irregular da região. Porém, um dos aspectos naturais mais marcantes está ligado ao clima semiárido, com chuvas escassas e irregulares.

Aspectos históricos

A ocupação e o povoamento da região conhecida atualmente como Vale do Jequitinhonha teve início nos séculos dezessete e dezoito com a descoberta de ouro e pedras preciosas, principalmente diamante. Com o esgotamento dessas riquezas, os habitantes da região passaram a se dedicar a outras atividades econômicas, sobretudo a agropecuária de subsistência.

Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Reconhecer a importância do conceito de região para os estudos de Geografia.
  • Conhecer as principais regionalizações do território brasileiro.
  • Identificar nas regiões o resultado da combinação de diferentes elementos naturais e culturais presentes no espaço geográfico.
  • Reconhecer a identidade cultural de cada região expressa nas relações que as pessoas estabelecem entre si e com o meio em que vivem.
  • Conhecer e interpretar mapas-síntese.

Justificativas

Neste capítulo, os alunos estudarão o conceito de região. Dessa fórma, terão a oportunidade de conhecer elementos que auxiliam no processo de regionalização, como aspectos naturais, históricos e culturais. Com base nesse estudo, êles poderão identificar possibilidades de divisões regionais no território brasileiro. Além disso, expandirão seus conhecimentos e habilidades para retratar informações por meio de mapas-síntese, o que permite desenvolver a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero nove.


Ao utilizar o mapa que mostra a localização da região do Vale do Jequitinhonha, explique que o nome da região provém do rio (e do vale) por onde correm suas águas.

Algo a mais

Para compreender os principais debates teóricos sôbre o conceito de região e o processo de regionalização, indicamos a leitura dos seguintes livros:

> raesbér, Rogério. Regional-Global. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

> LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: Edusp, 2017.

Um texto a mais

Aprofunde o estudo do tema sôbre as regiões e suas identidades culturais com a leitura a seguir.

reticências

     A cultura popular local reticências simboliza o homem e seu entorno, implicando um tipo de consciência e de materialidade social que evidencia o grau de afeição ou apego a um lugar; êsse é um fator de extrema importância para o desenvolvimento local, pôsto que permite a configuração da identidade do lugar e de sua população. Portanto, a valorização da cultura popular contribui para que a sociedade fortaleça a individuação e a autoestima diante do outro, numa busca de desenvolvimento originário de sua própria criatividade e conforme seus valores, porque é por intermédio da cultura que o indivíduo e a sociedade interagem com o mundo à sua volta. reticências

     Nesse sentido, podem-se considerar manifestações da cultura popular local a culinária, o artesanato, o folclore, os idioletos e a paremiologia (ditados, provérbios, ditos e aforismas), a literatura oral (lendas e mitos), a poesia popular, a história oral, o vestuário quotidiano, a música popular, os instrumentos musicais de uso local, a arquitetura espontânea, a fotografia incidental, os ritos de passagem, as manifestações religiosas, as festas populares, a farmacopeia extrativista, a meteorologia popular, as relações locais de trabalho e lazer, as relações locais com elementos da natureza, fórmas de distribuição e exercício do poder local, entre outros.

reticências

, Emília Mariko; MARINHO, Marcelo; rrúséfi, Ivan. Cultura, identidade e desenvolvimento local: conceitos e perspectivas para regiões em desenvolvimento. Revista Internacional de Desenvolvimento Local, volume 3, número 4, página 36-41, março 2002. Disponível em: https://oeds.link/QF2uls. Acesso em: 18 maio 2022.

Aspectos econômicos

A agricultura e a pecuária são as atividades econômicas predominantes e diretamente influenciadas pelos efeitos das estiagens, o que obriga boa parte dos trabalhadores a migrar para outros lugares em busca de trabalho. A agropecuária de subsistência e a extração de ouro e diamante são as principais atividades econômicas da região. No entanto, a mineração tem sido realizada de maneira predatória, provocando sérios impactos ambientais, como o assoreamentoglossário do leito dos rios que correm pêlo Vale do Jequitinhonha.

Fotografia. Vista de cima. Curso sinuoso de um rio com as margens com vegetação. Abaixo, área de agricultura.
Paisagem do município de Araçuaí, Minas Gerais, em 2019, localizada no Vale do Jequitinhonha.

Identidade cultural

A identidade cultural de uma região está expressa no modo de vida, nos costumes, nas tradições e nas relações que os grupos estabelecem entre si e com o meio natural. No caso do Vale do Jequitinhonha, região marcada pêlas difíceis condições de vida e sérios problemas sociais e econômicos, a população mantém uma forte religiosidade, expressa nas festas folclóricas e populares, como a Marujada e a festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Tais eventos também carregam traços de costumes indígenas e afro-brasileiros que sobreviveram ao longo de séculos. O respeito à identidade de cada grupo e a preservação de seus costumes e tradições contribuem com a riqueza cultural de uma região ou de um país.

Fotografia. Vista de cima. Diversas pessoas montadas em cavalos, reunidas ao redor de uma arena coberta por vegetação rasteira. Ao fundo há uma escadaria e um morro coberto por árvores.
Cavaleiros durante a festa da cavalgada, na cidade de Virginópolis, Minas Gerais, em 2018.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Os costumes e as tradições passados de geração a geração mantêm viva a identidade de um povo. Converse com seus familiares e registre, no caderno, algum costume que caracteriza a identidade cultural da sua família ou do grupo cultural do qual você faz parte. Depois, compartilhe as informações com os colegas.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

  • O estudo do tópico Identidade cultural proporciona uma abordagem do tema contemporâneo transversal Diversidade cultural e da Competência geral 9 na medida em que promove o respeito e a valorização de outras identidades culturais.
  • Durante a apresentação da atividade proposta na página, incentive os alunos a manter o ambiente organizado e a ser gentil com os colegas para que todos possam falar e ser ouvidos, respeitando a opinião do outro, ouvindo com empatia e procurando falar de fórma clara e objetiva. Durante a atividade, permita que os alunos fundamentem e esclareçam suas opiniões, incentivando a capacidade de argumentação.

Resposta

Questão 1. Verifique se os alunos descreveram exemplos de tradições e costumes que retratam a identidade cultural da qual fazem parte. Como exemplos, podem ser citadas as festas populares, as expressões artísticas (artesanato), os pratos culinários e as manifestações religiosas.


Divisão regional do Brasil

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, encontramos áreas do território com as mais diversas características geográficas, dando origem, portanto, a regiões também diferentes.

As cinco grandes regiões do IBGE

Para delimitar essas regiões, em 1940 o í bê gê É (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) elaborou a primeira proposta oficial de regionalização do país, levando em consideração apenas os aspectos naturais ou físicos do território. Essa divisão tem por objetivo auxiliar no levantamento de informações sôbre o país, orientando melhor o govêrno na definição de suas políticas públicas.

No entanto, desde aquela época, o Brasil passou por muitas transformações, decorrentes principalmente da urbanização e da industrialização. Essas transformações produziram mudanças significativas no espaço geográfico, fato que obrigou o í bê gê É a redefinir a regionalização do território com base também em critérios sociais e econômicos. Atualmente, é proposta uma divisão do país em cinco grandes regiões. Observe o mapa.

Regiões brasileiras segundo o í bê gê É (2018)

Mapa. Regiões brasileiras segundo o IBGE (2018). Número 1. Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins. Número 2. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Número 3. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Número 4. Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Número 5. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 470 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: í bê gê É. ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 94. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação 2021. Disponível em: https://oeds.link/jo63zb. Acesso em: 12 abr. 2022.

1.

Região Norte

Área: 3,8 milhões de quilômetros quadrados.

População: 19 milhões de habitantes.

2.

Região Nordeste

Área: 1,5 milhão de quilômetros quadrados.

População: 58 milhões de habitantes.

3.

Região Centro-Oeste

Área: 1,6 milhão de quilômetros quadrados.

População: 17 milhões de habitantes.

4.

Região Sudeste

Área: 924 mil quilômetros quadrados.

População: 90 milhões de habitantes.

5.

Região Sul

Área: 576 mil quilômetros quadrados.

População: 30 milhões de habitantes.

Respostas e comentários

Um texto a mais

Ao abordar o tema Divisão regional do Brasil, comente com os alunos que o têrmu região é empregado com frequência pêlas pessoas. Para a Geografia, o uso dessa palavra vai além do senso comum, uma vez que ela se refere a um conceito científico próprio da área. Sugerimos a leitura do texto a seguir.

reticências a região não pode ser vista como uma evidência do mundo real-concreto, ela sequer pode pretender existir no mundo científico sem estar submetida a critérios explícitos, uniformes e gerais. Podemos perceber claramente aqui a ruptura com o senso comum. Para que esta noção de região se torne um conceito científico, é absolutamente necessário que haja uma formulação clara de seu sentido, de seus critérios e de sua natureza. O estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica de geografia, um meio de demonstração de uma hipótese, e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Regionalizar passa a ser a tarefa de dividir o espaço segundo diferentes critérios que são devidamente explicitados e que variam segundo as intenções explicativas de cada trabalho (, 1967). As divisões não são definitivas, nem pretendem inscrever a totalidade da diversidade espacial, elas devem simplesmente contribuir para um certo entendimento de um problema, colaborar em uma dada explicação.

reticências

GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. ín: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bêrtrãn Brasil, 2007. página 6263.

Metodologias ativas

Para auxiliar no aprendizado sóbre A divisão regional do Brasil, proponha aos alunos a realização de um quiz. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais deste manual. Organize a turma em cinco grupos e providencie perguntas e respostas relacionadas às regiões do í bê gê É. Por exemplo, cite o nome de um estado e pergunte aos alunos à qual região ele pertence. As perguntas devem ser colocadas em papéis e sorteadas para os grupos. Uma possibilidade é organizar uma disputa entre equipes, vencendo o grupo que tiver a maior quantidade de acertos.

As regiões geoeconômicas do Brasil

Outra divisão regional do território brasileiro foi proposta pêlo geógrafo Pedro gaiguer na década de 1960. Essa divisão foi baseada em critérios relacionados principalmente aos aspectos econômicos do país, dividindo-o em três grandes regiões geoeconômicas ou complexos regionais: o Nordeste, a Amazônia e o Centro-Sul.

Os limites regionais estabelecidos por essa regionalização não coincidem exatamente com os limites dos estados, diferentemente da proposta oficial do IBGE, pois tanto os aspectos econômicos quanto os naturais nem sempre coincidem com os limites político-administrativos.

Essa regionalização também leva em conta as disparidades socioeconômicas presentes no território, que acontecem principalmente entre as áreas mais industrializadas e modernizadas do país e as menos desenvolvidas econômica e tecnologicamente. O mapa a seguir detalha isso.

Regiões geoeconômicas do Brasil (2018)

Mapa. Regiões geoeconômicas do Brasil (2018). Número 1. Amazônia: Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia, norte do Mato Grosso, Tocantins e oeste do Maranhão. 
Número 2. Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, quase a totalidade da Bahia e do Piauí, leste do Maranhão e norte de Minas Gerais.
Número 3. Centro-Sul: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espirito Santo, Ro de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, centro-sul de Minas Gerais, sul do Maranhão, extremo sul do Piauí, oeste da Bahia, sudeste e sul do Tocantins e do Mato Grosso. No canto inferior esquerdo, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 545 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 150.

1.

Amazônia

Abrange quase metade do território brasileiro e é onde se localiza a floresta Amazônica. É menos desenvolvida economicamente, apesar de seu imenso potencial ecológico e mineral.

2.

Nordeste

Foi a primeira região colonizada pelos europeus. Apresenta grandes contrastes naturais e socioeconômicos, sobretudo entre o interior e o litoral. Sua economia ainda é pouco desenvolvida se comparada à do Centro-Sul.

3.

Centro-Sul

Concentra a maior parte da população brasileira, pois é economicamente mais desenvolvida. Nela, situam-se os principais centros urbanos e a maior parte da produção industrial e agropecuária do país.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 2.

Compare o mapa com o da página anterior e verifique as principais diferenças entre a divisão regional proposta pêlo í bê gê É e a divisão por regiões geoeconômicas.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 3.

Observe no mapa da página anterior e nesta página quais são as unidades federativas que fazem parte da região onde você mora.

Respostas e comentários

Questão 2. Resposta: A divisão do í bê gê É estabelece cinco grandes regiões e considera os limites dos estados. Já a divisão geoeconômica apresenta três grandes regiões que não coincidem necessariamente com os limites dos estados, por isso alguns deles fazem parte de duas regiões.

Questão 3. Resposta pessoal. Oriente os alunos a responder à questão proposta.

Peça aos alunos que comparem o mapa da página 128, da divisão regional proposta pêlo í bê gê É, com o mapa das regiões geoeconômicas apresentado nesta página. Ressalte que a divisão regional proposta pêlo í bê gê É segue os limites político-administrativos dos estados, o que não acontece na divisão geoeconômica. Segundo essa regionalização, o estado de Minas Gerais, por exemplo, faz parte da região Nordeste e do Centro-Sul. O mesmo ocorre com o estado de Mato Grosso, com partes na Amazônia e também no Centro-Sul.

Atividade a mais

  • Peça aos alunos que respondam às questões a seguir.
  1. Diferencie as propostas de regionalização do í bê gê É e geoeconômica.
  2.  Imagine que você vá fazer um estudo sôbre as disparidades socioeconômicas do Brasil. Qual das propostas de divisão regional você adotará: a do í bê gê É ou a geoeconômica? Justifique.

Respostas

a ) Na proposta de regionalização do í bê gê É, o Brasil foi dividido em cinco grandes regiões. Essa divisão foi estabelecida respeitando os limites político-administrativos dos estados e levou em consideração, ainda, critérios naturais, sociais e econômicos. Dentro da proposta geoeconômica, o território brasileiro foi dividido em três grandes regiões com base em critérios relacionados às formações histórica e econômica do país.

b ) A proposta geoeconômica. Nessa proposta, o limite entre as regiões não coincide com a delimitação dos estados, pois os aspectos naturais e econômicos nem sempre correspondem aos limites político-administrativos. Portanto, ao propor uma divisão entre áreas mais industrializadas e modernas e áreas menos desenvolvidas, ela expressa melhor as disparidades socioeconômicas do país.


A leitura e a interpretação dos mapas das páginas 128 e 129, os quais apresentam informações demográficas e econômicas sôbre o Brasil, propiciam o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero nove.

Geografia em representações

Mapa-síntese

A organização do espaço geográfico brasileiro pode ser melhor compreendida com base em um mapa-síntese. Como o próprio nome diz, êsse tipo de mapa reúne conjuntos de informações que caracterizam o espaço geográfico em relação a determinado tema.

Essas informações podem ser representadas por meio de côres, ícones (símbolos), setas etcétera Observe a sequência de mapas para entender como é elaborado um mapa-síntese sôbre a ocupação do espaço e algumas ameaças ambientais no território brasileiro.

Ocupação do espaço (2019)

Mapa. Ocupação do espaço (2019). 
Profundamente transformado (limite da área mais modernizada e tendências de expansão): sul de Goiás, centro-leste do Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e litoral das Regiões Norte e Nordeste. Moderadamente alterado (limite da área mais ocupada e tendências de expansão): Rondônia, Mato Grosso, oeste do Mato Grosso do Sul, centro-norte de Goiás, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, sul e leste do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Pouca alteração nas paisagens naturais: Acre, Amazonas, Pará e Amapá. Tendências de expansão da ocupação do espaço: do centro e Nordeste para o Norte e do Sudeste e Sul para o centro e Nordeste. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 655 quilômetros por centímetro.
Neste mapa, estão representadas as condições de ocupação do espaço geográfico brasileiro.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. 35. edição São Paulo: Ática, 2019. página 122.

Ameaças ambientais (2019)

Mapa. Ameaças ambientais (2019). Poluição do ar e da água pela atividade industrial: áreas no norte do Pará, Maranhão, Ceará e áreas dispersas no litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, sudeste e sudoeste de Minas Gerais, oeste do Rio de Janeiro e faixa no leste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Contaminação do solo e da água por agrotóxicos: em maior quantidade na Região Sudeste, Sul Centro-oeste e litoral dos estados do Região Nordeste. Chuva ácida: no nordeste de São Paulo e oeste do Rio de Janeiro. Risco de poluição por petróleo: Amazonas, estados das Regiões Nordeste, Sudeste e Sul. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 655 quilômetros por centímetro.
Neste mapa, estão representados os principais problemas ambientais no espaço geográfico brasileiro.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. trigésima quinta edição São Paulo: Ática, 2019. página 122.

Respostas e comentários

Objetivos

  • Exercitar a leitura cartográfica.
  • Identificar e interpretar mapas-síntese.
  • Identificar e reconhecer os elementos da representação cartográfica.

Um texto a mais

Nesta seção, sugerimos a leitura do texto a seguir, que explica a importância e a utilização do mapa-síntese na análise geográfica do espaço.

     reticências

     Apesar de toda uma evolução metodológica junto à Geografia dos últimos tempos, na cartografia, esse raciocínio [de síntese] é muito explorado, haja vista sua aplicação nas funções dos sistemas de informação geográfica. Entretanto, ainda persiste muita confusão sôbre o que seja uma cartografia de síntese.

     Muitos a concebem, ainda, mediante mapas ditos de síntese; porém, não como sistemas lógicos, e sim como superposições ou justaposições de análises. Resultam, portanto, mapas muito confusos onde se acumula uma multidão de hachuras, côres e símbolos, até mesmo índices alfanuméricos, negando a própria ideia de síntese.

     Na síntese, não podemos mais ter os elementos em superposição ou em justaposição, e sim a fusão deles em tipos — unidades taxonômicas. Isso significa que, no caso dos mapas, deveremos identificar agrupamentos de lugares caracterizados por agrupamentos de atributos ou variáveis. [...]

MARTINELLI, Marcello. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2003. página 90.

Ameaças ambientais e ocupação do espaço geográfico brasileiro (2019)

Mapa. Ameaças ambientais e ocupação do espaço geográfico brasileiro (2019).  Ocupação do espaço.  Profundamente transformado (limite da área mais modernizada e tendências de expansão): sul de Goiás, centro-leste do Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e litoral das Regiões Norte e Nordeste. 
Moderadamente alterado (limite da área mais ocupada e tendências de expansão): Rondônia, Mato Grosso, oeste do Mato Grosso do Sul, centro-norte de Goiás, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, sul e leste do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. 
Pouca alteração nas paisagens naturais: Acre, Amazonas, Pará e Amapá. Tendências de expansão da ocupação do espaço: das Regiões Sul e Sudeste para o Centro-oeste e Nordeste, e do Centro-oeste para o Norte. Ameaças ambientais. Poluição do ar e da água pela atividade industrial: áreas no sul de Minas Gerais, litoral do Espírito Santo, oeste do Rio de Janeiro, leste de São Paulo, pequenas áreas no litoral do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, norte do Pará, litoral do Ceará, Pernambuco e Bahia. Contaminação do solo e da água por agrotóxicos: presentes em maior quantidade nas Regiões Sudeste, Centro-oeste, Sul e áreas menores no Nordeste. Risco de poluição por petróleo: no Amazonas, Pará, Região Nordeste e litoral da Região Sudeste e Sul. À esquerda, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, rosa dos ventos e a escala: 415 quilômetros por centímetro.
O mapa desta página foi produzido com base no conjunto de informações dos mapas da página anterior.

Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. 35. edição São Paulo: Ática, 2019. página 122.

Agora, responda no caderno às questões a seguir.

  1. O que indicam as setas representadas no mapa?
  2. Qual problema ambiental atinge mais áreas do território brasileiro?
  3. Quais regiões brasileiras têm o território profundamente transformado?
  4. De acôrdo com o mapa, escreva, no caderno, como se caracterizam a ocupação do espaço e as ameaças ambientais no estado onde você mora.
Respostas e comentários

1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.

  • Auxilie os alunos na observação e na análise dos mapas. Peça que identifiquem as informações apresentadas nos mapas da página 130.
  • Oriente-os na interpretação do mapa-síntese e na elaboração das respostas das questões propostas nesta página.
  • Se possível, complemente o estudo com a apresentação de outros mapas-síntese disponíveis em atlas escolares ou no acervo da escola.

Algo a mais

Sugerimos a leitura do texto encontrado no site a seguir, que descreve um exemplo de como trabalhar com a cartografia de síntese em sala de aula.

> Nova Escola. Disponível em: https://oeds.link/PKSmQs. Acesso em: 18 maio 2022.

Respostas

1. As setas indicam as tendências de expansão da ocupação do território brasileiro.

2. Contaminação do solo e da água por agrotóxicos.

3. As regiões Sul, Sudeste, parte do Centro-Oeste, além de alguns pontos do litoral do Nordeste e do Norte.

4. Resposta pessoal. Oriente os alunos na produção do texto.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

1. Leia a afirmação a seguir.

[...]

Podemos dizer que a noção de região, da maneira mais genérica possível, contém a ideia de parte de um todo. reticências

LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: Edusp, 2003. página 23.

  • De acôrdo com essa afirmação e com o que você estudou neste capítulo, escreva, no caderno, o que significa o têrmu região, conceito muito utilizado pêla Geografia.
  1. Escreva, no caderno, quais são os aspectos que tornam uma região diferente da outra.
  2. Você estudou duas importantes divisões regionais do Brasil. Em cada uma dessas regionalizações, em qual está situado o município onde você mora?
  3. Há duas maneiras de regionalizar o território brasileiro: a do í bê gê É, em cinco regiões, e a divisão geoeconômica, em três regiões. Quais foram os critérios utilizados para estabelecer cada uma dessas propostas de regionalização?

Aprofundando os conhecimentos

5. Observe a foto, leia o texto e veja o mapa. êles se referem à região dos Pampas, localizada no sul do território brasileiro.

Fotografia. Vista de cima. Homem de chapéu, lenço, colete, e camisa xadrez servindo água em uma cuia de chimarrão. Ao fundo, parede e uma fogueira.
Cuia com chimarrão preparado.
Respostas e comentários

1. Resposta: Podemos afirmar que a região é uma parte da superfície terrestre com identidade própria, extensão variada e características que a distinguem das demais áreas vizinhas.

2. Resposta nas orientações ao professor.

3. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificar, em cada um dos mapas, o estado e a região em que se localiza o município onde moram.

4. Resposta: A divisão regional do í bê gê É considera os aspectos naturais, sociais e econômicos para delimitar as cinco regiões, respeitando os limites administrativos dos estados. Já a divisão regional geoeconômica estabelece fatores históricos e econômicos para delimitar as regiões e não leva em conta a divisão estadual.

A realização da atividade 5 favorece o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 1 da Bê êne cê cê ao promover a utilização de conhecimentos geográficos para entender a interação entre sociedade e natureza.

Resposta

2. As regiões se distinguem por características naturais, como clima, vegetação e relêvo; por características econômicas, como as atividades desenvolvidas; e por aspectos culturais, como o modo de vida, as tradições e os costumes de seus habitantes.


A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da Competência específica de Geografia 3 e da Competência específica de Ciências Humanas 1 da Bê êne cê cê. Nesta atividade, os alunos construirão, com base no próprio conhecimento, a resposta sôbre o tema aprimorando a autonomia ao utilizar o raciocínio geográfico envolvendo princípios como analogia e conexão. Além disso, eles são incentivados a reconhecer a pluralidade da sociedade da qual fazem parte.

A identidade cultural nos Pampas é observada no modo de vida do vaqueiro gaúcho, morador típico da região, que mantém forte ligação com as tradições e os costumes dos primeiros criadores de gado que chegaram à região, entre os séculos dezessete e dezoito.

Essa identidade cultural está expressa nos trajes típicos, no hábito de tomar chimarrãoglossário , de preparar o churrasco e até mesmo no falar, com o uso de certas palavras e expressões empregadas somente na região, como paisano (amigo ou camarada) e pingo (cavalo muito bom).

Região dos Pampas

Mapa. Região dos Pampas, ocupando a porção centro-sul do Rio Grande do Sul. À direita, mapa de localização destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 115 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: PHILIP’S International School Atlas. London: Royal Geographic Society, 1999. página 66.

  1. De acôrdo com a foto e o texto, como você caracteriza a identidade cultural da região dos Pampas?
  2. Qual é a origem histórica da identidade cultural dos Pampas?

6. Converse com os colegas e o professor sôbre a região onde vivem. Juntos, descrevam os aspectos naturais e sociais mais conhecidos e que vocês vivenciam. Elaborem perguntas sôbre as principais características ou problemas dessa região. Depois, no momento em que a estudarem, retomem essas perguntas e procurem respondê-las.

Respostas e comentários

5. a) Possível resposta: Verifique se os alunos citam aspectos que caracterizam o modo de vida do vaqueiro gaúcho, morador da região dos Pampas, ligado a tradições e costumes, como os trajes típicos, o hábito de tomar chimarrão, o modo de falar peculiar etcétera

5. b) Resposta: Os costumes dos primeiros criadores de gado que chegaram à região por volta dos séculos dezessete e dezoito.

6. Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificar alguns aspectos naturais e sociais e suas principais características. Incentive a participação de todos no diálogo.

Atividade a mais

Para complementar o estudo do tema tratado neste capítulo, sugere-se a realização de uma atividade sôbre o tema divisão regional do Brasil. É possível escolher como tema a divisão regional do í bê gê É ou a das regiões geoeconômicas (também é possível optar pêlo trabalho com as duas regiões). Esta atividade consiste na produção de um painel ou cartaz que caracterize aspectos naturais, sociais e econômicos dessa divisão regional brasileira. Para isso, proceda às instruções a seguir.

Pesquisa e elaboração de mapa

  • Peça aos alunos que pesquisem em jornais, revistas ou na internet imagens relacionadas aos aspectos naturais, sociais e econômicos de cada uma das regiões geoeconômicas. Se considerar conveniente, providencie antecipadamente essas imagens e leve-as para os alunos. Após a realização da pesquisa, peça-lhes que elaborem um mapa da divisão regional escolhida desenhando-o em uma cartolina grande ou em um papel-manilha. Oriente-os a colar as informações pesquisadas. Destaque as principais características das regiões pesquisadas, incentivando-os a perceber as diferenças entre elas.
  • A atividade complementar que promove a pesquisa e a elaboração de um mapa, proposta anteriormente, trabalha o pensamento computacional. Primeiro, solicite aos alunos que dividam as etapas da produção do painel, selecionando as informações mais importantes e escolhendo os assuntos que deverão ser apresentados em cada uma das regiões. Depois, êles devem selecionar elementos e informações que vão auxiliá-los na confecção dos painéis, desenvolvendo aspectos das habilidades de abstração e organização. Oriente-os a manter a estrutura e as características estabelecidas em cada região, reconhecendo padrões. Com todas as ferramentas organizadas em mãos, a produção do painel ficará mais completa.

Glossário

Assoreamento
: deposição e acúmulo de sedimentos no curso de água de rios, córregos e lagos.
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Chimarrão
: bebida preparada com folhas de erva-mate moídas e água fervente, em um recipiente chamado cuia.
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