O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. Escreva uma relação de interdependência entre o espaço rural e o urbano com base em uma atividade de seu cotidiano.
  2. Leia as frases e identifique a alternativa que indica a sequência correta de informações verdadeiras (V) e falsas (F).
    1. No espaço rural brasileiro, há somente propriedades pequenas, nas quais se pratica a agricultura familiar com cultivos diversos.
    2. O espaço rural brasileiro é formado por lavouras, pastagens e ecossistemas naturais.
    3. No espaço rural brasileiro, há somente grandes propriedades, nas quais se pratica a monocultura.
    4. Nas lavouras monocultoras, de modo geral, são utilizados recursos de elevada tecnologia, como fertilizantes e sistemas de irrigação.
    1. V, F, F, V
    2. F, V, F, F
    3. F, F, V, V
    4. F, V, F, V
  3. Leia a manchete e interprete-a de acôrdo com a questão a seguir.

Propriedades que usam tecnologia produzem cinco vezes mais leite que a média nacional

Disponível em: https://oeds.link/gtn761. Acesso em: 15 abril 2022.

  • Qual a relação entre o emprêgo de tecnologia nas propriedades rurais brasileiras e a produtividade?

4. Escreva um texto sôbre o tema: Concentração de terras no Brasil. Para isso, utilize as palavras do quadro a seguir.

• concentração fundiária • latifúndio • conflitos no campo • reforma agrária

5. Reescreva as frases, completando-as com as palavras do quadro.

• Industrialização • urbano • urbanização • agrária

  1. O Brasil deixou de ser um país de economia essencialmente e população predominantemente rural para se tornar um país e industrializado ao longo do último século.
  2. Os processos de e contribuíram para o aumento da população urbana no Brasil.
Respostas e comentários

1. Resposta nas orientações ao professor.

2. Resposta: d) F, V, F, V. Comente com os alunos que as afirmações ih e í í í são falsas porque o espaço rural brasileiro é formado por lavouras, pastagens e ecossistemas de tamanhos variados.

3. Resposta: O processo de modernização do campo brasileiro, desde o emprêgo da tecnologia, tem proporcionado o aumento da produtividade nas propriedades rurais.

4. Resposta nas orientações ao professor.

5. Resposta: a) O Brasil deixou de ser um país de economia essencialmente agrária e população predominantemente rural para se tornar um país urbano e industrializado ao longo do último século. b) Os processos de urbanização e industrialização contribuíram para o aumento da população urbana no Brasil.

Objetivo das atividades

1. Identificar as relações entre os espaços urbano e rural no dia a dia.

2. Identificar características do espaço rural brasileiro.

3. Identificar fatores que contribuem para o aumento da produtividade do setor agropecuário brasileiro.

4. Reconhecer a existência da concentração de terras no Brasil.

5. Perceber a relação entre os processos de industrialização e de urbanização no Brasil.

Como proceder nas atividades

1 e 2. Se houver necessidade, proponha a apresentação de uma peça de teatro cujo roteiro seja a história de uma família que vive na área rural, onde mantém uma pequena produção e que depende de serviços e produtos da área urbana, onde há representantes da indústria, do comércio e da prestação de serviços. Durante a encenação, peça que destaquem a diferença da propriedade com outras do espaço rural brasileiro, mostrando assim a diversidade. Esta atividade também contribui para sanar possíveis dúvidas relativas à questão 2.

3. Se houver dúvidas, sugira a pesquisa, em grupos, de outras manchetes sôbre o uso da tecnologia na produção agropecuária brasileira, como o exemplo a seguir.

PRODUTIVIDADE e qualidade do feijão-carioca aumentam com uso da genética. Canal Agro/Estadão, 25 setembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/3MZjHu. Acesso em: 15 abril 2022.

4. Caso tenham dificuldade, realize a atividade de modo coletivo. Para isso, faça-lhes perguntas a respeito do tema envolvendo as palavras do quadro. Escreva na lousa as respostas e, na sequência, produza o texto coletivamente com base nas respostas dadas.

5. Se os alunos tiverem dúvidas, exiba para êles vídeos sôbre a urbanização, tais como “Cidades sustentáveis”, produzido pêlo Disponível em: https://oeds.link/gSqq9W. Acesso em: 1 junho 2022.

Respostas das atividades

1. Possível resposta: os alunos da cidade podem citar, por exemplo, os produtos consumidos nas refeições e que são produzidos na área rural e a venda de produtos e serviços provenientes da cidade e que são consumidos no campo. Já os do campo podem citar produtos que compram nas cidades para a realização de atividades na área rural e, ainda, a venda de produtos ou a prestação de serviços feitos no campo para serem consumidos na cidade.

4. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem que, devido à concentração fundiária, as condições de produção são desiguais e ocorrem conflitos no campo. Uma alternativa seria a realização da reforma agrária a fim de distribuir melhor as terras e criar condições de produção e de permanência no campo para as famílias que vivem da atividade agropecuária.

  1. Imagine que você faça parte de uma associação de moradores preocupados com os problemas no município onde moram, que vem apresentando um rápido crescimento urbano nos últimos anos. Escreva quais medidas vocês apresentariam aos gestores públicos do município para diminuí-los ou erradicá-los. Considere aqueles relacionados aos sistemas de saúde e de transporte, habitação, saneamento básico, ausência de áreas de lazer ou de áreas verdes, falta de emprego etc.
  2. Quais são as características que uma cidade considerada metrópole apresenta?
  3. Observe o mapa a seguir. Ele apresenta a divisão regional proposta pelo IBGE para o território brasileiro. Em seguida, escreva a alternativa que identifica corretamente cada uma das regiões.

Divisão regional do Brasil

Mapa. Divisão regional do Brasil. 
Número 1. Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins. 
Número 2. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. 
Número 3. Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul. 
Número 4. Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. 
Número 5. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No canto superior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 490 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 94.

    1. - Nordeste; dois - Norte; três - Sudeste; quatro - Centro-Oeste; cinco - Sul.
  1. um - Norte; dois - Nordeste; três - Sudeste; quatro - Centro-Oeste; cinco - Sul.
  2. um - Norte; dois - Nordeste; três - Centro-Oeste; quatro - Sudeste; cinco - Sul.
  3. um - Centro-Oeste; dois - Norte; três - Nordeste; quatro - Sudeste; cinco - Sul.

9. Quando um mapa pode ser considerado um mapa-síntese?

Respostas e comentários

6. Resposta nas orientações ao professor.

7. Resposta nas orientações ao professor.

8. Resposta: c) um - Norte; dois - Nordeste; três - Centro-Oeste; quatro - Sudeste; cinco - Sul.

9. Resposta: Um mapa pode ser considerado mapa-síntese quando reúne um conjunto de informações que caracterizam o espaço geográfico, como diversos problemas ambientais ou várias atividades econômicas desenvolvidas em um determinado espaço.

Objetivo das atividades

6. Identificar a presença de problemas urbanos decorrentes do processo de urbanização e refletir sôbre possíveis medidas para solucioná-los.

7. Reconhecer as características de uma metrópole.

8. Identificar as cinco grandes regiões brasileiras segundo o í bê gê É.

9. Reconhecer o que é um mapa-síntese.

Como proceder nas atividades

6. Se os alunos tiverem dificuldades, proponha a êles a elaboração e a apresentação de cartazes com base nos textos produzidos.

7. Caso os alunos tenham dificuldade, identifique uma metrópole que esteja perto do município onde morem e liste as características estudadas que estejam presentes nela. Caso o município onde morem seja uma metrópole, reconheçam juntos essas características. Para enriquecer o estudo, encontre imagens na internet que representem as características mencionadas no estudo.

8. No caso de dúvidas, providencie cópias do mapa político do Brasil e as distribua a êles a fim de que identifiquem as regiões brasileiras segundo o Disponibilize também um mapa grande do Brasil para usar como exemplo e solicite a êles que diferenciem as regiões, colorindo-as e construindo uma legenda.

9. Caso os alunos tenham dúvidas, promova uma atividade de produção de um mapa-síntese, a ser feita em duplas. Para isso, providencie cópias de dois mapas temáticos do Brasil relacionados ao mesmo tema.

Em seguida, entregue às duplas um mapa do Brasil com a divisão política e solicite-lhes que unam as informações dos mapas temáticos às do mapa político que receberam, fazendo, com isso, um mapa-síntese. Oriente os alunos no uso de côres, ícones (símbolos) e outros detalhes e instrua-os a elaborar corretamente a legenda.

Respostas das atividades

6. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem atitudes que combatam o transporte público lotado, as moradias precárias e em áreas de risco, a falta de água e de esgôto encanados, a ausência de quadras ou parques, a falta de vagas para atendimento em postos de saúde, o desemprêgo etcétera

7. Uma cidade considerada metrópole apresenta uma população numerosa e concentra indústrias, estabelecimentos comerciais e tipos de serviços variados, como hospitais, universidades e centros de pesquisa. Além disso, dispõe de sédes de grandes bancos, instituições financeiras e importantes jornais e emissoras de televisão e rádio.