UNIDADE 4 Região Norte
Respostas e comentários
A foto de abertura retrata elementos característicos da Região Norte: a presença da exuberante floresta Amazônica, a maior floresta Equatorial do mundo, rios caudalosos e biodiversidade.
Antes que os alunos respondam às questões da página 137, peça a êles que observem a imagem e proponha algumas perguntas a fim de resgatar seus conhecimentos prévios.
• Você já estudou ou visitou a Região Norte?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem se já estiveram na Região Norte ou, se moram nela, que se reconheçam residentes.
• Quais características principais dessa região você pode descrever?
Resposta: Espera-se que os alunos mencionem que na Região Norte se encontra a floresta Amazônica e que lá existem muitas espécies de plantas e animais devido à riqueza de sua biodiversidade. Poderão, ainda, mencionar que lá se encontra o rio Amazonas, entre outros elementos estudados anteriormente.
• Que tipo de atividade econômica é mais expressivo na Região Norte?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem atividades econômicas ligadas ao extrativismo, mas também comentem a respeito das atividades dos setores secundário e terciário. Deixe-os à vontade para expor suas ideias e opiniões e, depois, resgate-as quando estiverem sistematizando o conteúdo, comparando as suposições e desmistificando opiniões e percepções errôneas.
Comente com os alunos que o rio Amazonas é considerado o mais extenso do mundo. Sua nascente está localizada nas montanhas da Cordilheira dos Andes, no sul do Peru, onde recebe o nome de . êle entra no Brasil com o nome de Solimões e recebe oficialmente o nome Amazonas após o encontro de suas águas com as do rio Negro, já nas proximidades da cidade de Manaus. O Amazonas é o único rio do mundo que possui a foz mista, em fórma de delta e de estuário. Em média, o rio despeja aproximadamente 209 mil métros cúbicos de água por segundo no oceano. Com seus afluentes, o rio também drena a maior bacia fluvial do planeta, uma área que se estende por aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.
Qual brasileiro ainda não ouviu falar da floresta Amazônica? Essa exuberante formação vegetal está localizada na Região Norte do país e é a maior floresta Equatorial do mundo, rica em espécies animais e vegetais. Rica também é a cultura regional, muito influenciada pelos povos indígenas.
Além dessa riqueza cultural e natural, muitas vezes a floresta tem sido explorada economicamente de maneira predatória, o que tem causado a sua devastação.
Iniciando a conversa
- Quais aspectos naturais da Região Norte estão representados nesta foto?
- O que mais chamou sua atenção na paisagem?
- Essa paisagem está localizada na floresta Amazônica. Conte para os colegas o que você sabe a respeito dessa floresta.
- Quais outras características dessa região você conhece?
Agora vamos estudar...
- as características naturais da Região Norte;
- a riqueza natural da floresta Amazônica e o problema que envolve sua devastação;
- as características da população e da economia da região;
- a exploração sustentável dos recursos da floresta Amazônica.
Respostas e comentários
Questões 1 a 4. Respostas nas orientações ao professor.
• Antes de trabalhar as questões propostas no Iniciando a conversa, apresente aos alunos um mapa político da Região Norte do Brasil, como o da página 138. Explore o mapa destacando a localização dos estados, das capitais e principais cidades etcétera Verifique o que os alunos conhecem ou sabem sôbre essa região, como a economia, a diversidade da floresta Amazônica etcétera
Respostas
1. A floresta Equatorial Amazônica e o rio Juma.
2. Resposta pessoal. Verifique o conhecimento prévio dos alunos a respeito. Incentive-os a expor sua opinião sôbre a paisagem retratada na foto.
3. Resposta pessoal. Verifique o que os alunos sabem a respeito da floresta Amazônica, como a diversidade de espécies animais e vegetais, as atividades econômicas desenvolvidas em meio à floresta, as práticas responsáveis por sua devastação, entre outras.
4. Resposta pessoal. Aproveite a oportunidade e questione os alunos sôbre os aspectos populacionais, sociais, culturais e econômicos da região.
CAPÍTULO 12 Aspectos naturais da Região Norte
Nas unidades anteriores, estudamos aspectos gerais do nosso país. A partir dêste capítulo, prosseguiremos nossos estudos tratando dos principais aspectos de cada região brasileira. Iniciaremos pêla Região Norte.
A Região Norte, a mais extensa do país, corresponde a 45% do território nacional. Com uma área de aproximadamente .3850 mil quilômetros quadrados, é formada por sete estados. Veja as informações.
Região Norte
Fontes de pesquisa do mapa e dos dados: ATLAS geográfico escolar. 8. edição Rio de Janeiro: IBGE, 2018. página 90. Disponível em: https://oeds.link/blzRWZ. Acesso em: 18 março 2022.
1.
Amazonas
População: ..4269995 habitantes
Área: ..1559167 quilômetros quadrados
2.
Acre
População: .906876 habitantes
Área: .164173 quilômetros quadrados
3.
Rondônia
População: ..1815278 habitantes
Área: .237765 quilômetros quadrados
4.
Pará
População: ..8777124 habitantes
Área: ..1245870 quilômetros quadrados
5.
Roraima
População: .625713 habitantes
Área: .223644 quilômetros quadrados
6.
Amapá
População: .877613 habitantes
Área: .142470 quilômetros quadrados
7.
Tocantins
População: ..1607363 habitantes
Área: .277423 quilômetros quadrados
Respostas e comentários
Objetivos do capítulo
- Identificar os estados que compõem a Região Norte.
- Conhecer as principais características físicas da Região Norte.
- Compreender as relações de interdependência entre clima, hidrografia e vegetação dessa região.
- Conhecer algumas características do rio Amazonas e sua importância para a Região Norte.
Justificativas
No decorrer dêste capítulo, os alunos conhecerão um pouco da Região Norte, sua localização e quais estados a compõem.
A leitura de textos e a observação de imagens e dos esquemas mostrarão as características físicas dessa região, enfatizando as relações de interdependência entre relêvo, clima, hidrografia e vegetação. Também estudarão as características do rio Amazonas e sua importância para a Região Norte.
Dessa fórma, em vários momentos, exploram-se, entre outras, as habilidades ê éfe zero sete gê ê zero nove e ê éfe zero sete gê ê um um ao utilizar mapas temáticos para o estudo das dinâmicas de componentes físico-naturais da região.
- No estudo do tema Aspectos naturais da Região Norte, comente que o estado do Acre foi anexado ao território brasileiro em 1903 pêlo Tratado de Petrópolis, firmado entre Brasil e Bolívia. Já o estado do Tocantins foi instituído em 1988. Nesse ano, foi aprovado, pêla Assembleia Nacional Constituinte, o projeto que desmembrou a porção norte do estado de Goiás e delimitou, a partir dêsse local até a divisa com os estados do Pará e do Maranhão, o mais novo estado brasileiro.
- As informações apresentadas nesta página desenvolverão aspectos das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero quatro e ê éfe zero sete gê ê zero nove, pois será analisada a distribuição territorial da população nos estados da Região Norte.
Atividade a mais
• Peça aos alunos que, com base no mapa desta página, respondam às questões a seguir.
a ) Quais são os estados da Região Norte?
b ) Mencione os dois estados mais populosos e os dois menos populosos.
c ) Quais são os dois estados mais extensos e os dois menos extensos?
Respostas
a ) Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins.
b ) Mais populosos: Pará e Amazonas. Menos populosos: Roraima e Amapá.
c ) Mais extensos: Amazonas e Pará. Menos extensos: Amapá e Acre.
Clima e vegetação
A floresta Amazônica tem presença marcante nessa região do país. Estendendo-se por todos os estados da região, é composta por grande variedade de espécies vegetais e animais.
Grande parte da Região Norte está sob influência do clima equatorial. Por ser quente e úmido, êsse clima favorece a presença da rica diversidade vegetal da floresta.
Embora a floresta Amazônica seja predominante, outras formações vegetais também são encontradas na região. Próxima ao litoral, nos estados do Pará e do Amapá, desenvolve-se a vegetação litorânea, com formações de mangues e arbustos.
Na Ilha de Marajó, também no Pará, e em parte do Amapá, temos a vegetação de Campos. Na maior parte do Tocantins, está presente a vegetação de Cerrado, que também pode ser observada em outros estados da região, menos no Acre. Observe os mapas.
Clima da Região Norte
Fonte de pesquisa: , Ercília Torres. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. página 18.
Vegetação da Região Norte
Fonte de pesquisa: SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. 34. edição São Paulo: Ática, 2013. página 120.
Respostas e comentários
- Explore oralmente as informações apresentadas nos mapas da página. Solicite aos alunos que leiam cada mapa individualmente e depois peça que comparem ambos os mapas. Destaque que clima e vegetação apresentam relação direta entre si.
- O tema Clima e vegetação apresentado nesta página permitirá o desenvolvimentode aspectos relacionados à habilidade ê éfe zero sete gê ê um um da . Bê êne cê cê
Algo a mais
• Conheça o filme Tainá, que conta a história de uma menina indígena que, com alguns amigos, defende a selva amazônica contra a ação predatória do ser humano. Assista também a Tainá dois. Os dois filmes abordam alguns temas ecológicos de grande interêsse na atualidade, entre êles a biopirataria.
> Tainá – uma aventura na Amazônia. Direção: Tânia Lamarca e Sérgio Bloch. Brasil, 2000 (101 minutos).
> Tainá dois – a aventura continua. Direção: Mauro Lima. Brasil, 2005 (76 minutos).
- Explique aos alunos que a Região Norte e a floresta Amazônica abrangem áreas distintas. A Região Norte é formada pêlas áreas somadas dos estados Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, enquanto a Amazônia é uma grande região natural de floresta Tropical que ultrapassa os limites da Região Norte e avança sôbre a Região Centro-Oeste e vários países da América do Sul.
- Ao longo desta unidade, o pensamento espacial será trabalhado por meio de mapas e informações que desenvolverão aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7 e da Competência específica de Geografia 4, pois utilizarão a linguagem cartográfica e diferentes gêneros textuais para a análise de aspectos da Região Norte.
Relevo e hidrografia
Em geral, o relêvo da Região Norte tem baixas altitudes, não ultrapassando 200 metros em relação ao nível do mar, como a planície do rio Amazonas e a depressão da Amazônia Ocidental.
As áreas de maior altitude ficam ao norte dos estados de Roraima e do Amazonas, próximas à divisa entre o Brasil e a Venezuela. Nessa região, estão localizados o Monte Roraima, com .2734 metros de altitude, e o Pico da Neblina, com .2995 metros de altitude, este o ponto mais alto do território brasileiro.
relêvo e hidrografia da Região Norte
Fonte de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: í bê gê É, 2018. página 88.
As características do relêvo predominantemente baixo e plano explicam a presença de rios sinuosos e sem grandes desníveis, o que favorece a navegação, principal meio de transporte da região, sobretudo para a população ribeirinha.
A bacia hidrográfica do rio Amazonas é a maior do mundo. Com aproximadamente ..6110000 quilômetros quadrados, abrange quase toda a Região Norte e, ainda, parte do estado do Mato Grosso. Estende-se também por outros seis países da América do Sul, porém 45% de sua área está em território brasileiro.
Além do Amazonas, principal rio, destacam-se, nessa bacia, os rios Negro, Madeira, Tapajós e Xingu.
Respostas e comentários
- Comente que o Monte Roraima, em destaque na foto da página, corresponde ao ponto mais alto do estado de Roraima, com 2.734 metros de altitude, e está localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela. Atualmente, muitos turistas interessados nas belezas naturais se dirigem ao Monte Roraima para a prática de trekking (caminhada em locais de difícil acesso), campismo, vivências em meio à natureza deslumbrante etcétera
- Para complementar os estudos e a compreensão do mapa, leve para a sala de aula altimétrico do Brasil ou da Região Norte, enfatizando a leitura dos elementos que o compõem, principalmente a legenda, que evidencia as côres dos pontos de maiores e menores altitudes. Ressalte as informações a respeito das características dos principais rios da região onde as altitudes são mais baixas e o relêvo, mais plano, deixando-os mais propícios à navegação.
A interação entre clima, hidrografia e vegetação na Região Norte
Na Região Norte, há uma forte interação entre o clima equatorial, os rios e a vegetação.
O clima chuvoso contribui para a existência da grande quantidade de rios da região. Já as temperaturas elevadas promovem a evaporação das águas superficiais, que se convertem em chuvas. Além disso, devido a essas elevadas temperaturas, a floresta densa e úmida perde água para a atmosfera, tornando ainda mais abundante a ocorrência de chuvas na região.
A floresta, por sua vez, depende diretamente do clima quente e chuvoso, que cria as condições favoráveis ao desenvolvimento de variadas espécies de plantas e animais. A própria floresta, ao mesmo tempo que se desenvolve em razão do clima quente e chuvoso, coopera para a manutenção dessas características climáticas, como mostra o esquema a seguir.
A. Forte calor incidente, elevadas temperaturas.
B. A água da transpiração das folhas e da evaporação dos rios e lagos aumenta a umidade atmosférica, formando nuvens.
C. Nuvens carregadas de umidade na fórma de vapor de água. Quando se elevam a altitudes maiores e se resfriam, ou ficam saturadas, se transformam em chuva.
D. Rios e lagos perdem grande quantidade de água ao evaporar.
Respostas e comentários
- Para trabalhar o tema A interação entre clima, hidrografia e vegetação na Região Norte, explique aos alunos que o processo de transpiração das folhas consiste na eliminação de água das plantas sob a forma de vapor. Convide o professor do componente curricular de Ciências para explicar melhor êsse processo. Em conjunto, realizem com os alunos um experimento para constatar a transpiração das plantas e contextualizar a explicação dada sóbre o que acontece com a floresta Amazônica.
- Ao final, peça aos alunos que, em dupla, elaborem um relatório do que foi exposto.
Metodologias ativas
Para iniciar o conteúdo sôbre A interação entre clima, hidrografia e vegetação na Região Norte, proponha aos alunos a estratégia papel de um minuto (one minute paper). Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Distribua fichas feitas de folha de papel sulfite de tamanho padrão para os alunos e elabore questões a respeito dos temas estudados (clima, relêvo, hidrografia, vegetação da Região Norte, massas de ar, umidade, evaporação, águas superficiais ou qualquer outro tema trabalhado que considere relevante). Os alunos terão um minuto para escrever as questões e o que aprenderam ou já sabiam acêrca do assunto, sem necessidade de identificação. Após êsse tempo, êles deverão entregar os papéis ao professor, que os lerá em voz alta para que êles opinem sôbre as respostas, dando pareceres contrários ou favoráveis. Exemplos de questões: “O que é preciso para que ocorra a evaporação das águas dos rios?”; “Como acontece a formação de chuvas?”; “De que maneira o clima interfere na vida das florestas?”.
A relação entre os elementos naturais da Região Norte pode influenciar outras regiões do país e até mesmo do planeta. Estudos recentes apontam, por exemplo, a importância da floresta Amazônica para a ocorrência de chuvas em outras localidades do Brasil, pois grandes massas de ar carregadas de umidade, formadas sôbre a floresta, deslocam-se até as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O rio Amazonas
O mais volumoso e extenso do mundo, com .6992 quilômetros de extensão, seu curso tem início com o derretimento da neve na Cordilheira dos Andes. Chegando ao Brasil, é chamado Solimões, mas, após receber as águas do rio Negro, próximo a Manaus, passa a se chamar Amazonas.
Depois de atravessar a floresta Amazônica, o rio Amazonas desemboca no oceano Atlântico, no litoral do estado do Pará. êle deposita no mar mais de 200 mil métros cúbicos de água por segundo, volume 60 vezes maior que o do rio Nilo, na África, o segundo mais extenso do mundo.
A.
Nesta imagem de satélite, rio Amazonas desaguando no oceano Atlântico, ao norte do estado do Pará, 2022.
Respostas e comentários
Atividade a mais
• Com o objetivo de verificar a aprendizagem dos alunos acêrca dos aspectos físicos da Região Norte e desenvolver a habilidade ê éfe zero sete gê ê um um, aplique a sugestão proposta. Esta questão envolve a complexidade dos assuntos trabalhados até o momento.
Encontre a resposta correta associando os elementos naturais às suas relações de interdependência na Amazônia.
um - Clima e floresta
dois - Hidrografia e clima
três - relêvo e hidrografia
A - A abundância de chuvas favorece a presença de uma grande quantidade de rios, de variados tamanhos.
B - A grande quantidade de chuvas e as elevadas temperaturas propiciam o desenvolvimento das mais variadas espécies de plantas da floresta. Essa vegetação abundante, por sua vez, libera grande quantidade de água pêla transpiração, aumentando a umidade atmosférica.
C - Os rios da Amazônia correm em sua maior parte sôbre terrenos planos. Por isso, são sinuosos e sem grandes desníveis, o que favorece a navegação.
a) um – A; dois – C; três – B.
b) um – B; dois – C; três – A.
c) um – B; dois – A; três – C.
Resposta
Alternativa C.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
Organizando os conhecimentos
1. Copie a tabela a seguir no caderno e complete-a com base nas informações do mapa da página 138. Depois, calcule a densidade demográfica dos estados da Região Norte no ano de 2021 e responda às questões.
Estado |
População (hab.) |
Área territorial (km²) |
Densidade demográfica (hab./km²) |
---|---|---|---|
Amazonas |
1.559.167 |
||
Roraima |
652.713 |
2,9 |
|
Amapá |
877.613 |
6,1 |
|
Pará |
1.245.870 |
||
Tocantins |
277.423 |
||
Rondônia |
1.815.278 |
7,6 |
|
Acre |
Fonte de pesquisa: í bê gê É. Cidades. Disponível em: https://oeds.link/JOX77t. Acesso em: 18 abril 2022.
- Qual estado da Região Norte tem maior extensão territorial? E o estado com a menor extensão?
- O estado mais populoso é também o mais povoado? Justifique.
Aprofundando os conhecimentos
2. Observe a imagem. Em seguida, responda às questões propostas.
Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.
Fonte de pesquisa: AGUIAR, Laura êti áli ( edição). Como cuidar da nossa água. 4. edição São Paulo: BE Comunicação, 2014. página 20-21.
- Identifique cada um dos elementos numerados na imagem.
- Descreva, no caderno, qual é a relação entre os elementos:
- 1, 2 e 3;
- floresta e 3.
Respostas e comentários
1. Respostas da tabela nas orientações ao professor.
1. a) Resposta: O Amazonas é o estado mais extenso da Região Norte. O Amapá é o menos extenso.
1. b) Resposta: Não. O estado mais populoso é o Pará, e o mais povoado é Rondônia, pois a densidade demográfica dêste último é maior.
2. a) Resposta: 1 – Luz e calor do Sol. 2 – Evaporação. 3 – Chuva.
2. b) Resposta: um O clima quente provoca a evaporação da água dos rios e a transpiração das plantas, o que favorece a formação de grande quantidade de chuvas.
2. b) Resposta: í í) As chuvas mantêm a floresta sempre úmida, dando condições para o desenvolvimento das mais variadas espécies de plantas e de animais.
- Proponha ao professor do componente curricular de Matemática que realize com os alunos a interpretação dos dados que constam na tabela da atividade 1. Avalie se êles a preencheram corretamente. Esta é uma ótima oportunidade de verificar as competências para a leitura de números com casas decimais. Caso considere interessante, solicite aos alunos que produzam gráficos com os valores da densidade demográfica utilizando aplicativos encontrados na internet. Esta atividade, além de explorar a cultura juvenil, já que muitos estão familiarizados com a tecnologia, também é um incentivo para o exercício da Competência específica de Ciências Humanas 7 e das Competências gerais 4 e 5, pois os alunos usarão tecnologias digitais em seu aprendizado.
- A atividade 2, proposta nesta página, trata da dinâmica de componentes físico-naturais na relação entre vegetação, hidrografia e atmosfera, dessa fórma possibilita que os alunos desenvolvam tanto a habilidade ê éfe zero sete gê ê um um como a Competência geral 1 ao utilizar conhecimentos historicamente construídos sôbre o mundo físico.
Resposta
1.
Estado |
População (hab.) |
Área territorial (km²) |
Densidade demográfica (hab./km²) |
---|---|---|---|
Amazonas |
4.269.995 |
1.559.167 |
2,7 |
Roraima |
652.713 |
223.644 |
2,9 |
Amapá |
877.613 |
142.470 |
6,1 |
Pará |
8.777.124 |
1.245.870 |
7 |
Tocantins |
1.607.363 |
277.423 |
5,7 |
Rondônia |
1.815.278 |
237.765 |
7,6 |
Acre |
906.876 |
164.173 |
5,5 |