CAPÍTULO 13 A floresta Amazônica

Questão 1.

Imagine que você esteja escutando um podcast e o entrevistado fale que a floresta Amazônica ocupa uma extensa área localizada no território brasileiro e se desenvolve apenas em nosso país. Você concordaria com essa afirmação?

A floresta Amazônica, no território brasileiro, consiste em uma área com mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, cêrca de 59% da área total do nosso país.

Para um observador desatento, a floresta Amazônica pode parecer uniforme, como se fosse um imenso tapete verde. Entretanto, apesar do aspecto aparentemente homogêneo, a floresta apresenta variação na sua fisionomia e composição em função das diferentes fórmas do relêvo e da proximidade dos rios, como veremos a seguir. Essa variação determina, de maneira geral, três tipos de agrupamento de vegetação.

Esquema. Um rio largo com plantas submersas, com algumas folhas na superfície, indicado com a letra A, na sequência, árvores baixas com galhos finos e com as raízes submersas, letra B. Na margem, mata densa com diversas árvores, letra C.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A.

Mata de igapó

Permanentemente inundada pêlas águas dos rios. As espécies de plantas adaptadas aos solos alagados são as aquáticas, os arbustos e as árvores de pequeno porte.

Fotografia. Mata com árvores baixas e de galhos finos na margem de um rio.
Vegetação de mata de igapó na margem de lago, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, no município de São Sebastião do Uatumã, Amazonas, em 2018.
Respostas e comentários

Questão 1. Resposta: Espera-se que os alunos não concordem, pois a floresta Amazônica ocupa uma extensa área localizada no território brasileiro e se desenvolve também na Bolívia, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Objetivos do capítulo

  • Diferenciar Amazônia Legal de Amazônia Internacional.
  • Compreender a importância das imagens de satélite no monitoramento da Amazônia.
  • Conhecer a biodiversidade da floresta Amazônica.
  • Conhecer o trabalho de pesquisadores em busca de espécies de plantas e animais ainda desconhecidas pêla ciência.

Justificativas

No decorrer dos estudos dêste capítulo, os alunos diferenciarão a Amazônia Legal da Amazônia Internacional, conhecendo os aspetos que as distinguem. Também compreenderão a importância das imagens de satélites para auxiliar no monitoramento da Amazônia e a importância dêsses recursos para ajudar na preservação da floresta, exercitando sempre que possível a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero nove.

Poderão explorar também as habilidades ê éfe zero sete gê ê zero oito e ê éfe zero sete gê ê um um ao conhecer mais sôbre a biodiversidade da floresta Amazônica e como as pesquisas científicas contribuem para adescoberta de plantas medicinais e de espécies ainda desconhecidas.

Os temas estudados, bem como as atividades propostas, auxiliarão na compreensão da importância da floresta Amazônica para o Brasil e para o mundo, construindo saberes que propiciarão mudanças de atitudes no sentido de fomentar a conscientização sôbre a necessidade de sua preservação.


  • Os estudos sôbre os três tipos de agrupamentos de vegetação da floresta Amazônica favorecem a articulação com o componente curricular de Ciências. Avalie com o respectivo professor algumas possibilidades para o trabalho em conjunto.
  • O tema A floresta Amazônica permitirá o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero um, ao diferenciar as matas da Amazônia (terra firme, várzea e igapó), na qual é possível avaliar a ideia comumente vinculada na mídia de que a floresta Amazônica apresenta uma única paisagem.
  • Também promove a habilidade ê éfe zero sete gê ê um um, uma vez que os alunos poderão avaliar por meio de exemplos características dos componentes físico-naturais dêsse tipo de paisagem.

B.

Mata de várzea

Alaga no período de cheia nas áreas inundadas por curtos períodos de chuvas. Mais distante do leito do rio, assemelha-se à mata de terra firme. Mais próximo do leito do rio, suas árvores têm pequeno porte.

Fotografia. Árvores baixas com as raízes submersas. Ao fundo há mais árvores semelhantes.
Vegetação de mata de várzea, no estado do Amazonas, Amazonas, em 2019.

C.

Mata de terra firme

Desenvolve-se em áreas que não estão sujeitas à inundação. Apresenta espécies de pequeno, médio e grande porte, podendo atingir mais de 60 metros de altura, constituindo enorme variedade. Predomina em 90% da região de abrangência da floresta Amazônica.

Fotografia. Mata com diferentes tipos de árvores.
Vegetação de terra firme na floresta Amazônica, no município de Carauari, Amazonas, em 2021.

Fonte de pesquisa: ROSS, Jurandyr L. S (organizador). Geografia do Brasil. 6. edição São Paulo: Edusp, 2019. página 164165.

Amazônia Legal e Internacional

     A floresta Amazônica abrange uma extensa área chamada Amazônia Internacional, que, além dos estados brasileiros por onde se estende, ocupa áreas dos territórios de Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Quanto à Amazônia Legal, essa é uma regionalização criada pêlo govêrno federal brasileiro com o objetivo de direcionar ações de órgãos públicos à região abrangida pêla floresta em território nacional. Ela inclui os estados da Região Norte, o estado de Mato Grosso, da Região Centro-Oeste, e parte do estado do Maranhão, da Região Nordeste. Observe o mapa.

Mapa da Amazônia Legal e internacional

Mapa da Amazônia Legal e internacional. Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e centro-oeste do Maranhão. Amazônia Internacional: região citada, unida ao norte da Bolívia, porção leste do Peru, do Equador, centro-sul da Colômbia, sul e leste da Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (França). No canto inferior direito, mapa de localização, planisfério destacando a região descrita. No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos e na parte inferior, a escala: 210 quilômetros por centímetro.

Fontes de pesquisa: REFERENCE atlas of the world. 11. edição Lôndon: dórlin , 2019. página 53. í bê gê É. Amazônia Legal. Disponível em: https://oeds.link/U1BdT3 amazonia_legal/2014/amazonia_legal_2014.pdf. Acesso em: 19 abril 2022.

Respostas e comentários
  • Oriente as explicações sôbre o tema e verifique se os alunos perceberam que, quanto mais conhecermos a biodiversidade da Amazônia ou de outro ecossistema, mais conhecimentos teremos para protegê-la e explorá-la de maneira sustentável.
  • A abordagem acêrca da Amazônia Legal permitirá o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero sete gê ê zero nove, da Competência específica de Ciências Humanas 7 e da Competência específica de Geografia 4 em razão da interpretação e da leitura do mapa apresentado.

Geografia em representações

As imagens de satélite e a floresta Amazônica

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia do govêrno federal, realiza, entre outras atividades, o monitoramento de focos de queimadas e incêndios florestais por meio de imagens de satélites.

Como uma ferramenta importante para o contrôle da devastação florestal, principalmente na Amazônia, o monitoramento por meio de imagens de satélite permite aos órgãos de fiscalização não só identificar as áreas mais afetadas pelos desmatamentos e pêlas queimadas, como também verificar o ritmo em que as florestas vêm sendo devastadas e as regiões para onde essa devastação avança. Além disso, o govêrno federal pode promover ações de combate aos incêndios e aos desmatamentos, adotando, inclusive, medidas preventivas.

Observe as imagens captadas pêlo satélite Landsat. Elas retratam os desmatamentos ocorridos em três épocas diferentes na mesma área da floresta Amazônica. A côr verde-escuro representa a área preservada, assim como a côr rosa representa as áreas devastadas.

Fotografia A. Vista aérea. Imagem de satélite de área coberta por vegetação. No canto superior direito, seta apontando para o norte e na parte inferior, a escala: 20 quilômetros por centímetro.
Imagem captada nas proximidades de Cacoal, Rondônia, em 1970.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Conhecer e interpretar imagens de satélite.
  • Comparar imagens de satélite de diferentes épocas.

  • Oriente os alunos na observação e na comparação das imagens de satélite que mostram a floresta pouco devastada, com destaque para um rio e estradas construídas no meio da mata, na região de Cacoal, no estado de Rondônia, em 1970, e o desmatamento ocorrido nessa mesma região em 2021. A mancha destacada na côr marrom mostra áreas que sofreram algum tipo de transformação, como a expansão da cidade ou a abertura de áreas para a agropecuária.
  • O trabalho com imagens de satélite permitirá o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero quatro, ê éfe zero sete gê ê zero seis e ê éfe zero sete gê ê zero nove, da Competência específica de Geografia 3, das Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 7 e da Competência geral 5, pois os alunos analisarão o resultado da atividade humana na floresta por meio de recursos tecnológicos, ou seja, as imagens de satélites, e ainda discutirão os consequentes impactos ambientais ao longo do tempo.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir sôbre o programa de monitoramento por satélite da Amazônia.

     O projeto Pródes realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por córte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas.

     A primeira apresentação dos dados é realizada até dezembro de cada ano, na fórma de estimativa, quando normalmente são processadas aproximadamente 50% das imagens que cobrem a Amazônia Legal. Os dados consolidados são apresentados no primeiro semestre do ano seguinte. reticências

     Os dados espaciais do Pródes são utilizados em: (a) Certificação de cadeias produtivas do agronegócio como a Moratória da Soja e o têrmu de Ajustamento de Conduta ( da Pecuária, da Carne; (b) acôrdos intergovernamentais como a Conferência das Nações Unidas sôbre Mudanças Climáticas () e os Relatórios de Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa reticências.

ínpi. Coordenação-Geral de Observação da Terra. Pródes: Amazônia. Disponível em: https://oeds.link/54BCRz. Acesso em: 22 maio 2022.

Fotografia B. Vista aérea. Imagem de satélite de área coberta por vegetação. No canto superior direito, seta apontando para o norte e na parte inferior, a escala: 20 quilômetros por centímetro.
Imagem captada nas proximidades de Cacoal, Rondônia, em 1990.
Fotografia C. Vista aérea. Imagem de satélite de área coberta por vegetação com áreas desmatadas ao centro e à direita. No canto superior direito, seta apontando para o norte e na parte inferior, a escala: 20 quilômetros por centímetro.
Imagem captada nas proximidades do município de Cacoal, Rondônia, em 2021.

Agora, responda, no caderno, às questões a seguir.

  1. Qual foi o período transcorrido entre as a e C?
  2. Nas imagens anteriores, podemos verificar que o desmatamento da floresta Amazônica aumentou ou se manteve inalterado com o passar do tempo?
Ícone ‘Em grupo’.

3. Observe a foto e converse com os colegas sôbre a importância do monitoramento das florestas (e de outras formações vegetais) por meio de imagens de satélites. Com base nisso, escrevam um texto coletivo.

Fotografia. Três grandes antenas apontando em duas direções diferentes.
Estação de Rastreamento Carnarvon, na Austrália, em 2022.
Respostas e comentários

Questões 1 a 3. Respostas nas orientações ao professor.

  • A análise das imagens e as atividades propostas contemplam aspectos da Competência específica de Geografia 6, pois são utilizadas informações geográficas e análise das imagens de satélite para perceber o avanço do desmatamento na região apresentada, promovendo debates sôbre a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade.
  • As questões propostas favorecem o desenvolvimento do pensamento computacional à medida que os alunos reconhecem e identificam elementos apresentados na imagem e percebem e comparam as informações. Na questão 3, êles precisarão executar uma sequência de tarefas. Para isso, proponha a realização do texto decompondo as etapas de preparação, como a coleta de informações, selecionando e agrupando as informações colhidas, estabelecendo a abstração da situação-problema e, por fim, construindo um roteiro estruturado.

Respostas

1. O tempo transcorrido é de 51 anos.

2. O desmatamento da floresta Amazônica aumentou.

3. Resposta pessoal. Comente com os alunos a importância do monitoramento das áreas afetadas pêlo desmatamento a fim de melhorar a fiscalização.

Biodiversidade da Amazônia

A floresta Amazônica abriga uma das maiores biodiversidades do planeta, reunindo uma numerosa variedade de fórmas de vida animal, vegetal e de microrganismos.

As espécies animais que habitam o interior da floresta Amazônica vivem distribuídas nos diferentes patamares das árvores. As que vivem nas partes mais baixas da floresta são bem diferentes daquelas que habitam as partes intermediárias ou a copa das árvores. Isso resulta em um ambiente complexo e em um delicado equilíbrio, que pode ser facilmente rompido com o risco de extinção das espécies. Observe essa distribuição no esquema.

Biodiversidade na Amazônia

Esquema. Uma floresta dividida em três níveis. Na parte superior, indicado com o número 1, copas de árvores com pássaros; na sequência, indicado com o número 2, troncos e copas de árvores menores com pássaros e macacos; abaixo, o nível com número 3, com solo de terra, onças, uma anta e outros animais. Na margem de um rio há plantas submersas. Abaixo do solo há duas camadas distintas.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Fonte de pesquisa: , Elinor. Floresta tropical. Tradução de Maria Luisa de Abreu Lima Paz. Barueri: Girassol, 2007. página 641.

Respostas e comentários
  • No estudo do tema Biodiversidade da Amazônia, comente que o bioma floresta Amazônica é a maior do Brasil e, por possuir uma grande área contínua conservada, é considerada a maior reserva de biodiversidade do mundo. Os biomas são regiões de grande extensão geográfica que apresentam certa homogeneidade em suas características naturais.
  • O trabalho e o encaminhamento do tema propostos, de utilizar práticas de pesquisa e, na sequência, desenvolver argumentos defendendo suas ideias, possibilitam aos alunos desenvolver aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 6 e das Competências específicas de Geografia 5 e 7.
  • Ao propor o estudo das páginas 148 e 149, evidencie que ambas apresentam a mesma imagem, que foi fragmentada na página 149 para ser mais bem observada e explicada.

Algo a mais

Para fundamentar o estudo dêsse tema, sugerimos a leitura sôbre a teoria dos refúgios, que explica a origem da rica diversidade amazônica.

> GERAQUE, Eduardo. O fôlego de uma teoria. Pesquisa fapésp, maio 2012. Disponível em: https://oeds.link/QcvIPS. Acesso em: 22 maio 2022.

1.

No tôpo das árvores da floresta, entre 50 e 60 metros de altura, vivem as grandes aves, algumas delas ameaçadas de extinção pêla caça excessiva e pêla exploração madeireira, que destrói seu hábitat.

Ilustração 1. Destaque para o tronco de uma árvore com duas araras azuis e um bicho-preguiça.

2.

A maioria dos animais da floresta (insetos, pássaros e pequenos mamíferos) vive no meio das folhagens, a uma altura que varia de 30 a 50 metros.

Ilustração 2. Copa de árvores menores com aves e um esquilo.

3.

O solo da Amazônia é coberto por uma camada de material orgânico em decomposição e por uma riquíssima vida animal. Restos de plantas e animais mortos servem de nutrientes para as grandes árvores. Cada uma delas estende uma fina rede de filamentos das raízes lógo abaixo da superfície para captar os nutrientes o mais rapidamente possível, antes que as chuvas os arrastem para o leito dos rios.

Ilustração 3. Solo de terra com onças e duas camadas distintas de solo.

Floresta Amazônica

A floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Calcula-se que nela sejam encontradas entre 10por cento e 15por cento das espécies vegetais e animais do planeta Terra.

Flora

A Amazônia brasileira tem uma flora riquíssima. Nela, estão presentes entre 50 e 55 mil espécies de plantas, aproximadamente, das quais 5 mil são árvores de grande porte.

Fauna

A fauna amazônica é composta por uma grande diversidade de espécies, como mamíferos, aves, anfíbios etcétera Estima-se que exista, na Amazônia, algo em tôrno de 2,6 e 3 mil espécies de peixes.

Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Pesquise, em livros, revistas e na internet, informações sôbre animais nativos da floresta Amazônica ameaçados de extinção. Converse com os colegas sôbre os principais motivos que tornaram essas espécies ameaçadas. Em grupos de três alunos, produzam cartazes apresentando os animais pesquisados. Depois que os materiais estiverem prontos, realizem uma exposição na escola.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal.

  • Comente que a Região Norte possui o maior rebanho bubalino do país, destinado tanto ao córte como à produção de leite.
  • Os alunos podem obter informações para essa pesquisa acessando o site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Disponível em: https://oeds.link/4WAA5v. Acesso em: 22 maio 2022.
  • A atividade de pesquisa desta página favorece o desenvolvimento do pensamento computacional, pois ao realizá-la os alunos precisarão organizar a atividade em etapas, dividindo as tarefas a serem executadas (decomposição de tarefas). Em seguida, devem selecionar as informações relevantes entre os dados encontrados e agrupá-los (abstração da situação-problema). Depois, devem encontrar ou identificar elementos importantes na realização da pesquisa, como reconhecer uma fonte confiável (reconhecimento de padrões) e organizar todos os dados relevantes, e encontrar a melhor fórma de expô-los por meio de um roteiro (construção de algoritmo ao organizar o roteiro de apresentação e a ordenação das informações). Caso considere interessante, proponha-lhes que produzam um texto resumindo sua pesquisa por meio de um programa de computador de edição de textos. Dessa maneira, êles poderão criar, alterar e editar sua produção textual conforme julgarem conveniente.

Geografia e Ciências

A ciência em busca de novas espécies e substâncias

Há tanta biodiversidade na Amazônia que, até hoje, não se sabe o número preciso de espécies de animais nem de plantas que vivem nesse ambiente. A estimativa é de que existam entre 10 e 30 milhões de animais, plantas e organismos microscópicos (bactérias e fungos), sem contar os milhares que ainda podem ser descobertos, a exemplo do que ocorreu nos últimos anos, quando foram encontradas novas espécies de macacos, aves, peixes e roedores.

Calcula-se que sejam encontradas na Amazônia cêrca de 10 mil substâncias com propriedades medicinais e farmacológicas.

Observe, no esquema, como uma planta é transformada em medicamento.

Representação com elementos não proporcionais entre si. côres-fantasia.

Etapas de transformação de uma planta em medicamento

1. Extração do princípio ativoglossário .

Ilustração 1. Um ramo com folhas verdes ao lado de um frasco cônico com líquido verde.

2. O princípio ativo é sintetizado em laboratório, e testes são realizados.

Ilustração 2. Uma pessoa segurando um instrumento de medição de líquidos com conteúdo verde sobre um frasco cônico. Ela usa jaleco e luvas.

3. Patenteamentoglossário e comercialização.

Ilustração. Capsulas amarelas e vermelhas dispostas em uma bancada.

4. Teste em humanos.

Ilustração. Destaque para uma pessoa aplicando uma injeção no braço de uma pessoa. Ela segura uma seringa com luvas.

Fonte de pesquisa: . Como surge um novo medicamento? Disponível em: https://oeds.link/5h1gAW. Acesso em: 19 abril 2022.

Respostas e comentários
  • O conteúdo da página permite o desenvolvimento das Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 6 e das Competências específicas de Geografia 1, 6 e 7, uma vez que aborda aspectos resultantes da intervenção do ser humano na natureza, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações.
  • Durante o trabalho com a seção apresentada na página, comente com os alunos que toda experiência que inclui testes em animais precisa estar de acôrdo com os preceitos da Bioética. A Bioética é uma vertente da Ética, ramo da Filosofia, ligada a pesquisas das áreas biológicas e médicas. A Bioética tem a função de intermediar questões controversas e polêmicas envolvendo pesquisas científicas em sociedades com conflitos de interêssis e valores. Assim, todos os projetos de pesquisa a serem realizados envolvendo cobaias devem passar pêlo aval de um Comitê de Ética em Pesquisa, composto por profissionais que averiguam os riscos ao animal, além das consequências.
  • Os povos indígenas, devido à sua cultura e ao seu modo de vida, estabelecem uma relação diferente com a floresta se comparada com a cultura de povos não indígenas, pois têm muitos conhecimentos sôbre a natureza, a fauna, a flora e seus ciclos. saberes são expressos de muitas maneiras, por meio de rituais, histórias orais e mapas etnográficos. mapas são uma maneira de representar o espaço vivido e percebido dêsses povos. Neles, são representados, por exemplo, a distribuição espacial da fauna e da flora, aldeias, áreas de caça, de lavouras etcétera
  • Encontre mais informações sôbre os mapas etnográficos no portal de revistas da úspi. Disponível em: https://oeds.link/vb0SJH Acesso em: 22 maio 2022.

Descobertas como essas são o resultado do trabalho de cientistas e pesquisadores, como biólogos, zoólogos, botânicos e etólogosglossário , que se embrenham na floresta à procura de novas espécies. Tanto o estudo de espécies já identificadas e catalogadas pêla ciência quanto essas recentes descobertas têm um valor inestimável não só para conhecer melhor a fauna e a flora, mas também para desenvolver novos medicamentos ou fabricar produtos como perfumes e cosméticos.

Veja, nas fotos, o exemplo de uma planta e de um animal da Amazônia utilizados na produção de medicamentos.

Vinca rósea, também conhecida como boa-noite, é usada, principalmente, contra a leucemia e no tratamento de alguns tipos de tumores.

Fotografia. Uma flor cor-de-rosa entre flores verdes.
Vinca rósea ( ).

O medicamento baseado na ação do veneno da jararaca é usado no tratamento de hipertensão (aumento da pressão arterial).

Fotografia. Uma cobra de corpo acinzentado. Ela está com a língua para fora.
Jararaca ( ).
  1. Realize uma pesquisa em revistas, jornais e na internet sôbre espécies de animais ou plantas descobertas recentemente na floresta Amazônica. Escolha uma dessas espécies e procure saber as informações a seguir:
  • o nome da espécie encontrada;
  • o local da floresta Amazônica onde ela foi localizada;            Anote, no caderno, as informações obtidas em sua pesquisa e, depois, apresente-a aos colegas da sala. Em seguida, converse com eles e com o professor sobre a importância do conhecimento a respeito da biodiversidade da Amazônia.
Respostas e comentários

Questão 1. Resposta nas orientações ao professor.

  • Comente também que muitas das propriedades medicinais e farmacológicas presentes em animais e plantas da região amazônica já eram conhecidas povos indígenas. As informações a seguir servem de subsídio para complementar o estudo sôbre a utilização de substâncias que podem ser extraídas de animais e plantas da floresta para a produção de medicamentos.
  • Comente com os alunos que êles podem complementar a pesquisa indicando as possíveis consequências diante do risco de extinção de determinada espécie. êsse argumento relaciona habilidades e reforça a interdisciplinaridade com o componente curricular de Ciências, que já se encontra bem sinalizada na atividade.

Resposta

1. Resposta pessoal. Auxilie os alunos na escolha das espécies que serão pesquisadas. Aproveite a oportunidade para comentar o risco de extinção de determinadas espécies, o que pode levar à perda da possibilidade de descoberta de cura para doenças.

O tema é reticências

Educação ambiental e ciência e tecnologia

Biopirataria no Brasil

A biopirataria consiste na prática de se apropriar de recursos biológicosglossário , como plantas e animais, que pertencem a outras nações, ou mesmo se apoderar dos conhecimentos empíricosglossário de algumas populações locais. Geralmente, tanto as pessoas quanto as empresas que praticam a biopirataria passam a ter direitos exclusivos sôbre a exploração e a comercialização dos recursos naturais. No entanto, fazem isso sem informar os habitantes da região de origem e sem dividir com êles os benefícios resultantes.

O Brasil possui uma grande biodiversidade e, portanto, é um dos principais alvos da biopirataria. Isso ocorre, principalmente, na região da floresta Amazônica. Conheça mais informações sôbre o assunto.

1.

Apesar de ser uma prática antiga no Brasil, o têrmu biopirataria foi criado em 1993 por uma ONG ambientalista estadunidense para chamar a atenção para a exploração ilegal tanto de recursos biológicos quanto de conhecimentos de comunidades indígenas.

Ilustração 1. Homem indígena sem camisa com traços vermelhos no rosto, segurando um ramo de frutos vermelhas.

2.

A Amazônia é um dos alvos preferidos dos praticantes da biopirataria por causa de sua grande extensão e riqueza relacionada à fauna e à flora.

Ilustração 2. Frutos de guaraná, um papagaio, um galho com frutos cinzentos e um peixe.

3.

Os criminosos costumam se passar por turistas ou pesquisadores estrangeiros com o intuito de cometer contrabandoglossário de recursos da fauna e da flora.

Ilustração 3. Destaque para um homem ruivo de óculos observando um macaco no galho de uma árvore.
Respostas e comentários

Objetivos

  • Compreender como ocorre a biopirataria.
  • Identificar as causas que incentivam a prática da biopirataria.
  • Refletir sôbre os impactos sociais e ambientais decorrentes da biopirataria.
  • Conscientizar os alunos a respeito das questões ambientais.

  • O tema Biopirataria no Brasil e a fórma como êsse assunto está sendo trabalhado permitem o desenvolvimento dos temas contemporâneos transversais Educação ambiental e Ciência e tecnologia. Assim, inicie a aula com uma roda de conversa sôbre biopirataria e pergunte aos alunos o que sabem a respeito do tema. Na sequência, peça que façam a leitura das páginas 152 e 153. Dê atenção para a parte do texto enumerada de 1 a 7. Ao final, solicite que respondam às questões propostas na página 153.
  • A abordagem do tema proposto permitirá o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero seis e ê éfe zero sete gê ê zero oito, das Competências específicas de Ciências Humanas 3 e 6 e das Competências específicas de Geografia 5, 6 e 7, uma vez que os alunos poderão estabelecer relação entre o desenvolvimento tecnológico e êsse modo de exploração da floresta Amazônica e verificar como essa ação provoca impactos ambientais.
  • Explore o conhecimento prévio dos alunos sôbre biopirataria. Possivelmente êles dirão que se refere à apropriação de algo que pertence a outro com o objetivo de obter lucro, por exemplo. Anote na lousa as informações e hipóteses levantadas por êles para depois conferir se estão de acôrdo.
  • Exercícios como êsse envolvem os alunos com o tema e valorizam o conhecimento prévio deles, além de ajudar a construir novos saberes.

4.

êles enviam para seus países de origem o resultado de pesquisas de espécies brasileiras utilizando principalmente meios virtuais, dificultando, assim, a fiscalização.

Ilustração 4. O homem ruivo sentado em frente a um computador com texto, figura de um envelope e uma árvore.

5.

Os baixos investimentos em pesquisa e inovação impedem que pesquisadores brasileiros explorem todos os benefícios que a nossa vasta biodiversidade oferece. Dessa fórma, o Brasil é obrigado a pagar, por exemplo, por medicamentos estrangeiros, os quais, em diversos casos, foram desenvolvidos com base em amostras de plantas levadas da floresta Amazônica por praticantes de biopirataria.

Ilustração 5. Uma mulher de jaleco observando um microscópio.

6.

A biopirataria é incentivada em muitos casos por empresas que financiam suas atividades. Dessa maneira, os recursos passam a ser explorados em escala industrial, contribuindo para a extinção de diversas espécies.

As descobertas feitas nas regiões de florestas tropicais são base para a fabricação de grande parte dos medicamentos utilizados nos países industrializados.

Ilustração 6. Uma cartela de compridos, uma seringa, duas capsulas e um frasco de remédios.

7.

Uma das fórmas de combater a biopirataria no Brasil seria aumentar os investimentos em pesquisas, assim como incentivar a exploração de recursos da natureza por meio de atividades econômicas sustentáveis, a fim de gerar emprêgo e renda para a população local.

Ilustração 7. Uma palmeira com frutos.

Converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. As informações apresentadas nesta seção contribuíram para ampliar seu conhecimento sôbre a biopirataria? O que mais chamou a sua atenção?

Ícone ‘Em grupo’.

2. Em sua opinião, a falta de investimentos em pesquisa e inovação no Brasil justifica que empresas internacionais se apropriem de recursos biológicos e dos conhecimentos das populações sôbre êles? Converse com os colegas para verificar semelhanças e diferenças entre seus pontos de vista.

Ilustração. Floresta com árvores altas, baixas, palmeiras e arbustos.
Respostas e comentários

Questões 1 e 2. Respostas nas orientações ao professor.

Na atividade 2, incentive um ambiente organizado e respeitoso para que todos possam falar e serem ouvidos, respeitando a opinião, ouvindo com empatia e procurando falar de fórma clara e objetiva. Durante a atividade, permita aos alunos que fundamentem e esclareçam suas opiniões, incentivando sua capacidade de argumentação. Os debates em sala de aula são saudáveis e, além de auxiliar na maior compreensão do conteúdo que está sendo ensinado, desenvolvem habilidades de relacionamento.

Respostas

1. Resposta pessoal. Incentive os alunos a trocar ideias sôbre o assunto e, se possível, a estabelecer relações com temáticas locais. Pergunte, por exemplo, que medidas poderiam ser tomadas para inibir a ocorrência da biopirataria.

2. Destaque que a exploração realizada por essas empresas, na maioria das vezes, busca o próprio lucro e não respeita os direitos do Brasil sôbre os seus recursos. Uma fórma de resolver essa questão seria o país passar a investir mais em fundos de amparo à pesquisa. Além disso, a integração entre pesquisadores brasileiros e populações locais poderia ser uma interessante troca de conhecimentos que facilitaria os rumos das pesquisas.

Metodologias ativas

Para ampliar os conteúdos sôbre a Região Norte, proponha aos alunos a estratégia mapa mental. Para isso, obtenha mais informações no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Realize esta atividade para fechar um assunto ou sintetizar uma ideia. Pergunte-lhes a respeito dos temas estudados no capítulo relativos à floresta Amazônica e, assim, vá construindo o mapa mental, desencadeando subtópicos e respeitando a hierarquia de informações. Acompanhe as produções dos alunos orientando-os e fazendo-os refletir sôbre os conceitos e suas relações.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Qual foi o principal objetivo do govêrno brasileiro ao criar a Amazônia Legal?
  2. Descreva aspectos da importância da biodiversidade da floresta Amazônica.
  3. De acôrdo com o que você estudou, como estão distribuídas as espécies animais que habitam a floresta Amazônica?
  4. De acôrdo com o que você estudou nesta unidade, exemplifique como as imagens de satélite são utilizadas no monitoramento da floresta Amazônica.

Aprofundando os conhecimentos

5. O solo sôbre o qual se desenvolve a floresta Amazônica é naturalmente pobre em nutrientes, portanto é um solo pouco fértil. O desenvolvimento da floresta só é possível pêla existência de uma cobertura chamada serapilheira, ou liteira, mostrada na foto.

Fotografia. Uma floresta com diferentes tipos de árvores e com o chão repleto de folhas secas.
Área da floresta Amazônica com solo recoberto por camada de serapilheira em Manaus, AM, 2022.
  • Pesquise em livros, revistas e na internet algumas características da serapilheira, respondendo às questões a seguir.
  1. Identifique o que fórma a serapilheira.
  2. Explique qual é a função da serapilheira no desenvolvimento da floresta Amazônica.
  3. Escreva um texto descrevendo o que poderia acontecer com a floresta Amazônica se a serapilheira deixasse de existir.
Respostas e comentários

1. Resposta: Direcionar ações de órgãos públicos à região abrangida pêla floresta em território nacional.

2. Resposta: A floresta Amazônica é considerada uma das maiores biodiversidades do planeta, pois reúne uma grande variedade de fórmas de vida animal, vegetal e de microrganismos.

3. Resposta: As espécies animais se distribuem de acôrdo com os diferentes patamares das árvores. Há animais que vivem nas partes mais baixas da floresta, os que habitam as partes intermediárias e os que vivem nas copas das árvores. Isso faz da floresta um ambiente complexo em delicado equilíbrio.

4. Resposta: As imagens de satélite utilizadas no monitoramento das florestas permitem aos órgãos de fiscalização identificar as áreas mais afetadas pelos desmatamentos e pêlas queimadas, o ritmo em que as florestas vêm sendo devastadas e as regiões para onde essa devastação avança.

5. a) Resposta: A serapilheira é formada por folhas e ramos que caem das árvores e entram em decomposição.

5. b) Resposta: A serapilheira fornece nutrientes ao solo sôbre o qual se desenvolve a floresta Amazônica.

5. c) Resposta: Se a serapilheira deixasse de existir, a floresta Amazônica não poderia se desenvolver, o que possibilitaria sua extinção.

  • Verifique se os alunos apresentam dificuldades e, se necessário, retome o conteúdo estudado ao longo do capítulo. Este é um momento interessante para que seja avaliado o processo de ensino e aprendizagem.
  • Na atividade 5, comente que as enxurradas também podem contribuir para o empobrecimento do solo amazônico, pois levam consigo a camada de matéria orgânica acumulada nas partes mais superficiais do solo.
  • Aproveite a proposta de pesquisa apresentada na página e desenvolva com os alunos noções introdutórias de prática de pesquisa bibliográfica. Assim, oriente-os a definir temas ou palavras-chave que deverão utilizar em suas buscas em livros, internet etcétera Em seguida, peça-lhes que reúnam os materiais pesquisados organizando-os de acôrdo com a importância sôbre o tema. Antes de produzirem o texto de descrição da pesquisa, oriente-os a verificar alguns elementos fazendo as seguintes perguntas: “A pesquisa tem informações necessárias para a atividade proposta?”; “A pesquisa contemplou diversas fontes, como livros, sitese jornais?”; “A pesquisa apresenta informações recentes sôbre o tema?”.

Um texto a mais

Leia o texto a seguir sôbre o Grande Carajás.

Carajás, o maior de todos os projetos

     Na segunda metade da década de 1960, descobriu-se no Norte reticências a maior reserva de minério de ferro de alto teor do mundo, além de expressivos depósitos minerais de manganês, alumínio, cobre, ouro, níquel e estanho. reticências A empresa que se habilitou para exploração do minério de ferro foi a Companhia Vale do Rio Doce () reticências. No fim dos anos 70, a cê vê érre dê apresentou ao govêrno federal um grande projeto de exploração integrado reticências. A ideia era promover um conjunto de empreendimentos capaz de estimular o desenvolvimento da Amazônia Oriental, abrangendo terras do Pará, do atual estado de Tocantins e Maranhão.

reticências

     Os principais empreendimentos ligados à exploração mineral foram o Projeto Ferro Carajás e o Projeto dos Polos de Alumínio. Para que o primeiro funcionasse, foi necessária a construção da Estrada de Ferro Carajás. Com quase 900 quilômetros, a obra foi inaugurada em 1985, interligando as áreas produtoras de minério de ferro ao Pôrto de Itaqui-Ponta da Madeira, junto à cidade de São Luís (Maranhão), que tinha capacidade para atender a navios de grande calado. reticências

ARBEX JÚNIOR, José; OLIC, Nelson Bacic. O Brasil em regiões: Norte. São Paulo: Moderna, 2000. página 26-27.

Glossário

Princípio ativo
:substância presente em um medicamento ou planta que tem efeito farmacológico, ou seja, que exerce alguma ação no organismo.
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Patente
: documento que garante ao autor de uma invenção sua propriedade.
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Etólogo
: profissional especializado no estudo do comportamento social e individual dos animais, como seus hábitos, reações e adaptação às condições do ambiente.
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Recurso biológico
: matéria-prima que o ser humano pode obter de animais ou plantas.
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Empírico
: baseado nas experiências e observações das pessoas ao longo do tempo; não proveniente de pesquisas científicas.
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Contrabando
: ato de importar ou exportar mercadorias sem autorização dos órgãos competentes.
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