CAPÍTULO 14 População da Região Norte

Originalmente, a Região Norte era ocupada por diversos povos indígenas, muito antes da chegada dos colonizadores, assim como outras regiões do país. Porém, diferentemente dessas regiões, no Norte até hoje êles constituem parte importante da população, somando cêrca de 51% dos povos indígenas vivendo em terras indígenas no Brasil.

A Região Norte começou a ser povoada de maneira mais efetiva por outros povos não indígenas a partir da década de 1960, quando o govêrno federal passou a incentivar sua ocupação para assegurar o domínio sôbre essa região, até então pouco habitada.

Para incentivar essa ocupação, o govêrno implantou, na segunda metade do século vinte, uma série de grandes projetos voltados para o desenvolvimento econômico dessa região. Entre projetos, destacam-se:

  • a abertura de grandes eixos viários, como as rodovias Belém-Brasília, Cuiabá-Santarém e Cuiabá-Pôrto Velho, formando extensas vias de penetração pêlo interior da floresta Amazônica;
  • a implantação de grandes projetos de exploração mineral, como o Grande Carajás e o Trombetas, no Pará; o da serra do Navio, no Amapá; e o de exploração de cassiterita, em Rondônia;

Distribuição da população indígena vivendo em terras indígenas no Brasil (2020)

Gráfico. Distribuição da população indígena vivendo em terras indígenas no Brasil (2020). Norte: 51 por cento. Nordeste: 21 por cento. Centro-Oeste: 20 por cento. Sul: 5 por cento. Sudeste: 3 por cento.

Fonte de pesquisa: í bê gê É. Dimensionamento emergencial de população residente em áreas indígenas e quilombolas para ações de enfrentamento à pandemia provocada pelo coronavírus 2020. Disponível em: https://oeds.link/U5fq8V. Acesso em: 19 abril 2022.

Fotografia. Tratores e caminhões em uma mina de cobre. Há conteúdo arenoso preto por toda a área.
Área de extração de minério de cobre na cidade de Marabá, Pará, em 2020.
Respostas e comentários

Objetivos do capítulo

  • Entender o processo de ocupação e povoamento efetivo da Região Norte na década de 1960.
  • Compreender que o crescimento da população dessa região está ligado aos incentivos governamentais.

Justificativas

No decorrer das páginas, os alunos terão a oportunidade de refletir e aprender a respeito do processo de ocupação e povoamento da Região Norte, principalmente na década de 1960, compreendendo suas causas e consequências. Além disso, analisarão como êsse rápido crescimento está relacionado a incentivos governamentais que pretendiam aumentar a ocupação populacional nessa região. Nessa abordagem, serão exploradas as habilidades ê éfe zero sete gê ê zero quatro e ê éfe zero sete gê ê um zero.

conhecimentos são relevantes para que o aluno perceba o que ocorreu na região com relação à ocupação populacional e como isso pode impactar diversos aspectos, como o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, aumentar a desigualdade, colocar em risco os povos indígenas, entre outros. Nesse sentido, será trabalhada a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero três.

  • a implantação de projetos de colonização agrária, com o assentamento de milhares de camponeses, sobretudo ao longo das rodovias recém-construídas;
  • a construção de grandes usinas hidrelétricas, como a de Tucuruí, no rio Tocantins, uma das maiores do país;
  • a criação da Zona Franca de Manaus, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da atividade industrial na região.

projetos fomentaram o povoamento da região, mas ocasionaram um intenso processo de devastação da floresta Amazônica, como estudaremos adiante.

Atualmente, a Região Norte apresenta vasta fronteira econômica no país. É para essa região que se deslocam as frentes mais recentes de ocupação e povoamento do território e também para onde avançam atividades econômicas vindas de outras partes do país.

Fotografia. Uma estrada de terra cercada por uma floresta. Há um carro trafegando.
Carro trafegando em trecho inacabado da -230 na rodovia Transamazônica, no município de Rurópolis, Pará, em 2019.
Fotografia. Barcos ancorados próximos a uma margem com árvores e troncos de árvores empilhados.
Os rios são utilizados como vias de transporte pela população da Região Norte. Na foto, barcos para o transporte de pessoas em rio do município de Maués, Amazonas, em 2020.
Ícone ‘Atividade oral’.

Questão 1.

Conte aos colegas as notícias mais recentes sôbre a Região Norte do Brasil de que você teve conhecimento.

Respostas e comentários

Questão 1. Resposta pessoal.

  • Observe novamente, na página 39, o mapa Ocupação e organização do território brasileiro na atualidade, que mostra a expansão da “fronteira agropecuária”. Peça aos alunos que leiam o mapa com foco na observação dos dados que se referem à ocupação da Região Norte.
  • Aproveite o tema para explorar a habilidade ê éfe zero sete gê ê zero três propondo aos alunos que observem novamente o mapa da página 35 que mostra a provável distribuição dos povos indígenas no Brasil em 1500 e o mapa da página 42 que retrata a localização de parques e terras indígenas em 2017. Oriente-os a perceber que o povoamento, seguido pêla expansão das atividades econômicas na Região Norte, alterou profundamente a territorialidade dos povos indígenas na região.
  • Se possível, visite o site Povos indígenas do Brasil com a turma reunida. Na página inicial do site, os alunos podem ter acesso a informações sôbre os diferentes povos indígenas que vivem no território brasileiro. Assim, poderão conhecer as principais características e a cultura de cada povo, como: quantos são, onde vivem, seus costumes, sua língua, sua religião etcétera Disponível em: https://oeds.link/YmhXkb. Acesso em: 22 maio 2022.
  • Ao longo das páginas no estudo do tema População da Região Norte, explore o desenvolvimento da Competência específica de Ciências Humanas 3 e das Competências específicas de Geografia 3 e 4. Este tema possibilita aos alunos identificar e refletir sôbre a intervenção do ser humano na natureza a partir da distribuição territorial da população pêla Região Norte, utilizando, para isso, raciocínios geográficos como distribuição, extensão e localização.

Crescimento da população

Desde a década de 1960, quando o govêrno passou a incentivar a ocupação da Amazônia, a população dos estados dessa região aumentou de maneira significativa, como podemos observar no gráfico desta página, tomando como exemplo o estado do Pará.

Embora o crescimento populacional da região tenha sido significativo ao longo das últimas décadas, a Amazônia ainda é uma região pouco povoada. Em parte, isso ocorre devido à grande extensão de seu território e pêla presença da densa floresta. A densidade demográfica média da Região Norte está em tôrno de 4,9 habitantes por quilômetro quadrado, bem menor que a do país, de 25 habitantes por quilômetro quadrado.

Além disso, essa população está distribuída de maneira desigual pêla região. As concentrações populacionais mais elevadas encontram-se nos maiores centros urbanos, sobretudo nas capitais estaduais, como Belém, Manaus e Pôrto Velho, e em outras importantes cidades ao longo das rodovias, tais como Ji-Paraná, em Rondônia, e Marabá, no Pará.

O povoamento também é maior nas proximidades do rio Amazonas, pois êle é a principal via de ocupação do interior da região.

População do estado do Pará (1960-2021)

Gráfico. População do estado do Pará (1960-2021). Número de habitantes (em mil), os valores são aproximados. 1960: 1500. 1970: 2100. 1980: 3500. 1991: 5100. 2000: 6200. 2010: 7500. 2021: 8750.

Fontes de pesquisa: í bê gê É. sídra. Disponível em: https://oeds.link/6tHNwO. í bê gê É. Estimativas da população 2021. Disponível em: https://oeds.link/jo63zb.

Acessos em: 19 abril 2022.

Fotografia. Vista aérea. Uma cidade com diversas construções baixas, com árvores nas vias. À esquerda, o mar e ao fundo, edifícios.
Parte do centro urbano de Belém, Pará, às margens da baía do Guajará, em 2019.
Respostas e comentários
  • Para aprofundar os estudos sôbre o crescimento populacional da Região Norte, solicite aos alunos que observem novamente o mapa Densidade demográfica do Brasil (2019) da página 76, que apresenta a distribuição da população no Brasil. Peça que observem os dados relativos à Região Norte.
  • O tema Crescimento da população permitirá aos alunos o desenvolvimento das habilidades ê éfe zero sete gê ê zero dois, ê éfe zero sete gê ê zero quatro e ê éfe zero sete gê ê um zero e das Competências específicas de Ciências Humanas 5 e 7, uma vez que interpretarão o gráfico de barras a fim de analisar o fenômeno ocorrido para, dêsse modo, compreender aspectos relacionados à distribuição da população e sua relação com os fluxos econômicos e populacionais.
  • Realize a leitura comentada das informações presentes no gráfico evidenciando o crescimento constante e acelerado da população no estado do Pará, que entre 1960 a 2021 cresceu mais de cinco vezes (passando de 1,5 milhão para 8,7 milhões de habitantes). Pergunte-lhes sôbre os possíveis motivos para êsse crescimento, valorizando o conhecimento prévio dos alunos.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Organizando os conhecimentos

  1. Escreva, no caderno, dois aspectos estudados neste capítulo que caracterizam a população da Região Norte.
  2. De acordo com o que você estudou, identifique a alternativa que apresenta os primeiros habitantes da Região Norte.
    1. imigrantes portugueses.
    2. negros africanos.
    3. povos indígenas.
    4. povos quilombolas.
  3. Quais foram os motivos que levaram o govêrno brasileiro a incentivar a ocupação da Região Norte? A partir de quando essa ocupação se tornou mais efetiva?

Aprofundando os conhecimentos

4. Observe o mapa e responda às questões propostas.

Densidade demográfica na Região Norte (2019)

Mapa. Densidade demográfica na Região Norte (2019). 
Habitantes (por quilômetro). 
Menos de 1: norte e sul do Amazonas, noroeste e sudoeste do Pará, leste do Tocantins, norte do Amapá, áreas do território de Roraima e do Acre. 
1,1 a 10: Acre, Rondônia, área no centro do Amazonas, nordeste de Roraima, centro, norte e leste do Pará, centro-oeste do Tocantins. 
10,1 a 25: leste do Acre, Rondônia, leste do Amazonas, nordeste de Roraima, áreas no oeste e leste do Pará, área no centro do Tocantins. 
25,1 a 100: áreas no nordeste do Amazonas, nordeste de Roraima, oeste e nordeste do Pará, centro do Tocantins. 
Acima de 100: área próxima de Manaus, e no nordeste do Pará, próxima de Belém. 
Há rios espalhados por todo o território. 
No canto superior esquerdo, mapa de localização, destacando a região descrita, a rosa dos ventos e no canto inferior, a escala: 100 quilômetros por centímetro.

Fonte de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 5. edição São Paulo: Moderna, 2019. página 127.

  1. Verifique onde estão localizadas as maiores concentrações populacionais da Região Norte.
  2. Localize no mapa e descreva onde estão situadas as áreas menos povoadas da Região Norte. Qual é a densidade demográfica dessas áreas?
  3. Explique por que o povoamento da Região Norte é bastante significativo ao longo das margens do rio Amazonas.
Respostas e comentários

1. Resposta: Os alunos podem destacar o crescimento acelerado e a distribuição desigual dessa população pêlo território da região.

2. Resposta: Povos indígenas.

3. Resposta: O govêrno federal passou a incentivar a ocupação dessa região para assegurar o domínio sôbre ela, que era pouco habitada. A região foi efetivamente ocupada a partir da década de 1960.

4. a) Resposta: As maiores concentrações populacionais estão localizadas em algumas capitais dos estados dessa região, principalmente nas cidades de Manaus e Belém.

4. b) Resposta: Nas porções sul e norte do estado do Amazonas, porções centro-sul e noroeste do Pará e porções norte e noroeste de Roraima e Amapá. Nessas áreas, a densidade demográfica é de menos de 1 habitantes por quilômetro quadrado.

4. c) Resposta: Isso ocorre porque, desde a colonização, o rio Amazonas foi a principal via de ocupação do interior da região, assim como outros rios.

Sugestão de avaliação

Uma maneira de aferir o grau de assimilação diante dos aspectos relacionados aos conhecimentos da Região Norte estudados é elaborar na lousa um quadro no qual cada coluna corresponda a uma característica estudada. Exemplos: floresta Amazônica, biopirataria, biodiversidade, crescimento da população etcétera Peça aos alunos que preencham cada uma das colunas com informações, dados ou características de cada um dêsses itens.

Resposta

Verifique se realizaram as indicações de maneira correta.


Na atividade 4, são contemplados aspectos da Competência específica de Ciências Humanas 7 e da Competência específica de Geografia 4, pois com a utilização da linguagem cartográfica é possível realizar a análise e o reconhecimento de informações que desenvolvem o raciocínio espaçotemporal relacionado à localização. Além disso, permite desenvolver o pensamento espacial e promover a reflexão a respeito da distribuição populacional, suas causas e consequências.