O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

  1. A Região Norte do Brasil, maior em extensão territorial do país, com uma área aproximada de 3.850.000 quilômetros quadrados, ocupa 45% do território brasileiro. Quantos e quais são os estados que compõem a região Norte?
  2. Reescreva, em uma folha de papel avulsa ou no caderno, a alternativa correta que descreve o clima e a vegetação predominante da região Norte.
    1. Clima tropical (temperatura elevada, verão úmido e inverno sêco). A vegetação predominante é o Cerrado.
    2. Clima semiárido (quente e sêco). A vegetação predominante é a Caatinga.
    3. Clima subtropical (inverno frio e sêco, verão quente e úmido). A vegetação predominante são os Campos.
    4. Clima equatorial (quente e úmido). A vegetação predominante é a Floresta Amazônica.
  3. Escreva a frase a seguir em uma folha avulsa, corrigindo a informação que está incorreta.

A floresta Amazônica ocupa uma extensa área localizada no território brasileiro e se desenvolve apenas em nosso país.

4. As imagens de satélite mostram uma área da floresta Amazônica no estado do Mato Grosso. Analise as fotos a seguir e responda às questões.

Fotografia. Vista aérea. Área coberta por vegetação. No canto superior direito, seta apontando para o norte e na parte inferior, a escala: 6 quilômetros por centímetro.
Floresta Amazônica no município de Aripuanã, Mato Grosso, em 1982.
Fotografia. Vista aérea. Área coberta por vegetação com áreas desmatadas espalhadas por toda a região. No canto superior direito, seta apontando para o norte e na parte inferior, a escala: 6 quilômetros por centímetro.
Floresta Amazônica no município de Aripuanã, Mato Grosso, em 2021.
  1. Qual é o problema ambiental evidenciado nas imagens?
  2. Aponte as principais causas relacionadas a êsse problema ambiental.
Respostas e comentários

1. Resposta: A região Norte é formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

2. Resposta: Alternativa d.

3. Resposta: A floresta Amazônica ocupa uma extensa área localizada no território brasileiro e se desenvolve também na Bolívia, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

4. a) Resposta: Desmatamento.

4. b) Resposta nas orientações ao professor.

Objetivos das atividades

1. Identificar os estados que compõem a Região Norte.

2. Identificar as características do clima e da vegetação predominantes na Região Norte.

3. Reconhecer que a Amazônia Internacional difere da Amazônia Legal.

4. Identificar e caracterizar áreas de desmatamento com base em imagens de satélite.

Como proceder nas atividades

1. Em caso de dificuldades, utilize um mapa maior com a divisão regional do Brasil. Chame a atenção dos alunos para a legenda e indique a localização da Região Norte. Questione-os sobre os estados que compõem essa região.

2. Em caso de dificuldades, mostre um climograma do município de Manaus relacionando a precipitação e as temperaturas médias presentes na representação gráfica e o clima Equatorial. Em seguida, mostre imagens da vegetação da floresta Amazônica e peça que relacionem as características climáticas predominantes na região à diversidade de vegetação existente na floresta. Veja o climograma de Manaus no site Climate-Data.org, disponível em: https://oeds.link/8GQxxx. Acesso em: 25 abr. 2022.

3. Em caso de dificuldades, distribua um mapa político da América do Sul e trace com a turma as áreas da Amazônia Internacional.

4. a) Em caso de dificuldades, apresente imagens e fotos que ilustrem cada uma dessas causas. Incentive-os a estabelecer relações entre o que está retratado na imagem e o desmatamento.

4. b) Em caso de dúvidas, apresente outras imagens de satélite nas quais se evidencie o desmatamento. Realize uma prática cartográfica com a construção de mapas tomando por base essas imagens de satélite.

Resposta da atividade

4. b) Possíveis respostas: principais causas do desmatamento da Amazônia: exploração ilegal de madeira, expansão da fronteira agrícola e da atividade pecuária, grilagem de terras, queimadas (para ampliar o espaço para plantação ou criação de animais ), mineração, expansão das áreas urbanas, falta de fiscalização e de leis que protejam as florestas etc.

5. Leia a manchete a seguir.

Pesquisa encontra indícios de biopirataria de conhecimentos indígenas

Disponível em: https://oeds.link/zFIZ5u. Acesso em: 25 abril 2022.

  1. Explique qual é o principal assunto apresentado pêla manchete de jornal.
  2. Por que essa exploração gera grandes prejuízos econômicos e ambientais para um país e suas comunidades tradicionais?

6. A imagem a seguir ilustra uma atividade com expressiva participação na economia da Região Norte do Brasil. Identifique qual é essa atividade, escreva-a e explique suas principais características.

Fotografia. Amontoados de conteúdo arenoso cinza entre tratores e caminhões.
Mina de cobre em Marabá, pê á, em 2020.
  1. Considere os textos a seguir que tratam da Zona Franca de Manaus.
    1. O govêrno concedeu isenção de impostos para as empresas e indústrias que se instalarem nessa região.
    1. O principal objetivo da Zona Franca de Manaus foi favorecer o desenvolvimento econômico da região.
    1. Priorizou-se a instalação de empresas nacionais e estrangeiras. 
    1. Os produtos eletrônicos fabricados na Zona Franca de Manaus abastecem, principalmente, o mercado interno brasileiro. sôbre a Zona Franca de Manaus, é correto afirmar:
  1. Somente as afirmativas um e quatro estão corretas.
  2. Somente as afirmativas dois e quatro estão corretas.
  3. Somente as afirmativas três e quatro estão corretas.
  4. Todas as afirmativas são verdadeiras.
Respostas e comentários

5. a) Resposta: Biopirataria.

5. b) Resposta nas orientações ao professor.

6. Resposta: O extrativismo mineral. Entre as características estão a exploração de recursos minerais do subsolo, como ferro, cobre, ouro etc, e a alteração do meio ambiente.

7. Reposta: Alternativa d.

Objetivos das atividades

5. Relacionar as principais causas que provocam o desmatamento na Amazônia; identificar os aspectos nocivos da biopirataria para o território nacional e as comunidades tradicionais. 6. Caracterizar a atividade econômica da mineração desenvolvida na Região Norte. 7. Reconhecer as principais características da Zona Franca de Manaus.

Como proceder nas atividades

5. a ) Em caso de dificuldade, dê exemplos de biopirataria ocorridos no Brasil por meio de notícias e reportagens. Um caso relevante foi o do cupuaçu (fruta típica da região Amazônica), o qual foi explorado e patenteado por uma empresa estrangeira. Após grande mobilização, principalmente de ONGs, em 2004 a patente foi quebrada. 5. b ) Em caso de dúvidas, apresente charges e quadrinhos que abordem a temática da biopirataria. Incentive os alunos a pensar criticamente sobre as relações desiguais entre países (regiões) que são explorados e os exploradores. 6. Em caso de dúvidas, apresente informações sobre a mineração na Região Norte extraídas do documento presente no site MapBiomas, disponível em: https://oeds.link/Z9Fpvh. Acesso em: 25 abr. 2022. 7. Em caso de dificuldades, resgate o contexto histórico em que foi criada a Zona Franca de Manaus. Para isso, utilize notícias, reportagens e trechos da Lei n.º 288, de 28 de fevereiro de 1967, que oficializou sua instauração. Veja no site da Câmara dos Deputados.

Disponível em: https://oeds.link/uuX3V1. Acesso em: 25 abr. 2022.

Resposta da atividade

5. b) O país e as comunidades tradicionais são prejudicados economicamente porque os lucros gerados com a comercialização dos produtos não ficam com eles. O meio ambiente também sofre prejuízos, pois, ao se explorar comercialmente uma espécie, os riscos de extinção aumentam, prejudicando a biodiversidade.